You are on page 1of 5

25-08-2009

LEITURA E PESQUISAS ORIENTADAS
Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas acrismascarenhas@hotmail.com

SUMÁRIO

LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS

Seminário Conceito Finalidade Objetivos Componentes Duração Temas Modalidades Roteiro de seminário
Ana Mascarenhas 2

LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS
CONCEITO Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Em geral, é empregado nos cursos de graduação e pósgraduação.

LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS
FINALIDADE Pesquisar e ensinar a pesquisa (Larroyo, 1964:52). Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos. Visa mais à formação do que à informação.

Ana Mascarenhas

3

Ana Mascarenhas

4

LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS
FINALIDADE Pesquisar e ensinar a pesquisa (Larroyo, 1964:52). Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos. Visa mais à formação do que à informação.
Ana Mascarenhas 5

LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS
OBJETIVOS • ensinar pesquisando; • revelar tendências e aptidões para a pesquisa; • levar a dominar a metodologia científica de uma disciplina; • conferir espírito científico; • ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual; • dominar a metodologia científica geral;
Ana Mascarenhas 6

1

mas. O grupo é formado pelo diretor (organizador. interpretação e crítica de trabalhos mais avançados em determinado setor de conhecimento. • introduzir. Cabe a ele propor os temas a serem estudados. Pode também aparecer um comentador. O relator é representante do grupo (ou subgrupos). Ana Mascarenhas 12 2 . estabelecer uma agenda de trabalho e duração. após os debates. Deve orientar as pesquisas. secretário e demais participantes. quando o grupo é muito grande. Deve estudar com antecedência o tema a ser apresentado. convém dividí-lo em subgrupos. reforçando argumentos ou dando alguma contribuição. fazendo perguntas. devem participar. Ao final. antes da discussão e debates dos demais participantes da classe. Ana Mascarenhas 9 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS COMPONENTES Relator É aquele que expõe os resultados dos estudos referentes a um tema específico do programa de trabalhos. • ensinar a sistematizar fatos observados e refletir sobre eles. relator. precisa fazer uma apreciação geral dos resultados. o professor ou especialista em determinado assunto. se houve um grupo de estudos. com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição. Se o estudo for individual. ou por todos. coordenador). • levar a assumir atitudes de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados. presidir e coordenar as sessões do seminário. Comentador (se houver) É o aluno escolhido pelo coordenador do seminário. Depois da exposição. ela é atribuída a todos os integrantes. Ana Mascarenhas 10 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS COMPONENTES Secretário É o estudante designado para anotar as conclusões parciais e finais do seminário. A exposição pode ser feita por um elemento. se necessário. no estudo. colocando a objetividade acima da subjetividade.25-08-2009 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS OBJETIVOS •ensinar a coletar material para análise e interpretação. indicado pelo grupo. separando as partes. colocando objeções. a responsabilidade recai exclusivamente sobre aquele aluno. Ana Mascarenhas 8 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS COMPONENTES Diretor ou coordenador Geralmente. Ana Mascarenhas 11 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS COMPONENTES Demais participantes São todos os que participam do seminário (a classe toda). indicar a bibliografia. Ana Mascarenhas 7 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS COMPONENTES Trabalha-se em grupos que variam de 5 a 12 integrantes. pedindo esclarecimentos. complementando alguns itens.

complemento ao programa disciplinar. Fontes: programa disciplinar. profundidade dos estudos e disponibilidade de tempo. havendo tantos grupos quantos forem os subtítulos do tema. Clássico em grupo: os estudos são realizados por um pequeno grupo. 1. Clássico ou individual: os estudos e a exposição ficam a cargo apenas de um estudante. conteúdo. Pode ter a duração de um ou vários dias. As sessões devem durar de 2 a 3 horas. Ana Mascarenhas 17 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO 2. temas específicos. temas atuais com idéias renovadoras. Estuda-se o tema geral. A exposição do tema pode ser apresentada por um dos membros escolhidos pelo grupo ou repartida entre eles. As pesquisas e os estudos de um tema requerem várias reuniões do grupo expositor. pois essa técnica de estudo pode ser aplicada em qualquer setor do conhecimento. discutidos e auto-avaliados por todos os participantes. Mascarenhas Ana 15 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS MODALIDADES A modalidade clássico em grupo exige uma crítica mais estruturada. periódicos especializados. ou seja. Ana Mascarenhas 16 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Seminário: grupo de estudos em que se debate matéria exposta por alunos. 2. Introdução: as atividades discentes são desenvolvidas de acordo com os assuntos programados sob a forma de roteiros comunicados. conclusão. adequados a um programa de seminário. Ana Mascarenhas 13 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS TEMAS São os mais variados. cada grupo aprofunda a parte escolhida. Pode haver um Grupo de comentadores. atualizados. O estudo pode abranger determinado assunto ou parte dele. depois.25-08-2009 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS DURAÇÃO Tem lugar no horário comum de aulas. Ana Mascarenhas 14 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS MODALIDADES 1. 3. Não deve ser mero resumo ou síntese. Roteiro: deve ser um instrumento de trabalho do aluno que está sendo habilitado para o exercício do magistério e iniciado na pesquisa. dependendo da extensão. cada um apresentar uma parte. introdução e bibliografia. Em grupo: todos os elementos da classe devem participar. Ana Mascarenhas 18 3 . para uma visão global. O roteiro é constituído de: plano.

se necessário. Ana Mascarenhas 20 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Conteúdo • deve ser apresentado em unidades. Ana Mascarenhas 19 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Plano • estabelecer correlações para os aspectos comuns ou para que os assuntos interligados (espaço e tempo) sejam apresentados dentro de uma unidade ou divisão. subdivisões. Ana Mascarenhas 23 Ana Mascarenhas 24 4 . • evitar reproduzir títulos da obra consultada. as palavras-chaves adequadamente escolhidas. por meio das unidades. com títulos. nos termos das normas vigentes. • dar preferência à indicação das circunstâncias que revelam mudanças na evolução conjuntural do processo. • provar que leu com espírito crítico. com linguagem objetiva e concisa. Ana Mascarenhas 22 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Introdução • pessoal. revelar habilidade intelectual. LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Bibliografia Indicação completa. • linguagem objetiva e não prolixa. Ana Mascarenhas 21 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Conclusão • interpretação pessoal. não confundindo pensamento do autor com os fatos por ele trabalhados. • transcrever trechos. • linguagem objetiva e concisa.25-08-2009 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO Plano • deve expressar.

– São Paulo : Atlas. Avaliação Do roteiro: exatidão da matéria. OBRIGADA E BOM ESTUDO! 27 Ana Mascarenhas 28 Ana Mascarenhas 5 . Da exposição oral: controle de si. ed. 1978) Ana Mascarenhas 26 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS MARCONI.” (Román Blanco. voz. planejamento. seleção.25-08-2009 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ROTEIRO DE SEMINÁRIO 3. Ana Mascarenhas 25 LEITURAS E PESQUISAS ORIENTADAS ”Só explica com clareza aquele que domina com perfeição. Marina de Andrade – Metodologia Científica: para o curso de Direito. vocabulário e relacionamento da classe. 2001. – 2. adequação da matéria. Seleção e uso do material didático.