Curiosidade é o exercício constante dessa Engenharia que oferece ao estudante a chance de buscar o caminho de sua preferência.

Vislumbrar e perseguir campos novos e interdisciplinares de atuação. Essa é a perspectiva do aluno da Engenharia Mecânica, O engenheiro mecânico está ligado a indústrias automotivas sim, mas ao mesmo tempo, é peça fundamental no desenvolvimento de projetos de próteses artificiais para deficientes físicos, ou mesmo, para portadores de doenças cardíacas. Basta lembrar que o projeto brasileiro de desenvolvimento do coração artificial humano é obra de um engenheiro mecânico. Quais são as funções do profissional de Engenharia Mecânica? O que ele faz? A área de atuação envolve tudo que se relacione com o desenvolvimento de produtos e de projetos que envolvam dispositivos mecânicos, ou seja, que transmitam movimento, esforço. O engenheiro mecânico está ligado ao desenvolvimento de produtos bem simples até os mais elaborados, como um carro, uma aeronave ou um elevador. O profissional expandiu sua atuação e, também, trabalha na área de Eletrônica, pois existe uma mistura de equipamentos mecânicos e eletrônicos, como o videocassete, que é um exemplo clássico dessa junção. Temos, também, o engenheiro mecânico que trabalha na área da Bioengenharia, desenvolvendo órgãos artificiais e próteses – como um coração artificial. O campo de atuação é muito abrangente e ele não fica apenas no desenvolvimento dos produtos, estando presente na equipe que concebe, desenvolve e projeta equipamentos, dispositivos ou maquinários, e, também, nas etapas de construção e manutenção desses produtos. Essa expansão da área da ciência significou mais desafios para o profissional? Sem dúvida, porque isso tem reflexo direto no formato do curso. A estrutura da Engenharia Mecânica, hoje, é mais flexível. A formação atual é voltada para uma base sólida em Engenharia e uma complementação de acordo com a área de mercado em que o aluno tiver interesse em atuar. Por exemplo, a Bioengenharia é o resultado dessa prática, que levará o aluno a cursar disciplinas na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas. É uma área de expansão da Engenharia Mecânica e Belo Horizonte é pólo em desenvolvimento Ciências Mecânicas A engenharia mecânica é didaticamente dividida em áreas como a criação que frequentemente se entrelaçam nos diversos ramos de atuação. Destas áreas, aquelas mais próximas à física são chamadas ciências mecânicas e servem de base teórica às áreas de direta aplicação de engenharia. As ciências mecânicas pouco abordam aspéctos tecnológicos e práticos, tratam de conceitos básicos bem estabelecidos e que muito dificilmente se tornam ultrapassados.

Entre as principais teorias. mas também depende do estado anterior em que se encontrava. Este tipo de sistema físico geralmente acarreta em modelos matemáticos de equações diferenciais. tais como engrenagens. Dinâmica A Dinâmica. Para corpos de geometria e carregamento (forças externas) complexos. aeronaves e mísseis.Mecânica geral A mecânica geral engloba áreas fundamentais da física. a mecânica dos sólidos estuda o comportamento de corpos submetidos a esforços mecânicos. inércia. mancais. Mecânica dos sólidos Também conhecida como resistência dos materiais. choque mecânico. envolvem-se as teorias de dinâmica associadas a lógicas de controle. atuadores e controladores digitais. de Lagrange e a dinâmica dos corpos rígidos. plasticidade e estabilidade A mecânica dos sólidos é fundamental no desenvolvimento de estruturas e elementos de máquinas. teorias mais sofisticadas a respeito fogem ao tipo de abordagem. aeronaves. como é o caso dos sistemas de injeção eletrônica de combustível de veículo automotores e piloto automático de navios. projeto de próteses ósseas etc. Suas abordagens mais conhecidas são: clássica. Os primeiros sistemas de controle foram criados para limitar a velocidade de rotação de máquinas a vapor. Controle A Engenharia de Controle tem como objetivo o desenvolvimento de máquinas acopláveis a sistemas dinâmicos. São estudados pela mecânica geral modelos de atrito. Estes conceitos são imprescindíveis ao desenvolvimento das demais áreas de engenharia mecânica. podendo ser separada em estática e dinâmica. envolvem-se a da elasticidade. é . Estes sistemas eram puramente mecânicos. Ainda que a mecânica geral inclua teorias fundamentais de dinâmica. contendo sensores. árvores (eixos). essenciais ao dimensionamento do mesmo. motores. a dinâmica é empregada em diversos tipos de tecnologia. bem como aqueles constituídos de materiais não-isotrópicos. não só no campo da mecânica. Hoje. estuda a forma como elementos se comportam e interagem entre si.trabalho e energia. Na mecânica. etc. com a função de modificar o comportamento dos mesmos. que geralmente trata de corpos inflexíveis e é pouco viável para análise de sistemas complexos. são mais comuns dispositivos que envolvem partes eletrônicas e eletromecânicas. no século XVIII. como suspensão de automóvel. ao longo do tempo. Considera-se um sistema dinâmico se o estado ou condição em que o mesmo se encontra não depende apenas das forças ou condições momentâneas a que é submetido. gravitação e quantidade de movimento. Permite estudar as variações de tensões e deformações ao longo do sólido (ou peça). projetos de navios e estruturas offshore. Por trás do projeto de controle. A análise envolvida pode atingir alto grau de complexidade demandando soluções algébricas sofisticadas ou até se restringindo a simulações numéricas (através de modelos computacionais).

controle de custos. a fim de determinar os campos de tensão ou deformação. otimização do trabalho de máquinas e redução dos custos de produção. Térmica e Fluidos: Projeto. turbinas hidráulicas e sistemas hidráulicos. petróleo. cálculo estrutural. turbinas a gás. Agroindústrias.necessário utilizar técnicas numéricas assistidas por computador. Indústria de transformação. mecânica computacional. especificação de materiais. combustão e planejamento de sistemas energéticos. controle de qualidade. Gerenciamento: V Vendas técnicas. caldeiras. Empresas de Atuação: O Engenheiro Mecânico poderá atuar nas empresas relacionadas abaixo ou empresas que tenham as atividades relacionadas acima. gás natural. mao-de-obra. fontes alternativas de energia. metrologia. Bancos. biocombustíveis. aquecedores. Indústria metalmecânica. Controle e Automação: Realização de projetos e desenvolvimento de máquinas e sistemas de automação para indústria. gerência da produção de bens e serviços. Indústria de petróleo e gás. instalação e manutenção de sistemas de condicionamento de ar e de refrigeração. • • • • • • • • • Indústrias automobilísticas. estoques. Energia: Projeto e instalação de aquecedores solares. projeto e fabricação de veículos automotores. especificação de instrumentos de monitoração de processos de fabricação. Indústrias siderúrgicas. técnicas de manutenção. Áreas de Atuação: Projeto Mecânico e Fabricação: especificação e confecção de componentes mecânicos. . comportamento mecânico. Empresas de consultoria. programação computacional de operações de fabricação. Órgãos do poder público. turbinas a vapor. motores de combustão interna.

br/diversa/5/engmecanica.fag.org/wiki/Engenharia_mec%C3%A2nica http://www.http://www.br/engenharia-mecanica/funcoes-do-engenheiro-mecanico .wikipedia.ufmg.edu.htm http://pt.