You are on page 1of 18

TEORIA DA AO COMUNICATIVA DE HABERMAS E SUAS IMPLICAES NO PROCESSO EDUCATIVO.

Por zio Joo Cardoso

RESUMO

O presente trabalho procura examinar os pressupostos tericos da Ao Comunicativa, empreendidos por Habermas, com seus respectivos domnios: trabalho, interao e poder, numa tentativa de relacion-los no processo educacional, que est sujeito s interferncias sistmicas, tendo como personagem principal os professores e, ainda, refletindo essa Ao comunicativa como uma possibilidade para a emancipao dos sujeitos envolvidos no processo pedaggico.

PALAVRAS-CHAVE: Ao Comunicativa; educao; emancipao.

SUMMARY This work examines the theoretical presuppositions of the Communicative Action, undertaken by Habermas, with the respective domains: work, interaction and power, in an attempt of to relate in the education process, that it is subject to the systemic interferences, have as main character the teachers and, still, reflecting the communicative Action as a possibility for the emancipation of the subjects involved in the pedagogic process.

KEY-WORD: Communicative action; education; emancipation.

TEORIA DA AO COMUNICATIVA DE HABERMAS E SUAS IMPLICAES NO PROCESSO EDUCATIVO.

Freqentemente, seja para os alunos, seja para os professores, a escola corresponde a uma opo formal que aliena o carter existencial e poltico da experincia pedaggica. O trabalho de ensino-aprendizagem, tomado como mera forma de sobrevivncia pelo professor ou como mercadoria pelo aluno, perde sua dimenso humana e reduz-se a uma relao fetichizada de trocas institucionais. O trabalho intelectual tomado como um fim em si mesmo, adequado a restritas aspiraes profissionalizantes, desvinculados das causas, sentidos e compromissos que poderiam orient-lo. Esta constatao quebra a iluso de que o trabalho em educao seria mais humano. A atividade educacional, nas condies em que corriqueiramente ocorre, pura alienao.

Por ser o articulador em sala de aula corre-se o risco de se atribuir ao professor toda a responsabilidade do fracasso escolar, no se percebendo que o que acontece na sala reflexo - no mecnico, todavia do leque de determinaes a que a escola est sujeita. Ou seja, falta a, quem consiga perceber essas distores, por conta de uma viso reducionista da razo imposta pela racionalidade instrumental da maioria dos elementos que se poderia contar para eliminao dessas patologias.

A vinculao da emancipao da humanidade razo instrumental, expressa pela utilizao da categoria trabalho como recurso para a realizao de tal projeto, no tem sido confirmada no desenrolar da histria. A categoria trabalho e todas as outras categorias a ela inerentes tm-se mostrado insuficientes para fundamentar um projeto de libertao. ________________________________
No ser humano, a razo o princpio do universal e do necessrio. No o objeto que determina a ao e sim o prprio eu em seu princpio mais elevado que a razo prtica.

A educao parece ter perdido seu horizonte porque a racionalidade que lhe d sustentao carece de reflexo. A precariedade dos ideais tem origem na ausncia de uma fundamentao racional consistente e de uma compreenso das possibilidades e limitaes da prpria racionalidade humana.

Da mesma forma como a razo est sendo decomposta em mltiplos fragmentos, a educao passa a ser pensada e realizada tendo por referncia vises contingentes e a multiplicidade de sentidos. Em outros termos, tudo vale e nada mais possvel de ser efetivamente fundamentado; a educao atual tende a se tornar exclusivamente de interesse especfico e a no ter mais compromisso com princpios universais.

A educao como sinnimo de emancipao social e individual dissolve-se numa educao orientada pela utilidade e pela prtica da administrao dos interesses econmicos e das posses individuais. Em vez de universal e voltada para a formao humana geral, torna-se elitista e destinada a oferecer uma formao predominantemente voltada para a produtividade econmica e eficincia administrativa do Estado. Para Habermas (1990), a

educao coloniza-se e assume a condio de um instrumental tcnico de manipulao poltica e econmica no lugar de um recurso de oposio e de transformao social, transforma-se em recurso de estabilizao funcional.

Em sua obra Teoria da Ao Comunicativa (1992), Habermas revela sua preocupao em desenvolver uma teoria de racionalidade. Ele tambm busca reabilitar a idia de que existe um sentido universalista de razo que se aplica dimenso moral-prtica e que pode levar a superar as limitaes impostas pela viso reducionista da racionalidade instrumental, restabelecendo o seu poder emancipador.

Habermas argumenta que qualquer um que usa a linguagem, presume que ela pode ser justificada em quatro nveis de validade: que dito inteligvel, ou seja, a utilizao de regras semnticas inteligveis pelos outros; que o contedo do que dito verdadeiro; que o emissor justifica-se por certos direitos sociais ou normas que so invocados no uso de idioma; que o emissor sincero no que diz, no tentando enganar o receptor. Isto o que Habermas classifica de comunicao no distorcida. Quando uma das regras violada, ou seja, o locutor est mentindo, ento a comunicao est distorcida... esta teoria de comunicao tem muitas implicaes, inclusive uma definio de verdade de carter universal.

Ele assume a tarefa de explicitar as regras inerentes linguagem que tornam os sujeitos universalmente competentes para interagirem

comunicativamente e, assim, chegarem a um entendimento racional.

conhecimento

humano

constitui-se

pela

ao

lingstico-

comunicativa, a linguagem passa a assumir a funo central no processo de constituio do conhecimento e da prpria realidade vital, como prxis interativa.

Habermas transcende o conceito de razo que se baseia na relao sujeito-objeto, defendendo a relao entre sujeitos: a razo comunicativa.

O modelo da relao sujeito-objeto s permite pensar o aspecto cognitivo e instrumental do processo comunicativo. Ora, todo ato comunicativo inclui dois outros aspectos: o normativo e o esttico-expressivo. Com efeito, no momento em que se comunica com outro sujeito, pela mediao da linguagem, visando ao entendimento mtuo, cada locutor invoca pretenses de validade com relao a trs tipos de proposies: as que se referem ao mundo objetivos das coisas (trabalho), ao mundo social das coisas (sociedade) e ao mundo subjetivo das vivncias e

emoes (personalidade). Ou seja, Habermas diferencia trs reas cognitivas primrias nas quais o interesse humano gera conhecimento. Estas reas determinam categorias relevantes para o que ns interpretamos como

conhecimentos. Quer dizer, eles so denominados conhecimentos constitutivos, que determinam o modo de descobrir o conhecimento. Estas reas definem os interesses cognitivos ou os domnios de conhecimento, que so fundamentados em aspectos diferenciados da existncia social: trabalho, interao e poder.

O trabalho refere-se ao modo como a pessoa controla e manipula o seu ambiente. Isto comumente conhecido como ao instrumental. O conhecimento baseado em investigao emprica e governado por regras tcnicas. O critrio de controle efetivo da realidade define o que ou no uma ao adequada.

As cincias emprico-analticas que usam teorias hipotticosdedutivas caracterizam este domnio. Muito daquilo que consideramos por domnio da pesquisa cientfica, por exemplo Fsica, Qumica e Biologia (cincias exatas) so classificadas por Habermas como pertencendo ao domnio de Trabalho.

O domnio prtico identifica interao humana social ou ao comunicativa. O conhecimento social governado por normas consensuais as quais definem expectativas recprocas sobre o comportamento entre os indivduos. Normas sociais podem ser relacionadas proposies empricas ou analticas, mas sua validade fundamentada s na intersubjetividade da compreenso mtua de intenes. O critrio de clarificao de condies para a comunicao e a intersubjetividade (o entendimento do significado em lugar da causalidade) usado para determinar o que uma ao apropriada.

Muitas das disciplinas hermenuticas, como a cincia social descritiva, a histria, a esttica, a literatura etnogrfica e assim sucessivamente so classificadas por Habermas como pertencendo ao domnio do prtico.

O domnio emancipatrio significa auto-conhecimento ou auto reflexo. Isto envolve reconhecer o modo como a histria e a biografia de algum v a si prprio e suas expectativas e papis sociais. A emancipao tem a ver com as foras institucionais ou ambientais, que limitam nossas opes e o controle racional sobre nossas vidas mas que podem ser encaradas como alm do controle humano (reificao). Percepes obtidas atravs de auto conhecimento crtico so emancipatrias, na medida que no mnimo uma pessoa pode reconhecer as razes para seus problemas. Conhecimento obtido atravs de auto-emancipao, atravs da reflexo que conduz a uma conscincia ou perspectiva de transformao. (Exemplos de cincias crticas incluem a teoria feminista, psicanlise e a crtica de ideologia, de acordo com Habermas).

O ator competente de Habermas tem o domnio das regras de operaes formais, capacidade de assimilar o mundo objetivo e o mundo social do seu entorno, apresentando a capacidade de reorganizar suas estruturas cognitivas e esquemas mentais com a finalidade de interagir de forma cada vez mais reflexiva e consciente.

O sujeito argumentante livre e autnomo e tem igualdade de direitos para participar da argumentao .

___________________
Cincia que tem como problema fundamental a busca de sentido e interpretao. (procurar sentido decifrar suas interpretaes. A interpretao ultrapassa o texto escrito e se refere a uma manifestao vital que afeta as relaes dos homens entre si e com o mundo).

Portanto, h sempre uma obrigao imanente ao ato ilocucionrio, pois ele pressupe a responsabilidade recproca quanto veracidade do que comunicativo .

O sujeito tem que desempenhar as trs reivindicaes de validade do ato ilocucionrio que so: representar algo (verdadeiro) no mundo; expressar a inteno do locutor e estabelecer relaes interpessoais legtimas.

De acordo com Rouanet, (1998:339-340)

Segundo Habermas, esse modelo de racionalidade comunicativa s se tornou possvel com o advento da modernidade. Nas sociedades tradicionais, no era possvel tomar posio clara de aceitao ou recusa das diferentes pretenses de validade, porque as trs esferas a objetiva, a social e a subjetiva se interpenetravam, convivendo simbioticamente num todo

indiferenciado, dominado pela religio.

Outras duas categorias introduzidas por Habermas - Sistema e Mundo da Vida sucedem as de trabalho e de interao, sendo complementares entre si e so uma atualizao desses conceitos. Para o autor, trata-se de

reconstruir de forma integrada duas abordagens que tm, predominado nas cincias sociais. O mundo da vida, padres de interpretaes transmitidos culturalmente e organizados lingisticamente.

____________________
Os filsofos analticos de Oxford, particularmente Austin, e tambm Searle, nos EUA, entre outros, dedicaram-se ao estudo dos atos de linguagem aquilo que se faz quando se fala - , postulando a existncia de atos ilocucionrios, que encerram a fora com que os enunciados so produzidos e de atos perlocucionrios, que dizem respeito aos efeitos visados pelo uso da linguagem, entre os quais os de convencer e de persuadir. ((KOCH, 1984:20).

Habermas(1982) entende, o mundo da vida como uma composio das convices culturais, a da ordem institucional e a da estrutura da personalidade. Cultura, sociedade e personalidade so os trs componentes do mundo da vida, representando trs processos que constituem a reproduo social: a reproduo cultural, a integrao social e a socializao. O autor postula que essas trs instncias mantm-se e se reproduzem pela ao comunicativa.

concretude

da

vida

social

compem-se

dessas

noes

complementares de ao comunicativa e mundo vivido.

Quanto ao Sistema ou mundo sistmico, o mesmo se ope ao mundo da vida e se mantm, dependente do agir comunicativo, porque o mundo sistmico decorrente da racionalizao do mundo da vida e surge como redutor que pesa sobre o agir comunicativo diante dos mecanismos de controle social . Quando o mundo sistmico fica independente do mundo da vida, torna-se mais complexo e passa a se impor sobre o mundo da vida. Habermas(1982), nomeia "colonizao do mundo da vida" em que este passa de um sistema angular para um sistema perifrico. A educao, como parte do mundo sofre o mesmo condicionante.

Mas o mundo da vida e sistemas - apresentam limitaes no entendimento da teoria social: a primeira limita-se anlise da sociedade na perspectiva interna, a segunda fixa-se na perspectiva dos sistemas. O desafio de Habermas reconstruir essas duas abordagens, na perspectiva da teoria comunicativa. Ambas apresentam elementos para o entendimento da teoria social e do seu desenvolvimento e revelam que o processo de reproduo social, no ocorre por determinao de diferentes tipos de ao.

Para Habermas (1982), o mundo da vida o contexto da comunicao onde ocorre a prxis comunicativa do dia-a-dia, transmitidos culturalmente.

10

O desafio lanado por Habermas (1989) aos educadores de que se tornem crticos permanentes desse processo conflituoso, que a educao que necessita de revalidao . O autor considera que a humanidade pode retomar o projeto da modernidade e fazer da educao um processo de conscientizao social que, independente da circunstncia, essa possibilidade emancipatria se encontra na esfera do mundo da vida.

A razo torna necessria reconstruo crtica do agir e pensar.

Habermas (1989) desafia educadores e educandos a repensarem e mudarem sua viso sobre o poder e o papel da educao e do prprio conhecimento. O autor acredita que todo o produto de uma produo deve ser concebido como um saber que lhe d sustentao. A legitimidade deve provir da aprovao pblica, pela participao livre e indiscriminada de todos os concernidos .

A teoria da racionalidade comunicativa aponta para a necessidade de uma abordagem diferente da relao teoria-prtica, algo que leva o autor a tematizar essa questo estabelecendo uma outra mediao entre o pensar e o agir humanos.

Para a educao atual, o desafio a crtica radical linguagem e comunicao, nelas que o potencial de emancipao ainda se mantm intacto, a educao poder reassumir seu papel crtico, libertador. Para isso a educao precisa rearticular seu vnculo com a racionalidade comunicativa e com o mundo da vida,

A educao, mesmo no se desvinculando totalmente do mundo da vida transforma-se, em instncia determinada por critrios sistmicos, e nela confluem a do mundo da vida e a do sistema.

11

A racionalidade sistmica traz como conseqncia, uma progressiva colonizao do mundo da vida escolar, bloqueando a ao comunicativa e implantando um processo ascendente de controle manipulativo, com a decorrente reduo da liberdade e da participao no processo pedaggico de professores e alunos.

Para Habermas (1982), a luta da educao deve ser contra o processo de inculcao ideolgica da industria cultural, preciso que a cultura originria do mundo da vida de cada indivduo torne-se referncia primeira no contexto escolar.

Espera-se,

que

cidado

forme

sua

competncia

pela

instrumentao obtida numa educao de qualidade. Isto , construo de conhecimento. Transformando-se em agente central da qualidade e da competitividade.

Educao obra coletiva, onde no cabe paciente, ouvinte, espectador. intrinsecamente aprender a aprender, saber pensar, para melhor intervir.

Habermas (1989), afirma que a influncia sistmica, medida que a escola passa pela formalizao e burocratizao sistmica, desvinculada do ordenamento do mundo da vida.

A escola deve ser um espao em que prevaleam aes estabelecidas comunicativamente; a legitimidade do agir pedaggico sedimenta-se no agir comunicativo a ao pedaggica deve ser desburocratizada, os currculos devem ser minimamente regulamentados; a interferncia sistmica deve ser reduzida. A escola deve primar pela preocupao com a democratizao de suas estruturas de deciso e evitar que as interferncias sistmicas neutralizem o papel

12

dos cidados de decidirem, com autonomia, a conduo do seu processo de formao.

13

CONCLUSO

Romper, primeiramente, com o modo de pensar dominante ou com a ideologia dominante , pois, condio necessria para instaurar-se uma nova metodologia no interior da escola.

H necessidade de o profissional da educao ser crtico ao se deparar com as diferentes e conflitantes concepes de realidade gestadas no mundo cultural mais amplo, nas concepes religiosas, nos diferentes sensos comuns, especialmente o da concepo positivista da cincia.

No processo dialtico de conhecimento da realidade, o que importa fundamentalmente no a crtica pela crtica, o conhecimento pelo conhecimento, mas a crtica e o conhecimento crtico para uma prtica que altere e transforme a realidade anterior no plano do conhecimento e no plano histrico-social.

Para isso, a relevncia por uma leitura holstica do mundo que nos rodeia, necessria para que nos percebamos sujeitos histricos e

transformadores e que, toda ao pedaggica (o trato com livro didtico, com mapas e at mesmo com equaes) tem que estar pautada por esse princpio.

Habermas vai de encontro com essa proposio a partir do momento em que defende que a razo tornou-se um recurso eficaz no processo de manipulao de indivduos e grupos para a implementao de uma nova barbrie e que, o professor tem que estar atento a essas possibilidades tendo em vista que a escola um instrumento de emancipao do sujeito e por isso, deve prepara-lo para a crtica dessas concepes mascaradas.

14

Enfim, toda a vida escolar deve ser definida participativamente, solidariamente, coletivamente, afinal, todos podem ser livres e capazes de defender seus interesses.

15

REFERNCIAS

CARDOSO, zio Joo. Teoria da Ao Comunicativa: uma possibilidade para a prxis pedaggica? Dissertao de Mestrado em Educao Presidente Prudente-SP: [s.n.], 2005. 211P.:il

HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e Interesse. Trad. Jos N. Heck, Rio de Janeiro:Zahar, 1982. HABERMAS, Jurgen. Teoria y Praxis. Trad. Salvador Mas Torres e Carlos Moya Espi. Madri:Tecnos, 1987.

HABERMAS, Jurgen. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jurgen. Pensamento ps-Metafsico. Trad. Flvio B. Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jurgen. Tcnica e Cincia como Ideologia. Porto:Edies 70, 1994.

HABERMAS, Jurgen. A Crise de Legitimao no Capitalismo Tardio. Trad. Vamireh Chacon. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

16

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educao. 2a ed. Petrpolis/RJ: Vozes, 1993.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construo de Conhecimento: Metodologia Cientfica no Caminho de Habermas. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1997.

DOLL Jr., William E. Currculo: uma Perspectiva PS-MODERNA. Trad. Maria Adriana V. Veronese. Porto Alegre:Artes Mdicas, 1997.

DURKHEIM, mile. A Evoluo Pedaggica. Porto Alegre:Artes Mdicas, 1995

KOCH, Ingedore Grunfel Vilaa. Argumentao e Linguagem So Paulo:Cortez, 1984.

IDENTIFICAO DO AUTOR: Mestre em Educao, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Pedagogo

pertencente ao Quadro Prprio do Magistrio, do Estado do Paran, na habilitao de Superviso Escolar. Professor PDE Titulado 2007/2008. Endereo: Rua Jos Kudlaviec, 499 Araucria - PR Telefone: 41-30312074e 96863920 e-mail: eziocardoso@ibest.com.br

17

18

You might also like