You are on page 1of 2

Sinapse nervosa No tecido nervoso um nico neurnio pode transmitir seu impulso para vrios outros por meio

de seu axnio. Do mesmo modo um nico neurnio pode ser estimulado simultaneamente por diversos outros por meio de sua rvore dendrtica. Em ambos os casos o processo se d por meio de uma sinapse nervosa que pode ser eltrica (baseada em junes do tipo gap) ou qumica, sendo a ltima muito mais frequente. No caso da sinapse qumica a transmisso do impulso se d por meio de neurotransmissores. Os neurotransmissores costumam ser inativados aps sua ao e reciclados. Vrias classes de substncias podem ser neurotransmissoras como: Aminas (Acetilcolina, norepinefrina) aminocidos (glutamina, GABA), purinas, gases (NO2), peptdeos etc. Os Potenciais de ao so causados pelas alteraes do fluxo de ons atravs das membranas celulares. Uma alterao que diminua o potencial de repouso chamada despolarizao (excitatria) enquanto uma que aumenta chamada hiperpolarizao (inibitria). No neurnio normalmente a excitao causada pela abertura dos canais de sdio e a hiperpolarizao pela abertura dos canais de potssio. Os neurotransmissores podem ser liberados na fenda sinptica sendo a ao rpida e especifica ou por varicosidades do axnio onde a ao mais lenta e atinge vrios neurnios. Quando o potencial de ao chega ao final do axnio h uma abertura dos canais de clcio, essa entrada mobiliza as protenas responsveis pela liberao das vesculas contendo o transmissor. Os impulsos chegam em pacotes e a prxima clula s ser estimulada se a soma total dos estmulos excederem o limiar, isso gera um maior controle fino das respostas neuronais. H uma distribuio uniforme do potencial dentro do corpo celular. Existem diversos mecanismos pelos quais os receptores propagam o estimulo nervoso, mas que podem ser divididos basicamente em dois tipos. Receptores ionotrpicos Protenas transmembrana, quando o ligante se liga altera-se a estrutura tridimensional permitindo fluxo de ons por meio dele. EX: Acetilcolina abre canais de Sdio (despolarizao), GABA abre canais de cloreto (hiperpolarizao). Receptores metabotrpicos Funcionam pela via de segundos mensageiros agindo lentamente possuem protenas G em sua estrutura. Quando o ligante se liga h uma alterao na produo de substncias intracelulares, como pro exemplo o AMPc.

Aps exercerem sua funo os neurotransmissores so retirados da fenda sinptica, seja por difuso simples da prpria substancia ou, aps clivagem, de seus constituintes. As concentraes dos neurotransmissores podem ser manipuladas seja pelo aumento efetivo de sua produo ou por alterao no nmero de receptores (o que explica a resistncia adquirida ao longo do tempo a certos frmacos.). Quanto mais um tipo de impulso passa por uma cadeia de sinapses essas sinapses ficam mais capazes de transmitir o mesmo impulso outra vez, este processo chamado de facilitao est intimamente envolvido no nosso processo de memoria. As sinapses inibitrias funcionam basicamente de dois modos 1) Abertura de canais de cloreto Mais cargas negativas dentro da membrana 2) Abertura dos canais de potssio Menos cargas positivas dentro = Mais negatividade Em ambos os casos o potencial ficar acima do normal ( - 65 milivolts). A inibio tambm pode ser feita por meio de substancias como o GABA. A excitao de um nico terminal pr-sinptico sobre a superfcie de um neurnio quase nunca excita a clula, pois no provoca potencial excitatrio ps-sinptico suficiente. Normalmente diversos terminais so estimulados simultaneamente e seus efeitos so somados at que a excitao ocorra. Pode ocorrer tambm uma somao temporal se um mesmo terminal pr-sinptico estimulado diversas vezes seguidas, num curto

perodo de tempo, assim os estmulos tambm podem ser somados at atingir o limiar de excitao. Tambm pode ocorrer somao em caso de potenciais contrrios, ou seja, excitatrios e inibitrios.

Neurotransmissor Acetilcolina Norepinefrina

Dopamina Glicina GABA Glutamato Serotonina xido Ntrico

Caractersticas Neurnios pr-ganglionares do SNA, ps-ganglionares do parassimptico, excitatria na maioria das vezes. Neurnios do hipotlamo e da maioria dos psganglionares do simptico, locus cerleos da ponte. Excitatria na maioria, inibitria em alguns casos. Substancia Negra, geralmente inibitrio, distrbios relacionados doena de Parkinson. Medula espinhal, inibitrio. Diversas reas da medula, cerebelo, gnglios da base. Inibitria. Terminais pr-sinpticos de vias aferentes, excitatrio. Rafe mediana do tronco cerebral. Inibidor das vias da dor da medula, relacionado ao humor. reas relacionadas ao comportamento de longo prazo e memoria. No utiliza vesculas, age em longo prazo.

You might also like