You are on page 1of 6

PROJETO A HORA DO CONTO: ALFABETIZANDO COM OS GNEROS LITERRIOS Zeni Aguiar do Nascimento Alvesi Znio Hlio Alvesii

O SESC LER Zona Norte de Natal desenvolve atividades que evidenciam a questo da alfabetizao de Jovens e Adultos respeitando os seus conhecimentos prvios e utilizando-os como ponto de partida para atividades sistemticas na rea do Letramento. Pensando desta forma iniciou-se a partir de necessidades observadas pelos educadores no processo de alfabetizao e na continuidade da mesma um projeto chamado A Hora do Conto, onde os alunos podem aprender e vivenciar os mais variados estilos literrios, sempre despertando o gosto pela leitura a partir daquilo que j possuem em suas tradies orais e por aquilo que foi passado pela cultura local e a partir destes desencadeando novos saberes. Em cada bimestre so apresentados em sala de aula gneros literrios onde os professores instigam os alunos com perguntas e seduzindo-os para os mais variados estilos, faz-se levantamento do que os alunos conhecem e a partir deles so trabalhados os gneros de maior interesse do grupo, a partir destes proposto uma apresentao para a comunidade escolar, esta pensada pelos alunos juntamente com o professor. Depois deste projeto tem-se notado o interesse das salas pela leitura e uma ampliao de repertrio e dos conhecimentos diversos, pois todas as atividades so interdisciplinadas e abordadas da melhor forma. Tambm interessante a desenvoltura dos alunos nas apresentaes, que antes eram tmidos e agora demonstram sinais de uma auto-estima por j terem certeza daquilo que sabem. Palavras Chaves: Alfabetizao, Letramento e Gneros Literrios.

Introduo O trabalho com alfabetizao na Educao de Jovens e Adultos tem sido feito por muitos anos em diversas partes do pas, este tem especificidades que so determinadas pelo local e pelo grupo social que a comunidade est includa, o que se tem por semelhana o intuito de alfabetizar e inserir os alunos na sociedade letrada. De um tempo para c se tem ampliado as discusses e as percepes sobre as muitas formas de um trabalho utilizando os gneros textuais na sala de aula para ampliar os conhecimentos. O educador de EJA pode dispor destes textos sociais que so encontrados no cotidiano e traz-los aos alunos para faz-los se apropriar como instrumentos de insero social. Partindo deste pressuposto, este artigo visa aprofundar a discusso de metodologias utilizadas na alfabetizao com gneros literrios especificamente no Projeto SESC LER em Natal.

O trabalho com gneros textuais nas turmas da EJA do Projeto SESC LER no Rio Grande do Norte, especificamente em Natal, na Zona Norte da cidade e desenvolvido pelas professorasiii a partir de um projeto permanente de leitura intitulado A hora do conto que desenvolve o trabalho com os mais variados gneros a partir do que os alunos j sabem e se interessam nas abordagens feitas pelos professores nas salas de aula, sendo que a partir deste trabalho temos como referncia o conceito de letramento segundo Soares (1998) in proposta pedaggica SESC LER,
o estado ou condio de quem interage com diferentes portadores de leitura e de escrita, com diferentes gneros e tipos de leitura e escrita, com diferentes funes que a leitura e a escrita desempenham na nossa vida. Enfim: letramento o estado ou condio de quem se envolve nas numerosas e variadas praticas socais de leitura e escrita.

Assim, a relao dos textos trabalhados com a realidade dos alunos muito marcante e acontece com muito interesse, tornando a leitura e as aulas de produes textuais muito mais significativas. A abordagem deste tema se deu ao perceber a evoluo dos educandos na rea de leitura e escrita, sendo que, estes tiverem um salto quantitativo e qualitativo em sua alfabetizao sendo que esto sendo trabalhados os mais variados textos como nos afirma a PROPOSTA PEDAGGICA SESC LER (pg. 55):
[...] os alunos precisam familiarizar-se com a diversidade de textos existentes na sociedade. Precisam reconhecer as vrias funes que a escrita pode ter (informar, entreter, convencer, definir, seduzir), os diferentes suportes materiais onde pode aparecer (jornais, livros, cartaz etc.), bem como as diferentes apresentaes visuais que pode adquirir e suas caractersticas estruturais (organizao sinttica e vocabulrio).

Refletindo sobre esta realidade dos alunos do SESC LER em Natal temos por
certeza que os trabalhos com atividades que envolvem a alfabetizao tendo como suporte o letramento trouxeram experincias muito significativa para os educandos jovens e adultos de nossa comunidade.

As prticas educativas A realidade dos alunos jovens e adultos deveras diferente das crianas, dadas as vivencias e as experincias de vida que estes possuem. Desta forma, as inferncias feitas pelos educadores devem respeitar e ampliar os conhecimentos que j possuem, tornando o saber significativo e utilizando-se desse leque de informaes de vida que j trazem. Segundo Matencio (2003, pg.5):

3 Muito provavelmente, tambm sabem ler, embora no especificamente o cdigo alfabtico, mas imagens e, certamente, alguns arranjos regulares de gneros com os quais mantm contato habitual, tais como as placas comerciais e os rtulos de produtos domsticos, que agrupam imagem e letras; os letreiros de nibus, que agrupam palavras e nmeros; as contas domsticas, que agrupam enunciados, palavras e nmeros.

Pensando nesta realidade onde os alunos esto includos, e que precisa utiliz-la em seu cotidiano para: movimentar-se em um nibus, fazer compras, ler informaes de conta de gua, luz, telefone e tantas outras coisas, que a escola precisa apropriar-se para a vida prtica, sendo que segundo Freire (1989, pg. 9): A leitura do mundo precede a leitura da palavra [...] indispensvel respeitar esta leitura de mundo do educando dando significado a ela. As prticas de alfabetizao hoje tm o dever de ir alm de ensinar meramente a leitura e a escrita, precisa trabalhar para ter pessoas capazes de fazer valer seus direitos, de modificar a realidade que est inserido, pensando nisso refletimos sobre o que nos assegura a Declarao de Hamburgo:
A alfabetizao, concebida como o conhecimento bsico, necessrio a todos num mundo em transformao em sentido amplo, um direito humano fundamental. Em toda sociedade, a alfabetizao uma habilidade primordial em si mesma e um dos pilares para o desenvolvimento de outras habilidades.

Nessa perspectiva os trabalhos na EJA tem se modificado consideravelmente, pois hoje temos o cuidado de pensar o cidado completo que age, que est inserido, um ser pensante e que tem vida e esta no pode est dissociada da escola. As informaes transmitidas em sala de aula esto alm de mera decodificao de cdigos, elas tem um sentido amplo e aplicvel em sua vida prtica como nos mostra a Proposta Pedaggica do SESC LER (pg. 11):
Enfim, podemos afirmar que a alfabetizao s ganha sentido na vida de jovens e adultos se puderem aprender algo mais que juntar letras. Junto com o aprendizado da escrita, eles precisam desenvolver novas habilidades cognitivas de compreenso, elaborao e controle da prpria atividade, precisam tambm criar novas motivaes para transformar-se a si e ao meio em que vivem.

Partindo desta situao de desbravar amplamente os mais variados conjuntos de situaes que se pensa alfabetizao de jovens e adultos hoje, fazendo da prtica uma ao concreta para sujeitos pensantes.

O projeto A hora do conto e os gneros literrios Os gneros literrios quase sempre tm dentro dos projetos de alfabetizao a importncia devida para inserir no mundo da leitura de forma diversa o educando de EJA, e pensando que o letramento antecede a alfabetizao segundo Ebert (pg. 7): O letramento um processo cujo incio antecede ao da alfabetizao, pois, apesar de, geralmente, iniciar formalmente na escola, comea muito antes, atravs do convvio com a escrita. Desta forma o SESC LER em Natal, buscou a partir de analises feitas em suas turmas de EJA, trabalhar os gneros literrios de forma dinmica e participativa em que os alunos so incentivados pelos educadores a entrar em contato com os mais variados tipos de texto, e conhecer e reconhecer em sua realidade estes, tendo funo e uso de forma apropriada. O titulo do projeto foi uma escolha a partir do primeiro gnero escolhido pelos alunos que tem em suas tradies orais este tipo de texto muito presente e foi selecionado por todas as turmas, sendo aproveitado pelos professores de forma muito abrangente em atividades significativas sendo que de acordo com a Proposta Pedaggica SESC LER (pg. 55 e 56):
Para favorecer a leitura compreensiva e motivar os jovens e adultos que se iniciam no mundo da escrita, fundamental selecionar textos significativos e interessantes. No preciso utilizar textos infantilizados e estereotipados, como os que comumente aparecem nas cartilhas e livros de leitura destinados as series iniciais. Quase sempre so textos sem sentido, que oferecem como nico desafio a decifrao de palavras. Alm disso, no ilustram a diversidade de textos que encontramos fora da escola.

Partindo deste pressuposto que as prticas na educao de jovens e adultos do Projeto SESC LER tm priorizado fazeres reais, que apresentamos nessa proposta de trabalho articulando de forma sistemtica o conhecimento, respeitando principalmente

os saberes dos alunos, fazendo relaes entre o conhecimento sistemtico oferecido pela escola e o j adquirido na vivncia de mundo de cada aluno. Sobre a relao social do texto com os alunos durante este projeto foi interessante acompanhar e perceber de forma clara o interesse em conhecer os mais variados textos, sendo que por estes estarem inserido em sua realidade h um gosto maior pela leitura e o interesse pela biblioteca tem sido considervel, percebendo-se atravs do acesso a esse espao por conta prpria para colocar em prtica os saberes que j adquiriram. As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto visam auxiliar este encontro do texto com o leitor/escritor, tendo o foco na articulao daquilo que j possuem com os novos saberes trazidos pela escola, gerando assim, sujeitos produtores de cultura.

Consideraes finais No decorrer do projeto pode-se perceber o crescente interesse dos alunos pelos textos, sendo que estes so hoje tidos como parte da vida de cada um, e esta utilidade real tem feito dos educandos do SESC LER em Natal no s participantes ativos de sua cultura, mais principalmente vemos sujeitos produtores responsveis por suas aes em suas comunidades e em suas vidas. Pensando nesta educao que considera o aluno em sua totalidade, onde os textos fazem parte do mundo real dos alunos e que a alfabetizao no pode desprezar os gneros textuais foi que dialogamos para chegarmos a entender que todo e qualquer trabalho deve partir daquilo que nossos alunos possuem, dos seus conhecimentos prvios, para que possamos construir de forma slida o conhecimento e este tambm possa servir para suas vidas. Temos inmeros desafios pela frente para que consigamos fazer nossa parte enquanto educadores para que a sociedade seja mais justa e os jovens e adultos estejam totalmente includos no mundo letrado.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE A EDUCAO DE ADULTOS, V, 1997, Hamburgo. Declarao de Hamburgo, Braslia: SESI/UNESCO, 1999.

EBERT, Sintia Lcia Fa. A relao letramento e gneros textuais na alfabetizao de Jovens e Adultos. Disponvel em:

<http://www.educacao.org.br/eja/bibliotecadigital/apoio/Artigos%20sobre%20Educao/a lfabetizacao_adultos_letramento.pdf> Acesso em: 17 out. 2010, 16:00.

FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se complementam. So Paulo: Cortez, 1989.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meireles. Letramento e competncia comunicativa: a aprendizagem da escrita. Disponvel em: < www.letramento.iel.unicamp.br > . Acesso em: 17 ago. 2010, 15:00.

SERVIO SOCIAL DO COMERCIO. Proposta Pedaggica do SESC LER. Rio de Janeiro, 2006.

Coordenadora de Educao do SESC Rio Grande do Norte, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e especialista em Educao de Jovens e Adultos, Coordenadora da Escola Municipal Jos Fraso na Zona Norte de Natal.
ii

Supervisor Estadual do Projeto SESC LER no Rio Grande do Norte, Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e concluindo especializao em Gesto e Organizao Escolar pela Universidade Potiguar de Natal.
iii

As professoras que trabalham com este Projeto nas salas de aula so: Adriana Claudia, Ana Maria, Adna Ramos, Flaviana, Maristela de Macedo, Sheila Sueli. Sendo Orientadas por Ana Santa (Orientadora Pedaggica), Zeni Aguiar (Coordenadora de Educao) e Znio Alves (Supervisor SESC LER).

You might also like