You are on page 1of 14

Alterao ao Regime de Autonomia, Administrao e Gesto dos Estabelecimentos Pblicos da Educao Pr -escolar e dos Ensinos Bsico e Secundrio

MINISTRIO DA EDUCAO E CINCIA Decreto-Lei n. xx/2012 de . de . No desenvolvimento do regime jurdico estabelecido pelo artigo 48. e pela alnea d) do n. 1 do artigo 62. da Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada pela Lei n. 46/86, de 14 de outubro, e alterada pelas Leis n.s 115/97, de 19 de setembro, e 49/2005, de 30 de agosto, e nos termos da alnea c) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte:

Captulo I Alterao Artigo 1. Alterao ao Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de abril Os artigos 6., 9., 12, 13., 15, 20., 21., 23., 25, 33., 43., 46., 49., 50., 57., 58. e 66. do Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo , passam a ter a seguinte redao:

Artigo 6. Agrupamento de escolas 1 O agrupamento de escolas uma unidade organizacional, dotada de rgos prprios de administrao e gesto, constituda pela agregao de estabelecimentos de educao pr-escolar e escolas de diferentes nveis e ciclos de ensino, com vista realizao das finalidades seguintes:

Pgina 1 de 14

a) Garantir a coerncia do projeto educativo e a qualidade pedaggica das escolas e estabelecimentos educao pr-escolar que o integram, numa lgica de articulao vertical dos diferentes nveis e ciclos de escolaridade; b) [anterior alnea a]; c) [anterior alnea b]; d) Racionalizar a gesto dos recursos humanos e materiais das escolas e estabelecimentos de educao pr-escolar que o integram; 2 A constituio de agrupamentos de escolas obedece, designadamente, aos seguintes critrios: a) Construo de percursos escolares coerentes e integrados; b) (); c) Eficcia e eficincia da gesto dos recursos humanos, pedaggicos e materiais; d) [anterior alnea c]; e) Dimenso equilibrada e racional. 3 (). 4 (). 5 (). 6 No quadro dos princpios consagrados nos nmeros anteriores, os requisitos e condies especficos a que se subordinar a constituio de agrupamentos de escolas so definidos em diploma prprio. 7 No exerccio da respectiva autonomia, e sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, podero ainda os agrupamentos de escolas ou as escolas no agrupadas estabelecer com outras escolas, pblicas ou privadas, formas temporrias ou duradouras de cooperao e de articulao aos diferentes nveis, podendo para o efeito, constituir parcerias, associaes, redes ou outras formas de aproximao e partilha que, de algum modo, possam contribuir para a prossecuo de algum ou alguns dos objectivos previstos no artigo 6. do presente diploma.

CAPTULO II Regime de autonomia

Pgina 2 de 14

Artigo 9. Instrumentos de autonomia 1 () a) (); b) (); c) (); d) (); 2 (): a) (); b) (); c) (); 3 (). 4 O contrato de autonomia celebrado entre a administrao educativa e os agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas nos termos previstos no captulo VII do presente diploma.

Artigo 12. Composio 1 (). 2 (). 3 Para os efeitos previstos no nmero anterior considera-se pessoal docente, aquele que tendo ou no servio letivo atribudo, tem vnculo contratual com o Ministrio da Educao e Cincia. 4 (anterior nmero 3). 5 (anterior nmero 4). 6 (anterior nmero 5). 7 (anterior nmero 6). 8 (anterior nmero 7).

Artigo 13. Competncias 1 (). a) (); b) ();


Pgina 3 de 14

c) (); d) (); e) (); f) (); g) (); h) (); i) (); j) (); l) (); m) (); n) (); o) (); p) (); q) Intervir, nos termos definidos em diploma prprio, no processo de avaliao do desempenho do diretor. 2 (). 3 (). 4 (). 5 (). Artigo 15. Eleies 1 (). 2 (). 3 As listas do pessoal docente em servio letivo efetivo devem assegurar, em termos a definir no regulamento interno, a representao adequada dos diferentes nveis e ciclos de ensino. 4 (). SUBSECO II Diretor Artigo 20. Competncias
Pgina 4 de 14

1 (). 2 (): a) (); b) (); 3 (). 4 (): a) (); b) (); c) (); d) (); e) (); f) (); g) (); h) (); i) (); j) (); k) Assegurar as condies necessrias realizao da avaliao do desempenho do pessoal docente e no docente. l) (); 5 (): a) (); b) (anterior alnea c); c) Exercer o poder disciplinar em relao aos alunos nos termos previstos no estatuto do aluno. d) (anterior alnea e); e) (anterior alnea f); f) (eliminada). 6 (). 7 (). 8 (). Artigo 21. Recrutamento:
Pgina 5 de 14

1 (). 2 (). 3 (). 4 () a) (); b) (); c) (); d) Possuam currculo relevante na rea da gesto e administrao escolar,

como tal considerado, em votao secreta, pela maioria dos membros do conselho geral do agrupamento ou da escola a que se candidata, aps apresentao e defesa, perante aquele rgo, do respectivo currculo vitae; 5 As candidaturas apresentadas por docentes com o perfil a que se refere as alneas b), c) e d) do nmero anterior, so consideradas na inexistncia ou insuficincia de candidaturas que renam os requisitos previstos na alnea a). 6 (anterior nmero 5). Artigo 23. Eleio 1 (). 2 (). 3 No caso do candidato ou de nenhum dos candidatos sair vencedor, nos termos do nmero anterior, o conselho geral rene novamente, no prazo mximo de cinco dias teis, para proceder a novo escrutnio, ao qual so admitidos consoante o caso, o candidato nico ou os dois candidatos mais votados na primeira eleio, sendo considerado eleito aquele que obtiver maior nmero de votos favorveis, desde que em nmero no inferior a um quarto dos membros do conselho geral em efetividade de funes. 4 Sempre que o candidato, no caso de ser nico, ou o candidato mais votado, nos restantes casos, no obtenham, na votao a que se refere o nmero anterior, o nmero mnimo de votos nele estabelecido, proceder-se- abertura de novo procedimento eleitoral, com a consequente comunicao aos servios competentes do Ministrio da Educao e Cincia, designadamente para os efeitos previstos no artigo 66. do presente diploma.

Pgina 6 de 14

5 O resultado da eleio do diretor homologado pelo diretor geral da administrao escolar nos 10 dias teis posteriores sua comunicao pelo presidente do conselho geral, considerando-se aps esse prazo tacitamente homologado. 6 (anterior nmero 5). Artigo 25. Mandato 1 (). 2 (). 3 (). 4 (). 5 (). 6 (). 7 (). 8 (). 9 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, bem como nos artigos 35. e 66. do presente diploma, quando a cessao do mandato do diretor ocorra antes do termo do perodo para o qual foi eleito, o subdiretor e os adjuntos asseguram a gesto corrente do agrupamento de escolas ou da escola no agrupada at tomada de posse do novo diretor, devendo o respetivo processo de recrutamento estar concludo no prazo mximo de 90 dias. 10 No sendo possvel adoptar a soluo prevista no nmero anterior e no sendo aplicvel o disposto no artigo 35., ser a gesto do agrupamento de escolas ou da escola no agrupada assegurada nos termos estabelecidos no artigo 66.. 11 (anterior n. 9). 12 - Para efeitos do disposto no n. 3 anterior, o nmero de mandatos comea a contar a partir de 22 de Abril de 2008.

Artigo 33. Competncias


Pgina 7 de 14

Sem prejuzo das competncias que lhe sejam cometidas por lei ou regulamento interno, ao conselho pedaggico compete: a) (); b) (); c) (); d) Apresentar propostas e emitir parecer sobre a elaborao do plano de formao e de atualizao do pessoal docente; e) (); f) (); g) (); h) (); i) (); j) (); l) (); m) Definir os requisitos para a contratao de pessoal docente, de acordo com o disposto na legislao aplicvel; n) Propor mecanismos de avaliao dos desempenhos organizacionais e dos docentes, bem como da aprendizagem dos alunos, credveis e orientados para a melhoria da qualidade do servio de educao prestado e dos resultados das aprendizagens; o) Participar nos termos regulamentados em diploma prprio no processo de avaliao do desempenho do pessoal docente.

. Artigo 43. Estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica 1 (). 2 (). 3 O nmero de departamentos curriculares definido no regulamento interno do agrupamento de escolas ou da escola no agrupada, no mbito e no exerccio da respectiva autonomia pedaggica e curricular. 4 [Revogado].
Pgina 8 de 14

5 O coordenador de departamento eleito pelo respetivo departamento, de entre uma lista de trs docentes propostos pelo diretor para o exerccio do cargo. 6 Para efeitos no disposto no nmero anterior considera-se eleito o docente que rena o maior nmero de votos favorveis dos membros do departamento curricular. 7 [anterior nmero 5]. 8 Os coordenadores dos departamentos curriculares podem ser exonerados a todo o tempo por despacho fundamentado do diretor, aps consulta ao respetivo departamento.

Artigo 46. Servios administrativos, tcnicos e tcnico -pedaggicos 1 (). 2 Os servios administrativos so chefiados por um coordenador tcnico da carreira geral de assistente tcnico, sem prejuzo da carreira subsistente de chefe de servios de administrao escolar, nos termos do Decreto-Lei n. 121/2008, de 11 de julho. 3 (). 4 (). 5 (). 6 (). 7 (). 8 (). Artigo 49. Processo eleitoral 1 (). 2 (). 3 Os resultados do processo eleitoral para o conselho geral produzem efeitos aps comunicao ao diretor geral da administrao escolar.
Pgina 9 de 14

Artigo 50. Inelegibilidade 1 (). 2 (). 3 Os alunos a quem, nos ltimos dois anos, seja ou a quem tenha sido aplicada medida disciplinar sancionatria superior de repreenso registada ou sejam excludos da frequncia de qualquer disciplina ou retidos por excesso grave de faltas, no podem ser eleitos ou designados para os rgos e estruturas previstos no presente decreto-lei. . Artigo 57. Contratos de autonomia 1 (). 2 (): a) b) (); Compromisso do Estado atravs da administrao educativa e dos

rgos de administrao e gesto do agrupamento de escolas ou escola no agrupada na execuo do projeto educativo, assim como dos respectivos planos de atividades; c) Responsabilizao dos rgos de administrao e gesto do

agrupamento de escolas ou escola no agrupada, designadamente atravs do desenvolvimento de instrumentos credveis e rigorosos de avaliao e acompanhamento do desempenho que permitam aferir a qualidade do servio pblico de educao; d) e) (); ();

f) A melhoria dos resultados escolares e a diminuio do abandono escolar. 3 (): a) Um projeto educativo contextualizado, consistente e fundamentado; b) ();

Artigo 58.
Pgina 10 de 14

Atribuio de competncias 1 (). a) (); b) Oferta de cursos com planos curriculares prprios, no respeito pelos objectivos do sistema nacional de educao. c) [anterior alnea b]; d) [anterior alnea c]; e) [anterior alnea d]; f) [anterior alnea e]; g) [anterior alnea f]; h) [anterior alnea g]; i) [anterior alnea h]; j) Adoo de uma cultura de avaliao credvel nos domnios da avaliao interna da escola, da avaliao dos desempenhos docentes e da avaliao da aprendizagem dos alunos, orientada para a melhoria da qualidade da prestao do servio pblico de educao. 2 (); 3 (): a) (); b) (); c) A evoluo dos resultados escolares e do abandono escolar. 4 ().

Artigo 66. Comisso administrativa provisria 1 Nos casos em que no seja possvel realizar as operaes conducentes ao procedimento concursal para recrutamento do diretor, que o procedimento concursal tenha ficado deserto ou que todos os candidatos tenham sido excludos, a sua funo assegurada por uma comisso administrativa provisria constituda por trs docentes, nomeada pelo diretor-geral da administrao escolar, pelo perodo mximo de um ano escolar. 2 ()

Pgina 11 de 14

Captulo II Aditamento Artigo 2. Aditamento So aditados ao Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de abril, os artigos n. 7 - A e 9.- A, integrados, respetivamente na Seco II do Captulo I e no Captulo II, com a seguinte redao:

Artigo 7. A Regime de exceo Depende da sua iniciativa a integrao em agrupamento ou a agregao das seguintes escolas ou agrupamentos de escolas: a) Integradas nos Territrios Educativos de Interveno Prioritria; b) Profissionais pblicas; c) De ensino artstico; d) Que prestem servios em estabelecimentos prisionais; e) Com contrato de autonomia. Artigo 9.- A Integrao dos instrumentos de gesto 1 Os instrumentos de gesto estratgica a que se refere o artigo anterior, constituindo documentos diferenciados, obedecem a uma lgica de integrao e de articulao, tendo em vista a coerncia, a eficcia e a qualidade do servio prestado; 2 A integrao e articulao a que alude o ponto anterior, assenta prioritariamente nos seguintes instrumentos: a) No projeto educativo, que constitui um documento objectivo, conciso e

rigoroso, tendo em vista a clarificao e comunicao da misso e das metas da escola no quadro da sua autonomia pedaggica, curricular, cultural, administrativa e patrimonial, assim como a sua apropriao individual e coletiva;

Pgina 12 de 14

b)

No plano anual e plurianual de atividades que concretiza os princpios,

valores e metas enunciados no projeto educativo elencando as atividades e as prioridades a concretizar no respeito pelo regulamento interno e o oramento.

Captulo III Termo de vigncia Artigo 3. Revogao revogado o n. 4 do artigo 43. do Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de abril.

Artigo 4. Caducidade So eliminados, por terem deixado de vigorar, por caducidade, os artigos 60; 61; 62; 63 e 64 do Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de abril.

Captulo V Disposies transitrias e finais Artigo 5. Reorganizao da rede de escolas pblicas 1 Tendo em vista assegurar a transio e a gesto dos processos de agrupamento de escolas e estabelecimentos de educao pr-escolar ou de agregao de agrupamentos de escolas, o servio territorialmente competente do Ministrio da Educao e Cincia nomeia uma comisso administrativa provisria responsvel pela concretizao do processo nos termos do presente decreto-lei. 2 Compete comisso administrativa provisria desenvolver as aes necessrias entrada em pleno funcionamento do regime de autonomia administrao e gesto dos estabelecimentos pblicos da educao pr Pgina 13 de 14

escolar e dos ensinos bsico e secundrio previsto no presente diploma, no incio do ano escolar subsequente ao da cessao do respectivo mandato. 3 Os prazos a que se reporta o nmero anterior so estabelecidos por despacho do servio competente do Ministrio da Educao e Cincia. 4 Sem prejuzo do estabelecido nos nmeros anteriores, at tomada de posse dos novos rgos de direo, administrao e gesto do agrupamento de escolas entretanto constitudo, mantm-se em exerccio de funes os rgo e estruturas de coordenao pedaggica, bem como de coordenao do estabelecimento das escolas ou agrupamentos objeto de agregao. Artigo 6. Mandatos e cessao de funes 1 At final do ano escolar de 2012/2013, sempre que numa escola no agrupada se verifique a cessao do mandato do diretor, o servio territorialmente competente do Ministrio da Educao e Cincia nomeia uma comisso administrativa provisria, que assegurar transitoriamente as funes de gesto e administrao da escola at que seja proferida deciso sobre a sua agregao. 2 No mbito da reorganizao e consolidao da rede escolar do ensino pblico, o Ministrio da Educao e Cincia concluir, at final do ano escolar de 2012/2013, o processo de agregao de escolas e a consequente constituio de agrupamentos. 3 Os mandatos dos diretores das escolas ou dos agrupamentos de

escolas que vierem a ser integrados em novos agrupamentos ou sujeitos a novos processos de agregao cessam com a tomada de posse da comisso administrativa provisria designada nos termos e para os efeitos previstos no artigo anterior.

Artigo 7. Entrada em vigor .

Pgina 14 de 14

You might also like