You are on page 1of 30

Documento preparado pelo Concessionrio contendo o programa de trabalho e respectivo investimento, necessrios ao desenvolvimento de uma descoberta de petrleo ou gs natural

na rea da concesso nos termos do Contrato de Concesso. PORTARIA ANP N 90, DE 31/5/2000

Plano De Desenvolvimento

PORTARIA ANP N 90, DE 31.5.2000 - DOU 1.6.2000

Aprova o Regulamento Tcnico do Plano de Desenvolvimento que define o contedo e estabelece procedimentos quanto forma de apresentao do Plano de Desenvolvimento para os Campos de Petrleo e Gs Natural, anexo presente Portaria, de acordo com o estabelecido no inciso IV do art. 44, da Lei n 9.478, de 06 de agosto de 1997.

O DIRETOR-GERAL da AGNCIA NACIONAL DE PETRLEO - ANP, no uso de suas atribuies legais, tendo em vista a Resoluo de Diretoria n 296, de 30 de maio de 2000 e o disposto no art. 44 da Lei n 9.478, de 06 de agosto de 1997, torna pblico o seguinte ato:

Art. 1. Fica aprovado o Regulamento Tcnico do Plano de Desenvolvimento que define o contedo e estabelece procedimentos quanto forma de apresentao do Plano de Desenvolvimento para os Campos de Petrleo e Gs Natural, anexo presente Portaria, de acordo com o estabelecido no inciso IV do art. 44, da Lei n 9.478, de 06 de agosto de 1997. Art. 2. O concessionrio fica obrigado a entregar ANP, nos prazos estabelecidos no contrato de concesso, o respectivo Plano de Desenvolvimento. Art. 3. No ato da declarao de comercialidade o Concessionrio denominar o campo utilizando-se de nomes de aves brasileiras, quando se tratar de descobertas em terra, e nomes ligados fauna marinha, quando se tratar de descobertas no mar. Art. 4. Uma vez aprovado o Plano de Desenvolvimento, a ANP disponibilizar em sua pgina da Internet um sumrio sobre a concepo do sistema de produo a ser desenvolvido no campo, incluindo as seguintes informaes:

I - a localizao geogrfica da rea de desenvolvimento, no bloco de concesso, na bacia sedimentar, municpio e estado, indicando a lmina dgua mdia, quando se tratar de campo martimo; II - o nmero e as caractersticas principais dos poos produtores e injetores; III - o sistema de coleta da produo; IV - as unidades de produo de petrleo e gs natural, destacando-se suas caractersticas construtivas bsicas quando se tratar de empreendimento martimo; V - o sistema de escoamento da produo; VI - a durao prevista para o desenvolvimento. Art. 5. O no cumprimento das disposies contidas na presente Portaria implicar na aplicao das penalidades previstas na Lei n 9.847, de 26 de outubro de 1999, e em legislao complementar. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

DAVID ZYLBERSZTAJN

REGULAMENTO TCNICO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO

1. Objetivo e Campo De Aplicao

1.1 O presente Regulamento orienta a elaborao do Plano de Desenvolvimento de um campo de produo petrolfera e gasefera, de que trata o Inciso IV do Art. 44 da Lei n 9.478, de 06.08.1997, estabelece o seu contedo mnimo em conformidade com os preceitos do Contrato de Concesso para Explorao e Produo de Petrleo e Gs Natural, e define procedimentos de aprovao e reviso do referido Plano. 1.1.1 Este Regulamento aplica-se ao desenvolvimento inicial de campos ainda no explotados, a campos em produo que necessitem de planos complementares para a melhoria ou retomada da produo, bem como queles j em desenvolvimento e que necessitem de alteraes para melhoria da produo. 1.2 O Plano de Desenvolvimento deve ser preparado de acordo com as instrues contidas neste Regulamento e conter informaes, em abrangncia e profundidade, suficientes para:

a) permitir ANP conhecer e acompanhar os parmetros do desenvolvimento do campo; b) demonstrar que a explotao do campo se far em consonncia com a legislao em vigor, particularmente com as normas e regulamentaes governamentais aplicveis indstria de petrleo; c) demonstrar que as operaes futuras de produo ocorrero de acordo com as melhores prticas da indstria de petrleo. 1.3 O Desenvolvimento proposto para cada campo de petrleo ou de gs natural deve atender aos princpios bsicos adiante enumerados, que so mandatrios para a aprovao do Plano de Desenvolvimento: a) garantia da conservao dos recursos petrolferos, que pressupe: a recuperao eficiente de hidrocarbonetos existentes nas jazidas petrolferas e gaseferas, o controle do declnio de reservas e a minimizao das perdas na superfcie; b) garantia da segurana operacional que impe o emprego de normas e procedimentos relativos segurana ocupacional e preveno de acidentes operacionais; c) garantia da preservao ambiental, que implica na utilizao de processos que minimizem o impacto das operaes no meio ambiente.

2. Disposies Gerais

2.1 O Plano de Desenvolvimento que incluir Projetos Pilotos de Produo Antecipada deve discriminar separadamente os dados fsicos e financeiros relativos a essas etapas. 2.2 Se o campo a ser desenvolvido tiver compartilhamento de instalaes de produo com outros campos, a descrio das atividades de desenvolvimento desse campo deve explicitar os componentes e equipamentos compartilhados e as informaes sobre investimentos relativos a essas instalaes devem incluir as propores a serem alocadas a cada campo. 2.3 Havendo previso de utilizao de novas tecnologias desenvolvidas pelo prprio Concessionrio ou aplicao de tecnologias no usuais relacionadas engenharia de petrleo e gs natural, estas tecnologias devem ser descritas nos itens pertinentes do Plano de Desenvolvimento.

3. Definies

a) Melhores Prticas da Indstria do Petrleo - So prticas e procedimentos visando a maximizao da recuperao dos recursos petrolferos de forma tcnica e economicamente sustentvel e que estejam em consonncia com a conservao e o uso racional de petrleo e gs natural, controle do declnio das reservas e a preservao do meio ambiente. b) Plano de Desenvolvimento - significa o documento preparado pelo Concessionrio contendo o programa de trabalho e respectivo investimento, necessrios ao desenvolvimento de uma descoberta de petrleo ou gs natural na rea da concesso. c) Desenvolvimento - conjunto de operaes e investimentos destinados a viabilizar as atividades de produo de um campo de petrleo ou gs. d) Desenvolvimento modular - conjunto de operaes e investimentos destinados a viabilizar as atividades de produo de um campo de petrleo ou gs, cujo desenvolvimento foi concebido em mdulos individualizados, com produo independente e seqencialmente instalados. e) Desenvolvimento complementar - conjunto de operaes e investimentos destinados a viabilizar as atividades de produo de um campo de petrleo ou gs, cuja concepo foi posterior ao desenvolvimento original do campo e execuo durante a fase de produo. f) Projeto piloto de produo - projeto de desenvolvimento parcial do campo, de concepo reduzida, constituindo-se num mdulo temporrio para produo antecipada ou para obteno de dados e informaes tcnicas de geologia, reservatrio, novas tecnologias, etc. g) Campo de Petrleo ou de Gs Natural - rea produtora de petrleo ou gs natural, a partir de um reservatrio contnuo ou de mais de um reservatrio, a profundidades variveis, abrangendo instalaes e equipamentos destinados produo. h) Zona - camada ou conjunto de camadas correlacionveis dentro de uma mesma unidade estratigrfica, contendo petrleo, gs ou gua. i) Produo - conjunto de operaes coordenadas de extrao de petrleo ou gs natural de uma jazida e de preparo para sua movimentao. j) Unidade de Produo - conjunto de instalaes destinadas a promover a separao, tratamento, estocagem e escoamento dos fluidos produzidos e movimentados num campo de petrleo e gs natural. k) Unidade de Produo Martima - unidade de produo instalada no mar, podendo ser fixa ou flutuante. l) Unidade de Produo Terrestre - unidade de produo localizada em terra, tambm denominada de Estao Coletora. m) Bacia Sedimentar - depresso da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petrleo ou gs, associados ou no.

n) Declarao de Comercialidade - notificao escrita do Concessionrio ANP declarando uma jazida como descoberta comercial na rea de concesso. o) Gs Associado - gs natural produzido de jazida onde ele encontrado dissolvido no petrleo ou em contato com o petrleo subjacente saturado de gs. p) Gs No Associado - gs natural que produzido de jazida de gs seco ou de jazida de gs e condensado. q) Reservatrio - configurao geolgica dotada de propriedades especficas, armazenadora de petrleo ou gs, associado ou no. r) Jazida - reservatrio ou depsito j identificado e possvel de ser posto em produo. s) Medio fiscal - Medio do volume de produo fiscalizada efetuada num ponto de medio da produo a que se refere o inciso IV do Art. 3, do Decreto n. 2705, de 03/08/1998. t) Medio operacional - medio para controle operacional da produo e de outras correntes de escoamento. Compreende as medies das produes e das injees de gua, dos volumes de gua recebida de outros campos, o consumo prprio e outros usos de petrleo e gs natural, os volumes para gas lift e o gs natural queimado. u) Medio fiscal compartilhada - medio dos volumes provenientes de dois ou mais campos, que se misturam antes de um ponto da medio fiscal da produo. v) Bloco - parte de uma bacia sedimentar, formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfcie poligonal definida pela coordenadas geogrficas de seus vrtices, onde so desenvolvidas atividades de explorao ou produo de petrleo e gs natural.

4. Sumrio Executivo

4.1 O Sumrio Executivo do Plano de Desenvolvimento deve descrever, sucintamente, a concepo global de explotao do campo petrolfero e enfocar as seguintes questes: a) a localizao geogrfica da rea de desenvolvimento, identificando o municpio e estado e indicando a lmina dgua mdia, quando se localizar no mar;

b) as caractersticas principais dos reservatrios produtores tais como: cronoestratigrafia, ambiente deposicional, caractersticas permo-porosas, etc.;

c) as reservas totais e provadas de petrleo e gs natural do campo e as vazes mximas de produo, especificando o ano em que sua ocorrncia esperada; d) a malha de drenagem e mtodo de produo; e) o nmero e as caractersticas principais dos poos produtores, injetores e outros, bem como os aspectos relevantes de suas completaes; f) os sistemas de coleta da produo; g) as unidades de produo de petrleo e gs natural, destacando-se suas caractersticas construtivas fundamentais quando se tratar de empreendimento martimo; h) os processos de separao e tratamento de petrleo e gs natural, bem como o tratamento e locais de descarte de efluentes; i) os sistemas de escoamento da produo; j) os investimentos necessrios para o desenvolvimento do campo, discriminando as parcelas referentes a poos, unidades de produo e sistemas de coleta e escoamento da produo; k) a durao prevista para o desenvolvimento; l) planejamento da desativao do campo. 4.2 Se o desenvolvimento da produo for concebido de forma modular, devem ser explicitadas as razes para tal procedimento e a descrio acima deve contemplar cada mdulo separadamente, com exceo dos itens relativos a geologia, reservatrios e reservas.

5. Localizao do Campo

5.1 Descrever a localizao geogrfica da rea reservada para o desenvolvimento na bacia sedimentar e incluir as seguintes informaes: a) rea de desenvolvimento, em km; b) distncia aproximada da costa e faixa de lmina dgua, no caso de campos martimos; c) proximidade de cidades, no caso de campos terrestres; d) outras informaes geogrficas relevantes.

5.2 A rea de desenvolvimento deve estar circunscrita por uma nica linha poligonal traada segundo um reticulado de 9,375(nove segundos e trezentos e setenta e cinco milsimos) de latitude por 9,375 (nove segundos e trezentos e setenta e cinco milsimos) de longitude. 5.3 As informaes geogrficas do campo devem ser apresentadas na forma de: a) mapa de localizao geogrfica, indicando a escala utilizada; no caso de campos martimos devero ser traadas as cotas batimtricas; b) figura de detalhe da rea de desenvolvimento, identificando a projeo superficial dos reservatrios produtores; c) tabela de coordenadas geogrficas dos vrtices que definem a rea reservada para o desenvolvimento e da rea esperada do campo.

6. Geologia e Reservatrios

6.1 Histrico da Explorao Apresentar uma retrospectiva resumida da atividade exploratria, incluindo o seguinte: a) identificao do bloco exploratrio original; b) data do incio da atividade exploratria; c) nmero de poos exploratrios perfurados; d) coordenadas dos poos exploratrios; e) mapas dos levantamentos ssmicos 2D e 3D realizados, mencionando o montante, em km2, das reas cobertas; f) data do encerramento da atividade exploratria e declarao de comercialidade; g) cronologia e descrio das descobertas realizadas. 6.2 Modelo Geolgico da rea do Campo Descrever o modelo geolgico da rea do campo, enfocando resultados de estudos estratigrficos e estruturais e incluindo informaes sobre o sistema petrolfero identificado, modelos deposicionais, etc., conforme descriminado a seguir: 6.2.1 Apresentar a anlise estratigrfica realizada na rea do campo, destacando uma descrio das unidades lito, bio e cronoestratigrficas.

6.2.2 Apresentar a anlise estrutural realizada para a rea do campo, contendo a descrio da evoluo tectnica com destaque para o sistema de falhamento na rea, incluindo: a) mapas estruturais dos reservatrios contendo os reservatrios de interesse; b) sees ssmicas interpretadas; c) sees geolgicas. 6.2.3 Descrever o sistema petrolfero e gasefero da rea, contendo uma sntese dos eventos de gerao, migrao e acumulao de hidrocarbonetos na rea, e incluir tambm: sees esquemticas do modelo de migrao e acumulao; descrio das caractersticas dos geradores e qualidade do petrleo e gs natural existente. 6.3 Modelo Geolgico de Reservatrio A descrio do modelo geolgico de reservatrio deve conter dados e informaes sobre o zoneamento estratigrfico, a evoluo diagentica e descrio das litofcies. Apresentar tambm as caractersticas fsicas dos reservatrios, suas propriedades petrofsicas, anlises de testemunhos, resultados de testes de formao, perfilagens e anlises do fluido. 6.3.1 Apresentar o modelo geolgico de reservatrio, detalhando o zoneamento estratigrfico dos reservatrios e enfatizando os critrios para seu estabelecimento, apresentar a evoluo diagentica das rochas do reservatrio, bem como a descrio detalhada das litofcies definidas. 6.3.2 Descrever as caractersticas fsicas do reservatrio, apresentando informaes sobre sua geometria externa e propriedades petrofsicas obtidas atravs de testemunhos ou perfis incluindo: a) Tabela com Dados Estruturais do reservatrio, contendo profundidades e cotas do topo e base de cada reservatrio atravessado pelos poos perfurados na rea de desenvolvimento, bem como as suas espessuras efetivas com petrleo e gs natural, porosidades, saturaes de gua e posies dos contatos de fluidos; b) Mapas estruturais do topo e base, indicando os contatos entre fluidos (no caso de campos martimos representar tambm as isbatas); c) Mapas volumtricos (ispacas, espessura porosa e espessura porosa com hidrocarboneto); d) Grfico com o gradiente de presso da rea (Kgf/cm2/m);

e) Grfico com o gradiente de temperatura da rea (oC/m); quando houver variao lateral de temperatura, apresentar tambm mapa de isotermas da rea; 6.3.3 Apresentar e comentar os resultados de anlises de testemunhos e ensaios petrofsicos realizados e outros tipos de anlises que tenham sido realizadas pelo Concessionrio em testemunhos de rocha-reservatrio. Os resultados das anlises petrofsicas devero ser sistematizados em uma Tabela de Dados Petrofsicos, contendo informaes que identifiquem o campo, o poo, as profundidades (medidas e cotas) das amostras e a data de realizao das anlises. 6.3.4 Apresentar e comentar os resultados dos testes de formao, inclusive testes a cabo (RFT) descrevendo as caractersticas bsicas e os aspectos relevantes dos mesmos. Incluir tambm Tabela de Dados de Testes de Formao com dados de identificao do campo e poo, os tempos de fluxo e esttica, intervalo testado, data de realizao do teste e resultados da interpretao. Devero constar da Tabela informaes como presso na cabea do poo, abertura da vlvula de controle de fluxo, temperatura de fundo, profundidade da ferramenta de teste, vazo estabilizada, razo gs-petrleo, permeabilidade, depleo, razo de dano, ndice de produtividade (injetividade), raio de investigao, presena de barreiras e outras informaes e dados considerados relevantes pelo Concessionrio. As presses relatadas devero ser referenciadas a um mesmo datum. 6.3.5 Efetuar a descrio das perfilagens realizadas, apresentando: tipos de perfis, intervalos perfilados, ocorrncias relevantes (exemplo: priso de ferramenta), temperaturas de fundo (medidas e extrapoladas), companhias e data de realizao. Apresentar os resultados das Anlises Quantitativas de Perfis, sumarizando-os segundo o zoneamento estratigrfico proposto. Apresentar os parmetros utilizados para as correes ambientais e clculos volumtricos e a equao de saturao utilizada, discutindo os critrios empregados para o estabelecimento destes itens. Incluir, em formato A4, os perfis-tipo de cada reservatrio avaliado. 6.3.6 Apresentar os resultados das anlises de fluidos produzidos, identificando os poos e intervalos amostrados, data, tipo de amostrador utilizado e local de coleta. Os dados devero ser sistematizados em Tabelas de Dados de Fluidos Produzidos, de acordo com a natureza dos fluidos, onde devero constar todos os resultados das anlises efetuadas pelo Concessionrio. 6.4 Engenharia de Reservatrios A descrio das atividades de Engenharia de Reservatrios deve conter informaes que permitam avaliar se a estratgia de explotao do campo foi concebida de forma a assegurar a recuperao otimizada dos reservatrios. Para isso, devem ser explicitados os mecanismos primrios de produo, a utilizao de processos de manuteno de presso ou de recuperao melhorada, bem como devem ser apresentados os resultados dos estudos de reservatrios realizados. 6.4.1 Descrever o mecanismo primrio de recuperao, quando se tratar de um horizonte ainda no explotado.

6.4.1.1 No caso de mecanismo de capa de gs , indicar o volume da capa e identificar as reas do reservatrio mais sensveis depleo da capa, baseado no modelo de reservatrio utilizado. Apresentar tambm uma anlise de sensibilidade indicando as vazes mximas de produo admissveis para que no haja decrscimo na recuperao final do reservatrio. 6.4.1.2 No caso de mecanismo de influxo de gua, descrever as caractersticas bsicas do aqfero, sua extenso e capacidade (potencial), baseado no modelo de reservatrio utilizado. Apresentar tambm uma anlise de sensibilidade indicando as vazes mximas de produo admissveis para evitar cone de gua e diminuio da recuperao final esperada para o reservatrio. 6.4.2 Se for necessrio o emprego de manuteno de presso do reservatrio atravs de injeo de gua ou gs, descrever os aspectos relevantes desse processo de recuperao, enfatizando: a) zonas ou intervalos sujeitos injeo de fluidos; b) possveis problemas de injetividade, incluindo resultados de estudos de compatibilidade de gua de injeo e da formao e tratamento a ser empregado; c) malha de drenagem; d) uso de poos no convencionais. 6.4.3 Caso mtodos de recuperao melhorada de petrleo sejam empregados, descrever os aspectos relevantes do processo, destacando: a) mtodo a ser utilizado; b) reas do reservatrio a serem submetidas recuperao melhorada; c) malha de drenagem; d) uso de poos no convencionais. 6.4.4 Apresentar informaes sobre o Estudo de Reservatrio realizado, descrevendo o modelo de caracterizao de reservatrios utilizado e as caractersticas bsicas da simulao de fluxo efetuada. 6.4.4.1 Quanto caracterizao do reservatrio, incluir informaes sobre: a) estudos de geofsica de reservatrios; b) tcnicas empregadas de mudana de escala para obter as propriedades permo-porosas do reservatrio a nvel da malha de simulao;

c) tratamento das curvas de permeabilidade relativa; d) mapas de saturaes iniciais de petrleo, gua e gs natural. 6.4.4.2 Quanto simulao de fluxo, incluir informaes sobre: a) tipo de simulador empregado; b) tipo de malha de simulao usada, acrescentando nmero e dimenses das clulas de simulao; c) ndice de produtividade dos poos: mtodo de determinao e valores utilizados; d) descrio das caractersticas especiais da simulao de reservatrio que foram consideradas, como, por exemplo, emprego de densidade (grau API) varivel do petrleo, refinamento localizado de malha, acoplamento com simuladores de escoamento multifsico em poos e linhas, etc. e) critrios para fechamento (abandono) de poos utilizados na simulao. 6.4.4.3 Se for empregada simulao composicional, acrescentar informaes sobre os componentes e os parmetros crticos do escoamento considerados. 6.4.4.4 Quando se tratar de desenvolvimento complementar para adensamento de malha, uso de poos no convencionais ou processo de recuperao melhorada, acrescentar informaes sobre o ajuste de histrico de produo j realizado e incluir os resultados do mesmo na forma de grfico de produo acumulada de petrleo, gua e gs versus tempo. 6.4.4.5 Comentar os resultados da simulao realizada, descrevendo os fatores crticos que influenciam a eficincia de recuperao nas zonas consideradas. Incluir tambm mapas zonais de saturao remanescente de leo e gs no abandono. 6.5 Metodologia de Gerenciamento de Reservatrios Descrever a metodologia proposta para o acompanhamento do desempenho dos reservatrios, incluindo: a) procedimentos de registros de presso; b) procedimentos de coleta de fluidos; c) medio de vazes poo a poo; d) periodicidade dos testes de produo.

7. Reservas

7.1 Volumes in-situ Discriminar, por reservatrio, os volumes in-situ de petrleo, condensado estabilizado e gs natural. Expressar os volumes de lquido e de gs em milhes de metros cbicos, expressando os valores com trs casas decimais. 7.1.1 Informar separadamente os volumes in-situ de gs associado em soluo, gs livre associado, gs no associado. 7.2 Reservas Discriminar, por reservatrio, as reservas provadas e totais de petrleo, condensado estabilizado e gs natural. Expressar as reservas de lquidos em metros cbicos e as reservas de gs em milhares de metros cbicos. 7.2.1 As reservas de gs associado em soluo, gs livre associado, gs no associado devem ser informadas separadamente. 7.2.2 Descrever o mtodo empregado para a estimativa de reservas. 7.3 Produes acumuladas Quando se tratar de desenvolvimento complementar, informar as produes acumuladas de petrleo, condensado estabilizado e gs natural, bem como o fator de recuperao prvia de cada reservatrio. Expressar as produes acumuladas de lquidos em metros cbicos e as de gs em milhares de metros cbicos. 7.4 Regulamento Tcnico de Reservas de Petrleo e Gs Natural Os volumes discriminados nos subitens 7.1, 7.2 e 7.3 devem ser determinados de acordo com o Regulamento Tcnico de Reservas de Petrleo e Gs Natural da ANP.

8. Previso de Produo e Movimentao de Fluidos

8.1 Previso de Produo Devem ser apresentados os resultados do estudo de reservatrios como a previses de produo e injeo de fluidos e comportamento hidrodinmico dos reservatrios, conforme discriminado a seguir: 8.1.1 Apresentar as previses de produo e injeo de fluidos em todo o campo, de acordo com o detalhamento a seguir:

a) curvas de vazes de produo de petrleo, gua e gs (associado e no associado) contra tempo; b) curvas de produo acumulada de petrleo, gua e gs (associado e no associado) contra tempo; c) curvas de vazes de injeo de gua e de gs natural contra tempo; d) curvas de injeo acumulada de gua e gs natural contra tempo; e) curva de fator de recuperao do campo contra tempo; f) curva de presso contra tempo. 8.1.2 Acrescentar tambm tabela com valores anuais de vazes mdias de produo de petrleo, gua e gs natural e vazes mdias de injeo de gua e gs natural, referentes a todo o campo. 8.1.3 Para cada reservatrio do campo, apresentar tabelas contendo valores anuais mdios de: a) vazo de produo de petrleo, gua e gs natural; b) vazo de injeo de gua e gs natural; c) razo gs-petrleo; d) razo gua-petrleo; e) presso esttica do reservatrio; f) fator de recuperao do reservatrio. 8.1.3.1 Quando especificidade de projeto e/ou caractersticas fsicas do reservatrio no permitirem uma discriminao conforme solicitado, o concessionrio poder agrupar as informaes constantes deste item por conjunto de reservatrios justificando as razes para tal. 8.1.4 Para o principal reservatrio do campo, apresentar mapas de saturao de petrleo, gua e gs natural em diferentes tempos ao longo da vida do campo, obtidos atravs da simulao numrica de reservatrios, quando o seu uso for recomendado. 8.1.5 Expressar as grandezas mencionadas acima nas seguintes unidades: a) vazes de produo e injeo de lquidos: metros cbicos por dia; b) vazes de produo e injeo de gs: milhares de metros cbicos por dia; c) produo ou injeo acumulada de lquido: metros cbicos;

d) produo ou injeo acumulada de gs: milhares de metros cbicos; e) presso: quilograma-fora por centmetro quadrado. 8.2 Previso de Movimentao de Fluidos Descrever a movimentao de gs natural no campo, discriminando os volumes previstos anualmente para bombeamento pneumtico (gas lift), consumo interno, perdas e queimas. 8.2.1 Se o campo possuir mais de uma unidade de produo, informar os volumes descritos acima para cada unidade separadamente. 8.2.2 Apresentar justificativas para a previso de queima de gs natural.

9. Poos

9.1 Perfurao A descrio das atividades de perfurao deve conter informaes sobre o tipo, caractersticas geomtricas e localizao geogrfica dos poos, conforme discriminado a seguir. Devem ser includos, alm disso, os aspectos relevantes das operaes de perfurao e completao. 9.1.1 Apresentar um mapa estrutural e um mapa de ispacas total do principal reservatrio do campo, ambos contendo a posio geogrfica esperada dos poos. No caso de poos martimos, incluir as cartas de isbatas. 9.1.2 Incluir uma Tabela de Dados de Poos, contendo as seguintes informaes para cada poo a ser perfurado: a) profundidades vertical e medida previstas; b) coordenadas geogrficas previstas do objetivo e da cabea de poo; c) classificao por categoria e tipo, conforme Regulamento Tcnico de Codificao de Poos da ANP; d) ndice de produtividade/injetividade esperado. 9.1.3 Informar, complementarmente, os aspectos relevantes previstos sobre a perfurao de poos, tais como: perfurao de zonas crticas (camadas de sal, zonas de alta temperatura e presso, etc.), profundidades elevadas, caractersticas especiais de cimentao, poos no convencionais, perfurao sub-balanceada, uso de fluidos especiais, dentre outros.

9.2 Completao A descrio das atividades de completao deve conter informaes sobre os equipamentos de poo e de superfcie, bem como enfocar aspectos relevantes das operaes de completao, conforme discriminado a seguir. 9.2.1 Incluir informaes sobre as colunas de produo para cada tipo de poo citado na Tabela de Dados de Poos descrita no item 9.1.2. 9.2.2 Descrever os equipamentos de cabea de poo a serem utilizados, com destaque para as rvores de natal. Apresentar suas principais caractersticas tcnicas e descrever seu mecanismo de acionamento remoto, no caso de completao submarina. 9.2.3 Descrever, se pertinente, as caractersticas bsicas dos equipamentos utilizados para conteno da produo de areia, notadamente seu efeito no comportamento hidrodinmico dos poos. 9.2.4 Apresentar os aspectos relevantes previstos na completao de poos, tais como: completao mltipla, uso de mtodos ou equipamentos especiais, uso de fluidos especiais, dentre outros. 9.3 Elevao Artificial A descrio da elevao artificial deve enfocar os mtodos de bombeamento a serem empregados, destacando-se suas caractersticas bsicas e principais componentes. 9.3.1 Descrever as caractersticas relevantes dos mtodos de elevao artificial a serem empregados incluindo, para cada tipo de poo citado na Tabela de Dados de Poos descrita no item 9.1.2, informaes sobre o tipo de mtodo de elevao e a poca prevista para sua instalao e operao. 9.3.2 Indicar se h previso de mudanas de mtodo de elevao artificial ao longo da vida produtiva do campo.

10. Sistema De Coleta Da Produo

A descrio do sistema de coleta da produo deve incluir informaes sobre seus principais componentes: linhas, manifolds, risers e, caso previsto, equipamentos de bombeamento multifsico e separao submarina que no faam parte da unidade de processamento primrio de petrleo e gs natural. 10.1 Linhas Apresentar as caractersticas principais das linhas de produo e injeo de fluidos, linhas auxiliares e umbilicais, bem como descrever aspectos relevantes de sua instalao e operao.

10.1.1 Apresentar as principais caractersticas tcnicas das linhas de produo e de injeo, incluindo tipo (rgida ou flexvel), comprimento, dimetro, condies de operao e tipos de revestimentos. 10.1.2 Se mtodos de recuperao melhorada de petrleo forem empregados, acrescentar informaes sobre requisitos especficos das linhas de produo e injeo para movimentao de fluidos especiais como nitrognio, gs carbnico, vapor dgua, polmeros e outros. 10.1.3 Informar sobre o emprego de linhas auxiliares para limpeza atravs de pigs e linhas de gs lift, apresentando suas principais caractersticas tcnicas. 10.1.4 No caso de completao submarina, acrescentar informaes sobre umbilicais a serem empregados, descrevendo suas principais caractersticas tcnicas. 10.1.5 Descrever sucintamente as tcnicas a serem utilizadas para o lanamento das linhas submarinas. 10.2 Risers Descrever os diversos tipos de riser que sero utilizados e apresentar suas principais caractersticas tcnicas (dimetro, comprimento, presso de trabalho, catenria, trecho apoiado no fundo). 10.3 Manifolds Quantificar e descrever os manifolds (produo e injeo) a serem instalados, apresentando as suas principais caractersticas tcnicas. 10.4 Estaes de Bombeamento Multifsico Descrever, se pertinente, as estaes de bombeamento multifsico a serem instaladas e apresentar suas principais caractersticas tcnicas. 10.5 Estaes de Separao Submarina Descrever, se pertinente, as estaes de separao submarina a serem instaladas e apresentar suas principais caractersticas tcnicas.

11. Unidades De Produo

A descrio das unidades ou estaes de produo deve conter informaes sobre sua localizao na rea de concesso, caractersticas construtivas e capacidade de processamento e estocagem de petrleo e gs natural, conforme abaixo discriminado. 11.1 Para as unidades martimas de produo, incluir as seguintes informaes:

a) tipo de unidade (plataforma fixa, plataforma semi-submersvel, navio de produo, plataforma de pernas atirantadas, plataforma tipo Spar, etc.); b) localizao aproximada e lmina dgua mdia (aproximada) onde ser instalada; c) capacidade de processamento primrio de petrleo e gs natural; d) capacidade de armazenamento de petrleo; e) capacidade de compresso de gs natural. 11.2 Se forem utilizadas monobias articuladas para acoplamento com navio de produo, descrever suas caractersticas principais. 11.3 No caso de unidades flutuantes de produo, descrever o sistema de amarrao e ancoragem a ser adotado, destacando suas principais caractersticas. 11.4 Para estaes coletoras terrestres, incluir as seguintes informaes: a) localizao aproximada; b) rea a ser ocupada, em m; c) capacidade de processamento primrio de petrleo e gs natural; d) capacidade de armazenamento de petrleo; e) capacidade de compresso de gs natural.

12. Processamento De Fluidos E Utilidades

A descrio do processamento dos fluidos e utilidades existentes em unidades de produo terrestres ou martimas deve conter informaes sobre as instalaes e processos de separao e tratamento dos fluidos produzidos, sistemas de injeo de fluidos, tratamento de efluentes e sobre as utilidades necessrias aos processos empregados. 12.1 Processamento Primrio processamento primrio compreende as atividades de separao e tratamento a que so submetidos o petrleo e o gs natural provenientes dos reservatrios produtores de um ou mais campos e processados nas unidades de produo.

12.1.1 Para cada uma das estaes coletoras terrestres ou unidades de produo martima, deve ser apresentado um fluxograma do processamento primrio, incluindo o seguinte: a) os equipamentos que compem o processamento primrio (separadores, purificadores e tratadores); b) balano de materiais simplificado contendo as vazes, presses e temperaturas de todos os fluxos; c) as principais caractersticas do sistema de compresso indicando suas finalidades (injeo, coleta de baixa presso, recuperao de vapores, gas lift e transferncias). 12.1.2 Para cada uma das unidades de tratamento de gs natural, deve ser apresentado o seguinte: a) tipo de processo utilizado no tratamento; b) fluxograma de processo da unidade; c) balano de materiais simplificado contendo vazes, presses e temperaturas de todas os fluxos. 12.2 Sistema de Injeo de Fluidos A descrio do sistema de injeo de fluidos deve conter informaes sobre as instalaes e processos de tratamento de fluidos para fins de recuperao secundria ou melhorada de hidrocarbonetos. 12.2.1 Injeo de gua Se estiver prevista a manuteno da energia dos reservatrios atravs de injeo de gua, fornecer as seguintes informaes: a) origem da gua de injeo (captao, indicando sua fonte ou gua produzida); b) principais caractersticas fsico-qumicas da gua de injeo; c) caractersticas principais dos equipamentos de tratamento de gua para injeo; d) tancagem do sistema de estocagem de gua; e) principais caractersticas do sistema de bombeamento. 12.2.2 Injeo de gs natural Se for utilizada injeo de gs natural para recuperao secundria ou estocagem em subsuperfcie descrever as principais caractersticas do sistema de compresso quando os equipamentos constiturem instalaes especficas para injeo.

12.2.3 Injeo de vapor dgua No caso de utilizao de processo de injeo de vapor dgua para recuperao melhorada de petrleo, apresentar as seguintes informaes sobre: a) caractersticas principais do sistema de gerao de vapor; b) ttulo, vazo e presso de injeo de vapor; c) as principais carctersticas do sistema de tratamento de gua para gerao de vapor; d) fonte de captao de gua e suas principais caractersticas (vazo, temperatura). 12.2.4 Injeo de lquidos para recuperao melhorada Quando houver recuperao melhorada de petrleo atravs da injeo de polmeros, tensoativos ou outras substncias em soluo aquosa, acrescentar as informaes referentes captao e manuseio de gua necessria ao processo, conforme descrito no item 12.2.1 acima, bem como descrever as caractersticas principais das unidades de tratamento desses fluidos de injeo. 12.2.5 Injeo de gases para recuperao melhorada Se forem empregados mtodos de recuperao melhorada atravs da injeo de gs carbnico, nitrognio ou outros gases, apresentar as seguintes informaes: a) fontes de obteno do gs para injeo; b) principais caractersticas do sistema de tratamento ou gerao do gs para injeo; c) principais caractersticas do sistema de compresso. 12.3 Utilidades A descrio dos sistemas de utilidades existentes nas unidades de produo e demais instalaes nas reas de concesso deve incorporar informaes sobre gua industrial, energia eltrica, vapor dgua e combustveis a serem utilizados. 12.3.1 gua industrial Incluir as seguintes informaes sobre a utilizao de gua industrial nas instalaes do campo: a) fonte de captao de gua; b) sistema de tratamento de gua industrial, se previsto para ser instalado na rea de concesso. 12.3.2 Energia eltrica

Informar sobre o sistema de energia eltrica existente ou a ser instalado na rea de concesso; se for utilizado sistema prprio de gerao de eletricidade, descrever as principais caractersticas do sistema de gerao. 12.3.3 Vapor dgua Informar sobre a disponibilidade de vapor dgua nas instalaes de produo, para fins de limpeza e manuteno industrial; caso sejam previstos geradores de vapor especficos para essas finalidades, descrever suas principais caractersticas. 12.3.4 Combustveis Incluir informaes sobre o tipo de combustvel a ser utilizado em cada sistema de utilidade e as previses de volumes a ser consumidos. Indicar se o combustvel a ser utilizado ser oriundo da produo do prprio campo e, neste caso, as fases previstas para o incio de sua utilizao. 12.4 Tratamento de Efluentes A descrio do sistema de tratamento de efluentes deve conter informaes sobre os processos de tratamento e os mtodos de descarte de efluentes a serem adotados. 12.4.1 Descrever as principais caractersticas dos processos de tratamento de gua oleosa e demais substncias poluentes a serem utilizados, incluindo as seguintes informaes sobre: a) equipamentos especficos de tratamento como caixa API, flotadores, separadores centrfugos e outros; b) tancagem para estocagem dos efluentes; c) principais caractersticas do sistema de transferncia de efluentes; d) produtos qumicos utilizados no tratamento. 12.4.2 Descrever as principais caractersticas dos processos de tratamento de borras oleosas, incluindo informaes sobre o uso de instalaes e equipamentos especiais e a utilizao de produtos qumicos. 12.4.3 Apresentar informaes sobre os mtodos de descarte, previso de quantidades a descartar e locais de disposio final de efluentes e resduos. 12.4.4 Apresentar um fluxograma do sistema de tratamento e descarte de efluentes ou inclu-lo no fluxograma do processamento primrio descrito no item 12.1.1. 12.5 Compartilhamento de Instalaes Indicar a existncia de instalaes de processamento primrio, de sistemas de injeo de fluidos, de utilidades e tratamento de efluentes ou quaisquer outros tipos de instalaes compartilhadas por dois ou mais campos, pertencentes ou no a concesses distintas.

13. Sistema De Escoamento Da Produo

A descrio do Sistema de Escoamento da Produo deve enfocar as movimentaes de petrleo e gs natural provenientes das unidades de processamento primrio at a disponibilizao desses produtos para unidades externas rea de concesso. 13.1 Dutos de escoamento Descrever as caractersticas principais de oleodutos e gasodutos a serem utilizados para o escoamento do petrleo e gs tratados e apresentar os aspectos relevantes de sua instalao e operao. 13.1.1 Apresentar as caractersticas tcnicas dos oleodutos e gasodutos a serem utilizados, incluindo tipo (linhas rgidas ou flexveis), capacidade nominal, comprimento e dimetro. 13.1.2 Se as linhas forem revestidas termicamente, incluir dados sobre os revestimentos trmicos a serem empregados. 13.1.3 Descrever sucintamente as tcnicas a serem utilizadas para o lanamento de oleodutos e gasodutos. 13.2Bombas e compressores Descrever as principais caractersticas de unidades das bombeamento de petrleo e de compresso de gs natural a serem instaladas na rea de concesso. 13.2.1 Apresentar as principais caractersticas do sistema de bombeamento para a transferncia de petrleo. 13.2.2 Apresentar as principais caractersticas do sistema de compresso de gs natural. 13.3 Unidades de armazenamento Descrever as principais caractersticas das unidades de armazenamento de fluidos a serem instaladas ou existentes na rea de concesso. 13.3.1 Em campos terrestres, apresentar informaes sobre a tancagem necessria ao armazenamento de petrleo. 13.3.2 Em campos martimos, informar a capacidade de armazenamento de petrleo existente nas unidades de produo. 13.3.3 Em campos martimos, se forem utilizados navios cisternas para armazenamento da produo, incluir as seguintes informaes:

a) capacidade de armazenamento; b) lmina dgua mdia (aproximada) de instalao da unidade; c) principais caractersticas do sistema de ancoragem a ser utilizado; d) principais caractersticas da monobia a ser instalada. 13.4 Unidades mveis de escoamento Se o escoamento da produo de petrleo e gs natural no for executado atravs de dutos, informar a modalidade de transferncia a ser empregada, como o uso de carretas, navios e barcaas. 14. Sistema De Medio Os sistemas de medio devem ser projetados conforme requisitos do Regulamento Tcnico de Medio de Petrleo e Gs Natural da ANP/INMETRO. 14.1 As seguintes informaes devero ser apresentadas no Plano de Desenvolvimento: a) Diagrama esquemtico das instalaes de produo, indicando as principais correntes de petrleo, gs natural e gua, a localizao dos pontos de medio fiscal da produo e os pontos de medio para controle operacional; b) Indicar as medies compartilhadas entre campos e apresentar os procedimentos de medio. 15. Garantia De Escoamento Devem ser informadas as condies de garantia de escoamento de petrleo e gs natural em poos e linhas quando houver previso de ocorrncia de problemas operacionais decorrentes da natureza dos fluidos produzidos e das formaes. 15.1 Nos poos e sistemas de coleta e escoamento da produo, descrever, se pertinente, as possibilidades de: a) deposio de slidos orgnicos e inorgnicos; b) corroso acentuada provocada por componentes especficos dos fluidos produzidos; c) eroso de equipamentos provocada por produo de areia. 15.2 Descrever, complementarmente, as medidas a serem adotadas para eliminao ou mitigao das ocorrncias indesejveis listadas acima. 16. Mapeamento Do Sistema De Produo Deve ser apresentado um mapa com o arranjo de todos os poos, linhas e instalaes do sistema de produo concebidos contendo:

16.1 Mapeamento dos Poos Apresentar o mapeamento da posio das cabeas do poos produtores, injetores e poos especiais, com suas respectivas simbologias. 16.2 Mapeamento do Sistema de Coleta Apresentar o mapeamento do traado esperado para as linhas do sistema de produo, injeo e gas lift, manifolds (incluindo os especiais), estaes submarinas de bombeamento ou separao e demais equipamentos do sistema. 16.3 Mapeamento das Unidades de Produo Apresentar a rea de concesso contendo a localizao aproximada das unidades martimas de produo, navios cisternas, monobias, etc. ou das estaes coletoras terrestres. No caso de campos martimos, acrescentar as linhas batimtricas. 16.4 Mapeamento do Sistema de Escoamento da Produo Apresentar a localizao das instalaes destinadas ao armazenamento de fluidos e o traado dos dutos de escoamento e transferncia. 17. Segurana Operacional E Preservao Ambiental Enumeram-se os aspectos relevantes do ponto de vista de segurana operacional e preservao ambiental como procedimentos de gerenciamento de risco, resposta a emergncias, manuseio de substncias txicas e perigosas, garantia de integridade estrutural de equipamentos, minimizao de impactos diretos, conservao de recursos naturais e preservao de ecossistemas sensveis, dentre outros. 17.1 Descrever as bases conceituais adotadas para o gerenciamento de risco das instalaes do campo. 17.2 Definir, em linhas gerais, os procedimentos e as aes para resposta a emergncias. 17.3 Descrever, em linhas gerais, o planejamento de inspeo e manuteno dos principais componentes do sistema de produo de modo a garantir a sua integridade estrutural. 17.3.1 Em campos martimos, incluir as estruturas flutuantes ou fixas, sistemas de amarrao, os principais equipamentos de plantas de processo e de utilidades, linhas e equipamentos submarinos. 17.3.2 Para os campos terrestres, incluir as linhas de produo e injeo, equipamentos de cabea de poo e os principais equipamentos das plantas de processo, utilidades, estocagem e tratamento de fluidos para injeo ou recuperao melhorada de petrleo. 17.4 Descrever, em linhas gerais, os procedimentos para garantir a segurana operacional em atividades que incluam o manuseio de substncias txicas ou perigosas.

17.4.1 Especificar os procedimentos para destinao final de incrustaes radioativas, caso a possibilidade de ocorrncia possa ser prevista na fase de desenvolvimento. 17.5 Enumerar as especificaes dos fluidos de perfurao a serem utilizados nos poos de desenvolvimento, principalmente quanto aos nveis de toxicidade. 17.6 Indicar as reas das instalaes de produo que requerem classificao especial, tais como: reas para instalao de equipamentos eltricos, reas de proteo contra incndio, reas que requerem estabelecimento de procedimentos especiais de trabalho. 17.7 Para operaes no mar, descrever, em linhas gerais, os mtodos e prticas adotados para: a) verificao da estabilidade do fundo marinho em reas de instalao de unidades de produo e equipamentos submarinos; b) preservao de comunidades biticas de fundo em decorrncia do lanamento de linhas, ancoragem, instalao de equipamentos e descarte de fluidos e cascalhos; c) transposio de cnions, plancies e praias no lanamento de linhas; d) realizao das operaes em guas rasas. 17.8 Em operaes em terra, apresentar informaes sobre medidas a serem adotadas visando a: a) minimizao do desmatamento; b) minimizao da movimentao de terra; c) preveno de eroso. 17.9 Em operaes em terra, apresentar informaes sobre os sistemas de conteno de derramamentos a ser empregados, bem como descrever, em linhas gerais, as medidas de preveno e remediao previstas. 17.10 Em operaes em terra, descrever tambm, em linhas gerais, as seguintes medidas: a) minimizao dos riscos de danos s populaes locais, especialmente nas reservas indgenas e isolados populacionais; b) de conservao dos recursos naturais, incluindo aqferos e cursos d gua; c) de preveno de danos aos ecossistemas sensveis.

18. Desativao Do Campo

A descrio da desativao do campo deve enfocar o planejamento das operaes de abandono de poos, remoo ou desativao de instalaes de produo e reabilitao de reas terrestres, bem como prever os mecanismos para disponibilizao de fundos necessrios desativao. 18.1 O abandono temporrio ou definitivo de poos de produo deve ser executado em consonncia com o Regulamento Tcnico de Abandono de Poos da ANP. 18.2 Descrever os procedimentos aventados para remoo das linhas e equipamentos dos sistemas de coleta e escoamento da produo. 18.3 Em campos martimos, descrever os procedimentos aventados para remoo ou desativao de plataformas fixas de produo. 18.4 Em campos terrestres, descrever os procedimentos a ser empregados para: a) desativao das unidades de produo; b) reabilitao da rea da unidade; c) reabilitao das reas de locao de poos. 18.5 Definir os critrios para proviso de fundos necessrios para a desativao do campo.

19. Cronograma De Atividades

Apresentar um cronograma de atividades fsicas do desenvolvimento do campo, discriminando cada uma das seguintes atividades: a) levantamento geolgico, geofsico e geoqumico; b) perfurao de poos; c) completao de poos; d) instalao do sistema de coleta da produo; e) instalao das unidades de produo; f) instalao do sistema de escoamento da produo. 19.1 Se for utilizado desenvolvimento modular, o cronograma de atividades fsicas deve ser

apresentado separadamente para cada mdulo. 19.2 Se o desenvolvimento do campo incluir uma ou mais etapas piloto de produo antecipada, discriminar separadamente as atividades fsicas de cada projeto piloto. 19.3 No item do cronograma referente instalao do sistema de coleta da produo, discriminar as seguintes atividades: a) projeto de equipamentos especiais; b) construo e instalao de equipamentos do sistema; c) lanamento e interligao de linhas de produo e injeo. 19.4 No item do cronograma referente a unidades de produo, discriminar separadamente para cada unidade as seguintes atividades: a) projeto de engenharia; b) construo e montagem; c) instalao da unidade. 19.4.1 Se o desenvolvimento do campo exigir o emprego de mtodos de recuperao secundria ou de recuperao melhorada de petrleo em datas posteriores ao incio da produo, indicar no cronograma a previso de construo, montagem e instalao das plantas necessrias aplicao dos mtodos em considerao. 19.5 No item referente ao sistema de escoamento da produo, discriminar separadamente as seguintes atividades: a) projeto de equipamentos especiais; b) construo e instalao de equipamentos do sistema; c) lanamento e interligao de oleodutos; d) lanamento e interligao de gasodutos. 19.5.1 No caso de produo martima, se o sistema de escoamento da produo utilizar navios cisternas atracados a monobias, discriminar as seguintes atividades: a) projeto de engenharia; b) construo e montagem; c) instalao dos equipamentos. 19.6 Deve ser includo no cronograma a previso de incio de produo do campo ou de cada mdulo se for utilizado o desenvolvimento modular.

20. Anlise De Viabilidade Econmica

A economicidade de um projeto de desenvolvimento de arbtrio da concessionria, cabendo a ela exclusivamente a deciso de entrar na fase de produo. Para permitir o acompanhamento tcnico econmico do projeto, assim como a verificao por parte da ANP da compatibilidade dos programas apresentados com o volume de investimentos envolvidos, o Plano de Desenvolvimento deve ser acompanhado de um estudo de viabilidade econmica do projeto. Tal estudo deve informar as premissas bsicas consideradas, o fluxo de caixa e os indicadores econmicos. 20.1 Premissas Bsicas Devem ser informadas as premissas e dados bsicos do estudo, dentre outros os preos de petrleo e gs natural adotados, a data base dos preos, a vida til do projeto, a taxa de cmbio utilizada e o custo de oportunidade para remunerao do capital. 20.2 Anlise Econmica estudo em pauta deve mostrar um fluxo de caixa anual contendo os seguintes itens: 20.2.1 Receita bruta Informaes sobre as receitas anuais a serem auferidas com a comercializao da produo de petrleo e gs natural. As receitas devem ser discriminadas, se for o caso, por pilotos ou por mdulos de produo. 20.2.2 Investimento Os investimentos devem ser discriminados por componentes do sistema de produo, conforme detalhamento a seguir: a) levantamento geolgico, geofsico e geoqumico, b) estudos e projetos, c) perfurao, d) completao, e) sistema de coleta da produo, f) unidade de produo, g) sistema de escoamento da produo.

20.2.2.1 Quando for utilizado desenvolvimento modular ou projeto piloto de produo antecipada, os investimentos devem ser discriminados por mdulo de produo ou por projeto piloto, de acordo com o detalhamento apresentado acima. 20.2.2.2 Considerar tambm os reinvestimentos durante toda a vida do projeto e o valor residual dos bens no reversveis Unio. 20.2.2.3 Para os sistemas de coleta e escoamento da produo, discriminar os investimentos necessrios aquisio de seus componentes descritos nos captulos 10 e 13, respectivamente. 20.2.2.4 Para unidades martimas de produo, discriminar os investimentos necessrios aquisio das estruturas fixas ou flutuantes, sistemas de ancoragem e amarrao e plantas de processamento de fluidos e utilidades. 20.2.3 Custos Operacionais Os custos operacionais devem ser discriminados conforme os seguintes agrupamentos: a) custos de alugueis e arrendamentos mercantis de unidades, identificando e descrevendo os componentes sujeitos a essa modalidade; b) pagamentos pela reteno de rea de concesso; c) participao dos superficirios; d) demais custos operacionais. 20.2.4 Custos de Desativao do Campo Informar os custos previstos para a desativao do campo, em estrita concordncia com o planejamento de operaes descrito no captulo 18, discriminando-os por: a) abandono de poos; b) remoo de linhas e equipamentos de sistemas de coleta e escoamento da produo; c) desativao das unidades de produo; d) reabilitao das reas de produo. 20.2.5 Tributos Apresentar os tributos incidentes sobre os resultados operacionais da produo de petrleo e gs natural, discriminados conforme os seguintes itens: a) royalties; b) participao especial;

c) imposto sobre o lucro operacional; d) outros impostos. 20.3 Indicadores Econmicos Como resultado do estudo devem ser apresentados os indicadores econmicos globais do projeto, dentre outros: a) valor presente lquido, para um cenrio bsico proposto pelo Concessionrio e variaes de 10% e 30%, para mais e para menos, do investimento total, do preo do petrleo e dos custos operacionais; b) taxa interna de retorno, para um cenrio bsico proposto pelo Concessionrio e variaes de 10% e 30%, para mais e para menos, do investimento total, do preo do petrleo e dos custos operacionais; c) tempo de retorno; d) relao entre valor presente lquido e investimento atualizado; e) nmero de empregos diretos a serem gerados no pas ao longo da vida til do projeto.

21. Revises Requeridas

Qualquer alterao no Plano de Desenvolvimento j aprovado, deve ser comunicada ANP, acompanhada das razes que a motivou, bem como as variaes ocorridas nos valores fsicos e financeiros do projeto. 21.1 As condies listadas a seguir implicam na obrigatoriedade de revises detalhadas dos respectivos captulos do Plano de Desenvolvimento e aprovao da ANP: a) Alterao na malha de drenagem; b) Variao maior do que 10% no fator de recuperao final; c) Variao maior do que 10% no volume in-situ de petrleo e ou gs natural campo que consta da ltima reviso aprovada do Plano de Desenvolvimento; d) Acrscimo ou reduo do nmero de reservatrios produtores; e) Mudana do mtodo de recuperao secundria; f) Incluso de mtodos de recuperao melhorada; g) Alterao do tipo ou do arranjo das unidades martimas de produo;

h) Alterao do arranjo do sistema de coleta e escoamento da produo; i) Aumento ou reduo da quantidade de unidades martimas de produo ou de estaes coletoras; j) Reduo ou aporte adicional de recursos. 21.2 Qualquer alterao no Plano de Desenvolvimento j aprovado, motivada por razes diferentes das listadas no subitem anterior e que ocasionem variaes significativas nos valores fsicos e financeiros do projeto implicam em notificao prvia ANP, acompanhada das respectivas causas devidamente justificadas.

You might also like