You are on page 1of 2

Windows XP A Microsoft comeou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface em setembro de 1981.

O Windows s comea a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da verso Windows NT, lanada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas grficos sendo executados sobre alguma verso dos sistemas compatveis com DOS. Verses: Windows 1.0 Windows 2.0 Windows 2.1 Windows 3.x Windows NT Fonte: Oficinadanet.com.br Windows 95 Windows 98 Windows 2000 Windows ME Windows XP Windows Server 2003 Windows vista Windows Server 2008 Windows Seven Windows 8

Windows XP`- Historia Em 2001, a Microsoft lanou o Windows XP, que se tornou em pouco tempo o sistema operacional mais utilizado da histria. De acordo com estatsticas da IDC, em Janeiro de 2006 mais 400 milhes de cpias estavam em uso ao redor do mundo. Em Dezembro de 2006, a participao de mercado do Windows XP tinha chegado a 86%. O XP no Windows XP significa eXPerincia, palavra que simboliza as mudanas e inovaes que o sistema trouxe ao mercado. Com o Windows XP, os usurios domsticos podem trabalhar e desfrutar de msicas, filmes, mensagens e fotos em seu computador, enquanto os usurios corporativos podem trabalhar melhor e mais rpido, graas nova tecnologia de suporte tcnico, uma nova interface de usurio, e muitas outras melhorias que podem torn-lo mais fcil de usar para uma ampla gama de tarefas. O Windows XP trouxe muitas novidades, como: Sequncias rpidas de iniciao e hibernao; Capacidade de desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador; Habilidade de alternar contas de usurios sem fechar os arquivos abertos neles; Clear Type: um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, especificamente adotado para monitores de LCD; Funcionalidade da Assistncia Remota, com a permisso de usurios se conectarem ao seu XP pela internet; Suporte para rede DSL e Wireless. A interface do sistema foi mais uma vez redesenhada e ficou mais amigvel e intuitiva. No Menu Iniciar, era possvel fixar os programas mais utilizados. Novas camadas de efeitos para o desktop foram criadas e a Barra de Tarefas podia ser travada para prevenir desconfiguraes. Em junho de 2008 as vendas do Windows XP foram encerradas, mas o sistema continua sendo ainda muito utilizado, apesar de no contar com tecnologias mais modernas como seus sucessores.

Fonte: http://windowsteamblog.com/internacional

XP Home e XP Professional O ncleo o mesmo, a interface com o usurio a mesma, mas existem algumas diferenas entre essas duas verses, alm do preo. A verso Home um subconjunto da verso Professional. Alm de todos os recursos da verso Home, a verso Professional conta ainda com: Criptografia: Dados podem ser codificados, impedindo que seu acesso seja feito por terceiros, a menos que seja fornecida uma senha. Acesso remoto: A partir de um notebook ou outro PC, podemos acessar o computador principal. Isto no chega a ser uma grande vantagem, pois existem utilitrios (Ex: Norton PC Anywhere, e at os gratuitos como o VNC) que executam funes semelhantes. Mltiplos processadores: Ao ser usado em um PC equipado com uma placa de CPU com mais de um processador, capaz de distribuir as tarefas entre processadores diferentes, resultando em maior desempenho. Se voc vai usar uma placa de CPU com dois processadores, ou ento com o Pentium 4 HT (Hyper Threading), precisa usar o Windows XP Professional, e no o verso Home, que reconhece apenas um processador. Um Pentium 4 HT visto pelo sistema operacional como se fossem dois processadores. Somente sistemas que suportam mltiplos processadores podero aproveitar todo o desempenho do Pentium 4 HT. Rede corporativa: As redes mais simples so as chamadas "ponto-a-ponto", usadas no ambiente domstico. As redes utilizadas nas empresas so do tipo "cliente-servidor", que apresentam mais recursos e mais segurana. O Windows XP Home no pode acessar uma rede cliente-servidor, somente redes ponto-a-ponto. Portanto se o seu computador usado na rede de uma empresa, preciso que utilize a verso Professional, e no a verso Home do Windows XP. NUCLEO A exemplo do Windows 2000, os programas no tm acesso ao kernel (ncleo) do cdigo do sistema operacional. Ou seja, se um software trava, o funcionamento do Windows XP no prejudicado.
Em qualquer sistema operacional, o Kernel o ncleo, encarregado de controlar o acesso memria de demais componentes de Hardware, gerenciar os programas abertos, dividir o tempo de processador entre eles.Espero que sirva.

You might also like