You are on page 1of 15

Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto Av.

lvaro Ramos, 366 Belm So Paulo SP CEP 03058-060 Fone: (11) 2696-3200 Fax: (11) 2693-1919 acolhe@acolhe.org.br www.acolhe.org.br Prmio Bem Eficiente 2000, 2003 e 2006

So Paulo, novembro 2011.

Prezados Senhores,

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto quer promover suas aes socioeducacionais a partir do Respeito Absoluto Dignidade Humana com Valores Cristos de Solidariedade, Acolhida, Fraternidade e Justia Social. Atende diariamente mais de 7.500 crianas, adolescentes e jovens, 500 pessoas adultas em situao de rua e 120 idosos, em suas 57 unidades descentralizadas, que abrangem aproximadamente 117,19 Km da Zona Leste da Cidade de So Paulo. Destacamos, ainda, os programas: A Gente na Rua - agentes comunitrios de sade que trabalham com pessoas em situao de rua e Acompanhante Comunitrio do Idoso - promove a sade de idosos, moradores das regies da Mooca e Vila Bertioga. Esta campanha tem como objetivo o levantamento de fundos para o desenvolvimento os projetos: Esporte e Dana = Sentido e Possibilidades e Construindo Saberes na Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes. Os projetos pretendem atingir 2790 crianas e adolescentes de 06 a 15 anos e 981 profissionais (que atendem 12.555 usurios, aproximadamente), respectivamente, por meio de oficinas de dana e de Educao Fsica, do aprendizado da Capoeira; de estratgias e aes ao acesso a polticas pblicas de qualidade que garantam os direitos humanos de crianas, adolescentes, jovens e suas famlias. O Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente FUMCAD o mecanismo institudo para alocar recursos em programas e projetos de ateno dos Diretos das Crianas e dos Adolescentes, como determinado Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei Federal n 8.069/90). Os programas e projetos so implementados por meio de aes conjuntas e articuladas entre entidades nogovernamentais e governamentais. O seu Imposto de Renda a principal fonte de captao de recursos do FUMCAD da Cidade de So Paulo, e sua utilizao no traz nus a quem contribui.
-1-

O Fundo, criado em So Paulo pela Lei n. 11.247, busca congregar esforos, mediante a participao voluntria no desenvolvimento de programas aprovados pelos Fundos. A participao atravs de contribuies em valores poder ser, a seu critrio, na forma de mltiplas contribuies durante o ano ou contribuio nica anual. O valor captado ser depositado na conta corrente n. 5738-X, na Agncia 1897-X, do Banco do Brasil - Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, com indicao do CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO como beneficirio. E, de acordo com o Pargrafo 3; Inciso IV, do Artigo 3 do Decreto 45.135/03 e Pargrafo 1, do Artigo 5 da Resoluo 77 do CMDCA, 10% do valor captado ser reservado para financiamento de outros projetos aprovados pelo CMDCA/SP.

fcil doar! Por meio desse mecanismo de renncia fiscal, as empresas (PJ) podem destinar 1% e as pessoas fsicas (PF) 6% do Imposto de Renda devido, seguindo as instrues passo a passo e o modelo de documento, anexo.

-2-

ESPAO DE DIVULGAO

A sua participao nos projetos poder: Ser divulgada nas aes de Responsabilidade Social / Balano Social da empresa; Ter o logo da empresa na home do site e/ou Selo empresa parceira e solidria; de

Ter o reconhecimento da parceria outros veculos de comunicao, como apresentaes, folhetos institucionais, relatrios, etc.; Receber palestras na empresa, apresentaes artsticas/culturais e/ou subsdios produzidos pelo BOMPAR para sensibilizao em questes de interesse pblico; Fazer visita ao(s) projeto(s) apoiado(s).

O projeto Esporte e Dana = Sentido e Possibilidades pretende:


Estimular: I. o desenvolvimento de convivncia em grupo; relaes de afetividade, sociabilidade e

II. a tomada de conscincia de suas potencialidades e limites, respeitando a si prprio e aos outros em suas diferenas; III. o desenvolvimento do respeito aos pontos de vistas distintos, valorizando o trabalho cooperativo e o dilogo para resolver conflitos; Oportunizar aquisies para a conquista da autonomia, cidadania e fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios; Envolver a famlia nas atividades desenvolvidas com as crianas e adolescentes, visando o fortalecimento das relaes intrafamiliares.

-3-

O projeto

Construindo Saberes na Promoo, Proteo e Defesa do Direito de

Crianas e Adolescentes compreende: Eixo 1: Promoo dos direitos e defesa no enfrentamento das violaes de direitos humanos de crianas e adolescentes e suas famlias Implementar um Plano de Formao Continuada para: a) atuao dos profissionais nas polticas pblicas para crianas, adolescentes e jovens e suas famlias; b) fortalecimento dos vnculos familiares em relao proteo integral de crianas, adolescentes e jovens em vista da convivncia familiar e comunitria.

Estimular as equipes dos profissionais na promoo do desenvolvimento integral da criana, do adolescente e do jovem, de modo a fortalecer a autoestima e o senso de superao nas dificuldades e adversidades (resilincia) e a autonomia na elaborao do seu projeto de vida, a solidariedade e a vida comunitria. Eixo 2: Participao dos grupos beneficirios (direto e indireto) nos espaos de defesa de direitos Fomentar estratgias e mecanismos que facilitem a expresso livre de gestores e educadores, crianas, adolescentes, jovens e suas famlias, a participao organizada, considerando a peculiaridade de cada pblico, em espaos construtores de cidadania e processos de formulao, deliberao, monitoramento e avaliao de polticas pblicas. Acreditamos que nossos Programas tm sido porta de entrada para muitas vidas. Empresas e pessoas com esta disponibilidade e solidariedade so, para ns, luz que ilumina e nos auxilia a transformar tantas vidas, a proporcionar s crianas, aos adolescentes e aos jovens um ambiente de referncia para relaes de afetividade, favorvel ao desenvolvimento de suas habilidades. Desde j agradecemos sua ateno e colocamo-nos a inteira disposio para quaisquer informaes. Aguardando um retorno para breve, nos despedimos.

Cordiais Saudaes, Ir. Judith Elisa Lupo, rscm Diretora Presidente

-4-

Caro doador Cara doadora Veja como simples fazer sua doao ao FUMCAD da Cidade de So Paulo e contribuir para o desenvolvimento de crianas, adolescentes, jovens e suas famlias em situao de alta vulnerabilidade. Na seo Simulador http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/frmsimulador.aspx voc pode calcular o valor mximo a ser abatido do Imposto de Renda. Aps uma simulao de valores ser disponibilizado nesta tela o boto "Fazer Doao" que levar voc diretamente pgina de escolha de entidades. A seguir confirme a gerao do boleto.

-5-

Tambm possvel fazer sua doao atravs da seo Clique e Doe http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/frmdoacao.aspx. Neste item voc j direcionado para a escolha das entidades. Neste caso, importante que j saiba qual o valor a ser doado. Caso, primeiramente, queira maiores informaes sobre a CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO e Dos projetos: Esporte e Dana = Sentido e Possibilidades e Construindo Saberes na Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes acesse a seo Entidades e Projetos - http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/frmentidades.aspx . Passo 1: Selecione pesquisar por projeto (digite: esporte e dana ou construindo saberes) ou entidade (digite: bom parto) e clique no boto Pesquisar.

Passo 2: Ir aparecer o nome do CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO e os projetos. Clique no nome projeto para visualizar os detalhes da Organizao.

-6-

Passo 3: A partir da tela de detalhes da Organizao, clicando no boto "Efetuar Doao" o sistema ir solicitar seus dados. Nesta tela voc tambm poder fazer a simulao de sua doao, clicando no boto Simular.

-7-

-8-

-9-

- 10 -

Passo 4: Preencha os campos e clique no boto "Confirmar". A seguir confirme a gerao do boleto. O sistema o levar tela do banco arrecadador de doaes para a entidade selecionada. Nesta tela, voc ter disponvel a linha digitvel para fazer o pagamento on-line ou a opo de impresso para pagamento em uma agncia bancria.

- 11 -

IMPORTANTE

1) necessrio encaminhar correspondncia, com cpia do comprovante de depsito, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente CMDCA/SP, para que providencie o recebimento dos valores junto ao respectivo Fundo. Voc pode imprimir modelo de carta a enviar clicando no boto "Imprimir Aviso Entidade". 2) importante salientar que na sua Declarao de Ajuste Anual, no anexo de pagamentos e doaes efetuadas, seja utilizado o Cdigo 08 e seja informada a doao para o Conselho ou Fundo da Criana e do Adolescente e respectivo, CNPJ ao qual a Instituio de sua escolha esteja devidamente inscrita e apta a receber doaes. Lembre-se: voc no dever informar o nome da instituio beneficiada com sua doao, mas sim o Conselho ou Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, identificados no comprovante de doao.

SEGUEM MAIORES INFORMAES: Base Legal Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, art. 260. Decreto n. 3.000, de 26 de maro de 1999, art. 591. A pessoa jurdica poder deduzir do imposto de renda devido, em cada perodo de apurao, o total das contribuies efetuados aos fundos do Direito da Criana e do Adolescente. Limite de deduo O valor limite de deduo direta do imposto de renda devido de 1%, aplicvel sobre o valor devido alquota de 15%, no sendo permitida qualquer deduo sobre o adicional de 10%.
- 12 -

A legislao somente permite a deduo do imposto para as pessoas jurdicas que apurem o imposto de renda com base no lucro real. Indedutibilidade da doao O valor da doao considerado indedutvel como despesa operacional, para a pessoa jurdica doadora. Prazo de pagamento da doao O valor dever ser pago at o ltimo dia til de cada perodo de apurao do imposto, trimestral ou anual. Como doar Apurado o valor da doao, passvel do benefcio, dever ser realizada a doao online ou preenchido o comprovante de depsito bancrio com os seguintes dados: Identificao da conta de depsito: Banco: 001 - Banco do Brasil Agncia: n. 1897-X Conta corrente: n. 5738-X. Identificao do Fundo: Prefeitura Municipal de So Paulo - FUMCAD CNPJ: n. 46.392.130/0003-80. Identificao da pessoa jurdica doadora; Razo Social; CNPJ. Procedimentos ps-doao Encaminhar correspondncia (modelo anexo) e cpia do comprovante de depsito, para o FUMCAD - Rua Lbero Badar, 119 - 2 Andar, 01009-000, So Paulo - SP telefone 3113-9660 - fax 3113-9669, com as seguintes informaes do beneficirio: Identificao: CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO; CNPJ: n. 62.264.494/0001-79; Registro no CMDCA: n. 001/CMDCA/1994; Utilidade Pblica Federal pelo Decreto n. 70.365, de 04/04/1972; de Utilidade Pblica Estadual, pela Lei n. 365, de 26/09/1972; de Utilidade Pblica Municipal, pela Lei n. 8.167, de 15/05/1969;

- 13 -

Encaminhar cpia do comprovante de depsito, para o CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO, para que providencie o recebimento dos valores junto ao respectivo Fundo: Endereo: Avenida lvaro Ramos, 366, Belenzinho, CEP: 03058.060, So Paulo-SP. Telefone/fax: 2696-3200 ou 2694+4510 Pessoa para contato: Erika Vieira E-mail: evieira@acolhe.org.br; acolhe@acolhe.org.br

Acompanhar a aplicao dos valores; Solicitar a respectiva prestao de contas.

Extrado do site: http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/principal.aspx

- 14 -

IMPRIMIR EM PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA

AO FUMCAD Rua: Lbero Badar, 119 - 2 andar 01009-000 Centro So Paulo - SP

Ilustrssimo (a) Senhor (a) Presidente do CMDCA/SP ______________________________________________________ (Qualificao de pessoa Jurdica ou Fsica - Nome/CNPJ ou CPF/Endereo/ Representante Legal, caso pessoa Jurdica) vem presena de Vossa Senhoria informar que analisamos e avaliamos o projeto Esporte e Dana = Sentido e Possibilidades OU Construindo Saberes na Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes apresentado pela organizao CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO, entidade de carter filantrpico, inscrita no CNPJ 62.264.494/0001-79, registrada no CMDCA sob o n. 001/CMDCA/19941, Utilidade Pblica Federal pelo Decreto n. 70.365, de 04/04/1972; de Utilidade Pblica Estadual, pela Lei n. 365, de 26/09/1972; de Utilidade Pblica Municipal, pela Lei n. 8.167, de 15/05/1969, situada Avenida lvaro Ramos, 366, Belenzinho, nesta Capital, e declarar que firmamos a inteno e o compromisso quanto ao financiamento do projeto supra, aprovado por este Egrgio Conselho, no valor de ______________, que ser deduzido do Imposto sobre a Renda, de acordo com a Legislao Vigente. Nestes termos Aguardo.

So Paulo, ________de________ de 2011.

__________________________________ Assinatura e carimbo.

- 15 -

You might also like