You are on page 1of 26

Comunicados do Ipea

Governo Federal Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica Ministro Wellington Moreira Franco

Fundao pblica vinculada Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.

Os Comunicados do Ipea tm por objetivo antecipar estudos e pesquisas mais amplas conduzidas pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, com uma comunicao sinttica e objetiva e sem a pretenso de encerrar o debate sobre os temas que aborda, mas motiv-lo. Em geral, so sucedidos por notas tcnicas, textos para discusso, livros e demais publicaes. Os Comunicados so elaborados pela assessoria tcnica da Presidncia do Instituto e por tcnicos de planejamento e pesquisa de todas as diretorias do Ipea. Desde 2007, mais de cem tcnicos participaram da produo e divulgao de tais documentos, sob os mais variados temas. A partir do nmero 40, eles deixam de ser Comunicados da Presidncia e passam a se chamar Comunicados do Ipea. A nova denominao sintetiza todo o processo produtivo desses estudos e sua institucionalizao em todas as diretorias e reas tcnicas do Ipea. Este Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituio, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Insero internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituies e da democracia; Infraestrutura econmica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteo social, garantia de direitos e gerao de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental. Esta srie de Comunicados sobre Sustentabilidade ambiental nasceu de um grande projeto denominado Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, que busca servir como plataforma de sistematizao e reflexo sobre os desafios e as oportunidades do desenvolvimento nacional, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crtico necessrio tomada de posio frente aos desafios da contemporaneidade mundial. Os documentos sobre os eixos do desenvolvimento brasileiro trazem um diagnstico de cada campo temtico, com uma anlise das transformaes dos setores especficos e de suas consequncias para o Pas; a identificao das interfaces das polticas pblicas com as questes diagnosticadas; e a apresentao das perspectivas que o setor deve enfrentar nos prximos anos, indicando diretrizes para (re) organizar a orientao e a ao governamental federal. A coleo Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro formada por 10 livros, que somam 15 volumes. Estiveram envolvidas no esforo de produo dos livros cerca de 230 pessoas, 113 do prprio Ipea e outras pertencentes a mais de 50 diferentes instituies, entre universidades, centros de pesquisa e rgos de governo, entre outras. O livro no qual o presente Comunicado se insere intitulado Sustentabilidade Ambiental no Brasil: biodiversidade, economia e bem-estar humano. Em 2010, o Ipea divulgou uma srie de Comunicados com base no livro Infraestrutura econmica no Brasil: diagnsticos e perspectivas para 2025.

Presidente Marcio Pochmann Diretor de Desenvolvimento Institucional Fernando Ferreira Diretor de Estudos e Relaes Econmicas e Polticas Internacionais Mrio Lisboa Theodoro Diretor de Estudos e Polticas do Estado, das Instituies e da Democracia Jos Celso Pereira Cardoso Jnior Diretor de Estudos e Polticas Macroeconmicas Joo Sics Diretora de Estudos e Polticas Regionais, Urbanas e Ambientais Liana Maria da Frota Carleial Diretor de Estudos e Polticas Setoriais de Inovao, Regulao e Infraestrutura Marcio Wohlers de Almeida Diretor de Estudos e Polticas Sociais Jorge Abraho de Castro Chefe de Gabinete Prsio Marco Antonio Davison Assessor-chefe de Imprensa e Comunicao Daniel Castro URL: http://www.ipea.gov.br Ouvidoria: http://www.ipea.gov.br/ouvidoria

DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO: PRINCPIOS E LIMITES DE IMPLANTAO*

1 INTRODUO

O direito ambiental rege-se por princpios que lhe do fundamento, formando a base de sustentao do reconhecimento do direito ao meio ambiente sadio e equilibrado. Para Cretella Jr. (1988), princpios de uma cincia so as proposies bsicas, fundamentais, tpicas que condicionam todas as estruturaes subsequentes. Princpios, neste sentido, so os alicerces da cincia. O mesmo autor classifica os princpios em: onivalentes ou universais, que so comuns a todos os ramos do saber, como o da razo suficiente; plurivalentes ou regionais, que so comuns a determinados grupos de cincias, como o princpio do alterum non laedere, aplicvel tanto s cincias naturais quanto s cincias jurdicas; monovalentes, que dizem respeito a um ramo do conhecimento, como os princpios gerais de Direito; setoriais, que informam setores de uma cincia, por exemplo, os princpios aplicveis ao direito ambiental, sobre os quais vamos nos debruar. Havendo coliso entre princpios, a soluo depender da aplicao do princpio dos princpios (proporcionalidade), que deve buscar no caso concreto a soluo que privilegie o princpio mais adequado espcie, deixando inclume um contedo mnimo do princpio preterido. Com a identificao da dimenso dos direitos em conflito, a aplicao do princpio da proporcionalidade permite a manuteno dos interesses protegidos (FREITAS, 2004). O que ocorre, de fato, a precedncia de um sobre outro princpio na anlise de situaes concretas. importante ressaltar que cabe aos princpios a definio de determinados valores sociais que tero fora vinculante para a atividade de interpretao e aplicao do Direito, segundo Grau (1990). Considerando o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental do homem, pelo menos teleologicamente, o direito ambiental deve ter uma sobreposio natural do seu objeto de tutela em relao s demais cincias. Isso porque tudo o que se relaciona com o meio ambiente condiz com o direito vida. O reconhecimento do direito ao meio ambiente equilibrado como direito humano fundamental no sistema brasileiro implica a aceitao da sua irrevogabilidade, pois trata-se de clusula ptrea no nosso sistema.1 Outra consequncia a sua imprescritibilidade, pois a prescrio atinge apenas direitos patrimoniais, no a exigibilidade de direitos personalssimos (SILVA, 1990).
1.1 Princpios 1.1.1 Princpio da ubiquidade

Ubiquidade significa propriedade ou estado de ubquo ou onipresente (FERREIRA, 2000). O reconhecimento da ubiquidade em relao aos mecanismos de proteo do meio ambiente toma por base sua interseco direta com o direito vida. Por isso, o bem ambiental no fica delimitado a uma circunscrio espacial ou temporal em funo da sua onipresena. Por tais razes, a proteo do meio ambiente exige a cooperao entre os povos, com uma poltica global que considere tal necessidade. O Art. 4o, inciso IX, da Constituio Federal de 1988 (CF/88) trata da subcooperao entre os povos na poltica do meio ambiente. Alm disso, a tutela do meio ambiente deve buscar a manuteno da qualidade de vida, o que acaba por definir que todo e qualquer direito subjetivo obedeam aos primados do direito ambiental.
1.1.2 Princpio do desenvolvimento sustentvel

O princpio 13 da Conferncia de Estocolmo, em 1972, ao tratar do planejamento racional dos recursos, dispe que para melhorar as condies ambientais, os estados deveriam adotar um enfoque coordenado para que o desenvolvimento estivesse compatibilizado com a necessidade de proteger e melhorar o meio ambiente humano.
* Este comunicado contou com a participao de Patrcia Iglecias(USP), Ernesto Esteves (USP) e Yuri Rugai (USP). 1. Para Comparato (1999) aplica-se o princpio da irreversibilidade dos direitos j declarados, no s aos Poderes Pblicos constitudos em cada Estado, como a todos os Estados no plano internacional, e at mesmo ao prprio Poder Constituinte, Organizao das Naes Unidas e a todas as organizaes regionais de Estados, juridicamente invlido suprimir direitos fundamentais, por via de novas regras constitucionais ou convenes internacionais.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

O bem que propicia o desenvolvimento econmico, social, cultural e poltico o mesmo que importa para a manuteno da sadia qualidade de vida. Por isso, no tem sentido que o desenvolvimento se d de forma desordenada e cause dano ao meio ambiente (LEMOS, 2008a). Com base nessa ideia, a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento definiu o desenvolvimento sustentvel como aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as necessidades de as geraes futuras atenderem as suas prprias necessidades (COMISSO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO, 1991). Isso significa desenvolvimento com preservao do meio ambiente. Esse princpio deve ser compreendido como um conjunto de instrumentos preventivos que possam afetar as prticas econmicas, cientficas, educacionais e conservacionistas, buscando a realizao do bem-estar da sociedade.2 Deve haver uma compatibilizao da atividade econmica com a proteo do meio ambiente. De fato, a explorao econmica deve ocorrer nos limites da capacidade dos ecossistemas, resguardando a renovao dos recursos renovveis e a explorao no predatria dos recursos no renovveis, preservando para as presentes e as futuras geraes. Na viso ambiental, a manuteno da qualidade de vida deve ser considerada na criao de normas que vo regular a atividade econmica. Segundo a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentvel no um estado permanente de harmonia, mas sim um processo de mudana no qual a explorao dos recursos, a orientao dos investimentos, os rumos do desenvolvimento tecnolgico e a mudana institucional considerem as necessidades atuais e futuras. Para Leff (2006), a racionalidade ambiental que orienta a construo da ideia de sustentabilidade implica um encontro de racionalidades, formas diversas de sentir, de pensar e at de valorar as coisas. Assim, as contradies entre a ecologia e o capital no esto circunscritas a lgicas abstratas contrapostas; no h soluo submetendo o capital lgica da ecologia ou vice-versa. A diferena entre a racionalidade ambiental e a racionalidade capitalista se expressa na confrontao de interesses sociais arraigados em estruturas institucionais, paradigmas de conhecimento, formas de compreenso do mundo e processos de legitimao, que enfrentam diferentes agentes, classes e grupos sociais. No mbito brasileiro, alguns instrumentos de aplicao do princpio do desenvolvimento sustentvel merecem meno: a avaliao de impacto ambiental, nos termos da Lei no 6.938/1981, o zoneamento ambiental e o estudo prvio de impacto ambiental.
1.1.3 Princpio do poluidor-pagador

O primeiro instrumento internacional que faz referncia expressa ao princpio do poluidor-pagador uma recomendao do conselho da Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), de 1972, estabelecendo que o custo das medidas definidas pelas autoridades pblicas para proteo do meio ambiente deveria estar refletido no custo dos produtos e servios cuja produo ou consumo causasse poluio. Dispe ainda que tais medidas no deveriam estar acompanhadas de subsdios que pudessem criar significativa distoro no comrcio e no investimento internacional. A recomendao de 1972, em face disso, no menciona os custos do dano ao meio ambiente. Em 1974, o conselho da OCDE adotou uma recomendao mais extensa para implementao do princpio do poluidor-pagador, que reafirma que o princpio fundamental. A recomendao do conselho da OCDE, de 1989, pela aplicao do princpio do poluidor-pagador na poluio acidental, com maior extenso ao prever que o operador de instalao de risco deveria suportar o custo de medidas razoveis para prevenir
2. Derani (1997) faz referncia ao trabalho de Rehbinder que trata dos desdobramentos do direito do desenvolvimento sustentvel no direito positivo alemo: A norma para utilizao da melhor tecnologia independente do estado concreto do bem ambiental a ser protegido, a norma que impede maior poluio do ambiente do que a j eventualmente existente (Verchlechterung der Umweltqualitt) e o princpio da precauo, segundo o qual o Estado tambm deve atuar com proibies e restries, mesmo quando o potencial danoso de um determinado material ainda no estiver provado.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

e controlar a poluio acidental advinda da instalao, o que seria exigido pelas autoridades pblicas, em conformidade com a lei interna, na ocorrncia de um acidente. No se trata de pagar para poluir. O princpio do poluidor-pagador reconhecido como um dos mais importantes na tutela do meio ambiente. De acordo com esse princpio, o causador da poluio arcar com seus custos, o que significa dizer que ele responde pelas despesas de preveno, reparao e represso da poluio. As implicaes prticas do princpio do poluidor-pagador esto em alocar as obrigaes econmicas em relao a atividades causadoras de danos, particularmente em relao responsabilidade, ao uso dos instrumentos econmicos e aplicao de regras relativas concorrncia e aos subsdios (SANDS, [s.d.]). O texto inclui palavras que limitam a exigncia de cumprimento de obrigaes. Isso ocorre, pelo menos em parte, em funo da ideia de que o princpio do poluidor-pagador aplicvel no Estado, mas no nas relaes entre governos ou responsabilidades entre estados decorrentes do direito internacional. Uma viso desse princpio, ainda que tmida, pode ser vislumbrada nos primeiros instrumentos que estabeleceram um mnimo de regras de responsabilidade civil por danos resultantes de atividades de risco. Por exemplo, o prembulo da Conveno Internacional para Danos provocados pela Poluio por Petrleo (Oil Fund Convention) (1971) dispe que as consequncias econmicas dos danos em funo da poluio por leo devem ser consideradas pela indstria nutica e pelos interesses do transporte de leo.3 bom lembrar que a aplicao do princpio no afeta a possibilidade de uso da legislao interna para exigir do causador o pagamento de outros custos conexos com a responsabilidade das autoridades pblicas no acidente, ou compensao para custos futuros do acidente. Uma crtica ao princpio apontada por Martin (1991) em razo da permisso de que se compre o direito de poluir mediante a internalizao do custo social. De fato, a correta interpretao do princpio no permite simplesmente embutir no preo o custo de degradao. No se vende o direito de poluir nem se paga para poluir. O objetivo do princpio impedir a socializao do prejuzo ambiental. Considerando a funo do bem socioambiental, a sociedade no pode ser penalizada. O princpio quer dizer que em funo do carter difuso do bem socioambiental, o responsvel pela sua utilizao em seu prprio proveito deve arcar com os custos de preveno de danos. Esse aspecto extremamente importante, pois com uma conduta preventiva os custos da efetiva preveno sero arcados por aquele que produz. No entanto, o eventual custo repressivo ou reparatrio tambm deve ser creditado ao degradador (LEMOS, 2008a, p. 66). O principal objetivo do princpio fazer que os custos das medidas de proteo ao meio ambiente, as chamadas externalidades ambientais, repercutam nos custos finais de produtos e servios cuja produo esteja na origem da atividade poluidora (BENJAMIN, 1992a). Para Benjamin (1992a), todo o direito ambiental, queiramos ou no, gira em torno do princpio do poluidor-pagador, j que este que orienta ou deve orientar sua vocao redistributiva, ou seja, sua funo de enfrentamento das deficincias do sistema de preos.
1.1.4 Princpio da preveno

A importncia do princpio da preveno est em priorizar medidas que evitem a ocorrncia de danos que, normalmente, so irreparveis. De acordo com o Art. 225 da CF/88, o dever de preservao do meio ambiente se impe coletividade e ao poder pblico. O dispositivo aponta diversos mecanismos preventivos do dano, como a exigncia de estudo prvio de impacto ambiental, nos casos de atividade potencialmente causadora de dano ao meio ambiente; o dever do Estado de controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que impliquem risco vida, qualidade de vida e ao meio ambiente; e preservao da diversi3. Utilizamos a viso de Sands [s.d.] sobre o princpio do Direito Internacional.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

dade e da integridade do patrimnio gentico, alm da previso de participao popular, que, por exemplo, em audincias pblicas, pode auxiliar na preveno de danos. Com isso, impede reconhecer que toda ao do direito ambiental est voltada para uma tutela preventiva, pois a coao a posteriori revela-se ineficaz.4 Isso quer dizer que os recursos ambientais devem ser utilizados de forma racional. Ensina Martin Mateo (1977):
Ainda que o Direito Ambiental, ao final, apoie-se em um dispositivo sancionador, seus objetivos, no entanto, so fundamentalmente preventivos. verdade que a represso traz sempre implcita uma vocao preventiva ao pretender, pela ameaa e admoestao, evitar que se verifiquem os pressupostos para a sano. Porm, no Direito Ambiental, a coao a posteriori resulta particularmente ineficaz, pois as consequncias biolgica e socialmente nocivas j se produziram. A sano poder ter efeito moral, mas dificilmente compensar os danos incorridos, frequentemente irreparveis. Isso vale tambm para as compensaes impostas.

Segundo Machado (1998), em caso de certeza do dano ambiental, este deve ser prevenido, como preconiza o princpio da preveno. Em caso de dvida ou de incerteza, tambm se deve agir prevenindo. Essa a grande inovao do princpio da precauo. A dvida cientfica, expressa com argumentos razoveis, no dispensa a preveno. Para Prieur (2004), a preveno consiste no impedimento da supervenincia de danos ao meio ambiente, mediante a adoo de medidas preventivas antes da elaborao de um plano ou da realizao de uma obra ou atividade. Esse princpio permite que a anlise prvia dos impactos de um empreendimento resulte na adoo de medidas mitigadoras e compensatrias. Por isso, seu principal instrumento o estudo prvio de impacto ambiental.
1.1.5 Princpio da precauo

Historicamente, enquanto o princpio da preveno pode ser encontrado em tratados internacionais ambientais e em outros atos internacionais, pelo menos desde 1930, o princpio da precauo comeou a constar nos instrumentos legais internacionais somente em meados dos anos 1980. Seu objetivo est em orientar o desenvolvimento e a aplicao do direito ambiental nos casos de incerteza cientfica. O princpio 15 da Declarao do Rio de Janeiro preconiza que: Com o fim de proteger o meio ambiente, o princpio da precauo dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. (BRASIL, 1992). De fato, implementar o direito ao meio ambiente s futuras geraes depende da aplicabilidade do princpio da precauo. Considera-se a maior ou a menor probabilidade de dano na aplicao do princpio, o que, na prtica, pode at impedir o licenciamento da atividade. A Declarao Ministerial de Bergen (1990), sobre desenvolvimento sustentvel da regio da Comunidade Europeia foi o primeiro instrumento internacional que considerou o princpio como de aplicao geral, ligado ao desenvolvimento sustentvel, estabelecendo que:
A fim de obter o desenvolvimento sustentvel, as polticas devem ser baseadas no princpio da precauo. Medidas ambientais devem antecipar, impedir e atacar as causas da degradao ambiental. Onde existirem ameaas
4. Aunque el Derecho ambiental se apoya a la postre en un dispositivo sancionador, sin embargo, sus objetivos son fundamentalmente preventivos. Cierto que la represin lleva implcita simpre una vocacion de prevencin en cuanto que lo que pretende es precisamente por via de amenaza y admonicin evitar el que se produzcan los supoestos que dan lugar a la sancin, pero en Derecho ambiental la coaccin a posteriori resulta particularmente ineficaz, por un lado en cuanto que de haberse produzido ya las consecuencias, biolgica y tambin socialmente nocivas, la represin podr tener una trascendencia moral, pero dificilmente compensar graves daos, quiz irreparables, lo que es vlido tambin para las compensaciones impuestas imperativamente.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

de danos srios ou irreversveis, a falta de total certeza cientfica no deve ser usada como razo para retardar a tomada de medidas que visam a impedir a degradao ambiental.

O texto tem como fundamento a adoo de conduta antecipatria, demonstrando a necessidade de medidas ambientais eficazes. Para a aplicao do princpio deve haver sria e irreversvel ameaa ao meio ambiente. A referncia ao princpio da precauo foi matria geradora de polmica na Conveno sobre as Mudanas Climticas de 1992, e o texto, na verso final, estabeleceu limites quanto aplicao do princpio, mencionando a necessidade de ameaa de danos srios ou irreversveis (Art. 3o) e por meio da vinculao de compromissos com incentivos tomada de medidas economicamente viveis. Para Derani (1997), o princpio da precauo est ligado aos conceitos de afastamento de perigo e segurana das geraes futuras, como tambm de sustentabilidade ambiental das atividades humanas. Esse princpio deve ser adotado diante da incerteza cientfica de que o dano ocorrer. O nus da prova do empreendedor, que deve demonstrar que sua atividade no causar os indesejveis danos ao meio ambiente.
1.1.6 Princpio da funo socioambiental da propriedade

A Constituio Federal de 1988 impe o cumprimento da funo social da propriedade ao dispor que a utilizao do bem no deve ocorrer de forma individualista, mas em consonncia com os interesses da sociedade, e ao prever a proteo do meio ambiente no Art. 225 tambm reconhece uma funo ambiental propriedade. Para Benjamin (1992b), a funo diz com a atividade finalisticamente dirigida tutela do interesse de outrem, caracterizando-se pela relevncia global, homogeneidade de regime e manifestao atravs de um dever-poder. Assim, nessa ideia de funo, o dever que legitima o poder. Comparato (1986) distingue as restries da funo. As primeiras so limites negativos ao direito de propriedade; j a funo significa o poder de dar ao objeto da propriedade destino determinado, de vincul-lo a certo objetivo. Tratando-se de funo social, o objetivo deve ser o interesse coletivo, e o proprietrio tem um poder dever, sancionvel pela ordem jurdica. Ainda segundo Perlingieri (1999), em um sistema inspirado na solidariedade poltica, econmica e social e ao pleno desenvolvimento da pessoa (art. 2. Const.) o contedo da funo social assume um papel do tipo promocional, no sentido de que a disciplina das formas de propriedade e as suas interpretaes deveriam ser atuadas para garantir e para promover os valores sobre os quais se funda o ordenamento. Duas proposies explicam o contedo da funo social da propriedade: o dever do proprietrio de empregar a coisa na satisfao das necessidades individuais, no desenvolvimento de sua atividade fsica, intelectual e moral e, ao mesmo tempo, o seu dever de empreg-la na satisfao das necessidades comuns de uma coletividade nacional inteira ou de coletividades secundrias (MALUF, 2005). A incidncia da funo socioambiental sobre a disciplina da propriedade gera consequncias prticas. Hoje, o entendimento uniforme do Superior Tribunal de Justia (STJ) de que aquele que adquire imvel desmatado ou contaminado assume o passivo ambiental.5
1.1.7 Princpio da solidariedade intergeracional

A Declarao de Estocolmo, de 1972, determina em seu princpio cinco que os recursos no renovveis do globo precisam ser explorados de forma que no haja risco de exaurimento, partilhando-se as vantagens extradas de sua utilizao com toda a humanidade. Entretanto, atualmente, a utilizao excessiva dos recursos naturais, o grande desenvolvimento tecnolgico e o consumismo exacerbado, entre outros fatores, geraram o desgaste do meio ambiente natural. Com isso, ao homem cabe o poder e o dever de resguardar a natureza. Assim, pequenas aes somadas podem causar efeitos catastrficos. Por isso, temos um verdadeiro alargamento das situaes de responsabilizao.
5. Para uma viso mais abrangente do tema, ver Lemos (2008a).

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

Para Jonas (1990), a humanidade no tem direito ao suicdio, o que importa ao reconhecimento de uma tica que nos fora primar pela continuidade da espcie. Trata-se de uma responsabilidade ontolgica sobre a ideia do homem, o ser que implica o dever ser. A CF/88, no Art. 225 reconhece o dever de preservao do meio ambiente para as presentes e as futuras geraes. Assim, a solidariedade apresenta-se como elemento de sustentao de uma tica de alteridade que vai caracterizar o princpio da equidade ou solidariedade intergeracional.
1.1.8 Princpio da participao

O princpio da participao est claramente disposto no Art. 225 da CF/88, que impe o dever de preservao do meio ambiente ao poder pblico e coletividade. Assim, trata-se de princpio de suma importncia para a efetivao da proteo do meio ambiente de forma ampla. A base do princpio tem razes na sociologia poltica e diz com a atuao da sociedade civil, apresentando-se como um desmembramento dos princpios previstos nos Arts. 3o e 4o da CF/88, que tratam da construo de uma sociedade livre, justa e igualitria e da cooperao dos povos para o progresso da humanidade. Com isso, exige-se a adoo de comportamentos negativos de afastar a prtica de atos nocivos ao meio ambiente, bem como comportamentos positivos, que resultem na proteo do meio ambiente. Espera-se a tomada de uma posio tica e altrusta em relao ao bem socioambiental. O princpio da Declarao do Rio de Janeiro (BRASIL, 1992) dispe que a melhor maneira de tratar questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados. No nvel nacional, cada indivduo deve ter acesso adequado a informaes relativas ao meio ambiente de que disponham as autoridades pblicas, inclusive informaes sobre materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar em processos de tomadas de decises. Os Estados devem facilitar e estimular a conscientizao e a participao pblica, valorando a informao disposio de todos. Deve ser propiciado acesso efetivo a mecanismos judiciais e administrativos, inclusive no que diz respeito compensao e reparao dos danos. H instrumentos de participao individual e coletiva. Esse princpio tem importantes reflexos na atuao do proprietrio, que deve utilizar o bem ambiental em consonncia com a preservao ambiental. Tambm podemos reconhecer a importncia da conscientizao da populao para atuao na tomada de decises de cunho ambiental por meio, por exemplo, das audincias pblicas no licenciamento ambiental e de organizaes no governamentais (ONGs).
2 LIMITES DE IMPLANTAO: A QUESTO DAS NORMAS NO DIREITO AMBIENTAL 2.1 Uma breve distino terica: eficcia versus efetividade das normas

Antes de adentrarmos a uma anlise das normas no direito ambiental, relevante fazermos uma distino que, se no feita, acaba por gerar alguns equvocos pontuais sobre o estudo das normas de modo geral. Ainda que haja uma diferena muitas vezes sutil entre eficcia e efetividade no plano semntico, muitos, devido proximidade sinttica, acabam por aproxim-las ou equipar-las. Contudo, como veremos, existe de fato uma diferenciao entre os termos por se referirem a diferentes momentos de concretizao. No tocante eficcia, temos que ela ser concernente produo de efeitos que, por sua vez, dependem de requisitos tcnicos e fticos (FERRAZ JR., 2008). Tradicionalmente, a distino que se d entre esses dois requisitos a diferenciao da eficcia no sentido jurdico-dogmtico (requisitos tcnicos) da eficcia no sentido sociolgico (requisitos fticos) (NEVES, 2007). A primeira diz respeito possibilidade jurdica de aplicao, isto , sua relao com o sistema jurdico, sua aplicabilidade, exigibilidade e pertinncia. Investiga, portanto, se a norma atingiu as condies intrnsecas ao ordenamento jurdico para produzir seus efeitos. A segunda diz respeito ao empirismo e

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

realidade da norma, ou seja, diz respeito conformidade da conduta dos destinatrios norma. Tal sentido pragmtico da eficcia da norma corresponde a sua observncia e execuo (imposio) (NEVES, 2007). Podemos dizer, pragmaticamente, que uma lei eficaz pela sua observncia. Significa que se agiu conforme a norma, sem que haja um vnculo sancionatrio, ou pela sua imposio, como reao sancionatria para o restabelecimento da ordem violada em um cdigo lcito/ilcito. Temos assim, deste ponto de vista sociolgico, uma eficcia autnoma observncia e uma heternoma imposio de terceiro. Destarte, como observa Neves (2007), s cabe falar em ineficcia quando, preenchidos os requisitos tcnicos, tanto a observncia quanto a imposio fracassarem. No tocante efetividade, trata-se de uma referncia aos fins do legislador ou da lei, enquanto na eficcia a anlise se furta apenas ao programa condicional e sua concreo no vnculo se-ento (NEVES, 2007). Nessa anlise de efetividade na implantao de um programa finalstico, que orienta a atividade legislativa, temos outro tipo de vnculo: o de meio-fim. Neste estudo, que visa saber se os objetivos da norma surtiram efeito, necessrio realizar uma conexo da legislao com outros aspectos da sociedade (MILAR, 2009) como a economia, por exemplo, para ento chegarmos concluso se uma norma efetiva atingiu os anseios para os quais foi pensada , inefetiva quando, embora vigente ou eficaz, no atingiu seus objetivos , ou at antiefetiva para o caso de ela provocar efeitos colaterais justamente contrrios aos do fim da lei (NEVES, 2007).
2.2 Implementao da legislao ambiental: a efetividade e a eficcia das normas ambientais no Brasil

Na experincia brasileira, levando-se em conta aspectos estruturais e conjunturais de nosso pas, muitas das mazelas que resultam em uma parca implementao da legislao ambiental so decorrentes de uma concretizao normativa falha, seja por ineficcia, seja por elementos que mitigam sua efetividade.6 de Benjamin (1995) o apontamento de um conjunto de fatores que corroboram para a precariedade dessa implementao. Apresentamo-los a seguir. A pequena institucionalizao de rgos especializados na gesto ambiental que j so poucos , combinada com sua credibilidade incipiente e seus problemas estruturais de falta de recursos financeiros, humanos e tcnicos prejudicam sua imposio frente conduta dos cidados. Contudo, no s esses rgos especficos para a gesto ambiental tm dificuldade, um dos grandes responsveis pela situao em que vivemos o prprio Poder Judicirio, que padece de credibilidade devido burocracia excessiva, inacessibilidade, morosidade, ao preo elevado dos trmites jurdicos e tmida especializao no trato das questes ambientais,7 que muitas vezes so alvo de competncia residual. Assim, o prprio desempenho do judicirio acaba por desestimular as condutas, frustrando expectativas e contribuindo para a ineficcia da legislao ambiental devido a sua inobservncia por parte do comportamento do cidado que age contra legem ou desconsidera a existncia da norma.8 Grosso modo, presenciamos no caso brasileiro um sistema jurdico obsoleto. Sua construo nem sempre possibilita uma implementao objetiva e gil, concatenada com a prtica cotidiana. Assim, este sistema caracteriza-se por sua atecnicidade que tambm se mostra pela produo normativa esparsa e assistemtica. Corroboram ainda para a precria implementao das leis ambientais no Brasil problemas intrasistmicos caracterizando uma ineficcia tcnico-normativa tal qual a inadequao/insuficincia do sistema de fiscalizao e de controle dos danos ambientais; e a superposio de competncias pblico-administrativas,
6. Se, no plano mais amplo, a legislao ambiental brasileira festejada, espanta verificar, ento, que, no terreno da realidade, isto , das atividades degradadoras, as normas ambientais no tenham sido capazes de alcanar os objetivos que justificam sua existncia, o principal deles sendo compatibilizar o crescimento econmico com a proteo ambiental. (MILAR, 2009). 7. Milar (2009, p. 808, nota de rodap no 56) reafirma a parca especializao judiciria e aponta as excees a essa pouca especializao citando Freitas (2009, p. 124) que, em seu artigo O poder judicirio e o direito ambiental no Brasil, faz este levantamento. 8. Em entrevista para o site <www.observatorioeco.com.br>, Nalini (2009, grifo nosso) afirma: O infrator ambiental sabe que em So Paulo, a partir da instalao da Cmara Especial do Meio Ambiente, a resposta em segunda instncia, vir rapidamente. E isso pode coibir a continuidade de infraes luz daquela crena na morosidade insolvel da Justia. Demora que faz com que muitos achem mais lucrativo poluir porque o brao da lei quase nunca o alcanar em tempo. A ameaa to longnqua, que estimularia a reiterao das vulneraes ecolgicas.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

seja localmente, seja na relao entre os entes federados, seja no isolamento existente entre rgos que no buscam a cooperao e o trabalho conjunto, de modo a se criar certa nebulosidade quanto pertinncia da atuao pblica no caso concreto.9 No tocante efetividade das normas ambientais, temos que os entraves da concretizao de seu programa finalstico residem na prpria cultura do cidado que, acomodado, considera banal e ordinrio o carter ilcito da degradao ambiental, favorecendo sempre uma mentalidade liberal, subtraindo o carter coletivo ou intergeracional do bem jurdico ambiental, confrontando a necessidade de sua preservao com a liberdade econmica, a explorao e a objetividade do direito de propriedade enquanto direito real pessoal sobre determinado bem (LEMOS, 2008a, p. 32-37). A legislao ambiental brasileira, em muitos casos, reveste-se de um carter simblico por ser muitas vezes o meio ambiente alvo de desconsiderao enquanto prioridade poltica, vez que a administrao pblica que uma ao poltica (SILVA, 2006) revela ser latente um desprestgio da legislao ambiental, diferentemente daquilo que patente no texto normativo. Exemplo disso o empenho de recursos financeiros na causa do meio ambiente, que sequer so capazes de cumprir necessidades essenciais. Assim, a legislao comporta-se como legislao-libe: o legislador, sob presso direta do pblico, elabora diplomas normativos para satisfazer as expectativas dos cidados, sem que com isso haja o mnimo de condies de efetivao das respectivas normas (NEVES, 2007). Temos, assim, uma tentativa de apresentar o Estado como sensvel ao meio ambiente e s expectativas sociais. Por fim, cabe comentar a prpria conduta do Estado enquanto sujeito de direitos e deveres, ou enquanto pessoa jurdica, sendo muitas vezes ru ou parte demandada. Deste modo, existe certa contradio entre a implementao ambiental, que em grande medida se concentra nas mos do Estado, e o fato deste ser um dos maiores agressores ambientais em diversos setores econmicos, motivado por uma carncia de conscincia ambiental por parte da administrao pblica (DALLARI, 2009).
2.3 Perspectivas para a legislao ambiental 2.3.1 O caso brasileiro: necessidade de um cdigo para o meio ambiente?

fato reconhecido que o Brasil possui um texto constitucional avanado do ponto de vista ambiental quando comparado com o de outros pases, inclusive os mais desenvolvidos. Contamos com um captulo especfico para o meio ambiente (Art. 225 CF/88); todavia, para que a matria de nossa Carta Magna sirva de sustentao para nosso sistema jurdico, necessrio que nossa legislao infraconstitucional, valendo-se do instrumento normativo que , seja, o quanto possvel, operacional e vivel, compatibilizando-se com um contexto mundial contemporneo (MILAR, 2009). A legislao ambiental vigente no Brasil tem uma caracterstica assimtrica, pecando por seu carter inorgnico e assistemtico (MILAR, 2009). Decorre disto o fato de que uma matria que fruto de vrios atos legislativos (leis, decretos-leis, medidas provisrias, decretos, resolues e portarias) conduza a uma poluio regulamentar de modo a favorecer conflitos e antinomias normativas que no so resolvidas simplesmente pelos critrios clssicos de hierarquia, temporalidade e especificidade (BOBBIO, 2008). Temos, assim, uma situao proveitosa para o degradador do meio ambiente que, diante do antagonismo das normas, tem seu caminho aberto para a agresso devido dificuldade de reconhecer o direito positivo poca e dificuldade dos tribunais de aplicar normas frente ao princpio in dubio, pro reo. Alm disso, havendo poluio regulamentar de certas matrias, outras ainda vivenciam clareiras normativas nas quais o regramento de condutas deixa a desejar (MILAR, 2009).
9. Segundo Capelli (2005): A definio da competncia jurisdicional entre a justia estadual e federal, assim como a competncia administrativa um dos temas mais rduos do federalismo brasileiro. A CF previu uma competncia concorrente para legislar sobre meio ambiente e comum para preserv-lo. Entretanto, os conflitos se agitam nesta rea. Na esfera jurisdicional o problema no menor.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

Em uma interpretao teleolgica (CANOTILHO, 1993), precisamos ter em mente sempre a finalidade da norma inserida em seu momento histrico para que possamos ter em conta o programa finalstico na busca por efetividade. Vrios diplomas normativos ainda vigentes no Brasil so anteriores ao Documento Constitucional de 1988 (MILAR, 2009), de modo que fossem, sua poca, adaptados a uma proteo tmida ao meio ambiente. Ou seja, faziam parte de outra realidade. Assim, nas palavras desse mesmo autor: no se trata, porm, de uma questo cronolgica: as idias mudam, assim como as preocupaes. Resta, portanto, saber se h compatibilidade entre essas normas e a realidade que vivemos atualmente e saber se houve recepo dessas normas pela atual Constituio. Toda essa situao que presenciamos contribui para aumentar a insegurana jurdica tanto daqueles que militam nas causas ambientais quanto daqueles que tem alguma expectativa do Poder Judicirio. Assim, o direito ambiental, enquanto ramo que vem se especializando e amadurecendo, precisa tornar-se claro, acessvel, certo e coerente (LEMOS, 2008b, p. 62). de se pensar, por exemplo, na viabilidade de um cdigo para o meio ambiente (LEMOS, 2008b, p. 805). Nesta acepo semntica (HOUAISS, 2001), a codificao seria a organizao e a sistematizao da legislao acerca de determinada matria ou ramo do Direito. Assim, contribuindo para a construo de um aparato normativo, um cdigo para o meio ambiente ocupar-se-ia de um ramo do Direito que cresceu, adquirindo fisionomia prpria ao lado da evoluo histrica da sociedade e do Estado em que est inserido. Os rgos atuariam como guia, isto , uma fonte principal do Direito em determinado ramo ou subramo. Contudo, no podemos confundir principal com nico, pois aos cdigos acrescentam-se leis acessrias, leis especiais e so feitas correes; no no sentido de destruir a codificao, mas sim de atualiz-la de modo a evitar seu anacronismo (MILAR, 2009). Cabe, ainda, ressaltar uma viso ctica que, com razo, questiona quo frutfero seria um cdigo para o meio ambiente. procedente a observao que o direito ambiental , na verdade, uma disciplina multisetorial, abarcando circunstncias de vrios ramos como a economia, a sade pblica, a educao, o desenvolvimento tecnolgico etc. Assim, seria delicada a construo de um cdigo que fosse capaz de, em um documento, aglutinar todos esses liames que, embora faam uma interseco no direito ambiental, seguem rumos autnomos em seu desenvolvimento. Assim, a codificao, se mal feita, poderia, em vez de ser um sucesso, ser um retrocesso ou um desastre do ponto de vista da complexidade do meio ambiente. Ponderando, portanto, argumentos a favor e contra a codificao chegam-se pacificamente concluso que, independente da necessidade ou no de um cdigo, a proteo ambiental necessita de um desenvolvimento que pode ser feito por uma rdua conjugao de esforos no campo da doutrina, da jurisprudncia e da tcnica legislativa, e assim ser se houver uma consolidao desta tcnica: a defesa do meio ambiente carece de uma tal instrumentao de alto nvel quanto qualidade do texto normativo, assim como no que diz respeito a uma posio privilegiada entre os instrumentos legais (MILAR, 2009).

REFERNCIAS

BENJAMIN, A. H. V. O princpio do poluidor-pagador e a reparao do dano ambiental. In: BENJAMIN, A. H. V. (Coord.). Dano ambiental: preveno, reparao e represso. So Paulo: RT, 1992a, p. 229. ______. Funo ambiental. In: BENJAMIN, A. H. V. (Coord.). Dano ambiental: preveno, reparao e represso. So Paulo: RT, 1992b. ______. A proteo do meio ambiente nos pases menos desenvolvidos: o caso da Amrica Latina. Revista de Direito Ambiental, So Paulo, v. 0, p. 102-103, 1995. BOBBIO, N. Teoria do ordenamento jurdico. In: Teoria geral do Direito. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2008.

10

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

BRASIL. Declarao do Rio de Janeiro sobre meio ambiente e desenvolvimento. Rio de Janeiro, jun. 1992. CANOTILHO, J. J. G. Direito constitucional e teoria da Constituio. 6. ed. Coimbra: Almedina, 1993, p. 220. CAPPELLI, S. Ao civil pblica ambiental: a experincia brasileira, anlise de jurisprudncia. Revista de Direito Ambiental, So Paulo, v. 33, p. 184, 2005. COMISSO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundao Getulio Vargas, 1991, p. 46. COMPARATO, F. K. A funo social da propriedade dos bens de produo. In: CONGRESSO NACIONAL DE PROCURADORES DE ESTADO, 12. Anais. Salvador: PGE-BA, 1986, p. 81. ______. A afirmao histrica dos direitos humanos. So Paulo: Saraiva, 1999. CRETELLA JR., J. Os cnones do direito administrativo. Revista de Informao Legislativa, Braslia, v. 25, n. 97, p. 7, jan./mar. 1988. DALLARI, D. A. Elementos da teoria geral do Estado. 28. ed. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 125-126. DERANI, C. Direito ambiental econmico. So Paulo: Max Limonad, 1997, p. 174. DECLARAO MINISTERIAL DE BERGEN SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DA REGIO DA COMUNIDADE EUROPEIA. Bergen, Noruega, maio 1990.

FERRAZ JR., T. S. Introduo ao estudo de Direito. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008, p. 166-167. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionrio eletrnico Aurlio Buarque de Holanda. So Paulo: Nova Fronteira, 2000. FREITAS, J. A interpretao sistemtica do Direito. 4. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. FREITAS, V. P. O poder judicirio e o direito ambiental no Brasil. Revista do Advogado, So Paulo, AASP, n. 102, 2009. GRAU, E. R. A ordem econmica na Constituio de 1988: interpretao e crtica. So Paulo: RT, 1990, p. 180-196.
HOUAISS, A. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. JONAS, H. Le principe responsabilit: une thique pour la civilisation technologique. Traduo francesa de J. Greisch. Paris: CERF, 1990, p. 61-68. LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriao social da natureza. Traduo de L. C. Cabral. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006, p. 249-250. LEMOS, P. F. I. Meio ambiente e responsabilidade civil do proprietrio: anlise do nexo causal. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008a, p. 60. ______. Direito ambiental: responsabilidade civil e proteo ao meio ambiente. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008b, p. 62. MACHADO, P. A. L. Direito ambiental brasileiro. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 1998, p. 64. MALUF, C. A. D. Limitaes ao direito de propriedade. 2. ed. So Paulo: RT, 2005, p. 77-78. MARTIN, G. Direito do ambiente e danos ecolgicos. Revista Crtica de Cincias Sociais, Coimbra, v. 31, p. 129, mar. 1991. MARTIN MATEO, R. Derecho ambiental. Madrid: Instituto de Estdios de Administracin Local, 1977, p. 85-86.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

11

MILAR, E. Direito do ambiente: a gesto ambiental em foco. 6. ed. atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. NALINI, J. R. Defesa do meio ambiente no admite lenincia, 23 jun. 2009. Entrevista concedida ao site: <http://www.observatorioeco.com.br/>. NEVES, M. A constitucionalizao simblica. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 43. PERLINGIERI, P. Perfis do direito civil: introduo ao direito civil constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 1999, p. 226. PRIEUR, M. Droit de lenvironment. 5. ed. Paris: Dalloz, 2004, p. 71. SANDS, P. Principles of international law. New York: Manchester University Press, [s.d.], p. 213. SILVA, J. A. Direito constitucional positivo. 6. ed. So Paulo: RT, 1990, p. 162. ______. Curso de direito constitucional positivo. 27. ed. So Paulo: Malheiros, 2006, p. 655.

A LEI DE CRIMES AMBIENTAIS FRENTE EVOLUO DO DIREITO AMBIENTAL: SANES VERSUS INCENTIVOS

1 INTRODUO

notria, nos tempos atuais, a significativa evoluo do direito ambiental brasileiro. A cada ano, mais e mais entidades civis e rgos pblicos amadurecem a questo do meio ambiente, inserindo o Brasil no papel de pioneiro no cenrio jurdico ambiental internacional. No toa, como se nota, que o pas foi sede de uma das mais importantes conferncias internacionais sobre meio ambiente, a conhecida Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1992; e tambm o ser em 2012 Rio + 20. Desde ento, a questo ambiental s ganhou importncia. J termo cotidiano, por exemplo, o desenvolvimento sustentvel, desconhecido at o final da dcada de 1980. Tambm se fala muito sobre crditos de carbono, termo inexistente antes da referida conferncia. Outro termo que merece destaque, tambm largamente utilizado nos acordos da ECO-92 apesar de ter existncia anterior ao encontro o incentivo. Com a finalidade de alcanar um maior cumprimento dos tratados internacionais, o uso de incentivos driblou as dificuldades que o direito internacional encontrava para a aplicao de sanes note-se que no existe autoridade supranacional capaz de coagir os Estados soberanos, no caso de descumprimento. As convenes internacionais ganharam eficcia, fato que trouxe resultados positivos ao homem e ao meio ambiente. Como no poderia deixar de ser, a tendncia ao uso de incentivos perpassou a esfera internacional e chegou ao direito domstico dos Estados. Pois bem. Nesse cenrio, estudar-se- a Lei no 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, sob a perspectiva da evoluo do direito ambiental. Tecer-se-o comentrios sobre as sanes previstas na lei para os crimes e as infraes administrativas, questionando sua eficcia perante a possibilidade de concesso de incentivos s condutas pr-ambiente. Como ser notado, a Lei de Crimes Ambientais registrou um marco na histria legislativa brasileira, prevendo, de forma pioneira, a responsabilizao penal da pessoa jurdica. Por este e outros motivos, a lei foi alvo de severas crticas de uma parte da doutrina, enquanto era festejada por outra parcela dos aplicadores do Direito. Independentemente das manifestaes, fossem contrrias ou favorveis, a Lei no 9.605/1998 persistiu praticamente inclume, chegando aos dias atuais como principal substrato para a responsabilizao penal e administrativa. A norma conquistou os tribunais, definiu a jurisprudncia e orientou, ainda que pecaminosamente, a fiscalizao e a punio daqueles que praticam atos potencial ou efetivamente lesivos ao meio ambiente.
2 BREVES CONSIDERAES A RESPEITO DA LEI NO 9.605/1998

A Lei no 9.605/1998 foi publicada em 13 de fevereiro de 1998, com dez vetos, e entrou em vigor no ordenamento jurdico brasileiro em 30 de maro do referido ano. Apesar do nome, a lei no se restringe a estabelecer sanes para crimes ambientais, tratando tambm de infraes administrativas e da cooperao internacional para a preservao do meio ambiente. Trata-se de um dos grandes marcos da evoluo jurdica do direito do ambiente no Brasil, a se somar com outras importantes normas de mbito federal que foram promulgadas entre a dcada de 1960 e os tempos atuais por exemplo, as Leis nos 4.771/1965, 6.766/1979, 6.938/1981, 7.347/1985, 9.433/1997 e 9.985/2000. Como bem ressalta o mestre Milar (2009),
() em todo o territrio nacional ecoaram manifestaes e polmicas a respeito dessa lei: o jurista e professor de direito penal Miguel Reale Jr., escrevendo logo aps a sua edio, classificou-a como hedionda; os ambientalistas acusaram-na de tmida; e os representantes de setores por ela afetados ainda a rotulam de draconiana.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

13

Prado (1998a) tambm critica o legislador, o qual teria sido prdigo () no emprego de conceitos amplos e indeterminados permeados, em grande parte, por impropriedades lingsticas, tcnicas e lgicas , o que contrasta com o imperativo inafastvel de clareza, preciso e certeza na descrio das condutas tpicas. Com efeito, a falta de tcnica na construo dos tipos demasiadamente abertos acaba por ferir, entre outros, os princpios da legalidade, da ampla defesa e do contraditrio, uma vez que dificultam a resposta do ru acusao apresentada. Sem qualquer dvida, a ttulo de exemplo, torna-se hercleo apresentar preliminares ou contestar, no mrito, uma acusao de causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora (BRASIL, 1998). Convm destacar, nesse sentido, o princpio do nullum crimem nulla poena sine typo, reconhecido pelo Cdigo Penal Ptrio e pela maioria das legislaes penais aliengenas. Pelo princpio, como se sabe, no h crime sem que exista prvia cominao de pena para um tipo determinado. Em outras palavras, para que determinada conduta seja considerada crime, necessrio que a lei a tenha previsto como tal, por meio de um tipo penal. o que ensina o emrito doutrinador Freitas (2005):
Por um lado, o fato social s poder ser punido uma vez adequado a uma definio legal. Por outro lado, por fora de tal princpio [nullum crimem nulla poena sine typo], essa definio deve ser clara e precisa, no se admitindo expresses equivocadas ou ambguas.

Entretanto, como bem sustenta o prprio Freitas (2005), citando Canotilho,


() a descrio detalhada, imposta pelo princpio da tipicidade, parece-nos de todo impossvel para o legislador num domnio to imutvel como o do meio ambiente, em que so pensveis inmeras actividades desaconselhadas e inmeros resultados lesivos.

Por isso, muito frequentemente, o direito penal ambiental se vale das denominadas normas penais em branco, as quais estabelecem tipos penais que dependem de outras normas e conceitos tcnicos para a correta subsuno da conduta. Essa complementao que no ofende o princpio da legalidade, destaque-se constitui uma forma de possibilitar os mecanismos de punio. Posto isso, imperioso aceitar que a Lei de Crimes Ambientais, seja pela dificuldade em tipificar as condutas lesivas ao meio ambiente, seja pela desateno do legislador, contenha imperfeies. Vale frisar, todavia, que estas podem ser sanadas, garantindo a aplicabilidade da lei. No por outro motivo, como reconhecido por uma parcela da doutrina, o referido diploma tido como um avano poltico na defesa do meio ambiente, por inaugurar um sistema de punio administrativa com sanes determinadas, bem como por tipificar, ainda que sem grandes pormenores, os crimes ambientais. Merecem tambm destaque, como inovaes da Lei n o 9.605/1998: i) a incluso de tipos culposos; ii) a criao de penas restritivas de direito, fato que fortalece o papel dos implementadores da legislao ambiental Ministrio Pblico, rgos ambientais fiscalizadores, polcia e Poder Judicirio; e iii) reparao do dano como requisito para o reconhecimento da extino da punibilidade, nos casos de suspenso da pena e para a concesso da transao penal. Com isso, torna-se possvel o desenvolvimento de doutrina e jurisprudncia calcadas em bases concretas. Ainda assim, o maior avano, ressalta Milar (2009), () fica por conta da expressa previso da responsabilidade penal da pessoa jurdica nos crimes ambientais, objeto permanente de acalouradas discusses doutrinrias, mas que vem encontrando eco em nossos tribunais. Feitas essas consideraes, passar-se- a uma anlise da Lei de Crimes Ambientais frente evoluo do direito ambiental, considerando a dialtica entre a cominao de sanes para condutas lesivas versus a previso de incentivos para condutas pr-ambiente. De incio, convm lembrar que a Lei no 9.605/1998, na esteira do direito penal, buscou estabelecer punies, as quais deveriam ser aplicadas ao autor das condutas efetiva ou potencialmente lesivas ao meio ambiente fossem crimes ou infraes administrativas.

14

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

Sabe-se que, dez anos antes da publicao da lei, j previa a Constituio Federal, em seu Art. 225, 3o, que As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Com isso, estabeleceu-se que, tanto a pessoa fsica quanto a pessoa jurdica, poderiam ser responsabilizadas nas esferas civil, penal e administrativa. Na Lei de Crimes Ambientais, as sanes por crime seriam: i) privativas de liberdade; ii) restritivas de direito; ou iii) multa. No caso de infraes administrativas, esta lei estabelece dez tipos de sanes, entre as quais podem ser citadas, a ttulo de exemplo, a advertncia, a imposio de multa, a demolio de obra e a pena restritiva de direitos. Como se v, todo o sistema se volta para a punio da conduta lesiva ao meio ambiente, sem mais questionamentos quanto s causas do ato, s dificuldades do particular ou ao escopo maior das leis ambientais, qual sejam, a preveno e a reparao dos danos ao meio ambiente. Nesse artigo, buscar-se- demonstrar que a previso de incentivos para uma conduta desejada pode trazer mais benefcios ao meio ambiente, alm de trazer eficcia s normais ambientais e garantir sua aplicabilidade, com menor onerosidade aos cofres pblicos. Para tanto, passar-se- a tecer alguns comentrios acerca da responsabilidade ambiental.
3 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A Constituio Federal de 1988, repise-se, estabeleceu que as atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao civil de reparar o dano. Em mbito civil, a responsabilidade do poluidor j era prevista pela Lei no 6.938/1981, a qual previa a obrigao de indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, independentemente da existncia de culpa Art. 14, 1o. Portanto, a legislao brasileira adota, em matria ambiental, o regime da responsabilidade objetiva. Como consequncia da adoo desse regime, pode-se dizer que a responsabilidade civil ambiental depende, apenas e to somente, da presena de dois elementos: i) o dano ambiental; e ii) o nexo de causalidade entre a leso e uma determinada atividade. Por sua vez, a responsabilidade penal subjetiva, isto , depende de prova de dolo ou culpa por parte do agente, alm dos demais requisitos legais, como a tipicidade e a antijuridicidade. Nos termos da Lei no 9.605/1998, responde por crime ambiental quem, comprovadamente, lhe deu causa, seja pessoa fsica, seja pessoa jurdica. Em outras palavras, tem-se que a sano penal personalssima, devendo ser cumprida pelo prprio agente que praticou a conduta. Em termos prticos, desde 1998, as pessoas jurdicas podem ser processadas e responsabilizadas criminalmente, desde que se verifique: i) que a infrao tenha sido cometida em interesse ou benefcio da empresa; e ii) por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, nos ditames do Art. 3o da Lei de Crimes Ambientais. Note-se, tambm, que a responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui a das pessoas fsicas, autoras, coautoras ou partcipes do mesmo fato, na medida em que a empresa, por si, no comete crimes. o que define o Pargrafo nico do Art. 3o da lei em comento. Por fim, a responsabilidade administrativa1 est ligada s condutas que violem () as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente, nos moldes do Art. 70 da Lei no 9.605/1998. A prtica de uma infrao administrativa poder dar ensejo lavratura, por parte dos rgos ambientais competentes, de um auto de infrao ambiental, com imposio de penalidades. Muito resumidamente, como restou demonstrado, pode-se dizer que a responsabilidade ambiental encontra lastro nas Leis nos 6.938/1981 e 9.605/1998, bem como na Constituio Federal de 1988. Para os
1. H significativa divergncia na doutrina quanto ao carter subjetivo ou objetivo da responsabilidade administrativa.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

15

fins deste artigo, nossa anlise dever se restringir Lei de Crimes Ambientais, a qual aborda sanes penais e administrativas. Ao de logo, vale mencionar que, j no ano de 1984, quando se elaborou a exposio de motivos da reforma do Cdigo Penal, previu-se a reduo da aplicabilidade da pena privativa de liberdade, defendendo-se o seu uso apenas nos casos de reconhecida necessidade. O intuito, na oportunidade, era o de reduzir as aes crimingenas cada vez maiores dentro do crcere. Da se percebe que a imposio de sanes privativas de liberdade em pouco contribuiu para a reduo da violncia na sociedade. Como no poderia deixar de ser, o mesmo raciocnio vlido para o direito penal ambiental. No haveria benefcios para a sociedade, nem para o meio ambiente, se fossem impostas ainda mais punies de recluso ou deteno aos autores de delitos. Caminhou bem o legislador, portanto, quando previu, no Art. 7o da Lei no 9.605/1998, a possibilidade de substituio das penas privativas de liberdade por restritivas de direito, no caso de crimes ambientais. Para tanto, estabeleceu duas condicionantes: i) tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos; e ii) tratar-se da culpabilidade, dos antecedentes, da conduta social e da personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias do crime indicarem que a substituio seja suficiente para efeitos de reprovao e preveno do crime. Cumpridas as condicionantes, podem ser aplicadas as cinco penas restritivas de direito previstas no Art. 8o, quais sejam: i) prestao de servios comunidade; ii) interdio temporria de direitos; iii) suspenso parcial ou total de atividades; iv) prestao pecuniria; e v) recolhimento domiciliar. Muito embora tenha havido esse avano significativo na aplicabilidade das penas restritivas de direito para os crimes ambientais, as dificuldades da persecuo penal e do processo administrativo de punio das condutas lesivas ao meio ambiente permanecem. Por tantos motivos, defende-se como medida vlida a previso de incentivos para que no sejam praticados delitos ambientais, maneira como tem ocorrido no direito internacional ambiental. Por certo, existem situaes em que a concesso de uma sano positiva incentivo traz mais resultados benficos ao meio ambiente do que a imposio de uma sano negativa por exemplo, a prpria aplicao de uma pena restritiva de direitos. E mais, a concesso de incentivos pode significar menos gastos do errio pblico, por no exigir a movimentao de toda a mquina estatal punitiva, alm de contribuir com a reduo do inchao do Poder Judicirio. Como ser mais pormenorizadamente demonstrado a seguir, a Lei de Crimes Ambientais, ao mesmo passo em que estabelece sanes negativas para punir as condutas indesejveis, deveria tambm ceder espao s sanes positivas incentivos para as condutas saudveis ao meio ambiente.
4 O REGIME DE SANES

A Lei no 9.605/1998, estabelece sanes de ordem penal e administrativa. Na esfera penal, so previstas as penas: i) privativas de liberdade; ii) restritivas de direito; ou iii) multas. J na esfera administrativa, a lei vislumbra dez tipos de sanes, quais sejam: i) advertncia; ii) multa simples; iii) multa diria; iv) apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao; v) destruio ou inutilizao do produto; vi) suspenso de venda e fabricao do produto; vii) embargo de obra ou atividade; viii) demolio de obra; ix) suspenso parcial ou total de atividades; e x) restritiva de direitos. Essas sanes, como se sabe, so aplicveis a pessoas fsicas ou pessoas jurdicas, ressalvada a hiptese de pena privativa de liberdade, a qual s pode ser aplicada a pessoa fsica, por motivos que dispensam comentrios.

16

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

Pois bem. Antes do aprofundamento da questo, passemos a tecer alguns comentrios acerca do instituto da sano. Em obra clssica do Direito, Kelsen (2000) define sanes como () atos de coero que so estatudos contra uma ao ou omisso determinada pela ordem jurdica. E continua:
() as sanes no sentido especfico desta palavra aparecem no domnio das ordens jurdicas estaduais sob duas formas diferentes: como pena (no sentido estrito da palavra) e como execuo (execuo forada). Ambas as espcies de sanes consistem na realizao compulsria de um mal ou para exprimir o mesmo sob a forma negativa na privao compulsria de um bem ().

Para este doutrinador,


() apenas se deve considerar como juridicamente prescrita ou, o que o mesmo, como contedo de um dever jurdico uma certa conduta, quando a conduta oposta seja normada como pressuposto de um ato coercitivo que dirigido contra os indivduos que por tal forma se conduzam.

Esses ensinamentos permitem inferir que a sano negativa dever ser aplicada sempre que houver uma conduta indesejada, punvel nos termos da lei. De fato, a Lei de Crimes Ambientais penaliza aqueles que cometem atos potencial ou efetivamente lesivos ao meio ambiente. Referidas penalidades, como se sabe, buscam atender aos diversos anseios da sociedade e do meio ambiente, como: i) proteo da fauna e flora; ii) proteo dos recursos abiticos; iii) manuteno do ecossistema; iv) educao ambiental; e v) reparao dos danos ambientais, entre tantos outros. No entanto, as sanes nem sempre trazem resultados benficos ao meio ambiente, podendo at servir de empecilho ao correto tratamento das questes ambientais. Isso porque, a penalidade, em si, no capaz de trazer benefcios, a no ser que seja necessariamente acompanhada da reparao efetiva do dano ambiental. Almdisso,paraquesejadefinidootipopenal,aoqualapenalidadeestarassociada,soinmerasasdificuldades enfrentadas, a comear pela determinao da extenso do dano este pode estar restrito ao local ou estender-se por vrias regies; prejudicar somente os animais, ou se alastrar para a flora e outros recursos naturais; e trazer benefcios econmicos, como a criao de empregos, os quais, eventualmente, seriam superiores aos danos. Tambm extremamente difcil a descrio da conduta antijurdica, j que diversos campos da cincia devem ser considerados Geografia, Biologia, Climatologia, Agronomia, Fsica, Qumica etc. Nesse tom, considerou Freitas (2005) que () nos crimes contra o meio ambiente, a detalhada e exaustiva descrio do comportamento do agente mostra-se, na maioria das vezes, bastante difcil ou quase que impossvel. Tais dificuldades, quando transpostas ao processo inquritos, processos administrativos e aes judiciais em geral , causam transtornos nos rgos de fiscalizao, congestionam o Poder Judicirio, atravancam os rgos licenciadores e desafiam os aplicadores do Direito. Adentrando nas peculiaridades da Lei no 9.605/1998, destaque-se seu captulo V Arts. 29 a 69 , que divide os crimes contra o meio ambiente em cinco tipos: i) contra a fauna; ii) contra a flora; iii) contra poluio; iv) contra o ordenamento urbano e o patrimnio cultural; e v) contra a administrao ambiental. Para todos estes crimes foram previstas penas privativas de liberdade, podendo ser na modalidade de recluso ou deteno. Na esfera administrativa, as condutas infracionais no foram tipificadas, limitando-se a lei a estabelecer, no Art. 70, que Considera-se infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. (BRASIL, 1998). Quando se analisam esses dispositivos, percebe-se quo abrangentes e abstratos so os tipos penais criados, e quo genrica a definio de infrao administrativa. Nota-se, tambm, o exagero na aplicao de sanes a condutas que pouco ou nada trazem de prejuzos ao meio ambiente.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

17

Cite-se, por exemplo, o Art. 40 da lei, o qual prev que Causar dano direito ou indireto s Unidades de Conservao e s reas de que trata o art. 27 do Decreto 99.274, de 6 de junho de 1990, independentemente de sua localizao () sujeita a pessoa pena de recluso, de um a cinco anos. No fica claro, no tipo penal, o que se entende por dano direto ou indireto. Como seria aplicada, ento, essa norma? E mais: Como se defenderia o acusado em eventual ao penal? A lei tambm no define o que substncia txica, perigosa ou nociva quando pretende punir aquele que () produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depsito ou usar () tais produtos (BRASIL, 1998, Art. 56). Esses so alguns dos exemplos que podem ser citados para demonstrar dispositivos questionveis da Lei no 9.605/1998, no que tange definio dos tipos penais e aplicao de sanes. Por certo, muitos outros exemplos poderiam ser citados, o que no ser feito para evitar maiores delongas. Em continuidade, citar-se-o situaes em que, alm de haver enorme abrangncia no tipo penal, prev-se uma sano desproporcional ao dano efetivo ou potencialmente causado. Um exemplo o que se prev no Art. 39: Cortar rvores em floresta considerada de preservao permanente, sem permisso da autoridade competente. conduta, aplica-se a pena de deteno de um a trs anos ou multa, ou ambas cumulativamente. Da leitura, infere-se que, cortando duas ou 400 rvores, o infrator estar sujeito mesma pena, inclusive se as tivesse cortado para evitar que cassem por estarem podres em cima de sua casa ou tivesse sido construda anteriormente ao Cdigo Florestal, quando a rea no era classificada como de preservao permanente. Ou seja, o cdigo trata, igualmente, situaes que podem ser diametralmente opostas, possibilitando que sejam aplicadas penas desproporcionais condutas com pequeno potencial de dano. A mesma crtica pode ser aplicada ao Art. 48, o qual pune com deteno, de seis meses a um ano e multa, aquele que Impedir ou dificultar a regenerao natural de florestas e demais formas de vegetao. Sendo assim, o seringueiro que caminha diariamente por dentro da mata para chegar at seu local de trabalho, pode ser preso por um ano, por estar impedindo, ao pisar nas plantas, a regenerao da vegetao local. Como se percebe, h um distanciamento do princpio da proporcionalidade. E, da mesma forma, a desvalorizao do princpio da interveno mnima do direito penal. Nesse texto, no se deixe de mencionar que o direito penal a ultima ratio em matria de responsabilizao jurdica, aplicvel somente quando as demais instncias de responsabilizao civil e administrativa, que so menos punitivas j tenham se mostrado insuficientes. O princpio da interveno mnima do direito penal reconhece a liberdade como direito fundamental do homem e valor maior para a vida em sociedade, razo pela qual, somente quando for necessrio ao bem jurdico tutelado, a responsabilizao penal dever ser aplicada. Sobre a matria, Prado (1998b) ensina:
A orientao poltico-criminal mais acertada a de que a interveno penal na proteo do meio ambiente seja feita de forma limitada e cuidadosa. No se pode olvidar jamais que se trata de matria penal, ainda que peculiarssima, submetida de modo inarredvel, portanto, aos ditames rdigos dos princpios constitucionais penais legalidade dos delitos e das penas, interveno mnima e fragmentariedade, entre outros , pilares que so do Estado de Direito democrtico. A sano penal ultima ratio do ordenamento jurdico, devendo ser utilizada to somente para as hipteses de atentados graves ao bem jurdico ambiente. O Direito Penal nesse campo cinge-se, em princpio, a uma funo subsidiria, auxiliar ou de garantia de preceitos administrativos, o que no exclui sua interveno de forma direta e independente, em razo da gravidade do ataque.

Por tantos motivos, apesar do inegvel avano que a Lei no 9.605/1998 trouxe ao direito ambiental domstico, inmeras so as crticas que podemos apontar quanto s definies dos tipos penais, generalidade do conceito de infrao administrativa e s sanes impostas.

18

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

Uma alternativa que se prope para alcanar uma maior eficcia da lei a concesso de incentivos a determinados tipos de condutas, conforme se ver a seguir.
5 O REGIME DE INCENTIVOS

Feitas as consideraes sobre as sanes, passar-se- a tratar o termo incentivo de forma genrica. Importante salientar, desde logo, que o emprego do termo incentivo pode se dar nos mais variados campos da cincia e dos ramos de estudo. Todavia, de forma a no se distanciar do tema deste artigo, o foco ser a abordagem nos aspectos jurdicos, essencialmente no que se refere ao Direito. O vocbulo incentivo tem sua origem no latim incentivus e, na definio do Dicionrio Brasileiro Contemporneo, aquilo que excita ou estimula; estimulante; s.m. estmulo; o que estimula (FERNANDES, 1969). A mesma definio trazida no Pequeno Dicionrio Brasileiro da Lngua Portuguesa (FERREIRA, 1969). Da infere-se que a ideia de incentivo est intimamente ligada a estmulo, excitao. O incentivo capaz de modificar determinada situao, podendo levar dinamicidade ao que era esttico. Dessa forma, capaz de corrigir determinada situao de erro, desde que o estmulo seja no sentido de correo. Com isso, se antes no havia motivos ou estmulos para o sentido correto, agora h. Ocorre que, muitas vezes, para que sejam alcanadas determinadas metas, em vez de incentivos, so criadas sanes para o caso de descumprimento. Assim, pune-se o erro, quanto se poderia conceder estmulo atitude correta. o que se pode observar em algumas normas de direito, na educao, no esporte, no comrcio. Em sua obra, Kelsen (2000) observa:
() conforme o modo pelo qual as aes humanas so prescritas ou proibidas, podem distinguir-se diferentes tipos tipos ideais, no tipos mdios. A ordem social pode prescrever uma determinada conduta humana sem ligar observncia ou no observncia deste imperativo quaisquier consequncias. Tambm pode, porm, estatuir uma determinada conduta humana e, simultaneamente, ligar a esta conduta a concesso de uma vantagem, de um prmio, ou ligar conduta oposta uma desvantagem, uma pena (no sentido mais amplo da palavra). O princpio que conduz a reagir a uma determinada conduta com um prmio ou uma pena o princpio retributivo (Vergeltung). O prmio e o castigo podem compreender-se no conceito de sano. No entanto, usualmente, designa-se por sano somente a pena, isto , um mal a privao de certos bens como a vida, a sade, a liberdade, a honra, valores econmicos a aplicar como consequncia de uma determinada conduta, mas j no o prmio ou a recompensa.

Resta claro, pelo exposto, que h duas opes para o regramento das condutas: i) punio para a conduta indesejada; e ii) incentivo conduta desejada. No tpico anterior, tentou-se mostrar como algumas sanes da Lei de Crimes Ambientais so questionveis do ponto de vista da eficcia, principalmente se postas frente ao escopo principal da legislao ambiental a preveno e a recuperao dos danos ao meio ambiente. Nesse tpico, sero apontados os benefcios que podem advir da concesso de incentivos para condutas pr-ambiente. Com efeito, os incentivos tambm denominados sanes premiais2 tm funo jurdica primordial no Estado de direito. Isso porque, no mbito interno do Estado, evitam que a mquina estatal exera demasiadamente seu poder de polcia para o cumprimento das normas jurdicas. No se deixe de mencionar que a previso de sano punitiva exige fiscalizao do Estado e, sendo detectado o descumprimento, a aplicao da penalidade prescrita deve acontecer. esse, justamente, o poder de polcia. Nesse sentido, Kelsen (2000) estabeleceu que () no domnio de uma ordem jurdica pode surgir uma situao e de fato surgem tais situaes ()
2. Neste artigo, utilizou-se o termo sano de modo genrico para se referir ideia kelseniana de atos de coero que so estatudos contra uma ao ou omisso determinada pela ordem jurdica.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

19

em que uma determinada conduta humana, e, ao mesmo tempo, a conduta oposta, tm uma sano como consequncia. Os incentivos, por sua vez, dispensam o exerccio estatal do poder de polcia, j que a consequncia da conduta do particular fica em mbito privado, qual seja, o benefcio do incentivo. Isso gera, entre outros fatores positivos, a reduo dos gastos do Estado, alm da diminuio da sua fora coercitiva perante a iniciativa privada. No por outro motivo, cada vez mais notrio o uso de incentivos nas previses normativas do Direito, principalmente em matria de meio ambiente. A ttulo de exemplo, no estado de So Paulo, cite-se a Lei Estadual no 13.798/2009, que cria a Poltica Estadual de Mudanas Climticas. A norma prev, em seu Art. 9o, 2o, a concesso de incentivos para pessoas que, voluntariamente, aderirem ao sistema de registro pblico de emisses de gases, sob responsabilidade do Estado. So eles: i) fomento para redues de emisses de gases de efeito estufa; ii) ampliao do prazo de renovao de licenas ambientais; iii) priorizao e menores taxas de juros em financiamentos pblicos; iv) certificao de conformidade; e v) incentivos fiscais. Em mbito federal, cite-se a Lei no 11.428/2006, a qual tratou da utilizao e proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica. A Lei da Mata Atlntica, como ficou nacionalmente conhecida, prev que, sem prejuzo das obrigaes assumidas pelos proprietrios e posseiros, poderiam ser concedidos incentivos econmicos para estimular a proteo e o uso sustentvel do bioma Art. 33. A mesma lei, no Art. 41, ainda prev a concesso de incentivos creditcios para o proprietrio ou posseiro que tenha vegetao primria ou secundria em estgios avanado e mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica. Com isso, os pequenos produtores rurais e as populaes tradicionais tero prioridade na concesso de crdito agrcola inciso I do Art. 41. Destaque-se, tambm em nvel federal, a recm publicada Lei no 12.187/2009, que instituiu a Poltica Nacional sobre Mudana do Clima (PNMC). No Art. 5o, inciso VII, previsto como diretriz da PNMC a utilizao de instrumentos financeiros e econmicos para promover aes de mitigao e adaptao mudana do clima. Como instrumentos da poltica nacional, prevm-se medidas fiscais e tributrias destinadas a estimular a reduo de emisses e remoo de gases de efeito estufa, incluindo alquotas diferenciadas, isenes, compensaes e incentivos, a serem estabelecidos em lei especfica Art. 6o, inciso VI. No campo jurdico internacional, podemos citar a Conveno sobre Diversidade Biolgica, assinada na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, que trouxe a possibilidade de serem constitudos direitos sobre os recursos genticos propriedade intelectual , como forma de equilibrar a relao entre os pases detentores de biotecnologia e os pases detentores de biodiversidade. Os objetivos principais da conveno eram, nos termos do Art. 1o,
() a conservao da diversidade biolgica, a utilizao sustentvel de seus componentes e a repartio justa e equitativa dos benefcios derivados da utilizao dos recursos genticos, mediante, inclusive, o acesso adequado aos recursos genticos e a transferncia adequada de tecnologias pertinentes, levando em conta todos os direitos sobre tais recursos e tecnologias, e mediante financiamento adequado (CONVENO SOBRE DIVERSIDADE BIOLGICA, 2009).

Seria possvel, nos moldes tradicionais, que a mencionada conveno delimitasse seus objetivos e estabelecesse sanes, caso no houvesse cumprimento. No entanto, demonstrando a evoluo do direito internacional ambiental, em busca da eficcia das normas jurdicas internacionais de proteo aos direitos difusos, o tratado internacional criou incentivos. Um dos incentivos que merece destaque a possibilidade de obteno de patentes e, com isso, rendimentos econmicos com os royalties sobre determinados recursos genticos. Dessa forma, incentivada a pesquisa e, respeitados os preceitos do tratado, possvel uma repartio justa e equitativa dos benefcios oriundos da utilizao dos recursos genticos.

20

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

Ainda no mbito internacional, cite-se a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima (2009), a qual, por meio do Protocolo de Quioto (2009) assinado em 1997 , previu mecanismos de mercado que possibilitaram o auferimento de renda para aqueles que reduzissem as emisses de gases causadores de efeito estufa. o caso, por exemplo, do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), previsto no Art. 12 do referido protocolo. O MDL permite que pases em desenvolvimento faam projetos de reduo de emisses e vendam os crditos de carbono a pases desenvolvidos. Alm da venda dos crditos, os pases em desenvolvimento podem contar com investimentos na prpria elaborao do projeto de MDL, bem como a transferncia de tecnologia e expertise. Note-se que, uma vez assinada e ratificada a conveno do clima, todas as partes deveriam ter suas emisses controladas, nos termos do que foi definido, sob pena de descumprimento do tratado. Ocorre que, por certo, no simples a alterao do funcionamento de todo um parque industrial, de uma poltica ambiental domstica, de um sistema agropecurio, do tratamento do lixo, da eficincia energtica, entre outras mudanas possveis e necessrias para uma reduo nas emisses de gases de efeito estufa. Dessa forma, devido ao alto custo das mudanas e sua complexidade, haveria um risco considervel de que o objetivo da conveno no fosse alcanado. Para que isso no ocorresse, valendo-se dos moldes tradicionais dos tratados internacionais, poderiam ser criadas sanes, a serem aplicadas coercitivamente contra os pases que descumprissem o acordo. Todavia, essa provavelmente no seria uma opo eficaz j que, necessariamente, os pases que deveriam reduzir suas emisses so grandes potncias mundiais. Nesse raciocnio, restariam prejudicados os termos do acordo internacional, e seus resultados seriam insignificantes. Buscou-se, ento, a criao de um outro mecanismo com vista ao cumprimento dos termos do tratado internacional. O resultado foi a previso de incentivos, entre os quais destacamos os crditos de carbono. Trata-se, como se v, de medidas incentivadoras para o cumprimento do acordo internacional, cujo escopo principal a reduo e a estabilizao dos gases de efeito estufa em nveis que no prejudiquem a sade humana e o meio ambiente. Pelo exposto, faz-se de toda eficaz a concesso de incentivos para se lograr um maior cumprimento dos acordos, seja na esfera internacional, seja em nvel domstico. Com efeito, a evoluo do direito ambiental mostra que medidas coercitivas oneram o Estado e atravancam o desenvolvimento socioeconmico. Muito mais benfico ao homem e ao meio ambiente seria, sem o abandono das medidas educativas e punitivas desde que com racionalidade e proporcionalidade , a concesso de incentivos queles que pratiquem condutas sadias ao meio ambiente. A seguir, tentar-se- vislumbrar algumas situaes pontuais em que isso se faz possvel, na Lei de Crimes Ambientais.
6 A LEI NO 9.605/1998 E OS POSSVEIS INCENTIVOS

Como bem percebeu a doutrina, o criminoso ambiental, via de regra, no oferece maior periculosidade, razo pela qual no precisa ser recolhido ao crcere (FREITAS, 2005). O criminoso ou infrator ambiental tem um perfil que o diferencia dos que praticam outros ilcitos penais. Em geral, os crimes so socialmente aceitos, sem envolverem violncia contra a pessoa e esto ligados, normalmente, a aspectos econmicos. Penaliza-se, na maior parte das vezes, o fazendeiro, o mateiro, o dono de pequena propriedade rural ou o prestador temporrio de servios. No por outra razo, na medida em que tais criminosos deixarem de ter motivos para descumprir a lei no por temerem a sano, muitas vezes desconhecidas, mas por interesse no incentivo a ser concedido , dever haver reduo de atividades danosas ao meio ambiente.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

21

No jargo popular, se a floresta em p valer mais do que a madeira ilegalmente cortada, no haver crime por corte de rvores. Dessa forma, se houver um patrocnio queles que deixarem de queimar a cana ou outro tipo de vegetao, no dever mais haver degradao da qualidade do ar. Na oportunidade, convm abrir um parntese para esclarecer que no se pretende presentear os criminosos. Muito pelo contrrio, tenta-se encontrar uma alternativa para que o verdadeiro escopo da legislao ambiental seja alcanado. O beneficiado, ressalte-se, ser aquele que praticar conduta favorvel ao equilbrio do meio ambiente. Com isso, ser possvel aliviar o trabalho exaustivo e complexo dos rgos fiscalizadores e aplicadores das punies legais, os quais, nem sempre, conseguem encontrar a soluo mais benfica ao homem e seu ambiente e quem paga por isso a sociedade. Tambm no se pretende, deixe-se claro, revogar as disposies da Lei de Crimes Ambientais. As normas punitivas, por serem aplicveis a condutas j praticadas, no so desarmnicas com as normas incentivadoras, uma vez que estas ltimas aplicam-se em um momento anterior pratica delituosa. Exemplo disso a Lei da Mata Atlntica (Lei no 11.428/2006), j citada no presente artigo, que aplica sanes s condutas lesivas ao meio ambiente, sem dispensar a concesso de benefcios econmicos e os creditcios aos praticantes de condutas condizentes com o equilbrio ecolgico. Pois bem. Por tantos motivos, bem-vinda uma reviso dos termos da Lei de Crimes Ambientais, seja para o seu aperfeioamento tcnico definio pormenorizada dos tipos penais, penas proporcionais aos danos causados etc. , seja para sua maior eficcia. Deve ser estudada a possibilidade de concesso de benefcios queles que deixarem de praticar condutas danosas ao meio ambiente, ou que, proativamente, desenvolverem prticas que causem impactos positivos. A ttulo de contribuio, propor-se- que seja considerada a possibilidade de concesso de incentivo econmico queles que deixarem de desmatar sua propriedade. Sabe-se que, em algumas regies do Brasil, a principal atividade econmica , justamente, o desmate. As consequncias negativas dessa prtica so inmeras, seja para o homem, seja para o meio ambiente. A recuperao ambiental posterior dessas reas custaria milhares, seno milhes de reais. Alm disso, muitas vezes so gastas quantias significativas para tratar as doenas advindas da migrao de insetos e animais peonhentos da mata para a sociedade. Numerosos tambm so os investimentos no aparelhamento dos fiscais e dos rgos que devero julgar e punir os malfeitores. Por certo, a soma de todos esses gastos poderia ser distribuda entre aqueles que, simplesmente, deixassem de degradar. Com isso, no haveria perdas ambientais, centenas ou milhares de processos deixariam de existir e a economia local sofreria um input positivo, entre outras consequncias. Na Lei de Crimes Ambientais, os Arts. 38 a 40, por exemplo, poderiam contar com a concesso do referido incentivo. Nesse ritmo, o governo federal tem tomado medidas de carter incentivador para a reduo do desmatamento na Amaznia. Uma medida j adotada foi a edio do Decreto no 6.527/2008, que cria o Fundo Amaznia. Esse, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), receber doaes de entidades de todo o mundo e est voltado para aes de () preveno, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoo da conservao e do uso sustentvel no bioma amaznico (Art. 1o). A primeira doao ao fundo foi realizada pelo governo da Noruega,3 no valor de 700 milhes de coroas norueguesas, montante a ser entregue at 2015, conforme sejam efetivamente comprovadas as medidas tomadas pelo governo brasileiro na reduo do desmatamento. Em mbito internacional, tambm voltado reduo do desmatamento, foi recentemente criado o mecanismo denominado Reduction of Emissions from Deforestation and Degradation (REDD) em portugus, Reduo de Emisses por Desmatamento e Degradao o referido mecanismo possibilita, em apertada sntese, que proprietrios de matas naturais sejam compensados pela proteo que tenham dado as florestas.
3. Informao disponvel em: <http://www.fundoamazonia.gov.br/FundoAmazonia/fam/site_pt/doacoes.html>. Acesso em: 10 dez. 2009.

22

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

O governo brasileiro, por meio do Ministrio do Meio Ambiente (MMA), ciente dos benefcios que o mecanismo traria economia e ao meio ambiente do pas, editou a Portaria MMA no 273, de 17 de agosto de 2009, criando o Grupo de Trabalho responsvel por subsidiar a posio do ministrio sobre o REDD. Os resultados, at agora, foram positivos, j que, pelo menos 18 projetos de REDD esto previstos.4 Por tantos motivos, a previso de incentivos na Lei de Crimes Ambientais significaria um avano na legislao ambiental e um reconhecimento dos esforos do governo e da comunidade internacional em matria de meio ambiente. Mais especificamente, nos casos dos crimes contra a flora que estejam relacionados ao desmatamento, muitas so as possibilidades de concesso de sanes premiais pessoa que proteger o ambiente.
7 CONSIDERAES FINAIS

A Lei de Crimes Ambientais, apesar de selar a responsabilidade penal das pessoas fsicas e jurdicas, bem como servir de substrato legal para toda punio administrativa e penal aos atos que causem danos ao meio ambiente, traz imperfeies que merecem ser revistas. Com efeito, as falhas na definio dos tipos penais e o distanciamento do princpio da interveno mnima do direito penal, entre outros pontos celeumticos, acabam por prejudicar a eficcia da norma. Alm disso, como demonstrado no presente estudo, nem sempre a aplicao de sanes traz o melhor resultado para o homem e o meio ambiente. Isso porque, ao se deparar com a complexidade da matria ambiental a qual envolve diferentes campos da cincia, como a Biologia, Geografia, a Climatologia, a Agronomia etc. os rgos ambientais dificilmente conseguem chegar a melhor soluo. Tais dificuldades, quando transpostas ao processo inquritos, processos administrativos, aes judiciais em geral , causam transtornos nos rgos de fiscalizao, congestionam o Poder Judicirio, atravancam os rgos licenciadores e desafiam os aplicadores do Direito. Por isso, exemplo do que se observa na esfera jurdica internacional e j em algumas normas do direito ambiental brasileiro, o legislador pode lanar mo da concesso de benefcios para prevenir os danos ao meio ambiente. A Lei de Crimes Ambientais, nas situaes em que tentamos apontar neste artigo, poderia ter concedido tais incentivos. Isso, claro, sem prejuzo s j existentes sanes e obrigaes de reparao do dano impostas ao criminoso ou ao infrator ambiental. Na oportunidade, repise-se, no se defende fazer ao de caridade nem mesmo presentear o criminoso. Muito pelo contrrio, objetiva-se encontrar uma alternativa para que o verdadeiro escopo da legislao ambiental seja alcanado, qual sejam, a preveno e a reparao dos danos ao meio ambiente. O beneficiado, registre-se, ser somente aquele que praticar conduta favorvel ao equilbrio deste.

REFERNCIAS

ACCIOLY, H. Manual de direito internacional pblico. So Paulo: Saraiva, 1948. AZEVEDO, C. M. A.; AZEVEDO, E. A. A trajetria inacabada de uma regulamentao. Revista Eletrnica ComCincia, SBPC, n. 26, 2000. Disponvel em: <http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/bio11.htm>. Acesso em: 10 dez. 2009. BOSON, G. B. M. Curso de direito internacional pblico. Belo Horizonte: Bernardo lvares Editora, 1958. BRASIL. Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Presidncia da Repblica. Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias. Braslia: Congresso Nacional, 1998. COIMBRA, A. O outro lado do meio ambiente. So Paulo: Millennium, 2002.
4. Informaes disponveis em: <http://www.cop15brasil.gov.br/pt-BR/?page=noticias/brasil-jaa-possui-18-projetos-de-redd>. Acesso em: 10 dez. 2009.

Direito Ambiental Brasileiro ; Lei dos Crimes Ambientais

23

CONVENO-QUADRO DAS NAES UNIDAS SOBRE MUDANA DO CLIMA. Disponvel em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0005/5390.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2009. CONVENO SOBRE DIVERSIDADE BIOLGICA. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_chm_rbbio/_arquivos/cdbport_72.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2009. FERNANDES, F. Dicionrio brasileiro contemporneo. 2. ed. So Paulo: Editora Globo, 1969. FERREIRA, A. B. H. Pequeno dicionrio brasileiro da lngua portuguesa. 11. ed. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1969. FRANGETTO, F. W.; GAZANI, F. R. Viabilizao jurdica do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) no Brasil. So Paulo: Peirpolis, 2002. FREITAS, G. P. Direito penal ambiental. Barueri: Manole, 2005. FREITAS, V. P.; FREITAS, G. P. Crimes contra a natureza. 8. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. KELSEN, H. Teoria pura do direito. So Paulo: Martins Fontes, 2000. LEMOS, P. F. I. Meio ambiente e responsabilidade civil do proprietrio. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. MARINHO, Y. R. Crditos de carbono: incentivo do direito internacional ambiental. 2008. Monografia (Graduao) Faculdade de Direito do Largo de So Francisco, So Paulo, 2008. MILAR, E. Direito do ambiente. 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. MILAR, E.; COSTA JR., P. J. Direito penal ambiental: comentrios a Lei no 9.605/1998. Campinas: Millennium, 2002. PRADO, L. R. Crimes contra o ambiente. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998a. ______. Princpios penais de garantia e a nova lei ambiental. In: SEMINRIO INTERNACIONAL DO IBCCRIM, 4. So Paulo, 1998b. REZEK, J. F. Direito dos tratados. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1984. SABBAG, B. K. O protocolo de quioto e seus crditos de carbono: manual jurdico brasileiro de mecanismo de desenvolvimento limpo. 2. ed. So Paulo: LTR, 2009. SOARES, G. F. S. Direito internacional do meio ambiente: emergncia, obrigaes e responsabilidades. So Paulo: Atlas, 2001. ______. A proteo internacional do meio ambiente. So Paulo: Manole, 2003.

You might also like