You are on page 1of 32

kpmg

kpmg

Notas Explicativas
2a Edio

Explicativas Notas Explicativas

Financial Services
Setor de Apoio Regulamentar - SAR

kpmg

NDICE

Introduo Escriturao TVM Operaes de Crdito Permanente Circulante e Exigvel a Longo Prazo Impostos e Contingncias Patrimnio Lquido Receitas e Despesas Apurao e Distribuio de Resultados Elaborao de Demonstraes Financeiras Divulgao Outros

3 4 5-6 7-8 9 - 12 13 14 - 15 16 - 18 19 - 20 21 - 22 23 - 27 28 29 - 31

Services 2004 Financial Services 20 04 2

kpmg

INTRODUO

Introduo
A Lei das S.A. prev em seu artigo 176, 4: As demonstraes sero complementadas por notas explicativas e outros quadros analticos ou demonstraes contbeis necessrios para esclarecimento da situao patrimonial e dos resultados do exerccio. Parte integrante das Demonstraes Financeiras, as Notas Explicativas constituem-se em pea importante no que diz respeito transparncia das operaes, dos resultados e da situao econmico-financeira de uma instituio. Dessa forma, observa-se que os rgos reguladores, na busca de tal transparncia e de informaes mais completas ao pblico, vm exigindo, atravs de normativos, relativamente a operaes e/ou situaes que meream ateno, a apresentao de determinadas informaes mnimas em Notas Explicativas s Demonstraes Financeiras. No pretendem, todavia, os normativos, esgotar a possibilidade da informao. Cabe a cada instituio financeira definir informaes adicionais a serem prestadas e atentar para sua qualidade, visando ao completo esclarecimento do leitor.

Escopo
O presente trabalho constitui-se na 2 edio daquele enviado nos primeiros dias de 2003, e agrega, ao anterior, os normativos editados sobre o assunto no decorrer do ano passado. Ele tem por objetivo condensar em um nico documento as principais informaes mnimas requeridas pelos rgos reguladores, no tocante a Notas Explicativas, apresentadas pelas Instituies Financeiras - Bancos. Foram objeto de estudo os normativos emitidos pelo Conselho Monetrio Nacional CMN, Banco Central do Brasil Bacen, e Comisso de Valores Mobilirios CVM. de se observar, ainda, que, objetivando fidelidade orientao emanada do regulador, a grande maioria das informaes aqui apresentada cpia do texto da norma, mencionada ao final de cada tpico. Finalmente, cabe ratificar que a relao apresentada abrange a regulamentao emitida at 31.12.03.

Explicativas Notas Explicativas 3

kpmg

ESCRITURAO

CVM
PRTICAS CONTBEIS Devero ser divulgados os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais, dos clculos de depreciao, amortizao e exausto, de constituio de provises para encargos ou riscos e dos ajustes para atender a perdas provveis na realizao de elementos do ativo. (LEI 6404/76 art. 176, 5a; E PARECER DE ORIENTAO CVM N 24/92 item 14)

ALTERAO DE MTODO OU CRITRIO CONTBIL Sempre que houver modificao de mtodos ou critrios contbeis, de efeitos relevantes, a companhia dever divulgar a modificao, ressaltando os efeitos decorrentes. (LEI 6404/76 art. 177, 1; E PARECER DE ORIENTAO N 24/92 item 14)

os efeitos no resultado do perodo decorrentes de possveis mudanas); os critrios de constituio das provises para depreciao e amortizao (com indicao das taxas utilizadas e das possveis mudanas em relao ao perodo anterior, com os efeitos no resultado do perodo); os critrios de constituio das provises para encargos e riscos (citar espcies e taxas utilizadas); os critrios de ajustes para atender a perdas provveis na realizao de elementos do ativo (citar natureza e taxa); a base de contabilizao do Imposto de Renda, inclusive quanto opo ou no por incentivos fiscais; os critrios de avaliao e amortizao de aplicaes de recursos no Diferido. (COSIF 1.22.4.1a) ALTERAO DE MTODO OU CRITRIO CONTBIL Cabe instituio adotar mtodos e critrios uniformes no tempo, sendo que as modificaes relevantes devem ser evidenciadas em notas explicativas, quantificando os efeitos nas demonstraes financeiras, quando aplicvel. (COSIF 1.1.2.5a) AGLUTINAO DE CONTAS

BACEN
PRTICAS CONTBEIS As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de notas explicativas sobre o resumo das principais prticas contbeis: os principais critrios de apropriao de receitas e despesas e avaliao dos elementos patrimoniais (itens avaliados e critrios: citar critrios adotados no perodo anterior, bem assim

No preenchimento dos modelos de publicao observase o sistema de aglutinao de contas previsto no COSIF - Relao de Contas - 1 do Captulo 2, desde que o valor de cada uma das aglutinaes no ultrapasse um dcimo do respectivo subgrupo a que pertena. Ocorrendo excesso, a aglutinao de contas deve ser apresentada de forma detalhada nas notas explicativas, com os esclarecimentos necessrios ao perfeito entendimento da natureza daquele grupamento contbil. (COSIF 1.22.2.4 e 5 e 1.22.4.1n)

Services 2004 Financial Services 20 04 4

kpmg

TVM

CVM
INSTRUMENTOS FINANCEIROS As companhias abertas que possuam instrumentos financeiros, reconhecidos ou no como ativo ou passivo em seu balano patrimonial, devem evidenciar, em nota explicativa anexa s suas demonstraes financeiras e s informaes trimestrais - ITR, o valor de mercado desses instrumentos financeiros. Devem constar, ainda, em nota explicativa, os critrios e as premissas adotados para determinao desse valor de mercado, bem como as polticas de atuao e controle das operaes nos mercados derivativos e os riscos envolvidos. (INSTRUO CVM N 235/95 art. 1 e OFCIOCIRCULAR/CVM/SNC/SEP/N 01/96 e OFCIOCIRCULAR/CVM/SEP/SNC/N 01/2002)

(CIRCULAR BC N 3068/01 art. 7 E COSIF 1.22.4.1s e t) INSTRUMENTOS FINANCEIROS obrigatria a divulgao, em notas explicativas s demonstraes financeiras, de informaes qualitativas e quantitativas relativas aos instrumentos financeiros derivativos destacados, no mnimo, os seguintes aspectos: poltica de utilizao; objetivos e estratgias de gerenciamento de riscos particularmente, a poltica de hedge; riscos associados a cada estratgia de atuao no mercado, controles internos e parmetros utilizados para o gerenciamento desses riscos e os resultados obtidos em relao aos objetivos propostos; critrios de avaliao e mensurao, mtodos e premissas significativas aplicados na apurao do valor de mercado; valores registrados em contas de ativo, passivo e compensao segregados, por categoria, risco e estratgia de atuao no mercado, aqueles com o objetivo de hedge e de negociao; valores agrupados por ativo, indexador de referncia, contraparte, local de negociao (bolsa ou balco) e faixas de vencimento, destacados os valores de referncia, de custo, de mercado e em risco da carteira; ganhos e perdas no perodo, segregados aqueles registrados no resultado e em conta destacada do patrimnio lquido; valor lquido estimado dos ganhos e das perdas registrados em conta destacada do patrimnio lquido na data das demonstraes contbeis que se espera ser reconhecido nos prximos doze meses; valores e efeito no resultado do perodo que deixaram de ser qualificados como hedge, bem como aqueles transferidos do patrimnio lquido em decorrncia do reconhecimento contbil das perdas e dos ganhos no item objeto de hedge;

BACEN

TTULOS E VALORES MOBILIRIOS obrigatria a divulgao, em notas explicativas s demonstraes financeiras, de informaes que abranjam, no mnimo, os seguintes aspectos relativos a cada categoria de classificao: o montante, a natureza e as faixas de vencimento; os valores de custo e de mercado, segregados por tipo de ttulo, bem como os parmetros utilizados na determinao desses valores; o montante dos ttulos reclassificados, o reflexo no resultado e os motivos que levaram reclassificao; os ganhos e as perdas no realizados no perodo, relativos a ttulos e valores mobilirios classificados na categoria ttulos disponveis para a venda.

Explicativas Notas Explicativas 5

kpmg

TVM

principais transaes e compromissos futuros objeto de hedge de fluxo de caixa, destacados os prazos para o previsto reflexo financeiro; valor e tipo de margens dadas em garantia. obrigatria, ainda, a divulgao das seguintes informaes no tocante a derivativos de crdito: poltica, objetivos e estratgias da instituio; volumes de risco de crdito recebidos e transferidos (valor contbil e de mercado), total e no perodo; efeito (aumento/reduo) no clculo do valor do PLE; montante e caractersticas das operaes de crdito transferidas ou recebidas no perodo em decorrncia dos fatos geradores previstos no contrato; segregao por tipo (swap de crdito e swap de taxa de retorno total). (CIRCULARES BC N 3082/02 art. 6; e 3106/02 art. 6 E COSIF 1.22.4.1v)

Services 2004 Financial Services 20 04 6

kpmg

OPERAES DE CRDITO

CVM
ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Empresa Arrendatria No caso da empresa arrendatria, devem ser evidenciados as informaes e os efeitos dessas operaes. A companhia dever divulgar a existncia de contratos de arrendamento informando o valor do ativo e do passivo que existiriam caso tais contratos tivessem sido registrados como compra financiada. Empresa Arrendadora Sero informados em notas explicativas: os critrios de contabilizao atualmente utilizados, inclusive os que provocam a necessidade de ajustes a valor presente (previstos na Instruo CVM 58/86) por no atenderem aos Princpios Fundamentais de Contabilidade; e os ajustes a valor presente dos fluxos futuros das carteiras de arrendamento mercantil, evidenciando o efeito do Imposto de Renda. (INSTRUO CVM N 58/86 art. 4, PARECER DE ORIENTAO CVM N 15/87 item 4.1)

critrio, ou na forma de sua aplicao, ocorrida no exerccio. (PARECER DE ORIENTAO CVM N 21/90 item 7)

BACEN
OPERAES DE CRDITO Devem ser divulgadas em nota explicativa s demonstraes financeiras, informaes detalhadas sobre a composio da carteira de operaes de crdito, observado, no mnimo: distribuio das operaes, segregadas por tipo de cliente e atividade econmica; distribuio por faixa de vencimento; montantes de operaes renegociadas, lanados contra prejuzo e de operaes recuperadas, no exerccio; distribuio nos correspondentes nveis de risco, segregando-se as operaes, pelo menos, em crditos de curso normal com atraso inferior a 15 dias, e vencidos com atraso igual ou superior a 15 dias. (RESOLUES BC Ns 2682/99 art. 11; e 2697/00 art. 3 E COSIF 1.6.2.12) ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) A escriturao contbil e as demonstraes financeiras ajustam-se com vistas a refletir os resultados das baixas dos bens arrendados. Os ajustes efetuam-se mensalmente, e para efeito de contabilizao do ajuste mensal, a parcela do Imposto de Renda no dedutvel no perodo, incidente sobre os ajustes negativos, deve ser objeto de nota explicativa nas demonstraes financeiras, de forma a evidenciar seus efeitos. (CIRCULAR BC N 1429/89 itens 5, 9b e 9d E COSIF 1.11.8.9d)

CRDITOS ELETROBRS A companhia dever, em nota explicativa, dar ampla divulgao sobre o critrio utilizado para a constituio da proviso, montantes envolvidos, inclusive os saldos dos emprstimos ainda no convertidos e respectiva proviso, se for o caso. (DELIBERAO CVM N 70/89 inciso VII)

PROVISO PARA CRDITO DE LIQUIDAO DUVIDOSA Em qualquer hiptese a companhia dever divulgar em nota explicativa os critrios adotados para sua constituio, informando ainda qualquer alterao de

Explicativas Notas Explicativas 7

kpmg

OPERAES DE CRDITO

CESSO DE CRDITO As instituies financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil esto autorizadas a ceder crditos oriundos de operaes de emprstimo, financiamento e arrendamento mercantil para pessoas no integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Nesses casos a instituio cedente deve incluir, no primeiro balano publicado aps a realizao da cesso, nota explicativa informando os valores contbil e de cesso dos crditos, bem como os reflexos patrimoniais e no resultado decorrentes da transao. A incluso em nota no se aplica cesso de crditos a companhias securitizadoras de crditos financeiros e a companhias securitizadoras de crditos imobilirios. (RESOLUO BC N 2836/01 art. 6, par. 3, CARTA-CIRCULAR BC N 2993/02)

manter em contas de rendas a apropriar os encargos relativos aos perodos anteriores repactuao, para reconhec-los como receita efetiva quando de seu recebimento; registrar os respectivos encargos a decorrer em contas de rendas a apropriar, observadas a periodicidade mensal, os quais somente sero reconhecidos como receita efetiva quando do seu recebimento. Prevalecem as condies de que trata o disposto acima, enquanto o crdito renegociado no tenha sido cedido, ou de qualquer forma transferido ou utilizado. Ocorrendo a cesso, transferncia ou utilizao do crdito, as correspondentes rendas a apropriar integraro a receita do ms, ocasio em que ser igualmente levada a conta cabvel de resultado a eventual diferena entre o valor do crdito e o preo da operao em questo. A instituio que se utilizar da faculdade prevista acima dever aplic-la, uniformemente, durante todo o perodo da vigncia dos respectivos crditos resultantes da repactuao e evidenci-la em nota explicativa nas demonstraes financeiras publicadas, quantificando seus efeitos no resultado. (RESOLUO BC N 1904/92 art. 1 E COSIF 1.6.2.30)

CRDITO COMPENSADO COMO PREJUZO Evidenciar o montante dos crditos compensados como prejuzo no perodo, por dbito a Proviso para Operaes de Crdito, bem como as recuperaes ocorridas no perodo. (COSIF 1.22.4.1j)

CRDITOS SIDERBRS As instituies financeiras, detentoras de crditos realizados com recursos de origem interna vencidos e vincendos, contratados com a Siderrgica Brasileira S.A. (Siderbrs), e que tenham sido objeto de refinanciamento e reescalonamento junto ao Governo Federal, podero: estornar as contas de crditos em liquidao ou outra conta, para a conta de origem, os valores relativos queles crditos;

Services 2004 Financial Services 20 04 8

kpmg

PERMANENTE

CVM
INVESTIMENTOS RELEVANTES As notas explicativas que acompanham as demonstraes contbeis devem conter informaes precisas das coligadas e das controladas, indicando, no mnimo: Denominao da coligada e controlada, o nmero, espcie e classe de aes ou de cotas de capital possudas pela investidora, o percentual de participao no capital social e no capital votante e o preo de negociao em bolsa de valores, se houver; Patrimnio lquido, lucro lquido ou prejuzo do exerccio, assim como o montante dos dividendos propostos ou pagos, relativos ao mesmo perodo; Crditos e obrigaes entre a investidora e as coligadas e controladas especificando prazos, encargos financeiros e garantias; Avais, garantias, fianas, hipotecas ou penhor concedidos em favor de coligadas ou controladas; Receitas e despesas em operaces entre a investidora e as coligadas e controladas; Montante individualizado do ajuste, no resultado e patrimnio lquido, decorrente da avaliao do valor contbil do investimento pelo mtodo da equivalncia patrimonial, bem como o saldo contbil de cada investimento no final do perodo; Memria de clculo do montante individualizado do ajuste, quando este no decorrer somente da aplicao do percentual de participao no capital social sobre os resultados da investida, se relevante; Base e fundamento adotados para constituio e amortizao do gio ou desgio e montantes no amortizados, bem como critrios, taxa de

desconto e prazos utilizados na projeo de resultados; Condies estabelecidas em acordo de acionistas com respeito a influncia na administrao e distribuio de lucros, evidenciando os nmeros relativos aos casos em que a proporo do poder de voto for diferente da proporo de participao no capital social votante, direta ou indiretamente; Participaes recprocas existentes; e Efeitos no ativo, passivo, patrimnio lquido e resultado, decorrentes de investimentos descontinuados. O perodo de abrangncia das demonstraes contbeis da coligada e controlada dever ser idntico ao da investidora, independentemente das respectivas datas de encerramento. Admite-se a utilizao de perodos no idnticos, nos casos em que este fato representar melhoria na qualidade da informao produzida, sendo a mudana evidenciada em nota explicativa. O investimento em coligada que, por reduo do valor contbil do investimento, deixar de ser relevante, continuar sendo avaliado pela equivalncia patrimonial, caso essa reduo no seja considerada de carter permanente, devendo todos os seus reflexos ser evidenciados, segregadamente, em nota explicativa. (LEI 6404/76 art. 176, 5b e art. 247; E INSTRUO CVM N 247/96 arts. 8, 10 e 20)

INVESTIMENTOS SOCIETRIOS NO EXTERIOR Nas notas explicativas de investimentos devero constar, tambm, os dados de cada coligada ou controlada no Exterior, conforme prtica em nosso Pas. Devero ser mencionados, no sumrio das prticas contbeis, os critrios de apurao e das demonstraes contbeis dessas investidas no Exterior e os critrios de converso para moeda nacional. (DELIBERAO CVM N 28/86 item 51)

Explicativas Notas Explicativas 9

kpmg

PERMANENTE

INCORPORAO, FUSO E CISO A companhia dever efetuar e divulgar, ao trmino de cada exerccio social, anlise sobre a recuperao do valor do gio, quando o fundamento econmico tiver sido a aquisio do direito de explorao, concesso ou permisso delegadas pelo Poder Pblico ou a expectativa de resultado futuro, a fim de que sejam: registradas as perdas de valor do capital aplicado quando evidenciado que no haver resultados suficientes para recuperao desse valor; ou revisados e ajustados os critrios utilizados para a determinao da sua vida til econmica e para o clculo e prazo da sua amortizao. (INSTRUO CVM N 319/99 arts. 6 e 8)

REAVALIAO DE ATIVOS Devero ser divulgadas as informaes sobre a reavaliao efetuada pela empresa, destacando: as bases da reavaliao e os avaliadores (este item somente no ano da reavaliao); o histrico e a data de reavaliao; o sumrio das contas objeto da reavaliao e respectivos valores; o efeito no resultado do exerccio, oriundo das depreciaes, amortizaes ou exaustes sobre a reavaliao, e baixas posteriores; o tratamento quanto a dividendos e participaes; o tratamento e valores envolvidos quanto a impostos e contribuies eventualmente contida na reserva de reavaliao. A CVM exige, ainda, a citao da data de reavaliao efetuada, bem como as datas previstas das reavaliaes subsequentes e/ou complementares. Em reavaliaes parciais do imobilizado, a empresa dever proceder a uma clara evidenciao nas notas explicativas sobre quais itens e/ou contas foram reavaliados e quais no o foram, com indicao do valor lquido contbil anterior, da nova avaliao e da reavaliao registrada por conta ou natureza. As companhias abertas que no adotarem esses procedimentos, para as reservas de reavaliao constitudas anteriormente a 1/01/93, devero divulgar em nota explicativa s suas demonstraes financeiras: a parcela relativa correo monetria prevista na LEI N 8.200, de 28 de junho de 1991, includa na reserva de reavaliao; o montante realizado no perodo; os efeitos tributrios incidentes sobre o saldo da reserva de reavaliao que exceder as parcelas referidas no primeiro tpico, acima.

GIO/DESGIO O gio ou desgio computado na ocasio da aquisio ou subscrio do investimento dever ser contabilizado com indicao do fundamento econmico que o determinou. O gio no justificado pelos fundamentos econmicos deve ser reconhecido imediatamente como perda, no resultado do exerccio, esclarecendo-se em nota explicativa as razes da sua existncia. Cabe ressaltar, ainda, que CVM entende como necessria a divulgao, independentemente de este ter sido constitudo no exerccio em curso ou no, da base e fundamento adotados para constituio e do gio ou desgio e montantes no amortizados, bem como critrios, taxas de desconto e prazos utilizados na projeo de resultados. (INSTRUO CVM N 247/96 art. 14, parg. 5, E OFCIO-CIRCULAR/CVM/SEP/SNC/N 01/2003 item 10)

Services 2004 Financial Services 20 04 10

kpmg

PERMANENTE

Especialmente nos casos de utilizao de tais reservas para aumento do capital social ou compensao de prejuzos acumulados, deve a companhia observar a obrigatoriedade de informar sempre, em notas explicativas s suas demonstraes financeiras, qual o saldo que existiria dessa reserva caso tivesse ela sido baixada exclusivamente em funo da realizao dos ativos a que se refere. (LEI 6404/76 art. 176, 5c; INSTRUO CVM N 197/93 art. 3 ; DELIBERAO CVM No 183/95 itens 17 e 67; NOTA EXPLICATIVA INSTRUO CVM N 59/86 item 3; e OFCIO-CIRCULAR/CVM/ SEP/SNC/N 01/2002 - item 13)

BACEN
INVESTIMENTOS RELEVANTES As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de notas explicativas sobre investimentos relevantes em outras sociedades (denominao da sociedade, seu capital social e patrimnio lquido; nmero, espcie e classe de aes ou cotas de propriedade da instituio e o preo de mercado de aes, se houver); lucro lquido (ou prejuzo) do perodo; o montante das rendas (ou despesas) operacionais e no operacionais contabilizadas como ajustes de investimentos; os crditos e as obrigaes entre a instituio e as sociedades coligadas e controladas e o valor contbil dos investimentos. (COSIF 1.22.4.1c)

EMPREENDIMENTOS EM FASE DE IMPLANTAO Os ganhos relativos a empreendimentos em fase properacional, em decorrncia de projetos em expanso, reorganizao ou modernizao (art. 177 da Lei 6404/ 76), quando reconhecidos como resultado durante o perodo de implantao, por se caracterizarem como recorrentes, devem ser objeto de nota explicativa. Nela deve ser justificada a deciso adotada, bem como esclarecida a causa dos referidos ganhos. (PARECER DE ORIENTAO CVM No 17/89 item 6)

INVESTIMENTOS NO EXTERIOR Os critrios para contabilizao dos investimentos no exterior e para apropriao dos resultados obtidos pelas coligadas e controladas, bem como os procedimentos de publicao dessas posies e resultados no Brasil, devem ser objeto de informaes nas notas explicativas s Demonstraes Financeiras. (COSIF 1.11.1.8)

ATIVO DIFERIDO Informar sua composio e critrios de amortizao. (PARECER DE ORIENTAO CVM N 18/90 item 3, alnea c)

Explicativas Notas Explicativas 11

kpmg

PERMANENTE

INCORPORAO, FUSO E CISO Nas situaes em que as alteraes societrias inviabilizem a comparabilidade dos dados, dispensada a comparao dos dois primeiros balanos elaborados aps o processo de fuso, ciso ou incorporao com perodos anteriores, observada a necessidade de divulgao do fato em notas explicativas, bem como da anuncia da Comisso Valores Mobilirios, quando o processo envolver companhias de capital aberto. As notas explicativas, alm dos esclarecimentos exigidos pela legislao em vigor, devem conter ainda: a meno incorporao, fuso ou ciso ocorrida no perodo com indicao das sociedades envolvidas e data da AGE de incorporao, fuso ou ciso; os motivos ou finalidade da operao, destacados os benefcios de natureza estratgica, patrimonial, financeira e tributria; a indicao dos atos societrios e negociais que antecederam a operao; os elementos ativos e passivos que formaro cada parcela do patrimnio, no caso de ciso; os critrios de avaliao do patrimnio lquido, a data da avaliao e o tratamento das variaes patrimoniais posteriores; o valor do capital das sociedades a serem criadas ou do aumento ou reduo do capital das sociedades envolvidas na operao; o detalhamento da composio dos passivos e das contingncias passivas no contabilizadas a serem assumidas pela companhia resultante da operao, na qualidade de sucessora legal; os outros dados relevantes relacionados ao processo de incorporao, fuso ou ciso. (CIRCULAR BC N 3017/00 art. 9 E COSIF 1.2.1.8a e d)

EQUIVALNCIA PATRIMONIAL A investidora ou controladora deve contabilizar, um por um, os ajustes referentes ao gio, desgio, ganhos e perdas efetivas, e apresent-los, tanto os positivos quanto os negativos (receitas e despesas operacionais e no operacionais) na Demonstrao de Resultado, com as notas explicativas que se fizerem necessrias ao completo esclarecimento do resultado da equivalncia patrimonial em relao a cada um dos investimentos. As demonstraes adotadas pelas investidoras ou controladoras na avaliao de seus investimentos pelo mtodo de equivalncia patrimonial, assim como aqueles utilizados pelas suas coligadas ou controladas para o mesmo fim, devem abranger perodos uniformes. A mudana desses perodos deve ser objeto de esclarecimento em nota explicativa. (COSIF 1.11.2.21 e 27)

REAVALIAO DE ATIVOS Enquanto perdurarem os efeitos da reavaliao de imveis de uso prprio, as instituies devem informar, em notas explicativas complementares s demonstraes financeiras, os critrios e procedimentos de realizao da reserva, de transferncia para o ttulo LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS e de cmputo na base de clculo de distribuio de participaes, dividendos e bonificaes, itens reavaliados, indicao do valor reavaliado, valor lquido contbil e valor de reavaliao. (CIRCULAR BC N 2824/98 art. 13 E COSIF 1.16.4.21 e 1.22.4.1b)

Services 2004 Financial Services 20 04 12

kpmg

CIRCULANTE E EXIGVEL A LONGO PRAZO

CVM
OBRIGAES DE LONGO PRAZO Devero ser divulgadas as taxas de juros, as datas de vencimento, as garantias, a moeda e a forma de atualizao das obrigaes de longo prazo. (LEI 6404/76 at. 176, 5e; E PARECERES DE ORIENTAO Ns 04/79 item 8.5 e 24/92 item 14)

Explicativas Notas Explicativas 13

kpmg

IMPOSTOS E CONTINGNCIAS

CVM
CONTINGNCIAS PASSIVAS A CVM requer que na elaborao das notas explicativas sobre contingncias passivas sejam informados, no mnimo: natureza da contingncia (trabalhista, previdenciria, tributria, cvel, ambiental, etc.); descrio pormenorizada do evento contingente que envolve a companhia; chance de ocorrncia da contingncia (provvel, possvel ou remota); instncias em que se encontram em discusso os passivos contingentes (administrativa ou judicial, tribunais inferiores ou superiores); jurisprudncia sobre os passivos contingentes; avaliao das conseqncias dos passivos contingentes sobre os negcios da companhia. (OFCIO-CIRCULAR/CVM/SEP/SNC/N 1/2003 item 2)

no caso de companhias recm-constitudas, ou em processo de reestruturao operacional ou reorganizao societria, descrio das aes administrativas que contribuiro para a realizao futura do ativo fiscal diferido. Presume-se no haver histrico de rentabilidade na companhia que no obteve lucro tributvel em, pelo menos, 3 dos 5 ltimos exerccios sociais. Tal presuno poder ser afastada caso a companhia divulgue, em nota explicativa, justificativa fundamentada das aes que estiverem sendo implementadas, objetivando a gerao de lucro tributrio. (INSTRUO CVM N 371/02 arts. 3 e 7)

IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIO SOCIAL As demonstraes contbeis e/ou as notas explicativas devem conter, quando relevantes, informaes evidenciando: montante dos impostos corrente e diferido registrados no resultado, patrimnio lquido, ativo e passivo; natureza, fundamento e expectativa de prazo para realizao de cada ativo e obrigao fiscais diferidos; efeitos no ativo, passivo, resultado e patrimnio lquido decorrentes de ajustes por alterao de alquotas ou por mudana na expectativa de realizao ou liquidao dos ativos ou passivos diferidos; montante das diferenas temporrias e dos prejuzos fiscais no utilizados para os quais no se reconheceu contabilmente um ativo fiscal diferido, com a indicao do valor dos tributos que no se qualificaram para esse reconhecimento; conciliao entre o valor debitado ou creditado ao resultado de imposto de renda e contribuio

CRDITO TRIBUTRIO As companhias abertas devero divulgar, em nota explicativa: estimativa das parcelas de realizao do ativo fiscal diferido, discriminadas ano a ano para os primeiros 5 (cinco) anos e, a partir da, agrupadas em perodos mximos de 3 (trs) anos, inclusive para a parcela do ativo fiscal diferido no registrada que ultrapassar o prazo de realizao de 10 (dez) anos referido no inciso II do art. 2 da Instruo CVM 371/02; efeitos decorrentes de eventual alterao na expectativa de realizao do ativo fiscal diferido e respectivos fundamentos, consoante o disposto no art.4 da Instruo CVM 371/02; e

Services 2004 Financial Services 20 04 14

kpmg

IMPOSTOS E CONTINGNCIAS

social e o produto do resultado contbil antes do imposto de renda multiplicado pelas alquotas aplicveis, divulgando-se tambm tais alquotas e suas bases de clculo; natureza e montante de ativos cuja base fiscal seja inferior a seu valor contbil. (DELIBERAO CVM N 273/98 item 40)

INCENTIVOS FISCAIS A CVM requer que sejam tambm divulgadas, relativamente s companhias abertas e companhias beneficirias de incentivos fiscais, suas controladas, controladoras e coligadas, informaes sobre a existncia de benefcios fiscais, de qualquer natureza, contemplando, no mnimo, o tipo do benefcio, o prazo ou vencimento e o montante da economia tributria realizada no exerccio. Para o completo entendimento dos aspectos relacionados acima devem ser divulgados, tambm, os montantes pagos/ recolhidos de cada imposto e/ou contribuio no exerccio social. (OFCIO-CIRCULAR CVM/SNC/SEP/N 02/2000 item 7)

expectativa de realizao, discriminada por ano nos primeiros cinco anos e, a partir da, agrupadas em perodos de cinco anos; valores constitudos e baixados no perodo; valor presente dos crditos ativados; crditos tributrios no ativados; valores sob deciso judicial; efeitos no ativo, passivo, resultado e patrimnio lquido decorrentes de ajustes por alteraes de alquotas ou por mudana na expectativa de realizao; conciliao entre o valor debitado ou creditado ao resultado de imposto de renda e contribuio social e o produto do resultado contbil antes do imposto de renda multiplicado pelas alquotas aplicveis, divulgando-se tambm tais alquotas e suas bases de clculo. (CIRCULAR BC N 3171/02 art. 3)

BACEN
CRDITO TRIBUTRIO obrigatria a divulgao de informaes qualitativas e quantitativas sobre os crditos tributrios e obrigaes fiscais diferidas destacados, no mnimo, os seguintes aspectos: critrios de constituio, avaliao, utilizao e baixa; natureza e origem dos crditos tributrios;

Explicativas Notas Explicativas 15

kpmg

PATRIMNIO LQUIDO

CVM
CAPITAL SOCIAL Devero ser divulgados o nmero, espcies e classes das aes que compem o capital social, e, para cada espcie e classe, a respectiva quantidade e o valor nominal, se houver. Devero ser divulgadas, tambm, as vantagens e preferncias conferidas s diversas classes de aes. (LEI 6404/76 art. 176, 5f; E PARECERES DE ORIENTAO CVM Ns 04/79 item 8.6 e 24/92 item 14)

AES EM TESOURARIA Podero adquirir aes de sua emisso, para efeito de cancelamento ou permanncia em tesouraria, e posteriormente alien-las, as companhias abertas cujo Estatuto Social atribuir ao Conselho de Administrao poderes para autorizar tal procedimento. A companhia indicar em nota explicativa anexa s demonstraes financeiras: o objetivo ao adquirir suas prprias aes; a quantidade de aes adquiridas ou alienadas no curso do exerccio, destacando espcies e classes; o custo mdio ponderado de aquisio, bem como os custos mnimos e mximos; o resultado lquido das alienaes ocorridas no exerccio; e o valor de mercado das espcies e classes das aes em tesouraria, calculado com base na ltima cotao, em bolsa ou balco, anterior data de encerramento do exerccio social. Fica autorizada a negociao com opes de venda e de compra, por companhia aberta, referenciadas em aes de sua emisso, para fins de cancelamento, permanncia em tesouraria ou alienao. A companhia deve divulgar em nota explicativa s demonstraes financeiras e no formulrio informaes trimestrais ITR: o objetivo da realizao das operaes com opes; a quantidade, por classe e espcie de aes, de opes adquiridas ou lanadas e exercidas no curso do exerccio social; os prmios e preos de exerccio pagos e recebidos; as mutaes ocorridas na quantidade de aes existentes em tesouraria, a includas e consideradas aquelas que a companhia poderia vir a adquirir mediante o exerccio, por si ou por contrapartes, de opes de compra ou de venda, indicando saldo inicial e final;

CAPITAL SOCIAL AUTORIZADO A companhia que possuir capital autorizado dever divulgar esse fato, em nota explicativa, especificando: o limite de aumento autorizado, em valor do capital e em nmero de aes, e as espcies e classes que podero ser emitidas; o rgo competente para deliberar sobre as emisses (Assemblia Geral ou Conselho de Administrao); as condies a que estiverem sujeitas as emisses; os casos ou as condies em que os acionistas tero direito de preferncia para subscrio, ou de inexistncia desse direito; e opo de compra de aes, se houver, aos administradores, empregados ou pessoas naturais que prestem servios companhia ou sociedade sob seu controle. (NOTA EXPLICATIVA CVM N 59/86 item 1 E PARECER DE ORIENTAO CVM N 24/92 item 14)

Services 2004 Financial Services 20 04 16

kpmg

PATRIMNIO LQUIDO

as datas em que as operaes tenham sido realizadas e os prazos e datas de vencimento das opes; o resultado lquido das operaes de alienao e aquisio ocorridas no exerccio decorrente das operaes com opes; eventuais posies lanadas ou adquiridas em exerccio anterior que ainda estejam em aberto. Obs: Essas operaes s podem ser realizadas se o Estatuto Social da companhia atribuir ao Conselho de Administrao poderes para autorizar a negociao com suas prprias aes, ou, na falta de previso estatutria, se houver deliberao especfica da assemblia geral. (LEI 6404/76 art. 176, 5g; INSTRUES CVM Ns 10/80 arts. 1 e 21; 390/03 art. 4; e OFCIOCIRCULAR CVM/SEP/SNC/N 01/2002 - item 7)

RETENO DE LUCROS A reteno de lucros poder apresentar-se com diversas denominaes, tais como: reserva para expanso, para reinvestimento etc., podendo estar ainda compreendida na conta de Lucros Acumulados. Em qualquer circunstncia, sua constituio, manuteno e fundamento legal devero ser divulgados em nota explicativa, bem como as principais linhas do oramento de capital que suporta a reteno. A proposta para a sua constituio deve partir dos rgos da administrao da companhia, justificada por oramento de capital, fixo ou circulante. (NOTA EXPLICATIVA DA INSTRUO CVM N 59/ 86 item 4 e PARECER DE ORIENTAO CVM N 24/92 item 14)

VOTO MLTIPLO Divulgar o percentual mnimo de participao no capital social votante para o acionista requisitar a adoo do voto mltiplo na assemblia geral da companhia, que tratar da eleio dos membros do Conselho de Administrao. Essa divulgao deve ser feita obrigatoriamente no edital de convocao da assemblia e, opcionalmente, junto com as demonstraes contbeis de encerramento de exerccio. (PARECER DE ORIENTAO CVM N 24/92 item 14) RESERVA DE LUCROS A REALIZAR Torna-se necessrio que a companhia divulgue informaes complementares sobre esta reserva, discriminando a origem dos montantes destinados sua constituio e respectivos valores individualizados por modalidade de lucros a realizar, o montante realizado no exerccio e o respectivo fundamento, e o efeito futuro nos dividendos. (NOTA EXPLICATIVA INSTRUO CVM N 59/ 86 item 4 e PARECER DE ORIENTAO CVM N 24/92 item 12)

OUTRAS RESERVAS DE LUCROS Outras reservas de lucros podero ser includas neste grupamento, devendo ser justificada em nota a sua natureza, como a reserva especial de dividendos, a reserva excedente de exausto, a reserva sobre lucro na venda de imveis etc. (NOTA EXPLICATIVA INSTRUO CVM N 59/ 86 item 4)

BACEN

CAPITAL SOCIAL As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de notas explicativas sobre capital social (nmero, espcie e classe das aes e direitos assegurados s aes preferenciais). (COSIF 1.22.4.1f)

Explicativas Notas Explicativas 17

kpmg

PATRIMNIO LQUIDO

OPES DE COMPRA DE AES As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de notas explicativas sobre as opes de compra de aes outorgadas e exercidas no semestre (valores pactuados, valores realizados, resultados gerados). (COSIF 1.22.4.1m)

Services 2004 Financial Services 20 04 18

kpmg

RECEITAS E DESPESAS

CVM
BENEFCIOS A EMPREGADOS Plano de remunerao em aes Devem ser divulgadas as seguintes informaes nas demonstraes contbeis: a natureza e as condies dos planos de remunerao em aes; a poltica contbil adotada; e a quantidade e o valor pelos quais as aes foram emitidas. Plano de contribuio definida A patrocinadora deve divulgar nas demonstraes contbeis as caractersticas do plano, o nome atribudo ao fundo, os pagamentos realizados, a despesa incorrida no perodo e outras obrigaes assumidas, relativas a eventos passados que resultaro em desembolso de caixa e ainda no registradas como exigibilidade. Onde aplicvel pelo pronunciamento sobre partes relacionadas, a entidade deve divulgar o montante das contribuies ao plano em benefcio dos administradores da patrocinadora. Plano de benefcio definido As seguintes informaes devem ser divulgadas nas demonstraes contbeis da entidade patrocinadora:

a poltica contbil adotada pela entidade no reconhecimento dos ganhos e perdas atuariais; uma descrio geral das caractersticas do plano; uma conciliao dos ativos e passivos reconhecidos no balano, demonstrando pelo menos o seguinte: o valor presente, na data do

balano, das obrigaes atuariais que estejam totalmente descobertas; o valor presente, na data do balano, das obrigaes atuariais (antes de deduzir o valor justo dos ativos do plano) que estejam total ou parcialmente cobertas; o valor justo dos ativos do plano na data do balano; o valor lquido de ganhos ou perdas atuariais no reconhecido no balano; o valor do custo do servio passado aindano reconhecido no balano; e qualquer valor no reconhecido como ativo em decorrncia da regra estabelecida no pargrafo 49.g do anexo Deliberao CVM 371/00. um demonstrativo da movimentao do passivo (ativo) atuarial lquido, no perodo; o total da despesa reconhecida na demonstrao do resultado para cada um dos seguintes itens: o custo do servio corrente; o custo dos juros; o rendimento efetivo e o esperado sobre os ativos do plano; as perdas e ganhos atuariais; o custo do servio passado amortizado; e o efeito de qualquer aumento, ou reduo ou liquidao antecipada do plano. as principais premissas atuariais utilizadas na data do balano, incluindo, quando aplicvel: as taxas utilizadas para o desconto a valor presente da obrigao atuarial;

Explicativas Notas Explicativas 19

kpmg

RECEITAS E DESPESAS

as taxas de rendimento esperadas sobre os ativos do plano; os ndices de aumentos salariais estimados; e qualquer outra premissa relevante utilizada.

Planos multipatrocinados A entidade patrocinadora deve classificar um plano como de benefcio definido ou de contribuio definida. No caso de ser caracterizado como um plano de benefcio definido a entidade deve divulgar as informaes conforme requeridas pelo pargrafo 81 do anexo Deliberao CVM 371/00 (plano de benefcio definido). Reconhecimento dos benefcios que no sejam ps-emprego A entidade deve divulgar em suas demonstraes contbeis os valores, quando relevantes, e os critrios adotados no reconhecimento dos gastos com demisso. (DELIBERAO CVM N 371/00 pargrafos 31, 32, 39, 42, 81)

REMUNERAO DOS ADMINISTRADORES O montante da remunerao dever ser divulgado na prpria demonstrao do resultado ou em nota explicativa. (PARECERES DE ORIENTAO CVM Nos 04/79 item 9 e 24/92 item 14)

SEGUROS A companhia deve informar se h e quais os ativos, responsabilidades ou interesses cobertos por seguros e os respectivos montantes, especificados por modalidade. (PARECER DE ORIENTAO CVM N 15/87 item 3b)

Services 2004 Financial Services 20 04 20

kpmg

APURAO E DISTRIBUIO DE RESULTADOS

CVM
DIVIDENDO POR AO A demonstrao das mutaes do patrimnio lquido dever indicar o dividendo por ao do capital social, por espcie e classe e, para tanto, observar as diferentes vantagens conferidas a cada uma das diversas espcies e classes de aes que compem o capital, inclusive atentando para a existncia de aes em tesouraria, que podero influenciar a base de clculo. Havendo distribuio de dividendos pro rata temporis, a indicao do dividendo por ao dever ser feita computando-se dividendo integral que caberia ao, esclarecendo-se tal fato em nota de rodap ou em nota explicativa. (INSTRUO CVM N 59/86 art. 12)

LUCRO OU PREJUZO POR AO A companhia deve divulgar na demonstrao do resultado do exerccio o lucro/prejuzo lquido por ao do capital social. (PARECER DE ORIENTAO N 24/92 item 14)

AJUSTES DE EXERCCIOS ANTERIORES Os ajustes de exerccios anteriores devem ser objeto de ampla e clara divulgao em nota explicativa, em que sejam especificados a sua natureza e os seus fundamentos. (LEI 6404/76 art. 176, 5h; INSTRUO CVM N 59/86 art. 11; E NOTA EXPLICATIVA CVM N 59/ 86 item 5)

DIVIDENDOS PROPOSTOS Deve ser apresentada demonstrao do clculo do dividendo proposto pela administrao. Indispensvel que seja, tambm, divulgada a poltica de pagamento de dividendos, bem como sobre as perspectivas de manuteno dessa poltica para os prximos exerccios. (PARECERES DE ORIENTAO CVM Nos 15/87 item 3a, e 21/90 item 14)

BACEN
DIVIDENDO POR AO Na Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, deve ser evidenciado o dividendo por ao do capital social. No clculo, deve-se considerar fatores como capital formado por espcie e classe de aes diversas, que tenham direito a dividendos diferentes, dividendos preferenciais mnimo ou fixo. Devem ser objeto de notas explicativas os critrios adotados para o clculo. (COSIF 1.20.5.2 e 1.22.4.1h)

JUROS SOBRE O CAPITAL PRPRIO Devero ser informados os critrios utilizados para determinao desses juros, as polticas adotadas para sua distribuio, o montante do imposto de renda incidente e, quando aplicvel, os seus efeitos sobre os dividendos obrigatrios. (DELIBERAO CVM N 207/96 inciso VI)

JUROS SOBRE O CAPITAL PRPRIO O critrio de remunerao do capital, bem como o tratamento tributrio e os efeitos no Resultado e no Patrimnio Lquido, devem ser objeto de divulgao em

Explicativas Notas Explicativas 21

kpmg

APURAO E DISTRIBUIO DE RESULTADOS

nota explicativa s demonstraes financeiras do semestre/exerccio. (CIRCULAR BC N 2739/97 art. 3, par. 2 E COSIF 1.22.3.16 e 1.22.4.1q)

Os esclarecimentos sobre ajustes em LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS, obrigatoriamente constantes das Notas Explicativas, devem alcanar os efeitos desses ajustes nas bases de clculo de dividendos, participaes e reservas em perodos anteriores. (CIRCULAR BC N 2682/96 art. 2 E COSIF 1.17.2.2, 1.20.3.3 e 1.22.4.1g e p)

LUCRO OU PREJUZO POR AO No clculo do lucro por ao, considera-se a estrutura do capital (aes de espcies e classes diversas e com direitos e vantagens diferenciadas uma das outras) e ainda eventuais aumentos de capital ocorridos no perodo. O critrio de clculo utilizado deve ser divulgado nas notas explicativas que integram as demonstraes financeiras. (COSIF 1.20.5.1 e 1.22.4.1i)

AJUSTES DE EXERCCIOS ANTERIORES Para efeito de elaborao das demonstraes financeiras na forma da legislao societria, os ajustes de rendas, despesas, ganhos, perdas, lucros ou prejuzos imputveis a perodos anteriores, que a esses deixarem de ser atribudos, devem ser registrados: nas adequadas contas de resultado do segundo semestre, quando se referirem ao primeiro semestre do mesmo exerccio; em LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS, quando decorrentes de erro ou mudana de critrio contbil, que no possam ser atribudos a fato subsequente, no caso de se referirem a exerccios anteriores Os efeitos da aplicao do tal procedimento, caso sejam relevantes, devem ser evidenciados em nota explicativa especfica quando da publicao das demonstraes financeiras.

Services 2004 Financial Services 20 04 22

kpmg

ELABORAO DE DEMONSTRAES FINANCEIRAS

CVM
DEMONSTRAES CONTBEIS CONSOLIDADAS As notas explicativas que acompanham as demonstraes contbeis consolidadas devem conter informaes precisas das controladas, indicando: critrios adotados na consolidao e as razes pelas quais foi realizada a excluso de determinada controlada; eventos subseqentes data de encerramento do exerccio social que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros consolidados; efeitos, nos elementos do patrimnio e resultado consolidados, da aquisio ou venda de sociedade controlada, no transcorrer do exerccio social, assim como da insero de controlada no processo de consolidao, para fins de comparabilidade das demonstraes contbeis; e eventos que ocasionaram diferena entre os montantes do patrimnio lquido e lucro lquido ou prejuzo da investidora, em confronto com os correspondentes montantes do patrimnio lquido e do lucro lquido ou prejuzo consolidados. Em nota explicativa s demonstraes contbeis consolidadas, de sociedades controladas em conjunto, devero ser divulgados, ainda, o montante dos principais grupos do ativo, passivo e resultado das sociedades controladas em conjunto, bem como o percentual de participao em cada uma delas. A companhia aberta filiada de grupo de sociedade deve indicar, em nota explicativa s suas demonstraes contbeis, o rgo e, se possvel, a data de publicao das demonstraes contbeis consolidadas da sociedade de comando de grupo de sociedades a que estiver filiada.

A parcela do custo de aquisio do investimento em controlada, que no for absorvida na consolidao, dever ser mantida no ativo permanente, com deduo da proviso adequada para perdas j comprovadas, e ser objeto de nota explicativa. (LEI 6404/76 art. 250, 2; E INSTRUO CVM N 247/96 arts. 31, 33 e 37)

PUBLICAO DE FINANCEIRAS FORMA RESUMIDA As notas explicativas devem contemplar, no mnimo, as seguintes informaes: Mudanas de prticas contbeis em relao ao exerccio social anterior; Investimentos em outras Sociedades, quando relevantes, explicitando o montante final e o resultado da equivalncia patrimonial em cada investimento, discriminado os valores relativos a gios, desgios e provises para perdas; Taxas de juros, vencimentos e nus reais sobre as dvidas de longo prazo; Quantidade de aes que compem o Capital Social discriminando espcies e classes; Reconciliao do resultado apurado pela correo integral com aquele apurado pela legislao societria; Montante do prejuzo fiscal passvel de utilizao em exerccios subseqentes. (INSTRUO CVM N 232/95 art. 1)

BACEN
CONSOLIDADO AGNCIAS NO EXTERIOR As instituies financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central, que detenham dependncias no exterior, devem efetuar a

Explicativas Notas Explicativas 23

kpmg

ELABORAO DE DEMONSTRAES FINANCEIRAS

publicao das demonstraes financeiras, mediante a apresentao da posio consolidada das operaes realizadas no pas e no exterior. As publicaes de demonstraes financeiras de que trata o item anterior devem prestar amplos esclarecimentos, atravs de adequadas notas explicativas, contemplando especialmente: evidenciao dos principais itens patrimoniais e de resultados; forma de reconhecimento dos resultados apurados; eventuais contingenciamentos dos diversos elementos do patrimnio, em face das respectivas disposies legais e regulamentares de cada pas; total dos lucros ingressados no Pas no perodo e cmputo desses resultados na base de clculo de distribuio de dividendos e participaes; eventuais remessas para cobertura de prejuzos; remessas de recursos ocorridas no perodo, para capital de dependncias no exterior; o montante das rendas e despesas obtidas na avaliao dos investimentos no exterior pelo mtodo da equivalncia patrimonial. (COSIF 1.24.5.2 e 1.22.4.1l)

o gio ou desgio ocorrido na aquisio da participao societria, bem como os critrios utilizados na amortizao ou apropriao ao resultado; a identificao das instituies includas ou excludas do consolidado durante o perodo, com os respectivos esclarecimentos, bem como a data das demonstraes financeiras que serviram de base para a consolidao. (COSIF 1.21.2.3)

IFT As notas explicativas sero encaminhadas em formato texto, at um mximo de 20 (vinte) pginas. As notas so as mesmas exigidas na publicao das demonstraes financeiras, devendo atender, no mnimo, s disposies do COSIF 1.22.4. e, no caso de instituies lderes de conglomerados financeiros, adicionalmente, s disposies do COSIF 1.21.2.3. COSIF 1.22.4 As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de notas explicativas e quadros suplementares, especialmente sobre: a) resumo das principais prticas contbeis:

CONSOLIDADO OPERACIONAL As notas explicativas relativas ao consolidado operacional devem contemplar as informaes necessrias sobre a posio patrimonial, financeira e de resultados do conglomerado e devem evidenciar: os critrios e procedimentos de consolidao adotados; a composio analtica das participaes acionrias entre as instituies includas na consolidao; o nvel e tipo de controle operacional exercido, caracterizado pela forma de administrao ou gerncia comum ou atuao sob a mesma marca;

os principais critrios de apropriao de receitas e despesas e avaliao dos elementos patrimoniais (itens avaliados e critrios: citar critrios adotados no perodo anterior, bem assim os efeitos no resultado do perodo decorrentes de possveis mudanas); os critrios de constituio das provises para depreciao e amortizao (com indicao das taxas utilizadas e das possveis mudanas em relao ao perodo anterior, com os efeitos no resultado do perodo);

Services 2004 Financial Services 20 04 24

kpmg

ELABORAO DE DEMONSTRAES FINANCEIRAS


b)

os critrios de constituio das provises para encargos e riscos (citar espcies e taxas utilizadas); os critrios de ajustes para atender a perdas provveis na realizao de elementos do ativo (citar natureza e taxa); a base de contabilizao do Imposto de Renda, inclusive quanto opo ou no por incentivos fiscais; os critrios de avaliao e amortizao de aplicaes de recursos no Diferido;

h)

clculo de dividendos (demonstrar qual foi o lucro-base final para determinar o montante dos dividendos distribudos); lucro por ao e montante do dividendo por ao (evidenciar como a instituio encontrou o resultado informado); crditos compensados como prejuzo (evidenciar o montante dos crditos compensados como prejuzo no perodo, por dbito a Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa), bem como as recuperaes ocorridas no perodo; agncias e subsidirias no exterior: informar o montante das rendas e despesas obtidas na avaliao dos investimentos no exterior pelo mtodo da equivalncia patrimonial, total dos lucros ingressados no Pas no perodo e cmputo desses resultados na base de clculo de distribuio de dividendos e participaes, bem como eventuais remessas para o exterior para cobertura de prejuzos; as opes de compra de aes outorgadas e exercidas no semestre (valores pactuados, valores realizados, resultados gerados); desdobramentos dos principais subgrupamentos das contas cujo saldo tenha ultrapassado o limite de 10% (dez por cento) do respectivo subgrupo, conforme previsto no item do COSIF 1.22.2.4; os eventos subseqentes data de encerramento do perodo que tenham, ou possam vir a ter, efeitos relevantes sobre a situao financeira e os resultados futuros da empresa; os efeitos da aplicao do procedimento referido nos itens do COSIF 1.17.2.1.c.II e III, caso sejam relevantes; o critrio de remunerao do capital prprio, bem como o tratamento tributrio e os efeitos no Resultado e no Patrimnio Lquido, devem ser objeto de divulgao em nota explicativa s demonstraes financeiras do semestre/exerccio; os critrios adotados e a origem dos crditos tributrios, bem como a quantificao dos efeitos em relao situao patrimonial e ao resultado;

i)

j)

reavaliao de imveis de uso (itens, indicao do valor reavaliado, valor lquido contbil e valor da reavaliao); investimentos relevantes em outras sociedades (denominao da sociedade, seu capital social e patrimnio lquido; nmero, espcie e classe de aes ou cotas de propriedade da instituio e o preo de mercado de aes, se houver); lucro lquido (ou prejuzo) do perodo; o montante das rendas (ou despesas) operacionais e no operacionais contabilizadas como ajustes de investimentos; os crditos e as obrigaes entre a instituio e as sociedades coligadas e controladas e o valor contbil dos investimentos; os lucros no realizados financeiramente decorrentes das vendas de bens a prazo a sociedades ligadas; nus reais constitudos sobre elementos do ativo, garantias prestadas pela instituio a terceiros e outras responsabilidades eventuais e contingentes (natureza, valor e contragarantias); capital social (nmero, espcie e classe das aes e direitos assegurados s aes preferenciais); ajustes de exerccios anteriores (efeitos de mudanas de prticas contbeis ou retificaes de erros de perodos anteriores no atribuveis a fatos subseqentes, descrevendo a natureza e efeitos gerados nos resultados do perodo e anteriores, inclusive sobre as bases de clculo de dividendos e participaes j distribudos) e reservas constitudas;

l)

c)

m)

n)

d)

e)

o)

f) g)

p)

q)

r)

Explicativas Notas Explicativas 25

kpmg

ELABORAO DE DEMONSTRAES FINANCEIRAS

s)

informaes que contemplem, relativamente aos ttulos e valores mobilirios referidos no art. 1 da Circular n 3.068, de 8 de novembro de 2001, pelo menos, os seguintes aspectos, para cada categoria de classificao: o montante, a natureza e as faixas de vencimento; os valores de custo e de mercado, segregados por tipo de ttulo, bem como os parmetros utilizados na determinao desses valores; o montante dos ttulos reclassificados o reflexo no resultado e os motivos que levaram reclassificao; os ganhos e as perdas no realizados no perodo, relativos a ttulos e valores mobilirios classificados na categoria ttulos disponveis para a venda; para fins de publicao, os ttulos e valores mobilirios classificados na categoria ttulos para negociao devem ser apresentados no ativo circulante, independentemente do prazo de vencimento; adicionalmente s informaes contidas na alnea s, deve ser divulgada, no relatrio da administrao, declarao sobre a capacidade financeira e a inteno de a instituio manter at o vencimento os ttulos classificados na categoria de ttulos mantidos at o vencimento; informaes qualitativas e quantitativas relativas aos instrumentos financeiros derivativos destacados, no mnimo, os seguintes aspectos: poltica de utilizao; objetivos e estratgias de gerenciamento de riscos particularmente, a poltica de hedge; riscos associados a cada estratgia de atuao no mercado, controles internos e parmetros utilizados para o gerenciamento desses riscos e os resultados obtidos em relao aos objetivos propostos;

t)

u)

v)

critrios de avaliao e mensurao, mtodos e premissas significativas aplicados na apurao do valor de mercado; valores registrados em contas de ativo, passivo e compensao segregados, por categoria, risco e estratgia de atuao no mercado, aqueles com o objetivo de hedge e de negociao; valores agrupados por ativo, indexador de referncia, contraparte, local de negociao (bolsa ou balco) e faixas de vencimento, destacados os valores de referncia, de custo, de mercado e em risco da carteira; ganhos e perdas no perodo, segregados aqueles registrados no resultado e em conta destacada do patrimnio lquido; valor lquido estimado dos ganhos e das perdas registrados em conta destacada do patrimnio lquido na data das demonstraes contbeis que se espera ser reconhecido nos prximos doze meses; valores e efeito no resultado do perodo que deixaram de ser qualificados como hedge nos termos do art 5 da Circular 3.068, de 30 de janeiro de 2002, bem como aqueles transferidos do patrimnio lquido em decorrncia do reconhecimento contbil das perdas e dos ganhos no item objeto de hedge; principais transaes e compromissos futuros objeto de hedge de fluxo de caixa, destacados os prazos para o previsto reflexo financeiro; valor e tipo de margens dadas em garantia.

obrigatria, adicionalmente s disposies do Cosif 1.22.4.1.v, a divulgao, em notas explicativas s demonstraes financeiras, de informaes contendo, pelo menos, os seguintes aspectos relativos s operaes de derivativos de crdito: a) poltica, objetivos e estratgias da instituio;

Services 2004 Financial Services 20 04 26

kpmg

ELABORAO DE DEMONSTRAES FINANCEIRAS


b) volumes de risco de crdito recebidos e transferidos (valor contbil e de mercado), total e no perodo; efeito (aumento/reduo) no clculo do valor do PLE; montante e caractersticas das operaes de crditos transferidas ou recebidas no perodo em decorrncia dos fatos geradores previstos no contrato; e segregao por tipo (swap de crdito e swap de taxa de retorno total). LUCRO LQUIDO AJUSTADO DO PERODO Quando da elaborao da Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos DOAR, deve ser especificada, em notas explicativas a natureza dos ajustes do lucro lquido ajustado do perodo. (COSIF 3.12.5)

c) d)

e)

COSIF 1.21.2.3 Em conjunto com a consolidao operacional das demonstraes financeiras devem ser elaboradas notas explicativas, as quais, alm de contemplarem as informaes necessrias a prestar esclarecimentos adicionais sobre a posio patrimonial, financeira e de resultados do conglomerado, devem evidenciar: a) b) os critrios e procedimentos de consolidao adotados; a composio analtica das participaes acionrias entre as instituies includas na consolidao; o nvel e tipo de controle operacional exercido, caracterizado pela forma de administrao ou gerncia comum ou atuao sob a mesma marca; o gio ou desgio ocorrido na aquisio da participao societria, bem como os critrios utilizados na amortizao ou apropriao ao resultado; a identificao das instituies includas ou excludas do consolidado durante o perodo, com os respectivos esclarecimentos, bem como a data das demonstraes financeiras que serviram de base para a consolidao.

c)

d)

e)

(CARTA-CIRCULAR BC N 2959/01 - Anexo Instrues de Preenchimento E COSIF 1.33.1.1c; 1.21.2.3; e 1.22.4)

Explicativas Notas Explicativas 27

kpmg

DIVULGAO

CVM
EVENTOS SUBSEQUENTES Devero ser divulgados os eventos ocorridos entre a data de encerramento do exerccio social e a da divulgao das demonstraes contbeis que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da companhia. (LEI 6404/76 art. 176, 5i; E PARECER DE ORIENTAO Ns 04/79 item 8.8 e 24/92 item 14)

BACEN
EVENTOS SUBSEQUENTES PUBLICAO DE DF Sempre que, entre a data do levantamento do balano e a data da respectiva publicao, ocorrer fato relevante que modifique ou possa vir a modificar a posio patrimonial e/ou influenciar resultados futuros, tal fato deve ser indicado com circunstanciados esclarecimentos em notas explicativas. (CIRCULAR BC N 2804/98 art. 6 E COSIF 1.22.3.11 e 1.22.4.1o)

Services 2004 Financial Services 20 04 28

kpmg

OUTROS

CVM
NUS, GARANTIAS E RESPONSABILIDADES EVENTUAIS E CONTINGENTES Devem ser divulgados os nus reais sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais/contingentes. Os fatos contingentes que gerarem, por suas peculiaridades, reservas ou provises para contingncias e, mesmo aqueles cuja probabilidade for difcil de calcular ou cujo valor no for mensurvel, devero ser evidenciados em nota explicativa, sendo ainda mencionadas, neste ltimo caso, as razes da impossibilidade. (LEI 6404/76 art. 176, 5d; NOTA EXPLICATIVA INSTRUO CVM N 59/86 item 4; E PARECER DE ORIENTAO N 24/92 item 14)

PROGRAMA DE DESESTATIZAO Devem ser divulgados pelas companhias abertas envolvidas, juntamente com as suas demonstraes contbeis, todos os atos e fatos relevantes que sejam do conhecimento de seus administradores, cuja revelao no ponha em risco interesse legtimo da companhia, em razo da importncia do processo de privatizao, em especial com relao aos seus reflexos para efeitos de avaliao e tomada de deciso por parte do usurio da informao contbil da companhia. A nota explicativa deve discriminar, quando relevantes, no mnimo, as seguintes informaes: modalidade operacional de privatizao (alienao individual ou em bloco, se tiver mais de uma participao sujeita privatizao, atravs de leilo, abertura de capital, aumento de capital com renncia de subscrio, alienao, locao ou arrendamento dos bens e instalaes, transformao, fuso, ciso, dissoluo etc.);

estgio do processo de privatizao, incluindo breve histrico dos fatos relevantes ocorridos no perodo; valor contbil do investimento sujeito privatizao e mtodo de avaliao, valor patrimonial na data da demonstrao/informao contbil, valor de mercado, quando for o caso (trs ltimas cotaes mdias at a data da publicao ou da remessa das ITRs) e o valor da avaliao; montante da proviso para desvalorizao ou perda permanente, e respectivo fundamento, ou esclarecimento das razes que determinaram o no provisionamento; informaes precisas a respeito das transaes com partes relacionadas, na forma da DELIBERAO CVM N 26/86, com destaque para os saldos ativos e passivos, receitas e despesas decorrentes de transaes efetuadas com empresas objeto de privatizao; montante dos recursos a serem utilizados na quitao de dvidas para com o setor pblico, valor do saldo eventual a ser aplicado na aquisio de ttulos da dvida pblica federal de longo prazo e condies nas quais sero feitas as aplicaes, se j conhecidas poca da divulgao das informaes trimestrais ou das demonstraes contbeis; e pendncias judiciais e trabalhistas, inclusive com o fundo de penso dos empregados, e os montantes envolvidos. (PARECER DE ORIENTAO CVM N 24/92 item 8)

TRANSAES COM PARTES RELACIONADAS Os saldos existentes data do balano e as transaes ocorridas que meream divulgao, em notas explicativas ou no corpo das demonstraes financeiras, devem ser destacados como segue: Saldos e transaes inseridos no contexto

Explicativas Notas Explicativas 29

kpmg

OUTROS

operacional habitual das empresas devem ser classificados em conjunto com os saldos e transaes da mesma natureza. Saldos e transaes no inseridos no contexto operacional normal devem ser classificados em itens separados. Devem ser fornecidos detalhes suficientes para identificao das partes relacionadas e de quaisquer condies essenciais ou no estritamente comutativas inerentes s transaes. Deve, tambm, ser indicado em todos os casos se as transaes foram feitas a valores e prazos usuais no mercado ou de negociaes anteriores que representam condies comutativas. A seguinte uma relao meramente exemplificativa, logo, no exaustiva, de transaes entre partes relacionadas, que devem ser divulgadas: Compra ou venda de produtos e/ou servios que constituem o objeto social da empresa. Alienao ou transferncia de bens do ativo. Alienao ou transferncia de direitos de propriedade industrial. Saldos decorrentes de operaes e quaisquer outros saldos a receber ou a pagar. Novao, perdo ou outras formas pouco usuais de cancelamento de dvidas. Prestao de servios administrativos e/ou qualquer forma de utilizao da estrutura fsica ou de pessoal de uma empresa pela outra ou outras, com ou sem contraprestao. Avais, fianas, hipotecas, depsitos, penhores ou quaisquer outras formas de garantias. Aquisio de direitos ou opes de compra ou qualquer outro tipo de benefcio e seu respectivo exerccio. Quaisquer transferncias no remuneradas. Direitos de preferncia subscrio de valores mobilirios. Emprstimos e adiantamentos, com ou sem encargos financeiros, ou a taxas favorecidas.

Recebimentos ou pagamentos pela locao ou comodato de bens imveis ou mveis de qualquer natureza. Manuteno de quaisquer benefcios para funcionrios de partes relacionadas, tais como: planos suplementares de previdncia social, plano de assistncia mdica, refeitrio, centros de recreao etc. Limitaes mercadolgicas e tecnolgicas. Especial ateno deve ser dada questo dos preos de transferncia, utilizados muitas vezes com o objetivo de maximizar os resultados de uma entidade ou grupo de entidades. Diversos so os mtodos utilizados para sua definio, baseados, por exemplo, no preo de mercado, efetivo ou similar, no custo do produto mais uma margem arbitrada de lucro ou no custo padro mais lucro. Dessa forma, torna-se necessria a divulgao dos critrios de clculo utilizados para determinao dos preos de transferncia em transaes com partes relacionadas. de se observar que a Lei n 9.430/96 fixou regras fiscais sobre os preos de transferncia de bens, servios e direitos no exterior, estabelecendo os mtodos a serem utilizados para que esses preos sejam considerados dedutveis na apurao do imposto de renda e da contribuio social. (DELIBERAO CVM N 26/86 itens 7, 8 e 9 E OFCIO CIRCULAR CVM/SNC/SEP 01/2000 item 6)

VARIAO CAMBIAL Devem ser divulgados, quando relevantes, os montantes dos ativos e passivos em moeda estrangeira, os riscos envolvidos, o grau de exposio a esses riscos, as polticas e instrumentos financeiros adotados para diminuio do risco. (DELIBERAES CVM N 294/99 inciso XI; 404/01 inciso XIV)

Services 2004 Financial Services 20 04 30

kpmg

OUTROS

BACEN
NUS, GARANTIAS E RESPONSABILIDADES EVENTUAIS E CONTINGENTES As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de Notas Explicativas sobre nus reais constitudos sobre elementos do ativo, garantias prestadas pela instituio a terceiros e outras responsabilidades eventuais e contingentes (natureza, valor e contragarantias). (COSIF 1.22.4.1e)

LUCROS NO REALIZADOS As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de Notas Explicativas sobre os lucros no realizados financeiramente decorrentes das vendas de bens a prazo a sociedades ligadas. (COSIF 1.22.4.1d)

NOVAO DOS CRDITOS DO FCVS Os procedimentos relativos opo pela novao dos crditos do FCVS, bem como os respectivos efeitos no resultado e no patrimnio lquido devem ser quantificados e divulgados nas notas explicativas das demonstraes financeiras do perodo em que for realizada mencionada opo. (CARTA-CIRCULAR BC N 2704/96 item 3 E COSIF 1.5.2.10)

Explicativas Notas Explicativas 31

kpmg

2004 KPMG no Brasil, firma-menbro da KPMG International, uma cooperativa sua. Todos os direitos reservados. Setor de Apoio Regulamentar Financial Services R. Dr. Renato Paes de Barros, 33 04530-904 So Paulo, SP Fone (011) 3067-3286 - Fax (011) 3067-3010 Superviso: Maria Cecilia V F Santos Colaborao: Ana Paula Izu e-mail: sar@kpmg.com.br As informaes aqui expressas so de carter geral. Situaes especficas devem ser discutidas com seu consultor. A KPMG no se responsabiliza pelo resultado do uso dessas informaes.

Services 2004 Financial Services 20 04 32

You might also like