You are on page 1of 6

BALANOS DE MASSA EM PROCESSOS TRANSIENTES

Um sistema pode ser considerado em estado transiente (noestacionrio) quando qualquer varivel do sistema muda com o tempo. Os processos em batelada e batelada alimentada (semi-batch) so inerentemente transientes. Os processos contnuos so transientes quando iniciados ou finalizados, podendo apresentar caractersticas transientes ao longo da operao decorrentes de flutuaes impostas por mudanas nas condies do processo. As caractersticas dos processos transientes so as mesmas dos balanos materiais desenvolvidos anteriormente. A diferena principal que o termo de acumulao passa a ter um valor diferente de zero. O termo de acumulao derivativo, portanto as tcnicas para resoluo de balanos transientes so um pouco mais complexas que aquelas desenvolvidas at o momento.

1 A equao geral do balano ....de novo.


A equao geral foi definida anteriormente como: {entra} {sai} + {gerao} {consumo} = {acumula} (1)

Duas formas desta equao podem ser implementadas: i) balanos diferenciais, que so aplicveis em um determinado instante do processo e ii) balanos integrais, que consideram um perodo de tempo do processo. Balanos diferenciais Supondo o componente A envolvido em um processo e considerando que (kg/s) e qs (kg/s) as taxas de entrada e sada do componente atravs dos limites do sistema e considerando tambm rg e rc as taxas de gerao e consumo do componente A por reao qumica, podemos assumir que as variveis qe, qs, rg e rc podem variar com o tempo.

Podemos ento escrever o balano para um perodo de tempo variando de t at t+t, supondo uma pequena variao de t onde as quantidades de qe, qs, rg e rc podem ser consideradas constantes. Desta forma os termos do balano podem ser calculados: {entra} = qe (kg/s) * t (s); {sai} = qs (kg/s) * t (s) {gerao} = rg (kg/s) * t (s) {consumo} = rc (kg/s) * t (s) podemos supor tambm que a massa de A no sistema muda em uma quantidade m(kg), desta forma a equao de balano pode ser escrita como:

m = (qe q s + rg rc )t

(2)

Dividindo a equao por t e aproximando-o de zero, temos que a razo m/t se torna a derivada de m com relao a t (dm/dt) e a equao pode ser escrita como:

dm = qe q s + rg rc dt

(3)

Nesta equao geral de balano m a parcela da quantidade balanceada no sistema e os quatro termos a direita na equao so taxas que podem variar com o tempo. Quando a densidade for constante o termo de acumulo pode escrito da seguinte forma.

acumulo =

dm d ( V ) dV = = dt dt dt

(4)

A equao aplicada a um sistema contnuo em estado estacionrio determina que m seja constante indicando que a derivada igual a zero, logo:

{entra} + {gerado} = {sai} + {consumido} (5) Entretanto, se qualquer termo varia com o tempo, a derivada ao lado esquerdo da equao permanece como parte da equao. Logo a equao de balano para um sistema em estado no estacionrio a um determinado instante de tempo ser uma equao diferencial. A equao (3) acima deduzida uma equao diferencial ordinria de primeira ordem. Para resolv-la uma condio de contorno deve ser fornecida. Para resolver a equao temos o valor da varivel dependente m(t) para um determinado valor da varivel m usualmente temos o valor de m para o tempo t=0. Quando analisamos um sistema transiente, nossa avaliao no esta completa a menos que a equao diferencial obtida est acompanhada de uma condio de contorno semelhante a que foi mostrada. Balanos integrais Considerando a equao diferencial de podemos reescrev-la da seguinte forma: balano mostrada acima

dm = qe dt q s dt + rg dt rc dt

(6)

e integrando a expresso de um tempo inicial to a um tempo tf obtemos:


tf tf tf tf tf

to

dm = m(t f t o ) = qe dt q s dt + rg dt rc dt
to to to to

(7)

esta a equao de balano integral. Assim por exemplo a integral

tf

to

qe dt

(8)

representa a quantidade total de material que entra no sistema entre to e tf.

Dois dos passos na formulao de uma soluo para balanos diferenciais de massa so: i) expressar matematicamente um termo de acumulao e integrar a equao diferencial resultante. EXEMPLO 1. Um tanque contm 100 litros de soluo de gua e sal na qual 3 kg de sal esto dissolvidos. A gua entra no tanque a uma vazo de 1,2 litros por minuto e a soluo salina escoa a mesma vazo. O sistema de agitao no tanque mantm a mistura sempre uniforme. Determine a quantidade de sal ainda presente no tanque aps 20 minutos de operao. Considere a densidade da soluo salina a mesma da gua.

gua pura

Tanque 4 kg sal

Soluo 12L/min

Pode-se fazer um balano de massa total no sistema e considerar que no existe acmulo e validar a considerao de que a densidade da gua e a da soluo a mesma. Logo o acumulo igual a zero e a massa que entra igual a massa que sai Para o balano de sal (x) temos: {acumulo} = {entra} {sai}
xt + t xt = 0 1,2l x(kg ) t (min) min 100l

dividindo a expresso por t e tomando o limite quando t tende a zero, temos:


dx = 0,012 x dt

devido a nossa suposio de concentrao uniforme no tanque a concentrao de sal que sai do tanque a mesma no tanque, ou x kg/ 100 litros soluo.

Separando as variveis dependentes e independentes temos:


dx = 0,012dt x

a equao ento integrada entres os limites: t = 0 ; xo = 3,0 e t = 20 e xt = valor desconhecido de x em kg

Xt

3, 0

20 dx = 0,012 dt 0 x

ln

xf 3,0

= 0,24

x f 2,36kg _ sal

2. Um tanque de 5 m3 de capacidade, contendo um lquido, esvaziado uma taxa que aumenta linearmente com o tempo. No incio (t=0), o tanque contm 750 kg de lquido e a taxa de retirada 750 kg/h. Passadas 5 horas, a taxa de retirada foi determinada como sendo 1000 kg/h. O tanque constantemente alimentado com A (reposio), taxa de 1200 kg/h. Dado: liq = 1080 kg/m3. a) Escreva uma expresso para a taxa de retirada de lquido do tanque, qs(t) [kg/h]. b) Escreva e resolva o balano de massa diferencial para o lquido. c) Aps 5 horas, quanto de lquido resta no tanque? d) Quanto tempo leva para que o nvel do tanque alcance seu valor mximo? Que % do volume do tanque est ocupado pelo lquido neste ponto? e) Qual o tempo necessrio para esvaziar o tanque? Resoluo:
1200 kg/h 5 m3 = 1080 kg/m3

to ; qs= 750 kg/h t(5h) ; qs = 1000 Kg/h

A) Considerando que a taxa de retirada varia linearmente com o tempo podemos a partir das informaes do problema escrever a relao de qs.

to ; qs= 750 kg/h t(5h) ; qs = 1000 Kg/h logo: qs = 750 + (1000 750) * t / 5

= 750 + 50 * t

B) Para o balano material temos a quantidade que entra no tanque qe e a quantidade que sai qs: {acmulo} = {entra} {sai}
mt + t mt = 1200 (750 + 50 * t ) t

Dividindo por t e fazendo t tender a zero temos:

dm = (450 50t )dt


Integrando a expresso entre mo = 750 kg e mf para os tempos to = 0 e tf = t , respectivamente a expresso obtida :
m = 750 + 450 * t 25 * t 2

C) o lquido que temos no tanque aps 5 horas pode ser calculado substitudo o tempo de 5 horas na equao.
m(5h) = 750 + 450 * (5) 25 * (5) 2

m = 2375 kg D) o tempo para o nvel mximo no tanque pode ser obtido igualando-se a derivada dm/dt a zero. Logo temos :
0 = 450 50t

; e tmax = 9 h

Sabendo-se o tempo determina-se o a massa de liquido presente e considerando a densidade calcula-se o volume ocupado do tanque.
m(9h) = 750 + 450 * (9) 25 * (9) 2

m(9h) = 2775 kg

V=

2.275 = 2,57 m 3 1.080

E) o tempo necessrio para esvaziar o tanque pode ser calculado igualando-se a expresso integrada a zero.

m = 750 + 450 * t 25 * t 2 = 0
o tempo obtido da equao t = 19,54 h Bibliografia Felder, R. M. & Rousseau, R.W. Elementary Principles of Chemical Processes. Ed John Wiley& Sons 2a. Edico. 1986. Himmelblau, D. M. Engenharia Qumica Princpios e Clculos. Ed. PHB. Sexta edio. 1996.

You might also like