You are on page 1of 23

MOLWICKPEDIA

Museu de cincia do futuro na Internet. A vida, cincia e filosofia ao alcance das suas mos. Ideias modernas sobre fsica, biologia e psicologia da educao.

TEORIA COGNITIVA GLOBAL A VONTADE, O PROCESSO DE TOMADA DE DECISES E A INTELIGNCIA ARTIFICIAL


1. Psicologia evolutiva e vontade 2. A tomada de decises Origem dos desejos, idias e pensamentos Reflexes e pensamentos Desenvolvimento de sistemas polticos de tomada de decises 3. Sistemas dinmicos com mltiplos equilbrios Sistemas peritos Emoes Esquizofrenia 4. O ser humano, os sentimentos e a vontade No existncia O ser e a existncia 5. O que inteligncia artificial?

A VONTADE E O PROCESSO DE DECISES 1. Psicologia evolutiva e vontade


O quarto livro online da Teoria Cognitiva Global dedica-se vontade, ao processo de tomada de decises e inteligncia artificial. No esquema funcional do crebro o processo de tomada de decises da vontade no aparece devido a que se estudou com uma abordagem diferente. Chegados a este ponto, considerei interessante efetuar uma aproximao muito mais filosfica vontade do que a realizada com os outros processos cognitivos do crebro. Os aspectos mais relevantes tratados neste livro sobre a vontade so: A origem das idias e pensamentos. Nos processos de tomada de decises intervm o crebro, mas seguramente tambm intervm todas as clulas do nosso corpo, como se se tratasse da expresso da autonomia da vontade mediante um sistema de decises como um verdadeiro sistema poltico. Esta viso do modelo de tomada de decises, juntamente com a sensibilidade do mesmo, oferece explicaes razoveis para as mudanas observadas nas decises pessoais sem causa aparente, e em certa medida, aos problemas derivados como a esquizofrenia. A perspectiva filosfica permitiu-me chegar a divertidas e curiosas formulaes sobre a prpria existncia, no sentido de existir como nico indivduo, como sistema de impulso vital de indivduos mais elementares, como impulso vital de uma coletividade mais global ou como as referidas existncias de forma alternativa ao longo do tempo. Tudo isto, em funo da expresso da vontade ou da existncia de um sentimento. Aproveitando a discusso sobre o sujeito ativo da vontade no processo de tomada de decises, prope-se uma definio de inteligncia artificial, recolhendo um pouco de todas as idias comentadas sobre as funes cerebrais, chamemos-lhe, naturais. A Teoria Cognitiva Global trata sobre as conseqncias da Teoria Global da Evoluo Condicionada da Vida, de 1992, sobre a filosofia da meta-cognio. Analisa os sistemas de informao, a teoria do conhecimento e a psicologia do conhecimento em relao neurocincia e fisiologia do crebro na cultura moderna.

06/07/2010

Pgina 3

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

No cabealho do ndice figuram os enlaces relacionados nos quais se incluem os quatro livros digitais ou livros online grtis em que se dividiu a exposio da Teoria Cognitiva Global: o crebro e os computadores, a inteligncia e a criatividade, a memria e, por ltimo, a vontade, os processos de tomada de decises e a inteligncia artificial.

A vontade

Tambm se citam nos enlaces relacionados com a prpria Teoria Cognitiva Global o relativo citada Teoria Global da Evoluo Condicionada da Vida, cuja base ltima a mesma, por abordarem as duas teorias o tema central da inteligncia, os seus mecanismos, origens e evoluo a partir de distintas perspectivas. O apartado dos enlaces selecionados corresponde ao Estudo IDI sobre a anlise estatstica do inteligente desenho da inteligncia com base nos dados longitudinais de quocientes de inteligncia de famlia (pai, me, filhos, irmos normais e gmeos) existentes graas ao Young Adult Study, 1939-1967. No referido estudo investigam-se empiricamente importantes consideraes da Teoria Cognitiva Global relativas evoluo e ao crebro. Convm assinalar que o Estudo IDI demonstra claramente, seguindo o mtodo cientfico, os seguintes aspectos: O carter hereditrio da inteligncia relacional (r at 0,99), a significatividade do cromossoma de menor potencial intelectual e funcionalidades importantes da diferenciao sexual de acordo com o apontado pela TGECV e a TCG que se deriva da mesma. O desenvolvimento do potencial intelectual encontra-se limitado pelo potencial menor dos dois potenciais herdados quando existe a condio de

06/07/2010

Pgina 4

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

verificao (caso particular da inteligncia condicional). Ou seja, o potencial intelectual necessita das duas fontes de informao gentica recebida dos progenitores para se expressar e, por outro lado, encontra-se limitado por ambos. Como se no bastasse, com a cautela que o tema merece, demonstra-se cientificamente a existncia de uma evoluo finalista ou teleolgica de acordo com o apontado pela TGECV Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida. A deduo lgica a necessidade de efetuar estudos mais extensos aplicando a mesma metodologia, dado que os resultados atuais sugerem uma mudana to radical das posturas mantidas no presente pela maior parte da comunidade cientfica e da sociedade que bem poderia considerar-se uma mudana de paradigma. Um exemplo de aprofundamento do estudo com quocientes de inteligncia, que foi acrescentado posteriormente (Setembro 2002), encontra-se no apartado relativo escolha de marido/mulher e inteligncia. No referido apartado confirma-se uma hiptese sobre um requisito concreto relativo ao limite aceitvel da diferena em inteligncia no momento de escolher marido/mulher, reforando simultaneamente a coerncia global do modelo. De fato, o requisito refere-se escolha inconsciente de uma inteligncia desconhecida para a psicologia atual.

06/07/2010

Pgina 5

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

2. A tomada de decises
Um dicionrio define a vontade como f. Potncia da alma em cuja virtude tendemos em sentido positivo ou negativo em relao aos objetos propostos pelo conhecimento intelectual ou Livre arbtrio ou determinao. Existem outras acepes do termo vontade, mas so as anteriores as que nos interessam por manifestarem o seu carter essencial, ser uma qualidade que, em definitivo, supe a expresso ou exerccio da liberdade interna de todo o ser vivo. Alguns autores como Schopenhauer atribuem vontade ao ser humano, aos animais, s plantas e inclusivamente s coisas. Recordemos que para a Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida TGECV a caracterstica essencial da Vida a Liberdade. Ainda que normalmente fale do ser humano por ser mais cmodo, a TGECV tambm atribui a liberdade que proporciona a autonomia da vontade s coisas, ainda que os humanos no sejamos capazes de detect-la. No deixa de ser um tema de filosofia da Vida. Nos processos de tomada de deciso ou de formao da vontade tm influncia elementos internos e externos ao indivduo. Os presentes comentrios referem-se aos fatores internos ao processo de tomada de decises, sem que se pretenda um estudo pormenorizado em nenhum momento. Na realidade, trata-se de estender a argumentao sobre o funcionamento da inteligncia e da memria aos processos de criao da vontade com o objetivo de conseguir uma melhor caracterizao da nossa prpria natureza. Em primeiro lugar, examinarei as etapas do processo de tomada de decises num sentido amplo. Depois realizarei algumas pontualizaes sobre a complexidade dos modelos de tomada de decises, que nos permitiro abordar com maior facilidade o espinhoso tema do sujeito ativo da fora de vontade.

06/07/2010

Pgina 6

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

2.a) Origem dos desejos, idias e pensamentos


Muitas vezes, para no dizer todas ou quase todas, desconhecemos a origem dos nossos desejos, idias ou dos nossos prprios pensamentos. No digamos j, dos nossos sentimentos! Independentemente do comentado sobre os pensamentos num segundo plano, como se existisse um sistema de recolha de idias e a que tem mais votos ou apresentada com maior intensidade a que seleciona o crebro para estudar e desenvolver.

Alice no Pas das Maravilhas


(Imagen de dominio pblico)

Suponhamos que uma clula sente a convenincia ou necessidade de dispor de mais gua, o corpo proporciona-lha com os mecanismos adequados, mas, quando forem muitas as que peam gua, comear a escassear e um desejo de beber gua ir aparecendo pouco a pouco. Este desejo tornar-se- consciente num determinado momento, dependendo de outras prioridades que possa ter o consciente. Para ns, todo este processo permaneceu oculto! Com tudo isto, o tema mais complicado do que parece primeira vista; por

06/07/2010

Pgina 7

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

exemplo, os fumadores podem sentir desejos de fumar em vez de beber gua perante a mesma sensao inicial. No mundo das idias, acontece-nos o mesmo, de repente iniciamos uma srie de reflexes sobre um tema, mas no sabemos exatamente quando e porqu. Se pensamos no assunto com ateno, com sorte, poderemos chegar a adivinh-lo. Algo semelhante, mas no igual, acontece no terreno mais escorregadio das emoes, por exemplo, as gargalhadas e as lgrimas aparecem normalmente sem um controlo direto da nossa parte. Podemos tentar ou alcanar que se causem, mas de forma indireta, reproduzindo as condies que as provocam.

06/07/2010

Pgina 8

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

2.b) Reflexes e pensamentos


Uma segunda etapa dos modelos de tomada de decises, ou de gerar a vontade, ser a avaliao do objeto que requer uma deciso mediante as reflexes e pensamentos. Produzir-se- uma combinao de processos lgicos e de utilizao da memria. Segundo comentei nos apartados anteriores, o mtodo de verificao da informao ser um dos utilizados nos processos de deciso, a funcionalidade das redes neuronais permite uma grande fiabilidade na aplicao das diferentes variantes deste mtodo. Normalmente, estaro envolvidos milhares de milhes de neurnios na execuo dos processos de deciso; e situadas em diferentes partes do crebro. Ainda que estejamos a separar esta etapa da deciso propriamente dita, por motivos de exposio, nada impede que se produzam simultaneamente em determinados processos de deciso. Se com alguma coisa est a neurocincia a contribuir de forma rotunda que os processos cognitivos do crebro e processos mistos, como as emoes, so muito flexveis e variveis na sua estrutura e desenvolvimento particular. Da mesma forma, os processos cognitivos e as emoes produzem-se em paralelo e afetam-se uns aos outros; mais ainda, o contexto pode influenciar de maneira decisiva, especialmente via emoes. Por isso, alguns elementos contextuais como o lcool ou outras drogas consideram-se vcios da vontade. Tambm podem atuar como vcios da vontade determinadas emoes que se produzem perante contextos, independentes em princpio, mas que por motivos de experincias passadas ficaram gravadas certas reaes automticas. Um aspecto muito possvel que o nosso crebro no pra nunca, pelo menos quando estamos conscientes. Aparenta ter uma fila de reflexes e pensamentos pendentes para quando acaba de tratar uma, selecionar outra reflexo ou pensamento imediatamente com o critrio de urgncia ou qualquer outro. Tambm citei, noutros apartados, o trabalho que realiza o crebro quando estamos a dormir e a sua importncia.

06/07/2010

Pgina 9

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

2.c) Desenvolvimento de sistemas polticos de tomada de decises


Parece que no existe um centro exclusivo de tomada de decises no crebro. De fato, existem atos denominados reflexos que se executam por todo o nosso corpo. Alm disso, a biologia moderna ensina-nos como os diferentes rgos e clulas do corpo emitem sinais e se comunicam entre si. Se existisse um centro de deciso, poderia dizer-se que a se encontrava a vida e que o resto seria uma espcie de mquina mais ou menos complicada e nada mais. Claro que, teramos que perguntar-nos quantas clulas h nesse centro e em qual delas se encontra o poder de deciso. Mais: que parte dessa hipottica clula seria realmente a que decide em ltima instncia?

Teoria de deciso
(Imagen de dominio pblico)

Uma caracterstica interessante das decises que tomamos o seu grau de confiana, por outras palavras, quanto estamos convencidos do acerto e estabilidade de uma deciso concreta. Por vezes estamos plenamente convencidos, enquanto noutras no temos a certeza e noutras tomamos decises com um alto grau de insegurana. Este efeito pode observar-se com clareza naqueles processos de tomada de decises que se realizam de forma recorrente. Parece razovel que as decises

06/07/2010

Pgina 10

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

tomadas com total segurana se mantenham no tempo mediante o desenvolvimento de sistemas pr-estabelecidos; contudo, nem sempre assim, por vezes muda-se de opinio, inclusivamente a curto prazo, apesar da confiana inicial na estabilidade da deciso adotada. Um tema curioso para a teoria de deciso. A nossa vontade pode mudar apesar de no haver nenhuma alterao dos sistemas de informao utilizada e de empregar a mesma lgica. De certo modo, trata-se de um ligeiro nvel de esquizofrenia presente em todos ns. Um modelo de teoria de deciso que pode explicar e integrar as possibilidades assinaladas nos pargrafos anteriores deveria contar com sistemas peritos e sistemas de controlo, ou seja, seria algo assim como desenvolvimento de sistemas dinmicos parecidos ao sistema poltico de um pas. Em situaes normais podemos deparar-nos com processos de tomada de decises como: Decises automticas. Vrios pequenos processos de tomada de decises realizam-se de forma inconsciente por se ter produzido o desenvolvimento de sistemas de informao que identificam os parmetros necessrios e suficientes. No nosso exemplo tratar-se-ia de todas aquelas decises que no seguem um trmite parlamentar nem so tratadas pelo Governo, por no ter entidade suficiente ou pela existncia de leis prvias sobre o tema. Atos reflexos e semi-reflexos. Em situaes de perigo ou de urgncia tomam-se decises imediatas, a avaliao realiza-se com posterioridades e, quando necessrio, mudam-se ou ajustam-se as pautas de comportamento futuro com o desenvolvimento de sistemas dinmicos. fcil observar o paralelismo com o funcionamento de um estado moderno, ainda que o perigo ou a urgncia sejam, s vezes, um tanto fictcios. Consulta imediata global. qualquer coisa como se todas e cada uma das nossas clulas emitissem o seu voto sobre um tema particular. A priori, um dos melhores sistemas visto que supe uma democracia direta sem nenhum tipo de filtro. Seria o equivalente a um referendum. Requer um grande poder de transmisso da informao para poder realizar-se, sobretudo se falamos de bilhes de clulas e se efetua frequentemente. Seguramente, a dinmica de sistemas complexos limitar o

06/07/2010

Pgina 11

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

uso desta modalidade mais alm do necessrio. Representao. Maioria simples Maiorias reforadas Supe-se que a natureza resolveu ou tenta resolver razoavelmente o problema do respeito pelas minorias na teoria de deciso. Orgnica territorial funcional. Outros problemas, ainda dentro de situaes normais, podem resolver-se com estes tipos de representao. No s se trata de respeitar as minorias como tambm de reconhecer a sua especial relevncia em temas concretos. Digamos que o voto das clulas dos pulmes tem uma ponderao superior medida na questo do tabaco. Outros canais que recolham situaes especficas. O equivalente num sistema poltico poderiam ser os denominados poderes factuais No obstante, alguns comportamentos parece que no seguem as pautas da teoria de deciso indicadas, o modelo necessita integrar mais elementos que ajudem a explicar algumas decises que, de algum modo, expressam alteraes importantes do carter de uma pessoa. Refiro-me a vcios da vontade que alteram os seus sistemas peritos ou sistemas de controlo que conformam o sistema de equilbrio dinmico da vontade, como: Doenas Drogas Outros processos qumicos internos Infelizmente, ainda que no pudesse ser de outra forma, nos sistemas polticos tambm de encontram este tipo de exemplos.

06/07/2010

Pgina 12

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

3. Sistemas dinmicos com mltiplos equilbrios


3.a) Sistemas peritos
O processo de decises humano configura-se como um sistema complexo, seguramente um dos mais complexos que existem, no que influem inmeras variveis de carter tanto estrutural como conjuntural ou ambiental. Da mesma forma que os pases no tm o mesmo sistema poltico, cada pessoa tem o seu prprio sistema de equilbrio dinmico para a tomada de decises, com os seus sistemas peritos de controlo particulares. Dentro das variveis estruturais, podemos citar: Diferenas nos sistemas de informao da realidade fsica externa. Distintas dotaes de capacidades que influem na elaborao de construes abstratas, dito de outra forma, no desenvolvimento dos sistemas expertos e sistemas de controlo. Vias evolutivas alternativas em relao ponderao dos elementos nos diversos processos de deciso. Resistncia ou resposta dor ou outras mudanas. O aspecto mais relevante, para aquilo que aqui nos interessa, o carter diretamente executivo das decises adotadas. Dependendo das circunstncias ou contexto, o modelo de tomada de decises utiliza um processo ou outro; e inclusivamente se a mudana de processo implica uma mudana na deciso, ainda que seja consciente da mudana, normalmente executar-se- a nova deciso. Ao fim e ao cabo, para isso se tomou. Convm sublinhar que a mudana de operativa no processo de tomada de decises se produz automaticamente, ou seja, sem controlo por parte do consciente. De fato, a complexidade do funcionamento do sistema dinmico global seguramente demasiado grande para ele. No entanto, o que podemos fazer controlar as condicionantes principais do sistema dinmico de maneira a garantir o funcionamento adequado dos sistemas de controlo e lhe proporcionemos a estabilidade desejada, sem esquecer que a flexibilidade boa e da a sua existncia e que as excees sejam necessrias como as que provocam o aparecimento das emoes.

06/07/2010

Pgina 13

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

Entre estas condicionantes podem assinalar-se a gua e os alimentos de que dispe o corpo. So bvios, mas no por isso menos importantes! Todas as pessoas conhecem o efeito benfico das vitaminas das frutas e logo! Talvez no se tenha explicado com a clareza suficiente. Tambm se encontram dentro desta categoria, ainda que com um efeito mais lento e acumulativo, a falta de sono e de desporto ou exerccio fsico.

3.b) Emoes
O conhecimento das nossas prprias emoes e a sua influncia nos processos de tomada de decises ajudar-nos-, quando necessrio, a entender o porqu de algumas mudanas nas decises previamente tomadas.

De onde fazem as emoes vieram?

Especialmente, convm identificar os estados de ansiedade e irritabilidade porque muito provvel que, ento, o processo de deciso se situe entre os sistemas forados por vcios da vontade. Uma das caractersticas dos sistemas de equilbrio dinmico que frequentemente so sistemas com equilbrios mltiplos. Ou seja, inclusivamente com todos os seus parmetros iguais, o equilbrio pode ser diferente em funo do caminho seguido para chegar ao mesmo; no nosso caso, o equilbrio ser indicado pela deciso tomada. Esta caracterstica de extrema importncia pois podem produzir-se emoes que

06/07/2010

Pgina 14

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

provocam situaes de grande perigo ao tentar sair de um sistema forado; podia ser o caso tpico de reaes incontroladas quando se est a tentar abandonar o consumo de drogas duras. Menos perigoso, mas mais comum, o caso do abandono do tabaco no qual o que se produz um marcado estado de ansiedade e irritabilidade com a instabilidade emocional que implica para muitos tipos de emoes. Em todos estes casos, o mnimo que se pode fazer tentar controlar as emoes mediante o controlo das condicionantes principais mencionadas, para que o sistema dinmico volte a uma relativa normalidade e as emoes no se produzam de uma forma um tanto artificial ou no desenhada. O que, por outra parte, me parece perigoso o manejo das emoes visto que esse manejo das emoes pode alterar a sua funo natural.

06/07/2010

Pgina 15

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

3.c) Esquizofrenia
Seguramente o transtorno mais conhecido e comum do sistema de decises a esquizofrenia. Todos, em alguma medida, temos certo grau de esquizofrenia, a meu ver bom e natural. O problema aparece quando o grau de esquizofrenia aumenta de forma importante e incontrolada. Queria incluir um breve comentrio no sentido de que uma das causas principais deste tipo de comportamento do processo de tomada de decises pode ser, independentemente da predisposio hereditria ou gentica, o fato de querer compreender coisas ou aspectos da vida que so realmente impossveis porque no dependem da lgica mas sim das emoes prprias e sobretudo alheias, ou ainda mais grave, da particular lgica alheia. Mais ainda: muitas vezes o erro consiste em tentar solucionar um problema que no problema e alm disso no depende de ns. Para dar um exemplo simples e bastante infantil mas que se repete ao longo da vida de mil e uma formas: Eu tenho as mos atrs das costas e pergunto: Em que mo tenho um caramelo? Depois, a nica coisa que tenho que fazer pr o caramelo na mo contrria que algum escolheu. Ou seja, um jogo em que a pessoa que pensa e responde no ganha nunca, um falso dilema, podemos forar o crebro tanto quanto queiramos mas no conseguiremos nenhuma soluo satisfatria. uma tentativa de compreender uma coisa que nos resiste, s vezes podemos tentar situar-nos em posies iniciais diferentes, com diferentes preconceitos, forando o nosso crebro a examinar diferentes pontos de vista ou perspectivas. Se o fazemos com suficiente intensidade e tempo o que estamos a fazer comprometer o processo normal de tomada de decises do crebro de tal forma que mudamos o desenvolvimento do sistema e no s se converte num processo automtico fora do nosso controlo consciente, mas tambm tende a modificar a nossa dotao gentica relacionada com estes processos, dado que parece bastante flexvel (a meu ver, claro est), possibilitando a transmisso do problema nossa descendncia. Logicamente, uma pessoa que se considere bastante inteligente ter tendncia a tentar compreender as situaes mencionadas e por isso poder haver certa correlao estatstica entre inteligncia e esquizofrenia. Talvez este efeito fosse maior em pessoas com problemas relacionados com a dislexia, visto que a

06/07/2010

Pgina 16

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

memria recria diferentes pontos de vista pelo seu funcionamento, se no defeituoso, sim limitado e tambm tem quando menos algumas conotaes genticas. Em relao gentica da esquizofrenia, convm recordar que a concordncia entre gmeos idnticos ou monozigticos para a esquizofrenia de 0,69 o que nos indica que tem um marcado carter gentico enquanto que nos gmeos no idnticos ou dizigticos de 0,10. Este dado proporciona-nos duas idias, a primeira que no parece que a informao gentica esteja concentrada num s cromossoma e, a segunda, que, ou necessria a presena de vrios genes para o desenvolvimento efetivo destes processos, ou ento os genes portadores no so significativos no sentido de dominantes ou as duas coisas juntas.

06/07/2010

Pgina 17

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

4. O ser humano, os sentimentos e a vontade


4.a) No existncia
De toda a discusso anterior sobre a vontade, uma implicao lgica emerge lentamente: se as decises que tomamos no dependem de um s ente ou origem da vontade, parece claro que porque o referido ser no existe. Por outras palavras, o ser humano como ser vivo com vontade individual no existe. A vontade humana a conseqncia das vontades individuais de imensos seres mais elementares, gerada atravs do sistema dinmico de tomada de decises pessoal. Neste sentido, poderamos negar a existncia, ou seja: Penso, logo no existo. Pelo contrrio, a idia de ser humano encaixa perfeitamente no conceito de sistema de impulso vital. O livro da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida TGECV define os sistemas de impulso vital como aqueles que, por um ou outro motivo, se comportam como se fossem seres vivos, ou pelo menos, tm muitas das caractersticas principais dos seres vivos. Da mesma forma, comentei que os animais superiores podemos ser considerados como macro-sociedades simbiticas de unidades mais elementares com vida prpria, como as clulas. Por ordem de proximidade intuitiva, indica que o primeiro tipo de sistemas de impulso vital estar formado por aqueles cujas componentes so por sua vez, seres vivos (nao, estado, colmia, ecossistemas). Por tudo o que foi dito antes, perguntas como de onde vimos?, para onde vamos?, quem somos?, so muito difceis de responder, talvez impossvel. como perguntar De onde vem um estado? Para onde vai uma colmia? No tm muito sentido estas perguntas porque estamos a falar de formas organizadas. Para poder responder a ditas perguntas, deveramos antes responder com preciso pergunta o que somos? De um ponto de vista estritamente cientfico, somos um animal que vem do macaco e parece que unicamente existimos como sistema de impulso vital. Nem sequer podemos garantir a existncia do ser humano de forma contnua de

06/07/2010

Pgina 18

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

um ponto de vista espiritual, visto que, como vimos ao falar dos processos de tomada de decises ou formao da vontade, as nossas diferentes componentes ou elementos individuais nem sempre esto de acordo nem tm os mesmos pontos de vista ou a mesma moral.

4.b) O ser e a existncia


No queria acabar este apartado to fria e negativamente. Dizer que o ser um sistema de impulso vital no depreciativo, pelo contrrio, um modo de conseguir dominar escalas superiores ao prprio indivduo. Atualmente, um pas permite conseguir objetivos para todos e cada um dos seus cidados que no de obteriam de nenhuma outra forma organizativa.

Sentimentos e Yellowstone
Canada (Imagen de dominio pblico)

Em relao dimenso espiritual tambm se podem apresentar aspectos positivos, por vezes, parece que nos comportamos ou temos sentimentos como um s indivduo, como se se desse a unanimidade no processo de decises, como se existisse uma sincronizao perfeita dos sentimentos, como se fssemos uma enorme borbulha de energia. Em relao existncia de sentimentos o funcionamento do ser diferente, um sentimento no se decide por maioria, antes nos invade, nos engrandece Poderamos citar aqui muitssimas frases de carter religioso e de diversas religies que tm muito sentido quando falamos de sentimentos e da natureza espiritual dos

06/07/2010

Pgina 19

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

seres vivos. Por exemplo, quando falamos de trs pessoas em uma poderia referir-se a alguma coisa parecida ao comentado, podemos imaginas ento os sentimentos de nao ou o significado de um bilho de seres vivos em um com os seus sentimentos de amor. Uma das grandes dificuldades deste tema que a aproximao requer a utilizao de metforas e outras figuras poticas que, muitas vezes produzem erros de interpretao, sobretudo, com o passar do tempo. Assim, poderamos dizer: Sinto, logo existo. Em fim, arriscando extralimitar-me no meu objetivo, eu diria que temos uma natureza dual (desde logo, no sou o primeiro). Numa, no existimos no sentido clssico da expresso e, na outra, existimos numa dimenso desconhecida para a nossa lgica. Outra forma de expressar esta idia seria falar da descontinuidade temporal e espacial da existncia. Com estas linhas no pretendo revelar o mistrio da vida ou existncia do ser metafsico, mas sim apontar algumas consideraes pessoais, acrescentando um grozinho de plen fertilidade da cincia.

06/07/2010

Pgina 20

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

5. O que inteligncia artificial?


Tenho que reconhecer que nunca soube muito bem o que exatamente a inteligncia artificial, talvez seja porque existem diversas acepes do termo ou expresso e inclusivamente talvez sejam contraditrias. Ao falar de inteligncia artificial, tanto o termo inteligncia como o adjetivo colocam problemas. O primeiro foi tratado anteriormente, o segundo s o podemos aceitar como um termo convencional e limitando-o ao realizado pelo ser humano, sem que isso signifique deixar de pensar que, em ltima instncia, o artificial completamente natural pela total e absoluta incluso do ser humano na natureza.

O que inteligncia artificial?


(Imagen de dominio pblico)

Em grandes linhas, h duas posturas clssicas extremas sobre o conceito de inteligncia artificial, a que postula a impossibilidade da sua existncia por ser uma caracterstica da vida e impossvel de trasladar a uma mquina e a que admitiria como inteligncia artificial qualquer sistema artificial de tomada de decises por muito simples que seja. O famosos Teste de Turing estaria situado no meio uma vez que requer que a mquina se comporte como um humano nas suas respostas. Obviamente seria um conceito de inteligncia artificial derivado do conceito antropomrfico da inteligncia.

06/07/2010

Pgina 21

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

Perante as reflexes sobre os processos de deciso, prope-se a seguinte definio de inteligncia artificial. O sistema de decises de uma mquina, criado ou no pelo ser humano, que mostra certa inteligncia, pelo menos aparentemente, e que tenha as caractersticas de um sistema de impulso vital. Contudo, uma postura diferente, por reconhecer a essncia da Vida nas coisas e na energia, levar-nos-ia a uma definio mais estrita de inteligncia artificial no sentido em que esta essncia se conseguisse manifestar diretamente a um nvel perceptvel pelos humanos. Realmente dizer o que inteligncia artificial um tema escorregadio, divaguemos e digamos que a aplicao dos princpios epistemolgicos da otimizao de qualquer sistema dinmico complexo poderia ajudar a desenvolver uma primeira linha de aproximao emprica criando um sistema auto-regulado com um objetivo vital suficientemente sensvel para detectar a sua parcela de liberdade.

06/07/2010

Pgina 22

A vontade, o processo de tomada de decises e a inteligncia artificial

Es sta la ltima actualizacin del libro? Puede comprobar la fecha en la pgina de descarga! http://www.molwick.com/pt/livros/index.html Livros online grtis. Novos paradigmas da cincia 2002 Todos os direitos reservados Traduzido por Susana Morais
Teoria Cognitiva Global
Crebro e computadores Inteligncia e creatividade Memria, linguagem e outras capacidades intelectuais Vontade, tomada de decises e inteligncia artificial

M Jos T. Molina

Outros
TGECV - Evoluo da Vida Mtodo Cientfico Global Estudo EDI

06/07/2010

Pgina 23

You might also like