You are on page 1of 4

1

Medio de velocidade de projcteis


Diogo Silva, Filipe Canedo, MIEEC, FEUP
Resumo Este artigo apresenta um mtodo para a medio da velocidade de projcteis esfricos com um dimetro de 6 mm, disparados atravs de uma rplica de arma de fogo para prticas recreativas utilizando dois sensores pticos para a medio do tempo que o projctil demora a percorrer uma determinada distancia. Atravs da medio da distncia dos dois sensores e do tempo medido pelos mesmos aquando da passagem do projctil, possvel determinar a velocidade, a energia cintica absorvida pelo projctil no disparo sabendo a massa do mesmo, e a distncia que o projctil vai percorrer at atingir o solo. Palavras-chave Medio de velocidade de projcteis. Crongrafo. Energia cintica de projctil. Sensores pticos. Foto transstor. Foto dodo. Comparador. Distncia de um projctil.

velocidade de um projctil disparado, chegar concluso que para a mesma rplica utilizada, para massas de projcteis diferentes, a energia do projctil ter que ser aproximadamente a mesma. II. FORMULAO DO PROBLEMA Para a determinao da velocidade de projcteis foi implementado um par de sensores pticos utilizando em cada par trs emissores fotododos e um receptor fototranstor embutidos num tubo de metal distanciados 7,7 cm para detectar a variao do tempo atravs do envio dos sinais para o LabView quando um projctil passa pelo tubo detector. Foram utilizados trs emissores infravermelhos para a rea de deteco ser superior ao invs de utilizar apenas um emissor. Sabendo a variao de tempo, e a variao de distncia, possvel calcular a velocidade do projctil assim como todas as outras grandezas calculas no artigo. A medio da variao da distncia entre os sensores foi medida manualmente por uma rgua. A. Aquisio da velocidade A determinao da velocidade rege-se pela frmula fsica:

I. INTRODUO

conhecimento da energia cintica de um projctil muito importante para a segurana na prtica de modalidades de tiro desportivo como o paintball ou o airsoft, componente necessria para se saber se as rplicas de armas de fogo esto com energias de disparo dentro dos limites de cada modalidade, isto para prevenir que armas com energias superiores possam ferir os praticantes das modalidades de tiro desportivo. Deste modo, necessrio existir um aparelho designado tambm por crongrafo que permite obter a velocidade dos projcteis, normalmente visualizada em ps por segundo (ft/s). O presente artigo apresenta um mtodo para se obter a velocidade, energia cintica absorvida e tempo terico de voo de projcteis de airsoft de 6 mm. Foi usado para isso dois pares de sensores pticos contendo em cada par, emissores de luz infravermelhos e respectivo receptor responsveis pela deteco do projctil. A sada dos sensores est ligada a um comparador de tenso que tem uma tenso de referncia ajustvel atravs de um potencimetro para ajustar a sensibilidade do sensor. Sempre que um projctil passar pelos sensores, o feixe de luz infravermelho bloqueado entre o emissor e o receptor e a tenso de sada do sensor vai aumentar ultrapassando o valor da tenso de referncia transmitindo um impulso positivo na sada do comparador. A sada do comparador ligada ento ao software LabView atravs da placa de aquisio de sinais. De seguida, o programa implementado em LabView detecta a diferena de tempo da passagem do projctil pelos dois sensores. O objectivo principal do artigo de, alm de se obter a
Artigo entregue a 30 de Dezembro de 2011. Este artigo teve o apoio da loja de reparao e customizao de rplicas de armas de fogo de airsoft Red Bloc Airsoft Repair, no fornecimento das mesmas para testar o circuito medidor.

Em que a distncia entre os sensores, e o tempo que o projctil demora a percorrer essa mesma distncia, tempo obtido atravs do software LabView. B. Aquisio da energia cintica de disparo A energia cintica que o projctil absorve no momento de disparo logo aps sada do cano da rplica pode ser calculada atravs da frmula da energia cintica:

Onde a energia cintica, a massa do projctil e a velocidade do projctil sada do cano da rplica. Como possvel observar pela frmula, a energia apenas depende da massa e da velocidade do projctil. Para uma massa diferente, a velocidade sofrer alteraes, mas a energia do projctil utilizando a mesma rplica ter que ser a mesma.

2 140 130 120 110 100 90 80 70 60 50 0,00015 inicial da componente vertical ser nula pois o projecto disparado na horizontal. Sendo assim possvel simplificar as equaes 3 e 4 para as 5 e 6:

1,3 Joules 1 Joule 0,7 Joules

Velocidade (m/s)

0,00025 Massa (Kg)

0,00035

Fig. 1. Variao da velocidade e da massa para um tipo de energia constante.

Como possvel observar pelo grfico da figura 1, para uma rplica com uma energia constante, variando a massa do projctil a velocidade sofrer alteraes. Portanto, o grfico traduz que a energia no varia para diferentes massas de projcteis utilizando as mesmas condies de disparo. C. Aquisio da distncia mxima percorrida pelo projctil sem atrito Pela fsica conhecida por detrs do lanamento de projcteis na horizontal sabido que preciso definir duas equaes, uma para o movimento do projctil na horizontal e outra na vertical, como se de um eixo cartesiano se tratasse. Atravs das equaes do movimento rectilneo para acelerao constante, possvel obter uma equao da distncia percorrida em metros para o eixo das abcissas, ou seja, para o movimento da horizontal, e outra para o eixo das ordenadas, ou seja, para caracterizar o movimento na vertical, representadas pelas equaes 3 e 4:

Para determinar a distncia percorrida na equao referente s abcissas, preciso determinar primeiro o tempo percorrido pelo projctil desde o momento inicial at sua chegada ao solo atravs da equao das ordenadas. A altura inicial ser igual a 0 m, e a altura final ser -1,7 m. Foi escolhida uma altura de 1,7 m pois ser a altura a que o atirador poderia disparar a rplica de arma de fogo, ou seja, o projctil atinge o solo quando descer 1,7 metros a partir do sue disparo. Resolvendo em ordem ao tempo:

Determinado o tempo de voo do projctil, possvel agora determinar a distncia percorrida substituindo o tempo na equao das abcissas.

Onde: - Distancia percorrida na horizontal - Distancia percorrida na vertical - Posio inicial - Altura inicial - Velocidade inicial da componente horizontal - Velocidade inicial da componente vertical - Acelerao da componente horizontal - Acelerao da componente vertical - Tempo que percorre o projctil em funo da distncia No ser includa a fora de atrito do ar na determinao da distncia percorrida. Como o projctil disparado na horizontal a um angulo de 0, a componente da acelerao na horizontal ser nula. A posio inicial ser nula tambm. Na vertical, a componente de acelerao ser igual acelerao gravtica, e a altura inicial ser nula. A velocidade

Fig. 2. Variao da distncia consoante a massa do projctil para uma energia de 1,3 J, num ambiente sem atrito.

III. IMPLEMENTAO DO DETECTOR A. Anlise do Hardware Retirando um tubo em alumnio de um crongrafo danificado, foi utilizado como base para se criar um circuito com duas zonas de medio, para se analisar a distncia e o tempo decorrido. Para isso pensou-se em utilizar foto dodos e foto transstores atendendo ao seu baixo custo e qualidade na obteno deste tipo de informao. Como tal foi implementado um circuito com base neste tipo de sensores e um comparador de instrumentao.

3 Foram utilizadas resistncias de 120 pois a resistncia mais aproximada da serie E12. A sada dos fototransistores depois enviada para a entrada inversora dos comparadores. A entrada no inversora, ligada a tenso de referncia. Deste modo, sada do comparador obtm-se um sinal positivo e no negativo. A tenso de referncia regulvel de maneira a permitir a melhor calibrao da sensibilidade para os fototransistores. fornecida atravs de um divisor de tenso utilizando uma resistncia de 1 k e um potencimetro de 10 k. O comparador LM311N o responsvel pelo interface entre os sensores e a placa de aquisio do LabView. Quando a tenso aos terminais do fototransitor for superior tenso de referncia, a sada do comparador vai ao nvel logico 1, obtendo-se um valor perto da tenso de alimentao de 5 V. sada dos comparadores foram ligados dodos emissores de luz (led), para se verificar se o circuito est funcional, colocando para isso um objecto a interromper um dos feixes de luz dos infravermelhos para ser possvel visualizar que a sada do comparador vai ao nvel logico alto, e at possvel observar um impulso de luz muito pequeno nos leds quando passa um projecto disparado por uma rplica de airsoft com velocidades de aproximadamente 100 m/s. A sada do comparador que faz o interface com o primeiro sensor por onde passa o projctil ligada entrada digital da placa de aquisio de modo a fazer o trigger ao sistema de aquisio LabView iniciando-o, como se explica mais frente o ponto B. A sada do comparador responsvel pelo interface do segundo sensor ligada entrada analgica da placa de aquisio. C. Implementao do LabView Como base para o estudo da componente prtica foi escolhido o software LabView da National Instruments, para aquisio e gesto de dados. Um bloco de aquisio foi dimensionado com uma frequncia de amostragem de 100KHz e 900 amostras, o impulso gerado aos terminais do primeiro sensor inicia o funcionamento do mesmo, todas as oscilaes sofridas aos terminais referentes segunda zona de passagem so registados num grfico. A passagem do projctil no segundo sensor captado atravs de um filtro que regista os dados quando o sinal atinge valores superiores a 3 V, para este momento, apresentada a tenso e o tempo decorrido na passagem entre sensores, o tempo medido com base no nmero de iteraes feitas at o sinal atingir os 3 V, essas iteraes so multiplicadas pelo perodo de amostragem, o que permite obter o tempo decorrido at o sinal atingir o valor para o qual se pretende obter os dados. Posto isto, tem-se todos os dados de entrada dos blocos de frmulas, conseguindo-se obter assim a velocidade em m/s, em ft/s, a energia e o tempo de voo do projctil at atingir o solo. Para cada disparo so registados esses dados numa tabela, e construdo um grfico para a Velocidade vs Massa em que as diferenas s iro ser notrias para projcteis de massa diferente.

B. Dimensionamento do circuito

Fig. 3. Esquema elctrico do circuito detector.

O componente chave do circuito so os detectores infravermelhos constitudos por trs emissores fotododos e um receptor fototransistor. Foram utilizados trs emissores para permitir uma maior rea de deteco da passagem do projctil pelo tubo de metal, como foi dito anteriormente. Quando o feixe de luz infravermelha enviado por um fotodiodo bloqueado por um objecto, a tenso aos terminais do fototransitor aumenta. Isto se deve ao comportamento do fototransistor que nesta configurao, emissor comum, quando no recebe luz infravermelha a sua corrente diminui o fototransistor abre e por consequncia a tenso aos seus terminais aumenta. Como a tenso aos terminais do fototransistor diminui adicionando fotodiodos ao circuito pois o fototransitor estar a receber mais luz infravermelha, e por consequente ir conduzir mais corrente o fototransitor fecha possvel adicionar mais fotodiodos para aumentar a rea de deteco de bloqueio de luz de um projctil para o fototransitor. Se apenas um dos trs feixes de luz infravermelha for bloqueado, a tenso aumentar apenas numa pequena percentagem pois os outros fotodiodos ainda esto a enviar feixes infravermelhos para o fototransistor. Se um ou mais feixes forem bloqueados pelo projctil, a tenso aos terminais do fototransistor aumentar muito mais. A parte critica desta configurao a escolha das resistncias R10 e R8. Quanto maior o valor delas, menor ser a sensibilidade do circuito. Testadas vrias resistncias numa gama entre 1 k e 100 k, a melhor resistncia encontrada para permitir mxima sensibilidade foi de 33 k. As resistncias R1 a R7 podem ser calculadas atravs da informao dada no datasheet dos fotodiodos. A queda de tenso dos fotodiodos quando passa uma corrente de 20 mA de 2,5 V no mximo. Ou seja, a queda de tenso nas resistncias ser igual a 5 V menos 2,5 V o que d 2,5 V. Logo, a resistncia a usar ser calculada pela lei de Ohm:

4 IV. CONCLUSO Este artigo possibilitou criar um medidor de velocidade de projcteis bastante preciso com base na tecnologia infravermelha. Com o auxlio da ferramenta LabView foi possvel aliar ao medidor alguns extras interessantes, nomeadamente relacionados com a obteno da energia cintica que o projctil absorveu no disparo, algo que permite ao utilizador obter melhor controlo sobre as caractersticas do disparo da arma de tiro desportivo, bem como o conhecimento do tempo de voo do mesmo projctil, sem atrito. Atravs da implementao do diagrama de blocos do LabView num microprocessador com o cdigo de programao adequado, e ligando as sadas dos comparadores ao mesmo, possvel realizar um medidor de velocidade para tiro desportivo tal como os existentes no mercado. Uma vantagem que este circuito apresenta em relao maioria dos crongrafos existentes do mercado, a capacidade de obter o valor da energia cintica absorvida pelo projctil logo aps o disparo. Conclui-se assim a solidez do sucesso alcanado atravs da implementao do medidor, que aps testado dentro da gama normal de valores usados em tiro desportivo, permaneceu com valores muito prximo dos valores tericos e dos valores apresentados em Crongrafos disponveis no mercado. AGRADECIMENTOS Os autores do presente artigo gostariam de agradecer o apoio do Professor Cndido Duarte e ao tcnico de laboratrio Nuno Sousa. REFERNCIAS [1] CAMPILHO, Aurlio; Instrumentao Electrnica. Mtodos e Tcnicas de Medio. FEUP edies. Porto; [2] Paul A. Tipler and Gene Mosca; Physics for Scientists and Engineers; [3] Nathan; The Airsoft Trajectory Project, http://mackila.com/airsoft/atp/index.htm [4] Datasheet comparador LM311N, http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm311-n.pdf [5] Datasheet placa aquisio NI622x, https://moodle.fe.up.pt/1112/file.php/3138/APOIO/Specs_DA Qboard_NI.pdf [6] Datasheet fototransistor VISHAY - TEPT4400, http://www.vishay.com/docs/81341/tept4400.pdf

Fig. 3. Vista geral do LabView.

Fig. 4. Diagrama de blocos do Labview.

D. Erros Prendendo-se o projecto com base em medio de tempos, os nicos erros relevantes so relacionados com tempos de resposta. A razo que origina essa considerao o funcionamento do programa, que baseado na deteco de diferenas de potencial semelhantes alimentao. A falta de informao presente em datasheets levou a que apenas fosse possvel obter os parmetros do comparador e da placa de aquisio, ficando em falta dados alusivos ao fototransistor. O tempo de resposta do comparador de 200 ns. Para o delay alusivo placa de aquisio, existem dois erros associados, o erro relativo resoluo do tempo, de 50 ns mais o erro relativo preciso de tempo do LabView, de 50 ppm por tempo de amostragem. Tendo que perodo de amostragem de 10 us, origina assim 0,5 ns.

You might also like