You are on page 1of 33

III. Anlise de Balano 3.1.

Nveis de Anlise das Demonstraes Financeiras A Anlise das Demonstraes Financeiras (ADF) pode ser vista em trs nveis: introdutrio, intermedirio e avanado. Entraremos apenas em alguns tpicos no nvel avanado, dando nfase maior para os nveis introdutrios e intermedirios (Marion, 2009). 3.1.1. Nvel introdutrio Poderamos dizer que s teremos condies de conhecer a situao econmicofinanceira de uma empresa por meio dos trs pontos fundamentais da anlise: Liquidez (situao Financeira), rentabilidade (situao econmica) e endividamento (estrutura do capital).

Trip representa o equilbrio ideal. Os ndices bsicos de liquidez (corrente, seca e geral), rentabilidade (da empresa e do empresrio) e endividamento (quantidade e qualidade) so suficientes para ter uma viso superficial da empresa a ser analisada. Assim so os trs pilares principais nas decises empresariais (trip decisorial):

A situao financeira: que corresponde capacidade de pagamento da empresa;

A estrutura de capital: o dinheiro dos proprietrios ou de outros financiadores (equivale entrada de recursos na empresa); E posio econmica: relativa ao lucro e a rentabilidade;

3.1.2. Nvel intermedirio Podemos aprofundar a anlise mediante outro conjunto de indicadores que melhor explica e detalha a situao econmico-financeira da empresa. Conforme Figura 1.2.

3.1.3. Nvel avanado Sem querer esgotar todos os recursos de anlise, poderamos indicar mais algumas ferramentas para melhor analisar o referido trip:

Indicadores combinados (avaliar a empresa ponderando conjuntamente o trip, dando-se uma nota final);

Anlise da Demonstrao do Valor Adicionado (avaliar a capacidade de gerar renda e como essa renda gerada distribuda); Liquidez Dinmica (liquidez econmica, patrimonial, etc.); Projees das Demonstraes contbeis e sua anlise;

Anlise com ajustamento das Demonstraes Contbeis no nvel geral de preos; Anlise por meio de Dividendos por aes e outros indicadores para as empresas de capital aberto com aes cotadas no mercado;

Anlise das variaes de fluxos econmicos versus financeiro; Outros modelos de anlise: EVA, MVA, Balanced Scorecard, etc.

3.1.4. Breve histrico comum afirmar que a ADF to antiga quanto a prpria Contabilidade. Se nos reportarmos para o incio provvel da Contabilidade ( 4000 a.C.), em sua forma primitiva, encontraremos os primeiros inventrios de rebanhos e a preocupao da variao de sua riqueza (Marion, 2009). A anlise da variao da riqueza realizada entre a comparao de dois inventrios em momentos distintos leva-nos a um primeiro sintoma de que aquela afirmao possvel. Todavia, remonta de poca mais recente o surgimento da anlise das demonstraes contbeis de forma mais slida. no final do sculo XIX que observamos os banqueiros americanos solicitando as demonstraes s empresas que desejavam contrair emprstimos. A ADF desenvolve-se ainda mais com o surgimento dos Bancos Governamentais bastantes interessados na situao econmico-financeira das empresas tomadoras de financiamentos.

A abertura do Capital por parte das empresas, possibilitando a participao de pequenos ou grandes investidores como acionistas leva-os escolha de empresas mais bemsucedidas, tornando-se a ADF um instrumento de grande importncia e utilidade para aquelas decises (Marion, 2009). 3.1.5. Demonstraes contbeis suscetveis de anlise Todas as demonstraes contbeis devem ser analisadas, quais sejam: Balano Patrimonial (PB); Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE);

Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR demonstrao contbil no obrigatria pela legislao brasileira); Demonstrao dos Lucros e Prejuzos Acumulados (DLPA) ou Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL);

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstrao do Valor Adicionado (DVA). Maior nfase dada para as duas primeiras demonstraes, uma vez que, por meio delas, so evidenciadas de forma objetiva a situao financeira (identificada no BP) e a situao econmica (identificada no BP em conjunto com a DRE) (Marion, 2009). 3.1.6. Algumas tcnicas de anlise Abaixo, relacionam-se algumas tcnicas de ADF mais atuais: Indicadores Financeiros e Econmicos; Anlise Horizontal e Vertical;

Anlise da Taxa de Retorno sobre Investimentos (margem de lucro versus giro do ativo);

Anlise das DOAR, DFC e DVA. a) Indicadores Tambm conhecido com ndices ou quocientes, significam o resultado obtido da diviso de duas grandezas. Por exemplo, se a empresa tiver $ 1.500 a receber e $ 1.000 a pagar, obtemos um ndice igual a 1,50:
Contas a receber = ________ (ndice/quociente) Contas a pagar
_______________________

1.500 1.000

(numerador) = (denominador) 1,50

Essa a primeira etapa que denominamos de calculo do ndice com base numa frmula. A segunda a interpretao, isto , o que significa 1,50; como podemos explic-lo. A terceira etapa a conceituao do ndice, ou seja, saber se ele bom, razovel, ruim, etc. b) Anlises vertical e horizontal Quando fazemos a diviso de uma grandeza por outra
1.500 = _______ 1.000

nossos olhos

lem no sentido vertical, da chamarmos de Anlise Vertical, considerando dados de um mesmo perodo. Quando comparamos os indicadores de vrios perodos, analisamos a tendncia dos ndices. Nesse caso chamamos de Anlise Horizontal, pois os olhos lem no sentido horizontal. Por exemplo:
Contas a receber 20X8 Ano 20X9 __________ __________ ndice = ___________ Contas a pagar 1,46 1,39 Ano 20X7 Ano
______ _____ ______ _____

1,50

A tendncia desse ndice piorar. Assim fizemos uma Anlise Horizontal. c) Anlise da taxa de retorno sobre o investimento Uma empresa constituda com fins econmicos tem, como maior objetivo, a finalidade de lucro. Portanto, s ter razo de continuidade se der lucro, ou seja, retorno do investimento dos scios (ou acionistas/quotistas). d) Anlise de outras demonstraes financeiras Como vimos, a anlise do BP e da DRE constitui-se parte fundamental do processo de ADF. Todavia, a anlise de outras demonstraes como DOAR, DFC e DVA enriquecem a interpretao da situao econmico-financeira da empresa. IV Estrutura das Demonstraes Financeiras As demonstraes financeiras so elaboradas para fins de divulgao da atividade das empresas. De acordo com o art. 176 da Lei 6.404/76, conhecida, tambm, como Lei das Sociedades por Aes (Lei das S.As.), obrigatria a publicao pelas companhias, ao final de cada exerccio social com durao de um ano (Hoji, 2009). As demonstraes financeiras de cada exerccio social devem ser publicadas acompanhadas dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. As sociedades formadas sob outras formas jurdicas tambm adotam a mesma estrutura do balano patrimonial e demonstraes do resultado do exerccio aplicvel a sociedades por aes, embora no as publiquem. 4.1. Balano Patrimonial (BP)

O BP um instantneo feito pelo contador do valor contbil da empresa numa data especfica, como se a empresa permanecesse esttica por um momento (Ross, 2008). O balano diz o que a empresa possui e como financiada. A definio contbil subjacente ao balano e que o descreve : ATIVOS = PASSIVOS + PATRIMNIO LQUIDO O balano possui dois lados: no lado esquerdo temos os ativos, e no direito, os passivos e o patrimnio. Em ambos os lados as contas so agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia e representa em ordem decrescente de grau de liquidez para o ativo e de exigibilidade para o passivo.
ATIVO TOTAL Bens Direitos PASSIVO TOTAL Passivo Exigvel Patrimnio Lquido

Resumidamente, o ativo representa os recursos aplicados em bens e direitos e o passivo e patrimnio lquido representam as fontes de recursos fornecidos por terceiros e acionistas, respectivamente. O quadro 4.1 apresenta as principais contas patrimoniais agrupadas de acordo com sua natureza. Quando o administrador analisa um balano, deve sempre preocupar-se com trs aspectos (Ross, 2008):

Liquidez contbil: refere-se facilidade e a velocidade com a qual os ativos podem ser convertidos em dinheiro. Sabendo-se que os ativos circulantes so os mais lquidos (caixa, contas a receber, estoque) e que os ativos fixos, representam os tipos menos lquidos (imveis, instalaes, equipamentos). Quanto mais lquidos os ativos de uma empresa, menor a probabilidade de que ela enfrente problemas para saldar suas dvidas a curto prazo. Convm ressaltar, que medida que uma empresa investe em ativos lquidos, ela sacrifica uma oportunidade de aplicar em veculos de investimentos mais rentveis. Endividamento: so obrigaes (passivo) da empresa que exigem pagamento dentro de um prazo estipulado. Correspondem a dvidas e so associados a encargos monetrios nominais fixos, ou seja, a um servio da dvida, cujo descumprimento coloca a empresa em situao de violao de um contrato. Em termos gerais, quando capta recursos de terceiros, a empresa d aos titulares de suas dvidas prioridade sobre seu fluxo de caixa.

Valor versus custo: O valor de mercado o preo ao qual, compradores e vendedores interessados, negociam os ativos. Ao passo que, custo a medida monetria do sacrifcio financeiro com o qual uma organizao tem de arcar. A tarefa da administrao financeira criar, na empresa, um valor superior a seu custo. Muitos usurios de demonstraes financeiras, incluindo administradores e investidores, querem saber qual o valor da empresa, e no seu custo.

Principais contas patrimoniais agrupadas (Hoji, 2009).


a) Ativo Circulante: So todos os bens e direitos que se convertem em dinheiro a

curto prazo. Em geral, so considerados de curto prazo, os valores realizveis (conversveis em dinheiro) at o final do exerccio social seguinte. As contas desse grupo podem ser agrupadas em quatro subgrupos:

Disponibilidades: so recursos que podem ser utilizados imediatamente, sem restries (caixa, bancos, aplicaes de liquidez imediata). Direitos realizveis a curto prazo: so recursos aplicados em direitos que podero ser convertidos em dinheiro no prazo de um ano (ttulos e valores mobilirios, duplicatas a receber, outras contas a receber, etc). Estoques: so compostos por bens agrupados de acordo com sua natureza e finalidade (mercadorias, matrias-primas, materiais de consumo, etc).

Despesas antecipadas: so recursos aplicados antecipadamente que, geram benefcios no exerccio seguinte (prmios de seguros a apropriar, assinaturas de jornais e revistas, comisses pagas antecipadamente, etc).

b) Ativo No Circulante: composto de direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte com natureza dos direitos do Ativo Circulante, ou seja, aquele que possui realizao mais longa ou de carter permanente. Dever ser desdobrado em:

Ativo realizvel a longo prazo: leva em considerao o prazo e a pessoa do devedor. Quanto ao prazo, classificam-se nesse grupo os direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte. Com relao pessoa do devedor, so classificveis nesse grupo os direitos derivados de adiantamentos, emprstimos e vendas a administradores, sociedades, etc.; Investimentos: composto de contas que no se destinam a manuteno das atividades operacionais da empresa, como por exemplo: Participaes acionrias, Obras de arte, Incentivos fiscais, Terrenos para futuras instalaes; Imobilizado: compe-se de bens e direitos que se destinam manuteno das atividades normais. Aqui podem ser listadas as Instalaes, Maquinas e equipamentos, Mveis e utenslios, Veculos, dentre outras; Intangvel: as empresas despendem recursos ou contraem obrigaes com a aquisio, o desenvolvimento, a manuteno ou aprimoramento de bens incorpreos ou intangveis, tais como conhecimento cientfico, licenas, propriedade intelectual, marcas, etc.

c) Passivo Circulante: as obrigaes exigveis a curto prazo, isto , at o final do

exerccio social seguinte ou at o final do ciclo operacional seguinte, podem ser agrupadas nos seguintes subgrupos:

Emprstimos e Financiamentos: so compostos, principalmente por contas representativas de financiamentos bancrios a curto prazo, Ttulos a pagar, Adiantamentos de contratos de cmbio e Encargos financeiros a pagar. Fornecedores: so representados pelas compras feitas no mercado nacional ou externo. Obrigaes Fiscais: composto, principalmente, pelas seguintes contas: ICMS, IPI, ISS, PIS, Cofins, Proviso para IR. Outras Obrigaes: compe-se de contas como: Salrios e ordenados a pagar, Encargos sociais a recolher, Adiantamento de clientes, Arrendamento mercantisl. Provises: so encargos e riscos que no tem data de pagamento fixadas ou seus valores no so conhecidos com exatido, mas so calculveis, mesmo

que seja por estimativa. So exemplos mais comuns: Dividendos propostos, Gratificaes e participaes a administradores e a empregados, Proviso para frias, Proviso para 13 e Riscos fiscais.
d) Passivo no Circulante: sero classificadas no passivo no circulante as

obrigaes cujo vencimento ultrapasse o perodo previsto para o passivo circulante e) Exigvel a Longo Prazo: nesse grupo so classificadas todas as obrigaes exigveis aps o trmino do exerccio social seguinte, ou aps o ciclo operacional seguinte. So classificadas nesse grupo contas como: Emprstimos e financiamentos, Debntures a pagar, Proviso para imposto de renda e Proviso para riscos fiscais.
f) Patrimnio Lquido: representa os recursos prprios da empresa. constitudo

pelos seguintes subgrupos:

Capital Social: representa os valores efetivamente integralizados pelos acionistas (ou scios). Reservas de capital: so valores recebidos pelas empresas e que no so exigveis e nem so receitas. Esse subgrupo pode ser composto pelas seguintes contas: Correo monetria do capital, Doaes, Prmios na emisso de debntures (ttulo emitido por uma sociedade annima para captar recursos, visando investimento ou financiamento de capital de giro. O portador de uma debnture um credor da empresa que a emitiu). Ajuste de Avaliao Patrimonial: Sero classificadas com ajustes de avaliao patrimonial, enquanto no computadas no resultado do exerccio, as contrapartidas de aumento e diminuio de valor atribudo a elementos do ativo e do passivo, em decorrncia da sua avaliao a valor justo; Reservas de lucros: so constitudas com lucros retidos para finalidades especficas. Os principais tipos de reservas desse subgrupo so: Reserva Legal: parcelas de 5% limitadas 20% do Capital Social Reservas Estatutrias: determinadas conforme estatuto da empresa (p/ex.: reserva para aumento de capital) Reservas para Contingncias: para compensar uma provvel perda ou prejuzo futuro. Reservas para expanso: para financiamento de investimentos Reservas de lucros a realizar: lucros apurados contabilmente e que no devero se realizar nem no prximo exerccio social

Aes em Tesouraria: Podero adquirir aes de sua emisso, para efeito de cancelamento ou permanncia em tesouraria, e posteriormente alien-las, as empresas abertas cujo estatuo social atribua ao conselho de administrao poderes para autorizar tal procedimento. Prejuzos Acumulados: so prejuzos remanescentes dos exerccios sociais incorporados ao Capital social para cobrir prejuzos em exerccios seguintes.

Demonstrao de Resultado do Exerccio (DRE) A demonstrao de resultado uma demonstrao contbil que apresenta o fluxo de receitas e despesas, que resulta em aumento ou reduo do patrimnio lquido entre duas datas (Hoji, 2009). Ou seja, mede o desempenho durante um perodo especfico, como por exemplo um ano. Ela deve ser apresentada de forma dedutiva, isto , inicia-se com a Receita operacional bruta e dela deduzem-se custos e despesas, para apurar o lucro lquido.

Principais contas da DRE


a) Receita Bruta: representa o valor das vendas a vista e a prazo de mercadorias ou

produtos, bem como de servios prestados, e inclui todos os impostos.

b) Deduo da Receita Bruta: esse grupo de contas deduz a Receita bruta para gerar a receita lquida. composta pelas seguintes contas:

Vendas canceladas: representam as mercadorias devolvidas, ou as vendas canceladas. Abatimentos: so os descontos concedidos a clientes. Impostos sobre vendas e servios: representam os impostos incidentes sobre as vendas e os servios, gerados por meio da emisso de notas fiscais e faturas (ex.: IPI, ICMS, ISS, PIS).

c) Receita Lquida: corresponde ao valor obtido pela Receita bruta deduzida das Vendas canceladas, Abatimentos e Impostos (RBV DRB). d) Custo dos Produtos Vendidos e Servios Prestados: e composto pelas seguintes contas:

Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): representa o valor correspondente parcela vendida das mercadorias adquiridas prontas para serem comercializadas. tpico das empresas comerciais, mas pode existir na industria quando esta exerce tambm atividade de revenda. calculado pela equao: CMV = Estoque Inicia + Compras Estoque Final. Custo dos Produtos Vendidos (CPV): representa a parcela vendida dos custos incorridos pela empresa em seu processo de fabricao. calculado pela equao: CPV = EIPA + CPP EFPA, onde: EIPA = Estoque inicial de produtos acabados CPP = Custo de produo do perodo EFPA = Estoque final de produtos acabados

Custo dos Servios Prestados (CSP): representa os custos incorridos para gerar os servios e composto pelos custos da mo-de-obra utilizada, dos materiais aplicados e outros gastos (depreciao, servios subcontratados).

e) Lucro Bruto: a diferena entre Receita Lquida e os Custos. calculado pela

equao: LB = RL C.
f) Despesas Operacionais: so necessrias para promover, vender e distribuir os

produtos, administrar a empresa e financiar as operaes. Seus principais subgrupos so:

Despesas de vendas: composta de despesas com pessoal de venda, comisses, propaganda, viagens e representaes;

Despesas gerais e administrativas: so gastos incorridos para administrar a empresa tais como: salrios e encargos sociais do pessoal administrativo, impostos e taxas, alugueis do escritrio; Despesas financeiras: so compostas de contas como, juros pagos ou incorridos, descontos concedidos, comisses bancrias, IOF; Outras receitas e despesas operacionais: so receitas e despesas no classificveis em subgrupos anteriores. So constiuidas basicamente de resultados de participao em outras sociedades (resultado de equivalncia patrimonial, dividendos recebidos, amortizao de gio ou desgio de investimentos).

g) Lucro Operacional: o valor obtido aps deduzir as despesas operacionais do

lucro bruto. calculado pela equao: LO = LB DO. h) Resultados no Operacionais: so despesas e receitas no relacionadas diretamente com o negcio da empresa. So constitudos basicamente de ganhos e perdas de capital proveniente de baixas ou vendas dos elementos do Ativo permanente. i) Proviso para Imposto de Renda e Contribuio Social: so calculados sobre o lucro real, que calculado com a adio de despesas no dedutveis e de outros valores passveis de tributao. j) Participaes e Contribuies: So calculados sobre o lucro aps o Imposto de Renda. k) Lucro ou Prejuzo Lquido: o resultado final do exerccio social, que fica disposio dos scios (ou acionistas) da empresa para ser distribudo e para constituir reservas de lucros. Se o resultado for prejuzo, poder ser compensado com lucros acumulados de exerccios anteriores ou reservas de lucro.
l) Lucro por Ao: uma informao que se refere ao valor do lucro lquido dividido

pelo nmero de aes. No Quadro 2.2, o nmero de aes existentes de 1000 e 100, respectivamente para os exerccios de 20X8 e 20X9. Demonstrao das mutaes do patrimnio lquido (DMPL)

A DMPL evidencia os fluxos que impactaram os saldos das contas do Patrimnio Lquido. Existem movimentaes que alteram e as que no alteram o saldo do PL. Esse efeito pode ser verificado na coluna Total de cada evento contbil.

Demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados (DLPA) Lucros Acumulados em 31/12/X8 (+) Lucro Lquido em 31/12/X9 Saldo disposio dos scios (-) Dividendos Lucros Acumulados em 31/12/X9 * 50.000 24.000 74.000 (14.000) 60.000*

Pela Lei n 11.638/07, para as empresas S.A. e de grande porte, o saldo desta conta dever ser zero, posto que os lucros ou prejuzos de cada exerccio devero ser totalmente destinados.

Por apresentar maior riqueza de informaes, o ideal substituir a DLPA pela DMPL. Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)

A DFC um dos principais relatrios contbeis para fins gerenciais (substituiu a Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos). A DFC evidencia as modificaes ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa) da companhia em determinado perodo, por meio de fluxos de recebimento e pagamento.

Como regra geral, temos:

Os aumentos no Ativo Circulante provocam uso de dinheiro (caixa); as redues do Ativo Circulante produzem caixa (origem de caixa); Os aumentos do Passivo Circulante evitam sada de mais dinheiro (aumento de caixa); as redues do Passivo Circulante significam que o pagamento foi feito, reduzindo o caixa (uso de caixa);

Para calcular as variaes lquidas, basta substituir o saldo anterior do saldo atual das contas do Circulante (Ativo e Passivo).

Atividades de Investimentos: refere-se ao no circulante. Quando uma empresa compra mquinas, aes, prdios, etc., reduz o caixa. Quando a empresa vende esses itens, aumenta o caixa; Atividades de Financiamento: os financiamentos podero vir dos proprietrios ou de terceiros.

Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) A Lei n 11.638/07 introduziu para todas as companhias abertas a obrigao da elaborao e divulgao da DVA. Esta, evidencia os componentes geradores do valor adicionado a sua distribuio entre empregados, financiadores, acionistas, etc.

A DVA evidencia quanto de riqueza uma empresa produziu, ou seja, quanto ela adicionou de valor a seus fatores de produo, e de que forma essa riqueza foi distribuda. Demonstrao das origens e aplicaes de recursos (DOAR) A DOAR identifica os fluxos financeiros que aumentaram ou reduziram o Capital Circulante Lquido, de um exerccio a outro, evidenciando a origem dos recursos e onde foram aplicados. Esta demonstrao no obrigatria pela Lei das S.A.

Capital circulante lquido (CCL) ou Capital de giro lquido: De maneira simplista, o ativo representa bens e direitos, ou seja, a parte que pertence empresa, e o passivo representa as obrigaes da empresa, ou seja, as dvidas da empresa. A parte que pertence efetivamente empresa a que sobre aps pagar as dvidas. Essa parte lquida, de curto prazo, chama-se CCL. calculado pela diferena entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.

De acordo com o BP, houve uma reduo do CCL em 20X9, calculada como segue (valores por 1000): Ativo circulante Passivo circulante Capital circulante lquido 31/12/20X9 31/12/20X8 Variao 1.301 1.107 194 757 474 283 . 544 633 (89)

A DOAR demonstra como ocorreu essa variao no CCL (quadro 4.7). 2.1.2. Documentos complementares (Hoji, 2009)
a) Notas explicativas: devem complementar as demonstraes contbeis. De acordo

com a Lei 6.404/76, pelo menos as seguintes notas (no se limitando a elas) devem ser publicadas:

Principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais e praticas contbeis adotadas, com relao a estoques, depreciao, amortizao, exausto, proviso para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a provveis perdas na realizao de elementos do ativo; Os investimentos relevantes em outras empresas; Os nus reais sobre ativos, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes; Os detalhamentos das dvidas de longo prazo e do capital social; As opes de compra de aes outorgadas e exercidas no exerccio; Os ajustes de exerccio anteriores; Os eventos subsequentes relevantes ocorridos aps a data de encerramento do balano.

b) Parecer da auditoria independente: a publicao desse parecer obrigatria para

diversos tipos de empresas, dentre elas: companhias de capital aberto, seguradoras, instituies financeiras, etc.
c) Relatrio da administrao: evidencia os negcios sociais e os principais fatos

administrativos ocorridos no exerccio, os investimentos em outras sociedades, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a poltica de distribuio de dividendos, a poltica de recursos humanos, a poltica da qualidade, a poltica de relacionamento com os fornecedores e clientes, anlise do setor, etc. 5. Anlise por meio de ndices O estudo sistemtico do comportamento da empresa pode ser feito pela comparao intertemporal, pela anlise dos conjuntos ou pelo estabelecimento de quocientes ou ndices. O mtodo de quocientes permite evidenciar relaes importantes, principalmente quando se aplica comparao entre vrias demonstraes da mesma empresa (Braga, 2009). O analista pode trabalhar com ndices ou percentuais. Por exemplo, 0,49 equivale a 49%. Os ndices da empresa podem ser classificados como: timo, bom, satisfatrio ou deficiente, ou compar-los com os ndices de outras empresas, ou com ndices do setor, publicadas pelas revistas especializadas (Hoji, 2009). Os quocientes (ou ndices) podem ser classificados em dois grandes grupos:
Quocientes estticos: aqueles que se referem situao da empresa em

determinada data, sendo extrados do BP;

Quocientes dinmicos: aqueles que se relacionam com os resultados do perodo. So extrados da DRE ou desta e do BP.

comum se utilizarem grficos indicativos das tendncias dos negcios. A Figura 5.1 exemplifica este fato.

Como natural, cada um dos mtodos citados apresente, na prtica, determinadas vantagens, desvantagens e limitaes, conforme o tipo de informao que por seu intermdio se pretende obter. Portanto, cabe ressaltar que a anlise por meio de indicadores, por si s, pode fornecer um retrato falso e deve ser usada em conjunto com uma anlise mais profunda dos negcios da empresa. 5.1. ndices de estrutura de capital (ou de endividamento) Por meio desses indicadores apreciaremos o nvel de endividamento da empresa. Estes, tambm nos informam, se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou prprios. Importa lembrar que os recursos de terceiros tem seu vencimento em maior parte a curto prazo. Endividamento a curto prazo, normalmente utilizado para financiar o AC; Endividamento a longo prazo, normalmente utilizado para financiar o ativo permanente.

Esses indicadores so teis em anlise de estrutura de capital. So calculados relacionando-se as fontes de capitais entre si e com o Ativo Permanente. Indicam o grau de dependncia da empresa com relao a capital de terceiros e o nvel de imobilizao do capital. Quanto menor o ndice, melhor (Hoji, 2009). Participao de capitais de terceiros sobre os recursos totais (PCT) Qualidade.
__________________________________ __________________________________

Exigvel total PCT =

_____________ ____________

280 + 150 = 430 + 400 0,52

PCT =

Exigvel total + Patrimnio lquido

Esse ndice relaciona os capitais de terceiros ou exigvel total (passivo circulante + exigvel a longo prazo) com os recursos totais obtidos para o financiamento do ativo. O ndice 0,52 significa que, para cada R$ 1,00 de recursos totais, o capital de terceiros participa com R$ 0,52. Em outras palavras, o capital de terceiros financia 52% do Ativo. Composio do Endividamento (CE) Quantidade.
__________________________________ __________________________________

Passivo circulante Exigvel total CE =

_____________ ____________

280

CE =

= 280 + 150 0,65

O ndice indica o quanto da dvida total vence no curto prazo. De acordo com o ndice, 65% da dvida da empresa vencem no curto prazo. Garantia do Capital Prprio ao Capital de Terceiros
__________________________________ __________________________________

Patrimnio Lquido Exigvel Total CE =

_____________ ____________

400

CE =

= 280 + 150 0,93

Para cada $ 1,00 de capital de terceiros, h $ 0,93 de capital prprio como garantia. Repare que esse ndice o contrrio do grau de endividamento. Imobilizao do capital prprio (ICP)
__________________________________ __________________________________

Ativo permanente ICP =

_____________ ____________

50 + 60 + 30 400 = 0,35

ICP =

Patrimnio lquido

Indica a parcela dos recursos prprios investidos em Ativo Permanente. 35% dos recursos prprios esto investidos em Ativo Permanente e, portanto, os restantes 65% dos recursos prprios esto sendo investidos em ativos realizveis. Imobilizao dos recursos no correntes (IRNC)
__________________________________ __________________________________

Ativo permanente

IRNC =

Patrimnio lquido + Exigvel a longo prazo

140 _____________ ____________ IRNC = 400 + 150 0,25

Informa quanto de recursos permanentes e de longo prazo est investido em Ativo Permanente. O calculo indica que 25% dos recursos permanentes e de longo prazo est imobilizado e, portanto, 75% desses recursos esto sendo utilizados por ativos realizveis. 5.2. ndices de liquidez Mostra a situao financeira da empresa. Como o valor se refere a vencimentos de diferentes datas, um valor com vencimento no primeiro dia de um ano pode estar sendo comparado em igualdade de condies com outro valor que vence no ltimo dia do mesmo ano. Os valores traduzidos a valores presente minimizam esse tipo de problema. Quanto maior o ndice, melhor (Hoji, 2009). So utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto , constituem uma apreciao sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo mdio. 5.2.1. Capacidade de pagamento a longo prazo ndice de Liquidez Geral (LG) (tambm conhecida com Liquidez Financeira) Mostra a capacidade de pagamento a longo prazo, considerando tudo o que ela converter em dinheiro (a curto e longo prazo), relacionando-se com tudo o que j assumiu com dvida (a curto e longo prazo):
Ativo circulante + Realizvel a longo prazo
__________________________________ __________________________________ _____________ ____________

650 + 40

LG =

Passivo circulante + Exigvel a longo prazo

LG =

= 280 + 150 1,60

Esse ndice indica a capacidade de pagamento de dvida no longo prazo. Significa que ela possui bens e direitos suficientes para liquidar os compromissos financeiros no longo prazo, pois para cada R$ 1,00 de dvida, possui R$ 1,60 de bens e direitos. Mas se a empresa apresentar problema financeiro no curto prazo, o ndice bom do longo prazo no ser vlido. O problema desse ndice que os diversos valores correntes de diferentes datas se misturam. As divergncias em datas de recebimento e de pagamento tendem a acentuar-se, quando analisamos perodos longos, ou seja, o recebimento do Ativo pode divergir consideravelmente do pagamento do Passivo; isso, sem dvida, empobrece o indicado. Todavia, se apreciarmos uma srie de vrios anos, a anlise ser enriquecida. Como os demais, a LG no deve ser vista isoladamente. 5.2.2. Capacidade de pagamento a curto prazo ndice de Liquidez Corrente (LC) (tambm conhecida como Liquidez Comum) Mostra a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo, por meio da formula:

__________________________________ __________________________________

Ativo circulante LG =

_____________ ____________

650 280 = 2,32

LC =

Passivo circulante

importante realar alguns aspectos relativos liquidez corrente: O ndice no revela a qualidade dos itens do Ativo Circulante; Tambm no revela a sincronizao entre recebimento e pagamentos; Os estoques sero realizados a valores de mercado e no de custo. Esse ndice considerado como o melhor indicador da capacidade de pagamento da empresa. Indica que a empresa tem R$ 2,32 de ativos conversveis em dinheiro no curto prazo para cada R$ 1,00 de dvida de curto prazo. Mas esse ndice tambm resultante de diversos valores correntes de diferentes datas. Observe, no ativo circulante, que o item que no cresceu de 20X8 para 20X9 o disponvel, enquanto o Duplicatas a receber e Estoque aumentaram. No obstante, houve crescimento do ndice de LC. Uma premissa deve ficar bem clara: nos casos em que ocorra a queda do ndice de LC nem sempre significa perda da capacidade de pagamento. Isoladamente, os ndices de LC superiores a 1,0, so positivos. Porm, conceituar ndices sem outros parmetros arriscado. Devemos considerar outros aspectos, tais como: Aspectos implcitos no ndice calculado (com por exemplo, os estoques, os quais tornam mais lenta a converso do AC em dinheiro); Ponderar sobre o ramo de atividade e as peculiaridades do negcio da empresa; A adoo de ndices-padro, que representam ndices mdios de diversas empresas do mesmo ramo de atividade, e que serviro de parmetro para comparao do ndice calculado. Dada a importncia desse indicado, h uma preocupao por parte dos responsveis pelas finanas da empresa em melhorar esse ndice. Vejamos duas situaes:

Quando o LC maior que um. Admita uma empresa na seguinte situao:


ATIVO CIRCULANTE Disponvel 9.000 Fornecedores Duplicatas a receber 30.000 Impostos a recolher Estoques 12.000 20.000 PASSIVO CIRCULANTE

Total

11.000 Outras dvidas 50.000 Total

8.000 40.000

O ndice de LC de 1,25 (50.000/40.000). Como melhor-lo: se a empresa pagar $ 15.000 de suas dvidas, o AC passaria para $ 35.000 (50.000 15.000) e o PC para R 25.000; o ndice de LC ser de 1,40 (35.000/25.000). Como conseguir os $ 6.000 restantes. Uma soluo seria o estmulo aos seus clientes para liquidar as duplicatas com antecedncia. Outra alternativa seria o Desconto de duplicatas. Todavia o ndice de LC passaria apenas para 1,32

Quando a LC menor que um. Admita uma empresa na seguinte situao:


ATIVO CIRCULANTE Disponvel 1.000 Fornecedores Duplicatas a receber 6.000 Impostos a recolher Estoques 2.000 Emprstimos Outras dvidas Total 9.000 Total 18.000 7.000 3.000 6.000 2.000 PASSIVO CIRCULANTE

O ndice de LC de $ 0,50 (9.000/18.000) considerado excessivamente baixo. Como melhor-lo: realizando a aquisio de $ 8.000 de estoque a prazo (aumenta $ 8.000 o estoque e $ 8.000 em fornecedores). Assim o AC fica $ 17.000 (9.000 + 8.000) e o PC fica sendo de $ 26.000 (18.000 + 8.000). Dessa forma o novo ndice ser aumentado para 0,65 (17.000/26.000). ndice de Liquidez Seca (LS) Se a empresa sofresse uma total paralisao de suas vendas, ou se seu estoque se tornasse obsoleto, quais seriam as chances de pagar suas dvidas com disponvel e duplicatas a receber?
Ativo circulante Estoques Despesas do exerccio seguinte LS =
__________________________________ __________________________________ _____________ ____________

650 420 0 280 = 0,82

Passivo circulante

LS =

Para cada $ 1,00 de PC, a empresa dispe de $ 0,82 de Disponvel + Duplicatas a receber. Observa-se que com exceo dos Estoques e Despesas do exerccio seguinte, todos os outros itens do Ativo Circulante (duplicadas a receber, Aplicaes de liquidez imediata, saques de exportao, impostos a recuperar...) podem ser convertidos em dinheiro com relativa facilidade antes do prazo normal da realizao. Para continuar operando a empresa precisa de estoques, e este so mais difceis de ser transformado em dinheiro imediatamente, ela consegue recursos para liquidar 82% das dvidas de curto prazo. Nem sempre um ndice de LS baixo sinnimo de situao financeira apertada. necessrio comparar com ndices do mesmo ramo de atividade (ndices-padro) para conceituar qualquer ndice. 5.2.3. Capacidade de pagamento em prazo imediato ndice de Liquidez Imediata (LI) Mostra o quanto dispomos imediatamente para saldar nossas dvidas de curto prazo. Para efeito de anlise, um ndice sem muito realce, pois relacionamos dinheiro disponvel com valores, que vencero em diversas datas, embora a curto prazo.
__________________________________ __________________________________

Disponvel LI =

_____________ ____________

10

LI =

Passivo circulante

280

= 0,04

Indica quanto a empresa possui de recursos imediatamente disponveis para liquidar compromissos de curto prazo. As disponibilidades so recursos imediatamente disponveis. Neste exemplo, a empresa possui R$ 0,04 de disponibilidades para cada R$ 1,00 de Passivo circulante. 5.3. ndices de rotao (ou ndices de atividade) Ou Giros, so calculados relacionando-se os elementos patrimoniais com os itens da DRE e evidenciam o prazo de renovao dos elementos patrimoniais dentro de determinado perodo. Fornece informaes sobre aspectos de gesto da empresa, tais como as polticas de estocagem, financiamento de compras e financiamento de clientes (Hoji, 2009). Nesse grupo, vamos estudar quantos dias a empresa demora, em mdia, para receber suas vendas, para pagar suas compras e para renovar seu estoque. Para fins de anlise, quanto maior for a velocidade de recebimento de vendas e de renovao de estoque, melhor. importante lembrar que:

Esses ndices no refletem a realidade, se aplicados em empresas que no tem Compras e Vendas uniformes durante o ano, ou seja, no adequado para empresas com vendas sazonais ou compras espordicas. Se a empresa tem vendas e compras regulares, uniformes no ano, numa economia com baixa inflao, possvel trabalhar com os valores finais de Estoques, Duplicatas a receber e Compras e Fornecedores. Se, por um lado, vamos utilizar Vendas, Compras e Custo das vendas (contas da DRE), por outro, para clculo dos prazos mdios, utilizaremos Duplicatas a receber, Fornecedores e Estoques, respectivamente (contas do BP). Se a empresa est cada vez mais com dificuldades financeiras, pode ser que o prazo de recebimento esteja muito defasado em relao ao prazo de pagamento, ou ainda que o giro de estoque seja lento, enquanto o prazo de pagamento das compras rpido. Os exemplos a seguir apresentados referem-se aos dados do perodo (n) de um ano. Portanto, a varivel n das frmulas ser substituda por 365 dias. Giro dos Estoques (GE) e Prazo mdio de estocagem (PME)
__________________________________ __________________________________

Custo dos produtos vendidos Saldo mdio de estoques

_____________ ____________

650

GE =

GE = (390 + 420) =2 / 1,60

__________________________________ __________________________________

Saldo mdio de estoques

(390 + 420) / 2
__________ __________

PME =

Custo dos produtos vendidos / n

PME = = 228 650 / 365 dias dias

A empresa apresenta o giro de estoques de 1,60 vezes o prazo mdio de estocagem de 228 dias em 20X9. O PME pode ser calculado dividindo-se o nmero de dias do perodo pelo giro ocorrido nesse perodo. Assim, o PME = 365 dias / GE 365 / 1,60 = 228 dias, o que significa que os estoques completam o giro a cada 228 dias (desde a compra at a venda). As empresas procuram aumentar o giro dos estoques, pois quanto mais rpido vender o produto, mais o lucro aumentar. Esse raciocnio vlido desde que a margem de contribuio seja positiva e o aumento do giro no implique custos extras em volume superior ao ganho obtido pelo aumento do giro. Giro das contas a receber (GCR) e Prazo mdio de recebimento de vendas (PMRV)
Receita operacional bruta Devolues e abatimentos GCR =
__________________________________ __________________________________

_____________ ____________

800 + 6 0

Saldo mdio de contas a receber Saldo mdio de contas a receber

GCR = (150 + 220) =2 / 4,36 (150 + 220) / 2


__________ __________

________________________________ ________________________________

PMRV = (Receita operacional bruta Devolues e abatimentos) / n

PMRV = (806 0) / 365 = 84 dias dias

Obs.: Saldo mdio de contas a receber: 31/12/ X8 Duplicatas a Receber 150 Saques de exportao 0 (-) Proviso p/ dev. 0 duvidosos 150

31/12/X9 220 0 0 220

O PMRV pode ser calculado diretamente dividindo-se 365 dias pelo GCR. Assim, o PMRV = 365 dias / GCR 365 / 4,36 = 84 dias. A empresa apresenta um giro de 4,36 em 20X9, o que significa que as duplicatas e saques de exportao (deduzidos das provises para devedores duvidosos) so recebidos, em mdia, a cada 84 dias. Alguns aspectos sobre o PMRV: Quando falamos de PMRV, no estamos considerando apenas as vendas a prazo, mas o total de vendas. O total de vendas a ser utilizado para o clculo do PMRV a receita bruta, deduzida de Devolues (incluindo IPI, ICMS, etc.) e o total de Duplicatas a receber (sem excluir Proviso para devedores duvidosos e Duplicatas descontadas). Prazo mdio de pagamento de fornecedores (PMPF) Tenha em sempre em mente um problema que surge para o clculo do PMPF o valor de compra j que a DRE no a destaca, mas apenas os Custos das vendas.
________________________________ ________________________________

Saldo mdio de fornecedores Compras brutas / n

(200 + 220) / 2
__________ __________

PMPF =

PME = = 173 442 / 365 dias dias

O valor das Compras brutas deve ser extrado de registros internos, pois no esto evidentes em demonstraes contbeis de publicao obrigatria, em caso de indstria. Estimando que o custo dos materiais corresponda a 65% do Custo de produo, pode-se efetuar o seguinte clculo:
Custo dos produtos vendidos (+) Estoque final (-) Estoque inicial (=) Compras Total 650 420 (390) 680 65% 423 273 (254) 442

Frequentemente o prazo mdio de pagamento de fornecedor comparado com o prazo mdio das contas a receber. A empresa compra com prazo de 173 dias e vende com prazo de 84. Deve-se levar em considerao que os valores das vendas so geralmente maiores do que os valores das compras. Posicionamento de Rotao (PR) (ou posicionamento de atividade)
PR = 1 PME + PMRV
__________ __________

PR =

__________ __________

= 1,80 228 + 84 173

PMPF

O ideal seria que a empresa atingisse uma posio em que a soma do PME como o PMRV fosse igual ou inferior ao PMPF. Dessa forma, a empresa poderia vender e receber a mercadoria adquirida para, depois, liquid-la junto a seu fornecedor. Nem sempre trazer esse ndice em situao favorvel (inferior a 1) tarefa fcil. No entanto, no resta dvida de que melhorar esse ndice deve ser uma meta que a empresa estar sempre perseguindo. Nesse caso, a empresa demora para vender (PME) e, para receber suas vendas (PMRV). O prazo de 312 dias corresponde ao seu Ciclo Operacional. Os 173 dias correspondem ao prazo no qual paga suas compras. Observe que a empresa nem vendeu ainda (PMRV = 228 dias) e j precisou pagar salrios, aluguel, fornecedores, etc. Isso evidencia problemas de capital de giro.
Equivalente ao Ciclo Operacional = 312 dias PME = 228 dias PMRV = 84 dias

PMPF = 173 dias

Ciclo Financeiro

O perodo de 139 dias que a empresa pagaria antes de receber as vendas, conhecido como Ciclo Financeiro, significa necessidade de capital de giro. Giro do Ativo Operacional Circulante (GAOC) e Prazo Mdio de Realizao de Ativo Operacional (PMAO)
Receita operacional bruta Devolues e abatimentos GAOC =
________________________________ ________________________________ __________ __________

806 0

Saldo mdio do ativo operacional circulante Saldo mdio de fornecedores Compras brutas / n

GAOC = (540 640) / 2 = 1,37 dias (540 + 640) / 2


_________ _________

________________________________ ________________________________

PMAO =

PMAO (806 0) / 365 = = 267 dias dias

Obs.: saldo fornecedores

mdio

dos 20X8 150 0 0 0 390 0 540 20X9 220 0 0 0 420 0 640

Duplicatas a receber Saques de exportao (-) Proviso p/ devedores duvidosos Impostos a recuperar Estoques Prmios de seguros a apropriar

O GAOC e PMAO podem ser calculados com base em receita lquida ou receita bruta. O GAOC, expressa quantas vezes o Ativo operacional circulante se renovou pelas vendas. Suas contas tm caractersticas permanentes, portanto, devem ser reduzidos ao mnimo. O PMAO, expressa o nmero de dias que o Ativo operacional circulante demora para transformar-se em dinheiro. Esse prazo mdio deduzido do prazo mdio de pagamento de passivo operacional o ciclo financeiro. Pode-se calcular tambm o giro do ativo operacional total (soma do ativo operacional circulante e ativo permanente). 5.4. ndices de rentabilidade Os indicadores anteriores abrangem mais os aspectos financeiros na anlise das empresas. A seguir apreciaremos os aspectos econmicos. Portanto, nossa ateno estar concentrada na gerao dos resultados (na DRE). Medem quanto esto rendendo os capitais investidos. Evidenciam o sucesso ou o insucesso empresarial. So calculados, geralmente, sobre receitas lquidas (alguns ndices j podem ter sido calculados em anlise vertical), mas pode ser interessante calcular sobre as Receitas brutas deduzidas somente das vendas canceladas e abatimentos (Hoji, 2009). Margem Bruta (MB)
________________________________ ________________________________

Lucro bruto MB =

_________ _________

150 = 800 0,19

MB =

Receita operacional lquida

Indica quanto a empresa obtm de Lucro bruto para cada R$ 1,00 de receita lquida. Com 19% de Lucro bruto, a empresa precisa cobrir outras despesas e ainda gerar lucro. Margem Lquida (ML)
________________________________ ________________________________

Lucro lquido MB =

_________ _________

24

ML =

Receita operacional lquida

= 800 0,03

Indica qual foi o Lucro lquido em relao Receita operacional lquida. Mostra que, em 20X9, aps descontados todos os custos e despesas, sobraram 3% das vendas lquidas da empresa. O poder de ganho da empresa: para casa $ 1,00 investido h um ganho de $ 0,03. Isso significa que, em mdia, haver uma demora de 33 anos para que a empresa obtenha de volta seu investimento. Rentabilidade do Capital Prprio (RCP)
________________________________ ________________________________

Lucro lquido

____________ ___________

24

RCP =

Saldo mdio do patrimnio lquido

RCP = (350 + 400)0,06 = /2

Informa quanto rende o capital aplicado na empresa pelos proprietrios. Em 20X9, a empresa gerou lucro lquido de R$ 24 mil, ou seja, 6% sobre o capital mdio investido pelos acionistas ou scios. O poder de ganho dos proprietrios: para cada $ 1,00 investido pelos proprietrios h um ganho de $ 0,06. Isso significa que, em mdia, demorar 17 anos para que os proprietrios recuperem seus investimentos. Rentabilidade da empresa versus Rentabilidade do empresrio (ML x RCP) A rentabilidade medida em funo dos investimentos. As fontes de financiamento do Ativo so Capital prprio e Capital de terceiros. A administrao adequada do Ativo proporciona maior retorno para a empresa. Admitamos o balano abaixo:
ATIVO Circulante 650 Capital de terceiros No (imob.) Total Circulante 180 Patrimnio Lquido 830 Total 400 830 430 PASSIVO

O gerente de um banco ofereceu um crdito de $ 700.000 por um ano, renovvel. Admitindo-se que a empresa aceite. O gestor pressupe que a melhor alternativa um acrscimo no lucro de $ 50.000, se aplicar $ 400.000 no Circulante e $ 300.000 no Ativo No Circulante (imobilizado). O Balano Patrimonial ficaria assim:
ATIVO PASSIVO

Antes Circulante No Circulante Total 650 400 180 300 830

Depo is

Antes

Depoi s

+ 1.050 Capital terceiros 480 + Patrimnio 1530 Lquido Total

de 430 700

1.130 400

400 + 0 1.530 830

O quadro dos ndices seria:


Administrado r Liquidez AC PC Endividamen to 650 = 1,51 430 1.050 = 0,93 1.130 Piorou Frmula Antes do Depois do Resultado emprstimo emprstimo

CT Passivo Total

430 = 0,52 830

1.130 = 0,74 1.530

Piorou

Rentabilidad e

LL Ativo

24 = 0,03 830

24 + 0,05 1.625

50

= Continua muito baixa.

Empresrio (RPC)

LL PL

24 = 0,06 400

24 + 0,19 400

50

= Melhorou

Veja que, nesse caso, para o proprietrio, a aquisio do emprstimo bom negcio, pois aumenta a rentabilidade de 6% para 19%, reduzindo o prazo para retorno do investimento para cinco anos. Todavia, do ponto de vista do analista, cai a liquidez, aumenta o

endividamento e, embora o retorno do investimento caia para 20 anos, continua demasiado longo. Esse emprstimo faria o proprietrio mais rico e a empresa mais pobre.

VI. Anlises: Vertical e Horizontal A anlise de balanos feita, basicamente, com os dados do balano patrimonial e da demonstrao de resultado. Outras demonstraes contbeis legalmente obrigatrias (e as no obrigatrias, como a demonstrao de fluxo de caixa) auxiliam na anlise da situao patrimonial e financeira da empresa (Hoji, 2009). importante notar que antes de iniciar a anlise de balanos existem alguns procedimentos que devem ser aplicados, como por exemplo: a reclassificao das demonstraes contbeis; a separao das contas do ativo e do passivo em Operacionais e No operacionais; na Demonstrao de resultado, as Despesas e receitas financeiras devem ser separadas do grupo de Despesas operacionais e a eliminao dos efeitos inflacionrios das demonstraes. Essas informaes podem ser facilmente conseguidas com o profissional de contabilidade da empresa e podem ser observadas nos Quadros 6.1, 6.2 e 6.3. Em geral, so realizadas trs principais anlises no balano patrimonial (Hoji, 2009):

Anlise por meio de ndices: consiste em relacionar contas e grupos de contas para extrair concluses sobre tendncias e situaes econmico-financeiras da empresa (vista na unidade anterior). Anlise vertical: facilita a avaliao da estrutura do ativo e do passivo, bem como a participao de cada item da DRE na formao lucro ou prejuzo;

Anlise horizontal: tem a finalidade de evidenciar a evoluo dos itens das demonstraes contbeis, por perodos.

6.1. Anlise Vertical Ou Anlise por coeficiente, aquela atravs da qual se compara cada um dos elementos do conjunto em relao ao total do conjunto. Ela evidencia a porcentagem de participao de cada elemento do conjunto. A seu respeito podemos destacar: O calculo do percentual de participao dos itens do Ativo e do Passivo feito dividindo-se o valor de cata item pelo valor do Ativo ou do Passivo. O calculo do percentual de participao relativa dos itens da DRE feito dividindose cada item pelo valor da Receita Lquida, que considerada como base. Como exemplo, pode-se verificar que, conforme o Quadro 6.1, houve pequenos aumentos do percentual do grupo do Ativo Circulante em 31/12/X8 e em 31/12/X9, mas o percentual do item Duplicatas a receber apresentou aumento significativo nessas datas em relao a 31/12/X7. No Quadro 6.3, pode-se verificar que houve melhora do Lucro bruto em 20X8 (46,0%) e 20X9 (50,0%), em relao a 20X7. 6.2. Anlise Horizontal Ou Anlise por meio de nmeros-ndices, tem por finalidade evidenciar a evoluo dos itens das demonstraes financeiras ao longo dos anos. A seu respeito podemos destacar:

Que para efeito de clculo necessrio que se tenha pelo menos dois BPs e duas DREs; Se calculam os nmeros-ndices estabelecendo o exerccio mais antigo como ndice-base 100; Podem ser calculados tambm, aumentos anuais. No Quadro 6.3, os indicadores dos exerccios encerrados em 31/12/20X8 e em 31/12/20X9 foram calculados em relao a dados do exerccio encerrado em 31/12/20X7.

Tomando-se como exemplo o saldo do Ativo circulante, em 31/12/X8, o aumento da participao desse grupo no total do ativo foi relativamente pequeno (de 47,3% para 50,6%), mas houve um crescimento de 19,0% em valores absolutos. No caso do Lucro bruto, os pequenos aumentos anuais de participao relativa desse item (4,9% em 20X8 e 4,0% em 20X9) significam aumentos excelentes em 20X8 (61,1%) e 20X9 (109,9%), ambos em relao ao exerccio-base 20X7. As tcnicas utilizadas em anlise horizontal apresentam algumas limitaes:

a) Quando o valor do item correspondente no exerccio-base nulo, o ndice no pode ser calculado pela forma proposta, pois os nmeros no so divisveis por zero. Nesses casos, podem ser analisadas variaes em valores absolutos. b) Quando o exerccio-base apresenta um nmero negativo e no exerccio seguinte o nmero fica positivo (e vice-versa), matematicamente, calculvel, mas o resultado deve ser tratado com bastante cuidado, para no ocorrerem interpretaes equivocas da evoluo.

You might also like