You are on page 1of 2

NGULOS: Classificao Reto = 90 Obtuso >90 Agudo < 90 Raso = meia volta = 180 Complementares: soma dos ngulos

= 90 Suplementares = soma dos ngulos = 180 Replementares = soma dos ngulos = 360

CLASSIFICAO DOS TRINGULOS Quanto aos lados: Eqiltero - lados iguais Issceles dois lados iguais Escaleno lados desiguais Quanto aos ngulos: Retngulo um ngulo reto _ 90 Acutngulo trs ngulos agudos Obtusngulo um ngulo obtuso

PONTOS NOTVEIS DO TRINGULO Definies: Incentro do tringulo o centro da circunferncia inscrita no tringulo. Este ponto a interseco das bissetrizes dos ngulos internos do tringulo. Circuncentro do tringulo o centro da circunferncia circunscrita no tringulo. Este ponto a interseco das mediatrizes dos lados do tringulo. Baricentro ou centro de gravidade do tringulo. Este ponto a interseco das medianas do tringulo. Ortocentro do tringulo. Este ponto a interseco das alturas do tringulo. Bissetriz - o lugar geomtrico dos pontos do plano que eqidistam de duas retas do mesmo plano. Este lugar geomtrico uma reta que divide um ngulo em dois ngulos iguais. Mediatriz - o lugar geomtrico dos pontos do plano que eqidistam de dois pontos do mesmo plano. Este lugar geomtrico uma reta que divide um segmento em dois segmentos iguais, determinando sobre este o seu ponto mdio. Mediana - o segmento de reta que une um vrtice ao ponto mdio do lado oposto a ele.

Exerccios 1. Determinar o incentro do tringulo ABC. traar a bissetriz do ngulo em A traar a bissetriz do ngulo em B a interseco destas duas bissetrizes o incentro do tringulo ABC 2. Inscrever uma circunferncia no tringulo ABC. Para traar uma circunferncia no basta saber o seu centro, necessrio conhecer tambm o seu raio. Para determinar o raio da circunferncia inscrita no tringulo deve-se traar, pelo incentro, uma perpendicular qualquer lado do tringulo. Com centro do compasso no incentro do tringulo marcar dois pontos, eqidistantes dele, sobre um dos lados traar a mediatriz do segmento limitados por estes dois pontos o raio da circunferncia inscrita no tringulo o segmento da perpendicular limitado pelo incentro e pelo ponto da interseco da perpendicular com o lado do tringulo. 3. Determinar o circuncentro do tringulo ABC traar a mediatriz do lado AB traar a mediatriz do lado AC a interseco destas duas mediatrizes o circuncentro do tringulo ABC 4. Circunscrever uma circunferncia no tringulo ABC. O centro da circunferncia circunscrita no tringulo circuncentro deste e o raio a distncia dele a qualquer vrtice do tringulo 5. Determinar o baricentro do tringulo ABC. traar a mediana AM1 traar a mediana BM2 a interseco destas duas medianas o baricentro do tringulo ABC 6. Determinar o ortocentro do tringulo ABC. traar a altura relativa ao lado AB traar a altura relativa ao lado AC a interseco destas duas alturas o ortocentro do tringulo ABC 7. Desenhar um tringulo escaleno cujos lados medem 5,0 cm, 3,0 cm e 6,0 cm. 8. Desenhar um tringulo retngulo de hipotenusa = 6,5 cm e altura = 2,0cm. 9. Desenhar um tringulo retngulo de hipotenusa = 6,5 cm e um dos cateto = 3,0cm. 10. Desenhar um tringulo retngulo de hipotenusa = 6,5 cm e um ngulo medindo 37,5. 11. Desenhar um tringulo retngulo issceles de hipotenusa = 6,5 cm. 12. Desenhar o tringulo issceles de base = 6,5 e altura = 4,0cm. 13. Desenhar o tringulo do qual so conhecidos o incentro I, o vrtice A e vrtice B: Dados: AB = 7,0 cm AI = 5,5 cm BI = 3,0 cm 14. Desenhar o tringulo issceles de base = 6,5 e ngulo oposto base . Dados: (3, 3.5)

You might also like