You are on page 1of 6

OS GOLFINHOS

1 Trabalho realizado por: Mafalda Duarte n16 5D

AMBIENTE Os golfinhos vivem num ambiente aqutico. Eles so mamferos. H golfinhos por todo o mundo.

HABITAT Os golfinhos vivem nos oceanos e mares que h espalhados por todo o mundo, o que comprova que h muitos golfinhos.

FORMA Os golfinhos tm forma fusiforme, para melhor adaptao vida aqutica. Medem entre 1,9m e 4m. Tm cerca de 500kg.

REVESTIMENTO Os golfinhos tm pele com plos. Eles vo perdendo o plo ao longo do tempo para melhor adaptao vida aqutica.

2 Trabalho realizado por: Mafalda Duarte n16 5D

DESLOCAO Os golfinhos deslocam-se atravs da natao. Se eles no soubessem nadar, no se podiam deslocar.

ALIMENTAO Os principais alimentos do golfinho so: as lulas e alguns peixes. O resto da sua alimentao toda baseada em peixes e marisco. Eles tm de se alimentar como ns, porque se no se alimentarem no tm foras para nadar, tal como ns. Se ns no comssemos, no tnhamos foras para correr, para brincar, para pensar

3 Trabalho realizado por: Mafalda Duarte n16 5D

REPRODUO Os golfinhos reproduzem-se de uma maneira muito, mas mesmo muito, semelhante nossa. Eles acasalam entre Maro e Abril. A maturidade sexual da fmea dos 5-12 anos e a do macho dos 9-13 anos. O perodo de gestao dos golfinhos de 12 meses, que equivale a um ano. O nmero de crias que os golfinhos tm de cada vez, s uma. O intervalo de procriao de 2-3 anos.

CURIOSIDADES Os golfinhos so muito inteligentes. Normalmente eles tm a durao dos 12-40 anos, mas tambm podem atingir os 50 anos. Eles pertencem famlia dos delfins. Os golfinhos so excelentes pescadores, quando esto em liberdade comem cerca de 8-10kg de camaro, lulas, enguias e mais alguns peixes, por dia. Os golfinhos so muito bons acrobatas, pois nos jardins zoolgicos fazem muitos espectculos de acrobacia. Os golfinhos esto em vias de extino. H cerca de 37 espcies de golfinhos espalhados pelo mundo.

4 Trabalho realizado por: Mafalda Duarte n16 5D

BIBLIOGRFIA 1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho 2. http://www.eb1-n1-sines.rcts.pt/eb1/golfinhos/golfinho.htm 3. Livro A vida secreta dos animais No MAR ( Livraria Bertrand Setembro de 1983) 4. Livro Os bichos ( Roberto Civita)

5 Trabalho realizado por: Mafalda Duarte n16 5D

http://www.greenpeace.org/portugal/pt/

FIM

6 Trabalho realizado por: Mafalda Duarte n16 5D

You might also like