You are on page 1of 7

1. O que entende por liquidao do imposto?

Liquidao corresponde aplicao da taxa de imposto matria colectvel, ou seja, corresponde ao clculo da colecta. 2. Em sede de IVA, em que sectores de actividade o sujeito passivo pode renunciar iseno incompleta prevista no art. 9? Corresponde aos sectores de actividade mencionados no art. 12 do CIVA (vide o referido artigo). 3. Quais os impostos sobre o patrimnio que conhece no actual contexto fiscal Portugus? Os impostos sobre o patrimnio actualmente so o IMI e o IMT, ambos de carcter municipal ou local. Em alguns casos, o imposto de selo incide tambm sobre a transmisso de patrimnio. 4. Qual o objectivo das retenes na fonte em sede de IRS? As retenes na fonte so uma forma de antecipao do pagamento do imposto que ocorre por via da figura de substituio, ou seja, a entidade devedora retm parte do rendimento ao credor, entregando essa quantia retida ao Estado. No final do perodo de tributao, as quantias pagas a ttulo de reteno na fonte, so abatidas ao imposto liquidado. 5. O que entende por renncia iseno nos termos do art. 12 do CIVA, e quais as suas implicaes para o sujeito passivo?

As renncias a iseno consistem na enunciao de actividades que, estando includas nas isenes incompletas previstas no art. 9 do CIVA (no conferem o direito liquidao de IVA), podem, por opo, renunciar a essa iseno, podendo, assim, deduzir o IVA a montante. 6. Qual a incidncia real em sede de Imposto Municipal sobre a Transmisso de Imveis?

Em termos gerais, o Imposto Municipal sobre a Transmisso de Imveis incide: Sobre Transmisso onerosa de propriedade sobre imveis. Sobre a celebrao de Contratos Promessa de Compra e Venda (CPCV) de bens imveis em que seja previsto (no acto ou posteriormente) que o promitente comprador possa descer a sua posio contratual; Sobre a cesso de posio contratual prevista no CPCV; 7. Distinga impostos de taxas. Em ambos os casos se trata de prestaes pecunirias, coactivas. Contudo enquanto que o imposto tem a caracterstica fundamental de unilateralidade, com vista cobertura de despesas pblicas, a taxa

bilateral porquanto se destinam a retribuir um servio prestado por determinados servios pblicos. 8. Em sede de IVA, o que entende por excluso do direito deduo? Trata-se de uma excepo regra geral aplicada deduo do IVA suportado nas aquisies de bens e / ou servios, nos termos explicitados no art. 21 do CIVA. 9. Qual a incidncia subjectiva do Imposto sobre a Transmisso de Imveis (IMT)? Nos termos do art. 4 do CIMT, o imposto devido pelas pessoas, singulares ou colectivas, para quem se transmitam os bens imveis. 10. Diga o que entende por incidncia do imposto.

Incidncia do imposto corresponde definio daquilo ou de quem sobre o que recai o imposto. Assim, a incidncia material ou real define sobre que tipo de rendimentos, consumos ou patrimnios recai o imposto, enquanto que a incidncia pessoal ou subjectiva define sobre quem recai esse mesmo imposto. 11. Em sede de IVA, diga o que entende por isenes incompletas. Isenes incompletas correspondem s situaes que em geral esto expostas no art. 9 do CIVA, ou seja, aquelas transaces de bens ou servios que no se encontram sujeitas liquidao de IVA, e cujas aquisies efectuadas a montante, sujeitas a IVA, no conferem o direito deduo do mesmo. 12. Qual a incidncia Real da Contribuio Autrquica?

A incidncia real da Contribuio Autrquica o valor patrimonial dos prdios. 13. Explicite a incidncia real ou objectiva do Imposto sobre o Valor Acrescentado. O art. 1 do CIVA estabelece que os factos sujeitos ao imposto do IVA so a transmisso de bens, a prestao de servios, (ambas a ttulo oneroso) a importao de bens e as operaes intracomunitrias efectuadas no territrio nacional (RITI). Subjacente a esta definio geral, e relativamente aos dois primeiros pontos, est o princpio da onerosidade (salvaguardadas o art. 3 n.3 alnea f) e o art. 4 n.2 alnea b) ), o princpio da territorialidade que exige uma conexo dessas operaes com o territrio nacional, sendo ainda necessrio

que o agente seja um sujeito passivo desse imposto e actue nessa qualidade. 14. Identifique qual o princpio da tributao previsto pelo RITI.

O princpio geral de tributao de IVA Intracomunitrio o princpio do destino. Embora este princpio entre em contradio em certa medida a abolio das fronteiras, este facto deve-se a que as taxas de IVA nos diferentes pases so diferentes, o que impossibilita a tributao de IVA no pas de origem, o que iria distorcer a concorrncia entre os vrios pases da UE. 15. Distinga impostos directos e impostos indirectos.

Existem vrios critrios para distino destes conceitos. No entanto o critrio genericamente aceite baseia-se no facto distintivo de que os impostos directos tm por base a manifestao directa ou imediata da capacidade contributiva (impostos sobre o rendimento ou sobre o patrimnio), enquanto que os impostos indirectos so aplicados sobre manifestaes indirectas dessa capacidade (por exemplo o IVA que incide sobre o consumo). 16.Distinga Direito Tributrio de Direito Fiscal. O direito tributrio, pois, um conjunto de normas que disciplinam a actividade do Estado desenvolvida no sentido da arrecadao das receitas. Sendo o direito fiscal um conjunto de normas que disciplinam as relaes que se estabelecem entre o Estado e os outros entes pblicos, por um lado ,e os cidados , pelo outro, por via do imposto. Mais recentemente o conjunto de normas que regulam o imposto nas suas facetas: incidncia, lanamento, liquidao e cobrana. (Lemos Pereira e Cardoso Mota Teoria e Tcnica de Impostos, Lisboa 1998, pg. 12-13). 17. Explique o que so pagamentos por conta.

Pagamento por conta so pagamentos peridicos, ao longo do ano, de uma importncia por conta do imposto devido e a apurar no final do perodo de tributao. Estes pagamentos so devidos pelo sujeito passivo de IRS que aufiram rendimentos do trabalho independente, comerciais e industriais e agrcolas, bem como pelo sujeitos passivo de IRC. 18. Identifique o(s) sujeito(s) passivo(s) do Imposto sobre Produtos Petrolferos (ISP). So sujeitos passivos as pessoas singulares ou colectivas em nome das quais so declaradas para introduo no consumo as mercadorias passveis deste imposto (ex.: Gasolina, Gasleo, Petrleo, Fuelleo). 19. Diga o que entende por revogao da liquidao e que tipos conhece.

No caso que ao contribuinte deva ser restitudo, total ou parcialmente, o imposto includo numa liquidao anterior, e que foi ulteriormente considerada indevida. Tipos de revogao da liquidao: (a) Oficiosa quando da iniciativa dos Servios, se o facto determinante lhes foi imputado, (b) Graciosa quando a iniciativa do contribuinte, (c) Judicial nos restantes casos. 20. Defina lanamento.

Entende-se por lanamento a srie de operaes administrativas conducentes identificao do sujeito passivo do imposto e determinao, da matria colectvel. 21. O que entende por englobamento em sede de IRS?

Englobamento corresponde fase de clculo do imposto em sede de IRS, em que os rendimentos tributveis das vrias categoria so agregados lquidos das respectivas dedues especficas, por forma a ser determinado o rendimento global lquido. 22. Em sede de IVA, o que entende por isenes completas?

Isenes completas so as que decorrem do exposto no art. 14 do CIVA. Em geral so as transmisses em que no sendo liquidado o imposto, conferem o direito deduo do imposto suportado a montante. 23. Qual a incidncia pessoal em sede de Imposto Municipal sobre os Imveis? O imposto Municipal sobre Imveis incide sobre as pessoas singulares ou colectivas que sejam proprietrias de imveis data de 31 de Dezembro de um dado ano, nos termos do art. 8 do CIMI. 24. Distinga impostos reais de impostos pessoais.

Impostos reais (ou objectivos) so aqueles que no tm em ateno a situao econmica e familiar do contribuinte, ou seja, tm em conta unicamente a matria colectvel. exemplo deste tipo de imposto a contribuio autrquica. Por oposio, impostos pessoais (ou subjectivos) so aqueles em que a situao pessoal e familiar do contribuinte so fundamentais para determinao da colecta, como por exemplo o IRS. 25. Quais os impostos existentes no Sistema Fiscal Portugus que so usualmente classificados como impostos sobre o consumo? Fundamentalmente so considerados impostos sobre o consumo os seguintes: Imposto sobre o valor acrescentado (incluindo o RITI); Imposto sobre os produtos petrolferos (ISP); Imposto sobre o tabaco; e

26.

Imposto Automvel (IA). Explique o que so impostos ordinrios.

So impostos ordinrios aqueles cujo direito ao imposto, por parte do Estado ou outro entre pblico, se verifica por tempo ilimitado, ou seja, enquanto se mantiver, por parte do contribuinte, a situao prevista na lei para sujeio a imposto. 27. Explique o princpio que est subjacente aplicao da Lei Fiscal no espao. O princpio da aplicao da Lei Fiscal no espao refere que um estado apenas abrange os factos e situaes que ocorrem no territrio desse Estado e os rendimentos que nele tenham a sua fonte. 28. Explique em que consiste o Regime de Transparncia Fiscal.

O Regime de transparncia fiscal consiste na imputao aos scios das sociedades referidas no Artigo 5, n1, que tenham sede ou direco efectiva em territrio portugus, da matria colectvel que lhes for determinada nos termos do Cdigo. 29. Explique porque razo o imposto uma prestao coactiva.

O imposto exigido por parte dos sujeitos activos do imposto (Estado e outras pessoas de direito pblico), a quem a lei confere a faculdade de lanar e cobrar a todos os sujeitos passivos do imposto, que se encontram nas condies previstas na lei para a sujeio ao imposto, respectiva prestao. 30. Explique o que so Impostos Parafiscais.

So aqueles em que a entidade credora pessoa de direito pblico no rgos do Estado nem autarquias locais (caso das contribuies para a segurana social). 31. Defina Liquidao.

Entende-se por liquidao a aplicao da respectiva taxa matria colectvel, para a determinao do montante da colecta. 32. Apresente o conceito de Prdio no mbito da contribuio predial autrquica. No mbito da contribuio predial autrquica por prdio entende-se toda a fraco de territrio, abrangendo guas, plantaes, edifcios ou construes nela incorporadas ou assentes com carcter de permanncia, ou ainda, as prprias guas, plantaes, edifcios ou construes, economicamente autnomas em relao ao terreno onde esto implantadas, desde que, em qualquer caso, estejam integradas no patrimnio de uma qualquer pessoa, singular ou colectiva, e em

circunstncias normais tenham valor econmico (Lemos Pereira e Cardoso Mota Teoria e Tcnica de Impostos, Lisboa 1998, pg. 191). 33. Diga o que entende por taxa liberatria em sede de impostos sobre o rendimento. Taxa liberatria uma taxa proporcional, que liberta o contribuinte da obrigatoriedade de incluir os rendimentos que foram sujeitos a essa taxa, para efeitos de apuramento da matria colectvel. Contudo, nalguns casos, o contribuinte possui a opo de englobar rendimentos tributados em sede de taxas liberatrias (por exemplo, art. 71 n. 6 do CIRS). 34. Qual a incidncia real em sede de Imposto Municipal sobre os Imveis. O IMI incide sobre o valor patrimonial dos imveis detidos por um dado sujeito passivo. 35. Distinga impostos estaduais, locais e parafiscais.

Impostos estaduais so aqueles em que a entidade credora o Estado, abrangendo, em termos territoriais, de forma geral, todo o territrio nacional. Os impostos locais so aqueles em que a entidade credora uma Cmara Municipal ou Junta de Freguesia, abrangendo os factos tributrios ocorridos dentro da respectiva jurisdio administrativa. Impostos parafiscais, so aqueles em que so credores outras Pessoas de Direito Pblico que no o estado ou Autarquias Locais. 36. Quais os principais impostos sobre o patrimnio, e quais as suas incidncias reais? Os dois principais impostos sobre o patrimnio so a Sisa, a Contribuio Autrquica e o Imposto sobre Sucesses e Doaes. A Sisa incide sobre as transmisses onerosas de bens imveis O Imposto sobre Sucesses e Doaes incide transmisses a ttulo gratuito de bens mveis e imveis. A Contribuio Autrquica incide sobre o valor patrimonial de bens imveis j detidos. 37. Qual a incidncia objectiva em sede de IRC, das empresas que no tenham sede ou direco efectiva em territrio Portugus? Nos termos do n. 2 do art. 4 do CIRC, as entidades que no tenham sede ou direco efectiva em territrio Portugus ficam sujeitas a IRC apenas quanto aos rendimentos obtidos em Portugal, ou seja, imputveis a estabelecimento Estvel situado em Portugal. 38. Explique o que so impostos peridicos.

Impostos peridicos so aqueles que atingem situaes que se prolongam indefinidamente, dando assim lugar renovao das obrigaes tributrias com o decurso de um determinado perodo, normalmente um ano (caso do IRS, do IRC, etc.). 39. No mbito do sistema fiscal portugus defina o conceito de rendimento colectvel? O rendimento colectvel o valor sobre que incide a taxa do imposto para clculo do montante deste, correspondendo soma dos rendimentos das vrias categorias auferidas pelo contribuinte, em cada ano, depois de feitas as dedues e os abatimentos previstos na lei. (Lemos Pereira e Cardoso Mota Teoria e Tcnica de Impostos, Lisboa 1998, pg. 76)

You might also like