You are on page 1of 22

FABIANE APARECIDA SALES BONFIM N MARICENE ESPNDOLA N 16 NIKOLY DE FTIMA HORN AUGUSTO N20 ROSANGELA APARECIDA DE SOUZA N ROSANGELA

APARECIDA OLIVEIRA PRIETO N TAMIRIS OLIVEIRA N VANESSA DE CSSSIA DOS SANTOS N

APLICADOR DE SYNTEKO

Santos, 28 de fevereiro 2012

FABIANE APARECIDA SALES BONFIM N MARICENE ESPNDOLA N 16 NIKOLY DE FTIMA HORN AUGUSTO N20 ROSANGELA APARECIDA DE SOUZA N ROSANGELA APARECIDA OLIVEIRA PRIETO N TAMIRIS OLIVEIRA N VANESSA DE CSSSIA DOS SANTOS N

APLICADOR DE SYNTEKO

Trabalho realizado para a disciplina AET, 2D1, Professor Rogrio, da ETEC Dona Escolstica Rosa, Santos.

Santos, 28 de fevereiro 2012 2

NDICE

I. Introduo.......................................................................................................04 II. Determinando os esforos.............................................................................05 III. Diagnosticando provveis leses.................................................................06 1. Coluna Vertebral.....................................................................................06 2. Membros Superiores...............................................................................11 3. Membros Inferiores.................................................................................15 IV. Propondo formas de evitar leses................................................................17 C.I.D. (Classificao Internacional da Doena).................................................18 Bibliografia.........................................................................................................21

I.

INTRODUO

Synteko uma resina feita base de ureia e formol. utilizada para acabamento em pisos de madeira, pois confere brilho ao material. O processo de aplicao do Synteko desenvolvido quase que em sua totalidade de maneira artesanal. Pode ser dividido em trs etapas:
Limpeza do assoalho: Feita manualmente com lixas (neste caso o

trabalhador executa a tarefa agachado) ou utilizando lixadeiras (trabalhador de p) para que o assoalho possa ser desempenado e polido; a etapa de preparao da superfcie para receber o Sinteco;
Calafetao: Vedao das fendas existentes (o trabalhador realiza esta

etapa agachado);
Aplicao do Synteko: So em mdia duas aplicaes, com intervalos de

um dia entre cada uma delas; deve-se fazer lixamento e limpeza dos resduos a cada aplicao (durante esta etapa o trabalhador permanece agachado).

Polimento: Depois de seco o produto, ser feito o polimento do mesmo o qual finaliza o processo.

II.

DETERMINANDO OS ESFOROS

1. Coluna Vertebral Cervical: Um dos maiores esforos do aplicador de Synteko refere-se coluna cervical, uma vez que o trabalhador passa longos perodos de tempo com a cabea flexionada para baixo, colocando sobre a coluna cervical todo o peso da cabea, que pode ser estimado entre 4 kg e 5 kg. Coluna dorsal e lombar: Durante a aplicao de Synteko, o aplicador pode apresentar posturas incorretas, gerando uma sobrecarga na coluna dorsal e lombar. Muito dos esforos sobre a coluna lombar vem do desenvolvimento de suas atividades de rotaes no tronco e levantamento de pesos de maneira inadequada.

2. Membros Superiores: No processo de lixamento, o aplicador de Synteko faz movimentos repetitivos envolvendo mos, punhos, cotovelos e ombros. Estes movimentos foram tais articulaes.

3. Membros Inferiores: Um grande esforo desempenhado pelo aplicador de Synteko tambm se concentra nas articulaes de joelho e tornozelo, pois desenvolve suas atividades de joelhos, agachado ou de ccoras. Tais posies podem tambm causar grande esforo da musculatura da panturrilha.

III.

DIAGNOSTICANDO PROVVEIS LESES 1. COLUNA VERTEBRAL:

Para podermos relacionar possveis leses da coluna vertebral vamos ver como se constitui seu corpo estrutural. A coluna vertebral (figura 1) um conjunto de vrtebras e discos sobrepostos. Duas vrtebras separadas por um disco intervertebral formam uma unidade. O segmento anterior da unidade funcional esta preparada para suportar peso, absorver choque e ter flexibilidade. No segmento posterior localizam-se as estruturas nervosas (medula e razes nervosas) e um par de articulaes que orientam os movimentos de cada unidade. Completam os constituintes da coluna ligamentos que tm funo de sustentao e msculos.

Figura 1

Coluna cervical Esta localizada entre a parte inferior do crnio e na parte superior do tronco no nvel dos ombros. composta por sete vrtebras unidas por ligamento, msculos e os discos intervertebrais. No interior da coluna cervical passa a medula espinhal que comanda todos os nossos movimentos e sensaes. A dor cervical se chama cervicalgia e quando ela se irradia para o membro superior (brao, antebrao 6 e mo) recebe o nome de

cervicobraquialgia. As cervicalgias e cervicobraquialgia podem surgir por diversas causas como traumticas, alteraes mecnicas, doenas degenerativas, infeces, tumores e etc. O que vamos observar so as causas mecnicas. Elas so dores causadas por carga excessiva ou prolongadas sobre a coluna cervical. Normalmente ocorrem no ambiente de trabalho onde as pessoas suportam por longos tempos o peso de sua prpria cabea em posio de flexo ou extenso. A profisso que estamos analisando a de aplicador de Synteko, vimos que por perodos longos o aplicador tem que manter sua cabea flexionada suportando o peso de sua cabea onde causam leses em sua coluna cervical (figura 2).

Figura 2

Coluna dorsal A coluna dorsal situa-se na linha mediana, na face posterior do tronco e serve de proteo a espinha medular. O trax constitudo de 12 vrtebras torcicas. Biomecanicamente a coluna dorsal resumi se da D3 D10 acima e abaixo desta regio as vrtebras apresentam caractersticas mistas, por serem vrtebras de transio. A curvatura torcica permite movimentos limitados na parte superior e mais mvel prxima juno toracolombar. 7

Podemos observar que durante a aplicao de Synteko, o aplicador esta em uma postura incorreta gerando uma sobrecarga na coluna dorsal e lombar (figura 3).

Figura 3

Coluna lombar A regio lombar fica entre a regio torcica e a regio sacrococcigiana. constituda por cinco vrtebras grandes. A regio lombar a que suporta a maior carga. Ela tem a funo de manter a postura na posio sentada. A dor lombar tambm conhecida por lombalgia um conjunto de manifestaes dolorosas que acontecem na regio lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa regio. A regio lombar est relacionada com a postura adequada de um indivduo. Os fatores de risco so hbitos de vida, exposio a perodos longos de trabalho, aumentando a chance da pessoa desenvolver dor lombar. As possveis leses lombares no trabalho de um aplicador de Synteko so decorrentes de alguns fatores como: Levantar peso, empurrar objetos pesados, posio agachado por tempo prolongado, tarefas montonas ou que exijam flexo ou rotao do tronco e expor-se a estmulos vibratrios. O aplicador de Synteko fora por vezes a regio lombar como mostra as figuras a seguir. 8

Figura 4 - rotao incorreta da lombar

Figura 5 - esforo da regio lombar

Aps os apontamentos sobre a funo e o trabalho do aplicador de Synteko selecionamos algumas doenas e leses decorrentes desse trabalho em relao coluna vertebral. Anormalidades Congnitas e adquiridas da Coluna Vertebral:
CIFOSE

Geralmente, um aumento exagerado na curvatura torcica (dorsal). Uma pessoa ciftica, em linguagem popular, conhecida como corcunda. Quando ocorre uma inverso na direo das curvaturas lombar e cervical estas deformidades so conhecidas como cifose cervical e cifose lombar.
LORDOSE

A lordose um aumento exagerado nas curvaturas cervical e lombar. Pode ser uma compensao de uma cifose ou flacidez muscular com ou sem aumento de peso anterior coluna - como na obesidade e na gravidez. 9

ESCOLIOSE

A escoliose a deformidade em que existe uma ou mais curvaturas laterais da coluna. Pode ser funcional (ou fisiolgica) e estrutural (ou patolgica).
ESPONDILLISE

A espondillise um defeito de fechamento do arco vertebral ao nvel da lmina, logo posterior ao pedculo. Quando a falha bilateral, uma parte anterior da vrtebra (incluindo corpo, pedculos, processos transversos e zigoapfises superiores) est unida, por tecido conjuntivo denso, com o restante do arco vertebral (lminas, zigoapfises inferiores e processo espinhoso). Ou seja, no h continuidade ssea entre as duas zigoapfises superiores com as inferiores. Em consequncia de um trauma ou de uma hiperextenso, a parte anterior da 5a lombar pode deslizar junto com o restante da coluna sobre a 1a vrtebra sacral. A este deslizamento patolgico denomina-se espondilolistese.
OSTEOFITOSE

A osteofitose o crescimento de espores sseos com forma e tamanho varivel, denominados ostefitos (bicos de papagaio, em linguagem leiga), nas bordas superiores e ou inferior dos corpos das vrtebras. Os ostefitos podem se desenvolver nos contornos anteriores, ntero-laterais, posteriores ou pstero-laterais das bordas dos corpos vertebrais e alm de limitar movimentos, podem comprimir a medula espinhal ou suas razes nervosas.
HRNIA DE DISCO

A hrnia de disco o extravasamento do ncleo pulposo, devido a uma fraqueza do anel fibroso: o ncleo pulposo hrnia e pode comprimir a medula espinhal ou suas razes nervosas. A protruso pode ser precipitada por trauma, mas a degenerao - por envelhecimento do disco - um fator importante. A compresso do disco em uma direo movimenta o ncleo pulposo em direo oposta. Assim, a herniao pode acontecer em diversas direes (anterior, posterior, anterolateral e pstero-lateral).

10

2. MEMBROS SUPERIORES

Ao fazer movimentos repetitivos na aplicao do Synteko o trabalhador pode adquirir doenas como L.E.R., que representa uma sndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo prprio uso dos membros superiores em tarefas que desenvolvem movimentos locais ou posturas foradas. Tambm conhecido por L.T.C. (Leso por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T. (Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), mas na realidade entre todos estes nomes talvez o mais correto tecnicamente seria o de Sndrome da Dor Regional. Contudo, como o nome L.E.R. se tornou comum e at popular, esta a denominao adotada no Brasil, e representa exatamente o que se trata a doena, pois relaciona sempre tais manifestaes com certas atividades no trabalho. O diagnstico diferencial a outros deve fatos, incluir as tendinites esclerose

etenossinovites primarias

como

reumatismo,

sistmica, gota, infecogonoccica, traumtica, osteoartrite, diabetes, mixede ma e etc., uma vez que estas tambm representam frequentes leses causadas por esforo repetitivo. As leses inflamatrias causadas por esforos repetitivos j eram conhecidas desde a antiguidade sob outros nomes, como por exemplo, na Idade velha, a "Doena dos Quibes", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo com a inveno da imprensa. J em 1891, De Quervain descrevia o "Entorse das Lavadeiras". Estgios: Estgio 1 - Dor e cansao nos membros superiores durante o turno de trabalho, com melhora nos fins de semana, sem alteraes no exame fsico e com desempenho normal. Estgio 2 - Dores recorrentes, sensao de cansao persistente e distrbio do sono, com incapacidade para o trabalho repetitivo. Estgio 3 - Sensao de dor, fadiga e fraqueza persistentes, mesmo com repouso. Distrbios do sono e presena de sinais objetivos ao exame fsico. 11

Graus: (Dennet e Fry, em 1988, classificaram a doena, de acordo com a localizao e fatores agravantes) Grau 1 - Dor localizada em uma regio, durante a realizao da atividade causadora da sndrome. Sensao de peso e desconforto no membro afetado. Dor espontnea localizada nos membros superiores ou cintura escapular, s vezes com pontadas que aparecem em carter ocasional durante a jornada de trabalho e no interferem na produtividade. No h uma irradiao ntida. Melhora com o repouso. em geral leve e fugaz, e os sinais clnicos esto ausentes. A dor pode se manifestar durante o exame clnico, quando comprimida a massa muscular envolvida. Tem bom prognstico. Grau 2 - Dor em vrios locais durante a realizao da atividade causadora da sndrome. A dor mais persistente e intensa e aparece durante a jornada de trabalho de modo intermitente. tolervel e permite o desempenho da atividade profissional, mas j com reconhecida reduo da produtividade nos perodos de exacerbao. A dor torna-se mais localizada e pode estar acompanhada de formigamento e calor, alm de leves distrbios de sensibilidade. Pode haver uma irradiao definida. A recuperao mais demorada mesmo com o repouso e a dor pode aparecer, ocasionalmente, quando fora do trabalho durante outras atividades. Os sinais, de modo geral, continuam ausentes. Pode ser observada, por vezes, pequena nodulao acompanhando bainha de tendes envolvidos. A palpao da massa muscular pode revelar hipertonia e dor. Prognstico favorvel. Grau 3 - Dor desencadeada em outras atividades da mo e sensibilidade das estruturas; pode aparecer dor em repouso ou perda de funo muscular; a dor torna-se mais persistente, mais forte e tem irradiao mais definida. O repouso em geral s atenua a intensidade da dor, nem sempre fazendo a dor desaparecer por completo. H frequentes paroxismos dolorosos mesmo fora do trabalho, especialmente noite. frequente a perda de fora muscular e parestesias. H sensvel queda da produtividade, 12

quando no impossibilidade de executar a funo. Os sinais clnicos esto presentes, sendo o edema frequente e recorrente; a hipertonia muscular constante, as alteraes de sensibilidade esto quase sempre presentes, especialmente nos paroxismos dolorosos e acompanhadas de manifestaes como palidez, hiperemia e sudorese das mos. A mobilizao ou palpao do grupo muscular acometido provoca dor forte. Nos quadros com comprometimento neurolgico compressivo a eletromiografia pode estar alterada. Nessa etapa o retorno atividade produtiva problemtico. Grau 4 - Dor presente em qualquer movimento da mo, dor aps atividade com um mnimo de movimento, dor em repouso e noite, aumento da sensibilidade, perda de funo motora. Dor intensa, contnua, por vezes insuportvel, levando o paciente a intenso sofrimento. Os movimentos acentuam consideravelmente a dor, que em geral se estende a todo o membro afetado. Os paroxismos de dor ocorrem mesmo quando o membro est imobilizado. A perda de fora e a perda de controle dos movimentos se fazem constantes. O edema persistente e podem aparecer deformidades, provavelmente por processos fibrticos, reduzindo tambm o retorno linftico. As atrofias, principalmente dos dedos, so comuns. A capacidade de trabalho anulada e os atos da vida diria so tambm altamente prejudicados. Nesse estgio so comuns as alteraes psicolgicas com quadros de depresso, ansiedade e angstia. Leses que ocorrem em alguns membros superiores: Os dedos: Inflamao dos ns ou no dorso da mo. A mo/ o punho: Sinovite, inflamao sinovial, pode causar dor no punho ou no antebrao. Inchao na parte inferior do pulso pode fazer com que o nervo mediano fique apertado. Isto pode causar dedos entorpecidos, a sensao de cavilhas e agulhas e uma perda de fora geral nos dedos. Este caso normalmente chamado de Sndrome do Tnel do Carpo ou STC (figura 6). A tendinite (figura 7) a manifestao inicial. Se no for tratada a 13

tempo a tendinite evolui para bursite, sinovite, tenosinovite ou dedo em gatilho (figura 8).

Figura 6

Figura 7

Figura 8

O cotovelo: Inflamao dos stios onde se ajuntam os tendes ao cotovelo. Isto pode acontecer tal na parte da frente como na parte para trs do cotovelo. Isto normalmente chamado "cotovelo de tenista" ou "cotovelo de golfista". Este achaque aparece quando se usa constantemente o dedo indicador, em vez de relaxar a mo. Os ombros: Dor crnica e cansao, Inflamao dos msculos, tendes degeneradas, tambm chamados de Sndrome do Rotatorcuff. Dor que aparece nos ombros pode espalhar-se at ao antebrao ou aos dedos.

Ocorrem ainda o estiramento ( um estiramento ou rasgadura dos ligamentos que reforam uma articulao) e as entorses (leso muscular devido a um estiramento excessivo de um msculo que pode levar sua ruptura).

14

3. MEMBROS INFERIORES No caso do aplicador de Synteko, o esforo nos membros inferiores se concentra nas articulaes de joelho e tornozelo, dependendo da atividade e posio adotada pelo trabalhador, podendo tambm acontecer esforo da musculatura da panturrilha. Bursite Infrapatelar Os quadros de bursite que acometem o joelho, particularmente a bursite infrapatelar, podem ser observados com muita frequncia em indivduos que trabalham ajoelhados, resultam de um processo inflamatrio que acometem as bursas, pequenas bolsas de paredes finas, cheias de fludo que atua como amortecedor; constitudas de fibras de colgeno e revestidas de membrana sinovial. So encontradas em regies em que os tecidos so submetidos frico, geralmente prxima a inseres tendinosas e articulaes. Aplicando o produto de joelhos (figura 9).

Figura 9

Tendinite no tendo de Aquiles Leses no tendo de Aquiles envolvem irritao, estiramento ou rasgo do tendo que conecta o msculo da panturrilha com a parte de trs do calcanhar. Tendinite no tendo de Aquiles uma leso comum de superuso, 15

mas tambm pode ser causada por msculo da panturrilha rgido ou fraco, ou qualquer condio que faa com que o tendo fique menos flexvel e mais rgido como artrite reativa ou envelhecimento normal, pode acontecer a qualquer pessoa que participa regularmente de uma atividade que cause a contrao da panturrilha. Aplicando o produto na ponta (figura 10).

Figura 10

Distenso da musculatura da panturrilha uma leso na qual fibras musculares ou tendes so estirados ou rompidos; no caso da panturrilha, a leso nos msculos e tendes atrs da perna, abaixo do joelho. Pode ocorrer durante alguma atividade fsica, que exija imenso esforo de flexo plantar dos tornozelos e ps (figura 11).

Figura 11

16

IV.

PROPONDO FORMAS DE EVITAR LESES

Antes de iniciar a jornada de trabalho, o aplicador de Synteko deve fazer alongamento a fim de preparar a musculatura para os esforos a serem desenvolvidos. Durante o desenvolvimento das atividades, em especial quando estiver agachado, o aplicador pode revezar a fora que aplica em cada perna para manter os esforos equilibrados. Ainda quando estiver ajoelhado recomendvel a utilizao de joelheiras para proteo. Outra forma de evitar leses provocadas pelo agachamento na aplicao da resina a utilizao de pincel com cabo longo. Tal procedimento reduziria o tempo em que o aplicador permanece de joelhos, sendo esta posio necessria apenas na aplicao em locais de difcil acesso ao pincel. Com relao s leses provocadas pelos movimentos repetitivos, o aplicador pode fazer pausas ao longo da jornada. Nestas pausas aconselhvel o repouso e tambm a prtica de movimentos para relaxamento da musculatura e articulaes. Exames peridicos especficos tambm podem ser realizados a fim de detectar possveis leses ainda em estgio inicial, com maior probabilidade de cura.

17

C.I.D. (Classificao Internacional de Doena)

M00 - Artrite Piognica M01 - Infeces Diretas da Articulao em Doenas Infecciosas e Parasitrias Classificadas em Outra Parte M02 - Artropatias Reacionais M03 - Artropatias Ps-infecciosas e Reacionais em Doenas Infecciosas Classificadas em Outra Parte M05 - Artrite Reumatide Soro-positiva M06 - Outras Artrites Reumatides M07 - Artropatias Psorisicas e Enteropticas M08 - Artrite Juvenil M09 - Artrite Juvenil em Doenas Classificadas em Outra Parte M10 - Gota M11 - Outras Artropatias Por Deposio de Cristais M12 - Outras Artropatias Especificadas M13 - Outras Artrites M14 - Artropatias em Outras Doenas Classificadas em Outra Parte M15 - Poliartrose M16 - Coxartrose (artrose do Quadril) M17 - Gonartrose (artrose do Joelho) M18 - Artrose da Primeira Articulao Carpometacarpiana M19 - Outras Artroses M20 - Deformidades Adquiridas Dos Dedos Das Mos e Dos Ps M21 - Outras Deformidades Adquiridas Dos Membros M22 - Transtornos da Rtula (patela) M23 - Transtornos Internos Dos Joelhos M24 - Outros Transtornos Articulares Especficos M25 - Outros Transtornos Articulares No Classificados em Outra Parte M30 - Poliarterite Nodosa e Afeces Correlatas M31 - Outras Vasculopatias Necrotizantes M32 - Lpus Eritematoso Disseminado (sistmico) M33 - Dermatopoliomiosite

18

M34 - Esclerose Sistmica M35 - Outras Afeces Sistmicas do Tecido Conjuntivo M36 - Doenas Sistmicas do Tecido Conjuntivo em Doenas Classificadas em Outra Parte

M40 - Cifose e Lordose M41 - Escoliose M42 - Osteocondrose da Coluna Vertebral M43 - Outras Dorsopatias Deformantes M45 - Espondilite Ancilosante M46 - Outras Espondilopatias Inflamatrias M47 - Espondilose M48 - Outras Espondilopatias M49 - Espondilopatias em Doenas Classificadas em Outra Parte M50 - Transtornos Dos Discos Cervicais M51 - Outros Transtornos de Discos Intervertebrais M53 - Outras Dorsopatias No Classificadas em Outra Parte M54 - Dorsalgia M60 - Miosite M61 - Calcificao e Ossificao do Msculo M62 - Outros Transtornos Musculares M63 - Transtornos de Msculo em Doenas Classificadas em Outra Parte M65 - Sinovite e Tenossinovite M66 - Ruptura Espontnea de Sinvia e de Tendo M67 - Outros Transtornos Das Sinvias e Dos Tendes M68 - Transtorno de Sinvias e de Tendes em Doenas Classificadas em Outra Parte M70 - Transtornos Dos Tecidos Moles Relacionados Com o Uso, Uso Excessivo e Presso M71 - Outras Bursopatias M72 - Transtornos Fibroblsticos M73 - Transtornos Dos Tecidos Moles em Doenas Classificadas em Outra Parte M75 - Leses do Ombro

19

M76 - Entesopatias Dos Membros Inferiores, Excluindo p M77 - Outras Entesopatias M79 - Outros Transtornos Dos Tecidos Moles, No Classificados em Outra Parte M80 - Osteoporose Com Fratura Patolgica M81 - Osteoporose Sem Fratura Patolgica M82 - Osteoporose em Doenas Classificadas em Outra Parte M83 - Osteomalcia do Adulto M84 - Transtornos da Continuidade do Osso M85 - Outros Transtornos da Densidade e da Estrutura sseas M86 - Osteomielite M87 - Osteonecrose M88 - Doena de Paget do Osso (ostete Deformante) M89 - Outros Transtornos sseos M90 - Osteopatias em Doenas Classificadas em Outra Parte M91 - Osteocondrose Juvenil do Quadril e da Pelve M92 - Outras Osteocondroses Juvenis M93 - Outras Osteocondropatias M94 - Outros Transtornos Das Cartilagens M95 - Outras Deformidades Adquiridas do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo M96 - Transtornos Osteomusculares Ps-procedimentos No

Classificados em Outra Parte M99 - Leses Biomecnicas No Classificadas em Outra Parte

20

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Normas Tcnicas: Curia, Luiz Roberto; Windt, Mrcia Cristina Vaz Santos; Cspedes, Lvia. Segurana e Medicina do Trabalho: Normas Regulamentadoras. So Paulo: Editora Saraiva, 2011.

Doenas relacionadas ao trabalho - Manual de procedimentos para os servios de sade - srie A Normas e manuais tcnicos, n. 114 Ministrio da Sade do Brasil. Consulta com a Fisioterapeuta Ana Paula A Villa Nova Fone: (13) 8146-9446 http://www.youtube.com/watch?v=atDGm1I4h8k http://www.youtube.com/watch?v=RpPsA2mTi9A&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=RpPsA2mTi9A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=AE3YnJuSTiE&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=F4nmLpkuRE4&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=ENebyQmx1CA&feature=related

21

http://www.youtube.com/watch?v=ICmZQPHCp_Q&feature=related http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel/biomecanicaonline/articulacoe s/coluna/PDF/avallombar.pdf http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/lesoes-na-coluna/ http://www.pilarvertebral.com.br/sua_coluna.php http://www.institutocoluna.com.br/1acolunacervical.htm http://www.mayoclinic.com/health/sprains-andstrains/DS00343http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm? topic=A00304http://www.emedicinehealth.com/sprains_and_strains/article_e m.htm http://orthopedics.about.com/od/sprainsstrains/Information_About_Sprains_ Strains.htm http://www.patient.co.uk/showdoc/23068956/

http://www.saudeemmovimento.com.br/profissionais/pesquisa/patologia/dor t/dort.htm

22

You might also like