You are on page 1of 4

Equilbrio lquido-vapor de n-hexano + ciclohexano + n-heptano e os trs sistemas binrios formados pelos constituintes do sistema na presso de 101,0 kPa.

Dados do equilbrio lquido-vapor para o sistema ternrio citado acima e os trs sistemas binrios formados pelos constituintes do sistema na presso de 101,0 kPa em equilbrio dinmico. Foi testada a consistncia termodinmica dos dados obtidos e posteriormente correlacionados com as equaes de Wilson,NRTL e UNIQUAC. Foram feitas previses dos dados do sistema ternrio por estas trs equaes e comparadas com os dados experimentais. Introduo Os dados do equilbrio lquido-vapor so de grande importncia no projeto e na operao de equipamentos de destilao. Alguns conjuntos de dados do equilbrio lquido-vapor isobrico j foram relatados para os sistemas n-hexano + ciclohexano (1,2) e ciclohexano + n-heptano (2,3). No entanto, para nosso conhecimento, dados do equilbrio lquido-vapor isobrico e do outro sistema binrio no so encontrados na literatura disponvel, embora os dados isotrmicos do equilbrio lquido-vapor para o sistema binrio n-hexano + n-heptano (1,3) j foram relatados (4-6) . O sistema ternrio em questo til para uma aplicao de engenharia, visto que este um sistema representativo na indstria do petrleo, pois contm uma cicloparafina e dois hidrocarbonetos alifticos de cadeia linear. Alm disso, os trs componentes tem pontos de ebulio prximos, de modo que os equilbrios lquido-vapor isobricos no diferem muito. Neste artigo, apresentamos os dados do equilbrio lquido-vapor para este sistema ternrio e os trs sistemas binrios constituintes com a presso de 101,0 kPa. Para cada sistema binrio so avaliados os coeficientes de atividade e estes so correlacionados com trs modelos lquidos (Wilson,NRTL e UNIQUAC). O desempenho dos vrios modelos lquidos para prever o equilbrio lquido-vapor ternrio a partir dos dados binrios constituintes tambm tem sido investigados. Seo experimental Produtos qumicos - O n-hexano, ciclohexano e n-heptano foram fornecidos pela Fluka e possuam alto grau de pureza (> 99,5%). A pureza foi verificada atravs de um cromatgrafo a gas (Hewlett-Packard 5880 A). Todos os produtos qumicos foram usados sem a necessidade de uma nova purificao. Aparelhos e procedimento Um alambique de equilbrio dinmico fabricado pela Fischer Labor-und-Verfahrenstechnik (Alemanha) foi usado para medir os dados do equilbrio lquido-vapor. A detalhada descrio do procedimento e da operao dos aparelhos foram relatadas nas referncias [7] e [8]. Cerca de 120 mL da mistura lquida aquecida na seo de aquecimento do alambique. O lquido aquecido sobe atravs de uma bomba Cotrell e jatos saem do bocal para o termmetro de parede na cmara de equilbrio, onde o lquido e o vapor so separados em diferentes caminhos fora da

cmara. O vapor condensado totalmente, tendo como corte de amostras um lquido. Vapor condensado e o lquido so misturados e enviados para a seo de aquecimento para ser fervido novamente. A presso no sistema foi mantida constante a 0.1 kPa por um regulador eletrnico. A manuteno da temperatura constante por cerca de 1 hora foi o sinal que o equilbrio havia sido atingido. Uma vez alcanado o equilbrio, o valor da temperaturafoi registrado e as amostras de ambas as fases foram retiradas para anlise. A temperatura na cmara de equilbrio foi medida com um termmetro de mercrio em vidro-padro, tendo uma preciso de 0.1 K . As amostras de lquido e vapor foram analisadas utilizando um cromatgrafo a gs Hewlett-Packard 5880 A equipado com um detector de ionizao de chama. A coluna cromatogrfica possua 1,8288 m de comprimento, embalada com Thermol-3 15% em 60/80 Sbimalite e operada isotermicamente a 313 K. As temperaturas deinjeo e deteco foram de 443 K. O gs nitrognio foi utilizadocomo gs de arraste a uma vazo de 30 mL/min. O cromatgrafo a gs foi calibrado com misturas- padro gravimetricamente preparadas. Para cada sistema binrio, 10 misturas de calibrao foram preparadas, cobrindo a faixa de interesse para a composio. Pelo menos quatro injees foram feitas para cada mistura padro, bem como para as misturas desconhecidas. Um volume de injeo de 0.4 pL foi utilizado. A incerteza das medidas de composio foi estimada em 0.001 frao molar. Resultados e discusses - Os dados do equilbrio lquido-vapor so resumidos na Tabela 1 e tambm so comparados com os dados anteriores (1-3), como mostrado nas Figuras 1-3. Para o sistema n-hexano + ciclohexano, os dados experimentais obtidos se encontram abaixo dos valores da literatura, principalmente devido presso do sistema ser controlada em 1011.3 kPa. Os coeficientes de atividade na fase lquida so calculados por:

onde

O segundo coeficiente do virial para ambos os componentes puros e para as misturas foram determinados de acordo com as correlaes empricas de Tsonopoulos (9). Os volumes molares do lquido saturado foram estimados pela equao modificada de Rackett (10). As constantes obtidas em Reid et al. (11) foram utilizadas na equao de Antoine para calcular as presses de vapor dos componentes puros. A consistncia termodinmica dos dados foi testada utilizando o mtodo descrito por Fredenslund et al. (12). Este teste usa um polinmio de Legendre para a energia livre de Gibbs em excesso e aplica o mtodo de Barker (13) para a obteno do melhor ajuste do polinmio aos dados. Os dados P-T-x-y so considerados consistentes se o desvio mdio absoluto na frao molar da fase vapor menor que 0.01. A Tabela 2 lista os resultados do teste de consistncia termodinmica usando um polinmio de Legendre de trs parmetros para a energia livre de Gibbs em excesso. Pode ser visto que os trs sistemas binrios estudados aqui satisfazem o teste de Fredenslund. Os dados experimentais foram correlacionados pelas equaes de Wilson (14), NRTL (15) e UNIQUAC (16). As definies das equaes e os parmetros dos componentes puros so fornecidos na literatura (17). Como recomendado por Renon e Prausnitz (15), para misturas no-randmicas o parmetro da equao NRTL foi definido como igual a 0.3. Os valores dos parmetros binrios para cada equao foram determinados pelo mtodo de busca simplex. O procedimento do clculo foi baseado na minimizao da funo objetivo:

onde N o nmero de medies. Os parmetros binrios para as equaes de correlao so apresentados na Tabela 3, juntamente com os desvios mdios entre as temperaturas calculadas e as temperaturas experimentais de ebulio (T) e a frao molar da fase vapor ( ) onde:

O desvio indica que todas as equaes fornecem um bom ajuste dos dados. Este resultado esperado, pois os sistemas estudados so somente um pouco no-ideais. A Tabela 4 apresenta os dados do equilbrio lquido-vapor para o sistema ternrio n-hexano + ciclohexano + n-heptano. A Tabela 3 lista os desvios mdios calculados em temperaturas de ebulio e fraes molares da fase vapor usando diferentes modelos lquidos juntamente com os parmetros binrios correspondentes. Como observado, os resultados previstos pela equao NRTL so superiores aos das outras duas equaes (Wilson e UNIQUAC).

You might also like