You are on page 1of 4

THIAGO GUEDES FONT

611202661

MINHA CIDADE NOS PRXIMOS 10 ANOS

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO

UNINOVE

So Paulo

2012

Minha Cidade nos Prximos 10 anos

Ideia Inicial para cidade Creio que tem que haver uma relao entre o politicas publica de transporte e de planejamento estratgico de cidades, sendo que muitas cidades que necessitam destas politicas urgente so cidades que possuem uma forte regionalizao de seu entorno, com isso cria-se tambm uma conurbao muito forte, e para qualquer tipo de politica de planejamento de extrema importncia se criar uma planejamento conjunto entre as cidades, pois a dinmica de muitas cidades futuramente acaba influenciando nas cidades do entorno. Obrigaes Para que um futuro plano de cidade tenha algum tipo xito tendo em vista a forma como as cidades crescem hoje, sero necessrias alguns mtodos que orientem, o que seria a matriz de viagens geradas dentro das cidades, o modo como ser estas viagens, de modo que o uso e ocupao do solo das cidades seja tratado de forma que se controle de forma adequada a expanso das cidades. Um planejamento estratgico tambm se faz necessrio uma vez que este ajuda a ocupar os espaos vazios deixado pelos planejamentos anteriores, com isto a funo social da cidade consegue atingir pontos que hoje no atinge. Destaquemos agora 5 pontos importantes para que no futuro se crie uma cultura de mobilidade. 1. Mobilidade para todos 2. Investimentos Permanentes no transporte coletivo 3. Barateamento das Tarifas para Incluso Social 4. Prioridade ao Transporte Pblico no Transito 5. Transporte Pblico com Desenvolvimento Tecnolgico e respeito ao Meio Ambiente Com a existncia de um forte impacto do transito na cidade a tendncia que a cultura de mobilidade individual v ficando para traz de forma que no s as pessoas, mas o poder pblico faa investimentos macios na rede de transportes coletivos.

Outra forma futura das cidades de mitigar o trnsito seria atravs da conscientizao das pessoas a carona compartilhada seria muito interessante, pois quanto mais pessoas aderirem a este mtodo mais o congestionamentos diminui, tendo em vista mais pessoas dentro do mesmo carro. Garantir a implantao de sistemas de transporte de massa de grande e mdia capacidade (metrs e nibus em corredores prprios) com qualidades urbansticas e ambientais, atravs de politicas publicas e investimentos de infra-estrutura e que assegurem acessibilidade s pessoas portadoras de deficincia e de mobilidade reduzida.

Minha cidade no Futuro


Prover espaos adequados para toda a populao do municipio e garantir instrumentos para que a propiedade urbana e rural cumpra sua funo social

Esta cidade onde trata o uso do solo de forma menos desigual e cumprindo a sua funo social, traria beneficios para as cidade de forma a diminuir as distancias das pessoas ao destinos de suas viagens, isto Sabemos acontece pois a periferia das grandes metrpoles tem crescido mais do que suas reas centrais, tendncia que aponta para a constituio de um espao urbano cada vez mais espraiado, implicando em crescentes custos e problemas logsticos para a proviso de servios pblicos de infraestrutura essenciais vida em cidade. Com isso a necessidade de descentralizar a cidade colabora pois assim se cria espaos economicos nas areas periferica que historicamente so as areas que possuem servio publico de transporte de m qualidade. Descentralizando as cidades talvez ocorra uma diminuo das viagens feitas por veiculos motorizados, pois com distancias menores a utilizao de veiculos no motorizados seria muitas vezes mais pratico e economico, e ambientalmente reduziria a produo de poluio sonora e atmosferica.

A criao de faixas exclusivas, restries a veiculos motorizados individuais. algo que vem aos poucos sendo ultilizado como forma de controle e incentivo forado para pessoas mudarem seus modais, estes modais coletivos por sua vez tendem a ter preferencia nas vias pois

diferentes do veiculos motorizados individuais comportam mais pessoas e ocupo menos espaos

Referncia bibliogrfica: PLANMOB Caderno de Refencia para Elaborao de Plano de Mobilidade Urbana, Ministrio das Cidades, 2 edio, 2008.

You might also like