You are on page 1of 11

1- O que erro? a falsa representao da realidade, ao erro se equipara a ignorncia, ou seja, o total desconhecimento da realidade.

e. 2- O que erro sobre situao descrita como elementar de tipo? Segundo o CP, o erro sobre elemento constitutivo do tipo legal, art.20, caput. Segundo Capez, um erro que incide sobre situao de fato ou relao jurdica descrita como elementar ou circunstncias de tipo incriminador, como elementares de um tipo permissivo, como dados acessrios, secundrios, irrelevantes para a figura tpica. 3- Quais as espcies (exemplos), de erro sobre situao descrita no tipo? a) Erro sobre situao descrita como elementar de tipo incriminador: Exemplo, o crime de furto necessita que o agente subtraia coisa alheia mvel, se o agente subtrai sua prpria caneta erra justamente na elementar descrita (coisa alheia mvel), dessa forma no existiu no agente a conscincia ou a vontade de realizar a conduta tpica, exclui-se o dolo, pois o erro impede o agente de saber que est cometendo crime. b) Erro sobre situao jurdica descrita como elementar de tipo incriminador: Exemplo, o agente casa-se com mulher supondo s-la solteira, acontece que ela j era casada e escondeu o fato a ele. O fato descrito no crime de bigamia. Porm o erro impediu o agente de ter conhecimento de um elemento essencial para configurar o fato tpico, exclui-se a conscincia e a vontade, pois se no sabia da condio da mulher no poderia querer tornar-se bgamo. c) Erro sobre situao descrita como elementar de tipo permissivo. O tipo permissivo o que permite que se cometa um fato tido como tpico sem que seja considerado crime. So as excludentes de ilicitude. Exemplo: a vtima enfia a mo no bolso pra retirar um leno, e o agente, imaginando uma situao justificante, legtima defesa, reage e atira na vtima. No caso o erro foi sobre elemento essencial para a excludente que a agresso iminente. d) Erro incidente sobre circunstncia de tipo incriminador (erro essencial). Exemplo: o ladro deseja furtar um bem de grande valor, mas, por engano, leva um de pequeno valor. O erro nesse caso foi sobre situao descrita como circunstncia de diminuio de pena descrita no tipo incriminador. No se exclui o dolo da conduta, pois o erro no foi sobre dado essencial para o tipo, mas sobre circunstncia que o privilegiaria, exclui-se, portanto a circunstncia. e) Erro sobre dado irrelevante (Erro Acidental). o erro nos motivos, o agente deseja cometer um crime, e erra sobre dado irrelevante para o seu cometimento. Exemplo: o agente deseja matar seu filho e assassina um ssia,

o agente desejava cometer o crime, e errou sobre dado irrelevante para incidir no tipo homicdio (no importa quem seja, para haver homicdio, basta que mate algum).

4- O que erro essencial? o que incide sobre elementares ou circunstncias, o erro sobre situao descrita no tipo essencial ou impede o agente de saber que est cometendo crime, quando incide em elementar, ou de saber que est em uma circunstncia. Por isso essencial, pois se no existisse, o agente no teria cometido o crime, pelo menos no naquelas circunstncias. Exemplo: O agente pega por engano um guarda-chuva de seu colega. Essa situao de extrema importncia para a tipificao do crime, pois subtrair objetos alheios crime, ao passo que subtrair bens prprios um fato atpico. O erro foi essencial, pois se tivesse percebido a situao, o agente no teria praticado o furto. 5- Caractersticas do Erro sobre situao descrita como elementar do tipo Essencial. O erro essencial impede o agente de compreender o carter criminoso do fato ou conhecer a circunstncia. 6- Quais as formas de Erro sobre situao descrita como elementar do tipo Essencial. a) Vencvel, poderia ter sido evitado se o agente empregasse mediana prudncia. Efeitos: todo erro de tipo exclui o dolo, se o erro poderia ser evitado com um mnimo de cuidado, o agente tem o dolo excludo, mas no a culpa. b) Invencvel, no podia ser evitado, nem mesmo com o emprego de diligncia mediana. Efeitos: se o erro no podia ser vencido, mesmo com emprego de cautela, no se pode dizer que o agente procedeu de forma culposa. Como o erro de tipo exclui o dolo, se invencvel, exclui a culpa, como para o fato ser tpico necessrio o dolo ou a culpa, pois s existem estas modalidades de crime para o CP, o fato torna-se atpico. 7- O que Erro sobre situao descrita como elementar do tipo Acidental? o erro nos motivos, o agente deseja cometer um crime, e erra sobre dado irrelevante para o seu cometimento.

8- Quais as caractersticas do Erro sobre situao descrita como elementar do tipo Acidental? O erro no impede o agente de conhecer que est cometendo um crime (como acontece com o erro de tipo), O agente sabe que est cometendo uma infrao penal, por isso o erro no traz consequncia para o ordenamento jurdico e o agente responde como se no tivesse cometido o erro. 9- Quais as espcies de Erro sobre situao descrita como elementar do tipo Acidental? a) erro sobre o objeto- o erro especificamente sobre a coisa, no o objeto material, que pode ser a pessoa ou coisa. erro absolutamente irrelevante, pois no traz qualquer consequncia jurdica. Exemplo: o agente subtrai uma saca de feijo, pensando ser de caf. O erro irrelevante, pois o agente queria praticar o crime, e seu erro no o impediu de saber que cometia um crime (erro de tipo), s errou quanto ao objeto. b) erro sobre a pessoa- o agente pensa que "A" "B", erro na representao da pessoa a qual o agente deseja atingir. Por fora do art.20, 3, o autor ser punido como se tivesse atingido a pessoa desejada. c) erro na execuo ou aberratio ictus- o agente no se confunde quanto pessoa, mas realiza o crime de forma desastrada, errando o alvo e atingindo vtima diversa. Pode se dar por: erro na pontaria, desvio da trajetria do objeto por esbarro, movimento da vtima no momento do tiro, defeito da arma de fogo, desvio do golpe da faca pela vtima, etc. d) resultado diverso do pretendido ou aberratio criminis- o agente quer atingir um bem jurdico, mas por erro na execuo, acerta outro bem jurdico. O agente no erra quanto pessoa, nem quanto ao objeto, e sim, comete outro crime que no era o que pretendia. Exemplo: o agente joga uma pedra para atingir uma vidraa e acaba atingindo uma pessoa que passava. Consequncia: o agente responde apenas pelo resultado produzido, se previsto como culposo. Se houver resultado duplo, (o agente acerta tanto o bem querido, quanto diverso, no caso acima acerta a pessoa e o vidro), aplica-se a regra do concurso formal, com a pena do mais grave aumentada de 1/6 at metade, de acordo com o nmero de resultados produzidos. e) erro sobre o nexo causal ou aberratio causae- quando o agente deseja cometer um crime por um meio e acaba produzindo por outro. Para o CP no importa o meio, e sim o resultado, o agente queria produzir e o produziu.

Exemplo: o agente desejando matar sua vtima por afogamento joga-a do alto de uma ponte, o laudo aponta morte por traumatismo, leva-se em conta a inteno do agente, ou seja, ele quis matar? Sim. E matou? Sim, no importa se por um meio, ou acidentalmente por outro. 10- O que Descriminante Putativa? o mesmo que Erro de Tipo Essencial sobre Tipo Permissivo. quando o agente imagina estar agindo amparado por uma Excludente de Ilicitude, mas, na verdade ela no existe, somente na cabea do agente. Pode ser: a) Legtima defesa putativa. Exemplo: o agente est vendo TV, quando seu primo entra na casa para lhe dar um susto, nesse momento o agente dispara pensando estar em legtima defesa. b) Estado de Necessidade Putativo. Exemplo: um helicptero caindo com duas pessoas dentro, um grando e outro, pequenininho, o grando desesperado achando que s h um paraquedas, joga o pequenininho pra fora achando estar em estado de necessidade, porm, havia dois paraquedas, portanto o estado de necessidade na verdade s existiu na mente do agente. c) Exerccio Regular de Direito Putativo. Exemplo: o agente corta os galhos da rvore do vizinho imaginando que eles invadiram seu terreno. d) Estrito Cumprimento do Dever Legal, um policial algema um cidado honesto, ssia de um fugitivo. 11- Quais as consequncias da Discriminante Putativa? As consequncias esto expostas no art. 20, 1, do CP, que fala em descriminantes putativas, mas, na verdade, est tratando de uma das espcies: as descriminantes putativas por erro sobre situao descrita no tipo, que o mesmo que erro de tipo essencial sobre tipo permissivo. Se o erro for evitvel, o agente responder por crime culposo, se assim for previsto. Se inevitvel, excluir o dolo e a culpa, sendo o fato atpico. 12- O que so Causas Excludentes de Ilicitude? Ilicitude o que contraria o ordenamento jurdico, logo, a causa que a exclui, torna o ato lcito. Ento, so causas que tornam a conduta, que parece ser crime, em fato lcito. Constatando a presena de uma dessas causas, faltar uma condio da ao penal. Porm s ocorrer se a existncia da causa justificadora for inquestionvel.

13- Quais so as Causas Excludentes de Ilicitude? a) Estado de Necessidade- quando o agente no tendo o dever legal de enfrentar uma situao de perigo atual, a qual no provocou por sua vontade, sacrifica um bem jurdico ameaado por esse perigo para salvar outro, prprio ou alheio, cuja perda no era razovel exigir. O perigo pode advir de seres humanos ou irracionais. Existem 2 bens jurdicos postos em perigo, onde a preservao de um depende da destruio do outro, sendo que, se o agente no criou a situao de perigo, pode escolher usando de critrio de razoabilidade qual deve ser salvo. Exemplo: um pedestre joga-se na frente de um motorista, que, para preservar a vida humana, opta por desviar seu veculo e colidir com outro que se encontrava estacionado nas proximidades. Entre sacrificar uma vida e um bem material, o agente fez a opo claramente mais razovel. No comete crime de dano, pois o fato, apesar de tpico, no ilcito. Requisitos para o Estado de Necessidade: Situao de perigo Conduta lesiva Inevitabilidade de comportamento Conhecimento da situao justificante

b) Legtima Defesa- consiste em repelir injusta agresso, atual ou iminente, a direito prprio ou alheio, usando moderadamente dos meios necessrios. No h um conflito de bens a serem escolhidos, mas, um ataque ilcito contra o agente ou terceiro, legitimando a repulsa. Requisitos para a Legtima Defesa: a) Agresso injusta; s pode ocorrer de conduta humana e contrria ao direito. b) Atual ou iminente; a que est acontecendo ou prestes a acontecer. c) A direito prprio ou alheio; o bem protegido e agredido pode ser prprio ou alheio. d) Repulsa com os meios necessrios; so os meios lesivos colocados disposio do agente no momento em que sofre a agresso. Exemplo: se o sujeito tem um pedao de pau a seu alcance, e com ele pode tranquilamente conter a agresso, o emprego de arma de fogo desnecessrio.

e) Uso moderado de tais meios; o meio usado para a repulsa deve ser utilizado moderadamente. Exemplo: o nmero exagerado de golpes por parte do agente pode revelar imoderao. f) Conhecimento da situao justificante; o agente deve conhecer que est agindo sobre Legtima Defesa. Diferena entre Legtima Defesa e Estado de Necessidade Na Legtima Defesa, a agresso injusta s pode ocorrer de conduta humana e a reao se dirige contra o seu autor. No Estado de Necessidade a agresso no precisa ser injusta, o perigo pode ocorrer de natureza humana ou de seres irracionais e para salvar a si ou a terceiros, o agente escolhe qual bem jurdico alheio destruir ou danificar.

c) Estrito Cumprimento do Dever Legal- esta causa de excludente de ilicitude acoberta quem realiza um fato tpico por fora de um desempenho de uma obrigao imposta por lei, decreto ou regulamento. Exemplo, o agente que priva o fugitivo de sua liberdade, ao prend-lo em cumprimento de ordem judicial. d) Exerccio Regular de Direito- Segundo frmula de Graf Zu Dohna: uma ao juridicamente permitida no pode ser, ao mesmo tempo, proibida pelo Direito. Ou, em outras palavras, o exerccio de um direito nunca antijurdico, ilcito. A CF/88, diz que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo seno em virtude de lei. Exemplo, o jus corrigendi do pai contra o filho, o trote nas universidades por ser direito por ser costume longo e reiterado, etc. Diferenas entre Estrito Cumprimento do Dever Legal e Exerccio Regular de Direito 1- no Estrito Cumprimento do Dever Legal, a excludente alcana aos funcionrios pblicos e agentes pblicos, que agem por fora de lei, decreto ou regulamento. 2- no Exerccio Regular de Direito, a excludente alcana qualquer pessoa. 3- no Estrito Cumprimento do Dever Legal o agente est obrigado a cumprir com seu dever legal, ou seja, a atuao obrigatria. 4- no Exerccio Regular de Direito, a atuao opcional, o ordenamento jurdico autoriza o agente a agir, mas ele opta, em agir ou no.

14- O que so Elementares? So dados essenciais, bsicos, fundamentais para a existncia do tipo penal. Seus dados nucleares. O tipo fundamental o que cuida das elementares. A ausncia de uma elementar acarretar sempre a atipicidade da conduta, atipicidade essa que pode ser Absoluta ou Relativa. Exemplo, no crime de roubo se no h violncia a atipicidade Relativa, pois aparece o crime de furto. Porm se a coisa no era alheia a atipicidade Absoluta, ou seja, se a coisa era do prprio agente no h crime, pois o agente cometeu um erro de tipo essencial, que seria a coisa alheia, como o erro de tipo exclui o dolo e no existe furto culposo, o fato atpico. Como se dividem as Elementares? a) Elementares Objetivas- o ncleo do tipo, o verbo. Refere-se ao aspecto material do fato. Existem concretamente no mundo dos fatos e s precisam ser descritos pela norma. So eles: o objeto do crime, o lugar, o tempo, os meios empregados, o ncleo do tipo, etc. b) Elementares Subjetivas- o dolo que est inserido ou escondido, no artigo. Pode ser Genrica ou Especfica. Genrica- est embutido na conduta descrita pelo legislador, pois se no prevista como culposa, s pode ser praticada por dolo. Exemplo, art. 148 (sequestro e crcere privado), neste artigo o legislador no descreveu o dolo, a inteno do agente, mas entendido ao l-lo. Especfica- est inserida expressamente no tipo penal. Exemplo, art. 159 (extorso mediante sequestro), possui a elementar subjetiva, escondida, que a vontade do agente de obter vantagem financeira. c) Elementar Normativa- seu significado no se extrai de uma mera observao, sendo imprescindvel um juzo de valorizao jurdica, social, religiosa, etc. Aparecem sobre a expresso: sem justa causa, funcionrio pblico, repouso noturno. Exemplo, o conceito de repouso noturno pode variar, pois no o mesmo para as pessoas do interior quanto s da cidade grande. 15- O que so Circunstncias? So dados acessrios, no so fundamentais para a existncia do tipo incriminador, somente o rodeiam e influenciam na pena. 16- O que so Circunstncias Objetivas? Refere-se a aspectos objetivos do crime, como o tempo (se cometido noite, de manh, etc.), o lugar (local pblico, ermo, de grande circulao, surpresa), o

modo de execuo (arma, veneno, meio insidioso), e os meios empregados (tortura, explosivo, asfixia, fogo). Exemplo: o mandante que encarrega um matador profissional de matar seu desafeto no responder pela qualificadora de asfixia, se o autor do crime, por sua conta, praticar o crime por esse meio. 17- O que so Circunstncias Subjetivas? So as circunstncias de carter pessoal, referem-se ao agente, e no ao fato, como a reincidncia, os antecedentes, a conduta social e os motivos que levaram a pratica do crime. 18- O que o art.30 do CP? No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. Desse artigo extraem-se 3 regras bsicas para saber se as circunstncias: a) As circunstncias de carter subjetivo jamais se comunicam. Exemplo, antecedentes, reincidncias, etc. Exemplo, A e B, roubam, mas somente B reincidente, portanto, ter pena maior, no transpassar a condio para A. b) As circunstncias de carter objetivo podem se comunicar. Porm s se comunicam se ingressar na esfera de conhecimento do coautor ou partcipe. Exemplo, A contrata B para matar C, B usa de asfixia para cometer o crime. Se A tiver conhecimento de tal fato, responder tambm pela qualificadora, se no responder somente por participao no homicdio sem a incidncia da qualificadora. c) As elementares, objetivas ou subjetivas, podem se comunicar. Porm somente se ingressar na esfera de conhecimento do coautor ou partcipe. Exemplo, a condio de funcionrio pblico (elemento objetivo) fundamental para o tipo do art.312 do CP (peculato). Ento se A funcionrio pblico e convida B para furtar seu local de trabalho. Se B souber que A funcionrio pblico responde tambm por peculato, se no souber, responder por furto.

19- O Que Concurso de Agentes? Tambm conhecido como concurso de delinquentes ou codelinquncia. Previstos no art.29 do CP, Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas por este cominadas, na medida de sua culpabilidade, onde o legislador usou a Teoria Monista ou Unitria que disciplina que haver crime nico para autor e para

partcipe. No entanto, essa teoria no absoluta, pois temperada ou mitigada, uma vez que se mede o grau de culpabilidade de cada um deles de acordo com o 1 do prprio art.29 do CP. Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de 1/6 a 1/3. EXCEO TEORIA MONISTA A cooperao dolosamente distinta ou desvio subjetivo da conduta a exceo, acontece quando um dos concorrentes se excede e pratica fatos considerados mais graves que aquele desejado por todos. Assim embora todos os coautores e partcipes devam em regra responder pelo mesmo crime, excepcionalmente para evitar a responsabilidade objetiva, o legislador determina a imputao para outra figura tpica, quando o agente quis participar de infrao menos grave. Exemplo: Um motorista conduz trs pessoas a uma residncia para o cometimento de furto. Enquanto ele aguardava no carro o sucesso no referido furto, os trs se deparam com uma moradora, a estupram e a matam. Como o partcipe imaginava e tinha a inteno de furto, responder por esse, pois era o que queria tomar parte. Seus companheiros no. O concurso de agentes admite tanto a coautoria como a participao. ESPCIES DE CONCURSOS DE PESSOAS a) Concurso Necessrio ou Plurissubjetivos- refere-se aos crimes que exigem uma pluralidade de agentes em concurso. A norma incriminadora exige como conditio sine qua non do tipo, a existncia de mais de um autor. b) Concurso Eventual ou Monossubjetivos- refere-se aos crimes que podem ser praticados por um ou mais agentes. Ex: homicdio, furto. No caso do homicdio, este pode ser cometido tanto por uma s pessoa, quanto por mais de uma, nesse caso, haver coautoria ou participao.

20- O que autor? o agente que pratica a conduta criminosa.

21- O que coautoria? Quando 2 agentes praticam a conduta criminosa. 22- O que participao? Quando um agente de certa forma auxilia para outrem praticar a conduta criminosa. 23- Como se divide a participao? -Material- Auxlio- o agente participa materialmente para o crime, fornecendo informaes teis execuo, armas ou objetos necessrios para a realizao do crime. Exemplo, vigiar durante a execuo dom crime, segurar a vtima para impedir que reaja, conduzir marginais em veculos, etc. -Moral- Instigao ou Induzimento- Instigar reforar uma ideia j existente. Induzir fazer brotar a ideia no agente. O agente no teria a ideia de cometer o crime se no fosse o partcipe. 24-Quais os requisitos para o Concurso de Pessoas? Pluralidade condutas, Nexo Causal, Liame Subjetivo, Unidade de Crime. 25- O que Autoria Mediata? aquele que se serve de pessoa sem discernimento ou sem culpabilidade, ou ser irracional, para realizar por ele a conduta criminosa. Exemplo, A deseja matar a sogra, A sequestra algum e a fora a praticar o crime em seu lugar, mediante ameaa. A autor mediato do crime. 26- O que Autoria Colateral? Ocorre quando mais de um agente realiza a conduta criminosa, sem que haja Liame Subjetivo, entre eles. Exemplo, A e B querem matar C, se prostram de atalaia e ao passar C, atiram ao mesmo tempo, com armas idnticas. Ambos acertam C, mas o tiro que o matou veio de B. Nesse caso, no h unidade desgnios (liame subjetivo), cada um responder pelo crime que cometeu. A responde por homicdio tentado, e B pelo consumado. 27- O que Autoria Incerta? Ocorre quando na Autoria Colateral impossvel saber quem foi o causador do resultado. Exemplo, A e B, um no sabendo a inteno do outro (liame subjetivo), desejam matar C e por coincidncia escolhem a mesma arma, o mesmo local e a mesma hora para executarem o crime. A fica em uma esquina e B em outra, ambos disparam no mesmo momento, acertando o corpo da vtima que vem a falecer. Se impossvel precisar de qual arma partiu o tiro

letal, ambos respondero por homicdio na forma tentada pela incidncia do princpio in dubio pro reo.

You might also like