TRABALHO INTEGRADO DE CURSO – APS

CIÊNCIAS JURÍDICAS
1º SEMESTRE – IESGF e FASC

na Sociedade, Estado e Organizações, para o Exercício da Atividade Jurídica
* TEMA * PROPOSTA DE TRABALHO * ENTREGA DO TRABALHO - Até 01 de junho de 2012 * PROF. RESPONSAVEL - ECONOMIA

Tema: A importância do Estudo da Economia

TRABALHO INTEGRADO DE CURSO - APS
I. TEMA: “A Importância do estudo da Economia na Sociedade, Estado e Organizações, para o Exercício da Atividade Jurídica”. ”

II. PROPOSTA DO TRABALHO

O Trabalho Integrado será constituído pelos seguintes tópicos:

A relação da Economia com o Direito, enquanto área do conhecimento científico, é uma ciência social. Entretanto, sua aplicação é interdisciplinar. As funções do conhecimento produzido por ela ultrapassam fronteiras epistemológicas. Indo além, o conhecimento da Economia e do Direito enquanto ciência pode - e deve - ser aplicado também em atividades técnicas e cotidianas. Os tempos contemporâneos, seus dilemas e problemas, direcionaram o homem à interdisciplinaridade. Os desafios impostos pela modernidade são tão complexos que, não é arriscado afirmar a necessidade da interação das várias formas de conhecimento para superá-los. Para o Direito, enquanto área do conhecimento, isto não é diferente. O mercado internacional e suas crises, a formação de blocos econômicos e acordos de livre comércio, e as crescentes imposições econômicas de órgãos supranacionais, transformaram as atividades empresariais e estatais. Estas transformações modificaram a organização do capital. As decisões tomadas em um lugar atualmente influenciam, direta ou indiretamente, muitas outras regiões do mundo. Isto é uma das características do fenômeno que chamamos de Globalização. A Globalização, aliada as progressivas inovações da informática e das telecomunicações, também contribuiu para continuar esta dialética de mudanças. Mudanças estas manifestas em vários setores da sociedade e atividades humanas, de suma importância para se obter melhores resultados, já que é considerado o capital humano um dos maiores ativos intangíveis da empresa. Destaca-se aqui a produção e a

utilização do conhecimento, em especial, o conhecimento ligado à Economia e ao Direito. Deste modo, esta atividade busca auxiliar o aluno a aproximar-se da capacidade interdisciplinar da atividade jurídica. Ainda que não seja possível verificar todas as possibilidades científicas do Direito com ela, é um passo para ampliar a capacidade dos acadêmicos em assimilar e produzir saber científico. Busca também aprofundar o conhecimento dos alunos acerca das ligações entre a Economia e a Ciência Jurídica.

OBJETIVOS GERAIS Ao tomar como ponto de partida a importância da interdisciplinaridade para o Direito enquanto ciência, é necessário conhecer as relações que esta tem com as demais áreas do conhecimento científico. Quais são as ligações da atividade jurídica com as Ciências Sociais, especificamente a Economia? Para responder a esta pergunta, os acadêmicos precisaram aproximar-se da integração e relação do individuo na sociedade, Estado e organização. Após conhecer mais sobre estes objetos, os acadêmicos deverão responder: Qual a importância da célula humana para o exercício da atividade jurídica?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Localizar as Ciências Jurídicas (Direito) no mosaico epistemológico científico. * Estudar a Economia, como: ciência; as necessidades humanas, a escassez, a relação da Economia com o Direito. * Identificar as ligações do Direito com as demais Ciências Sociais, em especial a Economia. A nota atribuída ao trabalho entregue configura a nota das Atividades Práticas Supervisionadas – APS. O trabalho final (relatório) receberá uma nota de avaliação, não havendo possibilidade de prova substitutiva (substituição do trabalho) ou exame.

A nota comporá a média semestral do aluno, sendo que os trabalhos com nota inferior a 7,0 (sete),serão considerados reprovados e conseqüentemente, ocorrerá uma dependência (DP) no outro semestre.

III. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

1. Os grupos deverão compor-se de, no mínimo, 4 (quatro) e no máximo, 08 (oito) alunos.

2. Todas as etapas do trabalho deverão ser escritas em fonte ARIAL 12, espaçamento 1,5, margem direita 2,5 cm e margem esquerda 2,5 cm. O trabalho deverá ter formato A4, encadernado (espiral) com capa transparente.

3. Estrutura do trabalho: o presente trabalho deverá ser elaborado e entregue em cópia impressa, seguindo padrões estabelecidos pela ABNT, para entrega de trabalho científico. 3.1. Capa: identificando o Curso, o tema, a relação de alunos do grupo (nome/RA) 3.2. Índice 3.3. Objetivo do trabalho 3.4. Introdução 3.5. Biografias 3.6. Exposição das idéias e teorias 3.7. Dissertação 3.8. Bibliografia 3.9. Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas individual e preenchida de cada aluno

NOTA:

TÍTULO DO TRABALHO
Curso de Direito
1º FASE

GRUPO 1. 2. 3. 4. 5. NONONN NONONO NONONN NONONO NONONN NONONO NONONN NONONO NONONN NONONO MAT. 66666666 MAT. 66666666 MAT. 66666666 MAT. 66666666 MAT. 66666666

FICHA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS
NOME:________________________________________________________TURMA: ________________________RA:__________________________ CURSO:_________________________________CAMPUS:_____________________SEMESTRE:____________TURNO:___________________________ CÓDIGO DA ATIVIDADE:__________________________SEMESTRE:__________________ANO GRADE:____________________________________ TOTAL DE HORAS ASSINATURA DO ALUNO HORAS ATRIBUÍDAS (1)

DATA DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

ASSINATURA DO PROFESSOR

(1) Horas atribuídas de acordo com o regulamento das Atividades Práticas Supervisionadas do curso.

TOTAL DE HORAS ATRIBUÍDAS:________________________________ AVALIAÇÃO:_______________________________________ Aprovado ou Reprovado NOTA:______________________ DATA:_____/______/__________ _______________________________________________________________ CARIMBO E ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful