You are on page 1of 24

Fundamentos do corte por arranque de apara

Formao CNC

FUNDAMENTOS DO CORTE POR ARRANQUE DE APARA

FACTORES QUE INFLUENCIAM O CORTE MAQUINA FERRAMENTA FERRAMENTAS E REFRIGERANTES PEA E MATERIAL GRAUS DAS PASTILHAS USAIS DE: METAL DURO CLASSIFICAO ISO GEOMETRIA DA FERRAMENTA GEOMETRIA DA FERRMENTA QUEBRA APARAS EM DESBASTE EM ACABAMENTO DADOS DE CORTE FLUIDOS DE CORTE VELOCIDADE DE CORTE (VELOCIDADE PERIFRICA)

2 3 4 7 8 9 11 12 13 15 16 17 18 22

Edio: 04/05 v01

1 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

FACTORES QUE INFLUENCIAM O CORTE


O corte de material por arranque de apara influenciado por vrios factores (figura 1). Uns, que se podero designar fixos nos quais se consideram: mquinas ferramenta ferramentas material pea (desenho e caractersticas funcionais) Outros obtidos a partir do conhecimento dos anteriores e que iro ser designados por parmetros de corte velocidade de corte, avano e penetrao. Mquina Ferramentas Corte por arranque Refrigerantes Pea Material de apara Velocidade de corte Largura de corte Velocidade de rotao Avano

Figura 1. Factores que influenciam o corte

S aps o conhecimento destes factores possvel fazer o programa de execuo da pea. Um programa para uma determinada mquina de um modo geral ter de sofrer alteraes se for utilizado noutra. O mesmo acontecer se o material da pea for diferente, ou se, simplesmente, o acabamento superficial especificado no desenho for outro. Da que uma folha de trabalho (tarefa) tenha de explicitar a mquina, o material, dimenses da pea em bruto, etc. A estrutura mecnica da mquina dever possuir boas caractersticas de rigidez, estabilidade e trmicas. A rigidez a capacidade da mquina suportar esforos exteriores sem afectar as operaes, ou melhor, sem afectar as especificaes da pea. Os factores dominantes so: barramento e fundaes apoios anti-vibratrios).
Edio: 04/05 v01 2 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

A estabilidade relaciona-se com a manuteno da preciso. influenciada essencialmente pelos sistemas de apoios de rgos com movimentos de rotao e translao. As caractersticas trmicas determinam a variao de preciso quando da variao da temperatura e humidade. Dado a crescente exigncia em termos da preciso de uma mquina h uma tendncia hoje em dia de evitar estes fenmenos, colocando a mquina numa sala de temperatura ambiente e humidade controladas.

MAQUINA FERRAMENTA
A potncia dos motores da mquina, motores de avano e do motor principal, um factor muito importante em termos de tempo de operao. Quanto maior for a potncia maior poder ser a taxa de remoo de material, isto , a quantidade de material arrancado por unidade de tempo. Portanto influencia o nmero de instrues de um programa at se chegar a uma determinada forma. A mquina utilizada dever ter caractersticas e permitam preciso dos trabalhos com o menor custo possvel. O programador tem e possuir as especificaes e atributos da mquina para entrarem em considerao na programao. A velocidade de corte um dos parmetros mais importantes do corte por arranque de apara. Depende do material e da ferramenta e obtida atravs da rotao da rvore principal da mquina e da dimenso da pea. Portanto e importante saber qual a gama de velocidades (caso se trate de uma mquina com variao contnua de velocidade), ou qual o escalonamento para ajustar os parmetros relativamente velocidade possvel mais prxima da desejada. Dois outros factores muito importantes so: Fixao da pea Fixao da ferramenta Tm de oferecer condies anti-vibratrias. Relativamente s ferramentas deve-se recorrer aos catlogos de fabricantes de ferramentas.

Edio: 04/05 v01

3 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

FERRAMENTAS E REFRIGERANTES
A escolha de ferramentas depende exclusivamente de dois factores: Tipo de fixao da mquina Fundamentalmente, do tipo de contorno requerido Os dispositivos de fixao devem oferecer boas caractersticas: De rigidez E anti-vibratrias Aco do corte influenciada essencialmente pela geometria da ponta das ferramentas (figura 2)

Direco do corte

Apara Cunha cortante y

Pea

Figura 2. Geometria da cunha de corte.

- ngulo de sada da ferramenta ou ngulo de folga. ngulo de -

cunha. - ngulo de ataque da ferramenta ou ngulo de sada da apara

Edio: 04/05 v01

4 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

De um modo geral, e cada vez mais, a face cortante da ferramenta constituda por uma pastilha de carboneto de tungstnio, de materiais cermicos ou ainda de diamantes industriais. Estas substituies trazem melhorias no que diz respeito dureza, resistncia ao desgaste, permitindo maiores velocidades de corte, mas no entanto a sua tenacidade diminui. Estas pastilhas costumam ter o chamado quebra-apara de modo a evitar uma sada contnua da apara que tem dois inconvenientes: torna-se perigosa pois vem bastante afiada e ocupa um grande volume (figura 3).

(c) (a)

(b) (d)

Figura 3. Tipos de apara; (a) apara quebrada encaracolada, caso aconselhado, (b) apara quebrada em mola, tpico da operao de furar, (c) apara contnua em fita, tpico de fuso do material a ser cortado, (d) apara contnua enrolada, tpico de um endurecimento da apara quando arrefece.

Uma propriedade importante a vida da ferramenta que afectada pela velocidade de corte, materia1 da pea e da pastilha. Ferramentas com maiores vidas so geralmente mais caras, no entanto reduzem o nmero de substituies de pastilhas (tempos mortos). Os catlogos de fabricantes costumam dar indicaes sobre a vida da ferramenta, relacionando-a com a velocidade de corte (parmetro mais relevante na vida da ferramenta).

Edio: 04/05 v01

5 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

O desgaste da ferramenta (critrio utilizado na vida da ferramenta apresenta-se geralmente sob quatro tipos como se pode ver na figura 4)

(a)

(b)

(c)

(d)

Figura 4. Tipos de desgaste das pastilha, (a) desgaste da face devido ao ngulo de folga devendo-se alterar este ngulo; (b) desgaste em cratera devendo-se alterar o ngulo de ataque; (c) desgaste devido sada da apara, devendo-se alterar o ngulo ataque, (d) desgaste de ponta, considerado uma conjugao dos dois efeitos descritos em a) e b)

Aparte das ocorrncias do tapo quebra da pastilha, e perfeitamente previsvel que ao fim de determinado tempo a pastilha ter de ser mudada. Alem do problema dimensional provocado pelo desgaste (implica um novo offset da ferramenta), o maior problema prende-se com a modificao da geometria que tem efeitos nefastos relativamente ao acabamento de superfcie (este depende do raio da ponta da ferramenta). Portanto, para determinadas condies de corte, deve-se saber a vida da ferramenta. Isto permite a substituio de pastinhas antes de aparecerem peas defeituosas. Foi dito que a velocidade do corte o parmetro fundamental na vida da ferramenta, no entanto, essencialmente atravs da temperatura que se d o desgaste da ferramenta. Quanto maior a velocidade, maior a temperatura. Para melhorar o corte utilizam-se refrigerantes (chamados fluidos de corte) cujas aces so: Dissipao de ca1or da zona de corte Reduzir frico entre a pea e ferramenta (aqui funciona como lubrificante) Facilitar a remoo de apara O que permite maiores velocidades de corte.

Edio: 04/05 v01

6 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Existem trs tipos de refrigerantes: Solues bsicas Emulses (gua em leos minerais ou sintticos) leos de corte As primeiras tm boas propriedades refrigerantes, mas pobres em lubrificao (utilizadas normalmente para altas velocidades de corte); o ltimo refrigerante tem bom comportamento lubrificante e mau refrigerante (utilizado para baixas velocidades, por exemplo para a operao de roscagem).

PEA E MATERIAL
O programador ao preparar o programa em CN deve reconhecer a partir do desenho da pea que propriedades requerem especial ateno. Por exemplo: Forma e dimenses da pea em bruto Escolha dos dispositivos de fixao Escolha de ferramenta e forma de ferramenta Acabamento superficial (funo do rio da ferramenta e do avano) Tolerncias - Material materiais muito resistentes requerem grandes foras de corte e portanto no permitem velocidades de corte elevadas, nem grandes taxas de remoo. Alm do aspecto da resistncia mecnica ao corte, os materiais tm uma diferente maquinabilidade e a formao da apara eficiente para altas velocidades, com pouco desbaste da ferramenta e bom acabamento superficial da pea.

Edio: 04/05 v01

7 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

GRAUS DAS PASTILHAS USAIS DE: METAL DURO


Como produto da meta1urgia do p, o meta1 duro muito diferente de uma liga metlica, como o ao. No incio do processo de fabricao os componentes encontram-se na forma de p de tungstnio (W) e de carbono (C). So misturadas perfeitamente e aquecidos a uma temperatura de 1800C. Este o processo de carbonizao que produz o carboneto de tungstnio, estas so as partculas duras bsicas do metal duro. O cobalto metlico em forma de p, o metal aglutinante mais utilizado. Como aditivos podem ser utilizadas partculas duras de carbonetos de nibio (NbC), titnio (TiC) e tntalo (TaC). O doseamento feito de acordo com o grau de metal duro pretendido, e toda a mistura vai sofrer um complexo processamento antes da prensagem. Os moldes, com a forma da pastilha, tm de ser construdos com o dobro do volume do produto final, porque os compactos prensados, ao sofrerem a sinterizao, vo ficar reduzidos a metade do volume. A sinterizao um processo de aquecimento (1600C) em atmosfera controlada, em que se funde o ligante e uma pequena parte dos carbonetos. Os carbonetos no fundidos, reagem entre si e mudam a sua estrutura. O recobrimento um processo complicado, no qual as pasti1has so tratadas com um produto qumico, vaporizado no vazio a elevada temperatura. As pelculas de revestimento so muito delgadas poucos milsimos de milmetro), mas tem uma grande influncia na durao da rea de corte por exemplo, a pastinha GC 415 tem uma cobertura de carboneto de titnio, xido de alumnio e nitrito de titnio. A primeira camada, carboneto de titnico, alm de ter excelentes propriedades de resistncia ao desgaste funciona como elemento de liga metal duro. A camada seguinte, xido de alumnio, garante estabilidade necessria com temperaturas elevadas e aumenta a resistncia ao desbaste por abraso, que ocorre na maquinao de ferro fundido A ltima camada, nitrito de titnio, reduz o atrito entre a ferramenta e as aparas.

Edio: 04/05 v01

8 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

CLASSIFICAO ISO
Forma estabelecidas trs reas de aplicao. P. M. e K que se referem aos diferentes materiais a maquinar. A rea P engloba, principalmente, os aos (aparas longas); A rea M as ligas difceis; A rea K abarca materiais de apara curta, como o ferro fundido. Estas reas foram agrupadas de acordo com as exigncias da maquinao e as condies favorveis ou desfavorveis de corte. Para acabamentos finos, no importante a tenacidade. Por outro lado, quanto mais pesada for a maquinao, mais se exige uma grande tenacidade da aresta de corte. A classificao ISO s trata das condies operacionais da maquinao e no da composio do metal duro. O programa de qualidade de metal duro est situado na classificao ISSO de acordo com o seu campo de aplicao. A tabela seguinte mostra os graus respectivos em cada rea P, M e K

NOTA: Em cada rea quando aumenta a resistncia ao desgaste diminui a tenacidade.

Edio: 04/05 v01

9 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

ISO Classificao P Ao, ao fundido, ferro malevel de cavacos longos. 01 10 20 25 30 40 50 M Ao, ao fundido, ao Mangans, ferro fundido ligado, ao Austenitico, ferro malevel, ao de corte livre. K Ferro fundido, tambm conquilhado, ferro malevel de cavacos curtos, ao temperado, metais no ferrosos, plsticos, madeira. Resistncia ao desgaste Resistncia ao desgaste Tenacidade 10 20 30 40 Tenacidade 01 05 10 15 20 25 30

Tenacidade

Edio: 04/05 v01

Resistncia ao desgaste

10 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

GEOMETRIA DA FERRAMENTA
Numa operao de torneamento a aresta de corte forada a entrar no material da pea a maquinar para remover aparas. A geometria da aresta vai condicionar as foras de corte. A figura da esquerda, ngulo de sada positivo, mostra uma aresta mais aguda (menos de 90), que envolve menores foras de corte. A figura da direita, ngulo de sada negativo, mostra uma aresta mais robusta (superior a 90). Como exige uma maior deformao das aparas envolve foras de corte mais elevadas, pelo que se dever dispor de mais potncia e estabilidade, da mquina a utilizar.

ngulo de sada ngulo de sada positivo negativo

O desenho de uma aresta de corte descrito atravs dos vrios ngulos em relao aos eixos radial e axial da pea a maquinar. Todos os ngulos so importantes, mas gostaramos de destacar o seguinte: 1. Um ngulo de ponta maior mais resistente 2. ngulo de posio ou ataque de 90, utilizado em operaes de maquinar, deve ser evitado em operaes de desgaste porque obriga a aresta a sofrer entradas e sadas violentas no esforo de corte: contudo aconselhado para torneamento longitudinal de peas esbeltas por implicar pequenas foras radiais (principais responsveis pelas vibraes). 3. ngulo de ataque menor que 90 tem a vantagem de entrar e sair de carga mais suavemente, bem como distribuir o esforo de corte por um maior comprimento de aresta, produzindo aparas mais delgadas; isto torna-se vantajoso em corte interrompido e na maquinao de metais muito duros. 4. O raio de ponta (que faz a concordncia com arestas que definem o ngulo de ponta) deve ser o maior possvel para tornar a ferramenta mais robusta, Contudo, com um raio de ponta

Edio: 04/05 v01

11 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

grande temos una maior zona de contacto entre a ferramenta e a pea, o que pode provocar vibraes. Quando ai acontece, devermos escolher um raio de ponta mais pequeno. 5. O raio de ponta condiciona o avano. Em termos tericos o avano mximo por rotao aconselhado, de 2/3 do valor do raio da ponta. Exemplo: Raio ponta de 1,2 mm o avano mximo aconselhado e de aproximadamente 0,8 mm por rotao, embora este exemplo seja terico e em condies mximas.

GEOMETRIA DA FERRMENTA
A geometria da ferramenta descrita atravs do desenho dos vrios ngulos de corte em relao aos eixos radial e axial da pea a maquinar.

B C D

A - ngulo de folga B - ngulo de sada C - ngulo de incidncia D - ngulo de corte E - ngulo de inclinao F - ngulo de ataque

G - ngulo de ponta

E G

Edio: 04/05 v01

12 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

QUEBRA APARAS
Uma boa quebra das aparas essencial em certos materiais, para que se possa tornear sem problemas. Aparas compridas so muito difceis de manejar, e no s, representam um perigo como tambm se enrolam na pea que se est a maquinar e na prpria ferramenta. Em tomos modernos, trabalhando a velocidades de corte muito altas, no era possvel tornear se as ferramentas de corte no tivessem algum meio de quebrar as longas aparas que se formam, em aparas mais curtas. Metais mais quebradios, como a maioria das fundies, soltam pequenas partculas, quando se cortam, por conseguinte, os quebra aparas no so assim to importantes, em tais materiais. A maioria das actuais ferramentas de corte, fixam pastilhas com quebra aparas j desenhados. Uma moderna pastilha de carboneto de tungstnio uma pea cuidadosamente equilibrada de ngulos de corte e funes de quebra aparas As depresses em tomo da aresta de corte, produzem um ngulo de sada positivo, e actuam como quebra aparas. As combinaes de ngulos e raios, realizam-se nas pastilhas, por sinterizao, durante a fabricao. Algumas pastilhas so mais complicadas que outras variando desde uma ranhura quebra aparas a uma face com rebordos, cavidade e partes lisas, que quebram aparas de diferentes materiais, em diferentes condies. Estes, podem realizar corte pesado e ligeiro, visto possurem quebra aparas escalonados Com pequenas profundidades de corte, a ponta da pastilha esta em aco e a apara liberta-se em hlice em diferentes comprimentos. Ao aumentar a profundidade de corte, uma parte maior ia aresta e quebra aparas, entram em funcionamento e a apara fracciona-se em comprimentos menores, tambm o avano da ferramenta ao longo da pea a trabalhar, afectar a passagem da apara pelo quebra aparas, a profundidade de corte afecta a largura da apara, enquanto que o avano altera a espessura da apara. O primeiro degrau do quebra aparas o responsvel pela formao de aparas originadas por avanos menores. Aumentando o avano, a apara sai mais espessa e quebrada contra outra face. Aparas mais espessas resultam de avanos maiores, sendo a sua quebra mais fcil.

Edio: 04/05 v01

13 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Raio grande - aresta robusta mas tambm tendncia para vibraes. O ngulo mais importante para uma certa operao o ngulo de ataque. ngulos de ataque pequenos (45,) so vantajosos, as foras de corte so distribudas por um maior comprimento de aresta de corte Podem-se assim, realizar com mais facilidade, trabalhos de cortes profundos e difceis.

ngulo de posio ou ataque

ngulo de posio complementar

Por ser importante no corte um ngulo de ataque segue-se algumas consideraes que podem ser teis. - Se a operao consiste no torneamento de um varo, utilizamos um porta ferramentas com um ngulo de ataque de 75 ou 600. - Se a pea comprida e fina, um ngulo de ataque de 90 a melhor escolha desta forma as foras de corte so dirigidas de modo a reduzir ao mnimo a tendncia a vibraes. O mesmo ngulo dever ser usado, quando a pea tiver ressaltos a 90. - Se a maquinao inclui carepas, cortes pesados e irregulares, um ngulo de 45 , na maioria dos casos, uma boa escolha. Com este ngulo, a aresta de corte entra e sai do materia1 duma forma mais gradual. A pea entra em contacto com a aresta, longe da zona mais frgil da mesma. Tambm as foras de corte so distribudas por maior comprimento de aresta.
Edio: 04/05 v01 14 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Pelas razes atrs apontadas, pode dizer-se que para tornear um dimetro, o melhor compromisso ser um ngulo de ataque intermdio, pois que assim, podemos utilizar velocidades de avano maiores sem aumentar a espessura da apara. Isto quer dizer que, o ngulo de ataque ser maior ou menor, quando qualquer dos factores que dificultam a operao, esteja presente. Quanto ao facejamento, o princpio o mesmo. Aqui, tambm temos que tomar em linha de conta a direco radial do corte, antes de seleccionar o ngulo de ataque. Podero surgir problemas de vibraes ao tornear peas delgadas, tipo disco, pelo que se devem tomar as necessrias providncias, ao seleccionar ferramentas para este tipo de trabalho. Uma ferramenta muito til e a que tem um ngu1 e ataque de 95 que pode tornear e facejar, com o mesmo aperto

EM DESBASTE
Ao seleccionar a pastilhita, o primeiro asso, determinar a profundidade do corte No desbaste, esta deve ser to grande quanto possvel, e sempre de forma a usar, aproximadamente 2/3 da aresta de corte. Logo deve considerar-se o tipo, forma e tamanho da pastinha a usar. Depois de seleccionar o metal duro, deve ter-se em conta o material a maquinar, posto que, ele impe exigncias de resistncia, geometria e quebra das aparas. Em gerai, devemos seleccionar os maiores raios de ponta, que for possvel, para se obter uma ferramenta robusta. Fabricam-se pastinhas com diferentes raios de ponta. Um raio de ponta grande permite avanos grandes; mas um raio excessivamente grande produz vibraes. Outro pormenor importante em desgaste fazer a seleco entre pastinhas de uma e duas faces. Para desbaste mdio e pesado, devem ser seleccionadas pastilhas de uma s face, por serem os que possuem uma aresta mais forte e estvel. E com melhor assentamento provocando assim uma maior rigidez.

Edio: 04/05 v01

15 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

EM ACABAMENTO
O acabamento superficial e a preciso, pode melhorar-se com velocidades de corte maiores e ngulos de sada positivos. A combinao do raio de ponta e da velocidade de avano, o que mais influi no resultado do acabamento. A quebra das aparas e o ngulo de sada, tambm afectam o acabamento superficial, por esta razo, importante selecciona uma pastilha com a correcta amplitude, para que a quebra das aparas se possa fazer com avanos e profundidades de corte pequenas e permitir uma velocidade suficientemente alta. A preciso na maquinao e com frequncia um resultado que depende tambm de outros factores - O desgaste mais rpido de uma ferramenta pontiaguda, origina maiores variaes dimensionais.

- 6

ngulo sada negativo 6

11 + 6

ngulo sada positivo 5

Edio: 04/05 v01

16 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

DADOS DE CORTE
A escolha dos dados de corte tem uma grande influncia na durao da vida da aresta de corte. e na produo, pelo que determinante para o clculo dos custos de maquinao. A seleco dos dados de corte econmicos deve ser feita atravs de ensaios. Contudo, esse processo s realizvel para trabalhos de srie e reveste-se de bastante complexidade. Mas uma forma mais cmoda de l chegar poder assentar na experincia acumulada e no seguinte: 1. A profundidade mxima de corte depender do tipo de pastinha. Com pastilhas triangulares, a profundidade de corte poder atingir metade do comprimento da aresta de corte, mas com pastilhas mais robustas poderemos utilizar 2/3 da aresta de corte Ao maquinar com pastilhas redondas no deveremos recorrer a uma profundidade de corte superior a 1/3 do dimetro da pastilha, no por falta de robustez, mas por limitaes impostas pela geometria 2. O avano deve ser grande, mas condicionado por certos factores 2.1. O avano, normalmente, no deve ser superior a 2/3 do raio de ponta da pastilha 2.2. Em operaes de acabamento deve haver um compromisso entre o raio de ponta e o avano, para se obter a rugosidade pretendida. 2.3. Em maquinao de peas esbeltas poder ser necessrio recorrer a pequenos avanos para evitar vibraes. Uma vez fixada a profundidade de corte e o avano, poderemos recorrer s tabelas do fabricante das ferramentas para encontrar o valor das velocidades de corte aconselhadas para o tipo de material a maquinar. Mas devermos sempre utilizar a velocidade de corte encontrada? importante ter presente qual o tipo de trabalho e de mquina um torno de comando numrico, um torno paralelo, com copiador, a trabalhar numa srie de peas, ou um torno ocupado em trabalhos de manuteno, podero utilizar velocidades diferentes para maquinar uma mesma pea.

Edio: 04/05 v01

17 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

FLUIDOS DE CORTE
Ser importante utilizar fluidos de corte nas operaes de torneamento? Alm de diminuir o atrito da pea e das aparas com a ferramenta, ajuda a dissipar a grande quantidade de calor produzido no processo de corte por levantamento de aparas. Certos fluidos tambm servem de proteco contra a oxidao. e em certos casos, os fluidos ajudam a remover as aparas. Um jacto forte de uma emulso de gua com leo solvel poder permitir aumentar a velocidade de corte em cerca de 30% sem diminuir a durao da vida da ferramenta. uma situao vulgarmente encontrada em tomos de comando numrico. Em operaes de sangramento que usem ferramentas de metal duro devido a grande concentrao de calor, indispensvel o uso de caudal de fluido de corte. Mas se um forte jacto de emulso, alm das vantagens apresentadas, ainda permite evitar deformaes na pea a maquinar a par de um melhor acabamento superficial, um pequeno caudal de fluido de corte pode ser prejudicial por provocar choque trmicos. Em tornos paralelos convencionais, onde no possvel trabalhar com a ajuda de um jacto de fluido de corte prefervel trabalhar a seco H ligas especiais que tm de ser maquinadas a seco, (magnsio, )

Edio: 04/05 v01

18 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Edio: 04/05 v01

19 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Edio: 04/05 v01

20 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Edio: 04/05 v01

21 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Em qualquer tipo de maquinagem com arranque de apara a conjugao de uma boa velocidade de corte e um avano ideal consegue-se uma maquinao com bons resultados isto : - Maior durao do tempo de vida da ferramenta que corta. - Melhores acabamentos - Menos esforos de corte e por conseguinte menor aquecimento da pea maquinada.

VELOCIDADE DE CORTE (VELOCIDADE PERIFRICA)

u O permetro 2.r o D

Velocidade de corte - o tempo que demora a percorrer o espao do comprimento do permetro de um determinado dimetro. O valor definido em metros por minuto, Para determinar uma Velocidade de corte a partir do numero de rotaes por minuto (r.p.m.) e do dimetro da pea ou da ferramenta. D . N . Velocidade de corte = 10 00
Velocidade de Corte = M/min (em metros por minuto)

= 3,1416
N = r.p.m. (numero de rotaes por minuto) D = dimetro da ferramenta ou da pea

Para determinar o numero de rotaes por minuto (r.p.m.) a partir de Velocidade de Corte e do dimetro da pea ou da ferramenta.
N= Velocidade de Corte .1000 .D

Edio: 04/05 v01

22 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Se a pea a trabalhas gira a uma velocidade de trabalho constante, a velocidade de corte variar com os dimetros.

D1

D2

D3

V3 V2 V1

Edio: 04/05 v01

23 de 24

Fundamentos do corte por arranque de apara


Formao CNC

Edio: 04/05 v01

24 de 24

You might also like