1

O DILEMA : LIQUIDEZ x RENTABILIDADE A Administração Financeira (AF) é a área responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa, proporcionando condições que garantam rentabilidade e liquidez dos mesmos. A Rentabilidade é alcançada à medida que o negócio da empresa proporcione a maximização dos retornos dos investimentos feitos pelos proprietários ou acionistas. A busca da RENTABILIDADE MÁXIMA pode comprometer a liquidez, contudo, a rentabilidade deve ser prioritária em relação à Liquidez. Deve-se aplicar parte dos fundos disponíveis e manter inativa parte para cobrir riscos (débitos) garantindo a liquidez. Esses fundos não produzem retorno aos investidores, por isso existe o conflito entre liquidez e rentabilidade. Vale lembrar o que já enfocado no capítulo sobre Demonstrações Financeiras - a liquidez refere-se a velocidade com a qual um ativo pode ser convertido em dinheiro e que a liquidez possui duas dimensões “facilidade de conversão e perda de valor”. Qualquer ativo pode ser líquido desde que se reduza o preço suficientemente. O que existe na prática é a busca da satisfação que contemple rentabilidade com liquidez, uma vez que o nível máximo de retorno é inviável por comprometer a liquidez. O desafio do Administrador Financeiro é manter a Rentabilidade e a Liquidez em níveis satisfatórios. Cálculo da Rentabilidade O ROA (Taxa de Retorno do Ativo) e o ROE (Taxa de Retorno do Capital Próprio) são medidas de rentabilidade. O primeiro (ROA) é a medida de lucro por cada $ 1,00 aplicado em ativos. O segundo (ROE) é uma medida de desempenho dos investimento dos acionistas durante o ano (lembre-se que essa é a verdadeira medida de desempenho em termos de lucro - do ponto de vista contábil). Relembrando as fórmulas : ROA = LL / AT ROE = LL / PL Exemplo : duas empresas Vendas Lucro Líquido Ativo Total Patrimônio Líquido A 50.000 5.000 62.500 31.250 B 160.000 8.000 80.000 55.000

Calcule o ROA e o ROE para cada empresa e tire suas conclusões. A B ROA _________ _________ ROE _________ _________ Conclusões .......................................................................................................................................... .......................................................................................................................................... .......................................................................................................................................... ..........................................................................................................................................

PRIMA vendas (a prazo) ESTOQUE DE PRODUTO ACABADO produção . pois o Capital em giro está representado pelo cômputo de valores existentes no ativo circulante e destinado aos ciclos produtivos da empresa. Em Instituições Financeiras : CAIXA  DEVEDORES/DESPESAS  CAIXA O volume necessário do capital de giro depende do tempo do ciclo de caixa.PC OS CICLOS NAS EMPRESAS 1. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CICLO DE CAIXA CAIXA recebimento de clientes compras de matéria-prima CONTAS A RECEBER ESTOQUE MAT.2 A ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO CAPITAL DE GIRO : Corresponde aos ativos correntes ou ativos circulantes. menor será a necessidade de financiamento. CG = CCL = AC . Quanto maior a taxa de rotação dos elementos do capital em giro. CAPITAL DE GIRO é o mesmo que CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO. É o tempo para que o dinheiro gire. maior a necessidade de capital de giro. Esses ativos constituem o capital da empresa que circula até transformar-se em dinheiro dentro de um ciclo de operações. No Comércio: CAIXA  MATERIAIS/DESPESAS  VENDAS  DEVEDORES  CAIXA 3. desde a compra até o recebimento. CAPITAL EM GIRO : é diferente do Capital de Giro. Quanto maior o ciclo de caixa. Na Indústria: CAIXA  MATERIAIS/DESPESAS  PRODUÇÃO  PRODUTOS ACABADOS  VENDAS  DEVEDORES  CAIXA 2.

000 Segunda Etapa : A empresa recebe um pedido para fabricar e. mais $ 30.000 em serviços diversos de terceiros para completar as unidades encomendadas. para atendê-lo.000. Assim temos : ATIVO VALOR PASSIVO VALOR TOTAL TOTAL . a pagar em 30 dias. BALANÇO INICIAL ATIVO VALOR PASSIVO VALOR Caixa Bens e equipamentos 50.3 EXERCÍCIO (SIGA O EXEMPLO) Primeira Etapa : A empresa é constituída com capital de $ 100.000. recorre a um banco para obter esses fundos. portanto : ATIVO VALOR PASSIVO VALOR TOTAL TOTAL Terceira Etapa : A empresa gasta. $ 15. e a empresa deseja sempre manter um nível mínimo de $ 5. com os quais gasta. ficando com um saldo de $ 5. contra a emissão de uma nota promissória mas sem outras garantias.000 Capital 100. no valor de $ 30.000. sendo 50% em dinheiro e 50% em bens e equipamentos. ainda em decorrência desse pedido. Temos.000. Como o saldo de numerário é de exatamente $ 35. a vista.000.000 a pagar.000 com mão de obra e $ 5.000 TOTAL 100. adquire matériasprimas a prazo. Também contrata operários. a vista.000 TOTAL 100.000 50. para qualquer imprevisto.

. Elementos da fórmula : VENDAS  DUPLICATAS RECEBIMENTO DAS VENDAS A RECEBER  PRAZO MÉDIO DE Supondo : Vendas diárias : $ 10. Assim : ATIVO VALOR PASSIVO VALOR TOTAL TOTAL Quinta Etapa : Finalmente. completa-se o ciclo com o recebimento do valor da venda e o pagamento da dívida para com o banco.000 de reservas mesmo que isso implique em novo empréstimo bancário. que também recebe 30 dias de prazo para pagar os $ 120. o prazo médio de renovação dos estoques (PMRE) e o prazo médio de pagamento das contas (PMPC) um indicativo da análise dos ciclos operacional e de caixa (financeiro) na empresa. podem indicar elementos importantes para a estratégia empresarial.00. Prazo Médio de Recebimento das Vendas : 30 dias. sendo a combinação do prazo médio de recebimento de vendas (PMRV). Assim temos a posição final desse ciclo : ATIVO VALOR PASSIVO VALOR TOTAL TOTAL ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS – A DINÂMICA DA EMPRESA Os índices de prazos médios são índices calculados através da análise de balanços que. ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS Como já foi visto anteriormente são três basicamente os índices de prazos médios PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO DE VENDAS – PMRV – “O volume de investimentos em duplicatas a receber é determinado pelo prazo médio de recebimento de vendas”.4 Quarta Etapa : É efetuada a entrega da encomenda ao cliente. A empresa ainda manterá $ 5. a empresa deve saldar os seus compromissos para com os fornecedores de matérias-primas e pagar os salários ainda devidos. analisados em conjunto.000 faturados. Neste momento.

Na verdade as DR funcionam como uma espécie de reservatório que é alimentado pelas vendas e..º 31.º 3.º 32. 30. teríamos $ 600 de DR. 0 10 10 10 DUPLICATAS A 10 20 30 .. A partir do 31. alimenta o caixa.. O nível do reservatório é determinado pelo produto : Vd x PMRV REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Vendas diárias Recebimento diário Nível determinado por VdxPMRV Duplicatas Receber caixa O nível do reservatório é volume de investimentos efetuados em duplicatas a receber.º dia gera-se $ 10 de DR e reduz-se $ 10 diariamente. O fluxo de entrada e saída do reservatório não depende de seu nível.º 2. 300 300 300 300 RECEBER A empresa vende $ 10 / dia...º .º VENDAS 10 10 10 .. isto significa que a entrada de caixa será igual.. Assim : DR = PMRV x Vd DR = 30 x 10 DR = 300 Onde : DR = Duplicatas a Receber PMRV = Prazo Médio de Recebimento das Vendas Vd = Vendas diárias Como nas demonstrações financeiras é comum termos vendas anuais e não diárias. As duplicatas a receber crescem diariamente até atingir o nível de $ 300. ao mesmo tempo. com prazo de 30 dias. Se o PMRV fosse 60 dias.5 Ao longo do tempo temos : TIPO/DIAS 1. mas de quanto entra diariamente no reservatório. . 10 10 10 10 RECEBIMENTOS 0 0 0 .º 33. obtém-se : Vd = V / 360 onde : V = vendas anuais PMRV = DR / V = DR / (V/360) ou 360 x DR/V Assim : PMRV = 360 x DR V Com isso podemos concluir que o fluxo de entrada de recursos em caixa não depende do PMRV. qualquer que seja o nível do reservatório..

Inconvenientes : Perda de vendas.Subdimensionamento. notadamente no comércio que em muitas delas representa o maior ativo. Se por exemplo.6 Assim o PMRV não afeta o fluxo de caixa. custo do manuseio. Deve-se buscar o equilíbrio deste volume : 1. produtos em elaboração e produtos acabados  empresas industriais. Possivelmente neste momento a empresa deverá obter um financiamento (possivelmente bancário). problemas como o pessoal por falta de produtos. Exemplo de uma nota fiscal de compra : Valor da mercadoria $ 1. aumento do custo de produção. perdas. também o Cofins). b) Fretes e seguros. a empresa optar por ampliar seu PMRV de 30 para 45 dias. Se faz necessário trabalhar na com o custo de estoque na ótica correta. armazenagem. a empresa dificilmente gerará recursos suficientes para pagar empréstimos bancários. no comércio ICMS (com a nova legislação.Superdimensionamento. Fórmula : PMPC = 360 x F / C balanço Onde : F = Saldo de fornecedores no C = Compras ESTOQUES O volume de estoques é um dos ativos mais importantes da empresa. seguro. É importante a perfeita administração dos estoques. ou seja. $ 150 adicionais. Como os desembolsos diários continuarão e considerando que o lucro gerado pelas vendas. tais como :  Mercadoria de revenda  empresas comerciais  Matéria-prima. ela terá um investimento. somente o volume de investimentos em DR. mantendo as vendas diárias em $ 10. constituem custos. etc. Quando são pagos pelo comprador. Inconvenientes : Custo do dinheiro investido. é pequeno. PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO DE COMPRAS – PMPC – É análogo ao PMRV. Por exemplo : CUSTO CONTÁBIL a) impostos recuperáveis : na indústria ICMS e IPI. ou seja. 2. retirando impostos. de $ 450. Também vale lembrar que existem vários de tipos de estoques conforme o ramo de atividade.200 ICMS destacado $ 180 Cofins $ . no curto prazo.000 Valor do IPI $ 200 Total NF $ 1. Assim : “EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS SÓ PODEM SER PAGOS A LONGO PRAZO”.

CUSTO ECONÔMICO A Segunda grande variável que necessita ser analisada. de 30 dias. Taxa de Juros mensal : 6 %.200 / (1. Assim. Exemplo : Prazo para pagamento de uma duplicata ao fornecedor. quando se tem a opção de paga-la a prazo.132. Este custo não consta em nenhum controle contábil a não ser em empresas muito bem estruturadas com instrumentos de controles gerenciais avançados. devemos trazer o valor da NF a valor presente. Conhecer o custo real de seu produto ou serviço é condição essencial para o êxito de qualquer empreendimento. porque a partir dele é que se torna possível avaliar o resultado alcançado por qualquer operação de venda PRAZO MÉDIO DE RENOVAÇÃO DOS ESTOQUE – PMRE – Fórmula : PMRE = 360 x E / CMV Onde : E = Estoques .07 0 180 O Custo econômico é o custo real para estoque.200 0 180 Obs.132.7 O custo contábil é : INDUSTRIA Valor da Nota Fiscal Crédito IPI Crédito ICMS Crédito Cofins CUSTO CONTÁBIL 1. Se houver seguros e fretes cobrados pelo fornecedor. habituados a trabalhar e analisar seus resultados desconsiderando a inflação ou juros embutidos.200 200 180 COMERCIO 1. para efeito de negócios.132.07 presente Crédito IPI 200 Crédito ICMS 180 Crédito Cofins CUSTO ECONÔMICO COMERCIO 1. na ordem de 6% ao mês. já incorporado no valor total da NF. é o juro teórico “embutido” no preço da compra realizada. temos : VA = VF / (1+i)n Assim : VA = 1. Utilizando a fórmula de juros compostos. Neste caso existe um valor de juros “embutido” no financiamento. os valores deverão ser incluídos nos custos acima.06)1  $ 1.07 Custo Econômico : INDUSTRIA Valor da Nota Fiscal a valor 1. no exemplo anterior.

na empresa industrial. ou seja. Se o PMPC for superior ao PMRE então os fornecedores financiarão também parte das vendas. pois ele é automático. A soma PMRE + PMRV. PMRE  representa. o tempo decorrido entre a compra e o recebimento da venda da mercadoria. Paralelamente ao C. a partir do momento da compra. Até o momento do pagamento aos fornecedores. ocorre o financiamento concedido pelos fornecedores. Assim : CF = C O (-) PMPC Graficamente CICLO OPERACIONAL Venda Compra Recebimento . Esse período é chamado de CICLO DE CAIXA ou CICLO FINANCEIRO. O tempo decorrido entre o momento em que a empresa coloca o dinheiro (pagamento ao fornecedor) e o momento em que recebe as vendas (recebimento do cliente) é o período em que a empresa precisa arrumar financiamento. o tempo médio de estocagem de mercadorias.8 CMV = Custo da Mercadoria Vendida QUADRO RESUMO DAS FÓRMULAS : PMRV = 360 x (DUPLICATAS A RECEBER / VENDAS) PMRE = 360 x (ESTOQUES / CUSTO MERCADORIA VENDIDA) PMPC = 360 x (FORNECEDORES / COMPRAS) A INTER-RELAÇÃO DOS ÍNDICES DO PRAZO MÉDIO A análise de prazos médios só é útil quando os 3 prazos são analisados conjuntamente. PMRV  expressa o tempo decorrido entre a venda e o recebimento. a empresa não precisa preocupar-se com o financiamento. na empresa comercial. Graficamente : Compra CICLO OPERACIONAL Venda PMRE PMRV Recebimento O ciclo operacional mostra o prazo de INVESTIMENTO. representa o que se chama de CICLO OPERACIONAL. o tempo de produção e estocagem. O.

866 (3.425.593 (487. PRODUTOS ACABADOS FORNECEDORES (saldo) DUPLICATAS A RECEBER (saldo) 264.530) LUCRO BRUTO DESPESAS OPERACIONAIS LUCRO OPERACIONAL DESPESAS FINANCEIRAS LAIR LUCRO LÍQUIDO 1.438 167.248) 1.001.402 ANO 3 3.387.143 (1.536 1.643 383.152.587 ANO 2 2.266 CALCULOS : RUBRICA PMRE PMRV PMPC CICLO OPERACIONAL CICLO FINANCEIRO ANO 1 ANO 2 ANO 3 .530) 1.116 ANO 3 7.546 223.741 Outras informações : RUBRICA COMPRAS ESTOQUES : MATÉRIA-PRIMA PRODUTOS EM ELABOR.248) 4.793.599) 683. demonstrar graficamente e analisar a evolução do desempenho.820.621. portanto.336 (409.915 (470.167.968.667 (857.254) 307.512 317.045.791 1.413 466.227 (1.640 269.065 1.557) 5.385 386. Exercício : Dadas as informações abaixo.162. pior para a empresa. maior custo.132 263.851.271 533.123 ANO 2 6.304 165.632.994 (273. calcular o CO e CF para todos os anos.692 (435.766.830 688.122.114 (1.361 708.043.218.171.713 223.061 ANO 1 3.960.407 639.363) 305.273. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RUBRICA RECEITA DE VENDAS IMPOSTOS RECEITA LÍQUIDA ANO 1 5.671) 1.586 (4.104) 4. pois representa maior tempo de utilização de financiamento e.9 PMRE PMPC Compra PMRV Ciclo Financeiro Pagamento Recebimento Quanto maior o ciclo financeiro.529.644) 742.956 CUSTO PRODUTO VENDIDO (3.617.448) 410.

Sobram recursos das atividades operacionais. Capital Circulante Próprio . os quais poderão ser usadas no mercado financeiro ou para expansão da planta Fixa. ACO = PCO : neste caso a NCG = 0 e portanto a empresa não tem necessidade de financiamento para o giro.161. ACO . PCO .529.846.763) 19X3 1. No exemplo : 19X1 Ativo Circulante Operacional Clientes Estoques (1) SOMA Passivo Circulante Operacional Fornecedores Outras Obrigações (2) SOMA NCG = 1 (-) 2 1.065) (298.512 1.317. Há uma NCG para a qual a empresa deve encontrar fontes adequadas de financiamento.435 2. A diferença entre esses investimentos (ACO) e financiamentos (PCO) é o quanto a empresa Necessita de Capital para financiar o giro.698) (928. É o financiamento. também automático.846 (708.534) FONTES DE FINANCIAMENTO DA NCG : .536) (275.796.039.10 PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE CAPITAL DE GIRO ANÁLISE DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO PELA ÓTICA DOS ATIVOS E PASSIVOS OPERACIONAIS.640 751. a NCG (é exatamente aquilo que o financiamento operacional não cobre).ATIVO CIRCULANTE OPERACIONAL : .PASSIVO CIRCULANTE OPERACIONAL : . das atividades de 2.045.514 2. Conceitos para se apurar a NCG : 1.743) (1. Portanto : NCG = ACO .623) (984.122.575 (688. ou seja. ACO < PCO : a empresa tem mais financiamentos operacionais do que investimentos operacionais. É o investimento que decorre automaticamente compra/produção/estocagem/venda.061 1.122.947 (639.PCO Situações resumidas nas empresas : ACO > PCO : é a situação normal na maioria das empresas. que decorre dessas atividades.159) 19X2 1.791) (433.206 1.

360 1.640 .Desconto Duplicatas 765.623 66.P.Outras Obrigações 751.178 TOTAL PASSIVO 708.P.Empréstimos Bancários -.Estoques Realizável a L.633 314.Fornecedores 1.. Empréstimos e Financiamentos Bancários de Longo Prazo .Clientes .070. Permanente TOTAL DO ATIVO PASSIVO Passivo Circulante 163.698 Exigível a L.726. dadas as informações : ATIVO Ativo Circulante .206 .Disponibilidades . Cálculo da NCG ACO PCO NCG CCP ELP EBCP .726.634 .045. Patrimônio Líquido 2. Esquema para determinação das fontes : ACO PCO NCG CCP ELP EBCP PL CCP CCL NCG (+) EBPC (+) ELP (-) AP + RLP Exemplo : Determinar a NCG.178 Determinar ainda as fontes atuais de financiamento da NCG.11 .861 2.536 275. Empréstimos Bancários de Curto Prazo e Duplicatas Descontadas.165 290.

40.000 Patrimônio Líquido 190. Determinar a NCG é quais as fontes de financiamentos para a empresa abaixo : ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Passivo Circulante .Estoques 360.00 .000 Permanente 150.000 .Desconto Duplicatas 40.Empréstimos Bancários 70.000 Determinar ainda as fontes atuais de financiamento da NCG.000 . Cálculo da NCG ACO PCO NCG CCP ELP EBCP PL CCP CCL NCG (+) EBPC (+) ELP (-) AP + RLP .000 .000 TOTAL PASSIVO 670.000 Exigível a L.12 PL CCP CCL NCG (+) EBPC (+) ELP (-) AP + RLP Resumo : NCG ________________________ Fontes de Financiamento _______________________________________________ Exercícios : .000 Realizável a L.P.Clientes 120.P.000 TOTAL DO ATIVO 670.000 . 50.Outras Obrigações 210.000 .Fornecedores 110.Disponibilidades 0.

A empresa poderá necessitar de. 40 dias de vendas em contas a receber.000 8. multiplique as vendas diárias futuras pelos dias de vendas de cada conta do balanço.000 4. Assim. No exemplo : ATIVO Caixa Estoques Permanente TOTAL Novo Balanço ATIVO Caixa Valor DDV PASSIVO Contas a Pagar Outras Contas Patrimônio Líquido TOTAL Valor DDV Valor DDV PASSIVO Contas a Pagar Valor DDV . divida as vendas anuais por 360 dias. calcule agora a NCG sabendo que as vendas futuras (previstas) são de $ 144.000 11. 4. 5. 3. Exemplo 1 : Dadas as informações : ATIVO Caixa Estoques Permanente TOTAL Valor $ 1.. expressa as necessidades em termos de número de dias de vendas. A DIFERENÇA CORRESPONDE AS NECESSIDADES FINANCEIRAS PREVISTAS (FUNDOS ADICIONAIS). por exemplo. 2.000 Calcular os dias de vendas de cada item : PASSOS : 1. divida cada item do balanço pelas vendas diárias.000 10.000 VENDAS ANUAIS : $ 72.000 PASSIVO Contas a Pagar Outras Contas Patrimônio Liquido TOTAL Valor $ 6.000 20. etc. estime as vendas diárias futuras. mantenha constante o montante de capitais próprios (com exceção dos lucros reinvestidos). subtraia as obrigações e o patrimônio líquido.13 Resumo : NCG ________________________ Fontes de Financiamento _______________________________________________ PREVISÃO FINANCEIRA PELO MÉTODO “DIAS DE VENDAS”. Essa técnica relaciona vendas com as contas do ativo e passivo. do ativo.000. 5 dias de vendas em caixa.000 20.

no ano que acaba de se encerrar.14 Estoques Permanente TOTAL Exercício : Dadas as informações abaixo. seu ativo total é de $ 9 milhões.000 Contas a Pagar 6. As vendas de uma empresa são iguais a $ 5 milhões. e o custo dos materiais no ano que acaba de terminar foi de $ 147. e o total do exigível é de $ 3 milhões. qual o seu lucro líquido ? Qual o seu ROA ? Qual o seu ROE ? 2). sabendo-se que as vendas atuais totalizam $ 240. Qual é o giro das contas a receber ? Qual é o número de dias de venda no saldo de contas a receber ? Quanto tempo levou.000 Patrimônio Liquido 7. Determina empresa tem um saldo de contas a receber de $ 13.000 Outras Contas 14. em média. Sendo à margem de lucro de 11 %. ATIVO Valor $ PASSIVO Valor $ Caixa 1.000 TOTAL 27.000 e que a projeção é de um crescimento de 30% para o ano seguinte. para que os clientes pagassem suas contas no ano passado ? 3).750. Qual foi o giro do estoque ? Qual o número de dias de venda em estoque ? Em média. atingiram $ 94. Outra empresa tem atualmente um estoque no valor de $ 46.325.300.565.000 Estoques 10. determinar a necessidade de fundos adicionais para suportar esse crescimento.000 TOTAL 27.000 ATIVO Caixa Estoques Permanente TOTAL Novo Balanço ATIVO Caixa Estoques Permanente Valor DDV PASSIVO Contas a Pagar Outras Contas Patrimônio Líquido FUNDOS ADICIONAIS TOTAL Valor DDV Valor DDV PASSIVO Contas a Pagar Outras Contas Patrimônio Líquido TOTAL Valor DDV Outras Contas Patrimônio Líquido FUNDOS ADICIONAIS TOTAL TOTAL Exercícios 1).000 Permanente 16. As vendas a prazo. por quanto tempo cada unidade estocada permaneceu na prateleira até ser vendida ? .

15 4) Em 1995. Qual foi o prazo médio de pagamento de seus fornecedores no ano passado ? O que pode significar um prazo elevado ? .100. a DRK. No final do ano. o saldo da conta fornecedores era $ 1. teve custo dos materiais igual a $ 8.325.

 4: #.

20390 34 70807.../4504574/:94'/!#' #!#$%@ #     '03/./. 6:0 ..8 # 1:3.0-07  1:4/00397./450.0 2.0-07 /090723.  6:...9O74F.394 0397.07/./0 ./4802/:5.8.43.43J..80 .8   #0. /.   3J..03/..9O74F/090723. 0397. 807E :.  3J.6:076:080.:76:041:4/00397. ./.0/470807./470807.0 /0 70807.4.0892039480109:.9.9O7434/0503/0/080:3J..7.8#0.2039.0/470807.43.9O74                   .8./070.9O74  894 831..08.2 ...0/470807. 085F.424 :2./...0  :5.J/./4  547'/!#'   .9O74 6:0 F .34/0503/0 /4 !#'  .9.8/06:.70.42082490254 .:784802.8/E7...2039.' 882!#' # ' 4288454/0248.4:20/03. /0 ..0-20394/E74    J.

:79457.5.8 02    /0    4: 80..8.780:!#'/0 5./1.3.3.8  !488.025708.4 F506:034 .!! .020390-.7407.E748  882  !#A$% $  # $ $  !  $# ! $     !#  !# A !%  !#$ !!   A. 025708.08920394802#   $054700254 .3E44.020390 30890 2420394 .08920394  2.039085.8 /E7.740..4393:..8 .025708.7547.41:4/0.4:20/03.E74 42448/0802-4848/E748.8 34.3/4 6:04:. 84203904./.7. /0.     8824!#'34.20394 5488.03/.20390 07.3.8 0.7.70257F89248-.3903/4 .43.7E70./450./.03/.07E 4-907 :213..109.:78488:1.438/07.907E :2 3.4!#'   O72:.25.     .459.

 4: 80..9F7.482.0 80-:8.4:20  $:507/203843.:894 /0 574/:4 574-02./48  025708.34.42./0574/:948  %.42 4 .8  $0 1.08...8/0.9../4 /0 14730.../23897.2-F244138  .42 ..-47.8 $% "&$ .4207./47./47 .:8948  0254/0:2.4257.  7097.390./0 9..-.3/42548948 !4700254 &$%  %  .9.03/.025708.8 O .8.3/897.47/.E748 /0 9548 /0 08946:08 .5471.7406:J-74/0890.7 3.4:20/008946:08F:2/48..:507E.3:804 .:894 /0 08946:0 3.8 3/:897.24 /0 .42F7.207.43.0 02-7. 30.0303908  :894 /4 /3074 3.  574/:948 02 0.507109.3/4845.349.43.088E74 97.     $/089.7 6:0 08902 .825479.9.4  A25479. 572.   '.8.42F7.46:0022:9. 349.8  ..47.4257.../.:20394 /4 .424 O 07.20394  3. '..4 0 574/:948 ./47../0.0303908  !07/.  254894870.:894 /4 2. O9.424450884.8.43899:02. .03/.4$ .72.4 9.18.3908/./070.089/4  .-. ./.  3/0    $.03.8705708039.20394  3.0/4708 34 -.47709.34      4257. /0 .02 80:74 507/. 70908080:748 ":.2-F2 .083.4314720 4 7.4/4808946:08  0.2039034 ..9. 025708./4   4138    .47/4!    %49.48504.$0! 34.   $:-/203843.8 09.

3/4..       7F/94!    7F/94$     7F/944138   &$%  %     -8  $0 4:.42H8  882 /0.0/47  34 00254 .4-7../48 504 14730.3.47/02/0.  &$%      $0:3/.. 70./434 .1O72:.2.01094/030O.4   0254  !7.3/0. 454 /0 5../.024897.4257.49..4 14730.47949../.     . 3.06:030. 5.7.7E./0:7482038.0/47  48 .47/. .3...8.47/.7.  6:. ..439E-F  &$%#  #   '.:894..47547.3/4 80 902 .48 F 4 :74 90O7.  0890.57.4708 /0.4757080390 &9.840890:2.4 5.074 807 3..20394 E3.7.8  %.07 80:748 0 170908 ..074..4 02-:9/4  34 5704 /.:8948./..42548948 90248 ''..8.47/0:748 02-:9/4 3413. ./0:748 .:J/48348. /:5...9.20394 /0 :2.390747 /0 /.807.0889. 5..

   3  882'  .

 5488J.-9:.8./48 . 5.8...        :894. 97.4F.5..7 0 .3. 49.. 5..43/408803..7 4 708:9.-./48  . 02 303:2 .47       57080390 7F/94!    7F/94$     7F/944138   &$%         :894 0..3..3. !# A # '@  $$% "& !#  O72:.4389.4 F 4 . 08946:0  890 .4  &$%#  #  '.  !# .44::74802-:9/48  430.4397408 0703.4H94/0 6:.3/4.0 .8 ./.439740.423897:203948/0 ..:894 70.3480702025708.074.82:94-020897:9:7./4.438/07.. . 8.6:074507. .:894 34 .797 /00 F 6:0 80 9473.432./48 /08.7.432.439E-.4/0.7./45476:.:89470.7 80:8 708:9.31../080:574/:944:807.47 /.6:07 0257003/20394  5476:0 ..03/.

'    3/08946:08 .

 07.  "&# #$& $ #&$  !#'  &!%$##..           '  :894 /./47. '03//.

'$    !#  $% "&$.

&$% # #'    !!   # #$.

025708..0-20394/.0-20394 /4 .490254/0..3.. #0.2.4    4.0./47..0-20394  !# !#'   .5704.44507.790 /. 5....713.83.!# !#' 705708039..4  $0 4 !!1478:50747 .3/4 48  57./48 ..4257.43:39.4/3074 5.20394 54800F.43. !#$    %# #@  $ $ !# A    .4 !#0394 4814730.1.:942E9. #0.3.3E80 /0 57.20394  880507J4/4F.0-20394   842.3.477/403970.77:2.20394 ./47..8.48 84 .749.03/.02 /0 207.8 70.4/0'$%%  !.43.0470.2.03/. 490254/0.3. .0/470813.44.477/403970.20394 ..  4 90254 2F/4 /0 0894...8   90254/0.0/4708  .20390     !#  '03/.20390   !#  705708039.8.  9F42420394/45. 025708.570.8 .7 80 ..7.0-20394  4257.   7.2-F2 5.8..4770 4 13.34570.4207.0-0 .0390  F 4 507J4/4026:0..48 2F/48 8O F 9 6:.03/.24897.3..8..477/40397042420394026:0..0//4 5048 14730./4/0 4: #  882  !! 7.20394..3/:897..46:080.797/42420394/.20390 .42413. '03/.././0  !#  4: 80.0/47  0 4 2420394 02 6:070.20390    !#   4257.457.1.4814730.  3.025708. 490254/0574/:400894. ..207.4 14730.4257.0/4708 .02   !#' 057088.025708..:5.025708.0470.03/.

4 ./4                                                           & $  #&# !# !#' !!   !#   #                         .1.-.47.43.         !#  4257.74 05.0.831472.394 2.7. 548705708039.8.08.08  #&#  !#$ $% "&$ %A# !# !# &% $ #  !# &% $ $  # #$ 8.  !!   !#' .8...203900.94/4848.203940 5479.7.2.47 4..074 !../4  &!%$## 8.4:4/4/08025034    $%#@ #$&% $  #&# #%'$ ! $% $ #% "& &$% !# &% '  &# #&%  $!$$ !# $ &#  !#  $!$$#$ # &#  "&                                                                                                      :97.4/013. 025708.3.831472...348 /0243897./..4  .0-20394 ":.:894   07.413.3.3.7 7.4790254 /0:9.394 2.J.:.074 5475.20394 #0.3.7.

     %' #&% !#   A 4 3.5:7.:942.4257.9./.09485.7.       !% $$$$!%#    $  $$  !%  #  ! %  $ %' $!$$' $ !# $   43.4770 .7./08 /0 .08920394 6:0 /0..8 .80.20390 /.9.

574/:4.

.02.0894.

089203948   0 13.4770/088.7143908. 025708.47../..4-70   !479.39..2039484507../.8  48 6:.9.0889..43././0.47. 34 902 30.4 6:0/0.088/.089203948 4507.20390 .390!7O574 ./.0/4708           :97.:./413.7.08           $                   %$%   .2-F2.8  ! F.2 70.3. 5..8025708.:./08    /10703.813.    4730.5.3.025708./08 4507.3.8 E:2.8  $4-7.474    ! .7 4 74  4:80.3.4397.394 .8 54/074 807 :8.394 .0744:5.3./0 /0 13.:..203945.203944507..390 507..43.43472.43.43...    0 5479.83..08708:2/. 025708.    400254      9..9022.025708.:7848 /.43.47.6:.8.84 .59. F 0. .13.3.9.03/.394  !   $9:.9.7.:942E9.203948 !  F 4 6:.    !  !$$' #&% !#  A413.3.384/.390 507.43.7.20394      !   30890 .8 ..34.05.834207. /0...88./06:.    03908           8946:08           $           !.8025708.  ..8 -7.8/013. 0.3.2.7.7.59.89:.. 03970 08808 3./.8/46:03.20394 9.6:46:0413.5.003.3.

203948.9:.8  !072./090723.3.8 -7.:4/. !   08.9.7.47.3.8143908           !               !       !       !              !            !                ! #!            !            !             0254090723.4/.831472.E748/0:794!7.439.         !               !       !        !         . /.0/4708   03908    :97.8..47./.0..4394:5.20394/.3.8/013.:.08  %'  !$$'  9.  E./08  4730.390 !..     257F8924803.3.5. !     !..08  8946:08   257F89248.8   86:02.88.0.4  257F89248.:.9.8143908./.808.7.E.3/.7.3.390 8543-/.40:5.30390  J.E748/0434!7..E748  #0.97234J6:/4   % % %'    % %!$$'     090723.

9.30390  J.4 %'  !$$'  9.:.97234J6:/4  % % %'   % %!$$'   090723.0/4708  03908  :97.F6:..3/.3.:4/.3.4394:5.3.8  !072.9:.E.8 -7./08  4730.0.0..47.:.47.-.3.J.2039485.7.                        !                ! #!            !            !             #08:24************************ 43908/03.8143908.7.390 !.390 8543-/. !    !. !   08..         !               !       !       !             !             !                ! #!            !            !      ! .88.7.....E748  #0.48  090723.025708.8143908/013.8/013.08  8946:08  257F89248.20394*********************************************** 07.20394/.  E.8.

8.8.  0254.8 /4 ...59.8 /E7.8/0.802..8 1:9:7.34 %'  '..8 /0 .8547 /.03/.748 703.390 /0 .   439.8   /.8/0.. .3.802.. .88.9.03/.03/.3450.:.8/0.8.7   8946:08 :97.0889.8 30. /4 -.03/.03/.439.4   #@  ##$!  $ $$$ #$ !#'$%$ & $ $   882 .!.03/.70.89.8/E7.47 ..!.03/.47 ' !$$'  '.7   .8 /0 ./08 02907248 /0 32074 /0 /.  /.8 57O5748 .8 84/0    400254   %'  '.!.-03/46:0..089/48 8:-97.8 !072.04 /48 :.8 .08  %'  '.47 ' ./.42 ./.7 /0 54700254 /...             #08:24************************ 43908/03.20394***********************************************  !#'$ #! A%   $'$   88..47 !$$'  '.03/.30390   !.03/. 54/07E 30./.8.8  025708.03/.47 ' .8/0.....8    2:956:0 ..3903.47.8   !072.8439.97234J6:/4 /4. .0-07  09.972346:/4   % %   % %    '$&$   .8   08920.3..902/4-..81:9:7.8 ... .81:9:7.30390 !.8./..439.3:..43./.8/E7.8.42 0...8.902  !$$ $  /.9.4 0 5./.:0.4 057088. 9F.   439.   439.47 ' !$$'  '.088/.8 .8 /0 .34    2.748/. 70.4389.03/..8439.08045.8 570..831472.390 4 2439.439.84-7.8 5048 /.8.7   8946:08   :97.8.8.4.8.97234J6:/4 % %   % %    4.

834.97234J6:/4 % %   % %    4.4: 022F/.30390 !.9.0-07":.F432074/0/.-./08003.8.480:# ":.47 /0     0 4 . 4 32074 /0 /. 57.708.902 :28.30.702 /0 :.2  ":.47 ' !$$'  '.7.6:048.4 .03/./090723.8. /4 0J.8 .480::.43.-.74J6:/4":.88028:. 02 08946:0  2 2F/.8. 5.394 90254 .708.8/0.   439.03/.439. 025708.!.8 !072./.F474/.47 ./00894.937.03//.8 .     8946:08 !072. 57404 F /0 :2 .J.088/.8 .9:.47 !$$'  '.30390   !.8.8439.20394  %'  '.70.8949.8 /0 ./4    :97.14474/408946:0 ":.97234J6:/4 & $  $ % % ...9:.9F807.346:0...346:0.20390 :2 08946:0 34 .8:5479.../4/0. 84 :./.47 ' !$$'  '.8.0 F /0   208  $03/4 2./0/01:3/48.03/.8   !072..907.34 80:390  /090723.8.439.47 ' .47 ' ..8.:894 /48 2.30390 !..8.   439.. :3/.7   8946:08 :97.97234J6:/4 & $  $ % %   % %     07.714/0  ":..7.9007.70.439..7   8946:08 :97.74 /0    6:. 025708.4.4 34. F /0   208  04 949.834.20394 /0   5.0-07":.70880.03/.8 !072.08.  :97. 025708.  547 6:.7 .85../.077.0-07 /0   8.03/.2 0 6:0 .70.4 8.345.039085.J..88.394 902540..972346:/4   % %   % %    %'  '.7.348.!.8 /0 :2.48    8 .-03/4 806:0.30390 % %     07.34  %'  '././4/0 .480:#     090723.0:3.7 .   208  80: .4 949.   439.8 .7   8946:08   :97.8.8 !...-.8439.831472. 4 .8439. 30.8439.5072.57.!.439. 902 .

/4.# 90.. 14730.      2 .     ":./4 /.20394 /0 80:8 14730.400.34 48. 14 4 57..4 2F/4 /0 5.439.0/470834.88.:894/482..8:./4  ./4 6:054/0831.0.907.  413.345.. .0/4708 07.7:257.