You are on page 1of 5

Geografia 1. srie do Ensino Mdio Prof.

f. Diogo 1- Sobre o clima americano, faa a associao correta entre descrio climtica, denominao e rea de ocorrncia. A - As quatro estaes do ano so bem caracterizadas B - Clima frio e seco C - Clima quente e mido, com pequenas amplitudes trmicas D - Duas estaes bem marcadas, sendo o vero chuvoso e o inverno seco 1 - clima polar 2 - clima tropical 3 - clima temperado 4 - clima equatorial 2- Compare os grficos apresentados e responda:

a) Qual figura corresponde localidade situada no Hemisfrio Norte? Por qu? b) Se voc correlacionar a linha da temperatura com a da distribuio das chuvas, qual das figuras apresenta vero chuvoso e inverno seco? Qual a caracterstica guardada pela outra figura com relao aos mesmos elementos? 3- Ao final, e logo aps a Guerra do Golfo, a fumaa de muitos poos de petrleo em chamas afetou vastas regies. Essa fumaa alastrou-se segundo a direo dos ventos predominantes na superfcie terrestre.

Adaptado de: "Investigando a Terra". Vol.1. McGraw-Hill. Levando-se em considerao essas informaes e os mapas apresentados anteriormente, identifique as regies afetadas, e explique a dinmica da circulao atmosfrica. 4- Com relao s regies tropicais, correto afirmar que: (01) As regies tropicais correspondem s reas de baixas latitudes, localizadas entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio. (02) O principal elemento diferenciador dos subtipos climticos a pluviosidade e, s vezes, a altitude. (04) Em geral, os solos tropicais so frgeis e requerem cuidados especiais de manejo para evitar a eroso. (08) As amplitudes trmicas das temperaturas tropicais, tanto dirias como anuais, em geral so extremamente elevadas. (16) Os climas so quentes: as mdias trmicas do ms mais frio esto entre 18C e 24C, e as do ms mais quente, entre 24C e 30C. Soma = ( )

5- Para entendermos os tipos climticos e as variaes de tempo, importante o conhecimento a respeito do mecanismo atmosfrico. Assinale a opo que contm um dos aspectos da dinmica atmosfrica. a) A regio do Equador recebe os raios solares com maior intensidade, logo apresenta alta temperatura e alta presso atmosfrica. b) Em maiores altitudes ocorre uma queda na temperatura, o que explica as baixas temperaturas da estratosfera. c) As partes da atmosfera mais prximas da litosfera e da hidrosfera possuem temperaturas diferenciadas. d) O movimento ascensional do ar provocado pelas baixas temperaturas, sendo comum nas regies polares. e) As zonas de alta presso so aquelas que proporcionam melhores condies para a formao de nuvens e, portanto, para a presena de chuvas. 6- Observe os climogramas e identifique a alternativa que corresponde aos tipos climticos dos grficos I, II e III respectivamente.

a) Equatorial, subtropical e tropical mido. b) Equatorial, semi-rido e subtropical. c) Tropical, tropical mido e semi-rido. d) Subtropical tropical e equatorial. e) Semi-rido, tropical mido e subtropical. 7- Observe a figura e analise as proposies:

( ) As brisas terrestres e martimas so sistemas de ventos constantes causados pelas diferenas de umidade entre a superfcie terrestre e a aqutica. ( ) Durante o dia, a terra se aquece mais rapidamente do que a superfcie aqutica, provocando uma baixa presso local em superfcie, sobre o continente, com ventos soprando do mar para a Terra. ( ) A brisa martima comea poucas horas depois do nascer do sol e mais intensa durante o incio da tarde. ( ) noite, a terra se esfria lentamente, enquanto o mar permanece menos aquecido; o gradiente de presso , assim, invertido, e o vento sopra do mar para a terra. ( ) A brisa martima raramente traz chuva, porm oferece agradvel alvio ao calor intenso que durante o dia castiga muitas reas tropicais.

8- Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. A atmosfera vem a ser a camada gasosa que envolve a Terra, acompanhando-a em todos os seus movimentos. Em relao atmosfera, podemos afirmar: ( ) em face de sua imensa espessura costuma-se dividir a atmosfera em camadas superpostas, entre as quais, as que mais interessam ao estudo do clima so a TROPOSFERA e a ESTRATOSFERA; ( ) na MESOSFERA que encontramos o gs oznio (O), responsvel pela filtragem da radiao ultravioleta proveniente do sol; ( ) o gs mais encontrado na atmosfera o oxignio (78,07%), seguido do nitrognio (20,95%) e do argnio (0,03%); ( ) a camada atmosfrica mais baixa, em contato direto com a superfcie terrestre a TROPOSFERA, onde a quase totalidade dos fenmenos meteorolgicos se originam e evoluem; ( ) o ar atmosfrico tem elasticidade, ou seja, aumenta e diminui de volume e peso devido s diferenas de temperatura, dando origem s diferenas de presso. 9- Considere as seguintes afirmativas: I. A temperatura aumenta dos plos em direo ao Equador. II. A temperatura diminui medida que a altitude aumenta. III. A temperatura do litoral regularizada pela proximidade das guas ocenicas. IV. A temperatura do litoral sempre mais alta que a do interior. V. Cidades localizadas em latitudes diferentes nunca apresentam temperaturas semelhantes. So corretas APENAS as afirmativas a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e V d) II, IV e V e) III, IV e V 10- A atmosfera a camada de ar que envolve o nosso planeta. Considerando essa camada importante, assinale a proposio que esteja CORRETA. (01) As partculas que compem a atmosfera no se distribuem de forma homognea nos diversos ambientes da superfcie terrestre. (02) A atmosfera composta de vrios gases cujas propores no variam em funo da altitude. (04) A estratosfera a camada em que ocorre a maior parte dos fenmenos meteorolgicos, como as chuvas e os ventos. (08) A troposfera, primeira camada da atmosfera, apresenta ar bastante rarefeito e temperatura estvel. (16) A maior quantidade de oznio encontrada na troposfera, e ele importante porque reflete as ondas de rdio. Soma ( )

You might also like