You are on page 1of 18

Partida rpida

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70


Ao ler este documento, procure pelo smbolo Passo x para orient-lo pelos 5 PASSOS BSICOS necessrios para instalar, energizar e programar o PowerFlex 70. As informaes fornecidas No substituem o Manual do Usurio e se destinam somente ao pessoal qualificado de manuteno do inversor. Para obter informaes detalhadas sobre o PowerFlex 70, incluindo consideraes de aplicao e precaues afins, consulte as seguintes publicaes:
Ttulo Publicao Manual do Usurio do PowerFlex 70 20A-UM001 Manual de Referncia do PowerFlex PFLEX-RM001 Disponvel ... no CD que acompanha o inversor ou em www.ab.com/manuals/dr

Para assistncia tcnica dos inversores Allen-Bradley:


Ttulo Online no endereo... Assistncia tcnica para os inversores Allen-Bradley www.ab.com/support/abdrives

Passo 1

Leia as precaues gerais


ATENO: Este inversor contm peas e conjuntos sensveis ESD (Electrostatic Discharge - Descarga Eletrosttica). Precaues de controle da esttica so necessrias durante a instalao, testes, servios ou reparos desse conjunto. Se os procedimentos de controle da ESD no forem observados podero ocorrer danos nos componentes. Caso no esteja familiarizado com os procedimentos de controle esttico, consulte a Publicao 8000-4.5.2 da A-B, Guarding Against Electrostatic Damage, ou qualquer outro manual de proteo contra a ESD adequado. ATENO: Um inversor indevidamente utilizado ou instalado pode causar danos nos componentes ou a reduo da vida til do produto. Erros de fiao e aplicao tais como o subdimensionamento do motor, alimentao de CA incorreta ou inadequada, ou temperaturas ambientes excessivas podem resultar em um funcionamento indevido do sistema. ATENO: Apenas o pessoal qualificado com inversores CA de freqncia ajustvel e mecanismos associados deve planejar ou implementar a instalao, a energizao e a manuteno subseqente do sistema. Se isso no for observado, poder ocorrer leso pessoal e/ou danos no equipamento. ATENO: Para evitar riscos de choque eltrico, verifique se a tenso nos capacitores de barramento foi descarregada antes de iniciar a execuo de qualquer trabalho no inversor. Mea a tenso no barramento CC no terminal +CC do Bloco de Terminais de Fora e no ponto de teste -CC (consulte o Manual do Usurio quanto s localizaes). A tenso deve ser zero.

! ! !

Portugus-2

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

! ! ! !

ATENO: A configurao de uma entrada analgica para operao de 0-20 mA e seu acionamento de uma fonte de tenso poderiam causar danos nos componentes. Verifique a configurao correta antes de aplicar os sinais de entrada. ATENO: H riscos de leses pessoais ou danos no equipamento quando forem utilizadas fontes de entrada bipolar. Rudo e desvio em circuitos de entrada sensveis podem causar mudanas imprevistas na velocidade e sentido do motor. Use os parmetros de comando de velocidade para ajudar a reduzir a sensibilidade da fonte de entrada. ATENO: H risco de leses ou danos no equipamento. Os produtos dos hosts DPI ou SCANport no devem ser conectados diretamente atravs dos cabos 1202. Poder resultar um comportamento imprevisvel quando dois ou mais dispositivos forem conectados dessa maneira. ATENO: A poro ajustar freq da funo do regulador de barramento extremamente til para evitar falhas de sobretenses indesejveis resultantes de desaceleraes agressivas, cargas de arraste e cargas excntricas. Ela fora a freqncia de sada a ser maior do que a freqncia comandada enquanto a tenso de barramento do inversor estiver aumentando para nveis que poderiam causar falhas; contudo, poderia causar tambm a ocorrncia de uma das duas condies seguintes: 1. Variaes rpidas de tenso de entrada positivas (um aumento superior a 10% dentro de 6 minutos) pode causar mudanas de velocidades positivas no comandadas; entretanto uma falha de Limite de sobrevelocidade ocorrer se a velocidade atingir [Velocidade Mx.] + [Limite Sobrevel]. Se esta condio for inaceitvel, devem-se tomar medidas para 1) limitar as tenses de alimentao dentro das especificaes do inversor e, 2) limitar as variaes rpidas de tenso de entrada positivas para menos de 10%. Sem tomar essas precaues, se essa operao for inaceitvel, a poro ajustar freq da funo do regulador de barramento dever ser desativada (consulte os parmetros 161 e 162). 2. Os tempos de acelerao reais podem ser mais longos do que os de desacelerao comandada; entretanto, ser gerada uma falha de Inibio da desacel se o inversor deixar de desacelerar totalmente. Se essa condio for inaceitvel, a poro ajustar freq da funo do regulador de barramento deve ser desativada (consulte os parmetros 161 e 162). Alm disso, a instalao de um resistor de frenagem dinmica de tamanho adequado proporcionar um desempenho igual ou superior na maioria dos casos. Observao: Essas falhas no so instantneas, resultados de testes indicaram que levam entre 2 a 12 segundos para que ocorram.

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Portugus-3

Instrues de Compatibilidade Eletromagntica (EMC)


Atendimento norma CE(1)
O atendimento Diretriz de Baixa Tenso (Low Voltage - LV) e Diretriz de Compatibilidade Eletromagntica (Electromagnetic Compatibility - EMC) foi demonstrada utilizando os padres harmonizados da Norma Europia (EN) publicados no Jornal Oficial das Comunidades Europias. Os inversores PowerFlex atendem os padres da Norma Europia relacionados abaixo, quando instalados de acordo com os Manuais do Usurio e de Referncia. As Declaraes de Conformidade da CE esto disponveis online em: http://www.ab.com/certification/ce/docs.

Diretriz de baixa tenso (73/23/EEC)


EN50178 Equipamento eletrnico para uso em instalaes de fora.

Diretriz EMC (89/336/EEC)


EN61800-3 Sistemas de inversores eltricos com velocidade ajustvel Parte 3: Padro de produtos EMC incluindo mtodos especficos de teste.

Notas gerais
Se a etiqueta adesiva for removida da parte superior do inversor, o inversor deve ser instalado em um gabinete com aberturas laterais inferiores a 12,5 mm (0,5 pol.) e aberturas superiores inferiores a 1,0 mm (0,04 pol.) para atender a Diretriz de baixa tenso. O cabo do motor deve ser mantido o mais curto possvel para evitar a emisso eletromagntica e correntes capacitivas. No se recomenda o uso de filtros de linha em sistemas no aterrados. Os inversores PowerFlex podem causar interferncia de rdio quando usados em ambientes residenciais. O instalador deve tomar precaues para evitar a interferncia, alm dos requisitos essenciais de cumprimento da norma CE relacionados abaixo, se necessrio. A conformidade do inversor com os requisitos da norma CE EMC no garante que a toda a mquina ou instalao cumpra esses requisitos. Muitos fatores podem influenciar no atendimento total da norma pela mquina/instalao. Os inversores PowerFlex podem gerar distrbios de baixa freqncia (emisses harmnicas) no sistema de alimentao CA. Maiores informaes relativas a emisses harmnicas podem ser encontradas no Manual de Referncia do PowerFlex.

(1)

O teste de certificao da norma CE no foi concludo para os inversores com classificao de 600 V.

Portugus-4

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Requisitos essenciais para o atendimento da norma CE


As condies 1-6 relacionadas abaixo devem ser satisfeitas para que os inversores PowerFlex atendam os requisitos da EN61800-3. 1. Inversor PowerFlex 70 Padro compatvel com as normas CE. 2. Verifique as declaraes importantes de precauo/ateno neste manual antes de instalar o inversor. 3. Aterramento conforme descrito na pgina 1-5 do Manual do Usurio. 4. Potncia de sada, fiao de controle (E/S) e sinal devem ser de cabo blindado, tranado com cobertura igual ou superior a 75%, condute metlico ou atenuao equivalente. 5. Todos os cabos blindados devem ter sua terminao em um conector blindado apropriado. 6. Condies na Tabela A.
Tabela A Compatibilidade do PowerFlex 70 com a norma EN61800-3 EMC
Segundo ambiente Restringir o comprimento do Opo de cabo do motor a Filtro Filtro 40 m (131 ps) Interno Externo Gabinete(s)

C D, E
(1)

Descrio do Inversor Inversor somente com qualquer opo de comun. com E/S Remota Inversor somente com qualquer opo de comun. com E/S Remota Inversor somente com qualquer opo de comun. com E/S Remota

Ferrita de Distribuio restrita entrada (1) do primeiro ambiente

Consulte o Manual de Referncia do PowerFlex

Cabos de entrada por um ncleo de ferrita (Fair-Rite #2643102002 ou equivalente para os Gabinetes A, B, e C, Fair-Rite #2643251002 ou equivalente para os Gabinetes D e E).

Passo 2

Montagem do inversor requisitos mnimos


Espaamentos mnimos de montagem
Os requisitos de espaamento vertical especificados so de inversor para inversor. Outros objetos podero ocupar este espao, mas um fluxo de ar reduzido poder fazer com que os circuitos de proteo provoquem falhas no inversor. Alm disso, a temperatura do ar de entrada no deve ultrapassar a de especificao do produto.

76,2 mm (3,0 pol.)

76,2 mm (3,0 pol.)

Temperatura mxima do ar circundante


Classificao do gabinete Tipo aberto, IP 20, NEMA Tipo 1 e montagem em flange IP 54, IP 66 e NEMA Tipo 4X/12 Faixa de temperatura 0 - 50C (32 - 122F) 0 - 40C (32 - 104F)

Importante: Alguns inversores possuem uma etiqueta adesiva na parte superior do chassi. A remoo da etiqueta adesiva do inversor muda a classificao NEMA de seu gabinete de Tipo 1 Fechado para Tipo Aberto.

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Portugus-5

Dimenses
Tabela B Gabinetes do PowerFlex 70
Potncia de sada kW ND (HD) 0,37 (0,25) 0,75 (0,55) 1,5 (1,1) 2,2 (1,5) 4 (3) 5,5 (4) 7,5 (5,5) 11 (7,5) 15 (11) 18,5 (15) 22 (18,5) 30 (22) 37 (30) HP ND (HD) 0,5 (0,33) 1 (0,75) 2 (1,5) 3 (2) 5 (3) 7,5 (5) 10 (7,5) 15 (10) 20 (15) 25 (20) 30 (25) 40 (30) 50 (40) Tamanho do gabinete Entrada de 208-240 V CA Entrada de 400-480 V CA Entrada de 600 V CA No IP66 No IP66 No IP66 Filtrada Filtrada (4X/12) Filtrada Filtrada (4X/12) Filtrada Filtrada (4X/12) A B B A B B A B A B B A B B A B B B B A B B A B B B B B B B B B C D B B B B B D D C D C D D D C D C D D D D D D D E E D D D D E E D D D D D D D D E E E E E E E E Montagem em flange

Figura 1 Gabinetes A-E do PowerFlex 70


IP20/66 (NEMA Tipo 1/4X/12)

A D

E B B

F
As dimenses esto indicadas em milmetros e (polegadas). Gabinete A IP20 / NEMA Tipo 1 A 122,4 (4,82) B 171,7 (6,76) C 185,0 (7,28) D 219,9 (8,66) E 280,3 (11,04) IP 66 / NEMA Tipo 4X/12 B 171,7 (6,76) D 219,9 (8,66) E 280,3 (11,04) Montagem em flange A 156,0 (6,14) B 205,2 (8,08) C 219,0 (8,62) D 248,4 (9,78) E 280,3 (11,04)
(1)

D
Peso (1) kg (lbs.)

B 225,7 (8,89) 234,6 (9,24) 300,0 (11,81) 350,0 (13,78) 555,8 (21,88)

C 179,8 (7,08) 179,8 (7,08) 179,8 (7,08) 179,8 (7,08) 207,1 (8,15)

D 94,2 (3,71) 122,7 (4,83) 137,6 (5,42) 169,0 (6,65) 200,0 (7,87)

E 211,6 (8,33) 220,2 (8,67) 285,6 (11,25) 335,6 (13,21) 491,0 (19,33)

F 5,8 (0,23) 5,8 (0,23) 5,8 (0,23) 5,8 (0,23) 6,9 (0,27)

2,71 (6,0) 3,60 (7,9) 6,89 (15,2) 9,25 (20,4) 18,60 (41,0) 3,61 (8,0) 9,13 (20,1) 18,60 (41,0) 2,71 (6,0) 3,60 (7,9) 6,89 (15,2) 9,25 (20,4) 18,60 (41,0)

239,8 (9,44) 203,3 (8,00) 122,7 (4,83) 220,2 (8,67) 5,8 (0,23) 350,0 (13,78) 210,7 (8,29) 169,0 (6,65) 335,6 (13,21) 5,8 (0,23) 555,8 (21,88) 219,8 (8,65) 200,0 (7,87) 491,0 (19,33) 6,9 (0,27) 225,8 (8,89) 234,6 (9,24) 300,0 (11,81) 350,0 (13,78) 555,8 (21,88) 178,6 (7,03) 178,6 (7,03) 178,6 (7,03) 178,6 (7,03) 207,1 (8,15) 123,0 (4,84) 123,0 (4,84) 123,0 (4,84) 123,0 (4,84) 117,2 (4,61) 55,6 (2,19) 55,6 (2,19) 55,6 (2,19) 55,6 (2,19) 89,9 (3,54)

Os pesos incluem a HIM e E/S Padro.

Portugus-6

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Passo 3

Faa a fiao do inversor Recomendaes de fios


Tipo(s) de fio(s) 600 V, 90C (194F) XHHW2/RHW-2 Anixter B209500-B209507, Belden 29501-29507, ou equivalente Descrio Quatro condutores estanhados de cobre com isolamento XLPE. Fio-dreno estanhado de cobre e blindagem combinada de cobre tranado/papel de alumnio. Capa de PVC. 0,750 mm2 (18 AWG), par torcido, blindagem de 100% com dreno. 0,750 mm2 (18 AWG), 3 cond., blindagem somente para potencimetro remoto. 0,750 mm2 (18 AWG), 3 condutores, blindado. Classificao mnima de isolamento

Tipo Fora
(1)

Padro

Sinal
(1) (2) (3)

E/S Analgica Padro

Belden 8760/9460 (ou equiv.) Belden 8770 (ou equiv.)

300 V, 75-90 graus C (167-194 graus F)

E/S Digital
(1) (2) (3)
(1) (2) (3)

Blindado

Cabo blindado multicondutor, como o Belden 8770 (ou equiv.)

300 V, 60 graus C (140 graus F)

Os fios de controle e sinais devem ficar afastados no mnimo 0,3 metro (1 p) dos fios de fora. Se os fios forem curtos e estiverem contidos em um gabinete sem circuitos sensveis, o uso de fio blindado talvez no seja necessrio, mas sempre recomendado. Os terminais de E/S rotulados (-) ou Comum no so recomendados para a tomada de terra e so projetados para reduzir enormemente a interferncia de modo comum. O aterramento desses terminais poder causar rudo de sinal.

Especificaes do bloco de terminais


Faixa de bitolas dos fios (1) Mximo Mnimo Nome Gabinete Descrio Bloco de terminais A, B e C Conexes do motor e 3,5 mm2 0,3 mm2 de fora potncia de entrada (12 AWG) (22 AWG) 0,8 mm2 D Conexes do motor e 8,4 mm2 (18 AWG) potncia de entrada (8 AWG) E Conexes do motor e 25,0 mm2 2,5 mm2 potncia de entrada (3 AWG) (14 AWG) Bloco de terminais Todos de E/S Terminal SHLD Todos Conexes de sinal e controle Ponto de terminao para blindagens da fiao 1,5 mm2 16 AWG) 0,05 mm2 30 AWG) Torque Mximo 0,66 N-m (5,5 lb.-pol.) 1,7 N-m (15 lb.-pol.) 2,71 N-m (24 lb.-pol.) Recomendado 0,6 N-m (5 lb.-pol.) 1,4 N-m (12 lb.-pol.) 2,71 N-m (24 lb.-pol.)

0,55 N-m 0,5 N-m (4,9 lb.-pol.) (4,4 lb.-pol.) 1,6 N-m (14 lb.-pol.) 1,6 N-m (14 lb.-pol.)

(1)

Bitolas mxima/mnima que o bloco de terminais aceitar - Isto no uma recomendao.

Fiao de fora e aterramento


L1 R L2 S L3 T PE PE T1 U T2 V T3 W +DC BRK Conjunto de fusveis de entrada necessrio Desconexo de circuito de derivao necessria

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Portugus-7

Bloco de terminais de E/S com controle padro e aprimorado


Parmetros relacionados 361 366 Carga indutiva mx. 250 V CA / 30 V CC 25 VA / 30 Watts 380 387 320 327 340 344 380 387 Padro de fbrica Default Parada CF Partida Sel veloc 3 NO falha Alimentao fornecida pelo inversor para as entradas Ent Digital 1-6. Consulte os exemplos na pgina 8. Carga mxima de 150 mA. Carga mnima de 2 k ohms. Carga resistiva mx. 250 V CA / 30 V CC 50 VA / 60 Watts Carga CC mnima 10 A, 10 mV CC Falha
(2) (2)

No. 1

Sinal Ent digital 1

Descrio 11,2 mA a 24 V CC

(CF = Remover 19,2 V mnimo no estado Falha) 3,2 V mximo fora do estado

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Ent digital 2 Ent digital 3 Ent digital 4 Ent digital 5 Ent digital 6 24 V Comum Ent digital comum +24 V CC Sada digital 1 - N.O.(1) Sada digital comum 1 Sada digital 1 - N.C.(1) Ent Analgica 1 (Tenso)

Importante: Use somente 24 V CC, no adequado Auto / Manual para circuitos de 115 V CA. As instalaes das entradas podem ser feitas como Sel veloc 1 difusores ou fontes. Consulte a pgina 8. Sel veloc 2

Referncia de Pot. de +10 V

Ent Analgica 1 (+ Tenso)

Impedncia de entrada de 100 k ohms, 10 bits, (3) Tenso L 0 a +10 V, no isolada. os valores em Ent Analgica 1 ( Corrente) Impedncia de entrada de 100 ohms, 10 bits, 14 e 15 4-20 mA, no isolada.(3) Ent Analgica 1 (+ Corrente) Impedncia de entrada de 100 k ohms, bipolar, Tenso L diferencial, 0 a +10 V unipolar (10 bits) ou 10 V (4) os valores em bipolar (10 bits e sinal), isolada. Ent Analgica 2 ( Corrente) 18 e 19 Impedncia de entrada de 100 ohms, 10 bits e sinal, 4-20 mA, isolada.(4) Ent Analgica 2 (+ Corrente) Carga de 10 k ohms (mnimo 2 k ohms) , 10 bits, 0 a +10 V. Carga mxima de 400 ohms, 10 bits, 0 a 20 mA.(5) Relativa ao aterramento do chassi. Comum se for usada uma fonte interna de 10 V (terminal 10). Consulte a descrio nos Nos. 11-13.

Ent Analgica 2 (Tenso)

Ent Analgica 2 (+ Tenso)

(2) Pot comum de10 V Sada Analgica ( Tenso) Freq Sada Sada Analgica ( Corrente)

23

Sada Analgica (+ Tenso) Sada Analgica (+ Corrente) Sada digital 2 - N.O.(1) Sada digital comum 2 Sada digital 2 - N.C.(1) NO operar Operar

24 25 26
(1)

(2) (3) (4) (5)

Contatos ilustrados no estado no energizado. Todo rel programado como uma falha ou alarme ser energizado (iniciar a operao) quando for aplicada fora ao inversor e ser desligado (desativado) quando houver falhas ou alarmes. Os rels selecionados para outras funes sero energizados apenas quando tal condio estiver presente e desligaro quando a condio for removida. Essas entradas/sadas dependem de vrios parmetros. Consulte os Parmetros Relacionados. Isolamento diferencial - Fonte externa deve ser mantida abaixo de 10 V com relao ao PE. Isolamento diferencial - Fonte externa deve ser mantida abaixo de 160 V com relao ao PE. Entrada fornece imunidade de modo comum elevada. A corrente de sada analgica s se encontra disponvel nos inversores com Controle Aprimorado.

Portugus-8

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Exemplos de fiao de E/S


Parmetros relacionados Joystick
18 19

Entrada/Sada Exemplo de conexo(3) Potencimetro(1) [Sel Ref Veloc A] = Ent. Analg. 1 Pot. de 10.000 ohms Potencimetro recomendado (mnimo de 2 k ohms) 14 15 Joystick(1) 10 V Entrada impedncia de 22 entrada de 10 100 k ohms Entrada Analgica Bipolar: 10 V Unipolar: Impedncia de 100 k ohms, 0 a +10 V 4-20 mA, impedncia de 100 ohms Sada Analgica/ Digital Sada de 0 a +10 VImpedncia da carga 2 k ohms (limite de corrente de curtocircuito de 25 mA).

090 a 095 320 a 327 361 a 366

22
-10 V Com +10 V
Fonte de alimentao

[Sel Ref Veloc A] = Ent. Analg. 2 Unipolar (Tenso) Bipolar(1)


+ 18 Comum + 19 18 19

Unipolar (Corrente)
Comum + 20 21

Sada analgica

Sada Digital N.O / N.C (normalmente aberta / normalmente fechada)


11 12 13

341 a 344 380 a 387

ou
22 23

Fonte de alimentao

24 25 26

Controle de 2 fios(2) - Entrada de 24 V CC(4): [Sel Entr Digit 2] = Operao No-reversvel Alimentao interna Alimentao externa Requer funes de 2 fios somente ([Sel Entr Digit 1]). A 2 2 utilizao de selees Parada Parada com 3 fios causar um Operao 7 Operao alarme tipo 2.
8 9 8 +24 V Comum

361 a 366

Controle de 3 Fios Entrada de 24 V CC (4): [Sel Entr Digit 1] = Parada - CF, [Sel Entr Digit 2] = Partida Requer funes de 3 fios somente Alimentao interna Alimentao externa ([Sel Entr Digit 1]). A utilizao de selees Parada 1 Parada 1 com 2 fios causar um 2 2 alarme tipo 2.
Partida 7 8 9 +24 V
(1) (2) (3) (4)

Partida 8 Comum

Consulte a declarao de ateno na pgina 2 para informaes importantes da fiao bipolar. Importante: A programao de entradas para controle de 2 fios desativa todos os botes de partida da HIM. Os exemplos mostram somente a fiao do hardware. Consulte a pgina 7 quanto aos parmetros que devem ser ajustados. Se desejado, pode-se usar uma fonte de alimentao de 24 V CC fornecida pelo usurio. Consulte o exemplo Externo.

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Portugus-9

Passo 4

Lista de verificao da energizao


1. Verifique a tenso da fonte de alimentao de entrada. 2. Verifique a fiao de sada. 3. Verifique a fiao de controle. 4. Aplique tenses de controle e alimentao CA para o inversor. Se alguma das seis entradas digitais estiver configurada em Parada CF (CF = Remover falha) ou Ativar, verificar se os sinais esto presentes ou o inversor no inicializar. Consulte a Identificao e soluo de problemas Lista resumida de falhas e alarmes na pgina 16 para uma lista de provveis conflitos de entradas digitais. Se, neste momento, o LED de STATUS no estiver piscando na cor verde, consulte os Indicadores do Status na pgina 9. 5. Selecione o mtodo de energizao: Partida SMART ou Energizao com Auxlio.

Indicadores do Status
Nome
STS

Cor Verde

PORT MOD NET A NET B

Descrio O inversor est pronto, mas no est operando e no h presena de falhas. Estvel O inversor est operando, no h presena de falhas. Amarelo Piscando, Existe uma condio de inibio, o inversor no pode ser inversor parado inicializado. Verifique o parmetro 214 [Inib Partida]. Piscando, Est ocorrendo uma condio intermitente de alarme tipo 1. inversor em Verifique o parmetro 211 [Alarme1 Inver.] funcionamento Piscando, H uma condio contnua de alarme tipo 1. inversor em Verifique o parmetro 211 [Alarme1 Inver.] funcionamento Vermelho Piscando Ocorreu uma falha. Estvel Ocorreu uma falha no reconfigurvel. Consulte o Manual do Usurio do Status das comunicaes internas da porta DPI (se houver). Adaptador de Comunicao. Status do mdulo de comunicaes (quando instalado). Status da rede (se conectada). Status da rede secundria (se conectada).

Estado Piscando

Portugus-10

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Passo 5

Programe o Inversor Arquivos e Grupos de Parmetros


Contro Comando le Din Contro de Veloc mico le do M idade otor Utilit rio Comu nica Entrad o as e S adas

Monit

ora

Arquiv oA

Arquiv oB

Arquiv o

Arquiv o

Arquiv o

Arquiv oH

Arquiv oJ

Medio Dados do Inversor Dados do Motor Atributos de Torque Volts por Hertz Feedback velocidade*

Modo & Lim Veloc Ref. de Velocidade Velocidades Discretas Ajuste de Velocidade Compensao de Escorregamento Processo PI Regulador de velocidade*

Taxas de Rampas Limites de Carga Modos de Parada/ Frenagem Modos de Reinicializao Perda de potncia

Entradas Analgicas Configurao de Direo Sadas Analgicas Config Ref HIM Entradas Digitais Config MOP Sadas Digitais Memria do Inversor Diagnsticos Controle de Comun. Falhas Mscaras e Controles Alarmes Links de dados Segurana*

*Somente na opo com controle aprimorado.

Parmetros utilizados com freqncia


041 [Volts Mtr ID.]
Configurado na tenso nominal da placa de identificao do motor. Default: Mn/Mx: Unidades: Default: Baseado na classificao do inversor 0,0/[Tenso Nominal] 0,1 VCA Baseado na classificao do inversor 0,0/[Corrente Nominal] 2 0,1 Amps Baseado na classificao do inversor 0,00/100,00 0,00/412,48 E C 0,01 kW/HP Consulte [Unid Pot Mtr ID.] Baseado na classificao do inversor 0 Cavalo-vapor 1 quilowatts Freqncia Nominal do motor/3 0,0/500,0 Hz 0,1 Hz

042 [Amps Mtr ID.]

Dados do Motor

045
32

Configurado na corrente nominal plena (FLA) dos dados de identificao do motor. Mn/Mx: Unidades: Default: [Potncia Mtr ID.] Configurado na potncia nominal dos dados de identificao do motor. Mn/Mx: Unidades:

047 048

046

CONTROLE DO MOTOR (Arquivo B)

046 [Unid Pot Mtr ID.]

Default: Seleciona as unidades de potncia do motor a serem usadas. Opes: Default: Seleciona a freqncia de sada abaixo da Mn/Mx: Unidades: qual a corrente de operao do motor ser reduzida. A sobrecarga trmica do motor vai gerar uma falha em nveis de corrente inferiores. Default: Standard [Modo Desemp. Trq] Configura o mtodo de produo do torque Opes: do motor.

047 [Tipo Sobrec Mtr]

042 220

053
Atributos de Torque

0 0 1 2 3 0 0 1 2 3 4

[Sel Contr Motor] EC Configura o mtodo de controle do motor usado no inversor. Importante: O modo Vetor FVC requer auto-ajuste do motor, acoplado ou no carga. (1) Firmware aprimorado com verso 2.001 e posteriores.

Default: Opes:

Vetor Sens Vetor Sens Economizar VS V/Hz Person. V/Hz Vent./Bomba Vetor Sens Vetor Sens Economizar VS V/Hz Person. V/Hz Vent./Bomba Vetor FVC(1)

062 063 069 070

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida


061 [Auto-ajuste]

Portugus-11

CONTROLE DO MOTOR (Arquivo B)

Default: 3 Calcular 053 Proporciona um mtodo manual ou automtico Opes: 0 Pronto 062 1 Ajuste Esttico para configurar a [Queda Tenso RI] e [Refer. 2 Ajuste Rotao Corr. Fluxo] que afetam o desempenho de 3 Calcular vetor sensorless. Vlido somente quando o parmetro 53 estiver configurado em Vetor sensorless ou Economizar VS. Pronto (0) = Parmetro retorna a esta configurao seguido de um Ajuste Esttico ou Ajuste de Rotao. Tambm permite configurar manualmente a [Queda Tenso RI] e [Refer. Corr. Fluxo]. Ajuste Esttico (1) = Um comando temporrio que inicia um teste no rotacional da resistncia do estator do motor para a melhor configurao automtica possvel da [Queda Tenso RI]. Aps o incio dessa configurao, necessrio um comando de partida. O parmetro retorna a Pronto (0) aps o teste, quando ento uma outra transio de partida necessria para operar o inversor no modo normal. Usado quando o motor no pode ser girado. Ajuste Rotacional (2) = Um comando temporrio que inicia um Ajuste Esttico seguido de um teste rotacional para a melhor configurao automtica possvel da [Refer. Corr. Fluxo]. Aps o incio dessa configurao, necessrio um comando de partida. O parmetro retorna a Pronto (0) aps o teste, quando ento uma outra transio de partida necessria para operar o inversor no modo normal. Importante: Usado quando o motor estiver desacoplado da carga. Os resultados podem no ser vlidos se uma carga estiver acoplada ao motor durante este procedimento. ATENO: Poder ocorrer uma rotao do motor no sentido indesejado durante este procedimento. Para proteger contra possveis leses e/ou danos no equipamento, recomenda-se desconectar o motor da carga antes de proceder.

Atributos de Torque

!
080

081

082

Calcular (3) = Esta configurao usa os dados de identificao do motor para configurar automaticamente a [Queda Tenso RI] e [Refer. Corr. Fluxo]. Default: 0 Loop Aberto Standard [Modo Velocidade] Configura o mtodo de regulao de Opes: 0 Loop Aberto 1 Compensao de velocidade. Escorregamento 2 Processo PI Default: 0 Loop Aberto [Sel Feedback] EC Opes: 0 Loop Aberto Seleciona a fonte para o feedback de 1 Compensao de velocidade do motor. Observe que todas as Escorregamento selees esto disponveis ao usar o 2 Reservado Processo PI. 3 Encoder Loop aberto (0) no h nenhum encoder e 4 Reservado a compensao de escorregamento no 5 Simulador necessria. Compensao de escorregamento (1) necessrio um controle rgido da velocidade e o encoder no est presente. Encoder (3) h um enconder presente. Simulador (5) simula um motor para testar a operao do inversor e verificao de interface. Default: 0,0 Hz [Veloc Minima] Configura o limite inferior para a referncia de Mn/Mx: 0,0/[Velocidade Max.] Unidades: 0,1 Hz velocidade aps a aplicao da escala. Consulte o parmetro 083 [Limite Sobrevel]. Default: 50,0 ou 60,0 Hz [Velocidade Max.] (Depende da classe de tenso) Configura o limite superior para a referncia de velocidade aps a aplicao da escala. Mn/Mx: 5,0/400,0 Hz 5,0/500,0 Hz E C Consulte o parmetro 083 [Limite Sobrevel]. Unidades: 0,0 Hz

121 a 138

COMANDO DE VELOCIDADE (Arquivo C)

Modo & Lim Veloc

092 095

055 083 091 094 202

Portugus-12

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida


Ent. Analg. 2 2 Ent. Analg. 1 1 Ent. Analg. 2 2 3-8 Reservado Nvel MOP 9 Reservado 10 Vel Prprog1 11 Vel Prprog2 12 Vel Prprog3 13 Vel Prprog4 14 Vel Prprog5 15 Vel Prprog6 16 Vel Prprog7 17 Porta DPI 1(1) 18 19 Porta DPI 2(1) Porta DPI 3(1) 20 21 Reservado 22 Porta DPI 5(1) 23- Reservado 29 30 Ref AltaRes(2) [Velocidade Max.] /+[Velocidade Max.] 0,1 Hz 0,0 Hz /+[Velocidade Max.] 0,1 Hz 5,0 Hz 10,0 Hz 20,0 Hz 30,0 Hz 40,0 Hz 50,0 Hz 60,0 Hz /+[Velocidade Max.] 0,1 Hz 002 091 a 093 101 a 107 117 a 120 192 a 194 213 272 273 320 361 a 366 082

090 [Sel Ref Veloc A]

Default: Seleciona a fonte de referncia da velocidade Opes: para o inversor, exceto se [Sel Ref Veloc B] ou [Vel Preset 1-7] for selecionado. Para obter maiores informaes sobre a seleo de uma fonte de referncia de velocidade, consulte a seo Controle de Referncia de Velocidade no Manual do Usurio do PowerFlex 70.
(1) Consulte o Apndice

COMANDO DE VELOCIDADE (Arquivo C)

Referncias de Velocidade

B do Manual do Usurio para as localizaes das portas DPI. (2) Somente nos inversores com controle aprimorado.

091 [Ref Super Veloc A]

092

Velocidades Discretas

101 102 103 104 105 106 107

Default: Gradua o valor superior da seleo da [Sel Mn/Mx: Ref Veloc A] quando a fonte for uma entrada Unidades: analgica. Default: [Ref Infer Veloc A] Gradua o valor inferior da seleo da [Sel Ref Mn/Mx: Unidades: Veloc A] quando a fonte for uma entrada analgica. Default: [Vel Preset 1]

081

[Vel Preset 2] [Vel Preset 3] [Vel Preset 4] [Vel Preset 5] [Vel Preset 6] [Vel Preset 7]
Fornece um valor fixo de comando de velocidade interna. No modo bipolar, o sentido comandando pelo sinal da referncia. Mn/Mx: Unidades:

090 093

CONTROLE DINMICO (Arquivo D)

140 [Tempo Acelera 1] 141 [Tempo Acelera 2]


Taxas de Rampas

Default:

Configura a taxa de acelerao para todos os Mn/Mx: Unidades: aumentos de velocidade. Veloc. mx. = Taxa acelera Tempo acelera

10,0 Segs 10,0 Segs 0,1/3600,0 Segs 0,1 Seg

142 143 146 361 a 366 140 141 146 361 a 366

142 [Tempo Desacele 1] 143 [Tempo Desacele 2]


Configura a taxa de desacelerao para todas as redues de velocidade. Veloc. mx. = Taxa de desacelerao Tempo desacele

Default: Mn/Mx: Unidades:

10,0 Segs 10,0 Segs 0,1/3600,0 Segs 0,1 Seg

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida


148 [Val Limite Corr]
Define o valor do limite de corrente quando [Sel Limite Corr] = Val. Limite Corr Default:

Portugus-13

Limites de Carga

Mn/Mx: Unidades: Default: Mn/Mx: Unidades:

151 [Freqncia PWM]


Configura a freqncia portadora para a sada de PWM. A reduo do inversor pode ocorrer em freqncias portadoras superiores. Para obter mais informaes sobre a reduo, consulte o Manual de Referncia do PowerFlex, publicao PFLEX-RM001....

[Corrente nominal] 1,5 147 (A equao aproxima o valor de 149 default.) Baseado na classificao do inversor 0,1 Amp 4 kHz 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 kHz 2, 4, 8, 12 kHz E C 1 kHz

155 Standard 156 Standard

[Modo Parada A] [Modo Parada B]

CONTROLE DINMICO (Arquivo D)

Modo de parada ativo. O [Modo Parada A] est ativo, exceto se [Modo Parada B] for selecionado por entradas. (1) Ao usar a opo 1 ou 2, consulte as declaraes de Ateno em [Nvel Fren CC].

Default: Default: Opes:

1 0 0 1 2 3

Rampa Coast Coast Rampa(1) Rampa para Manter(1) Frenagem CC

155 156

!
Modos de Parada/Frenagem
E C v2 E C v2

ATENO: Se houver um perigo de leso devido ao movimento do equipamento ou material, deve-se usar um dispositivo auxiliar de frenagem mecnica.

[Modo Par/Fren A] [Modo Par/Fren B]


Default: 1 4 0 1 2 3 4 Ajustar Freq Ambos - Freq 1o. Desativado Ajustar Freq Fren Dinmica Ambos - FD 1o. Ambos - Freq 1o. 160 163

Veja a descrio acima.

161 [Modo Reg Barram A] 162 [Modo Reg Barram B]

Configura o mtodo e seqncia da tenso Opes: CC do regulador de barramento. As opes so frenagem dinmica, ajuste de freqncia, ou ambas. A seqncia determinada por programao ou entrada digital para o bloco de terminais. Configurao de frenagem dinmica Se o resistor de freio dinmico estiver conectado ao inversor, ambos os parmetros devem ser configurados na opo 2, 3 ou 4. Consulte a declarao de Ateno na pgina 2 para informaes sobre a regulao de barramento.

ATENO: O inversor no oferece proteo para resistores de freio montados externamente. H risco de incndio se os resistores de freio externos no forem protegidos. Os pacotes de resistores externos devem ter auto-proteo contra temperatura excessiva ou ser necessrio fornecer um circuito de proteo. Consulte o Manual do Usurio do PowerFlex 70 para maiores informaes.

Portugus-14

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida


0 2 0 1 2 Res Interna Nenhuma E C Res Interna Res Externa Nenhuma 161 162

163 [Tipo Resistor FD]

CONTROLE DINMICO (Arquivo D)

Modos de Parada/Frenagem

Default: Seleciona se ser usado um resistor de frenagem dinmica (FD) interno ou externo. Opes: Se o resistor de frenagem dinmica estiver conectado ao inversor, os parmetros [Modo Reg Barram A e B] devem ser configurados na opo 2, 3 ou 4.

ATENO: O inversor no oferece proteo para resistores de freio montados externamente. H risco de incndio se os resistores de freio externos no forem protegidos. Os pacotes de resistores externos devem ter auto-proteo contra temperatura excessiva ou deve-se fornecer o circuito de proteo ilustrado no Apndice C do Manual do Usurio, ou um equivalente. ATENO: Poder ocorrer danos no equipamento se um resistor (interno) montado no inversor for instalado e este parmetro for configurado em Res Externo. A proteo trmica para o resistor interno ser desativada, resultando em possvel dano no dispositivo.

Modos de Reinicializao

169 [Partid Mov Ativ]


Ativa/desativa a funo que reconecta a um motor em rotao na RPM real quando emitido um comando de partida.

Default: Opes:

0 0 1

Desativado Desativado Ativado

170

UTILITRIO (Arquivo E)

Memria do Inversor

201 [Idioma]

Default: Seleciona o idioma exibido ao usar uma HIM Opes: de LCD. Este parmetro no funciona com uma HIM de LED.

ENTRADAS E SADAS (Arquivo J)

322 [Entr Anlg Sup 1] 325 [Entr Anlg Sup 2]


Entradas Analgicas
Configura o valor de entrada mais elevado para o bloco de escala de entrada analgica x.

Default: Mn/Mx:

Unidades:

323 [Entr Anlg Inf 1] 326 [Entr Anlg Inf 2]

Default:

Configura o valor de entrada mais baixo para Mn/Mx: o bloco de escala de entrada analgica x. Unidades:

No Selecionado 0 No Selecionado 0 English 1 Franais 2 Espaol 3 Italiano 4 Deutsch 5 Reservado 6 Portugus 7 8-9 Reservado Nederlands 10 10,000 Volts 10,000 Volts 4,000/20,000 mA Standard , 0,000/20,000 mA E C , /+10,000 V, 0,000/10,000 V 0,001 mA, 0,001 Volt 0,000 Volt 0,000 Volt 4,000/20,000 mA, 0,000/10,000 V (No. 323), /+10,000 V (No. 326) 0,000/10,000 V, 0,001 mA, 0,001 Volt

091 092

091 092

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida


361 362 363 364 365 366
[Sel Entr Digit 1] [Sel Entr Digit 2] [Sel Entr Digit 3] [Sel Entr Digit 4] [Sel Entr Digit 5] [Sel Entr Digit 6]
Default: Default: Default: Default: Default: Default: Seleciona a funo para as entradas digitais. Opes: (1) Quando a [Sel Ent Digit x] estiver configurada na opo 2, Remover Falhas, o boto de Parada no pode ser usado para remover uma condio de falha.
(2)

Portugus-15
Parada CF(1) Partida Auto/Manual Sel Veloc 1 Sel Veloc 2 Sel Veloc 3 No Usado Ativar(6) Remover Falhas(1) Falha Aux Parada CF(1) Partida(9)(11) Frente/Reverso(9) Operao(10) Operao para frente(3) Operao Reversa(3) Jog(9) Jog1(4) Jog para Frente Jog Reverso Modo Parada B Modo Reg Barram. B Sel Veloc.1-3(2) Auto/Manual(8) Local Acel2 e Desacel2 Acelera 2 Desacel 2 Inc MOP(12) Dec MOP(12) Link Excl(12) Ativar PI Manter PI Reset PI Reservado Ativ Pr-carga(4)(12) Sel Veloc/Trq 1-3 (5) Jog 2(4) Inver PI(4) Reservado Sel ConjUsur1-2 (5) Nvel operao (5)(12) Nvel operao p/ frente (5)(12) Nvel operao reversa (5)(12) Operar c/Com. (5)(12)

ENTRADAS E SADAS (Arquivo J)

3 2 1 Sel Veloc.1-3 0 0 0 Referncia A 0 0 1 Referncia B 0 1 0 Veloc Pr-Programada 2 0 1 1 Veloc Pr-Programada 3 1 0 0 Veloc Pr-Programada 4 1 0 1 Veloc Pr-Programada 5 1 1 0 Veloc Pr-Programada 6 1 1 1 Veloc Pr-Programada 7 Para acessar a Velocidade Pr-Programada 1, configure a [Sel Ref Veloc A] ou a [Sel Ref Veloc B] em Velocidade Pr-Programada 1.

(3)

3 0 0 0 0 1 1 1 1
(4) (5) (6)

2 0 0 1 1 0 0 1 1

1 0 1 0 1 0 1 0 1

Sel Veloc/Trq 1-3 Torque zero Reg. veloc. Reg Torque Veloc/Trq mn Veloc/Trq mx. Soma Veloc/Trq Absoluto Torque zero

(7) (8) (9) (10) (11)

(12)

Somente nos inversores com controle aprimorado. Firmware aprimorado V2.001 e posteriores. A abertura de uma entrada Ativar far com que o motor diminua de velocidade 45 at parar (coast-to-stop), ignorando quaisquer modos de Parada 46 programados. Uma entrada dedicada de ativao de hardware se encontra disponvel atravs da seleo de um jumper. Consulte o Manual do Usurio para obter informaes adicionais. Auto/Manual Consulte o Manual do Usurio para obter maiores detalhes. Entradas tpicas de 3 fios Requer somente a seleo de funes de 3 fios. A incluso de selees com 2 fios causar um alarme tipo 2. Entradas tpicas de 2 fios Requer somente a seleo de funes de 2 fios. A incluso de selees com 3 fios causar um alarme tipo 2. Um alarme de Conf Ent Dig B ocorrer se uma entrada de Partida for programada sem uma entrada de Parada. Alarmes tipo 2 A programao de algumas entradas digitais pode causar conflitos que resultaro em um alarme Tipo 2. Exemplo: [Sel Entr Digit 1] configurado em 5 Partida com o controle de 3 fios e [Sel Entr Digit 2] configurado em 7 Operao com 2 fios. Consulte o Manual do Usurio para obter informaes sobre como solucionar este tipo de conflito. Consultar as Definies de Opes no Manual do Usurio.

4 5 18 15 16 17 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15-17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31-33 34 35 36-40 41-42 43 44

100 156 162

096 140 194 380 124

Entradas Digitais

Portugus-16

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida

Identificao e soluo de problemas Lista resumida de falhas e alarmes


Para uma lista completa de Falhas e Alarmes, consulte o Manual do Usurio do PowerFlex 70.
Falha Entrada auxiliar Tipo(1) No. Descrio Interbloqueio da entrada auxiliar est aberto. Disparo de sobrecarga eletrnica interna. Ativar/Desativar com [Config Falha 1]. Ao Verifique a fiao remota.

Sobrecarga do motor 7

Limite de Sobrevelocidade

25

Sobrcorr SW

36

Faixa Tenso RI

77

ReCorFlxFoLim

78

H uma carga excessiva no motor. Reduzir a carga para que a corrente de sada do inversor no exceda a corrente estabelecida pela [Amps Mtr ID.]. As funes como a Compensao de Remova a carga excessiva ou condies Escorregamento ou Regulao de de recondicionamento ou aumente o Barramento tentaram adicionar um [Limite Sobrevel]. ajuste de freqncia de sada superior ao programado em [Limite Sobrevel]. A corrente de sada do inversor Verifique quanto carga excessiva, excedeu a classificao de corrente de configurao indevida de reforo CC. 1 ms. Esta classificao maior do Tenses de frenagem CC com que a classificao de corrente de 3 configurao muito elevada. segundos e menor do que o nvel de falha de sobrecorrente do hardware. tipicamente 200-250% do regime contnuo do inversor. Calcular o default de ajuste Introduza os dados de identificao do automtico e o valor estabelecido pelo motor novamente. seu procedimento para Tenso Queda RI no est na faixa de valores aceitveis. O valor para a corrente de fluxo 1. Programe novamente a [Amps Mtr ID.] com o valor correto. determinada pelo procedimento de Auto-ajuste ultrapassa a [Amps Mtr 2. Repita o auto-ajuste. ID.] programada.

(1)

Consulte o Manual do Usurio para a descrio dos tipos de falhas. Tipo(1)

Alarme Conf Ent Dig A

No.

17

Descrio As funes de entrada digital esto em conflito. As combinaes marcadas com causaro um alarme.
Acel2 / Desacel2 Acelera 2 Acel2 / Desacel2 Acelera 2 Desacel 2 Jog Jog para frente Jog reverso Frente/Rev Desacel 2 Jog Jog para frente Jog reverso Frente/ Rev

Inversor CA de Freqncia Ajustvel PowerFlex 70 Partida rpida


Tipo(1)

Portugus-17

No.

Alarme Conf Ent Dig B

18

Descrio Uma entrada de Partida digital foi configurada sem uma entrada de Parada ou h outras funes em conflito. As combinaes em conflito esto marcadas com um e causaro um alarme.
Parada CF Operar Operao Jog para Operao para Jog Frente/ frente reversa Jog frente reverso Rev

Partida Partida ParadaCF Operar Operao para frente Operao reversa Jog Jog para frente Jog reverso Frente/Rev

Conf Ent Dig C

19

Mais de uma entrada fsica foi configurada para a mesma funo de entrada. Configuraes mltiplas no so permitidas para as funes de entrada a seguir: Para frente/Reverso Operao Reversa Modo Regulao de Barramento B Seleo de Velocidade 1 Jog para Frente Acel2 / Desacel2 Seleo de Velocidade 2 Jog Reverso Acel 2 Seleo de Velocidade 3 Operao Desacel 2 Operao para Frente Modo Parada B

(1)

Consulte o Manual do Usurio para a descrio dos tipos de alarmes.

Remoo Manual das Falhas


Passo 1. Pressionar Esc para admitir a falha. A informao da falha ser removida para que voc possa usar a HIM. 2. Cuide da condio que causou a falha. A causa da falha deve ser corrigida antes que ela possa ser removida. 3. Depois de tomada a ao corretiva, remova a falha usando um dos seguintes mtodos: Pressione a tecla Stop (Parar) Desligue e ligue novamente o inversor Configure o parmetro 240 [Remoo Falha] em 1. Remover as falhas no menu de diagnsticos da HIM. Tecla(s)

Esc

Publicao 20A-QS001E-PT-P Fevereiro de 2005

P/N 198688-P05

Substitui a publicao de junho de 2004 Copyright 2005 Rockwell Automation, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso nos EUA.

You might also like