You are on page 1of 7

A vida com Jorge Amado

Leitora entusiasta de Jorge Amado, Zlia Gattai o conheceu em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos polticos. A unio do casal deu-se poucos meses depois. A partir de ento, Zlia Gattai trabalhou ao lado do marido, passando a limpo, mquina, seus originais e o auxiliando no processo de reviso. Em 1946, com a eleio de Jorge Amado para a Cmara Federal, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu o filho Joo Jorge, em 1947. Um ano depois, com o Partido Comunista declarado ilegal, Jorge Amado perdeu o mandato, e a famlia teve que se exilar. Viveram em Paris por trs anos, perodo em que Zlia Gattai fez os cursos de civilizao francesa, fontica e lngua francesa na Sorbonne. De 1950 a 1952, a famlia viveu na Checoslovquia, onde nasceu a filha Paloma. Foi neste tempo de exlio que Zlia Gattai comeou a fazer fotografias, tornando-se responsvel pelo registro, em imagens, de cada um dos momentos importantes da vida do escritor baiano. Em 1963, mudou-se com a famlia para a casa do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia, onde tinha um laboratrio e se dedicava fotografia, tendo lanado a fotobiografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.

A escritora
Aos 63 anos de idade, comeou a escrever suas memrias. O livro de estria, Anarquistas, graas a Deus, ao completar vinte anos da primeira edio, j contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil. Sua obra composta de nove livros de memrias, trs livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francs, o italiano, o espanhol, o alemo e o russo. Anarquistas, graas a Deus foi adaptado para minissrie pela Rede Globo e Um chapu para viagem foi adaptado para o teatro.

Prmios e homenagens
Baiana por merecimento, Zlia Gattai recebeu em 1984 o ttulo de Cidad da Cidade do Salvador. Na Frana, recebeu o ttulo de Cidad de Honra da comuna de Mirabeau (1985) e a Comenda des Arts et des Lettres, do governo francs (1998). Recebeu ainda, no grau de comendadora, as ordens do Mrito da Bahia (1994) e do Infante Dom Henrique (Portugal, 1986). A prefeitura de Tapero, no estado da Bahia, homenageou Zlia Gattai dando o nome da escritora sua Fundao de Cultura e Turismo, em 2001. Em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro

ocupante e Jos de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras. Em 2002, tomou posse nas trs. me de Luis Carlos, Paloma e Joo Jorge. amiga de personalidades e gente simples. No lanamento do livro 'Jorge Amado: um baiano romntico e sensual, em 2002, em uma livraria de Salvador, estavam pessoas como Antonio Carlos Magalhes, Soss, Calasans Neto, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros. Ao lanar seu primeiro livro, Anarquistas graas a Deus, Zlia Gattai recebeu o Prmio Paulista de Revelao Literria de 1979. No ano seguinte, recebeu o Prmio da Associao de Imprensa, o Prmio McKeen e o Trofu Dante Alighieri. A Secretaria de Educao do Estado da Bahia concedeu-lhe a Medalha Castro Alves, em 1987. Em 1988, recebeu o Trofu Avon, como destaque da rea cultural e o Prmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno. O livro de memrias Cho de meninos recebeu o Prmio Alejandro Jos Cabassa, da Unio Brasileira de Escritores, em 1994.

ZLIA GATTAI 02/07/1916, So Paulo, SP 17/05/2008, Salvador, BA Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

A escritora Zlia Gattai, com a farda de acadmica

Zlia Gattai Amado A escritora Zlia Gattai Amado nasceu no dia 2 de julho de 1916, em So Paulo. Filha de imigrantes italianos, sua infncia foi vivida em meio s primeiras manifestaes polticas operrias nos bairros de imigrantes da capital paulista. Seu pai fazia parte do grupo de imigrantes polticos que chegou ao Brasil no fim do sculo 19 para fundar a "Colonia Ceclia" - tentativa de criar uma comunidade anarquista na selva brasileira. A famlia de sua me, catlica, veio para o Brasil aps a abolio da escravatura para trabalhar nas plantaes de caf, substituindo a mo-de-obra escrava. Em 1936, aos 20 anos, Zlia casou-se em So Paulo com o intelectual e militante do Partido Comunista Aldo Veiga. Em 1942, nasceu seu primeiro filho, Luis Carlos Veiga. O casamento aproximou-a de intelectuais como Oswald de Andrade, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Mrio de Andrade, Rubem Braga e Vinicius de Moraes.

Em 1938, seu pai, Ernesto Gattai, foi preso pela Polcia Poltica e Social de So Paulo, durante o Estado Novo, o que levou Zlia a participar mais da poltica. Em 1945, separa-se de seu primeiro marido e conhece Jorge Amado durante o 1 Congresso de Escritores. No mesmo ano, Jorge e Zlia decidem viver juntos. Desta unio nasceram Joo Jorge Amado (Rio de Janeiro, 1947) e Paloma Jorge Amado (Tchecoslovquia, 1951). Em 1946, Jorge Amado eleito Assemblia Constituinte pelo Partido Comunista Brasileiro, o que forou a mudana do casal de Salvador para o Rio de Janeiro. Dois anos depois, em 1948, Jorge Amado tem seu mandato cassado e a famlia obrigada a se exilar em Paris. Em 1950, expulsos de Paris, o casal vai morar em Praga, ex-Tchecoslovquia. Em 1952, eles voltam ao pas. No incio da dcada de 1960, o casal muda-se para Salvador (BA) e vai morar no bairro do Rio Vermelho. Em 1978, Jorge e Zlia, aps 33 anos de vida em comum, oficializaram a unio. Somente em 1979, aos 63 anos de idade, Zlia Gattai comeou a escrever suas memrias. Cinco volumes j foram publicados com sucesso no Brasil onde as tiragens se sucedem. Os livros esto traduzidos para o francs, o italiano, o espanhol, o alemo, o russo e o chins. Uma telenovela adaptada de seu primeiro livro "Anarquistas, Graas a Deus", pela TV Globo, teve grande audincia e circula em vrios pases. De seu segundo livro "Um Chapu para Viagem" (sobre a vida de Jorge Amado e de sua famlia), foi feita uma pea de teatro. O terceiro, "Senhora Dona do Baile", trata da vida do casal no exlio. O quarto, "Jardim de Inverno", narra os fatos que a famlia viveu na exTchecoslovquia. "Cho de Meninos" conta a volta do casal para o Brasil depois do exlio. Zlia escreveu dois livros infantis: "Pipistrelo das Mil Cores" e "O Segredo da Rua 18", que foram adotados nas escolas do Brasil. Alm dos livros de memrias e dos infantis, a escritora publicou um volume de fotografias de sua autoria com textos em trs idiomas: "Reportagem Incompleta". Em agosto de 1995 publicou seu primeiro romance, "Crnica de Uma Namorada". Em 2000, a Editora Record lanou uma edio comemorativa pelos 20 anos do livro "Anarquistas, Graas a Deus", com fotografias da autora e familiares. No dia 6 de agosto de 2001, Zlia ficou viva do escritor Jorge Amado. No mesmo ms, se candidatou cadeira de n 23, que tinha sido ocupada pelo marido na Academia Brasileira de Letras durante 40 anos. Sua mais recente obra "Cdigos de Famlia", lanada em novembro deste ano, logo depois da morte de Amado. Em "Cdigos", Zlia Gattai conta passagens de sua vida em que se criaram cdigos especiais para remeter a uma situao ou a outra, de acordo com a convivncia com Jorge Amado, com outros escritores, com amigos e com a famlia.

Para Mara Pilotto, que me apresentou Zlia Gattai, nos preparativos

para a 11 Feira do Livro de Erechim/RS

Foi um dia, no faz muito tempo, que este caso aconteceu: armados at os dentes, saram trs comparas caa no Pantanal, trs bandidos sem tamanho.

Esses so os versos iniciais do livro Pipistrelo das mil cores[1], de Zlia Gattai, que teve sua sexta edio no ano passado. Eles j anunciam que o leitor inicia uma narrativa escrita em versos. A obra aponta para a maldade, a ganncia e a explorao em relao ao meio ambiente e aos animais, e para as conseqncias dessas atitudes. No primeiro captulo, intitulado O monstro do Pantanal trs caadores, aps andarem dia e noite na mata, encontram um "stio jamais atingido por caador ou turista", e ficam boquiabertos, deslumbrados, comovidos, "no com a beleza que viam / mas com o dinheiro a ganhar". No local se deparam com um animal que no conseguem identificar, que possui asas, as quais mudam de cor constantemente. Chamam-no de Monstro do Pantanal. Ele capturado, levado at a cidade. Os caadores organizam um leilo para vend-lo. Mas o leilo foi interrompido por um grupo de ambientalistas e os caadores foram presos em flagrante.

E o nosso pobre animal? O que fizeram com ele? nico exemplar da terra, patrimnio nacional, a fim de ser estudado, cuidado e preservado foi levado de avio para o Rio de Janeiro.

No zoolgico carioca o animal era a principal atrao, e coube ao tratador italiano, de apelido Pomarola, batiz-lo de Pipistrelo (que quer dizer morcego em sua lngua

materna). Suas asas estavam roxas, cor da tristeza, tristeza que se acabou quando um bando de crianas alegres desobedecendo sua professora, resolveram aliment-lo. Foram elas que descobriram que ele falava com as cores, uma vez que presenciaram suas asas roxas transformarem-se em rosa-claro e rosa-choque, cores da alegria. Contudo, o captulo sintetizado neste pargrafo, intitulado Pipistrelo de mil cores, acaba em tom de tristeza, pois os pais das crianas proibiram que voltassem ao zoolgico: "Pipistrelo nunca mais! Acabou-se o que era doce!" A batalha por Pipistrelo, ltimo captulo da obra, mostra ao leitor a disputa pelo animal to extico, que se trava, nas palavras da autora "entre os de c e os de l": os de c, os brasileiros e os de l, os estrangeiros, os "donos do mundo", que habitam o outro lado do mar. Mas nem todos os "de c" so honestos, h entre eles algum que est a servio do inimigo. E movidos por interesses sujos e muito dinheiro conseguiram que a venda de Pipistrelo fosse realizada. As crianas, em suas casas, proibidas de irem ao zoolgico assistiam pela televiso aos preparativos para o transporte do animal at o porto. Desobedecendo aos pais, logo aps a aula elas organizaram uma ao, com auxlio de Pomarola para ajudar o amigo:

Vamos todos, minha gente! Vamos gritar todos juntos, Para acordar Pipistrelo!

Com a fora de todos, despertaram Pipistrelo do sono costumeiro (aquela sexta gostosa que se tira depois do almoo) oportunidade em que seria transportado. Acordado, fez muita fora para se soltar das amarras, e mais uma vez a voz de quem lhe queria livre lhe servia de motivao. E assim elevou-se "qual um foguete

no cu / num vo espetacular" e em seguida voltou, sobrevoando as crianas, para agradecer e se despedir. Foi ento que Ceclia, uma das crianas, percebeu que as asas do animal estavam "brancas imaculadas", "brancas cor de liberdade". E ele voltou para os confins do Pantanal. Zlia Gattai constri um texto onde sua crena ideolgica fica evidente. Alm disso seu texto se apresenta "ecologicamente correto", medida que alerta o leitor para os riscos que corremos de ver destrudos espcies de animais tpicos de nosso pas, pela ganncia e pela especulao estrangeira. importante destacar que na obra se encontram equilibrados o tema (que tantas vezes j transformou os textos literrios em discurso repetitivo e pedante) e a proporo artstica/potica. Pipistrelo das mil cores poesia de qualidade que se anuncia j no formato escolhido - os versos - e se consolida na transfigurao do tema (necessrio e atual) em belas palavras, com tom de histria contada, que logra de imediato ateno e envolvimento do leitor. As ilustraes de Pinki Wainer so a traduo da poesia de Zlia Gattai em aquarelas lindssimas. Nelas formato e cores se complementam e tornam a obra, em seu aspecto geral, um convite fruio (tomada aqui como sinnimo da interao entre pintura e espectador) e leitura. E no caso desta obra, a primeira no simples pretexto para a segunda: to interessante quanto ler a experincia da fruio das ilustraes. Contudo, mais interessante ainda ler e observar, e buscando a combinao desses dois aspectos se indignar muitas vezes: teria surgido antes o texto ou a ilustrao?

You might also like