You are on page 1of 9

10

AtiVidAde FsicA e controle de Peso corPorAl (equilBrio energtico)

dnis MaRCelo Modeneze

89

pesar de existirem diferenas individuais significativas relacionadas aos mecanismos de consumo e gasto de energia, o equilbrio energtico vem sendo o determinante principal quanto a modificaes associadas ao controle de peso corporal, o que torna as dietas e a prtica de atividades fsicas importantes mecanismos de controle. Assim, o tema equilbrio energtico assume grande importncia no cenrio da nutrio, exerccio fsico e da composio corporal. Esse mdulo abordar conceitos e aplicaes prticas sobre o gasto energtico.

EQUILBRIO ENERGTICO
Mas o que vem a ser Equilbrio Energtico? Nada mais do que a relao entre o que se consome de energia, traduzido pela quantidade de calorias dos alimentos que compem a dieta, e o gasto de energia que est associado ao equivalente energtico do trabalho biolgico realizado. A energia dos alimentos ingeridos ou a energia gasta pelo trabalho biolgico pode ser medida em quilocalorias kcal. A maior unidade de calor, ou a quilocaloria igual a 1000 calorias. A quantidade de calorias que no for queimada, produzindo trabalho biolgico, armazenada na forma de gordura. Ento, importante que se mantenha um nvel de atividade fsica correspondente ao consumo energtico, ou vice-versa, para que haja uma manuteno do peso corporal. Ingesto em excesso = Ganho de gordura. Acumular gordura a maneira que o corpo tem de lidar com as calorias extras consumidas acima do nvel necessrio. O corpo simplesmente no esquece da fatia extra de queijo, do biscoito com requeijo, da pizza calabresa, ou de trs colheradas de sorvete com pedaos de chocolate e calda! Do ponto de vista energtico a quantidade de calorias constante seja qual for a fonte do alimento. incorreto afirmar que 500 kcal de sorvete de chocolate, coberto com chantili e nozes, engorda mais do que 500 kcal de melancia ou 500 kcal de sanduche de salmo e cebolas. No existem formulas milagrosas para o emagrecimento ou para o ganho de peso corporal. Embora exista uma influncia gentica forte na constituio da composio corporal, o peso corporal recomendvel acaba resultando da combinao de uma dieta saudvel e de um estilo de vida fisicamente ativo.

90

EQUAO DO EQUILBRIO ENERGTICO

primeira lei da termodinmica, a chamada lei de conservao de energia, indica que a energia no se cria, nem se destri, porm pode trocar de forma. No caso do organismo humano, a energia necessria para atender demanda solicitada pelo trabalho biolgico sintetizada dos alimentos que so consumidos. A relao consumo-gasto de energia apresenta trs possveis situaes: Equilbrio energtico POSITIVO: quando o consumo excede o gasto energtico; ex: O indivduo apresenta, em mdia, um consumo de alimentos equivalente a 2800 kcal/dia, acompanhado de um trabalho biolgico que produz um gasto energtico dirio de apenas 2500 kcal, o que equivale a um saldo positivo de 300 kcal/dia, que resultam em proporcional aumento no peso corporal. Equilbrio energtico NEGATIVO: quando o gasto excede o consumo energtico; ex: O indivduo apresenta, em mdia, um consumo de alimentos equivalente a 2500 kcal/dia, acompanhado de um trabalho biolgico que produz um gasto energtico dirio de 3000 kcal, o que equivale a um saldo negativo de 500 kcal/dia, que resultam em proporcional diminuio no peso corporal. Equilbrio ISOENERGTICO: quando o gasto e o consumo de energia esto iguais; ex: O indivduo apresenta, em mdia, um consumo de alimentos equivalente a 2800 kcal/dia, acompanhado de um trabalho biolgico que produz um gasto energtico dirio de 2800 kcal, o que equivale a uma relao energtica equilibrada. Logo, no dever haver modificaes no peso corporal. Para cada 8 kcal gasta ou armazenada, ocorre uma variao de 1 grama no peso corporal do indivduo (valor mdio). Com base no texto destacado acima, ao estabelecer-se equilbrio energtico positivo da ordem de 4000 kcal, dever ocorrer ganho de 0,5 kg de peso corporal: 4000 kcal : 8 kcal/grama = 500 gramas ou 0,5 kg Assim como um saldo energtico negativo dessa mesma ordem dever proporcionar adaptao inversa, ou seja, reduo de 0,5 kg do peso corporal. S um pouquinho a mais por dia, vai longe. Durante um perodo de 40 anos, entre as idades de 25 e 65 anos, a mulher consome em mdia mais de 18 toneladas de comida. Durante esse mesmo perodo, ela pode ganhar cerca de 11 kg apenas com um pequeno excesso dirio de 350 mg na ingesto alimentar. Desequilibrar a equao de equilbrio energtico o passo mais importante para perder peso. O consumo de energia deve ser reduzido abaixo do gasto de energia, ou o gasto de energia deve ser elevado acima do consumo. Nessas duas situaes ocorrer perda de peso corporal.

91

Acredita-se que uma das principais razes pelas quais o controle de peso freqentemente fracassa porque a maioria das pessoas tem grande dificuldade em conter seu apetite e em movimentar o corpo. Estamos todos impressionados com as tecnologias modernas que fornecem convenincia, em vez de utilizarmos o prprio corpo para o movimento e o exerccio.

GASTO ENERGTICO
s dois principais componentes do gasto energtico esto associados ao atendimento das necessidades orgnicas em estado de repouso e as solicitaes energticas em situao de trabalho muscular voluntrio. Alm desses, o efeito trmico dos alimentos e, eventualmente, a chamada termognese facultativa tambm contribuem com menor poro para a demanda energtica total.

92

TERMOGNESE FACULTATIVA

ompreende a troca de energia induzida por processos adaptativos de origem metablica diante de alteraes extremas nas condies ambientais, sobretudo a temperatura e o estresse emocional. Outra forma de termognese facultativa tem lugar quando se alteram radicalmente os nveis de ingesto calrica. Redues significativas no suprimento energtico por perodos prolongados induzem a progressiva diminuio do ndice metablico de repouso, numa proporo maior do que pode ser atribudo reduo da massa isenta de gordura. A termognese facultativa representa menos de 10% do gasto energtico total.

EFEITO TRMICO DOS ALIMENTOS

energia associada ao custo de digesto, absoro, transporte e armazenamento dos nutrientes contidos nos alimentos ingeridos conhecida como efeito trmico dos alimentos. Em valores mdios, estima-se que o efeito trmico dos alimentos represente por volta de 10% do gasto energtico total, porm pode apresentar variaes de acordo com a quantidade e a proporo dos macronutrientes dos alimentos consumidos. Estudos demonstram que o efeito termognico das protenas, carboidratos e das gorduras por volta de 25%, 10% e 3 % das calorias originais provenientes de cada nutriente, respectivamente. Contudo, evidncias experimentais tm apontado que a maior quantidade de energia solicitada na digesto de uma superalimentao ou na ingesto de maiores propores de protenas ou de carboidratos no contribui para variaes significativas na termognese induzida pela dieta.

METABOLISMO DE REPOUSO
gasto energtico associado ao metabolismo de repouso refere-se energia necessria para a manuteno da temperatura do corpo em estado de repouso e dos sistemas integrados associados s funes orgnicas bsicas e essenciais. Seus valores se aproximam da demanda energtica mnima necessria manuteno da vida ou do metabolismo basal. A necessidade energtica para a manuteno do metabolismo de repouso proporcional ao tamanho e s variaes associadas composio corporal. Indivduos mais altos e mais pesados tendem a apresentar metabolismo de repouso mais elevado que indivduos de menor estatura e peso corporal. Os msculos e outros tecidos magros apresentam trabalho metablico mais elevado que a gordura. Logo, o gasto energtico proveniente do metabolismo de repouso dos indivduos magros mais elevado que a dos indivduos com maiores quantidades de gordura, mas com o mesmo peso corporal. Independente dos aspectos morfolgicos, sexo e idade so outros dois fatores determinantes do

93

metabolismo de repouso. Mulheres apresentam um gasto energtico por volta de 5% a 10% menor que homens, por causa da diferena metablica especfica de ambos os sexos. Em pessoas adultas, com o passar dos anos, em razo da quantidade de clulas metabolicamente ativas diminuir, verifica-se que, em ambos os sexos, o metabolismo de repouso se reduz entre 2% e 5% a cada dcada de vida. Baseando-se na estreita relao existente entre o metabolismo de repouso e as dimenses de estatura e peso corporal, sexo e idade, estes valores tm sido estimados mediante proposies de modelos matemticos. Dutra de Oliveira & Marchini, em 1998, trouxeram uma equao matemtica que tem por finalidade estimar a taxa do metabolismo basal (TMB):

homem: TMB = 6,473 + (13,752 x peso) + (5,003 x altura) - (6,755 x idade) mulher: TMB = 655,095 + (9,563 x peso) + (1,85 x altura) - (4,676 X idade) OBS: TMB em kcal/dia; peso em kg; altura em cm; idade em anos

METABOLISMO VOLUNTRIO

demanda energtica equivalente ao metabolismo voluntrio refere-se a todo gasto energtico relacionado s atividades fsicas. Seus valores so os que mais contribuem para a variao do gasto energtico total. Enquanto um indivduo com hbitos sedentrios pode apresentar um gasto de aproximadamente 2400 kcal/dia, uma pessoa ativa fisicamente pode apresentar um gasto de 20% a 40% maior, por volta de 3000-35000 kcal/dia. Na realizao de esforos fsicos intensos, pode-se alcanar elevaes no gasto energtico de 10 a 15 vezes maiores que em situao de repouso. Similar ao que ocorre com a demanda energtica relacionada ao metabolismo de repouso, a quantidade de calorias envolvida com o metabolismo voluntrio diretamente proporcional ao peso corporal. Portanto, as atividades esportivas e de condicionamento fsico so fortes aliadas na modulao do gasto energtico.

ESTIMATIVAS DO GASTO ENERGTICO

literatura tem descrito uma srie de mtodos direcionados a determinao da energia gasta pelo corpo durante o trabalho biolgico. Alguns so precisos, porm disponveis apenas em grandes centros de pesquisa, outros no alcanam a mesma preciso, contudo apresentam mais facilidade na aplicao. De maneira geral, os mtodos mais utilizados esto descritos sucintamente a seguir:

94

Calorimetria
Este o mtodo padro de avaliao do gasto energtico corporal. Neste mtodo, determina-se a quantidade de calor dissipado pelo organismo do avaliado no interior de uma cmara isotrmica hermeticamente fechada. O avaliado permanece dentro dessa cmara, com controle de temperatura e da composio do ar, durante todo o perodo em que est sendo observado.

gua Duplamente Marcada


Outra alternativa disposio para determinar o gasto energtico. Seus procedimentos consistem na ingesto de uma quantidade conhecida de gua marcada com istopos de hidrognio e oxignio, para, na seqncia, aps um perodo de equilbrio desses elementos, serem novamente dosados por intermdio da eliminao pela urina. Baseado na diferena entre a quantidade de oxignio e hidrognio que foi ingerida e eliminada, calculado o gasto energtico.

Sensores de Movimento
O mtodo com sensores de movimento consiste no registro da quantidade e da freqncia dos movimentos realizados que associados com peso corporal, estatura, idade e sexo, permitem estimar o gasto energtico do indivduo.

Monitorao da Freqncia Cardaca


Os monitores cardacos eletrnicos, aps o perodo de coleta de dados, armazenam as informaes no receptor, relacionadas s freqncias cardacas, que so decodificadas mediante anlise computacional e interpretadas em valores de gasto energtico.

Registros Recordatrios
Este vem sendo o instrumento de medida mais aplicado nas estimativas de gasto energtico, por ser de fcil acesso e manuseio. Sua utilizao pressupe que o avaliado possa recordar as atividades do cotidiano em espao de tempo que varia de um dia a uma semana. O mtodo estima o gasto energtico com base nas informaes fornecidas pelos avaliados, atravs de entrevistas, ou solicitando ao avaliado que mantenha um dirio onde todas as atividades realizadas sejam registradas. Aps a coleta das informaes, estas so codificadas e quantificadas em tempo e convertidas para gasto energtico em unidades de kcal por kg de peso corporal, mediante utilizao de uma tabela de converso. Em razo de diferenas quanto s rotinas de atividades realizadas de um dia para outro, sugere-se que o registro das informaes seja realizado por um perodo de sete dias, contemplando todos os dias da semana. Para efeito de anlise, utiliza-se o gasto energtico mdio dos dias registrados (kcal/kg/dia).

95

A seguir, um exemplo de ficha para coletar os dados, preconizados por Bouchard et alii.

AUTO RECORDAO DAS ATIVIDADES DO COTIDIANO

Nome: Data de Nascimento: Dia da semana: Data: Sexo:

MINUTOS HORAS 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 00 - 15 16 - 30 31 - 45 46 - 60

96

Tipos de atividades e sua equivalente demanda energtica


Demanda Energtica (Kcal/Kg/15) 0,26 0,38 0,57 0,69 0,84 1,2 1,4 1,5 2

Categoria 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Tipos de Atividades Repouso na cama: horas de sono Posio sentada: refeies, assistir TV, trabalho sentado, etc Posio em p suave: higiene pessoal, trabalhos leves sem deslocamentos, etc. Caminhada leve (< 4 km/h): trabalhos leves com deslocamentos, dirigir carros, etc. Trabalho manual suave: limpar cho, lavar carro, jardinagem, etc. Recreao e lazer: volei, ciclismo passeio, caminhadas, etc. Trabalho braal, carpintaria, pintor, pedreiro, etc. Esportes:futebol, natao, tnis, trote, etc. Competies, trabalho com cargas pesadas

BIBLIOGRAFIA
GUEDES, D. P. & GUEDES, J. E. R. P.- Controle de Peso Corporal. Rio de Janeiro, Shape, 2003. NAHAS, M. V. Atividade Fsica, Sade e Qualidade de Vida. Londrina, Midiograf, 2001. McARDLE, W. D., KATCH, F. I., KATCH, V. L. Fisiologia do Exerccio, energia, nutrio e desempenho humano. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1998. DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E., MARCHINI, J.S. Cincias nutricionais. So Paulo, Sarvier, 1998.

97

You might also like