You are on page 1of 7

Prof.

Geraldo Andrade Carvalho

Amostragem de pragas Tomadas de decises que visem aumentar e preservar as populaes de inimigos naturais dentro do agroecossistema algodoeiro, so aes promissoras, tcnica e ecologicamente viveis, que podero resultar em grande economia para os cotonicultores, na melhoria da qualidade do meio ambiente e na reduo dos problemas de sade pblica decorrentes do uso indiscriminado de produtos qumicos. Portanto, necessrio que o cotonicultor esteja apto em reconhecer as pragas e seus inimigos naturais que, porventura, venham a ocorrer durante o ciclo da cultura, realizando amostragens peridicas na lavoura para uma tomada de deciso inteligente e que seja econmica, social e ecologicamente indicada para as condies de sua empresa. Geralmente, as amostragens devero ser feitas em intervalo de cinco dias, tomando-se aleatoriamente 100 plantas em talhes com at 100 ha, rea homognea, atravs do caminhamento em ziguezague, dentro da cultura de tal maneira que se observem plantas que estejam bem distribudas na cultura. Para amostrar o curuquer em cada planta deve-se examinar a terceira folha, contada a partir do pice para a base. No caso do bicudo, deve-se observar um boto floral de tamanho mdio, tomado aleatoriamente, na metade superior da planta, a fim de se verificar a presena ou no de orifcios de oviposio e\ou alimentao. As amostragens visando o bicudo, devero ser feitas a partir do surgimento dos primeiros botes florais at o aparecimento do primeiro capulho na cultura. Estratgias de controle O manejo integrado de pragas tem como base fundamental a integrao de vrias estratgias de controle de pragas, tais como: manipulao de cultivar, controle cultural (plantio, conservao do solo e adubao, densidade de plantio, catao de botes florais e mas cadas no solo, destruio dos restos de cultura e rotao de cultura), controle climtico, controle biolgico e controle qumico. A seguir, sero apresentadas as principais estratgias para o controle das pragas do algodoeiro.

O MIP baseia-se em amostragens peridicas na cultura. Assim, o cotonicultor poder decidir qual a estratgia correta que dever ser aplicada para o controle de determinada praga. Broca-da-raz - O que tem sido feito um controle preventivo com inseticidas fosforados de contato, no mnimo da cultura. Devem-se usar o

Prof. Geraldo Andrade Carvalho

arranquio e queima das soqueiras logo aps a colheita e uso de sementes tratadas com inseticidas sistmicos. O controle deve ser efetuado em trs aplicaes, iniciando-se aos dez dias e prolongando-se at os 35 dias de idade da planta, sendo a aplicao dirigida ao coleto da planta.

Tripes - Deve ser controlado em caso de ataque muito intenso dessa praga, quando as plantas ainda se encontrarem no estdio de at quatro folhas definitivas. O nvel de controle de, no mnimo, seis tripes por planta.

Pulgo - Inicialmente a praga surge em reboleiras, mas a partir dos 30 at os 70 dias ocorre um forte crescimento populacional com distribuio do inseto por toda a rea cultivada. Os nveis de controle de pulges dependem da suscetibilidade das cultivares s viroses. Para o manejo de pulges necessrio destruir as soqueiras logo aps a colheita, eliminar as plantas hospedeiras na rea de cultivo, usar inseticidas no solo ou tratar as sementes.

Curuquer - uma praga desfolhadora que pode atacar desde a segunda semana aps a emergncia, tornando-se a praga chave at 50 dias, e pode causar prejuzos parciais ou totais cultura. Devem ser feitas amostragens semanais. A primeira vai desde a emergncia at a emisso da primeira flor, e o nvel de controle ser de 40% das plantas com pelo menos duas lagartas, ou 20% de desfolha. A segunda vai desde o aparecimento da primeira flor, que ter um nvel de controle de 50% das plantas infestadas, com pelo menos duas lagartas mdias e/ou grandes e 25% de desfolha.

Prof. Geraldo Andrade Carvalho

Lagarta-da-ma - O perodo de maior ataque da praga ocorre entre 70 e 120 dias de idade da planta, e a mariposa oviposita mais na fase de lua nova, quando as noite so mais escuras. O nvel de controle varivel: no incio da florao, a planta pode suportar at 25% de botes florais danificados. Aps o aparecimento das primeiras mas, o nvel de controle deve ser reduzido para 10% de plantas com lagarta.

caros - Essas pragas so favorecidas pelas altas temperaturas e veranicos. Os nveis de controle recomendados para os caros-vermelho e rajado so 10% e 40% para o caro-branco.

Lagarta-rosada - O aparecimento de flores em "roseta" que ocorre no incio da florao, provoca a no abertura das flores, que deve servir de alerta quanto intensidade de uma futura infestao nas mas. Isto ocorre, usualmente, em mas com 20 dias ou mais de idade. Portanto, deve-se iniciar o controle 20 dias aps o incio da formao delas, desde que acima de 5% das mas inspecionadas apresentem ataque de lagarta. Tambm pode-se monitorar a ocorrncia da praga atravs do uso de armadilhas feitas de garrafas plsticas (1 litro) contendo feromnio. As armadilhas so instaladas aos 60 dias e mantidas 20 cm acima mariposas/dia indica o momento da pulverizao.

Bicudo-do-algodoeiro - O ataque inicia a partir das bordaduras da cultura, atravs de danos s partes vegetativas das plantas como folhas, perodos e gema apical. Dos 40 aos 150 dias devem-se realizar vistorias de campo para verificar se h botes florais com orifcios de postura ou alimentao. Recomendam-se as seguintes tcnicas para o seu controle: a) destruio adequada em tempo hbil dos restos culturais; b) preparo antecipado do solo em pelo menos 40 dias antes da semeadura para que ocorra um efeito

Prof. Geraldo Andrade Carvalho

desalojador dos adultos remanescentes na rea cultivada; c) utilizao de cultivares de ciclo precoce, com ciclo de 100 a 130 dias; d) poca de plantio no perodo recomendado para cada regio, com semeadura mais ou menos simultnea entre vizinhos; e) instalaes de plantio isca nas proximidades de matas adjacentes a rios e lagoas, para atrao e combate antecipado e localizado da praga; f) controle de bordadura a partir do incio do florescimento com pulverizaes seqenciais de inseticidas e cataes complementares; g) utilizao programada de reguladores de crescimento, a partir de 30-40 dias; h) catao de estruturas frutferas sobre o solo, aos 55 e 75 dias aps a emergncia das plantas (preferencialmente nas bordaduras); j) aplicao de desfolhamentos para uniformizar e acelerar a colheita, reduzindo a reproduo final do bicudo; k) estabelecimento de soqueiras iscas para a atrao e combate de adultos migrantes no final da safra; l ) amostragem peridica em botes florais; m) observao do nvel de controle de 10% de botes atacados; n) utilizao de inseticidas organofosforados at os 80 dias e piretrides aps os 80 dias.

Percevejo-rajado - Quando ataca os frutos da planta, as mas ficam deformadas, e so denominadas "bico-de-papagaio". O perodo crtico do florescimento at a frutificao e o controle deve ser realizado quando forem encontrados dois percevejos em 50 redadas.

Percevejo-manchador - A planta apresenta queda e m-fornao das mas ( bico-de-papagaio) principalmente quando atacada ainda jovem; abertura defeituosa dos frutos e os capulhos apresentam mancha nas fibras. O perodo crtico do florescimento at a frutificao. O controle deve ser feito quando forem encontrados dois percevejos em 50 redadas.

Prof. Geraldo Andrade Carvalho

Lagarta-militar - Danificam o caule, folhas, botes florais e mas. Quando as lagartas so pequenas, destroem a epiderme das brcteas, dos botes, flores e mas, antes de atuarem como perfuradores. As lagartas de tamanho mdio ou grande raspam a base das mas antes de perfur-las. O ataque se inicia a partir da parte mediana das plantas e continua subindo at o ponteiro. O perodo crtico quando atingir 15% das plantas com lagartas, o que indica o momento da aplicao de inseticidas. O controle deve ser realizado enquanto as lagartas so pequenas (1,0 a 1,5cm).

Manejo

integrado

de

pragas

caracterizado

pelos

seguintes

aspectos:

- Preocupao com o nvel de dano tolervel pela planta e no com a erradicao da praga;

- Os inimigos naturais e o clima, umidade, temperatura, etc, no meio ambiente so considerados como reguladores da flutuao populacional da praga;

- A medida adotada para o controle deve favorecer os fatores naturais da represso da praga (exemplo: produtos seletivos);

Para implementao e desenvolvimento do manejo de pragas, necessrio ter conhecimento bsico da sobre os seguintes cultura; itens:

Tecnologia

- Nveis de danos que a cultura suporta sem perdas de produtividade;

Prof. Geraldo Andrade Carvalho

- Ecologia, biologia, fisiologia das pragas e dos inimigos naturais; - Fatores climticos e inimigos naturais que influem na populao da praga; - Ao do mtodo de controle de pragas e inimigos naturais; - Sistema de amostragem confivel, que permite tomar decises sobre a aplicao de um mtodo de controle;

- Avaliao para o controle da praga. A populao do inseto s considerada praga, quando o prejuzo causado maior do que o custo de tratamento, denominado de Nvel de Dano Econmico (NDE).

- Nvel de Controle (NC) o nvel em que medidas de controle so tomadas para evitar que a populao do inseto praga atinja o NDE.

Critrios para a escolha do defensivo - Os critrios so os seguintes: eficincia, toxicidade, seletividade, perodo de carncia, poder residual, mtodo de aplicao, formulao, preo e que o produto esteja includo no Receiturio Agronmico. Deve ser curta e conter dados gerais que facilitem a introduo do leitor ao relatrio, tais como: um ou dois pargrafos rpidos para contextualizar o assunto de que tratou a prtica e do qual tratar o relatrio. No propriamente um resumo mas uma introduo ao assunto. Apenas informaes relevantes ao trabalho devem ser apresentadas. No esquea de descrever os objetivos do estgio. Cada assunto em um pargrafo....
1-

2 - Descrio sucinta das atividades da empresa, histrico, setor de atuao, objetivos e desempenho. Cada assunto em um pargrafo.

Prof. Geraldo Andrade Carvalho

3 - a sntese das atividades desenvolvidas durante o estgio. Aqui voc vai retomar todos os seus relatrios dirios e resumir.... a sntese das atividades desenvolvidas durante o estgio. Aqui voc vai retomar todos os seus relatrios dirios e resumir.... 1.1 (conforme anotaes no campo 1)

a sntese das atividades desenvolvidas durante o estgio, o tipo de trabalho desempenhado e a unidades onde foi realizado.

You might also like