You are on page 1of 5

CENTRO DE INSTRUO ALMIRANTE BRAZ DE AGUIAR SUPERINTENDENCIA DE ENSINO TAA de TEO 2NA/B/C 2010 Prof. CLC J.

VIVEKANANDA

_______A Trigonometria Esfrica pressupe o estudo e resoluo de tringulos esfricos onde um certo ponto comum a todos os planos imaginrios que, seccionando a Esfera Terrestre, determinam os lados e os ngulos desses tringulos. Esse ponto : a) o ponto de partida de uma derrota ortodrmica; b) o ponto de chegada de uma derrota ortodrmica; c) o Plo Norte Geogrfico; d) o centro da esfera; e) o ponto intercesso do meridiano de partida com o Equador.

_______Quando trs planos de crculo mximo seccionam uma esfera, ficam formadas oito superfcies triangulares na superfcie dessa esfera. Baseados nesse fato, podemos afirmar que, quando aplicado o Sistema de Coordenadas Geogrficas Trigonometria Esfrica, delimitamos a resoluo a uma nica dessas oito superfcies, porque: I as PROPRIEDADES dos tringulos esfricos encarregam-se de estabelecer esse limite; II deliberadamente escolhemos os trs vrtices do tringulo que nos propomos resolver; III Apenas uma delas TRINGULO ESFRICO. a) as afirmaes I e II esto corretas; b) as afirmaes I e III esto corretas; c) as afirmaes II e III esto corretas; d) somente a afirmao I est correta; e) somente a afirmao II est correta.

CENTRO DE INSTRUO ALMIRANTE BRAZ DE AGUIAR SUPERINTENDENCIA DE ENSINO TAA de TEO 2NA/B/C 2010 Prof. CLC J. VIVEKANANDA

________Das afirmaes abaixo: I Toda derrota ortodrmica tem, alm dos pontos de partida e de chegada, como notveis, dois vertexes e duas intercesses com o Equador; II o crculo mximo onde est contida uma derrota ortodrmica tem seis pontos notveis; III Toda derrota ortodrmica tem, pelo menos, trs pontos notveis. a) as afirmaes I e II esto corretas; b) as afirmaes I e III esto corretas; c) as afirmaes II e III esto corretas; d) somente a afirmao II est correta; e) somente a afirmao III est correta.

________ Os vertexes de um crculo mximo: I assim como seus pontos que interceptam o Equador, so sempre diametralmente opostos; II distam, cada um deles, 5400 milhas nuticas de cada uma das intercesses com o Equador; III se existem, tem, obrigatoriamente, latitudes de sinais diferentes, assim como longitudes tambm de sinais diferentes. a) apenas as afirmaes I e II esto corretas; b) apenas as afirmaes I e III esto corretas; c) apenas as afirmaes II e III esto corretas; d) todas as afirmaes, I, II e III ,esto corretas; e) nenhuma das afirmaes est correta.

CENTRO DE INSTRUO ALMIRANTE BRAZ DE AGUIAR SUPERINTENDENCIA DE ENSINO TAA de TEO 2NA/B/C 2010 Prof. CLC J. VIVEKANANDA

_______Das frmulas abaixo, utilizadas para os clculos das posies geogrficas dos vertexes do crculo mximo de uma derrota ortodrmica: + I V = PT - 90o; II - V = I + 90o; -

III I = PT + IV - I = PT + 90o. -

a) apenas I e II esto corretas; b) apenas I e III esto corretas; c) apenas II e III esto corretas; d) apenas II e IV esto corretas; e) apenas III e IV esto corretas;

_______Da Navegao ortodrmica, podemos garantir que: I Toda derrota tem dois vertexes; II Toda derrota ortodrmica desenvolvida, executada, com mltiplos rumos; III Toda distncia ortodrmica corresponde medida de um dos lados de um tringulo esfrico. a) apenas as afirmaes I e II esto corretas; b) apenas as afirmaes I e III esto corretas; c) apenas as afirmaes II e III esto corretas; d) todas as afirmaes, I, II e III ,esto corretas; e) nenhuma das afirmaes est correta.

CENTRO DE INSTRUO ALMIRANTE BRAZ DE AGUIAR SUPERINTENDENCIA DE ENSINO TAA de TEO 2NA/B/C 2010 Prof. CLC J. VIVEKANANDA

_______O planejamento e a execuo de uma derrota ortodrmica envolve a resoluo de dois tringulos esfricos: um, chamado "clssico", cujos vrtices so os pontos de partida, de chegada e um dos plos geogrficos; outro, o "segundo", sempre retngulo, do qual podemos dizer: I Tem como um dos vrtices o ponto de partida e as intercesses do Equador com o meridiano de partida e com crculo mximo da derrota, como os outros dois; II Pode ser resolvido tanto pela aplicao das Leis dos Cosenos como pela aplicao do crculo e das analogias de Neper; III Para sua soluo necessita, como qualquer outro tringulo, que trs de seus elementos sejam conhecidos. a) apenas as afirmaes I e II esto corretas; b) apenas as afirmaes I e III esto corretas; c) apenas as afirmaes II e III esto corretas; d) todas as afirmaes, I, II e III ,esto corretas; e) nenhuma das afirmaes est correta.

_______Com respeito ao "segundo" tringulo da Ortodromia, correta a deduo de que: I Um de seus ngulos representa o ngulo diedro formado entre os planos do Equador e do crculo mximo da derrota; II Um de seus ngulos representa o ngulo diedro formado entre os planos do Equador e do meridiano de partida; III - de seus ngulos representa o ngulo diedro formado entre os planos do meridiano de partida e do crculo mximo da derrota. a) apenas as afirmaes I e II esto corretas; b) apenas as afirmaes I e III esto corretas; c) apenas as afirmaes II e III esto corretas; d) todas as afirmaes, I, II e III ,esto corretas; e) nenhuma das afirmaes est correta.

CENTRO DE INSTRUO ALMIRANTE BRAZ DE AGUIAR SUPERINTENDENCIA DE ENSINO TAA de TEO 2NA/B/C 2010 Prof. CLC J. VIVEKANANDA

________ Com respeito ao "segundo" do tringulo da Ortodromia, entendemos que: I Um de seus lados sempre igual ao complemento de um dos lados do tringulo "clssico"; II Um de seus lados deve ser acompanhado de sinal, igual ou contrrio ao da longitude de partida, j que com ela dever ser combinado para a determinao da longitude de uma das intercesses do crculo mximo da derrota com o Equador; III Um de seus lados, por ser oposto ao ngulo reto, equivale ao comprimento de noventa graus. a) apenas as afirmaes I e II esto corretas; b) apenas as afirmaes I e III esto corretas; c) apenas as afirmaes II e III esto corretas; d) todas as afirmaes, I, II e III ,esto corretas; e) nenhuma das afirmaes est correta.

_______O propsito de calcular as coordenadas geogrficas dos vertexes, no planejamento de uma derrota ortodrmica, deve-se necessidade de : I prevenir contra intempries indesejveis ao navegar por regies inspitas; II criar estratgias para contornar obstculos como ilhas, continentes, etc. III aproveitar clima, ventos ou correntes favorveis durante a derrota. a) apenas as afirmaes I e II esto corretas; b) apenas as afirmaes I e III esto corretas; c) apenas as afirmaes II e III esto corretas; d) todas as afirmaes, I, II e III ,esto corretas; e) nenhuma das afirmaes est correta.

You might also like