You are on page 1of 7

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

Estudo Comparativo e Proposta de Novas Topologias de FCL Utilizando Supercondutores


A. R. Oliveira, M. J. Carmo, J. E. R. Costa, P. R. Ribeiro and L. O. Carraro
para limitar correntes de curto circuito. Estes projetos so denomidados SCFCL (Superconducting Fault Current Limiters). Motivados pela busca por melhorias na qualidade da produo, transmisso e distribuio de energia eltrica (com o intuito de reduzir ao mximo as falhas e os prejuzos financeiros) aumentaram-se significativamente as pesquisas com dispositivos supercondutores FCL (Fault Current Limiters), que so capazes de reduzir os nveis de correntes de curto circuito. Um curto circuito uma ligao de baixa impedncia entre dois pontos de potenciais diferentes. No momento do curto circuito acontece uma rpida elevao da corrente atingindo valores superiores a dez vezes a corrente nominal do circuito. Com a elevao da corrente, surgem efeitos mecnicos e efeitos trmicos, que prejudicam os componentes dos equipamentos. Atualmente, a medida mais comum para reduzir as correntes de curto circuito em sistemas industriais so dispositivos passivos (que no necessitam de sistema de controle para a sua atuao) [7]. Os FCL so dispositivos que necessitam de um sistema de controle para a sua atuao. Para que um FCL seja considerado eficiente, ele deve ter as seguintes caractersticas [2]: Oferecer uma impedncia desprezvel durante a operao normal; Oferecer uma impedncia alta nas condies de falha; Dissipar pouca potncia; Limitar, com rapidez e eficcia, a corrente nas condies de um curto-circuito; Apresentar alta confiabilidade durante longos perodos; Apresentar baixo peso, baixo volume e baixo custo; No alterar o fator de potncia dos circuitos [1]; Apresentar um curto tempo de recuperao (dentro de 1 a 2 ms ) quando ocorrer uma corrente de curto-circuito [8]. O presente trabalho est dividido da seguinte forma: a seo A apresenta uma breve reviso a respeito dos fenmenos da supercondutividade; a seo B discute vrios tipos de dispositivos de proteo convencionais e dispositivos SCFCL; em seguida, na seo C, abordam-se as perspectivas futuras para os SCFCL. Na seo D conclui-se este trabalho.

Abstract--In this paper is presented a topology of two ideal resonant circuit FCL using superconducting coils of YBCO. Derive these circuits an alternative topology to the limiter, based on the connection of a resonant circuit series and a parallel. The conventional topologies inductors with high inductance value, which makes it commercially impracticable. It is intended to replace the inductor by a superconducting coil of YBCO. It discusses also a new approach using SMES. The system will operate when a fault is detected, storing the short circuit current in a SMES and returning energy to the power system. Index Terms--FCL, SCFCL, SMES, Superconductivity, YCBO.

I. NOMENCLATURE FCL Limitadores de Corrente de Curto Circuito (Fault Current Limiters); SCFCL - Limitadores de Corrente de Curto Circuito Supercondutores (Superconducting Fault Current Limiters); SMES Armazenagem de Energia no campo magntico de supercondutores (Superconducting Magnetic Energy Storage); YBCO tio-brio-cobre (YBa2Cu3O7), material supercondutor.

II. INTRODUCTION

TUALMENTE nota-se, em escala mundial, uma crescente demanda por energia eltrica. Sendo assim, considervel o aumento de novas fontes geradoras [5] (seja fontes alternativas ou fontes baseadas em centrais de hidro e termoeltricas) e a interligao das redes de distribuio [2] (para aumentar a confiabilidade do sistema eltrico de potncia). Uma vez que as redes tm ficado cada vez mais sobrecarregadas aumentam-se as correntes de curto circuito e os distrbios de energia ocorrem com mais frequncia, como o apago, no dia 03 de fevereiro de 2011, que ocorreu devida a uma oscilao na corrente da Subestao Luiz Gonzaga, em Pernambuco, Brasil. Vrios projetos e pesquisas tm utilizado supercondutores
Este trabalho foi financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) e pela FAPEMIG, no Brasil. A. R. Oliveira, M. J. Carmo e a J. E. Costa trabalham no Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Leopoldina, Brasil (e-mail: a.oliveira@ieee.org, jercosta@leopoldina.cefetmg.br, marloncarmo@ieee.org) P.R. Ribeiro trabalha no Departamento de Engenharia Eltrica, Calvin College, Grand Rapids, MIUSA, e tambm no CAPS, Florida State University, Tallahassee, FLUSA (e-mail: pribeiro@calvin.edu). L.O. Carraro estudante de Engenharia de controle e automao no Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Leopoldina, Brasil (e-mail: laura.o.carraro@oi.com.br).

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

III. SUPERCONDUTIVIDADE Em 1911 (em Leiden, na Holanda), Heike Kamerlingh Onnes, descobriu que a resistncia ( passagem de corrente eltrica) do mercrio era zero quando este material era submetido temperatura de 4,2K. Trs anos antes, a equipe por ele liderada, havia obtido a liquefao do gs hlio, que ocorre a mesma temperatura, 4,2K (-268,936C). Em 1914, Onnes observou que um material deixava de ser supercondutor se fosse submetido a um campo magntico externo superior ao campo crtico (Hc), mesmo se a temperatura tendesse a 0K. Esta descoberta possibilitou verificar que tambm havia uma densidade de corrente eltrica crtica (Jc) que, caso superado, seria responsvel pela transio para o estado normal [3]. Estavam, ento, descobertos alguns parmetros relacionados supercondutividade: temperatura crtica (Tc), campo magntico crtico (Hc) e densidade de corrente eltrica crtica (Jc). No ano de 1986 (em Zurique, na Sua), J. G. Bednorz e K. A. Mller descobriram a supercondutividade acima de 30 K em um xido cermico contendo lantnio, brio e cobre. Atravs desta descoberta, deu-se incio aos estudos dos chamados supercondutores de alta temperatura crtica (High temperature superconductors HTS) que iriam, mais tarde, superar os at ento conhecidos supercondutores de baixa temperatura crtica (Low temperature superconductors LTS). Antes do final de 1986, os cientistas tinham verificado o comeo da supercondutividade a 93 K no xido de triobrio-cobre (YBa2Cu3O7). E com o passar dos anos novos materiais supercondutores de alta temperatura crtica (HTS) foram descobertos, como por exemplo, os compostos base de bismuto (Bi-Sr-Ca-Cu-0), de tlio (Tl-Ba-Ca-Cu-0) e mercrio (Hg-Ba-Ca-Cu-0). Estes materiais apresentam as mais elevadas temperaturas crticas conhecidas [4]. Com a descoberta dos supercondutores de alta temperatura crtica a aplicao da supercondutividade se tornou economicamente mais vivel porque se pode usar nitrognio lquido (que tem um preo acessvel) como refrigerante, lembrando que hlio lquido (utilizado nos LTS) possui um preo muito mais alto [3]. Os materiais supercondutores so divididos em dois grupos: Tipo I e Tipo II. Esta diviso tem a ver com as diferentes respostas dos materiais supercondutores quando estes so submetidos a campos magnticos. Nos materiais supercondutores do Tipo I quando o valor do campo magntico crtico (Hc) atingido, a magnetizao vai a zero e o material passa para a fase normal, deixando de ser um supercondutor, a Fig. 1(a) exemplifica esse comportamento.

(a)

(b)
Fig. 1. Comportamento magntico de um supercondutor do Tipo I e do Tipo II.

Nos materiais supercondutores do Tipo II, nota-se a presena de um estado misto, que na Fig. 1(b) compreende a regio que vai de Hc1 at Hc2. O estado misto caracterizado pela existncia de regies normais e supercondutoras no interior do material supercondutor. Nesse tipo de material quando Hc1 < Hc ocorre o Efeito Meissner ( caracterizado pela excluso do fluxo magntico do interior de um material supercondutor). Na regio de Hc1 at Hc2 o fluxo magntico no est totalmente expulso do material e penetra, parcialmente, no interior do material. Quando H > Hc2 a magnetizao se anula e o material perde as caractersticas de um supercondutor [3]. Por enquanto no h uma teoria definitiva que explique o fenmeno da supercondutividade por este motivo, existem vrios fsicos que prope modelos que definem o fenmeno, tais como: Modelo de London, Modelo de London Pippard, Modelo de 2 Fluidos etc. IV. DISPOSITIVOS FCL CONVENCIONAIS A. RLC O RLC (Reator Limitador de Corrente de Curto Circuito de Ncleo a Ar) um dos mais antigos e com os menores custos (de aquisio) entre os dispositivos de limitao de correntes de curto circuito. Eles ficam instalados, permanentemente, no circuito que se deseja proteger. Por este motivo, uma das desvantagens dos RLC so a grande queda de tenso e as perdas que os mesmos ocasionam no sistema.

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

Os RLC podem ser instalados em srie com as linhas de transmisso, conforme apresentado na Fig. 2(a), ou atravs do seccionamento de um barramento, conforme apresentado na Fig. 2(b), [9].

dcada de 50). Hoje diversas empresas nacionais como, CENIBRA, ARACRUZ, ACESITA, CST Steel etc, utilizam essa tecnologia [5]. Devem ser instalados juntamente com os equipamentos de manobra convencionais (disjuntores e chaves seccionadoras). Uma vez que os disjuntores e as chaves seccionadoras, entre outros, continuam agindo na interrupo de pequenas correntes de curto circuito, os dispositivos pirotcnicos atuam, somente, quando o sistema est exposto a correntes superiores capacidade de disjuntores. A Fig. 3 ilustra as principais partes de um dispositivo pirotcnico.

(a)

Fig. 3. Principais partes de um dispositivo pirotcnico. Fonte: G&W Eletric

(b)
Fig. 2. Formas de instalao do RLC nas subestaes.

Como esses dispositivos produzem um elevado campo magntico, deve se assegurar certa distncia ao redor do RLC, ocasionando outra desvantagem, uma vez que o espao fsico pode ser limitado em certas subestaes, usinas, empresas etc. Antes de investir em uma tecnologia RLC deve-se analisar a viabilidade econmica e o custo-benefcio do equipamento. Uma vez que os reatores ocasionam perdas nos sistemas, estas perdas teriam um custo relevante com o passar dos anos? Deve-se levar em conta, tambm, a substituio dos equipamentos superados. Hoje, no Brasil, existem RLC instalados em [9]: Subestao de Jaguara 138 kV (Minas Gerais); Subestao de Angra 138 kV (Rio de Janeiro); Subestao de Mogi das Cruzes 345 kV (So Paulo); Subestao de Tucuru 500 kV (Par). B. Dispositivos Pirotcnicos Os dispositivos pirotcnicos so circuitos ativos utilizados com a finalidade de interromper elevadas correntes de curto circuito em tempos extremamente pequenos (menos de de ciclo [9]). Estes dispositivos foram difundidos no Brasil a partir dos anos 90 (porm, so utilizados, em todo o mundo, desde a

C. Limitadores de Corrente de Curto Circuito baseado em Circuito Ressonante controlado por dispositivos Semicondutores de Potncia Como nos demais tipos de FCL esse limitador tambm deve oferecer uma impedncia desprezvel durante a operao normal e deve oferecer uma impedncia alta nas condies de falha. A transio do dispositivo, passando da operao normal para a operao como um limitador, conseguida variando-se a frequncia de ressonncia do FCL [5]. A partir do chaveamento de dispositivos semicondutores de potncia (por exemplo, tiristores de potncia que so os de maior capacidade disponveis no mercado) consegue-se controlar os elementos reativos variveis, sintetizados com indutores e capacitores. As Fig. 4(a) e Fig. 4(b) apresentam dois circuitos LC ressonantes, um paralelo e outro srie. Nestes circuitos, a conexo de uma impedncia muito baixa nos terminais da carga representa a ocorrncia de uma falha ou curto-circuito, sendo assim, a corrente Is que flui pela fonte senoidal atinge valores elevados.

(a)

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

(b)
Fig. 4. Topologias de FCLs baseados em circuitos ressonantes. Fig. 5. Estrutura bsica de um SCFCL resistivo.

Os resultados obtidos permitem afirmar que o limitador proposto constitui uma poderosa ferramenta para aumentar a confiabilidade das redes eltricas submetidas a curto circuitos. V. SCFCL Vrios projetos e pesquisas tm utilizado supercondutores para limitar correntes de curto circuito, so os chamados SCFCL. Os SCFCL ainda no esto disponveis para comercializao e so tecnicamente viveis apenas para aplicaes em nveis de mdia tenso. Entretanto, h pesquisas que prometem viabilizar a aplicao de SCFLC para nveis superiores a 100kV. Na Coreia, est sendo desenvolvido um limitador de 154 kV e na Alemanha um consrcio comeou em 2005 para desenvolver um demonstrador SCFCL monofsico resistivo de 110 kV. Aps o desenvolvimento bem sucedido, dois prottipos esto previstos para serem instalados no sistema de potncia [7]. A. SCFCL Resistivo Os SCFCL resistivos representam a maioria dos projetos devido a sua simplicidade, baixo volume e peso. Nestes dispositivos (que so montados em srie com o circuito a ser protegido) a corrente passa no supercondutor e o limitador praticamente invisvel para o circuito. Eles possuem baixa impedncia em condies de correntes nominais, no influenciando, consideravelmente, no sistema eltrico. Porm, quando ocorre o curto circuito um dos trs parmetros que evidencia a supercondutividade temperatura crtica (Tc), campo magntico crtico (Hc) e densidade de corrente eltrica crtica (Jc) - alterado e ento o elemento supercondutor aumenta, consideravelmente, sua resistividade (perdendo a sua caracterstica de supercondutor) limitando assim essa falha, como uma chave que habilita ou desabilita uma impedncia conectada em srie com o circuito [1]. A Fig. 5 apresenta um SCFCL resistivo.

B. SCFCL Indutivo O SCFCL indutivo semelhante a um transformador convencional. Possui um enrolamento primrio (conforme um enrolamento convencional) e um enrolamento secundrio (com material supercondutor), os dois enrolamentos so acoplados magneticamente com o circuito a ser protegido. Esse dispositivo utiliza uma das propriedades da supercondutividade, o campo magntico crtico Hc, para limitar a corrente de curto circuito. A corrente do circuito, que circula pelo enrolamento primrio, induz um campo magntico que, durante a operao normal (ou seja, enquanto o campo magntico no ultrapassa um valor crtico Hc) impedido pelo supercondutor de circular pelo ncleo de ferro. Quando ocorre a corrente de falta, no enrolamento primrio, o campo magntico crtico Hc superado e o enrolamento secundrio (que um supercondutor) perde suas caractersticas supercondutoras, ento a impedncia total aumenta limitando a corrente de curto circuito. Uma das vantagens deste dispositivo que no h muito calor produzido pelo fluxo de corrente no supercondutor e uma das desvantagens o grande volume de ferro que necessrio para a construo do ncleo magntico, deixando o equipamento muito robusto e pesado [1]. A Fig. 6 apresenta um SCFCL indutivo.

Fig. 6. Estrutura bsica de um SCFCL indutivo.

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

VI. STATUS DOS PROJETOS SCFCL A. CURL10 O CURL10 um dispositivo SCFCL resistivo (com um material de estrutura BSCCO-2212), trifsico de 10 kV / 10 MVA [6]. Foi o primeiro SCFCL com esta taxa de tenso e potncia. Sua temperatura de operao de 66K. O projeto foi estabelecido pelo ministrio alemo de pesquisa e educao tendo a parceria de vrias empresas (como a ACCEL Instruments, GmbH, Nexans SuperConductors , entre outras) para projetar, construir e testar o dispositivo. A fim de confirmar alguns parmetros de desempenho do SCFCL, a empresa Nexans SuperConductors realizou alguns testes no material BSCCO-2212 antes de comear a produo em srie deste. Depois destes pr-testes, foram realizados testes laboratoriais e testes de campo. Primeiramente, o equipamento foi transportado para o laboratrio de FGH Engineering and Test GmbH at Mannheim , na Alemanha, onde foram testados o comportamento de limitaes de falhas (primeiramente com o sistema monofsico e em seguida com o sistema trifsico). O SCFCL respondeu limitando eficazmente um curto circuito de 60ms, uma corrente de curto circuito de 18 kA foi limitada para 7,2 kA (o valor de limitao esperado era de 8,7 kA). Para realizar os testes de campo o CURL10 foi instalado (em maro de 2004) no barramento de 10 kV na subestao da RWE na Alemanha. Nos primeiros meses de teste alguns problemas, referentes ao sistema criognico, foram detectados e solucionados. Durante o primeiro perodo de operao no ocorreram falhas de corrente, porm os testes de campo, ainda so efetuados para que se possa verificar a eficincia para limitao de correntes de falta na rede. Concluiram que os resultados apresentados pelo CURL10 foram satisfatrios e pretendem-se evoluir o sistema para um maior nvel de tenso, 110 kV.

O mdulo compreende de 21 subconjuntos (com trs bobinas paralelas em cada subconjunto), totalizando 63, conforme apresentado na Fig. 9; A corrente extinta de 3 x 2 x 260 A x 1.3 = 2028 A 74 K (a corrente crtica de um tape = 260 A); A tenso por comprimento do ao inoxidvel de 56 Vrms/m; A tenso total 56 Vrms/m x 26 m/bobina x 21 bobinas = 30.6 kVrms.

Fig. 7. Estrutura geral do SuperLimiterTM. Fonte: AMSC.

C. HTS SCFCL SuperPower A SuperPower uma companhia lder mundial no desenvolvimento e produo de fios supercondutores de alta temperatura crtica de segunda gerao (HTS 2G). Esta empresa, aliada a parceiros como a Universidade de Houston, Universidade do Estado da Flrida, Laboratrio Nacional Oak Ridge e Instituto Politcnico Rensselaer est projetando um dispositivo modular HTS SCFCL resistivo para linhas de distribuio e transmisso de energia [12]. Especificaes do HTS SCFCL para Distribuio de energia eltrica: Tenso = 11 a 15 kV / fase; Carga = 800 a 2 kArms; Corrente que ser limitada, aproximadamente, 65 a 75% quando montado com os trs mdulos SCFCL. Especificaes do HTS SCFCL para Transmisso de energia eltrica: Tenso = 138 kV / fase; Carga = 1700 Arms; 40 kA de corrente que ser limitada, aproximadamente, 65 a 75% quando montado com os 14 mdulos SCFCL. VII.
PERSPECTIVAS FUTURAS PARA OS

B. SuperLimiter A empresa AMSC a principal fornecedora mundial de fios HTS. Os produtos desta empresa so apoiados por centenas de patentes e licenas que abrangem as tecnologias fundamentais para revolucionar o modo como o mundo usa eletricidade. Esta empresa aliada a parceiros como a Siemens , Nexans, LIPA (Long Island Power Authority) e DOE (U.S. Department of Energy) est desenvolvendo e testanto um FCL HTS 2G (fio da segunda gerao dos HTS) resistivo chamado de SuperLimiter [12]. Especificaes do FCL HTS 2G Resistivo: Trifsico; Alta tenso; 138 kV; Espera-se que seja um dispositivo mais simples e compacto. Status do Prottipo do Projeto (em construo): Tenso Nominal = 115 kV; 900 A com previses futuras para 63 kA; Limitao de corrente de 40 kA;

SCFCL

A. Proposta de um SCFCL baseado em circuito ressonante com indutor supercondutor de fita YBCO controlado por dispositivos Semicondutores de Potncia A anlise desses circuitos ser usada para derivar uma topologia alternativa apresentada por [5] para o limitador, baseada da conexo de um circuito ressonante e outro paralelo. O grande problema que as topologias a serem investigadas utilizam indutores com alto valor de indutncia,

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

o que torna comercialmente desinteressante tais aplicaes. Pretende-se substituir o indutor comum por uma bobina supercondutora, sendo a mesma confeccionada por fita supercondutora YBCO (trio-brio-cobre) de segunda gerao, conforme apresentado na Fig.8.

de aumentar a eficincia do sistema) a corrente de falta limitada ser, logo aps a limitao, armazenada na bobina supercondutora SMES e, to logo o sistema de controle ordenar, esta energia ser devolvida para o sistema. A Fig.9 apresenta uma idia geral do dispositivo proposto.

Fig. 9. Estrutura bsica de um SCFCL utilizando SMES. Fig. 8. Estrutura bsica de um SCFCL baseado em circuito ressonante com indutor supercondutor de fita YBCO controlado por dispositivos Semicondutores de Potncia.

VIII. SISTEMA DE CONTROLE DO SMES Normalmente, o controle de um sistema SMES realizado considerando-se a potncia ativa [11]. A malha de controle pode ser observada pela Fig.10.

B. Proposta de um SCFCL utilizando SMES A tecnologia SMES (Superconducting Magnetic Energy Storage) baseada na habilidade dos supercondutores de transportar elevadas correntes DC (corrente contnua), com perdas resistivas prximas de zero, na presena de significativos campos magnticos, no armazenando diretamente a energia eltrica. A bobina supercondutora atua armazenando energia no campo magntico gerado pela circulao de corrente. Sendo a bobina um indutor L, a energia armazenada E proporcional ao quadrado da corrente I que circula na bobina, conforme (1).

O sistema de converso de energia proporciona algumas formas de converso AC em DC e vice-versa, j que os sistemas SMES (que so dispositivos DC) esto quase sempre conectados a um sistema de energia AC. O sistema de refrigerao criognico mantm a bobina supercondutora na temperatura de operao apropriada para o material supercondutor utilizado. O sistema de controle estabelece uma ligao entre a demanda de energia da rede e o fluxo de energia que chega ou sai da bobina supercondutora alm de informar o status da mesma, do refrigerador e dos outros equipamentos do sistema. Uma nova tecnologia est sendo discutida: trata-se de um SCFCL utilizando SMES. O dispositivo proposto ser composto de um circuito de deteco de falhas, um sistema de converso de energia (Chopper + VSI), uma bobina supercondutora, um sistema de refrigerao criognico e um sistema de controle. O sistema, basicamente, atuar da seguinta forma: quando uma falha for detectada, o dispositivo SCFCL atuar (limitando a corrente na rede e evitando maiores danos), porm, o ponto-chave que esta corrente no ser dissipada (ou ser dissipada o mnimo possvel). Como a idia crucial o aproveitamento de energia (a fim

Fig. 10. Sistema tpico de controle de um SMES.

A funo de transferncia de um SMES aproximadamente de primeira ordem. A constante de tempo T1 do compensador tipicamente 0,5s. O Valor de K ajustado em funo da capacidade de armazenamento do SMES e da oscilao da potncia ativa. IX. CONCLUSO Este trabalho apresentou duas perspectivas de utilizao da tecnologia supercondutora em limitadores de corrente de curto-circuito. A anlise da viabilidade econmica (dos SCFCL) se torna muito difcil uma vez que os mesmos ainda esto em fase de desenvolvimento e testes (ainda no esto disponveis no mercado). Entretanto, a matria-prima (fita ou fio 2G HTS) para a

THE 9th LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011

construo das bobinas supercondutoras j est sendo produzida e comercializada pelas empresas lderes mundiais. Sabe-se que esta matriaprima possui um preo muito elevado ($300-400/kA-m [13]) porm, atravs dos significativos avanos tecnolgicos esto previstas melhorias significativas, as quais podem ser a chave para disseminao de novas tecnologias baseadas em supercondutividade. Os elevados custos podem ser compensados pelos grandes benefcios que as novas tecnologias propostas constituem, aumentando a confiabilidade das redes eltricas, que so susceptveis a curto circuitos. X. AGRADECIMENTOS Os autores Gostariam de agradecer FAPEMIG e ao CNPq pelo apoio. XI. REFERNCIAS
C. A. Baldan, J. S. Lamas, C. Y. Shigue, and E. R. Filho, "Fault Current Limiter Using YBCO Coated Conductor - The Limiting Factor and Its Recovery Time," Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol. 19, pp. 1810-1813, 2009. [2] J. Bock, M. Bludau, R. Dommerque, A. Hobl, S. Kraemer, M. O. Rikel, and S. Elschner, HTS Fault Current LimitersFirst Commercial Devices for Distribution Level Grids in Europe, Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol. 19, pp. 1, 2010. [3] D. H. N. Dias, E. S. Motta, G. G. Sotelo, R. Andrade, R. M. Stephan, L. Kuehn, O. Haas, and L. Schultz, Simulations and Tests of Superconducting Linear Bearings for a MAGLEV Prototype, Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol. 19, pp. 2120-2123, 2009. [4] M. Irjala, H. Huhtinen, R. Jha, V. P. S. Awana, and P. Paturi, Optimization of the BaCeO3 Concentration in YBCO Films Prepared by Pulsed Laser Deposition, Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol. PP, 2011. [5] M. M. Lanes, B. A. H. Carvalho, and B. P. Gomes, Fault Current Limiter Based on Resonant Circuit Controlled by Power Semiconductor Devices, Latin America Transactions, IEEE (Revista IEEE America Latina), vol. 5, pp. 311-320, 2007. [6] R. Kreutz, J. Bock, F. Breuer, K. P. Juengst, M. Kleimaier, H. U. Klein, D. Krischel, M. Noe, R. Steingass, and K. H. Weck, System technology and test of CURL 10, a 10 kV, 10 MVA resistive high -Tc superconducting fault current limiter, Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol. 15, pp. 1961-1964, 2005. [7] M. Noe, and M. Steurer, R&D status of fault current limiters for utility applications, Power Engineering Society General Meeting, IEEE, vol. PP, pp. 2, 2006. [8] M. Steurer, P. F. Ribeiro, and M. Noe, Superconducting magnetic energy storage and fault current limiters-projects, considerations, and outlook, Transmission and Distribution Conference and Exposition, IEEE PES, vol. 3, pp. 1102-1107, 2003. [9] H. G. Sarmiento, A fault current limiter based on an LC resonant circuit: Design, scale model and prototype field tests, Bulk Power System Dynamics and Control - VII. Revitalizing Operational Reliability. iREP Symposium, vol. no, pp. 1-5, 19-24, 2007. [10] G. G. Sotelo, R. Andrade, A. C. Ferreira, Test and Simulation of Superconducting Magnetic Bearings, Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol. 19, pp. 2083-2086, 2009. [11] H. Hayashi, Y. Hatabe, T. Nagafuchi, A. Taguchi, K. Terazono, T. Ishii, S. Taniguchi, "Test Results of Power System Control by Experimental SMES," Applied Superconductivity, IEEE Transactions on, vol.16, no.2, pp.598-601, June 2006. [12] SuperPower, Recent Development of SFCL in the USA, 23rd International Superconductivity Symposium - ISS -, pp. 1-44, 2010. [1]

[13] SuperPower, Second Generation HTS Wire for Wind Energy Applications, Symposium on Superconducting Devices for Wind Energy, pp. 1-43, 2011.

XII. BIOGRAFIAS
ngelo Rocha de Oliveira possui graduao (2003) e mestrado (2005) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil, e doutorando pela UFJF, Brasil. Atualmente trabalha no Departamento de Controle e Automao/Eletrotcnica do Centro Federal de Educao tecnolgica de Minas Gerais, CEFET-MG, Campus III Leopoldina. Possui interesse nas seguintes linhas de pesquisa: otimizao, operao e proteo de sistemas de potncia e energia, redes neurais artificiais e automao industrial. Marlon Jos do Carmo atualmente est cursando doutorado em Engenharia Eltrica na rea de Eletrnica de Potncia, subrea desenvolvimento de dispositivos supercondutores. Possui Mestrado em Engenharia Eltrica, na rea de concentrao em Instrumentao e Controle pela UFJF (2006), graduao em Cincias e Matemtica pela Faculdades Integradas de Cataguases (2002), Tcnico em Eletrotcnica pelo CEFET MG (1995) e Tcnico em Eletrnica Industrial pelo CETEL/SENAITEC (1997). professor da carreira do Ensino Bsico Tcnico e Tecnolgico do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, desde 2003, atuando no curso Tcnico em Eletrotcnica / Controle e Automao - CEFET - MG e no curso de Engenharia de Controle e Automao, em disciplinas de Controle de Processos Industriais. Tem experincia na rea de Automao e Controle de processos e Eletrnica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Automao Industrial, Controle de processos, Controle digital, Identificao de sistemas, Projeto e sintonia de controladores, Educao em Engenharia e em Controle, Auditoria em malhas industriais de controle (Performance Assessment), Eletrnica de Potncia, Supercondutividade, simulao de supercondutores pelo mtodo de estado crtico, elementos finitos aplicado a simulaes eletromagnticas de mquinas eltricas e dipositivos supercondutores. Jos Evaristo Rodrigues Costa possui graduao em Fsica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), graduao em Fsica Bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Fsica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Fsica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente Professor do Ensino Bsico Tcnico e Tecnolgico do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais. Tem experincia na rea de Fsica, com nfase em Fsica da Matria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Heisenberg, bidimensional, anisotrpico, vrtices, dinmica e magntico. Laura de Oliveira Carraro estudante de Engenharia de Controle e Automao no Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais CEFET - MG. Ela formada no curso Tcnico de Mecnica Industrial pelo CEFET - MG (2004). Tem experincia na rea de Engenharia Eltrica com nfase em Eletrnica Industrial, Sistemas e Controles Eletrnicos.

You might also like