O processo

O princípio fundamental da secagem por congelamento a vácuo é a sublimação, que transforma um sólido diretamente em gás. Assim como a evaporação, a sublimação acontece quando uma molécula ganha energia necessária para ficar livre das moléculas à sua volta. A água irá sublimar do estado sólido (gelo) para o gasoso (vapor) quando as moléculas tiverem energia suficiente para ficarem livres, mas sem condições de formar líquidos. Existem dois fatores que determinam em qual fase (sólido, líquido ou gás) uma substância ficará: calor e pressão atmosférica. Para que uma substância fique em uma fase particular, a temperatura e pressão precisam estar em um certo intervalo. Sem estas condições, aquela fase da substância não consegue se formar. O gráfico abaixo mostra os valores necessários de pressão e temperatura nas diferentes fases da água.

Você pode ver no gráfico que a água tem uma forma líquida ao nível do mar (onde a pressão é de 1 atmosfera [atm]) se a temperatura estiver entre o ponto de congelamento (0°C) e o ponto de ebulição (100°C) no nível do mar, mas se você aumentar a temperatura para mais do que 0°C, mantendo a pressão abaixo de 0,06 atm, a água ficará quente suficiente para derreter, mas não terá a pressão para formar um líquido, portanto ela se transformará num gás. É exatamente isto que uma máquina de secagem por congelamento a vácuo faz. Ela consiste de uma câmara com várias prateleiras anexadas às unidades de aquecimento, uma serpentina de congelamento conectada a um compressor de um refrigerador e uma bomba de vácuo.

Os antigos Incas do Peru usavam os picos com que o ar saia da câmara. a máquina faz o compressor funcionar. A secagem por congelamento a Em seguida. . de alguma forma. nestas grandes pressão está muito baixa. do mesmo vácuo e do freezer do refrigerador. O processo demora. As temperaturas fazendo com que o gelo mude de fase. você coloca o material a ser conservado (sem estar congelado) nas prateleiras. que por sua vez sai da câmara de secagem por estragasse. abaixando a pressão das montanhas dos Andes como atmosférica para menos de 0. As unidades de conservadores naturais de aquecimento aplicam um pouco de calor nas prateleiras. o que poderia. abaixando a temperatura da câmara. estragando-o. O material se congela (estado sólido).Uma máquina simplificada de secagem por congelamento a vácuo Na maioria das máquinas. como um conceito geral. mesmo ela ainda tecnologia estando presente. o gelo se transforma em vapor altitudes evitavam que o alimento d'água. o que separa a água A versão de baixa de tudo ao seu redor num nível molecular. alimentos. jeito que a água se condensa em gelo num dia muito frio (veja Como funcionam as geladeiras para obter mais informações sobre condensadores e serpentinas de congelamento). Isto continua durante horas (ou até dias) enquanto o material seca gradativamente. passando pela serpentina de forma que uma máquina de congelamento. a máquina liga a bomba de vácuo para fazer existe há séculos. Quando você fecha a câmara e inicia o processo. Uma vez que a extremamente frias e a baixa pressão. porque o superaquecimento do material pode mudar significativamente sua composição e estrutura. da mesma congelamento a vácuo. acelerar o processo de sublimação pode produzir mais vapor d'água do que o sistema de bombeamento consegue remover (dentro de um certo período) da câmara. hidratar novamente o material. O vapor d'água se condensa (na forma de secagem por congelamento a gelo sólido) sobre a serpentina de congelamento. vácuo.06 atm. Além disso.

o material pode ficar numa prateleira por vários anos sem estragar. ele é fechado numa embalagem sem umidade. . Se tudo der certo. o material passará pelo processo todo praticamente sem ser alterado. até que seja restaurado a seu estado original com um pouco de água. normalmente com um material que absorva oxigênio.Uma vez que o material tenha sido suficientemente seco. Enquanto a embalagem estiver segura.