You are on page 1of 6

TRABALHO INTEGRADO DE CURSO APS

CINCIAS JURDICAS
1 SEMESTRE IESGF e FASC

na Sociedade, Estado e Organizaes, para o Exerccio da Atividade Jurdica


* TEMA * PROPOSTA DE TRABALHO * ENTREGA DO TRABALHO - At 01 de junho de 2012 * PROF. RESPONSAVEL - ECONOMIA

Tema: A importncia do Estudo da Economia

TRABALHO INTEGRADO DE CURSO - APS


I. TEMA: A Importncia do estudo da Economia na Sociedade, Estado e Organizaes, para o Exerccio da Atividade Jurdica.

II. PROPOSTA DO TRABALHO

O Trabalho Integrado ser constitudo pelos seguintes tpicos:

A relao da Economia com o Direito, enquanto rea do conhecimento cientfico, uma cincia social. Entretanto, sua aplicao interdisciplinar. As funes do conhecimento produzido por ela ultrapassam fronteiras epistemolgicas. Indo alm, o conhecimento da Economia e do Direito enquanto cincia pode - e deve - ser aplicado tambm em atividades tcnicas e cotidianas. Os tempos contemporneos, seus dilemas e problemas, direcionaram o homem interdisciplinaridade. Os desafios impostos pela modernidade so to complexos que, no arriscado afirmar a necessidade da interao das vrias formas de conhecimento para super-los. Para o Direito, enquanto rea do conhecimento, isto no diferente. O mercado internacional e suas crises, a formao de blocos econmicos e acordos de livre comrcio, e as crescentes imposies econmicas de rgos supranacionais, transformaram as atividades empresariais e estatais. Estas transformaes modificaram a organizao do capital. As decises tomadas em um lugar atualmente influenciam, direta ou indiretamente, muitas outras regies do mundo. Isto uma das caractersticas do fenmeno que chamamos de Globalizao. A Globalizao, aliada as progressivas inovaes da informtica e das telecomunicaes, tambm contribuiu para continuar esta dialtica de mudanas. Mudanas estas manifestas em vrios setores da sociedade e atividades humanas, de suma importncia para se obter melhores resultados, j que considerado o capital humano um dos maiores ativos intangveis da empresa. Destaca-se aqui a produo e a

utilizao do conhecimento, em especial, o conhecimento ligado Economia e ao Direito. Deste modo, esta atividade busca auxiliar o aluno a aproximar-se da capacidade interdisciplinar da atividade jurdica. Ainda que no seja possvel verificar todas as possibilidades cientficas do Direito com ela, um passo para ampliar a capacidade dos acadmicos em assimilar e produzir saber cientfico. Busca tambm aprofundar o conhecimento dos alunos acerca das ligaes entre a Economia e a Cincia Jurdica.

OBJETIVOS GERAIS Ao tomar como ponto de partida a importncia da interdisciplinaridade para o Direito enquanto cincia, necessrio conhecer as relaes que esta tem com as demais reas do conhecimento cientfico. Quais so as ligaes da atividade jurdica com as Cincias Sociais, especificamente a Economia? Para responder a esta pergunta, os acadmicos precisaram aproximar-se da integrao e relao do individuo na sociedade, Estado e organizao. Aps conhecer mais sobre estes objetos, os acadmicos devero responder: Qual a importncia da clula humana para o exerccio da atividade jurdica?

OBJETIVOS ESPECFICOS

* Localizar as Cincias Jurdicas (Direito) no mosaico epistemolgico cientfico. * Estudar a Economia, como: cincia; as necessidades humanas, a escassez, a relao da Economia com o Direito. * Identificar as ligaes do Direito com as demais Cincias Sociais, em especial a Economia. A nota atribuda ao trabalho entregue configura a nota das Atividades Prticas Supervisionadas APS. O trabalho final (relatrio) receber uma nota de avaliao, no havendo possibilidade de prova substitutiva (substituio do trabalho) ou exame.

A nota compor a mdia semestral do aluno, sendo que os trabalhos com nota inferior a 7,0 (sete),sero considerados reprovados e conseqentemente, ocorrer uma dependncia (DP) no outro semestre.

III. APRESENTAO DO TRABALHO

1. Os grupos devero compor-se de, no mnimo, 4 (quatro) e no mximo, 08 (oito) alunos.

2. Todas as etapas do trabalho devero ser escritas em fonte ARIAL 12, espaamento 1,5, margem direita 2,5 cm e margem esquerda 2,5 cm. O trabalho dever ter formato A4, encadernado (espiral) com capa transparente.

3. Estrutura do trabalho: o presente trabalho dever ser elaborado e entregue em cpia impressa, seguindo padres estabelecidos pela ABNT, para entrega de trabalho cientfico. 3.1. Capa: identificando o Curso, o tema, a relao de alunos do grupo (nome/RA) 3.2. ndice 3.3. Objetivo do trabalho 3.4. Introduo 3.5. Biografias 3.6. Exposio das idias e teorias 3.7. Dissertao 3.8. Bibliografia 3.9. Ficha de Atividades Prticas Supervisionadas individual e preenchida de cada aluno

NOTA:

TTULO DO TRABALHO
Curso de Direito
1 FASE

GRUPO 1. 2. 3. 4. 5. NONONN NONONO NONONN NONONO NONONN NONONO NONONN NONONO NONONN NONONO MAT. 66666666 MAT. 66666666 MAT. 66666666 MAT. 66666666 MAT. 66666666

FICHA DAS ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS - APS


NOME:________________________________________________________TURMA: ________________________RA:__________________________ CURSO:_________________________________CAMPUS:_____________________SEMESTRE:____________TURNO:___________________________ CDIGO DA ATIVIDADE:__________________________SEMESTRE:__________________ANO GRADE:____________________________________ TOTAL DE HORAS ASSINATURA DO ALUNO HORAS ATRIBUDAS (1)

DATA DA ATIVIDADE

DESCRIO DA ATIVIDADE

ASSINATURA DO PROFESSOR

(1) Horas atribudas de acordo com o regulamento das Atividades Prticas Supervisionadas do curso.

TOTAL DE HORAS ATRIBUDAS:________________________________ AVALIAO:_______________________________________ Aprovado ou Reprovado NOTA:______________________ DATA:_____/______/__________ _______________________________________________________________ CARIMBO E ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

You might also like