You are on page 1of 15

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012

Textos de Apoio

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012

Estudo do Meio - RIOS

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012

Hidrografia a cincia que pesquisa e mapeia todas as guas do planeta Terra. Os mapas dos mares e das partes navegveis dos rios servem no apenas para mostrar a profundidade das guas, mas tambm a amplitude das mars, velocidade e direo das correntes, a forma do litoral e at a natureza do fundo do mar, para fins de navegao. Rio- Curso natural de gua doce e permanente que flui com continuidade e se deslocam de nveis mais altos ( nascentes) at nveis mais baixos (foz ou desembocadura). Os rios podem ser perenes quando desembocam, escoam o ano todo, ou temporrios, quando escoam nas estaes de chuva e secam no perodo de estiagem(calor/Vero). No seu curso, as guas dos rios transportam quase sempre uma grande quantidade de detritos. Se as guas correm calmas, os detritos depositam-se no fundo do rio, mas quando as guas se lanam num mar de guas impetuosas, os detritos acumulam-se perto da foz e espalham-se em todas as direes. H um grande relacionamento entre os seres que vivem nos rios e os que vivem nas margens ou proximidades dos cursos de gua. As folhas das plantas e os insetos que caem na gua servem de alimentao para muitos animais. Tudo isso representa uma incessante entrada e sada de matria orgnica do curso de gua. O rio nasce, sempre numa regio elevada. Pode ser no alto de uma montanha. Na sua infncia, leve e irrequieto, como qualquer criana ou animal novo: corre, salta, ora atirando-se de grandes alturas, ora cascateando ruidosamente por entre os seixos, ora descansando, ofegante, em seu leito de areia branca e brilhante. O seu aspeto sadio e lmpido, irradiando pureza; o seu corpo fresco como o orvalho da manh; a sua cor o puro azul do cu refletido. O seu alimento o que lhe proporciona o seio frtil da Terra-me. Depois cresce. As suas guas avolumam-se. Torna-se majestoso e tranquilo. Viaja. Percorre grandes plancies, profundos vales, circunda montanhas, salta perigosos penhascos. Conhece o homem. Avizinha-se das suas cidades, trabalha para ele move os seus engenhos, transporta as suas embarcaes, d de beber aos rebanhos e s plantaes, oferece-lhe os seus peixes e prova o sabor amargo de sua ingratido. Riacho, Ribeiro, Regato - Cursos de gua mais pequenos, que levam gua a cursos de gua maiores.
Gil Portugal

Nascente- Lugar onde nasce o rio . Uma nascente pode ser permanente ou temporria (intermitente), dependendo do nvel das guas que acumula e da forma das rochas sua volta. Pgina

3
Foz- Onde o rio desagua, isto , onde as guas do rio entram no mar, num lago ou em outro rio.
Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 H dois tipos principais de foz de um rio: a foz em esturio (alargamento junto foz e com leito uniforme) e a foz em delta ( alargamento do leito, formando uma espcie de tringulo, em que se formam, geralmente, pores de terra no seu centro). esturio delta Leito- Terrenos por onde o rio corre. Caudal de um rio quantidade de gua que passa por uma determinada seco do rio por unidade de tempo. Expressa-se em m3 /s (metros cbicos por segundo)

Margens- Terrenos situados dos dois lados do rio. Se te virares de costas para a nascente, tens tua direita a margem direita e tua esquerda a margem esquerda.

Afluente- rio, ribeiro ou qualquer outra linha de gua que um rio principal recebe ao longo do seu percurso (que desagua noutro rio).

A montante de tal como a nascente o seu ponto mais a montante desse curso de gua. A jusante de - foz de um rio o ponto mais a jusante desse curso de gua Ria- quando as guas do rio entram no mar por diferentes braos, geralmente navegveis. Ria de Aveiro

4
Pgina

Bacia hidrogrfica - conjunto de terras drenadas por um rio principal, os seus afluentes e subafluentes.
Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 Bacia hidrogrfica do Rio Guadiana Rede hidrogrfica - o nome que se d ao conjunto formado pelo rio principal, e por todos os seus afluentes e subafluentes.

Pgina

Conforme podemos verificar, pelo mapa, o


Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 Norte tem mais rios que o Sul.

Rios que atravessam a Pennsula Ibrica

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012

OS MAIORES RIOS DE PORTUGAL Rio Mondego - O rio Mondego um dos mais importantes de Portugal. Ao contrrio dos outros, tambm grandes, como o Tejo, o Douro e o Guadiana, o Mondego nasce em Portugal, na Serra da Estrela, e desagua na Figueira da Foz. Quando nasce, ainda muito pequeno e tem o nome de Mondeguinho. Depois percorre 277 quilmetros, tornando-se um dos maiores rios portugueses. A nascente a 1425 metros de altitude, o que bem alto (o ponto mais alto da Serra da Estrela tem 1991 metros), e segue um caminho com paisagens sempre diferentes at ao mar. As paisagens que o compem vo desde as montanhas rochosas, a vales cheios de erva e lugares mais planos, onde a gua corre calma. A cidade mais importante que o Mondego banha Coimbra.

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 Rio MINHO nasce na serra de Meira, em Espanha. Serve de fronteira entre o norte de Portugal (Minho) e a Galiza, em Espanha, nos ltimos cerca de 75 km do seu curso. Tem a sua foz em Caminha. Principais afluentes portugueses: Rio Mouro, Rio Gadanha e Rio Coura. As principais localidades portuguesas por onde passa: Valena. Rio DOURO - O rio Douro um dos maiores rios da Pennsula Ibrica, o que tem a maior bacia hidrogrfica. o maior rio de Portugal em extenso. Nasce na Serra de Urbin, em Espanha e tem a sua foz no Porto. Principais afluentes portugueses: Rio Ca, Rio Sabor, Rio Tua, Rio Ceira, Rio Varosa, Rio Corgo, Rio Ovil, Rio Paiva, Rio Sardoura, Rio Tmega, Rio Mau, Rio Arda, Rio Uima, Rio Sousa. O Rio Douro tem uma extenso de cerca de 895 km, dos quais 322 em Portugal. As principais localidades portuguesas por onde passa: Miranda do Douro, Barca de Alva, Rgua e Gaia.

Rio TEJO- o rio Tejo o segundo maior rio portugus em extenso. o maior rio da Pennsula Ibrica. Um pequeno troo (47 km) faz fronteira com Espanha. A jusante de Vila Franca de Xira, o rio forma um esturio, chamado Mar da Palha. O esturio do Tejo o maior da Europa Ocidental, com 320 km2. A jusante da vila de Constncia, sobre uma ilha fluvial, existe o famoso castelo de Almourol. O rio Tejo nasce na Serra de Albarracin, em Espanha e tem a sua foz em Lisboa, assinalada pelo farol do Bugio. Principais afluentes portugueses: Rio Zzere, Rio Sorraia. Tem uma extenso de Cerca de 1040 km, dos quais 275 em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Vila Velha de Rdo, Abrantes, Santarm , Vila Franca de Xira.

Pgina

Rio Sado - o maior rio totalmente portugus a sul do Tejo. Corre de sul para noroeste. Uma grande rea do seu esturio est classificada como Reserva Natural do Esturio do Sado.
Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 Nasce Serra da Vigia e tem a sua foz em Setbal. Principais afluentes: Rio Roxo, Rio Figueira, Rio Odivelas, Rio Xarrama, Rio Alcovas, Rio So Martinho, Rio Marateca, Rio Campilhos, Rio Alvalade, Rio Corona e Rio Arco. Tem uma extenso de cerca de 130 km. Principal localidade portuguesa por onde passa: Alccer do Sal.

Rio GUADIANA o rio Guadiana corre de

Norte para Sul e, em dois troos, serve de fronteira entre Portugal e Espanha (so cerca de 100 km). navegvel at Mrtola. Os romanos chamavam-lhe "anas" e os mouros juntaram-lhe "udi", que significa rio, ficando Udi Anas. As pessoas chamaram-lhe Odiana at ao sc. XVIII, altura em que a palavra de origem castelhana, Guadiana, prevaleceu. Nascente: Lagoas de Olhos do Guadiana (Ruidera), em Ciudad Real, Espanha. Foz: Vila Real de Santo Antnio (Portugal) / Ayamonte (Espanha). Extenso: Cerca 870 km, dos quais 220 em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Mrtola, Alcoutim e Castro Marim. Principais afluentes portugueses: Rio Caia, Rio Degebe, Rio Odeleite e Rio Ardila. Barragens: Alqueva. Rio Vouga - rio Vouga desagua na ria de Aveiro, uma zona lagunar que ocupa cerca de 11 mil hectares, entre salinas e zonas de gua. Na ria desaguam tambm outros rios, o rio Crtima, o rio Boco, o rio Antu e o rio Mau. Uma parte da ria integra a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Nascente: Serra da Lapa. Foz: (Ria de) Aveiro. Extenso: Cerca de 140 km. Principais localidades portuguesas por onde passa: So Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Sever do Vouga. Principais afluentes portugueses: Rio gueda, Rio Sul, Rio Caima, Rio Ul. DISTRITO DE BRAGANA REDE HIDROGRFICA Alm do Douro, os principais rios do distrito correm de norte para sul ou de nordeste para sudoeste, e fazem todos parte da bacia hidrogrfica do Douro. Os principais so: o rio Tua, que nasce em Mirandela da juno dos rios Tuela e Rabaal e banha a zona ocidental do distrito:
Prof. Lus Veiga 2011/2012

Pgina

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 o rio Sabor, que tambm nasce em Espanha, mas que corre atravs da zona oriental do distrito. Ambos tm uma rede de afluentes significativa, sendo que: - o Tuela recebe as guas do rio Baceiro: - o Rabaal as do rio Mente: - o Sabor as do Rio Azibo

Rio Sabor nasce em Espanha, na serra de Parada, a cerca de 1.600 metros de altitude, entrando pouco depois em Portugal, ainda como ribeiro de montanha, pela serra de Montesinho. Aps percorrer mais de 100 quilmetros atravs de Trs-os-Montes, este rio desagua no Douro, junto a Torre de Moncorvo, altitude de 97 metros. O rio Mas, nasce em Espanha por cima da aldeia de Manzanas, que lhe d o mesmo nome. Faz fronteira de Portugal com Espanha, desde as aldeias de Manzanas e Petisqueira at Outeiro e Pinelo. Passa pelas aldeias de Petisqueira, Deilo, So Julio, Quintanilha, Paradinha, Outeiro, Pinelo, Argozelo, Caro, Vimioso, Campo de Vboras, Santulho, Algoso e Junqueira na parte portuguesa. Rio Maas em Argozelo (Vimioso) O Rio Tuela nasce em Espanha, na provncia de Castela e Leo, em pleno Parque Natural do Lago de Sanbria, na Sierra Segundera, a 1.896 m de altitude, no stio denominado por Lagunas de la Hermita. um rio de origem glaciar, e tem como principais afluentes o Rio Pedro e o Rio de la Gamoneda em Espanha, e o Rio Baceiro e o Rio de Guide em Portugal. Depois de um percurso em Espanha, servindo de fronteira natural das provncias de Castela e Leo e Galiza, entra em territrio portugus, na freguesia da Moimenta, concelho de Vinhais, em pleno corao do Parque Natural de Montesinho. Rio Tuela

Pgina

O Baceiro um rio internacional que nasce na comunidade de Castela e Leo e passa pelas aldeias de Vilarinho de Cova de Lua, Parmio, Terroso, Mas, Espinhozela, Gondesende, Castrelos, Alimonde e Soeira. O rio Baceiro um afluente da margem esquerda do Tuela.
Prof. Lus Veiga 2011/2012

10

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 Rio Baceiro (Terroso)

O Rio Rabaal nasce na Galiza, prximo da fronteira com Portugal, entrando no pas no concelho de Vinhais. Ainda no concelho de Vinhais junta as suas guas com o Rio Mente, o seu maior afluente, o qual faz em parte do seu percurso a fronteira com Espanha. Possui uma barragem em Rebordelo, no extremo sul do concelho de Vinhais, antes de entrar no concelho de Valpaos, e seguir o seu caminho at confluncia com o Rio Tuela a Norte de Mirandela, para formar o Rio Tua. Rio Rabaal

O Rio Fervena nasce na Serra da Nogueira, a 1300 metros de altitude, desaguando no Rio Sabor a 480 metros de altitude. Este curso de gua banha vrias povoaes, tornando-se parte da sua gua para rega de culturas e pomares da Veiga de Gostei e de Castro de Avels. No decorrer do seu curso de gua, o rio fervena percorre vrios terrenos, muitos dos quais se destinam agricultura e pecuria. Rio Fervena

O Rio Azibo um rio portugus, afluente da margem direita do Sabor que nasce na Serra da Nogueira no concelho de Bragana perto de Rebordainhos. Atravessa o concelho de Macedo de Cavaleiros, onde foi construda a Barragem do Azibo, perto de Santa Combinha e vai desaguar no rio Sabor perto de Castro Vicente no concelho de Mogadouro.

Rio Onor - rio que nascendo em Espanha e servindo de linha de fronteira com Espanha, divide a povoao de Rio de Onor em duas partes.

11

Pgina

Rio Onor

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012

O Rio Mente - um rio do Nordeste Transmontano, com uma extenso total de 57 Km. Nasce na Galiza a cerca de 1281m de altitude na Serra de Teixeiras, desloca-se no sentido N-S percorrendo 25 km de territrio espanhol, alcana o territrio portugus prximo da aldeia da Cisterna, onde o seu curso se encontra a 560 m de altitude, percorre 33 km em territrio portugus e acaba por afluir no Rio Rabaal a cerca de 400 m de altitude. Ao alcanar o territrio portugus, faz de fronteira entre os dois pases alguns quilmetros, depois encontra-se integralmente no concelho de Vinhais e finalmente faz a diviso entre os concelhos de Vinhais e de Chaves. um rio que escavou um profundo vale encaixado, em que o desnvel entre o leito e a montanha pode ultrapassar os 400 m. As suas margens so maioritariamente rochosas, com algumas plancies de aluvio. As encostas so abruptas, com enorme biodiversidade. Tais caractersticas concedem-lhe o direito de pertencer ao Parque Natural de Montesinho e Rede Natura 2000. O rio Angueira ou Ribeira de Angueira um rio internacional que nasce em Espanha perto da vila de Alcanizes. No seu percurso at desaguar no Sabor, entrando em Portugal em So Martinho de Angueira, freguesia do concelho de Miranda do Douro, atravessa, depois, o concelho de Vimioso, passando por Angueira, Serapicos, So Joanico, Campo de Vboras, Uva e Algoso. Rio Angueira

O Rio Assureira um rio portugus que nasce no Parque Natural de Montesinho, perto da freguesia Pinheiro Novo, concelho de Vinhais. O pequeno rio acaba por afluir no Rio Rabaal.

H ainda que frisar algumas ribeiras da nossa regio: Ribeira do Penacal - nasce perto da aldeia de Pa, no Distrito de Bragana, concelho de Bragana e freguesia de Ms. atravessada pela a N217 (a "estrada do Penacal") pela a ponte que tem o nome de "ponte do Penacal", entre o quilmetro 9 e 10 dessa mesma estrada.
Prof. Lus Veiga 2011/2012

Pgina

12

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012

Ribeira das Caroceiras (Vinhais) Ribeira das Andorinhas (Bragana) Ribeira de Baal (Bragana)

Extenso do Percurso dos Principais Rios que Desaguam em Portugal Continental

Extenso do Percurso dos Principais Rios que Nascem em Portugal Continental

TABELA Sntese COM OS PRINCIPAIS RIOS Nascentes/Afluentes/Foz

Pgina

13

Rio
Minho

Nascente
Serra de Meira (Espanha) Coura

Afluentes Principais
Caminha

Foz

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012


Lima Cvado Ave Provncia de Orense (Espanha) Serra do Larouco Serra da Cabreira Laboureiro Vez Homem Rabago Este Vizela Sabor Tua Corgo Tmega gueda Ca Tvora Paiva Sul Caima Ul gueda Do Alva Ceira Arunca Ergues Ponsul Ocreza Zzere Sever Sorraia Almansor Xarrama Alcovas Marateca Alvalade Arco Torto Odeleite Vasco Viana do Castelo Esposende Vila do Conde

Douro

Serrade Urbin (Espanha)

So Joo da Foz

Vouga

Serra da Senhora da Lapa

Aveiro

Mondego

Serra da Estrela

Figueira da Foz

Tejo

Serra de Albarracn (Espanha)

Lisboa

Sado

a sudoeste de Ourique

a oeste de Setbal

Mira Guadiana

Serra do Mu Lagoas de Ruidera (Espanha)

Vila Nova de Milfontes Vila Real de Santo Antnio

14
Pgina

De entre os maiores rios portugueses, podemos distinguir entre aqueles que nascem em Portugal e os que nascem em Espanha, como se pode ver pela tabela que se segue.

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local 2011-2012 Nascente Espanhola Extenso em Portugal Extenso Total

Rio

Nasce ...

Desagua ...

Douro

322 km

913 km

Picos de Urbin, Sria (a 2 080 de altitude) serra de Albarracn (a 1 593 de altitude)

Porto

Tejo

275 km

1 038 km

Lisboa fronteira natural entre Vila Real de Santo Antnio e Aiamonte (Espanha)

Guadiana

260 km

820 km

lagoas de Ruidera

Nascente Portuguesa Rio Mondego Extenso 220 km Nasce ... Serra da Estrela (a 1 425 m de altitude) Serra da Estrela (a 1 900 m de altitude) a sudoeste de Ourique serra da Senhora da Lapa serra de Mu Desagua ... Figueira da Foz

Zzere

200 km

a oeste de Constncia

Sado

175 km

a oeste de Setbal

Vouga Mira

136 km 130 km

Aveiro Vila Nova de Milfontes

Pgina

15

Prof. Lus Veiga 2011/2012

You might also like