You are on page 1of 6

1 LISTA DE EXERCCIOS 1) A 20C o barmetro A da figura l 350 kPa. Qual a altura h da gua em cm? Qual a leitura do barmetro B em kPa?

2) Pode-se integrar a distribuio de massa especfica da tabela A.6 e obter-se a massa da atmosfera da terra de 6x1018 kg. Este resultado pode ser usado para calcular a presso ao nvel do mar na terra? Reciprocamente, a presso real ao nvel do mar de 101,35 kPa pode ser usada para fazer uma estimativa mais precisa da massa atmosfrica? 3) Na figura, o fluido 1 leo (d=0,87) e o fluido 2 glicerina a 20C. Se patm=98 kPa, determine a presso absoluta no ponto A.

4) Na figura abaixo, todos os fluidos esto a 20C. Determine a diferena de presso (Pa) entre os pontos A e B.

5) Na figura abaixo, a presso no ponto A de 25 lbf/in2. Todos os fluidos esto a 20C. Qual a presso do ar na cmara fechada B, em Pa?

6) A comporta AB da figura tem 1,5 m de largura, est articulada em A e tem o movimento limitado pelo bloco B. A gua est a 20C. Calcule (a) a fora sobre o bloco B e (b) as reaes em A se a profundidade da gua for h=2,85 m.

7) A comporta AB tem 1,5 m de largura e abre para deixar sair gua doce quando a mar do oceano estiver baixando. A articulao A est a 0,6 m acima do nvel de gua doce. A que nvel do oceano h a comporta abrir? Despreze o peso da comporta.

8) Encontre a fora hidrosttica lquida por unidade de comprimento (normal ao papel) agindo na comporta retangular AB da figura e a sua linha de ao.

9) A comporta AB da figura tem uma massa homognea de 180 kg, 1,2 m de comprimento normal ao papel, articulada em A e apoiada no fundo liso em B. Todos os fluidos esto a 20C. Para qual profundidade de gua h a fora no ponto B ser nula?

10) A barragem da figura um quarto de crculo de 50 m de largura. Determine os componentes horizontal e vertical da fora hidrosttica contra a barragem e o ponto CP onde a resultante atua na barragem.

11) Um caminho de combustvel tem um tanque com seo transversal aproximadamente elptica, com um eixo principal horizontal de 3 m e um eixo secundrio vertical de 2 m. O topo est sujeito presso atmosfrica. Se o tanque estiver cheio pela metade com gua e a outra metade com glicerina, qual a fora hidrosttica sobre o painel elptico plano da extremidade? 12) Um balo de ar quente deve ser projetado para suportar uma cesta, cordas e uma pessoa para um peso total de 1300 N. O material do balo tem uma massa de 60 g/m2. O ar ambiente est a 25C e 1 atm. O ar quente dentro do balo est a 70C e 1 atm. Qual o dimetro mnimo do balo esfrico que suportar o peso total? Despreze o tamanho da abertura de entrada de ar quente. 13) A vara uniforme de seo circular da figura articulada no ponto B na linha dgua e est em equilbrio quando 2 kg de chumbo (d=11,4) so fixados a sua extremidade. Qual o peso especfico do material da vara? Qual a peculiaridade sobre o ngulo de equilbrio =30?

14) Quando um peso de 5 lbf colocado na extremidade de uma viga de madeira uniforme flutuante, a viga deflete-se de um ngulo com o seu canto direito superior na superfcie livre, como mostrado na figura. Determine (a) o ngulo e (b) o peso especfico da madeira. (Sugesto: as foras verticais e momentos em relao ao centride da viga devem balancear-se).

15) A vara de seo circular de madeira uniforme de 5 m de comprimento da figura amarrada ao fundo por um fio. Determine (a) a trao no fio e (b) a densidade da madeira. possvel com a informao dada determinar o ngulo de inclinao ? Explique.

16) Um bloco uniforme de ao (d=7,85) flutua na interface mercrio-gua, como na figura. Qual a razo entre as distncias a e b para esta condio?

17) Uma spar buoy uma bia com suficiente lastro para flutuar verticalmente, como na figura. Suponha que a bia feita de madeira de densidade d=0,6, 2 in por 2 in por 12 ft, flutuando na gua do mar (d=1,025). Qual o peso de ao (d=7,85) que deve ser adicionado no fundo da bia de modo que h=18 in.

18) Um cone circular reto slido tem densidade d=0,99 e flutua verticalmente como na figura. Esta uma posio estvel para o cone? Explique.

19) Um iceberg pode ser idealizado como um cubo de comprimento lateral L. Se a gua do mar indicada por d=1,0, ento gelo de geleira tem d=0,88. Determine se esse iceberg estvel para a posio mostrada na figura.

20) Uma barcaa tem 4,5 m de largura e 12 m de comprimento e flutua com um calado de 1,2 m. A barcaa est to carregada de cascalho que seu centro de gravidade est 0,6 m sobre a linha dgua. Ela estvel?

Viscosidade e massa especfica do ar a 1 atm

Viscosidade e massa especfica da gua a 1 atm

Propriedade de lquidos comuns a 20C e 1 atm

You might also like