You are on page 1of 6

A UTILIZAO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Geraldo Donizete Banhara 1

Resumo

O presente trabalho aborda uma experincia educativa mediada pela utilizao das novas mdias nas prticas metodolgicas para o ensino de Geografia em sala de aula como forma de envolver o aluno no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo sua participao em sala, e contribuindo para a sua aprendizagem.

Palavras-chave: Metodologia, Tecnologia, Ensino

1. INTRODUO

O Programa de Desenvolvimento Educacional PDE - foi institudo como uma Poltica Educacional Inovadora de Formao Continuada das professoras e professores da rede pblica estadual. Elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas, definidas a partir das necessidades da educao bsica, busca no Ensino Superior o dilogo necessrio para a construo de um conhecimento compatvel com o nvel de qualidade desejado para a educao pblica no estado do Paran. Inspirado em Paulo Freire, ensina que as mudanas demandadas pela educao requerem firmeza de princpios ideolgicos e ousadia na prtica. Ensina-nos a articular teoria e prtica, na busca de objetivos bem definidos, que levem ao concreta, transformando homens e sociedades. Nessa busca por novas formas de ensinar, de modo a envolver o aluno nesse processo de ensino-aprendizagem, favorecendo sua participao em sala, possvel pensar que a utilizao de recursos audiovisuais se tornam um instrumental que contribui para a aprendizagem. Por ser um recurso didtico que pode ser utilizado por todas as reas do currculo escolar, favoreceu uma abordagem geogrfica. uma metodologia que invoca

Colgio Estadual Lcia Alves de Oliveira Schoffen EFM, Professor, gebanhara@hotmail.com

diversos aspectos do processo de aprendizagem: ludicidade, alegria e prazer. A formao didtica ,deficiente desde a formao bsica, no deixou impune a prtica dos professores na sala de aula.Devido ao fato de no saberem como sugerir e relacionar metodologias de ensino e temticas nas atividades desenvolvidas em sala de aula, todos sentem a falta do conhecimento didtico necessrio para um processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Nessa conjuntura, em que o processo de evoluo das novas mdias e tecnologias representa um importante aliado para uma expresso mais didtica de temas e assuntos, possvel perceber que o desempenho do aluno nas atividades de sala de aula mais participativo e propositivo. As novas mdias permitem inclusive que os textos ou atividades que outrora se tornavam maantes, sejam mais dinmicos na nova forma: digital. importante, no entanto, ressaltar que a formao e um conhecimento bastante amplo so condies necessrias para a prtica do professor. Ele deve saber Geografia para poder melhor explorar essa metodologia, que interdisciplinar, pois, podem-se desenvolver atividades integrando todas as reas do currculo escolar. Sabe-se que os meios de comunicao tomados como complemento metodolgico podem constituir-se em instrumentos facilitadores na superao de algumas barreiras do processo de ensino-aprendizagem. Pacheco (1991) discute a necessidade de apropriao dos recursos televisivos, e de introduzir suas mensagens tambm no mbito escolar.

Expostos diariamente s linguagens audiovisuais, como novas formas de expresso e comunicao, as crianas e os jovens continuam recebendo, em contrapartida, uma educao verbalista e reprodutora que desconhece, ou no se aproveita das novas linguagens de uma 'escola paralela' representada pela to amada tev. (PACHECO, 1991, p. 09).

Assim, este projeto prope a utilizao da msica, em seus mais diversos gneros, nas prticas metodolgicas do ensino de Geografia em sala de aula. O que se espera com o uso racional e sistemtico desse recurso didtico a criao de situaes em que o aluno sinta-se atrado pelas propostas sugeridas pelo professor, por isso importante uma formao bsica densa. Reconhecidamente um recurso que se apresenta didtico; desde que mediado adequadamente pelo professor, possvel verificar que o aluno se apropria mesmo de temas outrora considerados indigestos".

2. METODOLOGIA

Este projeto tem como objetivo utilizar as novas mdias eletrnicas, contemplando o registro e a manipulao combinados das informaes escritas, sonoras e visuais. Por meio da temtica Globalizao e seus efeitos, buscar-se- com auxlio de textos e msicas a criao de vdeo-documentrio; essa metodologia dever permitir a expresso crtica do aluno. A metodologia de ensino adotada buscar incentivar a autonomia intelectual do aluno e do professor. O debate, a observao, a sensibilizao, a utilizao de ferramentas da WEB e criao de documentrios (na forma de vdeos) so estratgias para alavancar as diversas formas de abordagens. O trabalho com a msica um exerccio para essa expresso, assim como a produo de vdeos-documentrios. A proposta em reunir diferentes tipos de mdias (msica, vdeo, material impresso e internet) visa introduo dessas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. O projeto ser dividido em trs etapas: 1 etapa: ser trabalhada a sensibilizao, a compreenso do tema e a apropriao dos conhecimentos tericos e prticos necessrios para a produo do vdeo; 2 etapa: os alunos pesquisaro msicas que tratam da temtica estudada, sistematizando as informaes de acordo com os estudos da primeira etapa; 3 etapa: em grupo e com temticas diferenciadas, os alunos produziro vdeosdocumentrios e faro a edio dos mesmos em ambiente virtual. Utilizaro os programas disponveis do Linux, Windows e Vista. O vdeo-documentrio ser colocado em portal de livre acesso para alunos, pais, e escolas.

Primeira Etapa Em discusso coletiva, definir os temas que devero ser estudados e sistematizados em vdeo-documentrio; Em grupo, elaborar o roteiro que orientar a elaborao do vdeo; Em grupo, organizar seleo de imagens, msicas e texto;

Em grupo, organizar a elaborao de entrevistas, questionrios e outras formas de pesquisa que os alunos devero fazer. Avaliar a quantidade de vdeos a serem produzidos. Diviso, entre os alunos, dos trabalhos a serem realizados para a produo do vdeodocumentrio e de uma exposio com o material resultante da pesquisa (entrevistas com pais, e outros; materiais emprestados). Segunda Etapa Adequao de imagens aos textos e msicas; Elaborao terica e referenciada das informaes que estaro no vdeo-documentrio; Organizao das informaes coletadas. Tomada de fotografias, imagens de vdeos e outras ilustraes. Terceira Etapa Fazer o storyboard Movie-maker, kino, e outros) Editar o udio (voz e msica); Editar as imagens e msicas do vdeo-documentrio; Finalizar a edio do vdeo; Apresentar o vdeo-documentrio na sala de aula, para os pais, para os outros alunos da escola. Assim, podero criar os roteiros, fazer entrevistas, inserir msicas e expressar a leitura que fazem do mundo. Acredita-se que a partir dessa decodificao que o aluno faz do mundo que se chega a um conhecimento significativo; a um conhecimento crtico e por isso a uma escolha do mundo que ele quer, ou que de forma coletiva, todos querem. O material ser transformado em arquivo multimdia e ser divulgado para outras comunidades escolares. Ser necessrio garantir a sua divulgao. Os alunos pensam, discutem, publicam, e expressam suas idias. Podero usar o Youtube ou algum outro provedor gratuito para a discusso que poder ocorrer a partir dos vdeos-documentrios.

3. CONSIDERAES FINAIS

O projeto ser executado em turmas de oitava srie no ensino fundamental, tendo-se a perspectiva de aplicao a outros pblicos-alvo da escola, tendo em vista a carncia de recursos didtico-pedaggicos para o ensino da Geografia. Assim, salienta-se que este projeto no se encerrar nesta edio, visa-se que essa, por sua vez, tenha o papel de auxiliar os futuros projetos ligados ao ensinar e aprender Geografia com auxlio dos recursos audiovisuais tendo como abordagem o cotidiano da sociedade.

4. REFERNCIAS

CADERNO CEDES, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005 185 .Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br> Acessado em 24 /07/2008. CADERNO DE GEOGRAFIA, v.14, n.23,p. 103-111, 2 sem. Belo Horizonte: editora PUC/Minas, 2004 CAMINHOS DE GEOGRAFIA - revista on line org.br. Disponvel http://www.ig.ufu.br/revista/volume15/artigo2_vol15.pdf . Acessado em 24/07/2008 em

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prticas de ensino. Goinia: Alternativa, 2002. CORRA, Tup Gomes; OLIVEIRA, Pelpidas Cypriano de. A rockmania na cultura jovem. In: PACHECO, Elza Dias (org). Comunicao, educao e arte na cultura infantojuvenil. So Paulo: Edies Loyola, 1991. FERREIRA, M. Como usar a msica na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2002. FRANCO, A. P. (Coord.). lbum musical para o ensino de histria e geografia no 1 grau. Uberlndia: Universidade Federal de Urbelndia, 1995. LIBNEO, Jos Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigncias educacionais e profisso docente. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2001. (Coleo questes da Nossa poca; V. 67). MAGALDI, Sylvia. A TV como objeto de estudo na Educao: idias e prticas. In: FISCHER,Rosa Maria Bueno. Televiso & Educao. Belo Horizonte: Autntica, 2001. MORAN, Jos Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediao Pedaggica. 7 ed., Campinas: Papirus, 2003. OLIVEIRA, Marta Kohl de Oliveira. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. So Paulo: Scipione, 1993. PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran: Geografia. Curitiba: SEED, 2006.

VYGOTSKY, L.S. (1996). A formao social da mente: o desenvolvimento processos psicolgicos superiores. 5.ed. So Paulo (Brasil): Martins Fontes.

dos

You might also like