You are on page 1of 4

FACULDADE ASSIS GURGACZ FAG

Avenida das Torres, 500 Fone: (45) 321-3900 Fax: (045) 321-3913 CEP: 85802-640 Cascavel Paran Email: fag@fag.edu.br

I - Assunto: BIOQUMICA : DISPILIDEMIAS e DISLIPOPROTEINEMIAS II - Experimento: Reao de Jaff III - Objetivo: Lipidograma, um conjunto de testes bioqumicos que inclui as dosagens de: - Colesterol Total - Triglicerdeos - HDL - Colesterol - LDL - Colesterol IV - Tempo previsto:

V - Materiais, equipamentos e reagentes : MATERIAL NESCESSRIO PARA AS EXPERINCIAS

VI - Metodologia TERICA: 1- CONCEITO: Alteraes da concentrao de lipdeos e lipoprotenas plasmticas. As dislipidemias podem ser subdivididas em Hiperlipoproteinemias (hiperlipidemias) e Hipolipoproteinemias (hipolipidemias); das duas classes a de maior interesse clnico a das Hiperlipoproteinemias, freqentemente associadas a um aumento do risco de instalao de outras doenas, tais como as doenas isqumicas do corao, pancreatite, etc. As Hiperlipoproteinemias podem, por sua vez, ser classificadas em 2 grupos: Primrias: Condicionadas geneticamente na maioria dos casos, ditas tambm "familiares". Podem ser determinadas por herana mono ou polignica, e a alterao gentica pode se traduzir em defeitos relacionados apoprotena, aos seus receptores ou ainda s enzimas que participam do sistema de transporte de lipdeos. Secundrias: Surgem associadas e em decorrncia de um quadro primrio de doena, fatores dietticos, drogas ou dois ou mais destes fatores combinados. A Obesidade e o lcool freqentemente so fatores de desencadeamento de hiperlipidemias, tanto primrias quanto secundrias.

2 - HIPERLIPOPROTEINEMIAS PRIMRIAS: - Classificao: H vrias dcadas atrs, FREDRIKSON E LEVY criaram uma classificao das hiperlipoproteinemias baseada no padro eletrofortico de separao das mesmas; esta classificao reflete os tipos fenotpicos de alterao, mas no se refere etiologia ou aos mecanismos fisiopatolgicos da doena. Assim mais recentemente, um novo padro de classificao surgiu, e hoje, ambos so utilizados na prtica. A. Classificao Segundo Fredrikson: So 6 tipos de hiperlipoproteinemias: Tipo Aparncia do Banda Lipop. Anormal Lipdeo Anormal Soro Eletrofortica Anormal I "Nata" sobre Origem Quilo TG plasma claro COL II a Claro b LDL Col e TG II b Lig. Turvo b + pr b LDL e COL e VLDL TG III Turvo Entre b e Pr b IDL e COL e LDL Anormal TG IV Turvo a Leitoso Pr b VLDL TG e ou COL V "Nata" sobre Origem, Pr b e Quilo e TG e plasma turvo b TG Col B Classificao Fisiopatolgica: So 7 as classes, sempre associveis a um dos grupos fenotpicos descritos acima Hipercolesterolemia Familiar: Pacientes com este tipo de alterao geralmente desenvolvem aterosclerose precoce e morrem de infarto antes dos 35 anos. Aproximadamente 75% desenvolvem Xantomas Tendinosos, causados pela proliferao de clulas do SRE armazenadora de colesterol. Possuem altssimos nveis sricos de colesterol e LDL , com TG normal - Padro II a. A doena est associada deficincia de receptores para LDL no fgado (Rec. Para apo B e apo E), o que acarreta um aumento de LDL circulante e a falha na inibio da sntese do colesterol endgeno. Hiipercolesterolemia Polignica: Determinada por uma grande variedade de defeitos enzimticos e de apoprotenas envolvidas no transporte e metabolismo do colesterol. Caracteriza-se por uma elevao menos marcante do colesterol srico e eventualmente do TG - Padro II a e II b. Fatores dietticos e obesidade freqentemente so agravadores da hipercolesterolemia. Estes pacientes raramente desenvolvem Xantomas. Hipercolesterolemia Familiar Combinada: H nestes casos um aumento do Colesterol e dos Triglicerdeos, associado a uma produo excessiva de apo B e, consequentemente, de VLDL e LDL. So vrios os padres possveis de se encontrar ( II a, II b, IV e eventualmente V) , determinados significativamente por fatores secundrios. Hipertrigliceridemia Endgena: Ocorre em pacientes com elevao moderada dos TG sricos, sem um aumento do colesterol, causada por um aumento do VLDL - Padro IV - e de origem patobioqumica desconhecida. Deficincia de Lipoprotena Lipase/Apo C II: Doenas causadas pela diminuio da atividade da LPL srica, seja por defeito na prpria enzima ou na apoprotena C II, sua principal ativadora. Estes pacientes desenvolvem intensa hipertrigliceridemia, com aumento de quilomcron e eventualmente, de VLDL - padro I e V. O soro destes pacientes altamente lipmico, com formao em certos casos de uma camada leitosa sobrenadante. Tem alta correlao estatstica com um aumento do risco de pancreatite aguda.

Hiperlipidemia Remanescente: Associada a uma diminuio de atividade da apo E como mediadora da ligao do VLDL e do quilomcron remanescentes ao fgado. Caracteriza-se por um aumento no IDL, ou padro III de Frederikson. Hiper-a -Lipoproteinemia: Rara condio associada a um aumento da sntese do HDL, com nveis sricos de HDL e HDL-Colesterol aumentados, e colesterol total e TG normais. Estes "pacientes" esto mais protegidos contra as DAC que a populao em geral. 3 - HIPERLIPOPROTEINEMIAS SECUNDRIAS: Muitas hiperlipidemias secundrias seguem o mesmo padro descrito para os quadros primrios. No existem, porm, alteraes intrnsecas ao metabolismo das lipoprotenas. As anormalidades desaparecem com a normalizao do quadro primrio. Este pode ser caracterizado por doenas como "Diabetes Mellitus", Hipotireoidismo, Gravidez, Obesidade, Hbitos Alimentares, etc. 4 - HIPOLIPOPROTEINEMIAS: A-b -Lipoproteinemia Familiar: Doena rara e grave onde no h sntese de apo B. Quilomcron, VLDL e LDL esto ausentes. Estes pacientes desenvolvem retardo de crescimento e degenerao progressiva do SNC, por dificuldade de absoro de AG essenciais e de vitaminas lipossolveis. Hipo-b -Lipoproteinemia Familiar: Estes pacientes possuem baixos nveis de LDL e de LDL-Colesterol, so assintomticos e tem menor risco de desenvolverem DAC. A-a -Lipoproteinemia Familiar: Tambm chamada de doena de Tangier, caracterizada pela ausncia de sntese de apo A I ou A II, e consequentemente por baixos nveis de HDL srico. Os nveis de colesterol total srico esto diminudos, devido a ausncia de HDL-Colesterol, e estes pacientes, apesar da ausncia de HDL, no esto mais expostos s DAC.

VII METODOLOGIA EXPERIMENTAL 5 - DIAGNSTICO LABORATORIAL DAS DISLIPIDEMIAS: As dislipidemias so investigadas em laboratrio partir da anlise do Lipidograma, um conjunto de testes bioqumicos que inclui as dosagens de: - Colesterol Total - Triglicerdeos - HDL - Colesterol - LDL - Colesterol Este ltimo pode ser estimado a partir do resultado dos outros 3. A correta interpretao dos resultados do lipidograma permitem uma anlise bastante precisa com relao definio de risco para DAC de um paciente - PRTICA.

VIII INTERPRETAES 6 - TRATAMENTO DAS DISLIPIEMIAS: Medidas profilticas Exames laboratoriais frequentes para a avaliao dos nveis de colesterolemia e trigliceridemia. A reduo destes nveis: pose ser obtida atravs dos seguintes procedimentos teraputicos: Dieta: Reduz at 30% do colesterol total srico. Recomendada sempre que o LDL-C esteja maior que 130,0 mg/dl. Deve-se reduzir as quantidades dietticas de colesterol e de AG saturados, que, quando esterificados ao colesterol, dificultam sua degradao Tratamento Farmacolgico: Acionado quando a dieta no atingir a resposta recomendada, quando o LDL-C for maior que 160.0 mg/dl em situaes de alto risco, ou maior que 190,0 mg/dl em qualquer situao. As drogas mais utilizadas so: Derivados do c. Fbrico Diminuem a sntese heptica de VLDL e estimulam a atividade da LPL, aumentando assim o HDL-C. Resinas sequestrantes de c. Biliares Colestiramina, por exemplo. Bloqueiam o ciclo enteroheptico do colesterol. Tem baixa tolerabilidade e seu uso, portanto, restrito. c. Nicotnico e derivados Inibe a lipase hormnio-sensveldo tec. adiposo, diminuindo a liberao de AG livre, a sntese heptica de VLDL, o "turnover" de LDL e aumentando a excreo de esterides nas fezes. Possui intensos efeitos colaterais. Inibidores da HMG-CoA Redutase So as "vastatinas"; Inibem a sntese endgena de colesterol e aumentam os receptores para LDL no fgado. Seus efeitos surgem em mdia aps 4 semanas de tratamento.

You might also like