You are on page 1of 10

1

PLANEJAMENTO TRIBUTRIO NUMA EMPRESA DE COMRCIO DE INSUMOS AGRCOLAS: UM ESTUDO DE CASO


BORDIGNON, E. 2 CASSANTA, L. F. 3 RIBEIRO, O.D.J.
1

RESUMO Um correto planejamento tributrio depende de uma contabilidade fidedigna, ou seja, a mesma deve seguir as normas e princpios contbeis normalmente aceitos. Dessa forma o presente trabalho um estudo de caso de planejamento tributrio, realizado na empresa Boa Colheita Ltda. Atravs da pesquisa bibliogrfica, procurou-se atender o objetivo do estudo, que era buscar a melhor forma de tributao do imposto de renda e contribuio social sobre o lucro lquido para a empresa. Durante o estudo, foram levantados dados junto empresa, como as suas receitas auferidas, os custos e despesas incorridos, atravs das suas demonstraes contbeis. Aps o levantamento dos dados, foram efetuados os clculos dos impostos seja pelo Lucro Real ou pelo Lucro Presumido. Palavras-chaves: Planejamento Tributrio Insumos Agrcolas Regime de Tributao. INTRODUO A globalizao da economia e a alta competitividade exigiram das empresas a diminuio dos seus custos, uma vez que o controle destes est, direta ou indiretamente, ligado sua existncia. Sendo assim, cada vez mais o gestor necessita buscar, atravs do planejamento tributrio, solues otimizadoras que possibilitem a reduo desse nus, a fim de poder oferecer aos seus clientes produtos mais baratos e de mesma qualidade, alm da possibilidade do seu prprio crescimento, pois com o planejamento tributrio o empresrio maximiza os recursos da empresa.

Acadmico do Curso de Cincias Contbeis da Universidade Federal de Santa Maria, E-mail: evbordignon@yahoo.com.br. 2 Acadmico do Curso de Cincias Contbeis da Universidade Federal de Santa Maria, E-mail: lfcassanta@hotmail.com. 3 Professor /Orientador do Cursos de Cincias Contbeis da Universidade Federal de Santa Maria, Email:denisejr@terra.com.br.

Neste trabalho, o delineamento do tema foi abordado somente com relao ao melhor enquadramento dos regimes de tributao do imposto de renda e contribuio social em nvel federal para uma empresa que atua no ramo do comrcio de insumos agrcolas. A escolha da aplicabilidade do estudo delimitou-se ao estudo do regime federal de tributao que represente uma economia tributria em uma empresa que atua no ramo do comrcio varejista de defensivos agrcolas, localizada no municpio de Campo Verde, estado do Mato Grosso, tendo como base para a anlise o perodo de apurao do ano de 2006 e o primeiro semestre de 2007. PLANEJAMENTO TRIBUTRIO No Brasil, a elevada carga tributria vm exigindo das empresas a realizao de estudos tributrios para a reduo desse nus, sem que, para isso, elas deixem de atender as suas obrigaes legais, e o planejamento tributrio tem contribudo para a reduo da carga tributria e, conseqentemente, para a economia de recursos. que, posteriormente, so aplicados na gerao de novos recursos para a empresa. A contabilidade est dividida em vrios ramos, entre os quais salientamos o ramo da contabilidade tributria, que tem como principal objetivo o estudo da teoria e a aplicao prtica dos princpios e normas bsicas da legislao tributria, gerenciando os tributos e as obrigaes tributrias, de forma a no expor a entidade s possveis sanes fiscais e legais. Porm, o planejamento tributrio que busca apenas a reduo de impostos pode acabar virando um problema, uma obsesso para a empresa, pois no se pode sacrificar o crescimento da mesma s para pagar menos tributos. Muitas empresas, com isso, distorcem o seu faturamento para forar um enquadramento no sistema simplificado (Simples Nacional), acarretando, com isso, muitas vezes, a estagnao da empresa, pois a mesma poder enfrentar dificuldades na hora da capitalizao dos recursos. Quando se prope a realizar um planejamento tributrio, deve se ter bem esclarecido o conceito e a diferena entre eliso e evaso fiscal. No mbito do Sistema Tributrio Nacional, temos a conceituao de tributos, como segue:
Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano por ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada (CTN, Art. 3).

O tributo composto por vrios elementos que o constituem, entre eles o fato gerador, que a concretizao da hiptese de incidncia tributria prevista em abstrato na lei, que gera e/ou faz nascer a obrigao tributria, conforme os art. 114 e 115 do (CTN). Logo, a natureza jurdica especfica do tributo determinada pelo fato gerador da respectiva obrigao. FORMAS DE TIBUTAO APLICVEIS AS PESSOAS JURDICAS De acordo com o CTN, em seu art. 43, o Imposto sobre a Renda tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica da renda ou do provento, e como base de clculo o montante do lucro das empresas. Os contribuintes do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurdica), so as pessoas jurdicas e firmas individuais, nos termos do RIR/99, nos artigos 146, 147 e 150. LUCRO PRESUMIDO O lucro presumido um regime optativo de se apurar o lucro e o IRPJ, no qual a receita est baseada em valores globais da receita para presumir o lucro a ser tributado. Esse regime facilitou a apurao da base de clculo para algumas empresas, para a apurao e recolhimento dos tributos de Imposto de Renda e Contribuio Social, uma vez que as pessoas jurdicas, que optarem por esse regime, esto dispensadas, para efeitos to somente de apurao do valor do imposto de renda e contribuio social, da obrigatoriedade da escriturao contbil e do levantamento peridico das demonstraes contbeis, exceto o livro de registro de inventrio e o livro-caixa. No Lucro Presumido, os perodos de apurao so trimestrais, encerrados em 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. Podero optar pela tributao pelo lucro presumido todas as pessoas jurdicas, cuja receita bruta total, no ano calendrio, tenha sido inferior a R$ 48.000.000,00 (Quarenta e oito milhes), ou proporcional ao nmero de meses do perodo, quando inferior a doze meses. A base de clculo do lucro presumido ser estabelecida atravs de um percentual aplicado sobre o faturamento trimestral, conforme o art. 26, 1, da Lei n 9.430/96 e, logo aps, sofrer a incidncia da alquota de 15% para o IR e de 9% para a CSLL. Cabe salientar que, no caso da pessoa jurdica desenvolver atividades mltiplas, ter que utilizar individualmente o percentual sobre cada receita auferida.

LUCRO REAL Segundo o art. 247, do Decreto 3.000, de 1999, Lucro Real o lucro lquido do perodo de apurao ajustados pelas adies, excluses e compensaes prescritas ou amortizadas. Essa forma de tributao, estabelecida pela Legislao do Imposto de Renda est ao alcance de qualquer empresa, ou seja, todas as empresas, independentemente de seu ramo de atividade ou do seu porte, podem optar pela tributao com base no lucro real. A legislao, portanto, no define as empresas que podem optar pelo lucro real, mas define aquelas que esto obrigadas a fazerem esta opo e essas pessoas jurdicas so definidas pelo art. 246 do Decreto 3.000, de 1999. De acordo com o RIR/1999. arts. 220 a 222, o imposto de renda das pessoas jurdicas de lucro real ser determinado em perodos de apurao trimestrais, encerrados em 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio, com base no resultado lquido contbil de cada trimestre. Esse resultado deve ser apurado mediante o levantamento das demonstraes contbeis, com observncia das normas estabelecidas na legislao comercial e fiscal, o qual ser ajustado pelas adies, excluses e compensaes determinadas ou autorizadas pela legislao tributria. Logo no lucro real trimestral as empresas elaboram as suas demonstraes trimestralmente, como se fosse encerrar o exerccio naquele perodo, procedimento esse semelhante do adotado pelas empresas que apuram lucro real anual. Por outro lado as pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real podem optar pela apurao do lucro real anual. No entanto, os recolhimentos dos tributos devem ser efetuados todos os meses, com base em estimativas sobre a receita bruta. O lucro estimado ser apurado com a aplicao de percentuais, diversificados de acordo com as atividades desenvolvidas, sobre a receita bruta. A receita bruta o somatrio das vendas de mercadorias ou produtos, dos servios prestados e tambm dos ganhos de capital e demais ganhos no ligados a atividade da empresa. Desta receita bruta, devem ser excludas as vendas cancelada, as devolues de vendas, IPI e ICMS no regime de substituio tributria e tambm os descontos incondicionais concedidos. As empresas, que optam pela apurao do lucro real anual, tm a opo pelo pagamento do imposto em estimativas mensais, apurando o lucro real em 31 de dezembro de cada ano, com a possibilidade de suspenso ou reduo do imposto,

com base nos valores levantados em balanos ou balancetes de suspenso ou reduo. CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO LQUIDO A contribuio social sobre o lucro liquido foi instituda pela Lei n 7.689, de 15 de dezembro de 1988, conforme determinao dos art. 149 e 195 da Constituio Federal, sendo ela uma fonte de recursos para atender o programa de seguridade social. Tm como fato gerador a obteno de lucro e como base de clculo o montante do lucro das empresas. Este lucro pode ser apurado conforme trs regimes: Real, Presumido ou Arbitrado. A alquota da contribuio social sobre calculada de acordo com as seguintes alquotas: 9% sobre a base de clculo das pessoas jurdicas em geral, e 8% sobre a base de clculo das pessoas jurdicas instituies financeiras e equiparadas. A base de clculo do Lucro Presumido ser estabelecida atravs de um percentual aplicado sobre o faturamento trimestral e, logo aps, sofrer a incidncia da alquota de 9% para a CSLL. CONTRIBUIO DO PIS/PASEP A contribuio para o Programa de Integrao Social (PIS) foi criada pela Lei Complementar n 7, de 1970. J a contribuio para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP), foi criada pela Lei Complementar n 8, 1970. O PIS/PASEP para as empresas tem como fato gerador receita e a base de clculo a receita operacional bruta (vendas de produtos e/ou mercadorias, prestao de servios, juros recebidos, etc.). As pessoas jurdicas de direito privado, que recolhem o PIS/PASEP sobre o faturamento, tm como base de clculo o valor do faturamento mensal, que corresponde receita bruta, assim entendida a totalidade das receitas auferidas, independentemente da atividade por elas exercidas e da classificao contbil adotada para a escriturao das receitas (IN/SRF 247/02, Art. 10). Para determinar o valor da contribuio, ser aplicada sobre a base de clculo a alquota de 1,65% (um inteiro e sessenta e cinco centsimos por cento), conforme determinao do art. 2 da referida Lei.

CONTRIBUIO DA COFINS A Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS, para as empresas, tem como fato gerador a receita auferida, sendo que sua base de clculo a receita operacional bruta (vendas de produtos e/ou mercadorias, prestao de servios, juros recebidos, entre outros). Os contribuintes da COFINS esto definidos, conforme o art. 1 da Lei Complementar n 70, de 2001, como as pessoas jurdicas em geral e a ela equiparadas pela legislao do imposto de renda, e as mencionadas no art. 3 da IN/SRF 247/02. So permitidas excluses e dedues gerais, conforme o art. 23 da IN/SRF 247/02, que so as mesmas para o PIS/PASEP apresentadas para o PIS/Pasep. Sobre o valor do faturamento, ser aplicada a alquota de 3% (trs por cento) (art. 52 da IN/SRF 247/02), alm de outras alquotas diferenciadas, presentes da referida instruo. Esta alquota aplicada de forma cumulativa por empresas optantes pelo lucro presumido ou arbitrado. Com o advento da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003, passou a ser nocumulativa para as pessoas jurdicas tributadas pelo lucro real, no se aplicando a (art. 10, Lei n 10.833/03): Sobre esta base de clculo ser aplicada a alquota de 7,6% (sete inteiros e seis dcimos por cento), conforme o art. 2 da Lei n 10.833/03. Sobre este valor apurado para a contribuio, a pessoa jurdica poder descontar os seguintes crditos (Lei n 10.833/03, art. 3): A legislao atual das contribuies sociais do PIS/PASEP e COFINS prev que alguns produtos no esto sujeitos ao pagamento das referidas contribuies, pois suas alquotas esto reduzidas a zero, de acordo com o Decreto n 5.630, art. 1, de 2005, que regulamenta o art. 1 da Lei n. 10.925, de 2004. RESULTADOS E DISCUSSES Com base nos demonstrativos contbeis e tambm atravs de informaes obtidas junto ao gestor, salienta-se que a empresa, em 2006, estava enquadrada pelo regime do lucro presumido, vindo a migrar, em 2007, para o regime lucro real trimestral. Alm disso, ela apresenta sazonalidade nas suas receitas, pois seu faturamento est diretamente ligado poca do ciclo do plantio at a colheita.

DEMOSTRAO DA APURAO DO IR E CSLL LUCRO REAL ESTIMATIVA 2006. Com base nas informaes obtidas no ano de 2006, demonstra-se a apurao da base de clculo e os valores a recolher do IR e CSLL, no caso de enquadramento pelo lucro real anual, com base em balano e balancetes de suspenso e reduo. Tabela 1- Demonstrativo do clculo do IR e CSLL pelo lucro real-estimativa - 2006.
Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Resultado Acumulado (1.818,85) (1.987,69) (7.950,60) (6.716,18) (12.072,49) (16.829,91) (10.867,77) (12.654,99) (1.957,05) 3.345,22 66.378,84 109.519,66 IR 15% Devido 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 501,78 9.956,83 16.427,95 IR a Recolher 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 501,78 9.455,04 6.471,12 CSLL Devida 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 301,07 5.974,10 9.856,77 9% CSLL Recolher 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 301,07 5.673,03 3.882,67

Nesta tabela, temos o resultado acumulado do IR e CSLL, apurado atravs dos balancetes de suspenso e reduo, no qual o resultado acumulado nos meses de janeiro a janeiro, janeiro a fevereiro e assim sucessivamente, havendo recolhimento a partir de outubro. DEMONSTRAO DA APURAO DO IR e CSLL LUCRO REAL TRIMESTRAL 2006. Com base nas informaes do ano de 2006, demonstra-se a apurao da base de clculo e os valores a recolher do IR e CSLL no caso de enquadramento pelo lucro real trimestral. Tabela 2 - Demonstrativo do valor a recolher do IR e CSLL pelo lucro real -trimestral 2006.
Trimestre 1 trimestre 2 trimestre 3 trimestre 4 trimestre Total Nova base clculo 0,00 0,00 10.411,00 97.614,32 108.025,32 IR 15% 0,00 0,00 1.561,65 14.642,15 16.203,80 Adicional 10% 0,00 0,00 0,00 3.761,43 3.761,43 CSLL 9% 0,00 0,00 936,99 8.785,29 9.722,28

Nesta tabela, temos os valores a recolher do IR e da CSLL, no 4 trimestre para o IR, alm da alquota dos 15%, foi calculado um adicional de 10% sobre o valor que excedeu os R$ 60.000,00 do trimestre. DEMOSTRAO DA APURAO DO IR E CSLL LUCRO PRESUMIDO 2006. Com base na escrita contbil da empresa, observa-se, que no ano calendrio de 2006, a empresa estava enquadrada pelo Regime Lucro Presumido, apurando o valor a recolher de IR de R$ 14.931,47 e CSLL o valor de R$ 12.730,37. ANLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS NOS SISTEMAS DE TRIBUTAO DO ANO DE 2006. Para a analise dos resultados apurados anteriormente, foi elaborada uma tabela comparativa demonstrando os valores devidos do IR e CSLL para o ano de 2006. Tabela 4 Demonstrativo dos resultados apurados de 2006.
Regime Lucro Real - estimativa Lucro Real - trimestral Lucro Presumido IR 16.427,95 19.965,23 14.931,47 CSLL 9.856,77 9.722,98 12.730,37 Total 26.284,72 29.687,51 27.661,84

Atravs da tabela, possvel visualizar as diferenas entre os valores apurados a partir da aplicao da legislao, pertinente ao Lucro Real e Lucro Presumido. APURAO DO IR E CSLL LUCRO REAL ESTIMATIVA 2007. Para um estudo mais abrangente e no se limitar apenas aos dados do ano calendrio de 2006, buscou-se os dados referentes ao 1 semestre de 2007. Para o IR o valor calculado foi de R$ 28.806,34 e para a CSLL o valor foi de R$ 14.690,28, apurado atravs dos balancetes de suspenso e reduo, no qual o resultado acumulado nos meses de janeiro a janeiro, janeiro a fevereiro e assim sucessivamente. APURAO DO IR E CSLL LUCRO REAL TRIMESTRAL 2007. Para o IR o valor a recolher foi de R$ 28.806,34 e para a CSLL foi de R$ 14.690,28 partindo-se do resultado contbil antes da proviso do IR, acrescido a esse resultado a proviso para a CSLL e tambm as despesas consideradas indedutveis pela legislao vigente.

APURAO DO IR E CSLL LUCRO PRESUMIDO 2007. Aplicando-se os percentuais de presuno chegou-se aos valores de recolher para o IR de R$ 16.096,42 e para a CSLL o valor de R$ 14.486,78. ANLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS NOS SISTEMAS DE TRIBUTAO DO ANO DE 2007. Demonstrao dos resultados apurados at o primeiro semestre de 2007, nos trs regimes de tributao. Tabela 8 Demonstrativo dos resultados apurados de 2007
Regime Lucro Real - estimativa Lucro Real - trimestral Lucro Presumido IR 28.806,34 28.806,34 16.096,42 CSLL 14.690,28 14.690,28 14.486,78 Total 43.496,62 43.496,62 30.583,20

CONSIDERAES FINAIS A empresa, em 2006, apresentou vrios prejuzos fiscais, ento a melhor opo era o lucro real anual por estimativa, pois a empresa teria compensado tais prejuzos. No lucro real trimestral, apesar da empresa ter compensado todos os prejuzos, o diferencial foi no 4 trimestre, no qual ela teve o acrscimo do adicional de 10% para o IR de R$ 3.761,43. Para o 1 semestre do ano de 2007, a empresa, optou pelo regime lucro real trimestral, sendo neste regime coincidentemente os valores caso a empresa estivesse enquadrada no lucro real anual por estimativa, pois no houve prejuzos fiscais no 1 semestre. Com base no histrico de faturamento do 2 semestre de 2006 e na sazonalidade da empresa que, para o 2 semestre, as receitas tendem a evoluir, vindo assim a confirmar o regime de lucro presumido como a melhor opo para 2007. Alm disso, em se tratando do lucro real, podem-se apurar valores diferentes quanto escolha na forma do recolhimento, estimativa ou trimestral, pois existe a trava de 30% no trimestral e tambm casos onde ocorrem adicionais para um e no para o outro, devido sistemtica de clculo diferenciada entre eles. Sendo assim, ao se propor a realizar um planejamento tributrio, deve-se tambm elaborar um planejamento oramentrio no qual sejam projetadas as receitas e despesas estimadas, para que no ocorra uma opo errada para o ano subseqente, semelhante o que aconteceu com a empresa em 2007.

10

Sendo assim, o planejamento tributrio surge como uma ferramenta importante para a empresa reduzir a sua carga tributria e tambm necessrio para um adequado planejamento tributrio se valer de planejamentos concomitantes, como por exemplo, o planejamento oramentrio. REFERNCIAS [2] Lei n 10.925, 23 de julho de 2004. Reduz as alquotas do PIS/PASEP e da . COFINS incidentes na importao e na comercializao do mercado interno de fertilizantes e defensivos agropecurios e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.925.htm. Acesso em: 12.jul.2007. [3] Lei n 10.833, de 29 dezembro de 2003. Altera a legislao tributria Federal e . d outras providncias. Disponvel em: http://www.receita.gov.br/Legislacao/Leis/2003/ lei10833.htm Acesso em: 07.mai;2007. [4] Lei complementar n 7 de 7 de dezembro de 1970. Institui o Programa de Integrao Social e d outras providncias. Disponvel em: http://www010. dataprev.gov.br/sislex/paginas/43/1970/7.htm. Acesso em 11/07/2007. [5] Lei complementar n 70 de 30 de dezembro de 1991. Institui contribuio para financiamento da Seguridade Social, eleva a alquota da contribuio social sobre o lucro das instituies financeiras e d outras providncias. Disponvel em: http://www0.dataprev.gov.br/sislex/paginas/43/1991/70.htm. Acesso em 22/06/2007. [6] Lei complementar n 8 de 3 de dezembro de 1970. Institui o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico, e d outras providncias. Disponvel em: http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/43/1970/8.htm. Acesso em 11/07/2007. [8] Decreto 3.000, de 26 de maro de 1999. Regulamenta a tributao, fiscalizao, arrecadao e administrao do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/D3000.htm. Acesso em: 21.fev. 2007. [9] Lei n 7.689 de 15 de dezembro de 1988. Institui contribuio social sobre o lucro das pessoas jurdicas e d outras providncias. Disponvel em: http://www010.dataprev.gov. br/sislex/paginas/42/1988/7689.htm. Acesso em: 02.jul.2007. [10] Lei n 5.172 de 25 de outubro de 1966. CTN. 34. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. [11] FABRETTI, Ladio Camargo. Contabilidade tributria. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

You might also like