You are on page 1of 4

FUNDAMENTOS DA LINGUSTICA I PANORAMA DOS ESTUDOS LINGUSTICOS

GREGOS: Reflexes sobre a origem da linguagem. Gramtica das regras e das excees.

SCULO XVII GRAMTICAS GERAIS A influncia grega continua. poca do racionalismo. Linguagem como representao do pensamento. Todas as lnguas obedecem a princpios racionais, lgicos. Surgem as gramticas racionais e gerais. Clareza e preciso. Objetivo = atingir a LNGUA IDEAL, universal e lgica. Modelo = gramtica de Port Royal, tambm chamada de Gramtica Geral, de Claude Lancelot e Antoine Arnaud (1660).

SCULO XIX GRAMTICAS COMPARADAS E LINGUSTICA HISTRICA As lnguas se transformam com o tempo. Trata-se de uma necessidade da lngua. No h controle do homem. Franz Bopp, linguista alemo = fundador da lingustica histrica ou comparatista (1816). Obra = Sobre o sistema de conjugao do snscrito, comparado ao grego, ao latim, ao persa e ao germnico. Semelhana entre as lnguas. As mudanas so regulares. a busca da lngua me, da origem: o indo- europeu. Neogramticos: leis fonticas para explicar a evoluo (leis da lingustica se aproximam das leis fsicas). Enfoque naturalista: o biologismo lingustico = as lnguas nascem, crescem e morrem.

LINGUSTICA E GRAMTICA GRAMTICA NATURAL Sistemas de regras segundo as quais os falantes constroem as frases. Um saber intuitivo, o prprio saber lingustico ou competncia idiomtica de cada falante. GRAMTICA ARTIFICIAL Descrio desse saber lingustico: uma obra, um livro,um manual em que se registra essa descrio.

LINGUSTICA LINGUAGEM E LNGUA

LINGUSTICA Estuda o funcionamento da lngua. Estuda a linguagem verbal humana. LINGUAGEM HUMANA ARTICULADA Atividade mental. Comunicar pensamentos, sentimentos e desejos. Sistemas complexos que interagem com outros sistemas de conhecimento na mente de um indivduo, ativado logo aps o nascimento e que lhe permite vir a adquirir a lngua ou as lnguas faladas no ambiente ao seu redor. (M.C. Rosa) LNGUA Conjunto de convenes adotadas por uma comunidade lingustica para se comunicar. Produto social na mente de cada falante de uma comunidade. Carter homogneo. FALA Realizao individual, atualizao. Os atos da fala diferem de membro para membro da comunidade lingustica. Os falantes no dominam nem utilizam o conjunto lngua da mesma maneira.

TEORIA DOS SIGNOS A atividade lingustica uma atividade simblica, o que significa que as palavras criam conceitos e esses conceitos ordenam a realidade,categorizam o mundo. Por exemplo: criamos o conceito de pr- do sol. Sabemos que, do ponto de vista cientfico,no existe pr-do-sol, uma vez que a Terra que gira em torno do Sol. As palavras formam um sistema autnomo que independe do que elas nomeiam, o que significa que cada lngua pode categorizar o mundo de forma diversa.Os signos definemse uns em relao aos outros.O ingls tem duas palavras , sheep e mutton, para expressar o que exprimimos com a palavra carneiro.O primeiro significa o animal, o segundo uma poro de carne do animal preparada e servida mesa. Em portugus dizemos O carneiro gordo e O carneiro est delicioso. Em ingls, no primeiro caso,emprega-se sheep e, no segundo, mutton. A mesma realidade categorizada de forma diferente em portugus e ingls.

O SIGNO LINGUSTICO:SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO Saussure pensa que o signo lingustico resulta da unio de um conceito com uma imagem acstica: O que o signo lingustico une no uma coisa e um nome, mas o conceito e uma imagem acstica, tomados, ambos, como entidades psquicas e unidos, em nossa mente, por um vnculo ( tambm chamado relao) associativo. Um conjunto de significantes , por meio dos quais nos comunicamos, constitui uma cadeia de significantes ou plano de expresso; o conjunto dos significados que comunicamos atravs de uma cadeia de significantes constitui um plano de contedo. Dessa forma, cada lngua faz corresponder a determinados planos de expresso determinados planos de contedo. CARACTERSTICAS DO SIGNO LINGUSTICO

A ARBITRARIEDADE DO SIGNO LINGUSTICO Uma das teses mais controversas de Saussure a que afirma ser o signo lingustico arbitrrio: o vnculo que une o significante ao significado arbitrrio.Assim, o significado boi tem diferentes significantes em diferentes lnguas: SIGNIFICADO BOI SIGNIFICANTES port. /boj/ boi esp. /bwej/buey fr. /boef/ boeuf

A palavra arbitrrio significa duas coisas diferentes: em primeiro lugar, ela nos diz que no h nenhum tipo de relao intrnseca ou de causalidade necessria entre os diferentes planos de expresso acima apresentados e o plano de contedo que elas traduzem; em segundo lugar, a palavra arbitrrio no significa que o PE ( plano de expresso) dependa da livre escolha do falante,visto que nenhum indivduo pode mudar o signo estabelecido pelo seu grupo lingustico.Arbitrrio equivale melhor a imotivado, j que o significante no guarda nenhum vnculo de tipo natural com o significado. Exceo: onomatopeias. OS DOIS EIXOS DA LINGUAGEM

SINTAGMA Combinao de signos que tem por suporte a extenso na linguagem articulada. Essa extenso linear e irreversvel . Cada termo tira seu valor da oposio ao que o precede e ao que o segue. Ao colocar a linearidade como uma das caractersticas fundamentais do signo, Saussure havia observado que os signos falados formam uma cadeia em que cada elemento do PE ( plano de expresso) ocupa uma posio determinada (distribuio): no se pode pronunciar dois fonemas na mesma unidade de tempo.As palavras presentes no discurso contraem certas dependncias fundadas no carter linear da lngua. O discurso sintagmtico dispe-se sobre um eixo cujo suporte segmental a extenso linear dos significantes e cuja propriedade bsica a de construir-se por meio da combinao de unidades contrastantes. Esse contraste se d entre elementos do mesmo nvel: fonema contrasta com fonemas, morfema com morfema, etc, instaurando relaes distribucionais. PARADIGMA o eixo das associaes que tm algo em comum. Um paradigma uma classe de elementos que podem ser colocados no mesmo ponto de uma mesma cadeia, ou seja, so substituveis ou comutveis entre si.

You might also like