You are on page 1of 8

Instituto Politcnico de Santarm E s co l a S u p e ri o r d e E d u c a o

regulamento de estgios

Para conceber e construir estes regulamentos de estgio do curso Educao e Comunicao Multimdia, foi ponto de partida o documento, da autoria de Antnio Mesquita Guimares e de Maria Potes Barroso Santa-Clara Barbas, Bases Estruturantes do Curso. A Unidade Curricular Estgio como Interface entre as restantes unidades curriculares e o exerccio profissional, em que se definiam j os princpios reguladores dos estgios do curso ECM e foi referncia importante o Regulamento de Estgios de Animao Cultural e Educao Comunitria.

I Definio
1
A dimenso da prtica profissional assume no curso ECM uma perspectiva transversal, articulando-se com outras vertentes da formao, sendo constituda e sequenciada em termos dos seguintes elementos: a) Disciplinas de laboratrio e atelier; b) Estgio no 6 semestre.

O Estgio uma componente curricular obrigatria do 6 semestre do curso ECM, 1 ciclo de estudos superiores, valendo 18 ECTS, com um total de 450 horas, distribudas por 180 horas da unidade curricular e 270 horas no local de estgio.

O Estgio no implica paragens lectivas para a sua realizao, desenrolando-se segundo um modelo pedaggico que privilegia um funcionamento com diferentes componentes lectivas, potenciando a reflexo sobre a prtica profissional. 4 Do Estgio no resulta qualquer vnculo laboral entre o/a estagirio/a e a instituio de acolhimento.

O Estgio no necessariamente remunerado, podendo a instituio de acolhimento, se assim o entender, oferecer apoio ao/ estagirio/a (bolsa global ou sectorial: ajudas para transportes, alimentao e recursos necessrios implementao do Estgio).

II Finalidade e objectivos
1
A finalidade da componente curricular de Estgio proporcionar aos/s estudantes uma experincia pr-profissional, que lhes possibilite o contacto com o mundo do trabalho, o exerccio das aprendizagens adquiridas e das competncias desenvolvidas durante o curso, no contexto em que, no futuro, podero intervir profissionalmente. 2 So objectivos gerais do Estgio:

a) b)

Contactar com instituies e profissionais da rea no activo; Desenvolver competncias para desenhar, gerir e avaliar actividades e projectos no mbito da educao e comunicao multimdia; c) Promover a concepo, a produo, publicao, difuso e avaliao de contedos em multimdia; d) Desenvolver competncias de mediatizao de contedos em contexto de educao formal e no formal; e) Analisar as implicaes derivadas de inovaes tecnolgicas no campo da comunicao em contextos diversificados; f) Contribuir para a construo do perfil profissional do/a educador/a e comunicador/a multimdia, questionando, ao longo do estgio, o seu papel social; g) Facilitar a entrada no mercado de trabalho. 3 So objectivos especficos: a) Efectuar o levantamento de instituies e servios com os quais a escola possa estabelecer protocolos de estgio; b) Analisar e definir as funes do/a educador/a e comunicador/a multimdia em contextos profissionais; c) Integrar-se activamente nas actividades do mbito da educao e comunicao multimdia desenvolvidas pela instituio de acolhimento; d) Aprofundar os quadros tericos respeitantes rea de interveno; e) Construir um projecto de interveno, partindo das caractersticas especficas da instituio de acolhimento; f) Fundamentar teoricamente o referido projecto; g) Estruturar o projecto, identificando recursos e desenvolvendo estratgias que possibilitem a sua operacionalizao; h) Conceber estratgias e mecanismos de auto e hetero-avaliao; i) Implementar o projecto; j) Reflectir sobre a interveno, articulando a dimenso terica com os resultados da interveno; k) Contribuir para a construo de saberes especficos da rea, decorrentes da interveno efectuada.

III Acesso e assiduidade


1 2
Tm acesso ao Estgio os/as estudantes matriculados no 6 semestre do curso ECM. A presena mnima na prtica de estgio nas instituies de acolhimento de 80% do nmero global de horas atribudas ao estgio. Essa presena certificada pela instituio de acolhimento. A ausncia aos restantes 20% s pode ser justificada por doena, comprovada por atestado mdico.

A presena nas aulas da componente lectiva fundamental, uma vez que a so estabelecidas com os/as estudantes as orientaes gerais para as diferentes tarefas a realizar nas instituies de acolhimento.

IV Instituies de acolhimento, mbito geogrfico e condies


1 A procura e seleco da instituio de acolhimento da responsabilidade conjunta da Escola e dos/as estudantes, devendo situar-se preferencialmente na rea de influncia geogrfica da ESES. 2 Cabe sempre ESES a aceitao ou rejeio da instituio proposta, de acordo com as caractersticas da mesma e a avaliao das condies de realizao do estgio. 3 A aceitao pela ESES da instituio de acolhimento depende sempre da aceitao, por parte desta, da celebrao de um protocolo de colaborao que regule as relaes entre ambas as partes.

A realizao do estgio implica a existncia, na instituio de acolhimento, de um/a tcnico/a qualificado/a que desempenhe as funes de coordenador/a local de estgio, designado/a por Orientador/a Cooperante. Situaes especiais podero ser analisadas caso a caso e sujeitas a deciso conjunta dos/as responsveis pelo estgio e da coordenao do curso.

condio de aceitao, pela ESES, da instituio de acolhimento, o compromisso expresso, por parte desta, de permitir o desenvolvimento autnomo do projecto de estgio apresentado pelo/a estagirio/a e de certificar o cumprimento da assiduidade referida no ponto III 2.

V Orientao
1
O estgio sempre orientado por um/a docente da ESES designado/a por Docente-Orientador/a, a quem cabe a aprovao do projecto de interveno do/a estagirio/a, sem prejuzo da existncia de co-orientadores/as para reas de estgio especficas, podendo estes/as no ser docentes da ESES. Neste caso, o seu reconhecimento para esta funo ser feito mediante apreciao curricular da responsabilidade da coordenao do curso. 2 Funes dos/as Orientadores/as-Cooperantes, nas instituies de acolhimento: Facilitar a integrao do/a estudante estagirio/a na instituio; Assegurar a mediao da concepo, programao, implementao e avaliao do projecto de estgio; Observar o desempenho do/a estagirio/a nos diferentes momentos da implementao do projecto de estgio; Acompanhar construtivamente o percurso e desenvolvimento do/a estagirio/a;

2.1 2.2 2.3 2.4

2.5 ESES; 2.6

Agir como interlocutor entre a instituio e o/a orientador/a da Fazer uma avaliao contnua do desempenho do/a estagirio/a e facultar equipa da ESES, responsvel pelo estgio, um relatrio final de avaliao, segundo orientaes definidas no incio do estgio. Funes dos/as Docentes-Orientadores/as: Enquadrar tcnica e cientificamente o projecto de estgio; Supervisionar a concepo, programao, implementao e avaliao do projecto de estgio; Articular com o/a orientador/a cooperante o acompanhamento do/a estagirio/a, visando a sua autonomia na concepo e implementao do projecto; Favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do/a estagirio/a, atravs de dilogo crtico e construtivo, em sesses peridicas de orientao (presenciais e a distncia); Realizar visitas ao local de estgio com o objectivo de acompanhar e supervisionar o/a estagirio/a no terrenoi; Fazer uma avaliao contnua do/a estagirio/a, tendo em conta os critrios pr-definidos; 3

3.1 3.2 3.3 3.4

3.5 3.6

VI Cdigo de Conduta
1
Durante a realizao do estgio, o/a estagirio/a deve orientar a sua conduta pelos seguintes princpios: Conhecer e cumprir os objectivos, o regulamento interno e os procedimentos em vigor na instituio de acolhimento; Desempenhar as funes atribudas com dedicao e rigor, contribuindo para a boa imagem da instituio de acolhimento, da ESES, do curso e cuidando da sua prpria imagem profissional; Apresentar sugestes que possam contribuir para a melhoria dos processos e das prticas; Esforar-se por concretizar os objectivos estabelecidos para o estgio; Orientar a sua conduta na realizao das tarefas e na interaco com os membros da instituio de acolhimento pelas regras bsicas da educao e civismo, produtividade e qualidade; Actuar com profissionalismo, salvaguardando o interesse e a privacidade dos/as agentes envolvidos/as (utentes, colaboradores/as, colegas); Utilizar adequadamente os bens, equipamentos e ferramentas colocadas ao seu dispor para a realizao das suas tarefas.

VII Enquadramento e avaliao


1
A classificao final do/a estagirio/a na unidade curricular Estgio da responsabilidade da equipa de docentes da ESES responsvel pelos Estgios e dever ter em considerao os relatrios finais de avaliao dos/as Orientadores/as-Cooperantes.

4
5

6 7

A realizao do estgio pressupe: A aceitao, pela equipa responsvel pelo estgio, do projecto de interveno; 2.2 A entrega de um relatrio individual de estgio, no prazo definido no calendrio lectivo da unidade curricular Estgio. Em casos excepcionais, ditados por motivos de fora maior, devidamente comprovados e analisados caso a caso, nomeadamente doena ou interrupo do estgio, poder ser atribudo um novo prazo para entrega de nova verso do relatrio de estgio, por proposta equipa de docentes da unidade curricular, situao em que poder ser concedido um perodo adicional de at 90 dias para a entrega do referido relatrio. O relatrio de estgio ser apresentado publicamente, em data previamente definida pela equipa de docentes de Estgio. A avaliao final e a classificao do estgio so da responsabilidade da equipa de docentes da unidade curricular Estgio, segundo os critrios e ponderaes constantes do Programa de Estgio. A base para a avaliao por parte do/a responsvel institucional previsto, constituda pelo relatrio de avaliao elaborado pelo/a orientador/a cooperante, previsto no ponto V - 3.6. O no cumprimento da carga horria referida anteriormente implica a reprovao no estgio.

2.1

VIII Situaes de excepo


1
Na comunicao multimdia, pela juventude e novidade da profisso, pela vertigem com que as inovaes ocorrem, pela enorme variedade e flexibilidade de tarefas que so exigidas e pela especificidade do respectivo domnio cientfico, que assume uma natureza transversal, pelo cruzamento que estabelece com inmeros campos de todos os sectores profissionais, tem-se verificado a constante necessidade de actualizar a formao de muitos profissionais da rea, que tm procurado e encontrado neste curso ECM a resposta para essa necessidade. Por esse motivo, damos especial ateno situao do/a trabalhador/aestudante, sem que tal implique uma diminuio da qualidade e/ou exigncia da sua formao. O/A trabalhador/a-estudante, pela sua experincia de vida social e profissional, muitas vezes uma mais-valia importante para o curso e turma em que se insere. Assim, o local de trabalho pode ser considerado instituio de acolhimento de estgio, desde que: a) O mbito do exerccio profissional seja compatvel com uma rea de interveno de Educao e Comunicao Multimdia; b) A entidade empregadora aceite e permita o desenvolvimento autnomo do projecto de estgio apresentado pelo/a estagirio/a. 2 A aceitao do local de trabalho como instituio de acolhimento de estgio carece da aprovao da equipa de docentes da unidade curricular Estgio e ser regulamentada atravs da celebrao de protocolo.

IX Entrada em vigor
1 O presente Regulamento entra em vigor no ano lectivo de 2008/2009, podendo ser objecto de alteraes nos anos lectivos seguintes.

Nota do coordenador do curso em 2010/2011 Estas visitas podero ser complementas ou substitudas por meios de comunicao tecnolgicos enquadrados nos sistemas de e-learning ou b-learning da ESES.

You might also like