You are on page 1of 15

Manual de Fotografia

Mquina Fotogrfica Princpio da Camera Obscura Princpio referido por Leonardo da Vinci (1452/1519) no Codex Atlanticus, em que o cientista descreve o seguinte fenmeno fsico: Quando as imagens dos objectos iluminados penetram num compartimento escuro atravs de um pequeno orifcio e se recebem sobre um papel branco situado a uma certa distncia desse orifcio, vemse no papel, os objectos invertidos com as suas formas e cores prprias. Este princpio fsico muito utilizado no perodo posterior Renascena utilizado em momentos da Histria muito anteriores. Por exemplo, na Antiguidade, Aristteles (382/322 A.C.), referencia a utilizao do princpio em observaes astronmicas. No sculo XI, o cientista rabe, Alhazem tambm referencia o princpio como apoio observao de um eclipse solar. Camera Obscura Cmara escura ou Quarto escuro, designaes comuns para referenciar, desde o sculo XVI, equipamento utilizado para apoio ao registo de imagens, usualmente pelo processo do desenho. Consiste num compartimento totalmente escuro, com um pequeno orifcio. A partir do sculo XVII passou a ter acoplado ao orifcio um sistema ptico para melhorar a qualidade da imagem a observar e passou a ser designado como Cmara ptica ou Cmara Fotogrfica. Calotipia Processo pioneiro, antecessor da actual fotografia negativo/positivo, inventado por William Fox Talbot em 1836 e registado pelo mesmo, na Real Academia de Cincias de Londres em 1841. Basicamente consiste na execuo de um negativo em papel sensibilizado com nitrato de prata, atravs de uma cmara escura e posteriormente estabilizado numa soluo de hipossulfito de sdio. Quando pronto e seco, positiva-se por contacto directo, num papel idntico. A fotografia foi descoberta em 1822 por Joseph Nipce. Processo chamado, quando descoberto, por heliografia e s depois se chamou de fotografia. Havia um problema neste processo inicial de no se poder reproduzir as imagens, apenas havia uma nica cpia em positivo e que levava horas, dias a ser feita. Dagurre vem desenvolver este processo com a descoberta da imagem latente, processo que levava apenas alguns minutos para a criao de uma imagem. Mas foi Talbot que realmente desenvolveu os processos fotogrficos descobrindo o negativo. William Fox Talbot (1800/1877) Considerado o pai da fotografia moderna pela sua inveno da calotipia, do processo negativo. Fotografia Processo de registo de imagens por aco da luz sobre um suporte fotossensvel, atravs de uma cmara fotogrfica. Fotografar escrever com luz. Fotografar, segundo a origem grega do termo, significa "escrever com a luz" (do grego "phtos"=luz; "grphos"=escrita).

A fotografia consiste na fixao em meio fsico de uma imagem a partir dos raios luminosos que a compe.

Fonte de Luz Emissor de luz, natural ou artificial. Material Fotossensvel Material que reage por aco fsica de fontes de luz. Cmara Fotogrfica Equipamento que permite o registo de imagens sobre material fotossensvel. Visor Local por onde se visualiza o enquadramento nas cmaras fotogrficas. Sistema de Focagem Sistema que permite regular a focagem do meio ptico.

Sistema ptico ou Objectiva Conjunto de lentes, que acoplado ao corpo da cmara fotogrfica, permite a convergncia para o plano da pelcula fotossensvel, da imagem a registar. Fotmetro Aparelho que permite a quantificao da luz existente. Pode estar integrado na cmara ou ser exterior mesma. Escala numrica de sensibilidade ISO Escala numrica estabelecida pela International Standard Organization, que determina a sensibilidade de produtos fotossensveis, entre outros materiais. Escala numrica de diafragmas Escala que indica qual o dimetro efectivo de passagem da luz atravs do meio ptico. Escala numrica de tempo de exposio Escala que indica qual o tempo programado para abrir o obturador.

Tipos de Cmaras Fotogrficas Quanto visualizao das imagens as cmaras podem ser: Cmaras fotogrficas reflexas e no-reflexas ou de visor directo. Cmaras no reflex ou de visor directo uma cmara que tem erro de paralaxe e que significa que a rea abrangida pelo visor no a mesma do que a rea abrangida pela objectiva, o que significa que a imagem que vemos no a que fotografamos o que provoca o aparecimento de objectos indesejados na imagem que no aparecem no visor. Estas cmaras so mais silenciosas e mais estveis, porque no contm o espelho que reflecte a imagem. Estas cmaras tambm no tm pentaprisma. Pentaprisma um bloco de espelhos colocado no topo da cmara fotogrfica reflexa que reflecte a luz para que a imagem invertida seja corrigida, sendo assim vista tal como ela . Sem o pentaprisma, a imagem seria vista como num espelho, com os lados invertidos. Espelho um espelho colocado no interior do corpo da cmara fotogrfica reflexa a 45 que reflecte a luz que entra pela objectiva e desvia-a para o visor da cmara. Este espelho corrige a imagem de cima para baixo, sendo vista com os lados invertidos. Cmaras reflex ou cmaras SLR (Single Lens Reflex) uma cmara que permite ter um enquadramento mais exacto devido ao espelho que contem, pois o que se v atravs do visor o que fotografado. O espelho est colocado no corpo da cmara a 45 reflectindo a luz que entra pela objectiva para o visor e corrigindo a imagem de cima para baixo. Algumas reflex contm o pentaprisma na parte superior da mquina que corrige os lados da imagem permitindo assim vermos a imagem tal como os nossos olhos a vem. Esta cmara apresenta a caracterstica de fazer barulho, devido ao espelho se levantar no acto do disparo e ainda a caracterstica de ser pouco estvel, porque o espelho ao levantar provoca vibrao. No acto do disparo o espelho levanta para deixar passar luz para o filme, fazendo com que nesse momento se perca a viso da nossa imagem. Cmaras TLR (Twin Lens Reflex) cmara que contem duas lentes iguais mas independentes, em que cada uma exerce uma funo diferente. A lente de cima serve para direccionar a imagem para o visor que enviada atravs do reflexo de um espelho, a lente debaixo contem o obturador que controla o tempo de exposio do filme luz. Cmara que permite uma boa focagem, mas tem os mesmos problemas das cmaras no reflex, o erro de paralaxe. No vibra nem faz barulho porque neste caso o espelho que contem no se levanta. Tipo de automatismo nas cmaras fotogrficas uma cmara fotogrfica pode ser automtica, semi-automtica ou manual. Os mecanismos da cmara variam consoante o tipo de cmara que estamos a utilizar. Umas tm informaes no visor interno da cmara, outras no painel LCD exterior da cmara. Algumas cmaras os comandos so externos, noutras cmaras os comandos so internos, fazem leitura automtica.

Focagem Uma imagem deve ser bem focada. A forma mais simples de focar consiste em ajustar a distncia entre a objectiva e a pelcula at a imagem ficar ntida. A focagem pode ser: AF Auto Focus (focagem automtica) ou MF Manual Focus (focagem manual). Existem outras duas tcnicas principais de focagem que s as mquinas manuais tm: por telmetro, tcnica que permite ver duas imagens sobrepostas. Quando a imagem est focada as duas imagens coincidem, tornando-se numa s imagem nitidamente focada. A outra tcnica de focagem a de visor partido que pode incorporar um dispositivo com microprismas, como auxiliar de focagem. Se os microprismas estiverem a brilhar, a imagem no est focada, se deixarem de brilhar significa que j est focada. Este dispositivo encontra-se no centro do visor dentro de um crculo partido ao meio, que quando a imagem de cima do crculo no coincide com a debaixo, est desfocada, quando coincide est focada.

Diafragmas e Velocidades O fotmetro quantifica os valores lumnicos do assunto a fotografar indicando a relao velocidade de obturao/diafragma necessria para cada imagem em funo do valor ISO utilizado. So trs, as escalas a controlar na cmara fotogrfica: ISO, diafragma e velocidade de obturao. Escala dos nmeros ISO determina a energia (luminosidade) necessria para o registo da imagem na emulso fotogrfica escolhida. Quanto maior for o valor ISO menor a exposio exigida. Por exemplo, para um mesmo assunto e nas mesmas condies de iluminao, uma fotografia produzida num filme de 100 ISO requer o dobro da exposio que outra registada num filme de 200 ISO. Escala de diafragmas determina a rea de abertura da objectiva. Quanto maior for a escala, mais luminosa ser a imagem produzida pela lente. Responsvel por controlar a qualidade da luz que entra na cmara fotogrfica, o diafragma composto por um conjunto de lminas metlicas que se abrem e fecham consoante a abertura que escolhemos. Um diafragma de grande qualidade v-se pelo nmero de lminas que tem, quantas mais melhor. A escala de diafragmas desenvolve-se numa sequncia de valores cujo factor de progresso a multiplicao pela raiz quadrada de 2: 1 1.4 2 2.8 4 5.6 8 11 16 22 32 45 64

Esta escala pode variar consoante a marca e modelo de cada objectiva, podendo at existir aberturas intermdias. Quanto maior o nmero, menor a rea de entrada de luz pela objectiva. Cada valor difere do anterior ou posterior, em dobros ou metades de luminosidade entrada por unidade de tempo. Por exemplo:

5.6

x2

:2

11

A importncia do diafragma vital na profundidade de campo, ou seja, nas distncias entre as quais todos os objectos ficam bem focados. Profundidade de campo tudo o que est ntido para c, no sentido da mquina, e para l, no sentido do infinito, do plano focado. No sentido da mquina eu ganho 1/3 da distncia focada e no sentido do infinito eu ganho 2/3 da distncia focada a partir do plano focado. Isto varia consoante a abertura do diafragma. Diafragmas muito abertos, de menor nmero, tenho menor profundidade de campo, diafragmas muito fechados, de maior nmero, tenho maior profundidade de campo. Escala das velocidades de obturao determina o tempo durante o qual a mquina vai manter a pelcula em exposio. Responsvel por controlar a quantidade de luz que entra na cmara fotogrfica, o obturador um sistema de controlo temporizado, da abertura e fecho da passagem de luz. Pode estar integrado no sistema ptico obturador central composto de diversas lminas metlicas opacas que se abrem ao mesmo tempo ou no corpo da cmara, junto ao plano de foco obturador de plano-focal ou de cortina composto por duas cortinas opacas, em que uma se abre para iniciar a exposio, sendo seguida pela outra, que interrompe a entrada de luz.

A escala de velocidades de obturao desenvolve-se, tambm, em valores de dobros ou metades. , normalmente, representada a partir de um segundo (valor que pode variar consoante a marca e modelo da cmara escura), seguindo-se nmeros marcados como 2, 4, 8, etc., que devem ser lidos como nmeros quebrados 1/2, 1/4 e 1/8 do segundo. Assim: 1 1/2 1/4 1/8 1/15 1/30 1/60 1/125 1/250 1/500 1/1000 Bulb ou pose B o modo de exposio em que o obturador fica aberto enquanto o boto disparador est premido, permitindo assim grandes exposies. Stop Cada variao que faa duplicar, para mais ou para menos, a intensidade lumnica da imagem sobre a pelcula, quer por variao na escala de diafragmas quer por variao na escala de obturaes, chamase, na gria fotogrfica, Stop. Valores intermdios em qualquer das escalas representam acrscimos ou decrscimos de 1/3 ou 2/3 de Stop (ex. na escala de diafragmas: 8 9 10 11; ex. na escala de velocidades de obturao: 60 80 100 125).

A Exposio Entende-se por exposio (intensidade vezes o tempo) a energia lumnica da imagem fotogrfica sobre a pelcula, controlada pelas opes tempo de exposio/diafragma. Se, por hiptese, o fotmetro indicar para uma determinada fotografia qualquer das seguintes relaes de valores organizados em diferenciais de 1 stop | 1 | 1.4 2000 | | 2 1000 | | 2.8 500 | | 4 250 | | 5.6 125 | | 8 60 | | 11 30 | | 16 15 | | 22 8 | | 32 4 | | 45 2 | | 64 1 |

T 4000 |

todas as combinaes sobrepostas fornecero Exposies iguais. Em cada uma das opes, a luz alterada em dobros ou metades por uma das escalas, mas compensada por variaes de metades ou dobros, com sentido inverso, da outra. Como base de trabalho, a escolha entre opes possveis deve garantir uma fotografia no tremida, isto , conter na relao escolhida uma velocidade de obturao suficiente para o congelamento da cena. Esta velocidade depender de duas variveis circunstanciais: movimento relativo e distncia entre a cmara e o assunto. Para iniciados no se recomendam velocidades mais lentas do que 1/15 do segundo. Uso do obturador Uma cmara com uma vasta gama de velocidades do obturador permite captar diferentes tipos de movimento: de um modo ntido, arrastado ou congelado. Se a velocidade for lenta, obtemos o efeito arrastado, se optarmos por uma velocidade rpida no obturador obtemos uma imagem congelada em que colocamos os objectos como imobilizados. Uso do diafragma A abertura tem dois resultados importantes na imagem final. O de controlar a luz que atinge o filme, permitindo que passe mais ou menos luz e o controlo da quantidade do tema que registado nitidamente com determinada regulao do foco. A esta zona de nitidez d-se o nome de profundidade de campo. Isto significa que uma fotografia tirada com uma abertura muito grande mostra pormenores ntidos apenas na zona para onde a lente se encontra focada. A mesma cena tirada com uma abertura muito fechada produz uma fotografia com uma zona ntida muito maior. Medio de Luz

a luz que faz a nossa fotografia. Essa luz controlada pelos comandos da cmara escura permitindonos assim regular, de duas maneiras diferentes, a luz que o nosso filme ir receber. A velocidade do obturador controla a quantidade de luz, a durao de exposio, e a abertura do diafragma controla a qualidade de luz, o brilho da imagem. Cada cmara oferece modelos de controlo da luz diferentes. Uma mquina sem qualquer mecanismo limita-se a trabalhar com uma cerca condio de luz, enquanto que uma mquina com mecanismo que permite uma vasta gama de combinaes de velocidades e diafragmas permite trabalhar numa grande variedade de condies de luz. Quanto a automatismos de medio de luz podem ser: manuais, automticos e semi-automticos. Manuais Controla-se a velocidade/diafragma manualmente at se obter o par correcto consoante a nossa fotometria (condio de luz), permitindo assim fazer um ajuste se for necessrio. Automatismo que permite um maior controlo na fotometria da imagem. Automticos Neste tipo de automatismo o par velocidade/diafragma programado directamente pela clula fotosensvel da mquina, o que por vezes no aconselhvel por no ser completamente fivel em algumas condies de luz. Este automatismo no permite fazer ajustes se for necessrio.

Semi-automticos Tipo de automatismo que funciona com prioridade abertura ou velocidade. Selecciona-se um dos valores e o outro correspondente calculado automaticamente pela cmara consoante a condio de luz. Essa prioridade deve ser dada consoante o efeito desejado o que permite termos mais controlo na medio de luz do que no automatismo automtico e fotografar mais rapidamente do que no automatismo manual. A clula fotosensvel da cmara escura est sempre dirigida para o motivo e pode estar localizada por cima da cmara escura, volta da objectiva ou na objectiva, a chamada leitura TTL (Trough-The-Lens). As indicaes do fotmetro da mquina podem aparecer de vrias formas: atravs de escalas, de LEDS (dodos luminiscentes) ou de agulhas mveis que nos vo assinalar uma exposio correcta, uma sobrexposio (luz a mais) ou subexposio (luz a menos). Um fotmetro quanto sua localizao pode ser: exterior cmara, os chamados fotmetros manuais ou de mo, e integrado na mquina, o fotmetro que j vem incorporado na prpria mquina. Todos os fotmetros esto calibrados a 18% que corresponde tonalidade de cor cinzento. Isto significa que no lem correctamente nem o branco nem o preto. Quanto ao tipo de leitura de luz efectuada por um fotmetro ela pode ser: Luz incidente Medida feita pelo fotmetro de mo da quantidade de luz que incide no motivo, colocando o fotmetro perto do objecto no local iluminado e virado para a mquina. Este tipo de leitura mostra as cores reais dos objectos sem ser necessrio corrigir com o carto cinzento que reflecte 18% de luz. Luz reflectida Medida feita pelo fotmetro da mquina ou pelo fotmetro de mo (quando este est longe do objecto junto mquina) da quantidade de luz reflectida pelo motivo. As cores do motivo no ficam puras a no ser que se use o carto reflector cinzento colocado frente do motivo ou se d uma compensao no caso de estarmos a fazer medio de luz manual. Como superfcies iguais reflectem quantidades de luz diferentes, as leituras de luz reflectidas so especficas das zonas a partir das quais so feitas. Um fotmetro includo na mquina pode ser quanto sua rea de cobertura (varia consoante o modelo da marca): Spot ou pontual Este tipo de leitura bastante selectivo. Apenas se l uma pequena zona, ao centro, frequentemente assinalada no despolido de focagem. Extrema selectividade da rea de medio de luz. Ponderado ao centro

Tipo de leitura que varia em funo da zona que abrange no clculo de exposio. Este tipo de cobertura contempla sobretudo a zona central, depois a zona em volta da zona central e d menor percentagem zona que sobra e que envolve as duas zonas centrais principais.

Multispot ou matricial Este sistema l toda a zona abrangida pelo visor utilizando depois essa informao de modo a obter uma leitura mdia da imagem. A mquina compara as leituras das vrias clulas para obter a melhor exposio.

Sobre-exposio Se o fotmetro indica sobrexposio, a fotografia ir ficar sem leitura nas zonas mais brilhantes e sem pormenores nas altas luzes. Isto acontece se a abertura grande demais ou a velocidade do obturador demasiado lenta. A escala do fotmetro neste tipo de imagem aproxima-se do smbolo (+). Sub-exposio Se o fotmetro indica subexposio, a fotografia ficar escura, com cores profundas e com falta de pormenores nas sombras. Isto acontece quando a abertura demasiado pequena ou a velocidade do obturador demasiado rpida. A escala do fotmetro neste tipo de imagem aproxima-se do smbolo (-). Bracketing Em certas condies de luz, ou quando se quer ter a certeza de um bom resultado, o melhor fazer vrias exposies da mesma imagem. Isto significa tirar algumas fotografias extra com exposies muito prximas daquela que o fotmetro indica. Tirar fotografias com um f (stop) acima e um abaixo do indicado pelo fotmetro.

Objectivas Sistema ptico para a tomada de vistas, actualmente formado por um ou mais grupos de lentes convergentes e divergentes montadas num tubo, com resultado ptico convergente. A multiplicidade de lentes necessria para a correco das aberraes das lentes e consequente melhoria da qualidade da imagem. A qualidade da objectiva determina a qualidade da fotografia. Uma grande objectiva numa simples mquina capaz de produzir boas imagens mas ao contrrio, uma objectiva de m qualidade numa mquina boa d geralmente mau resultado. Distncia focal a distncia que vai do ponto nodal (centro da objectiva onde os raios de luz incidem) at ao ponto focal (onde est colocado o filme e os raios focam). Quando a distncia focal pequena diminui-se o objecto, quando a distncia focal grande aumenta-se o objecto. Distncia focal pequena ou curta, ngulo de viso maior, distncia focal grande ou longa, ngulo de viso menor. A distncia focal geralmente expressa em milmetros e tem como sinal grfico a letra f. H objectivas de distncia focal fixa (f=50mm, por exemplo) e de distncia focal varivel (f=28~70mm, por exemplo).

Luminosidade da objectiva a maior abertura da escala de aberturas relativas da objectiva. O maior valor da abertura da objectiva indica a sua capacidade mxima para captar a luz. Quando a condio de luz mnima importante ter uma objectiva luminosa, isto , com diafragmas o mais aberto possvel. As objectivas de longa distncia focal tm a mesma escala de aberturas relativas que as objectivas de curta distncia focal mas o dimetro fsico da objectiva de longa distncia focal deve ser maior para o mesmo diafragma o que faz com que tenham diferentes profundidades de foco. Profundidade de foco

Tudo o que a objectiva consegue apanhar ntido para c e para l do plano focado. a distncia dentro da qual a lente ou a pelcula se podem deslocar sem afectar a nitidez da imagem. Distncia focal curta, maior profundidade de foco. Distncia focal longa, menor profundidade de foco. Se estiver muito prximo do objecto tenho pouca profundidade de foco, se estiver longe do objecto tenho maior profundidade de foco. Objectiva normal Este tipo de objectiva difere para cada formato de mquina fotogrfica. A distncia focal sensivelmente igual diagonal do formato da pelcula. A objectiva normal aquela que, d uma imagem o mais semelhante possvel com o tipo de viso e com as propores que os nossos olhos capturam. Formato 35mm, a distncia focal da objectiva normal de 50mm porque a mais semelhante diagonal da pelcula. Mdio formato (6x6;6x7;6x9), a distncia focal da objectiva normal de 80-105mm. Grande formato (9x12), a distncia focal da objectiva normal de 150-180mm. Grande-angular Objectiva de curta distncia focal. Distncia focal menor do que a objectiva normal. Maior ngulo de imagem, maior profundidade de campo e de foco, iluso de distncia entre os planos (faz com que as distncias entre os objectos sejam maiores). Quando a distncia focal menor, geralmente, do que 21mm, os cantos das imagens comeam a ficar distorcidos, ficam ovais. Se fotografarmos muito em cima dos objectos os planos ficam distorcidos, os objectos redondos nos cantos da imagem tornam-se ovais e as linhas rectas ficam perspectivadas. Existem objectivas que corrigem estas aberraes mas a sua construo mais complexa o que torna o seu custo mais elevado. Este tipo de objectiva permite uma focagem mais prxima do objecto.

Teleobjectiva Objectiva de longa distncia focal. Distncia focal maior do que a objectiva normal. Resulta num ngulo mais apertado, numa menor profundidade de campo e de foco, com iluso de compresso entre os planos. Este tipo de objectiva utilizado para fotografar objectos mais distantes pois estes tornam-se aproximados. Convm usar-se com este tipo de distncia focal velocidades rpidas, um trip ou um monop, porque este tipo de objectiva como maior torna-se mais pesada, provocando mais facilmente trepidao nas imagens. A velocidade de segurana est relacionada com a distncia focal da objectiva. Por exemplo se a distncia focal de 200mm a velocidade de segurana de 1/200 de segundo no mnimo. Olho de peixe Objectiva de curta distncia focal, menor que 16mm. Cobre exactamente 180 e produz uma imagem circular. As linhas rectas dos bordos da imagem dobram-se de forma circular. Devido sua cobertura to alargada, torna-se por vezes difcil eliminar o sol do enquadramento. Os objectos que ficam centrados no enquadramento mantm as propores e linhas correctas. Este tipo de objectiva faz com que a imagem parea estar reflectida num espelho convexo. Objectiva descentrvel Este tipo de objectiva usada para controlar e corrigir o efeito de perspectiva. Oferece a possibilidade de fazer deslizar a objectiva para cima, para baixo ou para os lados em relao posio normal. O efeito destes movimentos pode ser visto no visor. Com este tipo de objectiva a cmara mantm-se na posio horizontal e a objectiva que se desloca do seu eixo corrigindo assim as perspectivas e endireitando as linhas verticais. Este tipo de objectiva proporciona ainda a eliminao dos reflexos. usada com frequncia na fotografia de Arquitectura.

Objectiva de espelhos Este tipo de objectiva tem como principal objectivo a reduo do volume e do peso das teleobjectivas com longas distncias focais fazendo dobrar os raios de luz por meio de um sistema ptico que usa espelhos curvos, para alm de lentes. A luz converge para o filme por meio de uma mistura de efeitos de reflexo (catptricos) e refraco (diptricos), pelo que estas objectivas tambm so chamadas de catadiptricas. Uma outra vantagem est no facto de as distncias de focagem, ao perto, serem muito mais curtas. A desvantagem est no facto de ter apenas uma abertura da diafragma, o que faz com que no se possa controlar a profundidade de campo. Esta objectiva aproxima os objectos distantes tal como uma teleobjectiva e transforma em crculos de luz os pontos brilhantes que estiverem desfocados.

Objectivas macro Esta objectiva especialmente concebida para produzir imagens em close-up de alta qualidade. Podem ser usadas para a fotografia normal, mas do melhores resultados quando focadas a distncias muito curtas. As distores esto corrigidas e reproduzem as cores com fidelidade. preciso ter ateno que a profundidade de campo muito pequena, o que faz com que a margem de erro na focagem seja muito reduzida.

Objectivas zoom A objectiva zoom (termo importado do cinema) tm uma distncia focal varivel, o que significa que, na mesma montagem possvel combinar diversos factores de ampliao e ngulos de viso diferentes. A qualidade da imagem no equiparvel s objectivas de distncia focal fixas porque no conseguem ter aberturas de diafragmas to grandes como as objectivas fixas, pois so objectivas trs em um. Tm a vantagem de serem mais prticas e rpidas na obteno da imagem, podendo variar o ngulo de viso sem se trocar de lente. As objectivas zoom no focam to prximo como as objectivas fixas.

Filmes Temperatura de cor Sombra 6000k/8000k Altas Altitudes 8000/10 000k Sol do meio-dia 5500k Flash 5500 Luz do dia 5400k Luz artificial 3200k Pr do sol 1800k Vela 800k Filme de luz de dia fico com as imagens normais; Filme de Tungstnio fico com as imagens azuis; Filme de luz de dia fico com as imagens amareladas; Filme de Tungstnio fico com as imagens normais;

Para se escolher um filme necessrio saber o seu comportamento a nvel de contraste, definio e de gro. Sensibilidade 25 50 100 200 400 800 1600 3200 Baixa sensibilidade Alta sensibilidade Necessita Mais Luz Necessita Menos luz Gro muito pequeno Gro muito maior

Tcnica de manipulao de filmes: Puxar rolos (no se deve puxar mais do que um stop) ISO 200 para 400 As imagens ganham mais gro, menos contraste, menor definio por termos mais gro, cores menos saturadas, as cores vivas ficam mais mortas, maior facilidade em reagir aos assuntos escuros, perda de informao nas sombras, ganhamos mais gro e contraste nas altas luzes. Necessrio compensar na revelao, porque se no compensarmos o rolo fica sub revelado. Situao onde devemos puxar os rolos: Dias de nevoeiro, locais com pouca luz. Forar rolos (no se deve forar mais do que um stop) ISO 100 para 50 O gro diminui a sua dimenso, mais contraste, maior definio, cores mais saturadas e densas, dificuldade em reagir aos assuntos escuros, melhores sombras, altas luzes menos acentuadas do que nos rolos de alta sensibilidade. No necessrio compensar na revelao. Situao onde devemos forar os rolos: Para se ganhar mais pormenores, em situaes de interior/exterior.

Quando vamos comprar um rolo a cores estamos a comprar um rolo de preto e branco como base, a diferena que os rolos a cores tm trs camadas separadas em que cada uma reage a uma cor do espectro de luz. No espectro de luz as trs cores existentes so: o azul, o vermelho e o verde. A cor amarela a oposta da luz azul, o magenta a oposta da luz verde e a cor azul a oposta luz vermelha. Os filmes so pancromticos porque reagem a todos os espectros de luz visvel (azul, verde, vermelho).

Formatos de filmes Formato APS - 16,7x30,2 (Advanced Photo System); Pequeno Formato 135 filme de 35mm inserido numa cassete 24x36; Mdio Formato 120 rolo sem perfurao, enrolado com papel preto protector (6x4,5 15fotos/ 6x6 12fotos/ 6x7 10fotos/ 6x8 9fotos/ 6x9 8fotos/ 6x12- 6fotos); Mdio Formato 220 igual ao 120 mas com o dobro do comprimento; Grande Formato chapas 9x12/ 13x18/ 20x25 / 4x5 pol./ 10x8 pol.

Filme negativo a preto e branco A superfcie acinzentada de um filme no utilizado a camada sensvel luz formada por uma emulso de sais de prata, ou seja, compostos de prata misturados com compostos de potssio. A exposio luz provoca alteraes nos cristais de prata e a emulso passa a ter dentro de si uma imagem latente, que deve ser protegida da luz at ser revelada. Os produtos qumicos do revelador comeam por fazer com que as reas mais expostas (que representam as partes mais claras da imagem) fiquem negras ou cinzentas, os produtos qumicos do fixador ajudam a dissolver os halides no escurecidos, para que estas partes fiquem claras (representando as zonas escuras da imagem). Filme diapositivo a preto e branco Alguns filmes de gro fino, a preto e branco, podem ser processados de modo a darem um diapositivo a preto e branco. Em vez de ser fixado, o filme tratado com um branqueador, que dissolve a prata negra sem afectar os cristais halides no revelados. Os halides que restam so a seguir tratados luz (ou com produtos qumicos). A soluo seguinte escurece-os de modo a formar uma imagem positiva. Filme negativo cor Os negativos de cor so um meio intermdio para a obteno de impresses a cores. Durante o processamento, uma nica soluo reveladora de cor forma prata negra e um corante diferente em cada camada de emulso. A seguir a prata removida, juntamente com os sais de prata no expostos, deixando apenas as imagens formadas pelo corante. Filme positivo a cor Estes filmes destinam-se a ser projectados ou vistos directamente como diapositivos. Para criar uma imagem positiva directa, o filme comea por ser tratado num revelador para preto e branco para a produo de negativos de prata em cada camada. Mas, o que importante so os restantes sais de prata, porque em vez de passarem ao fixador o filme sujeito a uma revelao a cores. Esta revelao forma corantes nos sais restantes e d uma imagem positiva, a cores, em cada camada. Filmes de infravermelhos Usados para fins cientficos, militares, arqueologia e tambm a nvel esttico. Reage ao calor, s grandes temperaturas. Por exemplo se eu tiver a fotografar uma rvore consigo detectar os elementos mortos e vivos atravs deste tipo de rolo. No se devem colocar na mquina em locais muito iluminados. As cores ficam alteradas e nos objectos mortos como a pelcula no reage fica em negativo. Podemos ter no mesmo fotograma negativo e positivo. O prprio calor das nossas mos pode alterar o rolo devido nossa temperatura. Rolos de baixa sensibilidade. Filme infravermelho cor Sem filtro, esta imagem ter um forte e generalizado tom azul. Sensvel aos infravermelhos como ao verde e aos vermelhos. As cores neste tipo de rolo ficam normalmente distorcidas. Filme infravermelho preto e branco Este tipo de filme tem de ser exposto atravs de um filtro vermelho ou de um filtro especial transmissor de IV. Antes de se colocar o filtro compe-se a imagem, ajusta-se o foco para o IV e faz-se a medio de luz com fotmetro de mo. Estes filmes criam fortes contrastes e diminuem a perspectiva.

10

Filmes trocados Se processarmos um filme de diapositivo com produtos qumicos utilizados para filmes negativo cor vamos obter grandes distores de cores. Chama-se de processo cruzado. Filmes instantneos Este tipo de filmes tm uma estrutura especial que pode ser explorada para criar resultados invulgares e experimentalistas. Nos primeiros segundos, quando a imagem est a aparecer, as camadas de emulso esto moles, podem ser alteradas com um instrumento pontiagudo, provocando imagens distorcidas e quebradas. Podemos queimar, alterando assim as cores, escrever e ainda colocar a polaroid ao sol para que as cores fiquem mais fortes e contrastadas. Podemos ainda retirar a parte branca volta da polaroid aproveitando esteticamente os acabamentos da prpria pelcula. Existe tambm um tipo de polaroid que podemos retirar a pelcula onde est a emulso, e coloc-la sobre outra superfcie.

Identificao da pelcula Existem vrias pelculas, com diferentes sensibilidades luz, ou seja, com diferentes velocidades a que os sais de prata reagem luz. At cerca da primeira metade do sculo passado, tanto os americanos como os alemes tinham a sua prpria unidade de medida para a sensibilidade dos filmes: ASA American Standard Association. O valor ASA duplo de outro significa o dobro da rapidez na sensibilidade luz (por exemplo, 100 e 200 ASA). DIN Deutsch Industrie Normen. Um aumento de 3 DIN significa o dobro da rapidez na sensibilidade luz (por exemplo, 21 e 24 DIN). Actualmente, estas duas unidades de medida foram substitudas, originando o: ISO International Standard Organization. O valor ISO combina os antigos ASA e DIN (por exemplo, ISO 100/21 e ISO 200/24). Cdigo DX A sensibilidade de uma pelcula influencia o tempo que esta ser exposta luz. Sendo assim, mais uma varivel no clculo da exposio correcta, que ter de ser introduzida no fotmetro. As mquinas actuais de 35mm identificam automaticamente a sensibilidade do filme atravs do cdigo DX, que um cdigo gravado nos rolos dos filmes. extremamente fcil localiza-lo, pois constitudo por um conjunto de blocos quadrados e rectangulares de cor prateada. Estes blocos no so mais do que contactos elctricos que so detectados por um conjunto de elctrodos localizados no compartimento da pelcula da mquina fotogrfica. Ao encaixarmos o rolo, os contactos elctricos detectam os blocos, que, segundo as vrias permutaes e combinaes lgicas entre eles e a sua ausncia sero comparados com uma tabela guardada na memria da mquina e reconhecidos como uma determinada sensibilidade do filme. As pelculas para o mdio formato e as chapas para o grande formato tm inscries em relevo para que a sua sensibilidade possa ser identificada, mesmo no escuro do laboratrio. Filtros O uso dos filtros pode melhorar e modificar o aspecto das suas fotografias, quer sejam a cores, quer sejam a preto e branco. Os filtros, contudo no devem ser utilizados apenas pelos seus efeitos. Devem ser utilizados com subtileza, no para transformarem uma m fotografia numa boa fotografia, mas sim para melhorar as que j so boas. Filtros de densidade neutra (para cor e preto e branco) Os filtros cinzentos, de densidade neutra (ND), no tm qualquer efeito sobre a cor da imagem. Limitam-se a reduzir a intensidade da luz que entra na objectiva. Permitem fotografar com uma abertura muito grande sob luz brilhante, mesmo quando se est a usar um filme muito rpido (alta sensibilidade). Este filtro til se quisermos produzir efeitos de foco diferenciado. Outra possibilidade permitir exposies prolongadas, para provocar arrastamentos dos movimentos. Mesmo com uma abertura muito pequena no possvel utilizar baixas velocidades utiliza-se um filtro (ND). Por exemplo para fotografar arquitectura numa rua movimentada, podemos utilizar um filtro de densidade neutra obtendo mais longas exposies fazendo desaparecer as pessoas. Outro exemplo: se quisermos reduzir a profundidade de campo com este filtro podemos reduzir, aumentamos o diafragma mantendo a velocidade. Este filtro fabricado com vrias intensidades, para maior flexibilidade no controlo da exposio permitindo assim abrir mais o diafragma ou baixar a velocidade.

11

Filtros Polarizadores Os raios de luz normal, de qualquer fonte (natural ou artificial), vibram em todos os planos. Quando se reflectem numa superfcie lisa e no metlica, tal como o plstico ou o vidro, reflectem luz conhecida por luz polarizada. Os nossos olhos no distinguem a luz polarizada da no polarizada, mas o filtro polarizador consegue. Este filtro til para fotografar objectos por detrs de um vidro, pois basta rodar o filtro at desaparecerem os reflexos do vidro. Os filtros polarizadores podem ser usados com filmes a cores como a preto e branco. Com filmes a cores este filtro escurecer o azul do cu, mas sem alterar as outras cores. Com filmes a preto e branco acontece o mesmo. Este filtro s funciona a 45 em relao luz. Objectivos deste filtro: remover reflexos e escurecer os cus. Filtros de correco de cor Estes filtros corrigem a luz artificial e a luz do dia. Este tipo de filtro permite tirar fotografias luz de tungstnio com um filme de luz de dia. Quando se usa flash na rua no necessrio corrigir com filtros mas quando se fotografa com este tipo de filme em casa necessrio filtro de correco (80A), seno fico com a imagem amarela, ou para a luz azul proveniente do cu (85). Este tipo de filtro permite tirar fotografias com filme para luz de tungstnio com luz de dia. Quando se fotografa com este filme em casa com uma temperatura de cor que no esteja equilibrada para a luz de tungstnio (por exemplo luz da vela) utiliza-se um filtro (82C), luz do dia com este filme utiliza-se um filtro (85B) se no fico com a imagem azul, e sob um cu azul utilizo o filtro (86) para ficar com um cu mais forte. Filtros de Preto e Branco possvel controlar o modo como os filmes a preto e branco reproduzem os temas, colocando filtros coloridos sobre as objectivas. So usados para criar contrastes entre cores, que de outro modo surgiam como tons semelhantes de cinzentos. Servem tambm para melhorar a separao tonal entre as cores claras e o branco. Com este tipo de filtro o truque principal : se quisermos escurecer uma cor, fotografamos com um filtro complementar dessa cor, para aclarar uma cor, devemos usar um filtro da mesma cor. Exemplos: Com um filtro vermelho no distingo o vermelho do branco, escureo os verdes fortes e os azuis. Para os cus um filtro vermelho o ideal pois escureo o azul e os brancos das nuvens ficam bastante visveis.

No confies no fotmetro da mquina quando usar um filtro com uma cor muito forte, o melhor fazer um bracketing para ter a certeza dos resultados pois o filtro absorve a luz. Existem filtros: amarelos, amarelo-verde, vermelhos, vermelho-escuro, laranjas, verdes e azuis. Filtros Ultravioleta Protege a lente, retira o excesso de ultravioletas e no requer alteraes na exposio. Filtros Skylight Protege a lente e escurece o azul do cu. Filtros de efeitos especiais Os filtros podem tambm fornecer uma maneira simples e rpida de alterar dramaticamente, de muitas maneiras diferentes, a aparncia de uma imagem. Filtros de foco duplo Um filtro dividido ao meio, com uma diferente distncia focal, em cada lado. D um efeito de objectos bem focados, distantes e prximos. O primeiro plano e o fundo ficam focados. Os objectos a meia distncia, entre as duas distncias focais, ficam desfocados. Filtros de efeitos de difuso Um filtro de difuso pode tornar uma imagem ntida e focada, numa imagem difusa, em zonas muito iluminadas, e granulada, tornando o tema identificvel, diminuindo a sua nitidez. Filtros Prismticos Este filtro provoca cores esbatidas e linhas repetidas. Os objectos bem definidos colocados contra um fundo simples resultam melhor com este filtro.

12

Filtros Multifacetados Cada uma das facetas forma uma imagem do tema. Fundo claro com este tipo de filtro perde contraste, porque a luz de cada imagem se vai sobrepor. Filtros Multicolor Cada segmento d uma imagem de uma cor diferente. Filtro com seis lados com as cores do espectro de luz (verde, azul, vermelho). Filtros de estrelas As linhas gravadas neste filtro criam raios em volta de qualquer fonte de luz. Trabalha-se bem com este filtro com fontes de luz pequenas mas intensas. Filtros de difraco Existem dois tipos de filtros de difraco: uns em que as linhas quebram a imagem em bandas ou faixas e outros em que o padro do filtro transforma as zonas brilhantes em clares coloridos. Filtros suavizadores Utilizados com filmes de cor e preto e branco. Servem para suavizar a imagem. Aplica-se em especial na fotografia de retrato, onde vamos suavizar as linhas do rosto marcadas pelo tempo. Este tipo de filtro utilizado com frequncia para criar uma atmosfera nostlgica. Filtros degrads So filtros com uma nica cor, que se vai apagando at desaparecer, onde alteramos o cu e no a terra e vice-versa dependendo do tipo de filtro degrad que tenhamos e do efeito que queremos dar. Utilizado em cor e preto e branco, em especial na fotografia de paisagem. Fotografia Digital Em vez de rolos fotogrficos a Fotografia Digital usa cartes de memria. Existem diversos formatos de cartes utilizveis nas mquinas digitais. Os mais frequentemente usados so os Compact Flash (CF) e os SmartMedia. Nas mquinas topo-de-gama (Canon, Nikon, Fuji, Kodak, etc.) prevalecem os primeiros. Pontos importantes a reter: a) Sai mais barato comprar 2 cartes de 128MB do que um de 256MB (e assim sucessivamente); alm disso, comprando 2 cartes em vez de um s ficas com uma cpia de segurana (backup) para o caso de o outro se danificar por algum motivo. Claro que um carto com uma memria elevada (1GB) d imenso jeito quando se est a fotografar. b) H cartes que so muito rpidos a ler e no so grande coisa a gravar; e vice-versa. muito mais importante ter uma boa velocidade de gravao porque esta que vai ser usada na altura em que carregas no boto para tirar uma fotografia. c) O mesmo carto tem performances completamente diferentes duma mquina para outra. Mesmo quando estas so do mesmo fabricante Marcas a fixar: Lexar e SanDisk. Estas duas marcas comercializam modelos de cartes especficos para profissionais (que supostamente usam mquinas topo-de-gama, com 6 ou mais megapixels): Lexar PRO (em vrias velocidades), e SanDisk Extreme e Ultra II. Tratamento de Imagens O primeiro passo a dar antes de decidir que uma fotografia precisa de tratamento... ... calibrares o teu monitor! No v dar-se o caso (mais que provvel) de ele estar mal ajustado e induzir-te em erro quanto necessidade de corrigir o contraste ou o brilho das tuas fotografias e elas afinal no terem culpa nenhuma. O segundo passo decidir se a tua fotografia est boa... As trs caractersticas mais importantes na avaliao da qualidade duma fotografia so a cor o contraste e a saturao. Se achas que a tua fotografia precisa de ser corrigida, procede aos ajustes na ordem abaixo descrita. 1) Na maior parte dos casos, ajusta primeiro a cor e depois o contraste. O ajuste do contraste pode resultar numa perda de informao da imagem que necessria para o ajuste de cor. Image>Adjustmens> Auto Color (Color Balance)

13

2) No entanto, se a fotografia estiver excessivamente escura ou clara, ajusta primeiro o contraste e depois a cor. Image> Adjustmens > Brightness / Contrast (Auto Contrast) 3) Ajusta a saturao sempre no fim. Image> Adjust > Hue / Saturation Nota 1: Tenta primeiro os ajustes automticos (usando inicialmente os valores assumidos de cada parmetro) para ver se os resultados te satisfazem e depois experimenta variar os parmetros e finalmente tenta os ajustes manuais. Nota 2: O ajuste "Auto Color Balance" s funciona bem em fotografias com vrias cores. Em assuntos monocromticos ou com poucas tonalidades de cor, como p.e. um retrato com um fundo de cu azul os resultados so desastrosos. O ajuste imprescindvel... H um tratamento para melhorar a qualidade das fotografias depois de captadas pelo sensor da tua mquina, seja ele do tipo CCD, CMOS ou outro qualquer. Mesmo que consideres a tua fotografia correcta quanto cor, contraste e saturao: Aumentar o detalhe Filter > Sharpen > Unsharp Mask... Resolues PPIs, DPIs, etc. O termo resoluo usado, na informtica, para medir a qualidade duma imagem e expressa-se normalmente em ppi (pixels per inch) no caso dos ecrs, em dpi (dots per inch) no caso das impressoras actuais e devia ser usado (mas no ) o spi (samples per inch) no caso dos scanners. frequente encontrar-se uma grande "liberdade" no uso dos termos dpi e ppi, muitas vezes de forma errada. Mas desde que se tenha em conta o que atrs foi dito... Ou seja, a resoluo mede-se vulgarmente em pontos (pixels ou dots) por unidade de comprimento (normalmente polegadas)! Mas o termo resoluo muitas vezes usado para indicar simplesmente o total de pontos apresentados horizontalmente ou verticalmente num ecr. Image Resolution As imagens captadas pela tua mquina tm umas determinadas dimenses em pixels. Por exemplo, uma foto tirada na resoluo mxima da Canon 10D tem 3072 x 2048 pixels (6 megapixels no total). Nota que ao Image Size (ou Resoluo da Imagem) no se aplica o termo PI (per inch). Por outras palavras, uma imagem tem um tamanho absoluto, de x por y pixels ! Aumentar o tamanho das fotografias H duas formas de aumentar o tamanho duma fotografia. Document Size e o Resample Image. Image > Image Size > Document size O Document size implica alterar as dimenses de impresso duma fotografia sem modificar as dimenses reais em pixels. Ao aumentar a resoluo diminui o tamanho de impresso e vice-versa. O Document size no altera a qualidade da imagem mas sacrifica o tamanho da impresso. O Document size com Resample Image implica alterar as dimenses reais (em pixels) e introduz, sempre, uma perda de qualidade porque - tal como acontece com o "zoom digital" nas cmaras - necessrio usar um processo de interpolao para "inventar pixels" que no existem. Esta perda de qualidade principalmente visvel nas reas em que h mais detalhe (arestas) e nas zonas de transio acentuada de cor.

14

Elaborado e adaptado por Lus Rocha e Tnia Arajo / MEF - Movimento de Expresso Fotogrfica

15

You might also like