You are on page 1of 9

- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE BUFFONI DISCIPLINA: RESISTNCIA DOS

MATERIAIS

Flambagem de Colunas
Introduo
Os sistemas mecnicos e estruturas em geral quando esto submetidos a carregamentos, podem falhar de vrias formas, o que vai depender do material usado, do tipo de estrutura, das condies de apoio, entre outras consideraes. Quando se projeta um elemento, necessrio que ele satisfaa requisitos especficos de tenso, deflexo e estabilidade.

Figura 1 Flambagem de uma coluna devido a um carregamento axial de compresso P. Definio: Elementos compridos e esbeltos sujeitos a uma fora axial de compresso so chamados de colunas e a deflexo lateral que sofrem chamada de flambagem. Em geral a flambagem leva a uma falha repentina e dramtica da estrutura.

Figura 2 - Alguns elementos acoplados com pinos usados em partes mveis de maquinaria, como este elo curto, esto sujeitos a cargas de compresso e, assim agem como colunas.

Clculo da Carga Crtica ( Pcr )


Definio: a carga axial mxima que uma coluna pode suportar antes de ocorrer a flambagem. Qualquer carga adicional provocar flambagem na coluna. Para compreender melhor esse tipo de instabilidade, considere um mecanismo formado por duas barras sem peso rgidas e acopladas por pinos nas duas extremidades.

Figura 3 (a) Mola com rigidez k sem deformao (b) Deslocamento do pino em A de uma posio (c) Diagrama de corpo livre.

Tipos de equilbrio
kL - Equilbrio estvel 4 kL - Equilbrio Instvel P> 4 kL - Equilbrio Neutro - Carga Critica P= 4 P<

(1)

Os estados de equilbrio apresentados na expresso (1) esto mostrados na Figura 4.

Figura 4 - Estados de equilibro do mecanismo da Figura 3.

As trs condies de equilbrio representadas pela Figura 4, so similares quelas de uma bola colocada sobre uma superfcie lisa, como na Figura 5.

Figura 5 Bola em equilbrio, estvel, instvel e neutro.

Colunas com Apoios Simples (Pinos)


A coluna da Figura 6 carregada por uma fora vertical P que aplicada atravs do centride da seo transversal da extremidade. A coluna perfeitamente reta e feita de um material elstico linear que segue a lei de Hooke. Uma vez que se considera que a coluna no tem imperfeies, ela chamada de coluna ideal.

Figura 6 - Coluna com extremidades apoiadas por pinos: (a) Coluna Ideal, (b) Forma em flambagem (c) Fora axial P e momento fletor M agindo na seo transversal.

Comportamento da Coluna Ideal


Se P < Pcr , a coluna est em equilbrio estvel na posio reta. Se P = Pcr , a coluna est em equilbrio neutro tanto na posio reta quanto na posio levemente flexionada. Se P > Pcr , a coluna est em equilbrio instvel na posio retilnea e ir flambar sobre a menor perturbao.

Equao Diferencial para Flambagem de Coluna


Para determinar os carregamentos crticos correspondentes s formas defletidas para uma coluna real apoiada por pinos, usamos as equaes diferenciais da curva de deflexo de uma viga. Essas equaes so aplicveis a uma coluna flambada porque a coluna flete como se fosse uma viga. Tem-se a seguinte equao: EI " = M (2) Onde,
M = P

(3)

E se a coluna flambar para a direita?

Figura 7 Coluna com extremidades apoiadas por pinos (Direo alternativa de flambagem) A equao diferencial da curva de deflexo se torna EI " = P (4) A eq. (4) uma equao diferencial linear homognea de segunda ordem com coeficientes constantes.

Soluo da equao diferencial


Notao:
k2 = P EI

(5)

A soluo geral da equao (4) : = C1 sen(kx ) + C 2 cos(kx ) (6) As duas condies de contorno so determinadas pelas condies de contorno nas extremidades da coluna. Como = 0 em x=0, ento C 2 = 0 .E como = 0 em x=L, ento: C1 sen(kL ) = 0 (7) A equao (7) satisfeita se : k L = n (8) Ou n 2 2 EI P= n=1,2,3,... (9) L2 O menor valor de P obtido quando n=1, e a carga crtica para a coluna , portanto: 2 EI Pcr = 2 (10) L Pcr - Carga crtica ou carga axial mxima na coluna imediatamente antes da flambagem, essa carga no deve permitir que a tenso na coluna exceda o limite de proporcionalidade. E mdulo de elasticidade do material I O menor momento de inrcia da rea da seo transversal. L - Comprimento da coluna sem apoio, cujas extremidades so apoiadas por pinos. Pcr Denomina-se tambm de carga de Euler em homenagem ao matemtico suo Leonhard Euler, que solucionou o problema em 1757. Em projeto se utiliza a eq. (10) em funo do raio de girao, onde o momento de inrcia : I = Ar 2 (11) Onde A e a rea da seo transversal e r o raio de girao da rea da seo transversal. Dessa forma tem-se: 2 E Ar 2 P 2E Pcr = cr = (12) 2 L2 A (L r ) Dessa forma,a tenso critica e dada pela seguinte expresso:

cr =

( L r )2

2E

(13)

Onde cr - Tenso critica que a tenso media na coluna imediatamente antes de a coluna flambar, essa tenso uma tenso elstica e, portanto, cr E E - mdulo de elasticidade do material L - comprimento da coluna sem apoio, cujas extremidades so presas por pinos R - o menor raio de girao da coluna, determinado por r = I A , onde I e o menor momento de inrcia da rea da seo transversal A da coluna. A forma fletida correspondente e definida pela equao.

= C1 sen

x
L

(14)

Aqui a constante C1 representa a deflexo mxima, max , que ocorre no ponto mdio da coluna como apresenta a Figura 8. Valores para C1 no podem ser obtidos, pois se desconhece a forma fletida exata da coluna. Por exemplo, se n=2 aparecero duas ondas na forma flambada como na Figura 8.c.

Figura 8 (a) Modo de flambagem para n=1 (c) Modo de flambagem para n=2

Representa-se o comportamento carga-deflexao da coluna ideal pelo grfico mostrado na Figura 9.

Figura 9- Comportamento carga deflexo para a coluna ideal. A carga crtica expressa em (10) independe da resistncia do material dependendo apenas das dimenses da seo e comprimento da coluna (I e L) e mdulo de elasticidade E do material que compe a coluna. medida que o momento de inrcia sobe, a capacidade de carga da coluna sobe. As colunas eficientes so projetadas de tal forma que a quantidade de material fique mais distante possvel dos eixos principais. Nota-se tambm que a coluna sofrer flambagem em torno do eixo principal da seo transversal de menor momento de inrcia (o eixo mais fraco), por exemplo, uma coluna de seo retangular sofre flambagem em torno do eixo a-a como apresenta a Figura 10.

Figura 10 Flambagem da coluna em torno do eixo com menor momento de inrcia. Os engenheiros tentam construir colunas onde os momentos de inrcia em relao x e a y sejam iguais, por isso que colunas na forma de tubo ou quadradas so ideais.A Figura 11 apresenta colunas com seo tubular.

Figura 11 - Colunas interiores de seo tubular para sustentao da cobertura de um prdio. Exerccio 1- Um tubo de ao A-36 com 24 ft de comprimento e a seo transversal mostrada na Figura 12 deve ser usado como uma coluna, a ser presa por um pino na extremidade. Determinar a carga axial mxima admissvel que a coluna suportara sem sofrer flambagem. E aco = 29 10 3 ksi

( )

Figura 12 - Tubo de ao como coluna. Resposta - Pcr = 64,5 kip , cr = 14,3 ksi < E =36 ksi, a aplicao da equao de Euler e apropriada para o caso.

Referncias

1. BEER, F.P. e JOHNSTON, JR., E.R. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Makron Books, 1995. 2. Gere, J. M. Mecnica dos Materiais, Editora Thomson Learning 3. HIBBELER, R.C. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Editora Livros Tcnicos e Cientficos, 2000.

Observaes:

1- O presente texto baseado nas referncias citadas. 2- Todas as figuras se encontram e so de autoria das referncias citadas.

You might also like