You are on page 1of 121

LABORATRIO MODULAR DE ELETRNICA DE POTNCIA

Lus Guilherme Barbosa Rolim TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAO DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA A OBTENO DO GRAU DE MESTRE EM CINCIAS EM ENGENHARIA ELTRICA. Aprovada por:

Prof. Richard Magdalena Stephan, Dr.-Ing. (Presidente)

Prof. Walter Issamu Suemitsu, Dr. Ing.

Prof. Luiz Pereira Calba, Dr. Ing.

Prof. Luiz Eduardo Borges da Silva, Dr. Ing.

RIO DE JANEIRO, R.J. - BRASIL MARO DE 1993

ii

ROLIM, LUS GUILHERME BARBOSA Laboratrio Modular de Eletrnica de Potncia [Rio de Janeiro] 1993. VII, 106 pag., 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia Eltrica, 1993). Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. Laboratrio Didtico de Eletrnica de Potncia I. COPPE/UFRJ II. Ttulo (Srie)

iii

AGRADECIMENTOS

Ao Prof. Richard Magdalena Stephan, pelo apoio na realizao deste trabalho.

Ao Prof. Edson Hirokazu Watanabe, pelas valiosas sugestes e contribuies para a realizao deste trabalho.

Aos amigos do Departamento de Eletrotcnica da EE/UFRJ, pelo incentivo para a realizao deste trabalho.

minha famlia, pela tranqilidade que me proporcionou, to necessria para o desenvolvimento deste trabalho.

iv

Resumo da Tese apresentada COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessrios para a obteno do grau de Mestre em Cincias (M.Sc.).

LABORATRIO MODULAR DE ELETRNICA DE POTNCIA

Lus Guilherme Barbosa Rolim MARO, 1993

Orientadores: Prof. Walter Issamu Suemitsu Prof. Richard Magdalena Stephan Programa: Engenharia Eltrica

Neste trabalho apresentado um laboratrio didtico para o ensino de Eletrnica de Potncia. Seu desenvolvimento foi motivado pela constatao de uma carncia de equipamentos de laboratrio adequados para o ensino da referida disciplina.

A concepo do equipamento baseia-se na idia de matriz-chaveamento, proposta por Wood (1981). A implementao feita segundo uma estrutura modular, com o controle do acionamento das chaves sendo feito por software.

A partir das especificaes acima citadas, foi construdo um prottipo, cujo projeto apresentado detalhadamente. So mostrados exemplos de utilizao, a ttulo de validao experimental. Concluindo, so apresentadas sugestes para o desenvolvimento futuro do tema deste trabalho.

Abstract of Thesis presented to COPPE/UFRJ as partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.).

POWER ELECTRONICS MODULAR LABORATORY

Lus Guilherme Barbosa Rolim MARCH, 1993

Supervisors: Prof. Walter Issamu Suemitsu Prof. Richard Magdalena Stephan Department: Electrical Engineering

This work presents an educational laboratory for teaching Power Electronics. The development of the laboratory was motivated by a lack of suitable equipment for teaching Power Electronics.

The conception of the equipment was based on the idea of switching matrix, proposed by Wood (1981). The implementation is done in a modular structure, with the switching control being realized by software.

A prototype was constructed according to the above specifications, and its project is shown with details. Application examples are shown, for validation purposes. At last, suggestions for further development of this work are presented.

vi

NDICE

CAPTULO I - INTRODUO I.1 - Introduo .................................................................................................... 1 I.2 - Motivao ..................................................................................................... 6 I.3 - Objetivos ....................................................................................................... 9 I.4 - Sumrio ....................................................................................................... 10

CAPTULO II - CONCEPO II.1 - Introduo .................................................................................................. 12 II.2 - Concepo ................................................................................................. 13 II.3 - Concluso .................................................................................................. 24

CAPTULO III - PROJETO III.1 - Introduo ................................................................................................. 26 III.2 - Mdulos de Alimentao ............................................................................ 27 III.3 - Mdulos de Cargas .................................................................................... 30 III.4 - Mdulos de Chaves ................................................................................... 33 III.5 - Mdulo de Interfaces ................................................................................. 42 III.6 - Mdulo de Controle ................................................................................... 52 III.7 - Arranjo Fsico dos Mdulos ...................................................................... 57 III.8 - Concluso ................................................................................................. 61

CAPTULO IV - VALIDAO EXPERIMENTAL IV.1 - Introduo ................................................................................................ 63 IV.2 - Exemplos de Utilizao .............................................................................. 64 IV.3 - Outras Aplicaes ..................................................................................... 86

vii

IV.4 - Concluso ................................................................................................. 95

CAPTULO V - CONCLUSES V.1 - Concluses ................................................................................................. 96

REFERNCIAS ................................................................................................. 99

APNDICE A A.1 - FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS DIDTICOS ............................. 101

APNDICE B B.1 - SMBOLOS UTILIZADOS NO SOFTWARE DE CONTROLE ............... 102 B.2 - LISTAGENS DO SOFTWARE DE CONTROLE ..................................... 103

CAPTULO I - INTRODUO

I.1 - INTRODUO

Eletrnica de Potncia uma tecnologia utilizada no processamento da energia eltrica visando obter maior eficincia e qualidade. Os mtodos empregados em Eletrnica de Potncia baseiam-se na utilizao de dispositivos semicondutores operados em regime de chaveamento para realizar o controle do fluxo de energia e a converso de formas de onda de tenses e correntes entre fontes e cargas (Wood, 1981), (Bose, 1992).

Vrias outras tcnicas e diversos dispositivos foram utilizados no passado para realizar estas funes. A ttulo de exemplo, podemos citar: vlvulas a vcuo, amplificadores magnticos, conversores rotativos, etc. Contudo, tais dispositivos

apresentavam desvantagens como pouca confiabilidade e baixa eficincia, alm de requerer manuteno freqente. O aparecimento da Eletrnica de Potncia proporcionou uma alternativa vantajosa para o processamento de energia, devido baixa perda de energia no chaveamento somada pouca necessidade de manuteno das chaves semicondutoras. A idia de se fazer converso de energia atravs do chaveamento surgiu nos anos 20, mas durante as trs dcadas subseqentes teve pouca evoluo. Isto foi devido tecnologia dos dispositivos chaveadores ento disponveis (thyratrons, retificadores de arco de mercrio, etc.), que eram caros, muito volumosos e pouco confiveis. Com a inveno do tiristor, ao fim dos anos 50, iniciou-se um grande surto de evoluo tecnolgica da Eletrnica de Potncia, que se estendeu pelos anos 60. Durante esta fase foram lanadas as bases tericas da Eletrnica de Potncia, com a realizao de inmeros trabalhos de pesquisa e desenvolvimento. Desde ento, o campo de aplicaes da Eletrnica de Potncia vem crescendo acentuadamente, apresentando-se atualmente a tendncia de que todo aparelho eltrico venha a ser interfaceado com o sistema eltrico atravs de conversores eletrnicos de potncia.

Nos anos 70, foi iniciada a implantao da Eletrnica de Potncia em escala industrial. Da em diante, o desenvolvimento paralelo da Microeletrnica tem contribudo significativamente para a contnua evoluo da Eletrnica de Potncia. Esta contribuio se d principalmente em duas vertentes:

circuitos de controle (microcontroladores, DSPs, etc.), desenvolvimento de chaves semicondutoras (SIT, MCT, etc.).

Da interao entre a Microeletrnica e a Eletrnica de Potncia tem resultado uma crescente popularizao dos conversores estticos, sobretudo no acionamento de mquinas eltricas. No entanto, a utilizao da Eletrnica de Potncia no se

restringe apenas s aplicaes industriais. O espectro de aplicaes to amplo que vai desde simples aplicaes residenciais tais como "dimmers" at sistemas de transmisso de energia eltrica de alta potncia como CCAT e FACTS (Hingorani, 1988).

Uma implicao importante da utilizao da Eletrnica de Potncia a conservao de energia eltrica. Diversos estudos (Hukai, 1985; Hicock, 1985; Eto, 1988), mostram que atravs do controle de velocidade com conversores estticos possvel economizar at 30% da energia gasta em vrios tipos de acionamentos de motores eltricos. Hukai (1985) mostra que deste modo pode-se economizar at cerca de 11% do capital necessrio para a expanso da capacidade de gerao no Brasil para a prxima dcada. O custo da implantao de controladores eletrnicos de velocidade numa indstria pode ser rapidamente compensado pela prpria economia no consumo de energia eltrica. A aplicao de variadores de velocidade estticos uma prtica recomendada pelo Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (PROCEL), criado em 1985 pela Eletrobrs e encampado em 1992 pelo Governo Federal.

Outro aspecto relevante da aplicao da Eletrnica de Potncia a reduo dos impactos ambientais associados produo e utilizao de energia. Atualmente, tem-se falado bastante a respeito de fontes de energia ambientalmente "limpas", como clulas combustveis, clulas fotovoltaicas, energia elica, usinas

maremotrizes, etc. Muitas destas fontes no so capazes de produzir energia na forma usualmente requerida pelo sistema eltrico, ou seja, tenso alternada de intensidade e freqncia constante. Para acoplar estas fontes ao sistema eltrico necessrio algum tipo de conversor eletrnico de potncia. A utilizao de conversores estticos em veculos de transporte eltricos tambm ajuda a reduzir a emisso de gases poluentes, contribuindo para o esforo global de preservao ambiental. Em vista das vantagens

proporcionadas pela Eletrnica de Potncia, tem-se a expectativa de uma ampla difuso do uso de equipamentos eletrnicos de potncia. Nos pases desenvolvidos isto de fato verificado. No Brasil, porm, o uso de equipamentos eletrnicos de potncia pouco difundido. H vrios fatores que contribuem para esta situao, dentre os quais destacam-se:

o alto investimento atualmente requerido para implantao de sistemas eletrnicos de potncia,

o conservadorismo de algumas empresas nacionais, que relutam em absorver inovaes tecnolgicas,

a pouca difuso do conhecimento das vantagens associadas s aplicaes da Eletrnica de Potncia,

a falta de normalizao para o setor, o que possibilita a produo e comercializao de equipamentos de qualidade inferior e diminui a confiana dos usurios na Eletrnica de Potncia.

Se por um lado a Eletrnica de Potncia oferece vantagens, por outro lado seu uso acarreta tambm alguns efeitos colaterais, resultantes da produo indesejvel de harmnicos pelos conversores estticos (Oliveira, 1992). Este o preo que se tem que pagar pelos benefcios proporcionados pela Eletrnica de Potncia. O engenheiro que aplica esta tecnologia, seja ele usurio ou projetista, tem que ter um bom conhecimento destes efeitos parasitas a fim de contorn-los adequadamente.

Embora no princpio a Eletrnica de Potncia fosse uma disciplina especializada, hoje em dia ela considerada uma disciplina bsica na formao de

engenheiros eletricistas, sejam eles especialistas em sistemas de potncia ou na rea industrial. No entanto, o ensino da Eletrnica de Potncia a nvel de graduao no muito desenvolvido no Pas. Este fato pode ser atribudo principalmente a dois fatores:

A carncia de docentes especializados, devido ao carter multidisciplinar da Eletrnica de Potncia. Um verdadeiro especialista nesta rea deve ter alguma experincia em matrias tradicionalmente dissociadas como processamento de sinais, sistemas de potncia, eletrnica digital, mquinas eltricas, computao e sistemas de controle (Bose, 1992). H poucos profissionais com conhecimentos to abrangentes.

A carncia de recursos laboratoriais adequados para complementar a formao terica. A Eletrnica de Potncia uma disciplina que requer muita experimentao, seja atravs de simulaes computacionais ou de montagens em laboratrio. Isto requer equipamentos didticos e softwares

especializados, havendo poucas opes disponveis no mercado.

Em Instituies de Ensino Superior (IES) onde h pesquisa e ensino de psgraduao em Eletrnica de Potncia, o primeiro fator geralmente no relevante. Tomando como exemplo algumas Universidades Federais como UFRJ, UFSC, UFPb, etc., observa-se que nestas IES os cursos de graduao so ministrados por docentes-pesquisadores que atuam tambm na ps-graduao e so verdadeiros especialistas em Eletrnica de Potncia. Alm disso, estes docentes, em seus cursos de ps-graduao, tambm contribuem para a formao de novos especialistas para atuar em outras IES.

Este trabalho prope-se a atacar o segundo fator que limita a difuso do ensino da Eletrnica de Potncia no Pas, atravs da criao de um equipamento para ensino de laboratrio desta disciplina.

I.2 - MOTIVAO

O ensino da Eletrnica de Potncia em laboratrio apresenta diversas alternativas de abordagem dependendo dos objetivos educacionais pretendidos. Equipamentos eletrnicos de potncia so sistemas complexos, compostos de vrios sub-sistemas que utilizam outras tecnologias como ferramentas. As alternativas de abordagem referem-se ao grau de detalhamento com que estes sub-sistemas so tratados. Por exemplo, quando se estuda a teoria de operao de conversores estticos, os circuitos de controle geralmente so tratados como caixas-pretas. Este tratamento j no adequado para o estudo das caractersticas de comutao das chaves semicondutoras. Os requisitos de instrumentao e de circuitos auxiliares so tambm diferentes conforme a abordagem adotada. Foi realizado um levantamento sobre a produo de equipamentos didticos para Eletrnica de Potncia com a inteno de avaliar as caractersticas didticas destes equipamentos. Foram feitas as seguintes constataes:

A produo comercial deste tipo de equipamento pequena: foram encontrados apenas oito fabricantes em todo o mundo, relacionados no apndice A. Os equipamentos produzidos comercialmente so mais adequados para treinamento do que para aprendizagem de princpios de funcionamento. Na maioria, so compostos por unidades autnomas dedicadas. Ou seja, cada unidade realiza apenas uma funo de converso,

fazendo com que se tenha que lidar com uma grande quantidade de hardware para se poder ter um elenco de experincias razovel. As unidades em geral no so reconfigurveis e reproduzem apenas as funes de converso mais utilizadas na indstria, o que limita as possibilidades de uso.

Muitas Universidades estrangeiras (Lataire, 1987; Robinson, 1987; Hobson, 1986; Finch, 1990; Yeung, 1990; Rey, 1991; Bonert, 1987; Dewan, 1979; Novotny, 1990; Miller, 1991; Krein, 1991) construram seus prprios equipamentos de laboratrio, buscando uma versatilidade maior do que a dos equipamentos didticos disponveis no mercado.

Foi tambm observado que a maioria dos equipamentos avaliados, comerciais ou no, segue uma mesma filosofia didtica, que muito difundida no ensino da Eletrnica de Potncia. Trata-se da tendncia de se conduzir o ensino da disciplina atravs de uma srie de estudos-de-caso, tratando cada configurao de conversor isoladamente. Neste trabalho prope-se uma abordagem diferente, por acreditar-se que as semelhanas topolgicas e funcionais entre as diferentes categorias de conversores estticos possam ser exploradas didaticamente. Com o laboratrio concebido segundo esta nova abordagem, pretende-se atingir principalmente os seguintes objetivos educacionais:

consolidar os princpios fundamentais de operao dos conversores estticos tais como funes de converso, tcnicas de controle, etc.

dar ao estudante uma viso sistmica da estrutura funcional dos conversores estticos.

possibilitar ao estudante o exerccio da capacidade de sntese, atravs da construo de sistemas eletrnicos de potncia a partir de blocos funcionais.

familiarizar o estudante com algumas aplicaes tpicas dos conversores estticos.

A filosofia didtica adotada baseia-se na teorizao proposta por Wood (1981) para a anlise dos conversores estticos. Em seu trabalho, Wood descreve genericamente um conversor esttico qualquer como sendo uma matriz de chaves semicondutoras (figura I.1). Nesta matriz fsica, chamada matriz-chaveamento, a operao de cada chave descrita por uma funo binria chamada funochaveamento. Com isto, a operao do conversor pode ser globalmente descrita por uma matriz algbrica chamada matriz de funes-chaveamento, na qual cada elemento a funo-chaveamento correspondente a uma das chaves do conversor.

Esta teorizao, embora no seja ainda muito utilizada, possui um grande valor didtico. O tratamento unificado dado por ela facilita a compreenso do funcionamento dos conversores estticos. Utilizando-se esta abordagem como filosofia de projeto, objetiva-se minimizar a quantidade de hardware necessria para realizar os vrios tipos de funes de converso. A descrio generalizada que dada ao controle das chaves perfeitamente adequada para a sua implementao em software utilizando computadores pessoais. Isto permite que se construa um equipamento didtico de baixo custo e possibilita uma participao muito mais interativa do aluno no estudo da Eletrnica de Potncia.

Figura I.1 - Matriz-chaveamento

I.3 - OBJETIVOS

A teoria da matriz-chaveamento tem um grande potencial didtico no sentido de tornar mais fcil a compreenso dos conceitos fundamentais da Eletrnica de Potncia e dos princpios bsicos de funcionamento dos conversores estticos. Este trabalho se prope a desenvolver um laboratrio didtico para o estudo da Eletrnica de Potncia, com base na teoria da matriz-chaveamento. Pretende-se que este laboratrio seja dotado de facilidades operacionais que permitam explorar da maneira mais plena possvel o potencial daquela teoria. trabalho so: Os principais elementos deste

a concepo de uma estrutura bsica para os equipamentos deste laboratrio,

10

o projeto detalhado destes equipamentos,

a construo de prottipos e interfaceamento com um computador pessoal,

o desenvolvimento de software para o controle do equipamento,

a validao do sistema completo atravs de exemplos de aplicao,

a apresentao de concluses sobre a validao do sistema e a sugesto de melhorias e desenvolvimento do que foi feito.

I.4 - SUMRIO

Neste captulo foi apresentado um breve arrazoado que serviu de introduo ao escopo deste trabalho.

No captulo II desenvolvida a concepo do laboratrio, apresentando-se as idias principais que servem de orientao para o projeto dos seus componentes. A inter-relao entre estes componentes mostrada em forma de diagramas de blocos.

No captulo III descrito detalhadamente o projeto dos equipamentos do laboratrio e apresentado o prottipo construdo segundo este projeto.

No captulo IV so mostrados exemplos de utilizao dos equipamentos, a ttulo de validao experimental do prottipo construdo.

11

Por fim, no captulo V so apresentadas concluses e sugestes de aplicaes e de melhorias do laboratrio.

12

CAPTULO II - CONCEPO

II.1 - INTRODUO

No Captulo I, foi mencionado que a teoria da matriz-chaveamento tem um grande potencial para aplicaes didticas. A modelagem unificada dada por esta teoria facilita a compreenso dos princpios fundamentais de operao dos conversores estticos. Contudo, a idia da matriz-chaveamento no muito difundida. A maior parte do material didtico disponvel para o ensino bsico da Eletrnica de Potncia adota metodologias educacionais baseadas no estudo de casos isolados.

O objetivo principal deste trabalho desenvolver um laboratrio didtico de Eletrnica de Potncia, no qual a idia da matriz-chaveamento seja utilizada como

13

filosofia de projeto. Deste modo, pretende-se produzir um sistema de laboratrio verstil, com o qual possam ser rapidamente implementados conversores de diversas topologias e diversas funes de converso, utilizando-se um mnimo de equipamento.

Neste captulo, desenvolvida a concepo bsica deste laboratrio didtico de Eletrnica de Potncia. Inicialmente, apresentada uma descrio estrutural generalizada para sistemas eletrnicos de potncia, a partir da qual so derivadas diretrizes globais para o projeto do laboratrio. Em seguida, feito um detalhamento em termos de especificaes para o projeto das partes componentes do laboratrio.

II.2 - CONCEPO

Conforme foi dito no Captulo I, o sistema proposto neste trabalho destina-se principalmente ao estudo dos princpios bsicos de operao dos conversores estticos. Para isto, ser utilizada a modelagem proposta por Wood (1981). Nesta modelagem, um conversor esttico de funo genrica representado pela matrizchaveamento mostrada na figura II.1, que possui m terminais de entrada e n terminais de sada. Aos terminais de entrada conectam-se os m terminais da fonte de alimentao, que pode ser contnua ou alternada, monofsica ou polifsica. Aos terminais de sada so conectados os n terminais da carga.

14

Sij j

Fig. II.1 - Matriz-chaveamento genrica

A operao da chave Sij, que liga o terminal de entrada i ao terminal de sada j, descrita matematicamente pela funo-chaveamento Hij . Uma funochaveamento uma funo binria que assume valor um, se a chave correspondente est fechada, ou valor zero, se a chave est aberta. Se aos terminais de entrada so aplicadas tenses Viin em relao a uma referncia comum, ento a tenso no terminal de sada j, Vjout, em relao mesma referncia das tenses de entrada, dada por:
n

Vjout =

Hij Viin
i=1

(II.1)

15

A corrente Iiin injetada no terminal i da entrada est relacionada s correntes Ijout drenadas nos terminais de sada da seguinte forma:

Iiin =

Hij Ijout
i=1

(II.2)

As relaes expressas pelas equaes (II.1) e (II.2) podem ser escritas de forma mais compacta atravs das seguintes expresses matriciais:

[Vout]nx1 = [H]nxm [Vin]mx1

(II.3)

[Iin]mx1 = [H]'mxn [Iout]nx1

(II.4)

Onde [H]'mxn a transposta da matriz [H]nxm.

Na situao em que as fontes de alimentao impem as tenses nos terminais de entrada, a seqncia de operao das chaves deve obedecer aos seguintes princpios:

chaves conectadas a um mesmo terminal de sada nunca podem ser fechadas simultaneamente, pois isto violar a lei das tenses de Kirchhoff na entrada.

em qualquer instante de tempo, ao menos uma das chaves ligadas a um dado terminal de sada deve estar fechada, ou a corrente na carga ser descontnua.

16

Caso as fontes de alimentao imponham correntes de entrada em vez de tenses, a operao do conversor deve obedecer a princpios duais aos mencionados acima (Wood, 1981).

No projeto deste laboratrio, foi assumido como compromisso bsico que o desenho do equipamento deve expressar visualmente a idia da matriz-chaveamento. Com isto, pretende-se proporcionar uma compreenso facilitada deste conceito. Para se conseguir esta visualizao, a montagem das chaves semicondutoras e das vias de interligao dos terminais de entrada e sada deve ser feita segundo um posicionamento anlogo ao mostrado no diagrama esquemtico da matrizchaveamento da figura II.1. Entretanto, deve ser imposto um limite quantidade de terminais de entrada e de sada por razes bvias. Estas quantidades foram escolhidas em funo das topologias mais complexas que se pretende implementar no equipamento. So elas:

ponte retificadora trifsica, ponte inversora trifsica, chopper de 4 quadrantes, controlador de tenso alternada trifsica.

Pode-se verificar que estas topologias necessitam de no mais que trs terminais de entrada e/ou trs terminais de sada. Portanto, foi decidido que a matriz de chaves do equipamento tenha exatamente trs terminais de entrada e trs terminais de sada, dispondo de um total de nove posies para colocao de chaves. Na figura II.2 mostrada esta matriz-chaveamento 3 x 3, na qual se baseia o design do equipamento. A numerao das chaves mostrada na figura II.2 foi arbitrada, servindo apenas como padro para referncias posteriores.

17

chave 3 1

chave 6

chave 9

chave 2 2 chave 1 3

chave 5

chave 8

chave 4

chave 7

Fig. II.2 - Matriz-chaveamento 3 x 3

No estudo de um conversor esttico atravs da matriz-chaveamento, as chaves semicondutoras que compem este conversor so tratadas de uma maneira generalizada como chaves ideais bidirecionais em corrente e tenso. Porm, na aprendizagem de fundamentos da operao de conversores, importante enfatizar o aspecto da seleo dos dispositivos semicondutores de acordo com a funo de converso a ser realizada. tambm importante a compreenso das relaes entre a topologia do conversor e as caractersticas do dispositivo semicondutor utilizado como chave.

Acredita-se que a compreenso dos aspectos de seleo de chaves facilitada se o estudante solicitado a trabalhar sobre eles. Por isto, foi decidido que a estrutura

18

mecnica do equipamento deve permitir que as chaves da matriz consistam em mdulos removveis e intercambiveis. Deve-se dispor de vrios conjuntos de mdulos de chaves, cada conjunto utilizando um certo tipo de dispositivo semicondutor. Na montagem de um determinado conversor, as chaves apropriadas devem ser selecionadas pelo aluno e montadas entre as vias de interligao dos terminais de entrada e sada da matriz-chaveamento. A estrutura da matriz suportada por um bastidor dotado de sistemas de conexo apropriados.

Vale dizer que a possibilidade de se intercambiar as chaves da matrizchaveamento confere uma certa versatilidade ao equipamento, porque permite implementar vrios tipos de conversores sobre uma mesma base de montagem. Alm disso, com a modularizao das chaves, reduz-se o volume de hardware necessrio para estas implementaes. Contudo, a fim de assegurar a versatilidade do equipamento de uma forma global, deve-se prover facilidades para permitir intercambiar tambm as fontes de alimentao, as cargas e a forma de controle das chaves (as funes-chaveamento). Isto requer a modularizao de outras partes do equipamento.

A fim de se conseguir flexibilidade no controle das chaves, deciciu-se realizar este controle por intermdio de um computador pessoal. De outro modo, seria necessrio construir uma grande quantidade de circuitos de controle para que se conseguisse implementar uma boa variedade de conversores. As funes de controle so implementadas em software, ficando o hardware limitado s interfaces do computador de controle com os outros mdulos. Uma vantagem adicional do controle por computador que ele permite que o aluno trabalhe diretamente na programao da operao das chaves, donde se pode extrair bons resultados didticos. Tambm por razes didticas, definiu-se que o sinal de controle enviado a uma dada chave

19

deve ter uma forma de onda anloga funo-chaveamento programada para esta chave.

Diversos autores (Dewan, 1975; Rashid, 1988) costumam descrever sistemas eletrnicos de potncia tpicos como sendo sistemas de controle realimentados, como aquele mostrado no diagrama de blocos da figura II.3. Com base nesta descrio e nas idias apresentadas nos pargrafos anteriores, foi concebida uma estrutura modular para o laboratrio proposto neste trabalho. Os mdulos que compem esta estrutura correspondem aos blocos do diagrama e constituem unidades independentes interconectadas atravs do bastidor de montagem do equipamento.

Comando

Sistema de Controle

Circuito Digital

Circuito de Potncia

Processo Controlado

Resposta

Entrada de Potncia

Figura II.3 - Diagrama de Blocos de um sistema eletrnico de potncia genrico

Os mdulos do equipamento so especificados resumidamente a seguir:

mdulos de alimentao: consistem nas fontes mais comumente utilizadas na alimentao de conversores estticos, tais como fontes de tenso contnua, alternada monofsica e alternada trifsica. Correspondem entrada de potncia no diagrama de blocos da figura II.3.

20

mdulos de cargas: so compostos por algumas cargas tpicas de conversores estticos, entre as quais se incluem cargas passivas resistivas e indutivas, motores de corrente contnua e de corrente alternada. Correspondem ao bloco rotulado "processo controlado" no diagrama da figura II.3.

mdulos de chaves: so providos conjuntos de chaves separados para as diferentes funes de converso (CA/CC, CC/CA, CC/CC, CA/CA), utilizando diferentes tipos de dispositivos semicondutores. Chaves baseadas em novos dispositivos podem ser facilmente includas no equipamento com a construo de novos mdulos de chaves. Correspondem ao bloco rotulado "circuito de potncia" no diagrama da figura II.3.

mdulo de controle: consiste basicamente num computador pessoal, onde as funes de controle so implementadas em software. Este mdulo controla a operao das chaves segundo informaes do operador e leituras de sinais externos. Corresponde ao bloco rotulado "sistema de controle" na figura II.3.

mdulo de interfaces: contm os circuitos que fazem a converso entre os comandos de software do mdulo de controle e os sinais enviados aos mdulos de chaves. Faz tambm as leituras dos sinais externos que so realimentados ao mdulo de controle. Corresponde ao bloco rotulado "circuitos digitais" na figura II.3.

Na figura II.4 mostrado um outro diagrama de blocos que descreve as relaes funcionais entre os mdulos do equipamento.

21

Mdulo de Controle

Dados de Controle Sinais de Controle

Mdulo de Interfaces

Energia Eltrica Software

Mdulo de Fontes

Mdulo de Chaves

Mdulo de Cargas

Hardware

Fig. II.4 - Mdulos do laboratrio

Alm das caractersticas descritas acima, o design dos equipamentos do laboratrio deve obedecer a alguns princpios ergonmicos, a fim de que lhes seja assegurada funcionalidade no uso rotineiro. Estes princpios podem ser resumidos em quatro tens: segurana, facilidade de uso, facilidade de manuteno e expansibilidade. Estes pontos so discutidos a seguir.

segurana: o equipamento no deve oferecer riscos aos seus usurios quando em operao normal ou mesmo quando ocorrer mau funcionamento. O tipo de controle proposto oferece ampla liberdade na programao da operao das chaves da matriz-chaveamento. Por outro lado, ele cria possibilidades de ocorrncia de falhas na operao. Considerando-se ainda o fato de o equipamento ser destinado ao manuseio direto por parte de estudantes inexperientes, tem-se uma probabilidade no-desprezvel de ocorrncia de falhas. Por isso, o equipamento deve tambm tolerar as falhas decorrentes de erros na programao da operao das chaves, mantendo sua integridade; ou seja: deve exibir robustez. Contudo, importante salientar que o equipamento

22

deve sempre tornar claramente identificveis para o usurio as falhas na operao, a fim de que as mesmas possam ser didaticamente evidenciadas. As conseqncias dos erros no devem ser completamente atenuadas, para que no se perca o efeito psicolgico da penalizao pelo erro, que favorvel aprendizagem. Espera-se que uma proteo concebida desta forma contribua para tornar o usurio sempre atento para princpios de segurana na programao do acionamento das chaves de um conversor esttico, como por exemplo a no-ligao simultnea de fontes de tenso e a utilizao de diodos "free-wheeling".

Durante o funcionamento normal do equipamento, o principal fator de risco para o usurio a possibilidade de contato com partes energizadas. Para proteger o usurio contra este tipo de risco, decidiu-se adotar nveis reduzidos de tenso de alimentao e limitar tambm a capacidade de carga das fontes de alimentao. Cabe ressaltar que estas medidas por si s tambm proporcionam alguma segurana contra defeitos, tanto para o usurio quanto para o prprio equipamento, uma vez que tornam potencialmente menos destrutivos os efeitos de possveis falhas de operao. A segurana contra defeitos deve ser complementada por um sistema de proteo em dois nveis:

1. ao nvel do software de controle, com carter preventivo e diagnstico, realizando testes de validao das funes-chaveamento.

2. a nvel de hardware, com carter de retaguarda, realizando proteo contra sobrecargas e curto-circuitos.

23

facilidade de uso: o grau de facilidade de uso de um equipamento didtico deve ser escolhido com muito cuidado, pois neste ponto os aspectos ergonmicos confundem-se com aspectos didticos. Se por um lado a aprendizagem pode ser facilitada quando o aluno liberado da necessidade de realizar montagens complexas, por outro lado o excesso de automatismo pode ter efeitos negativos para o ensino. Na concepo deste laboratrio, tenta-se explorar didaticamente a participao do aluno na montagem e na operao do equipamento, projetando-se as interfaces homem-mquina e os sistemas de conexo entre os mdulos, de modo a requerer interao do usurio de uma forma dinmica e estimulante para o raciocnio. A ateno do aluno deve ser concentrada sobre o contedo didtico das experincias executadas no equipamento. Portanto, os procedimentos de manipulao necessrios preparao e execuo destas experincias no devem demandar muita concentrao do aluno, para no desviar sua ateno do contedo da experincia e no desmotiv-lo. Neste ponto, convm frisar que estes equipamentos de laboratrio so apenas ferramentas para atividades didticas e como tais no devem ser excessivamente difceis de usar, para que o contedo educacional das atividades no seja subvalorizado. Embora o equipamento possa ser mais complexo na sua concepo do que os assuntos que se pretende ensinar com ele, para o usurio ele deve parecer o mais simples possvel, a fim de ser didaticamente eficiente. Esta simplicidade proporcionada principalmente pelas facilidades incorporadas aos mdulos de interface e controle. Este ltimo tem um papel de destaque pois o mediador da maioria das interaes do usurio com o equipamento, atravs do software de controle. Este software deve ento possuir uma interface simples e amigvel com o usurio.

24

facilidade de manuteno: o bom desempenho de um equipamento didtico depende fortemente da sua resistncia rotina de uso. Esta caracterstica est diretamente relacionada robustez do equipamento, uma propriedade delineada no tem segurana, apresentado acima. Pelo fato de ser destinado ao manuseio direto por alunos, o equipamento provavelmente sofrer constantemente agresses decorrentes de erros de montagem ou de operao, s quais deve resistir. Contudo, no dia-a-dia sempre h possibilidade de alguma contingncia provocar defeito no equipamento. Nessas situaes, preciso garantir o seu retorno ao uso com a maior rapidez possvel. Portanto, a manuteno do equipamento deve ser fcil e rpida, razo pela qual o projeto dos circuitos auxiliares deve orientar-se pelas seguintes diretrizes:

1.

utilizar componentes populares e de baixo custo,

2.

restringir a complexidade e o volume de hardware ao mnimo indispensvel; esta diretriz condizente com a concentrao das

funes de controle em software, prevista na especificao do mdulo de controle.

expansibilidade: um aspecto importante, tambm relacionado manuteno, a facilidade de se incorporar novos dispositivos ou tcnicas de controle ao equipamento. Com a modularizao e a realizao do controle por software, isto somente uma questo de reprogramao e substituio de uns poucos mdulos. Deste modo, consegue-se alguma preveno contra obsolescncia. Esta uma caracterstica importante num equipamento para ensino de Eletrnica de Potncia, uma tecnologia que vem constantemente

25

desenvolvendo novos mtodos e dispositivos, enquanto torna obsoletos outros tantos.

II.3 - CONCLUSO

Neste captulo, foram apresentadas as idias bsicas que orientam a concepo do laboratrio didtico proposto neste trabalho. A partir destas idias, foi feita uma especificao mais detalhada da estrutura do equipamento e de suas partes constituintes. As principais caractersticas propostas nesta especificao so:

concepo baseada na idia de matriz-chaveamento, modularizao, controle por computador.

No captulo III, ser apresentado o desenvolvimento do projeto construtivo do equipamento, com base nas especificaes apresentadas no presente captulo.

26

CAPTULO III - PROJETO

III.1 - INTRODUO

Neste captulo apresentado o projeto dos circuitos e do software de controle dos mdulos do laboratrio desenvolvido neste trabalho, de acordo com as especificaes fornecidas no captulo II.

A proposta de uma concepo modular baseada intensivamente em software resultou em simplicidade no projeto dos circuitos auxiliares, contribuindo para o desenvolvimento de um equipamento robusto, de baixo custo e de fcil manuteno. Tais propriedades so de grande importncia para um equipamento didtico destinado ao uso rotineiro com manuseio direto por estudantes. Por outro lado, a necessidade de proporcionar facilidade de interao do usurio com o equipamento,

27

de uma maneira segura e compreensiva, requer um cuidadoso projeto do software de controle.

Nas cinco prximas sees deste captulo, so apresentados os projetos de cada um dos mdulos do equipamento, conforme foram implementados no prottipo desenvolvido. Nestas sees so dadas apenas descries esquemticas dos circuitos e do algoritmo bsico do software de controle. Logo aps, mostrado o arranjo fsico dos mdulos e da base de montagem que lhes d suporte mecnico. Ao final do captulo so apresentadas concluses sobre o projeto.

III.2 - MDULOS DE ALIMENTAO

Trs tipos de alimentao so necessrios no universo de aplicaes pretendidas para o equipamento aqui concebido. So elas:

contnua alternada monofsica alternada trifsica

Os circuitos que fornecero estas alimentaes devem obedecer aos princpios de segurana prescritos no captulo II. Neste particular, a maior preocupao no projeto dos circuitos de alimentao com a segurana do usurio, pois estes circuitos constituem a principal fonte de riscos para o estudante que utiliza o equipamento.

28

Os nveis de tenso e a forma de ligao das fontes de alimentao devem ser escolhidos de modo a minimizar os riscos de choque eltrico. Bernstein (1991) mostra que uma corrente alternada de apenas 6 mA RMS atravs do tecido muscular j suficiente para que aproximadamente 0,5% de pessoas do sexo feminino percam a coordenao motora e no consigam largar o objeto causador do choque. No interior de um laboratrio esta perda de coordenao pode ser bastante perigosa. O nvel de tenso necessrio para fazer circular aquela corrente varia muito com a forma de contato entre o corpo da pessoa e o objeto energizado. Na utilizao de um equipamento de laboratrio como este, provvel que, em caso de choque, o contato seja feito sob condio de pele seca, podendo apresentar resistncia de contato da ordem de 105 Ohm (Bernstein, 1991). A presena de umidade na pele pode fazer a resistncia cair a cerca de 10% de seu valor a seco. Nesta situao, a tenso causadora de um choque que abale a coordenao motora pode ser to baixa quanto mostrado no clculo a seguir:

Vchoque = 0,1 x 105 x 0,006 = 60V RMS

Agindo de forma conservativa, foi tomado como nvel mximo de tenso nominal para os circuitos de alimentao o valor de 30V RMS, ou seja, metade da tenso que apresenta risco de choque. Para a alimentao trifsica este deve ser o valor nominal da tenso eficaz entre fases (tenso de linha). Para fontes de alimentao contnua, no se verificam efeitos de choque eltrico neste nvel de tenso. Contudo, o nvel mximo de tenso de alimentao de 30V foi mantido a ttulo de padronizao.

A especificao de baixos nveis de tenso de alimentao torna necessria a utilizao de transformadores abaixadores de tenso na seo de entrada dos circuitos de alimentao. Esta medida torna mnimos os riscos de dano pessoal por choque

29

eltrico durante a operao normal dos mdulos de alimentao. Entretanto, no caso de uma falha no isolamento entre um enrolamento primrio e um secundrio do transformador de entrada, a seo de sada do circuito de alimentao pode apresentar tenso elevada em relao terra, oferecendo risco de choque. Para evitar este tipo de problema, a sada dos circuitos de alimentao deve receber um aterramento de proteo (Bernstein, 1991).

No mdulo de alimentao alternada trifsica, o aterramento deve ser feito no neutro do circuito secundrio. Contudo, o neutro do circuito primrio tambm deve ser solidamente aterrado ou conectado ao neutro da rede de alimentao primria, a fim de prover um caminho de baixa impedncia para a corrente de seqencia zero decorrente de uma falta monofsica secundria, garantindo a correta operao de dispositivos de proteo colocados no circuito secundrio.

A capacidade nominal de corrente dos mdulos de alimentao foi determinada com base no projeto dos mdulos de cargas. Foi adotado o valor de 2A como capacidade nominal padronizada. As razes desta escolha so apresentadas juntamente com a descrio dos mdulos de cargas, na prxima seo. A sada dos mdulos de alimentao protegida contra sobrecorrentes por fusveis e dotada de chave seccionadora, conforme mostrado esquematicamente na figura III.1.

30
a 30 V DC 220 V RMS b a' 30 V RMS b'

c 127 V RMS 30 V RMS n

c'

n'

Figura III.1 - Mdulos de Alimentao

III.3 - MDULOS DE CARGAS

Dois importantes aspectos do ensino-aprendizagem da Eletrnica de Potncia so o estudo do comportamento das cargas quando alimentadas por conversores estticos e o estudo da influncia de diferentes tipos de carga na operao de um conversor. Para possibilitar a realizao de estudos suficientemente abrangentes sobre estes aspectos necessrio uma seleo criteriosa dos dispositivos componentes dos mdulos de cargas.

Um breve levantamento na literatura didtica de Eletrnica de Potncia (Rashid, 1988; Dewan, 1975; Wood, 1981; Lander, 1987) mostra que a maior parte das cargas tpicas de conversores estticos pertence a uma das seguintes categorias principais:

31

cargas passivas (sem fora eletromotriz) 1. cargas puramente resistivas (e.g.: aquecedores resistivos) 2. cargas com resistncia e indutncia (e.g.: aquecedores indutivos)

cargas ativas (com fora eletromotriz) 1. 2. 3. motores CC motores CA cargas eletroqumicas (e.g.: baterias)

Alm de prover cargas tpicas como as relacionadas acima, os mdulos de cargas devem oferecer possibilidade de se variar seus parmetros com o objetivo de se estudar as correspondentes mudanas de comportamento do conjunto conversorcarga, como por exemplo a passagem do regime de conduo contnua para descontnua. Contudo, para evitar uma quantidade excessiva de componentes nos mdulos de cargas, optou-se por configur-los de maneira que o nico parmetro varivel seja a indutncia. Atravs da variao apenas da indutncia possvel causar importantes mudanas na operao de conversores, fornecendo material suficiente para o cumprimento dos objetivos educacionais deste laboratrio. Para este fim so providos diversos mdulos de indutncia independentes para adicionar em srie aos demais mdulos de cargas.

Os nveis de tenso de operao dos mdulos de carga devem ser compatveis com os nveis de tenso fornecidos pelos mdulos de alimentao, ou seja: 30V. Os nveis de corrente e potncia foram escolhidos com o objetivo de dar realismo aos mdulos de cargas, para aumentar a motivao das atividades de laboratrio. Foi observado que o uso de cargas de muito baixa potncia tendem a causar desinteresse nos alunos em atividades de laboratrio. Entende-se que isto ocorra porque o aluno

32

considere um despropsito o emprego de uma tecnologia to sofisticada e de um equipamento to volumoso para acionar cargas que parecem brinquedo. Para o aluno, no parece bvio que um equipamento semelhante ao utilizado no laboratrio, com dimenses poucas vezes maiores, possa ser utilizado em nveis de energia infinitamente mais elevados. Isto contribui para que o aluno no valorize devidamente o contedo das atividades didticas desenvolvidas no laboratrio. Para melhorar este quadro, considera-se que deve ser aumentado o nvel de potncia consumido nos mdulos de cargas. No entanto, os requisitos de segurana e custo apontam no sentido de baixar estes nveis de potncia. Uma soluo de compromisso foi conseguida com a escolha do seguinte elenco de cargas:

resistores 10, 25W indutores 10mH, 2A CC motores CC 30V, 2A motores CA trifsicos 30V, 2A baterias 12V, 36Ah

Cada exemplar de um dos tens acima consiste em um mdulo independente, montado numa base dotada de bornes de ligao e fusveis de proteo. Na figura III.2 so mostrados esquematicamente alguns exemplos de mdulos de cargas.

33

Figura III.2 - Mdulos de cargas

Para o estudo de alguns tipos de conversores, deve-se dispor de diodos avulsos para ligao em paralelo com a carga, realizando a funo de "freewheeling". Os mdulos de cargas incluem tambm estes diodos, dotados de terminais apropriados para facilitar a conexo com os outros mdulos.

III.4 - MDULOS DE CHAVES

No estudo dos princpios bsicos de funcionamento de conversores eletrnicos de potncia, que a principal aplicao pretendida para o equipamento apresentado neste trabalho, no necessrio entrar em detalhes a respeito dos requisitos de controle dos dispositivos semicondutores utilizados como chaves. Estes dispositivos, juntamente com seus circuitos de acionamento, podem ser tratados como caixaspretas sem comprometer o entendimento da operao do conversor no qual eles esto

34

inseridos, desde que se conhea qualitativamente as condies de comutao em termos de tenses e correntes nos seus terminais.

Inspirado na idia expressa no pargrafo anterior, um mdulo de chave tpico foi concebido como um circuito constitudo pelo dispositivo semicondutor chaveador de potncia e pelos sub-circuitos necessrios para seu acionamento, recebendo como entrada de controle um sinal digital. Por razes didticas, este sinal de controle deve ter uma forma de onda semelhante funo-chaveamento programada para a chave.

Para definir os tipos de dispositivos semicondutores chaveadores de potncia necessrios nos mdulos de chaves foram consideradas as funes de converso bsicas que se deseja implementar neste laboratrio. Para cada uma destas funes foi selecionado um dispositivo semicondutor capaz de atender os requisitos de conduo de corrente e bloqueio de tenso com um mnimo de circuitos auxiliares. De acordo com o requisito de facilidade de manuteno, proposto no captulo II, estes dispositivos semicondutores devem ser facilmente obtenveis, de baixo custo e robustos. Na tabela III.1 so mostradas as caractersticas requeridas e o dispositivo semicondutor escolhido para cada categoria de funes de converso.

Com uma breve anlise da tabela III.1 conclui-se que so necessrios apenas trs tipos de mdulos de chaves para implementar as funes bsicas de converso. So eles:

mdulos com SCR, mdulos com transistor bipolar, mdulos com TRIAC.

35

funo de converso

requisitos de tenso e corrente

dispositivo selecionado

CA/CC

bloqueio de tenso bidirecional conduo de corrente unidirecional

SCR

CC/CC

bloqueio de tenso unidirecional conduo de corrente unidirecional

transistor bipolar

CC/CA

bloqueio de tenso unidirecional conduo de corrente unidirecional

transistor bipolar

CA/CA

bloqueio de tenso bidirecional conduo de corrente bidirecional

TRIAC

Tabela III.1 - seleo de dispositivos semicondutores

A fim de assegurar a robustez dos mdulos de chaves, os dispositivos semicondutores de potncia so especificados para capacidades de tenso e corrente, em regime contnuo, algumas vezes superiores s correntes nominais requeridas pelas cargas. De um modo geral, como os nveis de tenso e corrente nas cargas foram especificados no entorno de 30V e 2A respectivamente, as chaves semicondutoras so dimensionadas para suportar 100V e 10A continuamente.

O sinal digital de controle das chaves ser fornecido pelo computador do mdulo de controle. Para facilitar a compatibilizao das entradas de controle dos

36

mdulos de chaves com as sadas digitais do computador de controle, sero utilizados nveis lgicos padro TTL nos sinais de controle. As entradas de controle iro portanto operar com tenses prximas de 0V quando em nvel lgico baixo e prximas de 5V quando em nvel lgico alto. Estas tenses de controle tm como referncia o "terra" lgico do computador de controle. Contudo, os dispositivos semicondutores de potncia dos mdulos de chaves geralmente necessitam de tenses de controle referenciadas a um de seus terminais de potncia. O potencial deste terminal de referncia no conhecido a priori, pois depende da topologia do conversor no qual est inserida a chave. Para que o projeto dos circuitos de controle dos mdulos de chaves no dependa da topologia dos conversores nos quais eles sero utilizados, deve haver isolao galvnica na transmisso do sinal de controle entre a entrada de sinal ligada ao computador de controle e os terminais do dispositivo semicondutor de potncia do mdulo.

A seguir sero apresentados os projetos dos trs tipos de mdulos de chaves utilizados: mdulos com transistor bipolar, mdulos com SCR e mdulos com TRIAC. importante ressaltar que a concepo do equipamento no elimina a possibilidade de utilizao de mdulos de chaves baseados em outros dispositivos semicondutores. Ao contrrio, outros tipos de chaves podem ser facilmente incorporados, bastando para isso a contruo de novos mdulos de chaves, a exemplo dos que sero mostrados.

(i) Mdulos com transistor bipolar

O circuito de acionamento para os mdulos de chaves baseados em transistor bipolar mostrado na figura III.3-(a). Os pontos rotulados T1 e T2 so os terminais de potncia da chave e Tc o terminal de controle, conforme simbolizado na figura

37

III.3-(b). Nesta figura so mostrados tambm a seta que simboliza o sentido convencional de conduo direta de corrente e os sinais de polarizao direta de tenso.

V1 R1

V2 T1 Q T1 + Optoacoplador

Tc Sinal de Controle

R2 D R3 Tc

Referncia para V1 Referncia para V2 T2 T2

(a)

(b)

Figura III.3 - Mdulo de chave com transistor bipolar

Os pontos rotulados V1 e V2 na figura III.3-(a) so ns de ligao de fontes de alimentao de tenso constante. A fonte de alimentao que fornece tenso ao n V1 deve ter um valor bem prximo ao nvel lgico alto do sinal de controle. O n de referncia desta fonte deve ser conectado ao terminal de referncia do sinal de controle. A fonte de alimentao V2 eletricamente isolada de V1 e tem como referncia o terminal T2 . A transmisso do sinal de controle entre a entrada de controle e o circuito de base do transistor principal feita atravs de um optoacoplador com transistor na sada. Isto assegura o isolamento galvnico entre os circuitos de potncia e o mdulo de controle. A operao do circuito de acionamento descrita nos pargrafos seguintes.

38

Quando o sinal de controle est em nvel lgico alto, a corrente no diodo de entrada do optoacoplador desprezvel, mantendo o transistor de sada do optoacoplador cortado. Conseqentemente, a corrente na base do transistor principal Q nula, mantendo-o cortado. Assim, se o potencial de T1 mais positivo que o de T2 , a chave encontra-se em estado de bloqueio ou "aberta".

Para se fazer a chave passar ao estado de conduo necessrio que haja uma transio do sinal de controle para nvel lgico baixo. Nesta situao, o diodo de entrada do optoacoplador deve ser percorrido por uma corrente de intensidade suficiente para fazer saturar o transistor de sada do optoacoplador. Isto far com que a tenso de alimentao V2 seja aplicada sobre o resistor R , injetando corrente na base do transistor principal Q. importante observar que, para o correto funcionamento deste circuito, a fonte de sinal de controle deve ser capaz de drenar corrente quando sua sada est em nvel lgico baixo. Este requisito satisfeito pelas sadas TTL do mdulo de controle.

O resistor R2 deve ser dimensionado de modo a fazer com que a corrente que entra pela base de Q seja suficiente para satur-lo. Com isso, se T1 positivo em relao a T2 , a chave entra em conduo ou "fecha". Uma nova transio do sinal de controle para nvel lgico alto causar a "abertura" da chave. Entretanto, a passagem do estado de conduo para o bloqueio pode ser sensivelmente retardada devido ao fenmeno de armazenamento de portadores de carga na juno base-emissor do transistor principal Q. O resistor R3 reduz este atraso no desligamento, fornecendo um caminho de descarga para as cargas armazenadas

O diodo D conectado em antiparalelo com o transistor principal Q serve para proteg-lo contra polarizao reversa. Quando o mdulo utilizado em associao com outras chaves, o diodo D pode atuar como diodo de circulao para correntes de

39

cargas indutivas (free-wheeling). Como transistor principal do mdulo de chave decidiu-se utilizar um transistor do tipo Darlington devido necessidade de menor corrente de base para acion-lo.

(ii) Mdulos com SCR

O circuito de acionamento para os mdulos de chaves baseados em SCR mostrado na figura III.4-(a). Os pontos rotulados T1 e T2 so os terminais de potncia da chave e Tc o terminal de controle, conforme simbolizado na figura III.4-(b). Nesta figura so mostrados tambm o sentido convencional de conduo direta de corrente e os sinais convencionais de polarizao direta de tenso.

V1 R1

T1

T1 +

Optoacoplador Tc Sinal de Controle Referncia para V1 T2 R2

Tc

T2

(a)

(b)

Figura III.4 - Mdulo de chave com SCR

A transmisso do sinal de disparo entre a entrada de controle e o "gate" do SCR principal feita atravs de um optoacoplador com SCR na sada, assegurando o

40

isolamento entre os circuitos de controle e de potncia. A tenso de alimentao V1 deve ter um valor aproximadamente igual ao da tenso correspondente ao nvel lgico alto do sinal de controle, alm de ter a mesma referncia. Assim, estando inicialmente o sinal de controle em nvel alto, a chave encontra-se em estado de bloqueio.

Quando o sinal de controle sofre uma transio para nvel lgico baixo, o diodo de entrada do optoacoplador percorrido por uma corrente cuja intensidade deve ser suficiente para disparar o SCR de sada do optoacoplador. Feito isto, ser injetada uma corrente no "gate" do SCR principal, desde que o mesmo esteja diretamente polarizado. Com valores apropriados do resistor R2 e da tenso de polarizao direta, a chave passar ao estado de conduo.

O valor do resistor R2 tem como limite superior a razo entre a mxima tenso direta que possa ocorrer no instante do disparo e a mxima corrente suportvel pelo "gate" do SCR principal. Qualquer que seja o valor de R2 , haver sempre um valor mnimo de tenso de polarizao direta necessrio para assegurar a entrada do SCR principal no estado de conduo. Este valor dado pela soma da maior tenso verificvel no "gate" durante o disparo com o produto de R2 pela mnima corrente de "gate" que garante o disparo (normalmente especificada pelo fabricante).

Aps atingir seu valor mximo, a corrente de "gate" decai at zero de maneira aproximadamente linear durante o tempo de ligamento (ton) do SCR principal. Para que a chave se mantenha em estado de conduo aps o anulamento da corrente de "gate" necessrio que a corrente solicitada pela carga seja superior corrente de manuteno (Iholding) do SCR principal.

41

(iii) Mdulos com TRIAC

O circuito de acionamento para os mdulos de chaves baseados em TRIAC mostrado na figura III.5-(a). Os pontos rotulados T1 e T2 so os terminais de potncia da chave e Tc o terminal de controle, conforme simbolizado na figura III.5-(b). Nesta figura so mostrados tambm o sentido convencional de conduo direta de corrente e os sinais convencionais de polarizao direta de tenso.

V1 R1 Optoacoplador

T1

T1 +

Q Tc

Tc Sinal de Controle Referncia para V1 T2 R2

T2

(a)

(b)

Figura III.5 - Mdulo de chave com TRIAC

O isolamento entre o sinal de controle e o "gate" do TRIAC principal dado por um optoacoplador com TRIAC na sada. A tenso de alimentao V1 deve ter um valor aproximadamente igual ao da tenso correspondente ao nvel lgico alto do sinal de controle, alm de ter a mesma referncia. Assim, estando inicialmente o sinal de controle em nvel alto, a chave encontra-se em estado de bloqueio.

42

Quando o sinal de controle sofre uma transio para nvel lgico baixo, o diodo de entrada do optoacoplador percorrido por uma corrente cuja intensidade deve ser suficiente para fazer conduzir o TRIAC de sada do optoacoplador. Se o potencial de T1 positivo em relao ao de T2 , a operao do circuito semelhante dos mdulos com SCR, descrita no item (ii). Ademais, como o TRIAC um dispositivo bidirecional em corrente e tenso, o estado de conduo tambm alcanado quando T1 negativo em relao a T2 , sendo que neste caso o disparo do TRIAC principal feito com corrente de "gate" negativa. Os critrios para escolha do resistor R2 , bem como os limites operacionais do circuito de disparo, so anlogos aos dos mdulos com SCR.

III.5 - MDULO DE INTERFACES

Segundo Wood (1981), sistemas de controle para conversores estticos podem ser descritos de forma generalizada conforme o diagrama de blocos mostrado na figura III.6. Neste esquema, h basicamente quatro subdivises funcionais independentes e intercomunicantes, descritas a seguir.

1. Os "canais" de acionamento das chaves, reponsveis pela "amplificao" dos sinais lgicos de baixa intensidade e pelo isolamento entre circuitos de controle e potncia, fazendo com que sinais de controle de nveis apropriados sejam fornecidos aos dispositivos chaveadores.

2. A seo logica, que o "corao" (ou talvez o "crebro") do controle. Esta funo responde a estmulos dos subsistemas descritos nos itens 3 e 4 a seguir, e gera padres de pulsos, em geral rplicas de baixa intensidade de

43

funes-chaveamento, que so aplicados aos canais de acionamento das chaves para que o conversor realize a funo desejada.

Instrues do Operador

Controle e Sinalizao

Parmetros Monitorados

Lgica de Controle

Circuitos de Acionamento das Chaves

Chaves do Conversor

Realimentao

Parmetros Controlados

Figura III.6 - Diagrama de blocos de sistemas de controle para conversores estticos

3. malha(s) de realimentao. At recentemente, as malhas de realimentao eram sempre implementadas com circuitos analgicos. Elas provm o processamento de sinais atravs do qual realizado o controle em malha fechada dos parmetros do conversor. Alm das atribuies normais dos circuitos de realimentao em sistemas lineares, estas malhas devem "traduzir" seus resultados para que a lgica de controle entenda e responda corretamente.

44

4. A seo de controle e sinalizao, que fornece os meios para o conversor comunicar-se com e receber instrues de seus operadores, sejam eles humanos ou mquinas.

De acordo com a concepo apresentada no Captulo II, toda a seo lgica implementada no mdulo de controle juntamente com a seo de controle e sinalizao, sendo suas funes realizadas por software. Isto simbolizado pela linha tracejada que envolve os blocos que representam estas sees na figura III.6. As setas que cruzam a fronteira da linha tracejada indicam portanto intercmbios de informaes que precisam ocorrer entre as funes implementadas em software e o restante do sistema de controle. Estes intercmbios so realizados atravs de operaes de entrada e sada de dados do computador pessoal no qual consiste o mdulo de controle.

Entre as operaes de entrada e sada requeridas pelo mdulo de controle, apenas a sinalizao e a obteno de instrues do operador podem ser realizadas pelos dispositivos usuais de entrada e sada de um computador pessoal (basicamente, teclado e vdeo). Os demais intercmbios necessrios ao controle precisam ser realizados atravs de circuitos de interface dedicados. O propsito do mdulo de interfaces prover tais circuitos, para realizao das tarefas de aquisio de dados, temporizao, sincronizao e transmisso de sinais de comando entre o mdulo de controle e os demais mdulos do laboratrio, integrando as aes das partes do sistema de controle apresentadas na figura III.6.

A seguir so descritas as principais funes do mdulo de interfaces e os circuitos responsveis pela sua execuo.

45

(i) aquisio de dados

Os sinais de realimentao requeridos para o controle em malha fechada de conversores estticos so freqentemente de natureza analgica. Por este motivo, o mdulo de interfaces provido de um sub-sistema de aquisio de dados que consiste em um conversor analgico/digital com um amostrador-retentor de ordem zero. Atravs deste sub-sistema, o mdulo de controle digitaliza os sinais de realimentao e processa-os num algoritmo de controle, cuja sada traduzida em termos de sinais de acionamento para as chaves do conversor. O controle do sub-sistema de aquisio de dados feito atravs de portas de entrada e sada do computador do mdulo de controle, com os seguintes endereos lgicos:

SHCTRL: porta de controle do amostrador-retentor. ADCTRL: porta de controle do conversor A/D. ADMSB e ADLSB: portas de leitura do conversor A/D.

Alm de sua funo de controle, o sub-sistema de aquisio de dados pode ser usado para fazer leituras de formas de onda de tenses e correntes para psprocessamento (anlise harmnica, clculo de ndices de desempenho, etc.). A taxa de amostragem utilizada na aquisio impe um limite superior ao espectro de freqncias do sinal que pode ser processado sem erros. Embora o teorema da amostragem garanta a possibilidade de reconstruo de um sinal amostrado com o dobro da freqncia de sua maior componente harmnica, na prtica so usadas taxas de amostragem mais altas, da ordem de 10 vezes a freqncia da maior harmnica, a fim de facilitar a reconstruo do sinal. No sub-sistema de aquisio de dados implementado, a taxa de amostragem mxima de 60.000 amostras por segundo. Isto restringe a aquisio de dados a sinais cujas maiores freqncias de interesse so inferiores a 6 kHz.

46

(ii) temporizao

Na operao da seo lgica do sistema de controle de um conversor esttico, necessrio um estrito controle de tempo no fornecimento de sinais de comando aos canais de acionamento das chaves. Para realizar este controle, o mdulo de interfaces utiliza um relgio/temporizador programvel disparvel por sinais externos, baseado no circuito integrado INTEL 8253. Na figura III.7 mostrado um esquema deste dispositivo.

Porta LOADTIMER (8 bits)

Porta SETTIMERMODE (8bits)

registrador interno (16 bits) entrada de sinal de "clock" sada de sinal de pedido de interrupo

Temporizador programvel

entrada de sinal de disparo

Figura III.7 - Relgio-temporizador programvel

O relgio/temporizador possui um registrador interno que deve ser carregado com um nmero inteiro pelo computador do mdulo de controle, atravs de uma porta de sada cujo endereo lgico denominado LOADTIMER. O modo de operao do relgio/temporizador programvel atravs da porta de sada denominada SETTIMERMODE. O dispositivo recebe uma entrada de clock de 2,5

47

MHz e possui ainda uma entrada de sinal de disparo externo. Sua sada ligada a uma entrada de pedido de interrupo do computador do mdulo de controle.

O relgio-temporizador pode ser programado para operar em um dos seguintes modos:

modo sincronizado (ou de pedido de interrupo com atraso programvel): aps o registrador interno ser carregado pela porta LOADTIMER, a sada do temporizador permanece em nvel lgico alto. Quando ocorre uma transio de nvel baixo para nvel alto na entrada de sinal de disparo, a sada passa para nvel baixo e inicia-se uma contagem regressiva no registrador interno. A durao desta contagem igual ao valor carregado no registrador vezes o perodo do clock. Ao final desta contagem, a sada passa para nvel alto, efetuando um pedido de interrupo ao computador do mdulo de controle. Sempre que o temporizador recebe um sinal de disparo, todo o processo reiniciado a partir do valor carregado inicialmente no registrador, no sendo necessrio recarreg-lo. Este modo de operao utilizado quando o acionamento das chaves precisa ser sincronizado com eventos externos, como por exemplo em conversores AC/DC ou AC/AC com controle de fase.

modo no-sincronizado (ou interrupo ao final da contagem): assim que o temporizador programado para operar neste modo, sua sada passa para nvel lgico baixo. Quando o registrador interno carregado, a sada permanece em nvel baixo, mas inicia-se uma contagem regressiva imediatamente aps o carregamento. Ao final desta contagem, a sada passa para nvel lgico alto, efetuando um pedido de interrupo ao

48

computador do mdulo de controle. O tempo decorrido entre o carregamento e o pedido de interrupo igual ao valor carregado no registrador vezes o perodo do clock. Para repetir o processo, necessrio carregar novamente o registrador. Este modo de operao utilizado quando o acionamento das chaves no precisa ser sincronizado com sinais externos.

Em qualquer um dos modos de operao, o valor a ser programado no temporizador deve ser igual razo entre a temporizao desejada e o perodo do clock que aciona o temporizador. Contudo, o valor programado no temporizador deve ser sempre diferente de zero, pois o zero interpretado como valor mximo de temporizao, que igual a 216 perodos de clock.

(iii) sincronizao Quando as tenses ou correntes nos terminais de um conversor esttico so alternadas, o acionamento das chaves precisa comumente ser sincronizado com as ondas de tenso ou de corrente de entrada ou de sada do conversor. Para possibilitar esta sincronizao, foi concebido o circuito de sincronismo mostrado na figura III.8.

49
R1 A R2

+ A' R1

+ -

multivibrador monoestvel

B R2

+ B' R1

+ -

multivibrador monoestvel para a entrada de sinal de disparo

+
R2

do relgio-temporizador

C'

+ -

multivibrador monoestvel

SEL

Figura III.8 - Circuito de sincronismo

O circuito de sincronismo da figura III.8 recebe como entradas 3 sinais alternados (A,B,C), que podem ser rplicas de baixa intensidade das tenses ou das correntes nos terminais da matriz-chaveamento. Depois de passar pelos buffers de entrada, os sinais nos pontos A', B' e C' so comparados em 3 "schmitt triggers". Uma chave seletora de 3 polos determina o modo como feita esta comparao: os sinais podem ser comparados entre si dois a dois ou cada um pode ser comparado com uma referncia comum. Isto permite a implementao de dois esquemas diferentes de sincronismo:

passagem pelo zero: quando todos os sinais so comparados com a referncia comum. Permite sincronizar o acionamento das chaves com os instantes nos quais as tenses ou correntes nos terminais de um conversor passam por zero, como feito por exemplo em retificadores de meia onda.

50

cruzamento de fases: quando os sinais so comparados entre si dois a dois. Permite sincronizar o acionamento das chaves com os instantes nos quais as tenses nos terminais de um conversor igualam-se umas s outras, como feito por exemplo em pontes retificadoras polifsicas.

Na sada dos comparadores aparecem sinais digitais que esto em nvel alto se o sinal de entrada absolutamente positivo ou se mais positivo do que o sinal da entrada adjacente, dependendo do esquema de comparao selecionado. Cada um destes sinais injetado na entrada de um multivibrador monoestvel que produz um pulso estreito para cada mudana de estado do sinal, de nvel baixo para nvel alto ou vice-versa. Os pulsos de sada dos multivibradores so somados em uma porta "ou" cuja sada ligada entrada de sinal de disparo do relgio-temporizador programvel descrito no item (ii).

As sadas dos comparadores do circuito de sincronismo, marcadas com A', B' e C' na figura III.8, podem ser lidas atravs de uma porta de entrada digital pelo computador do mdulo de controle. A leitura desta porta, denominada SINCR, permite determinar a seqncia de fases nos terminais da matriz-chaveamento, uma informao essencial para a perfeita sincronizao do acionamento das chaves. A correspondncia das sadas A', B' e C' com os bits da porta SINCR a seguinte:

A' - bit 0 B' - bit 1 C' - bit 2

51

(iv) transmisso de sinais

A principal funo da seo lgica do mdulo de controle o fornecimento de sinais de comando para o acionamento das chaves da matriz-chaveamento. Cada um destes sinais, de natureza binria, possui uma forma de onda semelhante da funochaveamento programada para uma das chaves da matriz. Para a transmisso destes sinais, preciso um canal digital para cada chave da matriz, totalizando nove canais, pois de acordo com a figura II.2 h nove chaves na matriz. Estes canais so providos atravs de portas de sadas digitais do computador do mdulo de controle. Cada canal de transmisso de sinal de acionamento para uma chave corresponde a um bit de uma porta de sada.

As portas de sada do computador do mdulo de controle comportam 8 bits. Por isso, os canais de transmisso de sinais de acionamento para as 8 primeiras chaves da matriz-chaveamento so agrupados numa nica porta de sada, denominada CHAVES1A8. A ltima chave recebe seu sinal de acionamento atravs de um nico bit de outra porta de sada, denominada CHAVE9. Os circuitos de sada destas portas so da famlia lgica TTL e por isso tm a propriedade de absorver corrente em suas sadas quando elas esto em nvel lgico baixo. Isto facilita a ligao destas sadas com os terminais de controle dos mdulos de chaves, pois estas caractersticas de sada atendem s especificaes da seo III.3.

52

III.6 - MDULO DE CONTROLE

Conforme mostra a seo III.5, toda a lgica de acionamento, bem como as funes de controle e sinalizao do sistema de comando da matriz-chaveamento ficam a cargo do mdulo de controle. Este mdulo foi concebido como consistindo de um computador pessoal, sendo as funes de sua competncia implementadas em software. Com este arranjo pretende-se flexibilizar ao mximo o mdulo, no sentido de facilitar a definio e redefinio da lgica de acionamento e tambm permitir utilizar didaticamente as funes de controle e sinalizao. O mdulo de controle atua com o suporte do mdulo de interfaces, enviando e recebendo sinais dos demais mdulos atravs de portas de entrada e sada. Os endereos destas portas, bem como os valores que so transmitidos por elas, tm sido tratados como smbolos ao longo deste captulo. Os endereos fsicos destas portas, no prottipo implementado, e valores numricos dos demais smbolos so apresentados no apndice B.

Para atender s peculiaridades dos vrios tipos de conversores estticos e seus sistemas de controle, foram desenvolvidas diversas unidades de software para o mdulo de controle. Cada unidade consiste num programa isolado que se destina ao controle de um determinado tipo de conversor. Numa unidade tpica de software de controle, a lgica de acionamento das chaves implementada por uma ou mais rotinas de servio de interrupo, acionadas por sinais de pedido de interrupo gerados pelo relgio-temporizador programvel do mdulo de interfaces.

A forma geral de uma unidade de software tpica do mdulo de controle pode ser descrita pelo algoritmo mostrado a seguir:

53

PROGRAM UnidadeExemplo; ........ { declaraes de tipos, variveis, etc. }

PROCEDURE AcionaChaves; INTERRUPT; BEGIN ........ { rotina de servio de interrupo para acionamento das chaves da matriz-chaveamento. A diretiva INTERRUPT indica que esta rotina acionada por um sinal de pedido de interrupo e no pode ser chamada explicitamente. O

acionamento das chaves feito atravs de instrues de sada de dados atravs das portas CHAVES1A8 e CHAVE9. Ao trmino desta rotina, deve ser enviada uma palavra de controle ao "chip" controlador de interrupes do

computador do mdulo de controle, sinalizando o final do atendimento da interrupo} END;

PROCEDURE Inicializa; BEGIN ........ {rotina para inicializao do equipamento, programao do modo de operao do temporizador e instalao da rotina de servio de interrupo na tab. de vetores de

interrupo } END;

54

PROCEDURE Finaliza; BEGIN ........ { rotina para finalizao do programa; deve desabilitar os pedidos de interrupo, restaurar a tabela de vetores de interrupo e mandar abrir todas as chaves da matriz } END;

BEGIN { incio do corpo principal do programa } Inicializa; { chamada da rotina de inicializao } REPEAT ........ { o corpo principal do programa deve realizar as

seguintes funes principais: - dilogo com o operador, para obteno de instrues e parmetros relativos ao controle do conversor. - definio da lgica de acionamento das chaves, - tratamento de erros. } ........ UNTIL CondioDeFinalizao; Finaliza; { chamada da rotina de finalizao } END. { fim do programa principal }

O acionamento das chaves da matriz-chaveamento feito enviando-se sinais de comando atravs de portas de sada do mdulo de interfaces. As oito primeiras chaves da matriz so acionadas atravs da porta CHAVES1A8 e a nona chave acionada atravs da porta CHAVE9. Esta diviso se deve ao tamanho da palavra que

55

pode ser enviada pelo barramento de entrada e sada do computador do mdulo de controle, que de 8 bits. Cada chave controlada por um nico bit da respectiva porta, de acordo com o esquema mostrado na tabela III.2.

bit da porta de controle

chave controlada em cada porta

CHAVES1A8

CHAVE9

B0 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7

1 2 3 4 5 6 7 8

9 -

Tabela III.2 - controle das chaves da matriz-chaveamento

No projeto das chaves, apresentado na seo III.4, foi especificado que para se colocar uma chave em estado de conduo preciso que sua entrada de controle receba um sinal de controle em nvel lgico baixo. Isto corresponde a enviar um bit de valor zero atravs da porta de controle apropriada. Porm, quando se envia um comando para fechamento de uma chave atravs da porta CHAVES1A8, deve-se estar atento para no comandar o acionamento de outras chaves inadvertidamente,

56

uma vez que os demais bits desta porta de controle enviaro sinais para suas respectivas chaves simultaneamente.

A programao do modo de operao do temporizador do mdulo de interfaces feita atravs da porta SETTIMERMODE. Para fazer o temporizador operar no modo sincronizado, descrito na seo III.5, preciso enviar o cdigo de controle SINC pela porta SETTIMERMODE. Para operao em modo nosincronizado, deve-se enviar o cdigo NOSINC. A programao do modo de operao deve ser feita antes de qualquer outro acesso ao temporizador. O valor de contagem a ser carregado no registrador interno do temporizador, deve ser um nmero inteiro de 16 bits. Como a porta de sada para o registrador de 8 bits, o carregamento da contagem deve ser feito em duas etapas: primeiro envia-se os 8 bits menos significativos (parte baixa) e depois os 8 bits mais significativos (parte alta), atravs de dois acessos consecutivos porta LOADTIMER.

Quando o temporizador programado para operar no modo no sincronizado, ele solicita uma interrupo ao final da contagem do valor carregado previamente em seu registrador interno. A prpria rotina que atende a interrupo deve recarregar o temporizador para garantir a solicitao de uma nova interrupo, estabelecendo um processo cclico. Entretanto, o primeiro carregamento ou o recarregamento aps uma suspenso temporria do ciclo de interrupes, deve ser feita explicitamente no mdulo principal do programa de controle. Para isso, basta carregar o temporizador com o valor 0, que produz a temporizao mxima (cerca de 26 ms), ao fim da qual ser solicitada a primeira interrupo, que dar incio ao ciclo.

No captulo IV, sero mostrados detalhadamente alguns exemplos de algoritmos de controle para diferentes tipos de conversores. importante ressaltar que as unidades de software de controle desenvolvidas no esgotam o potencial do

57

equipamento. Outras tcnicas de controle podem ser facilmente implementadas, bastando para isso escrever o programa de controle apropriado. Poucas restries se impem quanto linguagem a ser utilizada, desde que a mesma oferea meios de se acessar portas de entrada e sada e instalar rotinas de servio de interrupo. Pode-se at mesmo utilizar o desenvolvimento de programas de controle como atividade didtica no estudo do controle de conversores. Contudo, no desenvolvimento de um programa de controle, deve ser dada muita ateno seo lgica, a fim de evitar situaes patolgicas no acionamento das chaves. Na depurao de um programa de controle, deve-se certificar da no-ocorrncia das seguintes situaes:

fechamento simultneo de chaves que estejam conectadas a diferentes terminais de alimentao mas a um mesmo terminal da carga (curto-circuito na fonte). Contudo, caso o circuito de alimentao se comporte dinamicamente como fonte de corrente, esta situao permitida e at mesmo necessria para uma boa comutao.

caso o acionamento das chaves seja sincronizado com um sinal externo, cuidar para que o atraso programado no temporizador do mdulo de interfaces, para a gerao de um sinal de pedido de interrupo a partir de um pulso de sincronismo, no seja maior que o tempo previsto para a ocorrncia de um novo pulso de sincronismo, ou no ser solicitada a referida interrupo.

58

III.7 - ARRANJO FSICO DOS MDULOS

Para se interligar os mdulos do laboratrio de uma forma facilitada, foi concebida uma base de montagem dotada das seguintes facilidades:

bornes para ligao dos mdulos de fontes e de cargas, e terminais de potncia dos mdulos de chaves,

conectores para alimentao e fornecimento de sinais de controle aos mdulos de chaves,

barramentos de potncia, para transferncia de energia entre os mdulos de fontes e de cargas,

barramento de controle, para transmisso de sinais de controle e alimentao dos circuitos auxiliares dos mdulos de cargas,

fontes de alimentao isoladas para os circuitos auxiliares dos mdulos de chaves.

De acordo com a especificao da seo II.2, o arranjo dos mdulos do equipamento deve expressar visualmente a idia da matriz-chaveamento. Por isso, a base de montagem foi projetada de modo a reproduzir com a maior fidelidade possvel o diagrama esquemtico da matriz de chaves, mostrado na figura II.2. Na figura III.9 mostrada uma vista superior da base de montagem.

59

SIMBOLOGIA: bornes para ligao dos terminais dos mdulos de alimentao, cargas e chaves

8
conectores para fornecimento de alimentao isolada e sinais de controle aos mdulos de chaves

7
vias do barramento de potncia (no h contato eltrico nos cruzamentos)

Figura III.9 - Vista superior da base de montagem

Os conectores para fornecimento de alimentao isolada e sinais de controle aos mdulos de chaves so interligados atravs de um barramento de controle, no mostrado na figura III.9. A pinagem destes conectores mostrada na figura III.10.

12 V sinal de isolado controle 5 Vcc

ref. isolada

Figura III.10 - Pinagem do conector de alimentao e controle

60

De acordo com o projeto dos mdulos de chaves, mostrado na seo III.4, so necessrios dois tipos de alimentao para seus circuitos de acionamento:

alimentao TTL, para a seo de entrada dos optoacopladores dos circuitos de acionamento, com a mesma referncia que a fonte do sinal de controle.

alimentao isolada, ou seja, com referncia flutuante, para os circuitos de base dos mdulos de chaves com transistores.

A alimentao TTL fornecida por uma fonte de tenso de 5V, cujo terminal de referncia ligado ao terra do computador do mdulo de controle, que de onde provm os sinais de controle. A alimentao isolada fornecida por um circuito composto de um inversor de onda quadrada,operando a 20kHz, e nove transformadores de isolamento. Cada transformador responsvel pelo suprimento de tenso isolada a um dos conectores da base de montagem. Convm observar que esta alimentao isolada alternada, devendo portanto ser retificada localmente nos mdulos de chaves antes de ser utilizada. Os mdulos de chaves so montados em placas de circuito impresso com conector tipo pente em uma das bordas. Os terminais de potncia destes mdulos so compostos de cabos flexveis com plugues tipo banana nas extremidades. So usadas cores diferentes nos plugues para indicar o sentido convencional de polarizao direta da chave, conforme convencionado na seo III.4. O plugue de cor vermelha, segundo aquela conveno, positivo em relao ao plugue de cor preta. Na figura III.11 so mostrados esquematicamente estes detalhes.

61

inversor de onda quadrada

+
xxx

circuito de acionamento
9

Figura III.11 - Detalhe do sistema de alimentao dos mdulos de chaves

No prottipo construdo, os circuitos que compem o mdulo de interfaces, com exceo do circuito de sincronismo, so montados em uma placa que fica no interior do computador do mdulo de controle. Nesta placa, a sada de sinal de pedido de interrupo do circuito de temporizao permanentemente ligada a um dos terminais de pedido de interrupo do barramento do computador do mdulo de controle. As demais ligaes so feitas atravs de conectores, cuja pinagem mostrada na referncia Taurus (1987). O circuito de sincronismo montado em uma placa separada, que fica junto base de montagem.

III.8 - CONCLUSO

Neste captulo foi apresentado o projeto dos mdulos do laboratrio didtico de Eletrnica de Potncia, em concordncia com as especificaes do captulo II.

62

Neste projeto, procurou-se simplificar ao mximo os circuitos auxiliares, de modo a cumprir os requisitos de robustez e facilidade de manuteno.

O software de controle foi descrito atravs de um algoritmo generalizado, sem detalhar os procedimentos para o acionamento das chaves e para o controle dos parmetros operativos. Este detalhamento ser apresentado no captulo IV, juntamente com dados experimentais sobre a operao do equipamento.

63

CAPTULO IV - VALIDAO EXPERIMENTAL

IV.1 - INTRODUO

Neste captulo, so mostrados exemplos de utilizao do equipamento desenvolvido, a ttulo de validao experimental do projeto apresentado no captulo III. Nestes exemplos , so detalhados os procedimentos do software de controle relativos ao acionamento das chaves e controle de parmetros do conversor. So tambm apontadas algumas limitaes do equipamento e avaliados possveis meios de super-las. Ao final do captulo, so relacionadas outras aplicaes j testadas no equipamento.

Os exemplos a serem apresentados consistem na implementao dos seguintes conversores:

64

retificador de onda completa monofsico controlado, "chopper" de quatro quadrantes.

Devido ao fato de o equipamento desenvolvido neste trabalho destinar-se a fins educacionais, h dois aspectos principais na validao do mesmo. Primeiro, h o aspecto tcnico, ou seja, a capacidade de desempenhar corretamente as funes planejadas. Em segundo lugar, h o aspecto didtico, relacionado interao do aluno com o equipamento. Os testes de validao apresentados neste captulo referem-se somente ao aspecto tcnico. Considera-se que a avaliao dos aspectos didticos esteja alm do escopo deste trabalho e caberia a uma pesquisa na rea pedaggica. No entanto, os exemplos escolhidos foram selecionados, com base na experincia didtica em Eletrnica de Potncia na UFRJ, como os mais adequados.

IV.2 - EXEMPLOS DE UTILIZAO

A seguir so apresentados os procedimentos e os resultados dos testes de validao do equipamento, na forma de exemplos de utilizao.

IV.2.1 - Retificador de onda completa monofsico controlado

A topologia usualmente utilizada para realizar esta funo de converso mostrada na figura IV.1. Pode-se notar que as chaves semicondutoras usadas neste circuito so implementadas com tiristores.

65

Figura IV.1 - retificador de onda completa monofsico controlado

A tcnica mais comumente utilizada para o controle do retificador o chamado controle de fase, no qual cada chave do conversor entra em conduo com um atraso regulvel, a contar do instante em que a mesma torna-se diretamente polarizada. A este atraso corresponde um ngulo em um ciclo da tenso de alimentao, chamado ngulo de disparo, e que deve igual para todas as chaves. Neste tipo de retificador, cada uma das chaves sai do estado de conduo somente quando a corrente que passa por ela cai a zero (comutao natural). O circuito mostrado na figura IV.1 pode ser redesenhado na forma de matriz-chaveamento, como mostrado na figura IV.2.

A representao esquemtica mostrada na figura IV.2 indica como devem ser colocados os mdulos de chaves tiristorizadas na base de montagem. Na colocao dos mdulos de chaves, deve-se estar atento para a ligao dos terminais de potncia com a polaridade correta. A montagem do conversor completada com a ligao do circuito de sincronismo, operando no modo de comparao com a referncia. As formas de onda dos sinais de entrada e de sada do circuito de sincronismo, medidas com um osciloscpio digital, so mostradas na figura IV.3.

66

ch 3 1 ch 2 2 ch 1 3 1 2

ch 6

ch 9

ch 5

ch 8

ch 4

ch 7

Figura IV.2 - Matriz-chaveamento para o retificador de onda completa monofsico

O temporizador do mdulo de interfaces deve ser programado para operar no modo sincronizado, e seu registrador interno deve ser carregado com um valor inteiro. O valor a ser carregado no registrador deve ser proporcional ao ngulo de disparo desejado para o retificador. Se o valor do ngulo de disparo () dado em graus, o valor a ser carregado no registrador obtido a partir da seguinte expresso:

n = (/360) . fclock / frede

(IV.1)

onde: fclock = freqncia do "clock" do temporizador em hertz frede = freqncia da rede de alimentao em hertz

67

tenso de entrada

sada A' (bit 0 da porta SINCR)

sada de pulso de disparo para o temporizador

eixo x: 5 V/div eixo y: 2 ms/div

Figura IV.3 - Sinais de entrada e sada do circuito de sincronismo

A seguir, feita uma descrio pormenorizada do software de controle.

a) Procedimento de inicializao:

Programar o temporizador para operar em modo sincronizado, enviando o comando SINC pela porta SETTIMERMODE.

Instalar o procedimento de acionamento das chaves como rotina de servio de interrupo na tabela de vetores de interrupo, salvando o contedo original do vetor utilizado. Isto deve ser pedido atravs de uma chamada de rotina de servio do sistema operacional do computador de controle.

Comandar a abertura de todas as chaves, enviando palavras de controle nas quais todos os bits tm valor lgico 1, atravs das portas de acionamento das chaves (CHAVES1A8 e CHAVE9).

68

b) Procedimento de acionamento das chaves:

Este procedimento s ativado, aps sua instalao pelo procedimento de inicializao, quando o computador do mdulo de controle recebe um sinal de pedido de interrupo proveniente do temporizador do mdulo de interfaces, desde que o computador esteja habilitado para aceitar pedidos de interrupo.

Testar o bit 0 da porta SINCR, correspondente sada A' do circuito de sincronismo (assumindo-se que foi utilizada a entrada A do mesmo) para determinar se a tenso de alimentao do conversor instantaneamente positiva ou negativa.

Se o bit A' est em nvel alto (tenso de alimentao positiva), ento comandar o fechamento das chaves 2 e 6, enviando a palavra de controle 11011101 em binrio ou DD em hexadecimal, atravs da porta CHAVES1A8.

Se o bit A' est em nvel baixo (tenso de alimentao negativa), ento comandar o fechamento das chaves 3 e 5, enviando a palavra de controle 11101011 em binrio ou EB em hexadecimal, atravs da porta CHAVES1A8.

Enviar sinal de fim de interrupo para o controlador de interrupes do computador do mdulo de controle.

c) Procedimento de finalizao:

Desabilitar o atendimento de interrupes solicitadas pelo mdulo de interfaces.

69

Enviar comando para abertura de todas as chaves, da mesma maneira que no procedimento de inicializao.

Restaurar o contedo original do vetor de interrupo utilizado para a instalao do procedimento de acionamento das chaves.

Encerrar a execuo do programa.

d) Programa principal:

Executar o procedimento de inicializao. Executar repetidamente o seguinte ciclo de dilogo com o operador:

apresentar menu com as seguintes opes para controle da operao do conversor: 1. (Re)definir ngulo de disparo 2. (Re)iniciar o acionamento das chaves 3. Interromper o acionamento das chaves 4. Encerrar o programa

obter a opo escolhida pelo operador.

de acordo com a opo escolhida, executar as instrues seguintes:

1: Obter do usurio um valor entre 0 e 180 para o ngulo de disparo. A partir do ngulo obtido, calcular o valor a ser programado no temporizador a fim de produzir o atraso correspondente. Em seguida, carregar o temporizador com o valor calculado, atravs da porta LOADTIMER.

70

2: Se ainda no foi definido nenhum valor para o ngulo de disparo, executar as instrues da opo 1. Em seguida, habilitar o atendimento de interrupes solicitadas pelo temporizador do mdulo de interfaces, que ativaro o procedimento de acionamento das chaves.

3: Desabilitar o atendimento de interrupes solicitadas pelo temporizador do mdulo de interfaces.

4: Executar o procedimento de finalizao.

No apndice B apresentada uma listagem do software de controle utilizado neste exemplo.

Posto em execuo o programa, as formas de onda de tenso e corrente de sada, medidas em uma carga RL, so mostradas na figura IV.4. Foi utilizado um ngulo de disparo de 70, que fez com que o conversor operasse em regime de conduo contnua.

71

tenso

corrente 0

eixo x: 2 ms/div eixo y (tenso): 20 V/div eixo y (corrente): 0.2 A/div

Figura IV.4 - Tenso e corrente em carga RL operando em regime de conduo contnua, com ngulo de disparo igual a 70.

Reduzindo-se a indutncia da carga, o conversor passa a operar no regime de conduo descontnua, como mostrado na figura IV.5

72

tenso

corrente 0

eixo x: 2 ms/div eixo y (tenso): 20 V/div eixo y (corrente): 2 A/div

Figura IV.5 - Tenso e corrente em carga RL operando em regime de conduo descontnua, com ngulo de disparo igual a 70.

Uma posterior reduo no ngulo de disparo para 10 faz o conversor voltar a operar no regime de conduo contnua, como mostrado na figura IV.6.

73

tenso

corrente 0

eixo x: 2 ms/div eixo y (tenso): 20 V/div eixo y (corrente): 2 A/div

Figura IV.6 - Tenso e corrente em carga RL operando em regime de conduo contnua, com ngulo de disparo igual a 10.

IV.2.2 - "Chopper" de quatro quadrantes

A topologia usualmente utilizada para realizar esta funo de converso mostrada na figura IV.7, juntamente com uma representao do plano VxI, onde so identificados os quatro quadrantes de operao. Pode-se notar que as chaves

semicondutoras usadas neste circuito so implementadas com transistores.

74

I + A B 2o Q 1o Q V 3o Q B' A' 4o Q

I ref

Figura IV.7 - "Chopper" de quatro quadrantes

O controle do "chopper" de quatro quadrantes feito da seguinte maneira:

Para operao no primeiro quadrante do plano V-I, so acionadas apenas as chaves A e A'. A chave A' fica permanentemente fechada e a chave A fica fechando e abrindo ciclicamente. Quando a chave A est fechada, a tenso total da fonte de alimentao aplicada diretamente sobre a carga. Quando a chave A est aberta, a tenso sobre a carga nula enquanto houver continuidade de corrente na mesma . Em regime permanente, a corrente da carga flui no sentido indicado pela seta mostrada na figura IV.7. Se a carga indutiva, o diodo ligado em antiparalelo com a chave B' assegura a continuidade da corrente na carga quando aberta a chave A, fazendo papel de "free-wheeling".

Para operao no terceiro quadrante do plano V-I, so acionadas apenas as chaves B e B'. A chave B' fica permanentemente fechada e a chave B fica fechando e abrindo ciclicamente. Quando a chave B est fechada, a tenso

75

total da fonte de alimentao aplicada sobre a carga, porm com polaridade invertida. Quando a chave B est aberta, a tenso sobre a carga nula. Em regime permanente, a corrente da carga flui no sentido oposto ao indicado pela seta mostrada na figura IV.7. Desta vez, quem faz o papel de "freewheeling" o diodo ligado em antiparalelo com a chave A'.

A operao no segundo ou no quarto quadrantes ocorre apenas transitoriamente. Para cargas passivas, esta operao no pode ser sustentada indefinidamente porque est associada a uma transferncia de energia da carga para a fonte (o produto VxI negativo). Para se fazer o conversor operar momentaneamente no segundo quadrante, preciso que a corrente na carga esteja fluindo no sentido indicado pela seta da figura IV.7. Deve-se ento acionar a chave A', fechando-a e abrindo-a alternadamente, sem

acionar as demais chaves. Quando a chave A' estiver fechada, a corrente da carga circular por ela e pelo diodo associado chave B', fazendo com que a tenso sobre a carga seja nula. Quando a chave A' estiver aberta, a corrente da carga circular pelos diodos das chaves B e B', fazendo com que a tenso de alimentao seja aplicada sobre a carga com polaridade invertida. Enquanto a corrente da carga continuar fluindo no sentido positivo, o valor mdio da tenso de sada ser negativo, configurando a operao no segundo quadrante.

Para se fazer o conversor operar momentaneamente no quarto quadrante, preciso que a corrente na carga esteja fluindo no sentido oposto ao indicado pela seta da figura IV.7. Deve-se ento acionar a chave B', fechando-a e abrindo-a alternadamente, sem acionar as demais chaves. Quando a chave B' estiver fechada, a corrente da carga circular por ela e pelo diodo associado chave A', fazendo com que a tenso sobre a carga seja nula. Quando a chave B' estiver aberta, a corrente da carga circular pelos diodos das chaves A e A',

76

fazendo com que a tenso de alimentao seja aplicada diretamente sobre a carga. Enquanto a corrente da carga continuar fluindo no sentido negativo, o valor mdio da tenso de sada ser positivo, configurando a operao no quarto quadrante.

Quando o "chopper" opera no primeiro quadrante, o controle do nvel mdio da tenso de sada obtido atravs da variao do tempo que a chave A fica fechada ou aberta. Seja Ton o tempo que a chave fica fechada e Toff o tempo que a chave fica aberta. A soma de Ton com Toff define um ciclo da operao do "chopper", e igual ao perodo T da forma de onda da tenso de sada, ou seja:

T = Ton + Toff

(IV.2)

Quando a chave A est fechada, a tenso plena da fonte aplicada sobre a carga; quando a chave A est aberta, a tenso sobre a carga nula (supondo-se que no ocorre anulamento da corrente na carga). Assim, o valor mdio da tenso de sada proporcional razo Ton / T, que expressa em porcentagem denominada ciclo de trabalho do "chopper". A forma mais usual de se controlar a tenso de sada variar o ciclo de trabalho, mantendo-se fixo o perodo T. Quando o "chopper" opera no terceiro quadrante, o controle da tenso de sada feito de modo semelhante, utilizando-se porm a chave B . A chave utilizada para controlar a tenso de sada ser chamada chave de controle, sendo A para operao no primeiro quadrante, A' para operao no segundo, B para operao no terceiro e B' para operao no quarto quadrante.

Rearranjando-se o circuito da figura IV.7 na forma da matriz-chaveamento, tem-se o esquema mostrado na figura IV.8.

77

ch 3 B' 1 ch 2 A' 2 ch 1 3 1 2

ch 6 A

ch 9

ch 5 B

ch 8

ch 4

ch 7

Figura IV.8 - Matriz-chaveamento para o "chopper" de quatro quadrantes

A representao esquemtica mostrada na figura IV.8 indica como devem ser colocados os mdulos de chaves transistorizadas na base de montagem. Na colocao dos mdulos de chaves, deve-se estar atento para a ligao dos terminais de potncia com a polaridade correta.

Na montagem do "chopper", no necessrio utilizar o circuito de sincronismo do mdulo de interfaces, uma vez que o acionamento das chaves no precisa ser sincronizado com nenhum evento externo. Conseqentemente, o temporizador do mdulo de interfaces deve ser programado para operar no modo no-sincronizado.

78

A seguir feita uma descrio pormenorizada do software de controle.

a) Procedimento de inicializao:

Programar o temporizador para operar em modo no-sincronizado, enviando o comando NOSINC pela porta SETTIMERMODE.

Instalar o procedimento de acionamento das chaves como rotina de servio de interrupo na tabela de vetores de interrupo e salvar o contedo original do vetor utilizado. Isto deve ser feito atravs de uma chamada de rotina de servio do sistema operacional do computador do mdulo de controle.

Comandar a abertura de todas as chaves, enviando palavras de controle de valor 11111111 em binrio ou FF em hexadecimal , atravs das portas de acionamento das chaves (CHAVES1A8 e CHAVE9).

b) Procedimento de acionamento das chaves:

Este procedimento s ativado, aps sua instalao pelo procedimento de inicializao, quando o computador do mdulo de controle recebe um sinal de pedido de interrupo proveniente do temporizador do mdulo de interfaces, desde que o computador esteja habilitado para aceitar pedidos de interrupo.

O funcionamento deste procedimento baseia-se em informaes gerenciadas pelo programa principal e armazenadas nas seguintes variveis globais:

TENSAO_SAIDA, uma varivel de um tipo enumerado que pode assumir os valores PLENA e NULA, e representa a intensidade da

79

tenso de sada do conversor imediatamente antes da ativao deste procedimento.

CONFIG_CHAVES, um vetor de dois elementos de tipo byte, cujo ndices podem assumir os valores PLENA ou NULA. No elemento CONFIG_CHAVES[PLENA], o programa principal armazena a palavra de controle que deve ser enviada pela porta CHAVES1A8 para modificar a configurao das chaves do conversor a fim de que seja aplicada tenso plena sobre a carga. No elemento

CONFIG_CHAVES[NULA], o programa principal armazena a palavra de controle que deve ser enviada pela porta CHAVES1A8 para modificar a configurao das chaves do conversor a fim de que seja aplicada tenso nula sobre a carga. Ambas as palavras de controle variam conforme o quadrante em que o conversor est operando, sob a ao do programa principal.

VALOR_TON, uma varivel de tipo inteiro (2 bytes) cujo contedo ser carregado no temporizador imediatamente aps o fechamento da chave de controle, a fim de produzir uma temporizao igual a Ton at o prximo pedido de interrupo.

VALOR_TOFF, uma varivel de tipo inteiro (2 bytes) cujo contedo ser carregado no temporizador imediatamente aps a abertura da chave de controle, a fim de produzir uma temporizao igual a Toff at o prximo pedido de interrupo.

A operao do procedimento de acionamento das chaves descrita a seguir.

Se o contedo da varivel de controle TENSAO_SAIDA PLENA, ento:

80

modificar o estado das chaves do conversor a fim de aplicar tenso nula sobre a carga, enviando a palavra de controle armazenada em CONFIG_CHAVES[NULA] pela porta CHAVES1A8.

iniciar a contagem do tempo Toff, programando o temporizador com VALOR_TOFF pela porta LOADTIMER.

carregar o valor NULA na varivel de controle TENSAO_SAIDA.

Caso contrrio (se o contedo da varivel TENSAO_SAIDA NULA), ento:

modificar o estado das chaves do conversor a fim de aplicar tenso plena sobre a carga, enviando a palavra de controle armazenada em CONFIG_CHAVES[PLENA] pela porta CHAVES1A8.

iniciar a contagem do tempo Ton, programando o temporizador com VALOR_TON pela porta LOADTIMER.

carregar o valor PLENA na varivel de controle TENSAO_SAIDA.

Enviar sinal de fim de interrupo para o controlador de interrupes do computador do mdulo de controle.

c) Procedimento de finalizao:

Desabilitar o atendimento de interrupes solicitadas pelo mdulo de interfaces.

Enviar comando para abertura de todas as chaves, da mesma maneira que no procedimento de inicializao.

Restaurar o contedo original do vetor de interrupo utilizado para a instalao do procedimento de acionamento das chaves.

Encerrar a execuo do programa.

81

d) Programa principal:

Executar o procedimento de inicializao. Executar repetidamente o seguinte ciclo de dilogo com o operador: Apresentar menu com as seguintes opes para controle da operao do conversor:

1. (Re)definir ciclo de trabalho, freqncia e polaridade 2. (Re)iniciar o acionamento das chaves 3. Interromper o acionamento das chaves 4. Encerrar o programa

Obter a opo escolhida pelo operador.

De acordo com a opo escolhida, executar as instrues seguintes:

1: Obter do usurio um valor entre 0% e 100% para o ciclo de trabalho, um valor para a freqncia de chaveamento e informao a respeito da polaridade (+ ou -) desejada para a sada do conversor. A partir do ciclo de trabalho e da freqncia especificados , calcular os valores VALOR_TON e VALOR_TOFF, a serem programados no

temporizador a fim de produzir os atrasos Ton e Toff. Os valores das variveis VALOR_TON e VALOR_TOFF so obtidos das seguintes expresses:

VALOR_TON = (ciclo de trabalho/100) x fclock / fchaveamento VALOR_TOFF = (1-ciclo de trabalho/100) x fclock / fchaveamento

82

onde fclock a freqncia do clock do temporizador e fchaveamento a freqncia de chaveamento desejada para o "chopper".

De acordo com a informao de polaridade obtida, carregar a varivel CONFIG_CHAVES com as seguintes palavras de controle:

para polaridade positiva: CONFIG_CHAVES[PLENA] 11011101 em binrio ou DD em hexadecimal (fechar as chaves 2 e 6) CONFIG_CHAVES[NULA] 11111101 em binrio ou FD em hexadecimal (abrir a chave 6 e manter a chave 2 fechada)

para polaridade negativa: CONFIG_CHAVES[PLENA] 11101011 em binrio ou EB em hexadecimal (fechar as chaves 3 e 5) CONFIG_CHAVES[NULA] 11111011 em binrio ou FB em hexadecimal (abrir a chave 5 e manter a chave 3 fechada)

Obs.: caso se deseje operar momentaneamente no segundo ou no quarto quadrante, basta fazer CONFIG_CHAVES[PLENA] 11111111 em binrio ou FF em hexadecimal (abrir todas as chaves) antes de reverter a polaridade, enquanto a corrente na carga no reverte; para isto, porm, necessrio monitorar a corrente da carga.

2: Habilitar o atendimento de interrupes solicitadas pelo temporizador do mdulo de interfaces, que ativaro o procedimento de acionamento

83

das chaves. Em seguida,inicializar a variavel TENSO_SADA e carregar o temporizador com o valor 0 (contagem mxima), para que ao final da contagem seja solicitada a primeira interrupo. Estas instrues s devem ser executadas se j foram definidos valores para o ciclo de trabalho, freqencia e polaridade na opo 1.

3: Desabilitar

atendimento

de

interrupes

solicitadas

pelo

temporizador do mdulo de interfaces e desligar todas as chaves. 4: Executar o procedimento de finalizao.

No apndice B apresentada uma listagem do software de controle utilizado neste exemplo.

O programa de controle foi executado, utilizando-se como carga um mdulo de motor CC ligado em srie com um mdulo de indutncia. Na figura IV.9, so mostradas as formas de onda de tenso e corrente na carga, para operao em regime de conduo contnua no primeiro quadrante, com ciclo de trabalho de 90%.

84

tenso

corrente 0

eixo x: 2 ms/div eixo y (tenso): 10 V/div eixo y (corrente): 0.5 A/div

Figura IV.9 - Tenso e corrente em um motor CC operando no primeiro quadrante, em regime de conduo contnua.

Na figura IV.10, o ciclo de trabalho foi reduzido a 50%, fazendo a carga entrar em regime de conduo descontnua.

85

tenso

corrente 0

eixo x: 2 ms/div eixo y (tenso): 10 V/div eixo y (corrente): 0.5 A/div

Figura IV.10 - Tenso e corrente em um motor CC operando no primeiro quadrante, em regime de conduo descontnua

Devido ao tempo gasto no protocolo de atendimento s interrupes que ativam o procedimento de acionamento das chaves, existe um limite inferior para o intervalo de tempo entre duas mudanas de estado sucessivas das chaves do conversor. Este tempo uma caracterstica intrnseca do computador utilizado no mdulo de controle. No prottipo implementado, no qual foi utilizado um computador tipo PC-XT de 10MHz, este tempo foi determinado experimentalmente como sendo de aproximadamente 0,4 ms. A ttulo de exemplo, para uma freqncia de chaveamento de 100 Hz, este tempo corresponde a limites de 4% e 96% para os ciclos de trabalho mnimo e mximo respectivamente. Com a utilizao de um computador mais rpido no mdulo de controle, esta limitao pode ser superada, permitindo-se operar o conversor a freqncias de chaveamento mais elevadas.

86

IV.3 - OUTRAS APLICAES

Alm dos exemplos apresentados detalhadamente na seo IV.2, diversas outras aplicaes foram testadas no prottipo desenvolvido. Nesta seo, algumas destas aplicaes so relacionadas, comentando-se as eventuais limitaes e adaptaes requeridas para sua implementao.

(i) regulador de tenso CA monofsico com controle de fase

O princpio de operao deste tipo de conversor essencialmente o mesmo que o do retificador monofsico controlado. Entretanto, a topologia mais simples, utilizando-se apenas um mdulo de chave com TRIAC. O programa de controle necessita ento enviar um nico bit de controle a cada ciclo, sempre para a mesma chave, no sendo necessrio testar a porta SINCR. Contudo, o temporizador do mdulo de interfaces deve continuar operando no modo sincronizado e o ngulo de disparo deve ser sempre menor que 180. Na figura IV.11 so mostradas formas de onda de tenso e corrente de sada de um regulador de tenso CA implementado no prottipo desenvolvido, alimentando uma carga RL.

87

tenso 0

corrente 0

eixo x: 5 ms/div eixo y (tenso): 20 V/div eixo y (corrente): 1 A/div

Figura IV.11 - Tenso e corrente de sada num regulador CA com carga RL.

(ii) inversor monofsico de onda retangular

A topologia utilizada neste tipo de conversor a mesma que a do "chopper" de quatro quadrantes, mostrada nas figuras IV.7 e IV.8 , e o seu software de controle bastante parecido com o daquele conversor. Na verdade, o controle mais simples, pois no necessrio variar o ciclo de trabalho, nem mudar as palavras de controle das chaves conforme o quadrante em que se est operando. Em vez de programar o temporizador alternadamente com os valores relativos a Ton e Toff, preciso apenas programar o valor relativo a um semiciclo da tenso de sada, na freqncia desejada. Quanto s palavras de controle a serem enviadas s chaves, em vez de comandar a aplicao de tenso plena ou nula sobre a carga, devem fazer com que seja aplicada tenso positiva ou negativa em cada semiciclo. Para isso, deve-se acionar as chaves 3

88

e 5 ou as chaves 2 e 6 alternadamente, com base no esquema mostrado na figura IV.8. Contudo, entre o desligamento de um par de chaves e o ligamento do outro, deve-se desligar todas as chaves para evitar que a fonte de alimentao seja momentaneamente curto-circuitada, devido ao atraso no desligamento das chaves transistorizadas.

(iii) retificador trifsico de onda completa com controle de fase

Na implementao deste conversor, so utilizadas seis chaves tiristorizadas, cada qual interligando uma fase da entrada CA com um dos terminais (positivo ou negativo) da sada CC. O temporizador do mdulo de interfaces opera no modo

sincronizado, a exemplo do retificador monofsico. Contudo, o circuito de sincronismo deve operar no modo de comparao entre fases, uma vez que os instantes em que as chaves ficam diretamente polarizadas, e que servem de referncia para a contagem do ngulo de disparo, coincidem com os instantes em que as tenses entre duas fases se igualam. No momento em que vai-se disparar uma chave qualquer, deve-se testar os trs bits da porta SINCR (A',B' e C'), para se determinar qual a chave que deve ser disparada. Durante um ciclo de operao deste conversor, as seis chaves so disparadas, uma de cada vez, com intervalos de tempo iguais entre dois disparos consecutivos. Isto requer que o mdulo de interfaces solicite uma interrupo para acionamento de chaves a cada 60 do ciclo da tenso de alimentao, cuja freqncia de 60 Hz. Este fato introduz uma complicao adicional no controle, quando o ngulo de disparo maior que 60. Nesta situao, se o temporizador for programado para uma contagem de tempo equivalente ao valor total do ngulo de disparo, o circuito de sincronismo ir redisparar o contador antes do fim da contagem, evitando que seja solicitada a interrupo devida. Para contornar este problema, o temporizador deve ser sempre programado para contagens de tempo

89

equivalentes ao resto da diviso inteira entre o ngulo de disparo desejado e o ngulo de 60. Os testes dos bits da porta SINCR, realizados na rotina de acionamento das chaves, tambm devem ser modificados cada vez que o ngulo de disparo excede um mltiplo de 60.

Se as entradas A,B e C do circuito de sincronismo forem ligados s fases a,b e c respectivamente, e a seqncia de fases for abc, ento as sadas A', B' e C' (bit0, bit1 e bit2 da porta SINCR) refletiro instantaneamente as relaes de magnitude entre as tenses nas fases, da seguinte forma:

A' (bit0) = 1 va > vb B' (bit1) = 1 vb > vc C' (bit2) = 1 vc > va

A' (bit0) = 0 va < vb B' (bit1) = 0 vb < vc C' (bit2) = 0 vc < va

Os critrios para se determinar que chave deve ser disparada a cada interrupo, com base nas sadas A',B' e C' do circuito de sincronismo e dependendo da faixa de ngulo de disparo desejada, so apresentados na tabela IV.1. Nesta tabela, utilizada a seguinte nomenclatura: A+ a chave que liga a fase a da entrada com o terminal + da sada. A mesma regra se aplica aos nomes das demais chaves.

90

chave a disparar

faixa de ngulo de disparo 0 - 60 60 -120

A+ B+ C+ ABC-

A'=1, B'=0 e C'=0 A'=0, B'=1 e C'=0 A'=0, B'=0 e C'=1 A'=0, B'=1 e C'=1 A'=1, B'=0 e C'=1 A'=1, B'=1 e C'=0

A'=0, B'=1 e C'=0 A'=0, B'=0 e C'=1 A'=0, B'=1 e C'=1 A'=1, B'=0 e C'=1 A'=1, B'=1 e C'=0 A'=1, B'=0 e C'=0

Tabela IV.1 - Critrios para determinao da chave a ser disparada

Na figura IV.12 so mostradas formas de onda de tenso e corrente de sada de um retificador trifsico implementado no prottipo desenvolvido.

91

tenso 0

corrente 0

eixo x: 5 ms/div eixo y (tenso): 20 V/div eixo y (corrente): 1 A/div

Figura IV.12 - Tenso e corrente num retificador trifsico com carga RL.

(iv) inversor trifsico de onda retangular

Neste conversor, so utilizadas seis chaves transistorizadas, cada qual interligando um terminal (positivo ou negativo) da entrada CC com uma fase da sada CA. H duas formas clssicas de se comandar as chaves do conversor. Uma delas consiste em fazer as chaves do conversor conduzirem por intervalos de 180; a outra consiste em fazer as chaves conduzirem por intervalos de 120. Qualquer que seja a forma de controle empregada, o procedimento utilizado no programa de controle para acionar as chaves o mesmo. Deve-se determinar previamente a seqncia de acionamento das chaves e armazenar as palavras de controle necessrias para realizar esta seqncia em um vetor, na ordem apropriada. Durante a execuo do programa, a rotina de acionamento das chaves, acionada por interrupo, pega uma palavra de controle do vetor e envia pela porta de controle das chaves. Na interrupo seguinte,

92

envia a palavra seguinte, e assim por diante, varrendo circularmente o vetor que contm as palavras de controle. Em um ciclo de operao do conversor ocorrem seis mudanas de estado nas chaves do conversor, a intervalos de tempo iguais. Por isso, a cada interrupo o temporizador deve ser programado com um valor de contagem equivalente a 1/6 de ciclo.

(v) inversor monofsico com modulao por largura de pulso (PWM)

Este conversor utiliza a mesma topologia que o inversor monofsico de onda retangular, mas empregada uma tcnica de controle diferente. Para implementar esta tcnica de controle, utiliza-se o mesmo esquema de vetor de palavras de controle descrito no item (iv). Neste caso, porm, os intervalos de tempo entre as mudanas de estado das chaves do conversor no so iguais. O programa de controle deve dispor, ento, de uma rotina para clculo "off-line" dos intervalos de tempo entre cada acionamento das chaves do conversor. Estes intervalos so tambm armazenados em um vetor, ordenados na mesma seqncia do vetor que contm as palavras de controle para o acionamento das chaves. Durante a execuo do programa de controle, a rotina de acionamento das chaves, acionada por interrupo, pega uma palavra de controle do respectivo vetor e envia pela porta de controle das chaves. Em seguida, carrega o temporizador com o valor de contagem de tempo correspondente configurao de chaves estabelecida., valor este armazenado no vetor de intervalos de tempo. Na interrupo seguinte, o procedimento repetido, com os elementos seguintes de ambos os vetores. Quando os ltimos elementos dos dois vetores so processados, o a rotina de acionamento das chaves continua reprocessando os primeiros elementos, de maneira cclica. Os intervalos de tempo entre acionamentos consecutivos nunca devem ser menor que o tempo necessrio para encerrar uma interrupo e iniciar outra, que de cerca de 0,4 ms no prottipo desenvolvido. Este

93

limite se reflete na largura do pulso de menor durao da onda de tenso de saida do conversor.

Na figura IV.13 so mostradas formas de onda de tenso e corrente de sada de um inversor PWM monofsico implementado no prottipo desenvolvido.

tenso 0

corrente 0

eixo x: 5 ms/div eixo y (tenso): 10 V/div eixo y (corrente): 1 A/div

Figura IV.13 - Tenso e corrente num retificador pwm monofsico com carga RL.

(vi) controle em malha fechada de um motor CC

Nesta aplicao, utilizado um "chopper" de quatro quadrantes, cujo programa de acionamento foi descrito na seo IV.2. Porm, a variao do ciclo de

94

trabalho feita em tempo real, por um sistema de controle de malha fechada. Este sistema de controle tem como varivel controlada a velocidade angular do eixo do motor, que medida atravs do circuito de aquisio de dados do mdulo de interfaces. O programa de acionamento incorpora um algoritmo de controle proporcional+integral, que recebe como entrada o desvio entre uma referncia de velocidade e a velocidade medida pelo sitema de aquisio de dados, e fornece como sada um valor de ciclo de trabalho. Para que os intervalos de amostragem da varivel controlada sejam uniformes, deve ser utilizada uma rotina de interrupo para fazer a aquisio de dados. Esta rotina pode ser acionada pelo "tick" do relgio, um sinal de interrupo existente no computador do mdulo de controle. Contudo, este artifcio no permite implementar malhas de controle muito rpidas, uma vez que os "ticks" do relgio ocorrem a intervalos de aproximadamente 50 ms. Cabe aqui lembrar que o ciclo de trabalho deve ser limitado, conforme explicado na seo IV.2.

Na instalao das rotinas de interrupo para acionamento das chaves e aquisio de dados, deve ser dada maior prioridade primeira, para que seja assegurada a regularidade da forma de onda de tenso produzida pelo conversor.

No prottipo desenvolvido, dificilmente se consegue operar este tipo de conversor com freqncias de chaveamento superiores a 100 Hz. Esta freqncia da mesma ordem de grandeza que a freqncia de corte do circuito de armadura do motor utilizado como mdulo de carga. Isto inviabiliza a implementao de um controle da corrente de armadura em malha fechada. Com a utilizao de um

computador mais rpido no mdulo de controle, esta implementao pode ser viabilizada.

95

IV.4 - CONCLUSO

Neste captulo foram apresentados exemplos de utilizao do laboratrio didtico desenvolvido, com o objetivo de se avaliar as potencialidades de implementao de diversos tipos de conversores. Estes exemplos revelaram algumas limitaes do equipamento, principalmente no que se refere rapidez do computador do mdulo de controle. Contudo, o desempenho global pode ser considerado satisfatrio, uma vez que possvel implementar com bastante facilidade, dentro das limitaes do equipamento, grande parte das funes bsicas de converso.

importante salientar que os exemplos apresentados no esgotam as potencialidades do laboratrio, havendo ainda bastante trabalho a ser feito no sentido de se desenvolver novas aplicaes e aperfeioar o equipamento. No captulo V, juntamente com as concluses gerais sobre este trabalho, sero apresentadas sugestes para melhorias e desenvolvimentos futuros.

96

CAPTULO V - CONCLUSES

V.1 - CONCLUSES

Neste trabalho, foi apresentado o desenvolvimento de um laboratrio didtico, com o qual se pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Eletrnica de Potncia. Este laboratrio foi concebido segundo uma estrutura modular, na qual as diversas funes presentes em conversores eletrnicos de potncia so implementadas em mdulos separados e interconectveis. As funes relativas lgica de acionamento de chaves e ao controle realimentado de conversores so implementadas em software, num microcomputador pessoal. A concepo desenvolvida inovadora em comparao com os equipamentos didticos encontrados no mercado. Com ela pretendeu-se criar um laboratrio verstil e de baixo custo.

97

A concepo do equipamento teve como objetivo principal a criao de facilidades operacionais para o estudo do funcionamento de conversores estticos de uma forma sistmica, sob a tica da matriz-chaveamento. Nas especificaes de projeto, deu-se bastante ateno aos aspectos de segurana e funcionalidade. Uma importante caracterstica do equipamento, resultante da concepo modular, a sua expansibilidade, que permite mant-lo atualizado com a evoluo tecnolgia da Eletrnica de Potncia atravs da incorporao de poucos mdulos.

Foi projetado e construdo um prottipo segundo a concepo desenvolvida, e foram apresentados diversos exemplos de utilizao, a ttulo de validao experimental. Os exemplos apresentados comprovaram a versatilidade do

equipamento, tendo sido feitas implementaes de diferentes funes de converso com grande rapidez e facilidade. Contudo, os testes de validao revelaram tambm algumas limitaes no projeto do prottipo, principalmente no que se refere temporizao. A demora do computador do mdulo de controle no processamento de interrupes limita a freqncia de acionamento das chaves e restringe as possibilidades de implementao de malhas de realimentao rpidas, como por exemplo para controle de corrente.

Como concluso geral, acredita-se que a concepo do laboratrio proposto neste trabalho vivel e apresenta um grande potencial para expanso e desenvolvimento de novas aplicaes. Porm, com relao ao prottipo

desenvolvido, as melhorias relacionadas a seguir ajudariam a explorar melhor as potencialidades do equipamento.

utilizao de um computador mais rpido no mdulo de controle (386 ou 486).

98

utilizao de um sub-sistema de aquisio de dados mais rpido no mdulo de interfaces.

Com relao s aplicaes, prope-se os seguintes desenvolvimentos futuros:

desenvolvimento de uma interface amigvel e didtica para o software de controle, incluindo ferramentas de anlise das formas de onda produzidas,

implementao de controle da corrente de armadura no acionamento de mquinas de corrente contnua,

implementao de tcnicas de controle de mquinas de corrente alternada,

avaliao pedaggica do desempenho do equipamento.

99

REFERNCIAS

1. 2.

Wood, P. - "Switching Power Converters", Van Nostrand (1981). Bose, B.K. - "Recent Advances in Power Electronics", IEEE Transactions on Power Electronics, Vol 7, No. 1: 2-10 (1992). Hukai, R.Y. - "Mudanas Tecnolgicas como Instrumentos de uma Nova Estratgia para Conservao de Eletricidade", Anais do Seminrio Alternativas para uma Poltica Energtica, CPFL: 2-10 (1985). Hicock, H.N. - "Adjustable Speed - A Tool for Saving Energy in Pumps, Fans, Blowers and Compressors", IEEE Transactions on Industry Applications, Vol. IA-21, No. 1: 124-136 (1985). Eto, J.H., Almeida, A. - "Saving Electricity in Commercial Buildings with Adjustable-Speed Drives", IEEE Transactions on Industry Applications, Vol 24, No. 3: 439-443 (1988). Oliveira, J.J.R. - "Proposta de um Sistema de Monitorao para Circuitos Trifsicos", Tese, COPPE/UFRJ (1992). Lataire, P., Maggetto, G. - "Modern Teaching on Variable Speed Induction Motor Drives", Proceedings of EPE'89: 1445-1448 (1989). Robinson , I.M. - "An Undergraduate Power Electronics Laboratory", Int. J. Elect. Eng. Educ., Vol 24: 239-249 (1987). Hobson, L., Hunt, A. - "Serious Research and Undergraduate Projects in Power Electronics", Int. J. Elect. Eng. Educ., Vol. 23: 65-76 (1986).

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10. Finch, J.W. et al. - "Field Orientated Induction Motor Drives: A Practical Implementation Facility", Proceedings of ICEM'90: 1272-1277 (1990).

100

11. Yeung, W.K. - "Power Electronics Laboratory Development for Higher Diploma and Higher Certificate Courses", Int. J. Elect. Eng. Educ., Vol. 27: 160-166 (1990). 12. Rey, J.P. et al. - "Development of a Modern Static Electric Drives Laboratory", Anais do 1o Encontro Regional de Automao e Instrumentao - E.S.: AE32/AE-38 (1991). 13. Bonert, R. - "The microprocessor as a tool in the teaching of power electronic circuits and controlled electric drives", IEEE Transactions on Power Systems, Vol. PWRS-2, No. 1: 247-251 (1987). 14. Dewan, S.B. et al. - "Teaching of Power Electronics", IEEE 1979 Frontiers in Education Conference Proceedings: 177-181 (1979). 15. Novotny, D.W. et al. - "The Electric Machines and Power Electronics Laboratory at the University of Wisconsin", Proceedings of ICEM'90: 305-308 (1990). 16. Miller, T.J.E. et al. - "The Power-Electronics Teaching Laboratory at Glasgow University", Proceedings of EPE'91, Vol. 2: 540-545 (1991). 17. Krein, P.T., Sauer, P.W. - "An Integrated Laboratory for Electric Machines, Power Systems and Power Electronics", Proceedings of 1991 IEEE Summer Meeting: 1-7 (1991). 18. Bernstein, T. - "Electrical Shock Hazards and Safety Standards", IEEE Transactions on Education, Vol. 34, No. 3: 216-222 (1991). 19. Hingorani, N.G. - "Power Electronics in Electric Utilities: Role of Power Electronics in Future Power Systems", Proceedings of the IEEE, Vol. 76, No. 4: 481-482 (1988). 20. Taurus Eletrnica - "Manual de operao da placa de aquisio de dados ADA Verso 2.1" (1987).

101

APNDICE A

A.1 - FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS DIDTICOS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Siemens AG - Alemanha Lucas-Nlle Lehr- und Megerte GmbH - Alemanha Socit Terel - Frana Datapool Eletrnica Ltda. - Brasil Haven Automation Ltd. - Reino Unido TQ International - Reino Unido hps System Technik - Alemanha Degem Systems Ltd. - Israel

102

APNDICE B

B.1 - SMBOLOS UTILIZADOS NO SOFTWARE DE CONTROLE

SHCTRL ADCTRL ADMSB ADLSB SINCR SETTIMERMODE LOADTIMER CHAVES1A8 CHAVE9 SINC NOSINC

= = = = = = = = = = =

308 hexadecimal 304 302 300 30A 30F " " " " "

30D ou 30E hexadecimal (depende do modo) 30A hexadecimal 30B B2 70 " " "

103

B.2 - LISTAGENS DO SOFTWARE DE CONTROLE

B.2.1 - Biblioteca de rotinas utilizadas nos programas de controle UNIT elopot; INTERFACE USES Crt,Dos; CONST { definicao de enderecos das portas de entrada e saida: } sincr = $30A; { circuito de sincronismo } chaves1a8 = $30A; { acionamento das chaves } { definicao de comandos para os dispositivos } sinc = $B2; { coloca temporizador em modo sincronizado } nosinc = $70; { coloca temporizador em modo nao sincron. } intrctrlrchip = $20; { controlador de interrupcao 8259 } eoi = $20; { sinal de fim de interrupcao para o 8259 } VAR loadtimer : INTEGER;

PROCEDURE obtem_valor ( VAR variavel mensagem liminf limsup

: : : :

integer; STRING; INTEGER; INTEGER );

PROCEDURE programa_modo_temporizador ( modo : INTEGER ); PROCEDURE carrega_temporizador( tempo : INTEGER ); PROCEDURE instala_rotina_interrupcao_aciona_chaves ( endereco : POINTER ); PROCEDURE habilita_interrupcao_aciona_chaves;

104 PROCEDURE desabilita_interrupcao_aciona_chaves; PROCEDURE restaura_vetor_interrupcao_aciona_chaves; IMPLEMENTATION CONST { definicao de enderecos das portas de entrada e saida: } settimermode = $30F; { programacao do temporizador } timerclockdiv = $30C; { div. de freq. do temporizador } { outras constantes } IRQ2 = 10; { no. do vetor de interrupcao do canal IRQ2 } IRQ3 = 11; { no. do vetor de interrupcao do canal IRQ3 } VAR timermode : INTEGER; guardavetorIRQ2 : POINTER; guardavetorIRQ3 : POINTER; PROCEDURE buffered_keyboard_input ( VAR str : string; buflen : integer ); {*******************************************************} { } { Esta rotina faz a leitura de uma string do console } { num campo limitado, com tamanho dado pelo parametro } { buflen, atraves de um servico do DOS. } { } {*******************************************************} VAR buffer : array[0..80] of byte; regs : registers; i : integer; BEGIN buffer[0] := buflen; regs.ah := 10; {No. do servico DOS de leitura do console} regs.ds := seg(buffer); regs.dx := ofs(buffer); MsDos(regs); str := ''; for i :=1 to buffer[1] DO str := str + chr(buffer[i+1]); END;

105

PROCEDURE obtem_valor ( VAR variavel mensagem liminf limsup VAR input_string : string; erro : INTEGER; BEGIN

: : : :

integer; STRING; INTEGER; INTEGER );

REPEAT GoToXY(25,20); write('digite novo valor para ',mensagem, ' entre ',liminf,' e ',limsup,': '); ClrEol; buffered_keyboard_input(input_string,4); Val(input_string,variavel,erro); IF ((variavel<=liminf) or (variavel>=limsup)) THEN erro:=1; IF erro <> 0 THEN BEGIN GoToXY(25,21); write('esta errado, digite de novo.'); END; UNTIL erro=0; GoToXY(25,20); ClrEol; GoToXY(25,21); ClrEol; END;

PROCEDURE programa_modo_temporizador ( modo : INTEGER ); BEGIN port[settimermode] := modo; IF modo=nosinc THEN BEGIN port[settimermode] := $36; port[timerclockdiv]:= lo(2); port[timerclockdiv]:= hi(2); END; timermode := modo; END;

106 PROCEDURE carrega_temporizador( tempo : INTEGER ); { o parametro tempo corresponde a uma quantidade inteira de micro-segundos } VAR contagem : INTEGER; BEGIN contagem := round(tempo/0.4); port[loadtimer] := lo(contagem); port[loadtimer] := hi(contagem); END;

PROCEDURE instala_rotina_interrupcao_aciona_chaves ( endereco : POINTER ); BEGIN CASE timermode OF sinc : BEGIN GetIntVec(IRQ3,guardavetorIRQ3); SetIntVec(IRQ3,endereco); END; nosinc : BEGIN GetIntVec(IRQ2,guardavetorIRQ2); SetIntVec(IRQ2,endereco); END; END; { do comando CASE } END;

PROCEDURE habilita_interrupcao_aciona_chaves; BEGIN CASE timermode OF sinc : port[$21] := port[$21] and not($01 shl 3); nosinc : port [$21] := port[$21] and not($01 shl 2); END; { do comando CASE }

107 END;

PROCEDURE desabilita_interrupcao_aciona_chaves; BEGIN CASE timermode OF sinc : port[$21] := port[$21] or ($01 shl 3)); nosinc : port[$21] := port[$21] or ($01 shl 2)); END; { do comando CASE } END;

PROCEDURE restaura_vetor_interrupcao_aciona_chaves; BEGIN CASE timermode OF sinc : SetIntVec(IRQ3,guardavetorIRQ3); nosinc : SetIntVec(IRQ2,guardavetorIRQ2); END; { do comando CASE } END; {*******************************************************} { secao de inicializacao } {*******************************************************} BEGIN END.

B.2.2 - Programa de controle do exemplo IV.2.1. PROGRAM retificador_monofasico_de_onda_completa; USES Crt,elopot;

{*******************************************************}

108 { } { Este programa controla a tensao de saida de um } { retificador monofasico atraves da variacao do angulo } { de disparo de seus tiristores. } { } { Autor: Guilherme Rolim } { } { Data da ultima alteracao: 28/01/93 } { } {*******************************************************} CONST nul = #0; VAR ja_definiu_ang tempo opcao ang_disp : : : : boolean; integer; char; integer;

PROCEDURE aciona_chaves; INTERRUPT; CONST positiva = $01; negativa = $00; VAR polaridade_entrada : byte; BEGIN polaridade_entrada := port[sincr] and $01; { { { { a instrucao acima isola o bit 1 (A') da porta sincr, na variavel polaridade_entrada. A'=0 significa polaridade positiva da tensao de entrada. A'=1 significa polaridade negativa. } } } }

CASE polaridade_entrada of positiva: port[chaves1a8] := $DD; negativa: port[chaves1a8] := $EB; END; Delay(1); port[chaves1a8]:=$FF; {abre todas as chaves da matriz} port[intrctrlrchip]:= eoi; {sinaliza fim de interrupcao}

109 END;

PROCEDURE inicializa; BEGIN ja_definiu_ang := false; programa_modo_temporizador (sinc); instala_rotina_interrupcao_aciona_chaves(@aciona_chaves); port[chaves1a8] := $FF; END;

PROCEDURE finaliza; BEGIN desabilita_interrupcao_aciona_chaves; restaura_vetor_interrupcao_aciona_chaves; port[chaves1a8] := $FF; Halt END;

{*******************************************************} BEGIN { PROGRAMA PRINCIPAL } inicializa; ClrScr; { limpa a tela } GoToXY(25,12); write('ESCOLHA UMA OPCAO:'); GoToXY(25,14); write('1. (re)definir o angulo de disparo'); GoToXY(25,15); write('2. (re)iniciar o acionamento das chaves'); GoToXY(25,16); write('3. interromper o acionamento das chaves'); GoToXY(25,17); write('4. encerrar o programa'); REPEAT opcao := ReadKey;

110

CASE opcao OF '1': BEGIN obtem_valor(ang_disp, 'angulo de disparo', { mensagem } 0, { limite inferior } 180); { limite superior } tempo := round((ang_disp/360)*1.0E6/60); carrega_temporizador(tempo); ja_definiu_ang := true; END; '2': IF ja_definiu_ang THEN habilita_interrupcao_aciona_chaves ELSE BEGIN GoToXY(25,21); writeln('angulo de disparo nao definido'); REPEAT UNTIL KeyPressed; GoToXY(25,21); ClrEol; END; '3': BEGIN desabilita_interrupcao_aciona_chaves; port[chaves1a8] := $FF; END; '4': finaliza; nul: opcao := ReadKey; END; UNTIL false;

B.2.3 - Programa de controle do exemplo IV.2.2. PROGRAM chopper_de_quatro_quadrantes; USES Crt,elopot;

{*******************************************************} { }

111 { Este programa controla a tensao de saida de um } { chopper de quatro quadrantes atraves da variacao } { do seu ciclo de trabalho. } { } { Autor: Guilherme Rolim } { } { Data da ultima alteracao: 28/01/93 } { } {*******************************************************}

TYPE intens = (plena,nula); CONST nul = #0; fclock = 1.0e6; VAR ja_definiu_ciclo opcao tensao_saida config_chaves valor_ton valor_toff polaridade ciclo freq lixo : : : : : : : : : : BOOLEAN; CHAR; intens; ARRAY[intens] of BYTE; INTEGER; INTEGER; CHAR; INTEGER; INTEGER; CHAR;

PROCEDURE aciona_chaves ; INTERRUPT; BEGIN CASE tensao_saida OF plena : BEGIN port[chaves1a8] := config_chaves[nula]; carrega_temporizador(valor_toff); tensao_saida := nula; END; nula : BEGIN port[chaves1a8] := config_chaves[plena]; carrega_temporizador(valor_ton); tensao_saida := plena; END;

112 END; port[intrctrlrchip]:=eoi; {sinal de fim de interrupcao} END;

PROCEDURE inicializa; BEGIN ja_definiu_ciclo := false; programa_modo_temporizador(nosinc); instala_rotina_interrupcao_aciona_chaves(@aciona_chaves); port[chaves1a8] := $FF END;

PROCEDURE finaliza; BEGIN desabilita_interrupcao_aciona_chaves; restaura_vetor_interrupcao_aciona_chaves; port[chaves1a8] := $FF; Halt END;

{*******************************************************} BEGIN { PROGRAMA PRINCIPAL } inicializa; ClrScr; GoToXY(25,12); write('ESCOLHA UMA OPCAO:'); GoToXY(25,14); write('1. (re)definir ciclo de trab.,freq. e polaridade'); GoToXY(25,15); write('2. (re)iniciar o acionamento das chaves'); GoToXY(25,16); write('3. interromper o acionamento das chaves'); GoToXY(25,17); write('4. encerrar o programa'); REPEAT

113 opcao := ReadKey; CASE opcao OF '1': BEGIN obtem_valor (freq, 'frequencia (Hz)', 20, 500); obtem_valor (ciclo, 'ciclo de trabalho (%)', 5, 95); REPEAT GoToXY(25,20); write('digite nova polaridade ("+" ou "-"): '); ClrEol; polaridade := Readkey; write(polaridade); IF polaridade=nul THEN lixo:=Readkey; IF ((polaridade<>'+') and (polaridade<>'-')) THEN BEGIN GoToXY(25,21); write('esta errado, digite de novo.'); REPEAT UNTIL KeyPressed; GoToXY(25,21); ClrEol; END; UNTIL ((polaridade='+') or (polaridade='-')); GoToXY(25,20); ClrEol; valor_ton := round((ciclo/100)*fclock/freq); valor_toff := round((1-ciclo/100)*fclock/freq); CASE polaridade OF '+': BEGIN config_chaves[plena] := $EB; config_chaves[nula] := $FB; END; '-': BEGIN config_chaves[plena] := $DD; config_chaves[nula] := $DF; END; END; ja_definiu_ciclo := true; END;

114 '2': IF ja_definiu_ciclo THEN BEGIN habilita_interrupcao_aciona_chaves; tensao_saida := plena; carrega_temporizador(0); END ELSE BEGIN GoToXY (25,20); writeln ('parametros nao definidos ainda.'); REPEAT UNTIL KeyPressed; GoToXY (25,20); ClrEol; END; '3': BEGIN desabilita_interrupcao_aciona_chaves; port[chaves1a8] := $FF; END; '4': finaliza; nul: opcao := ReadKey; END; UNTIL false; END.

You might also like