You are on page 1of 14

O GOBLIN MERCADOR APRESENTA:

Teorias da Auction House

Paulo Carrano 16/06/2011

Um pequeno guia para ganhar aquele gold que voc precisa no universo de World of Warcraft!

Teorias da Auction House

Prefcio
H um ano e meio atrs, no fim de 2009, decidi que era hora de comear jogar World of Warcraft em sua verso oficial. Depois de muitas decepes com servidores private, j no aguentava mais os atrasos de expanses e de no ver o contedo do jogo, j que a maioria das coisas no funcionava. Com isso em mente, criei minha conta na Battle.net, criei meu primeiro personagem e comecei a dura vida de evolu-lo. Logo que comecei, notei uma possvel dificuldade no jogo: a falta de gold para treinar minhas profisses, skill e montarias, bem como comprar itens para facilitar a evoluo do personagem. Devido a estas dificuldades iniciais, comecei minhas pesquisas sobre como maximizar meus ganhos no World of Warcraft pois, alm da dificuldade de comear um personagem do zero, eu ainda tinha poucos amigos no servidor. Ento comecei a ler tudo que dizia respeito a como conseguir gold e redescobri a mina de ouro do jogo: Auction House! Posso dizer que meus aprendizados foram bons e que consegui colocar a grande maioria das estratgias em prtica. Antes de atingir o nvel 20 com meu personagem, j possua gold suficiente para comprar as montarias do nvel 40, alm de no ter que me preocupar com gold para skill. A segunda fase veio quando decidi criar um blog para compartilhar minhas experincias com outros jogadores. A maioria das informaes sobre este assunto ou so pagas ou esto em outros idiomas e, depois de juntar uma quantia de informaes considerveis, nada mais justo que compartilhar com o maior nmero de pessoas possvel. E assim nasceu O Goblin Mercador! Assim, resolvi criar este pequeno E-Book juntando algumas informaes postadas anteriormente no blog e disponibiliz-lo em um arquivo somente. Espero que gostem e divulguem. At mais! Paulo Carrano Munradin Skullcrusher

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 2

Teorias da Auction House


O objetivo deste livro digital fazer uma pequena coletnea da ltima srie de posts sobre como melhorar seus rendimentos usando a Auction House, chamados Teorias da Auction House.

Ciclos:
Uma coisa que devemos aprender assim que comeamos a usar a Auction House, que ela possui vrios ciclos de oferta e procura. Aprender a determinar quando ocorrem e quais sero os itens mais ofertados / procurados pode fazer com que seus investimentos dem muito mais retorno. Um exemplo: Flasks. O mercado de Flasks altamente competitivo, mas se voc souber as melhores horas para postar seus Flasks, suas vendas sero muito boas. Pense assim: jogadores compram Flasks antes de raids e tendem a repor seu estoque logo aps o fim destas. Caso voc consiga postar seus Flasks em horrios nobres de raid (pouco antes das 18:00, horrio do servidor ou antes das 20:00, horrio de Braslia) ter muito mais chances de vender seus itens. Isso acontece por causa da competio inerente que acontece o tempo todo na AH. Caso voc poste seus Flasks antes, com certeza haver opes de compra mais baratas que as suas na hora em que os players costumam comprar. Logo, os seus sero ignorados. Compreender estes ciclos pode ajudar a determinar as melhores horas de compra e venda. Nos fins de semana, h sempre mais players jogando, o que faz com que a Auction House fique lotada de novos itens, principalmente sbado e domingo a noite. E como a demanda alta, vrios itens so colocados a venda por valores muito baixos. Essa a melhor hora para repor seus estoques. Ainda nos fins de semana, os players de fim de semana tendem a comprar muitos itens de melhoria de gear, como gemas, enchants, at mesmo novas gears ento essa a melhor hora para postar estes itens! Em caso de muita competio, tente usar o Trade Channel. Dica simples, mas que pode melhorar consideravelmente seus lucros, ento use-a!

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 3

Teorias da Auction House

Usando o Bid:
A Auction House oferece duas opes de compra para quaisquer itens a venda: Bid e Buyout. Ambos possuem valores diferentes, sendo que o valor de Bid nunca pode superar o valor de Buyout. Funcionam da seguinte forma: ao postar um item, voc deve escolher separadamente os dois valores de venda. Bid um lance, um valor mnimo pelo qual voc aceita vender determinado item. Ao dar um lance, voc no leva o item na hora, deve esperar terminar o prazo de leilo do item e, durante este tempo, quaisquer outros players podem dar lances maiores ou executar a compra do item. Neste caso voc receber o valor do seu Bid de volta direto no seu mail. Buyout o valor pelo qual voc deseja vender tal item. Ao compr-lo, voc automaticamente vence o leilo e leva o item. Isto cancela todos os Bids ofertados ao item em questo. Vamos dica agora:

Bid:
Ao analisar os itens ofertados na Auction House, muito comum encontrar itens a venda com valores de Bid muito baixos. At hoje no entendi todos os motivos que fazem com que um player poste itens com valores de Bid to baixos, mas aprendi a utiliz-los para meu benefcio. Se voc usa o Auctioneer, tem uma boa ferramenta de busca para estes itens com baixos valores de Bid, ferramenta esta que facilitar nossa pequena estratgia, que consiste, basicamente, em dar lances em todos os itens com Bid muito baixo, independente do tempo que resta para terminar o leilo do item. Pense assim: se voc gasta 1.000 gold com Bids em itens venda por valores muito baixo, voc no perdeu gold algum. Se seu Bid for superado, voc receber seu dinheiro de volta. Se seu Bid vencer o leilo, voc ganhar um item por um valor irrisrio! E quando falo irrisrio, quero dizer menos de 20% do valor do item no mercado normal. Para se ter uma ideia, aps escanear a Auction House, encontrei vrios stacks de Netherweave Cloth a venda por 10 gold (seu valor de venda no servidor que jogo), mas com Bid de 2 gold. Logicamente dei Bid em todas essas Netherweave Cloths. Caso ganhe, posso revender as mesmas com um lucro de 8 gold por stack (menos o valor de postagem e menos os 5% que se paga a AH). Um lucro muito bom, por sinal. Mas e quando usar o Bid em seus itens postados? Bem, uma ttica deveras desonesta, mas que funciona as vezes. Suponhamos que eu ganhei 5 stacks dessa Netherweave Cloth. O valor de mercado da mesma, como dito anteriormente, 10 gold por stack. Mas depois de pesquisar na AH, notei que temos poucas Netherweave Cloths a venda, e todas por valores superiores a 10 gold por stack. Hora de sacanear com os desavisados de planto: dividirei cada stack de 20 unidades em 4 stacks de 5 unidades. Colocarei o preo de Buyout de cada cloth em 1 gold, logo 5 gold por stack (o que transformaria um stack de 20 unidades em 20 gold), Em Bid, colocarei apenas 90 silver, o que far com que o preo de Bid do stack custe 4 gold e 50 silver. Colocarei o tempo de leilo em 12 horas e esperarei. Pode parecer idiota a princpio, mas costuma funcionar. Dessa forma (stack de menor quantidade e com preos em gold e silver), alguns usurios tendem a perder a noo de valor. Se o comprador precisar dessa cloth para evoluir suas profisses ento, as chances de venda so ainda maiores! Outra ttica colocar um item a venda por um valor 1000% maior e colocar um valor de Bid bem superior ao valor normal de mercado. A diferena gritante de preo causar a falsa sensao de que a compra por Bid um bom negcio.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 4

Teorias da Auction House


Bid nada mais que uma oportunidade de compra ou venda que maximiza seu lucro, mas deve-se prestar muita ateno na sua utilizao. Essa ferramenta apresenta melhores resultados se utilizada junto com suas compras e vendas normais.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 5

Teorias da Auction House

Undercut:
Undercut nada mais do que colocar seus itens a venda pelo menor preo do mercado. Isso significa que, em um curto perodo, seus itens tero o menor valor de venda na Auction House. Bela forma de se fazer gold n? Acredite, no! Colocar um item a venda por preos muito baixos quase sempre significa perda de dinheiro. A concorrncia geralmente grande, mas baratear sempre seus itens significa desespero. Mas isso mais comum do que imaginamos. Antes de optar por baixar seus preos, faa uma anlise do mercado. Veja se o item que voc deseja vender est com uma oferta maior que a procura, pesquise sobre variaes de preos anteriores, veja se h alguma chance da procura por ele aumentar (principalmente no caso de um novo patch a caminho), analise todas as oportunidades. Vou citar um exemplo. Quando decidi evoluir minha profisso de arqueologia, eu farmei muito material de craft, principalmente Tin Ore e Iron Ore. Iron Ore sempre teve uma venda excelente, e fiz muito gold com isso. Mas Tin Ore sempre foi um problema. O preo de venda era muito baixo e mesmo assim no vendia, e meu estoque destes itens s aumentava. No desespero, vendi cada stack de 20 unidades a 1 gold cada. Atualmente, no acho nem um stack de Tin Ore abaixo de 10 gold no server. Por isso importante pensar em tudo. Se eu guardo estes itens (e espao tinha), hoje teria um retorno maior por eles. Mas nem tudo so flores. H horas em que voc precisa desfazer de determinados itens e no tem como. O jeito baixar o preo e vender tudo sem remorso. Mas pense que toda vez que voc fizer isso, voc estar perdendo. Por outro lado, procure sempre na AH por materiais assim. A oferta sempre grande e estas compras sempre geram bons lucros. Por isso importante escanear e pesquisar na AH todos os dias! E o mais importante: antes de optar por baixar o preo dos seus itens, veja se o valor de venda no inferior ao valor que voc pagou pelo item ou se o valor de venda menor que o custo dos materiais usados para craftar tal item.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 6

Teorias da Auction House

Funneling:
Funneling nada mais que o conceito de se vender todos os seus materiais em apenas um mercado. Em outras palavras, o ato de se especializar somente em um mercado. Essa especializao traz somente malefcios ao seu personagem, pois lhe coloca em uma difcil situao: volatilidade do mercado. Um player jamais deve vender somente itens de enchant ou ores, por exemplo. A jogada para maximizar seus lucros justamente o oposto: dominar a maior quantidade de mercados possveis! Pense assim: voc comprou diversos itens para desencantar por preos muito baixos e agora tem uma quantidade enorme de Hypnotic Dust. Se voc colocar todas venda de uma vez na Auction House, provavelmente vender algumas, mas no todas de uma vez. Por um perodo longo (algumas semanas talvez) voc ainda ter Hypnotic Dust para vender, o que no o desejvel. Ento qual a melhor forma de lidar com isso? J que voc possui um nmero muito alto de um determinado material, a melhor forma de vend-lo transform-lo em outra coisa. Essa Hypnotic Dust, por exemplo, pode virar scrolls de enchant, material este que voc ter uma maior chance de vender. Em caso de ores, tente fazer barras, usar Prospecting e vender as gemas ou at mesmo craftar alguns materiais. Cloths podem ser transformadas em Bags (melhor item de venda sempre) e ervas em Flasks ou Glyphs. O importante diversificar o mercado e aumentar suas chances de venda. Tenha em mente que, quanto mais mercados voc atua, mais gold consegue, pois ter a oportunidade de vender para mais pessoas.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 7

Teorias da Auction House

Comprar Barato Vender Caro:


Este conceito parece extremamente fcil, mas acredite, mais complicado que voc imagina. Comprar barato e vender caro depende de uma srie de fatores que, as vezes, escapam do nosso controle e, com isso, amargar algumas perdas. Para atingir este objetivo, voc deve levar em conta alguns critrios, que citarei abaixo: Valor de postagem do item: Se voc pretende comprar itens na Auction House para revender, deve prestar ateno aos valores que a AH cobra para postar seus itens. Pode parecer simples, mas itens como gemas, ores e cloth possuem um valor de postagem absurdamente alto, ento voc deve contar estes gastos. Armas e armaduras so ainda mais caros. Tempo de postagem: Alm de pagar um absurdo para postar o item, voc comete o erro de postar em uma hora que o mercado no procura por tais itens. Se voc escolheu 48 horas, ter ainda mais problemas, pois, alm de pagar o valor mais alto por postagem, no conseguir vender devido concorrncia. Comisso da AH: No se esquea que os itens sofrem um desconto de 5% do preo de venda, comisso essa que fica com a AH. Lembre-se disso quando for calcular seus lucros. Concorrncia: Obviamente, no adianta comprar aqueles stacks de Iron Ore a 5 gold cada, se atualmente o preo de venda gira em torno disso. A menos que voc compre todos e domine o mercado (falaremos disso na prxima Teoria), voc ter muito gold investido em um item que no lhe dar um retorno rpido. Isso se no der prejuzo! Tente acompanhar as variaes de preo dos itens que voc comercializa. Isso ajuda a planejar quando se deve comprar e quando vender.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 8

Teorias da Auction House

Profisses
Todo personagem no World of Warcraft poder escolher duas profisses primrias para evoluir. Estas profisses se dividem em Crafting e Gathering e so elas: Crafting: Alchemy Blacksmithing Enchanting Engineering Inscription Jewelcrafting Leatherworking Tailoring

Gathering: Herbalism Mining Skinning

Temos ainda as profisses secundrias, as quais qualquer personagem pode possuir, que so: Archaeology Cooking First Aid Fishing

Mas como podemos usar todas essas profisses para ganhar dinheiro? Muito simples: todas as profisses fazem ou coletam itens que outras pessoas precisaro! Vamos citar a primeira delas como exemplo. Alchemy hoje uma das profisses mais lucrativas do jogo. Os itens que ela faz so extremamente necessrios no end game, tais como Truegold, diversos flasks, alguns transmutes e, claro, Vial of the Sands, a rara e cara montaria de Alchemy, que costuma ser vendida por 60.000 gold ou mais. O que diferenciar se voc ter lucro ou no com sua profisso sua capacidade de conseguir os materiais para a fabricao dos itens. muito comum achar alguns itens a venda por valores que no pagam o material que se usa para faz-los (o caso de muitos enchants, por exemplo). Ento necessrio atentar-se a isto. A melhor forma de maximizar seus lucros evoluir sua profisso de crafting junto de gathering correspondente. Por exemplo: Engineering, Jewelcrafting e Blacksmithing usam, em sua maioria, metais, que so adquiridos com a profisso de Mining. Logo, evoluir uma delas com Mining a melhor opo de se economizar materiais. Uma coisa muito comum em todo jogador mais antigo de WoW, possuir alts. Caso queira fazer um, d a ele a profisses de Gathering! Assim voc tira essa obrigao do seu main char, mas sem perder a capacidade de conseguir seus prprios itens para craftar equipamentos.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 9

Teorias da Auction House


E falando em Crafting, so as melhores profisses para se ter enquanto evolui seu personagem. Pessoalmente eu recomendo Skinning e Mining. Todo o couro conseguido com a profisso de Skinning tem um timo valor de venda (6 a 10 gold o stack de Light Leather no meu servidor) e Mining pelo grande nmero de profisses que usaro os itens que voc coletar. E no se esquea: a menos que precise dos itens para evoluir profisses com outros personagens, venda tudo o que conseguir. Deixe para evoluir suas profisses de crafting depois do lvl 85, onde mais fcil farmar materiais e voc j conseguiu todo o gold que vai precisar para montarias e demais itens. J as profisses de crafting precisam de um pouco mais de cuidados. Alm do fato da compra dos materiais para craftar, preste ateno aos itens que ir fazer. H itens que tem uma venda excelente. J outros vendem muito pouco. Ento fique atento quais itens tem uma melhor sada no seu servidor. Pesquise antes de fazer, anote o nome dos vendedores dos itens e veja por quanto tempo eles permanecem na AH antes de fazer os seus. Isso lhe tomar tempo, mas economizar muito gold. No mais, aprenda a usar suas profisses em seu benefcio!

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 10

Teorias da Auction House

Dominando o Mercado:
At agora voc aprendeu e utilizou alguns pequenos macetes para ganhar gold suficiente para suas despesas, mas ser que isso basta? Para usurios mais avanados (e mais dispostos a correr riscos) apresento o high end da Auction House: Dominar mercados! O princpio bsico o seguinte: quando se dispe a dominar o mercado de um determinado item, significa que voc ditar as regras para quaisquer outros vendedores. Seus itens sero o comparativo de preo e quase todas as vendas de determinados itens foi feita por voc. Simples no? Para isso acontecer, necessria uma grande preparao. Primeiro voc deve identificar em qual mercado voc se encaixa. Segundo, deve ter uma grande noo das variaes de preo desse mercado, de seus ciclos, demanda e oferta, quais os materiais de maior sada e demais dados pertinentes ao mercado. E em ltimo lugar, uma boa quantia de gold para investir. A ttica simples. Suponhamos que eu quero dominar o mercado de Copper Ore / Bar. Primeiro, estudarei todas as variaes de preo que este item sofre em um prazo determinado. Geralmente, eu uso o prazo de um ms, para evitar surpresas. Depois, determinarei quais os melhores dias e horrios para vender meus itens e quais so os picos de ofertas e demandas. Com esses dados em mos fica mais fcil calcular a viabilidade do negcio. Depois de analisar todas estas informaes, decidi que um bom mercado para competir e vi que o preo mdio do Copper Ore / Bar de 70 silver, durante todas as suas variaes em um ms. Definirei este valor como valor de venda de todos os meus Coppers. Depois disso, hora de conseguir os Coppers pra vender. Logicamente voc no passar horas farmando, ento o negcio comprar e revender. Dos 70 silver, 3 silver e 50 copper sero pagos de comisso para a AH em cada unidade vendida e custaro mais 1 silver (no conferi este valor) para cada stack postado, independente do nmero de unidades por stack. Defini tambm que 1 silver por unidade meu lucro mnimo. Vou vender estes itens sempre em stacks de 5 unidades. Logo, qualquer ore ou barra a venda por menos de 65 silver e 30 copper eu devo comprar (70 silver menos 3 silver e 50 copper de comisso, menos 1 silver de lucro por unidade, menos 20 copper de taxa de postagem por unidade). Ento j temos seu valor mximo de compra. Ento hora de desbancar a concorrncia: basta comprar todos os Coppers que se encaixem nesse preo e revend-los pelo preo de 70 silver a unidade. timo, comeamos a entender o esquema! Agora faremos o seguinte: voc se certificar que seus itens sejam os mais baratos a venda. Toda vez que ver um item a venda por preo menor, voc ir comprlo (desde que ele se encaixe no seu valor mximo de compra). Assim, voc garantir seu lucro definido e eliminar toda a concorrncia. Mas lembre-se de uma coisa: ao comprar os itens, voc est investindo seu dinheiro e todo investimento tem que trazer um retorno. Por isso to importante analisar todo o mercado antes de usar esta estratgia. Mas se der certo, todas as compras de Copper Ore / Bar do servidor sero do seu personagem. Agora imagina se voc consegue dominar o mercado de vrios itens? Muito gold para voc (e muito trabalho tambm). Uma forma legal de mitigar os custos de compras dos seus itens ter uma forma de conseguir alguns farmando voc mesmo. Ou produzindo, no caso de itens de crafting. Quanto mais material sem custos voc conseguir, mais poder arriscar. Use esta ttica com extrema sabedoria e calma, pois muito fcil voc perder todo seu gold investido.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 11

Teorias da Auction House

Guia de Addons:
Depois de falar tanto sobre como utilizar a Auction House para maximizar seus lucros no World of Warcraft, no poderia deixar de postar um pequeno guia com os addons que voc certamente precisar: Auctioneer: Addon extremamente til e essencial para lidar com a Auction House. Meio complexo a princpio mas, uma vez dominado suas funes, voc no viver sem ele. Auctionator: Ao lado do Auctioneer, forma a dupla dinmica da Auction House. Extremamente eficiente nas compras de larga escala. Accountant: Addon responsvel por sua contabilidade no WoW. Traz todas as informaes sobre ganhos e gastos do jogo. Excelente para controlar seus custos.

Com estes trs addons voc conseguir executar todas as dicas postadas acima.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 12

Teorias da Auction House


Creio que este pequeno e-book pode ajudar a todos aqueles que queiram comear a usar a Auction House, mas ainda no sabem bem por onde ou como comear. Para mais dicas e maiores esclarecimentos, no deixe de conferir diariamente meu blog:

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 13

Teorias da Auction House


Sobre o Autor:
Paulo Carrano, Tcnico em Contabilidade e entusiasta de jogos eletrnicos desde pequeno, comeou sua carreira em um Atari e passou por vrias plataformas, at ser apresentado ao World of Warcraft. Depois disso, tem seu corao dividido entre WoW e Gran Turismo 5. Mineiro de Divinpolis tambm autor do blog O Goblin Mercador, onde escreve sobre suas experincias com a Auction House e sobre temas gerais do World of Warcraft.

Distribua Livremente:
Este e-book tem como objetivo a apresentao de teorias e tcnicas sobre uma melhor utilizao da Auction House no jogo World of Warcraft. Voc tem permisso para distribuir este e-book como quiser, enviar por e-mail, imprimir e citar partes ou todo em seu web site ou blog, desde que no altere o contedo e mencione as fontes originais.

Paulo Carrano O Goblin Mercador http://www.ogoblinmercador.com/

Pgina 14

You might also like