You are on page 1of 6

LITERATURA FEMININA NEGRA - A EMERGNCIA DE UMA CIDADANIA NEGADA

AUGEL, Moema P. "Aurora nas mos. O Papel da literatura para a construo da identidade do afrobrasileiro". Exu. nu 27 (1992). pp. 20-25 MATOS, Gramiro de. Influncias da Literatura Brasileira nas Literaturas Africanas.

O texto Aurora nas mos: O Papel da literatura para a construo da identidade do afrobrasileiro tem por finalidade refletir sobre

No segundo tpico, entitulado A simbologia da Africa, a autora faz uma

breve sistematizao de autores e trechos de suas escritas que se relacionam com a apresentao de uma imagem de Africa, so apresentadas perspectivas de escrita sobre Africa. Em A cor da pele como estigma, Augel contextualiza a experincia do negro brasileiro situando elementos que o distanciam do africano, fundamentando tal analise a autora apresenta trechos de autores como Oswaldo de Camargo e Adao Ventura, nos quais a experincia de ser negro brasileiro nas suas poesias eram expressas a luz do ressentimento, da frustrao, da humilhao, carregada de carga negativa. No quarto tpico entitulado Revolta, denncia e ressentimento foram apresentados trechos de Cuti como exemplificao de poeta que assumi sua arte enquanto denncia. No quinto tpico, entitulado Heroizao dos antepassados, Augel segue apresentando escritores que produziram a partir do vis que d nome ao tpico, chama utilizando expresso de Bosi, de poesia revolucionria, reflete sobre a no aceitao passiva dos africanos e dos afrobrasileiros frente a escravido, situando a invisibilizao imposta pela historiografia oficial ao longo dos anos, neste sentido expoe trechos dos poemas que versam sobre as diversas formas de reao dos escravizados. Por fim no tpico A fora do escrito e da palavra, Augel apresenta suas consideraes sobre os poetas negras e sua poesia, trazendo a tona a crena destes no fazer potico enquanto instrumento transformador, finaliza refletindo sobre seu objetivo na escrita do artigo e sobre a relevncia de se realizar uma reviso da herana colonial por parte dos poetas negros. O texto dispoe de uma linguagem fcil, acessivel e objetiva, apesar de relatar um contexto de quase duas dcadas atrs, o qual em grande medida j apresenta transformaes se tomarmos o contexto da literatura negra em 2011, o artigo de Augel apresenta uma reviso histrica interessante para aqueles que iniciam o trilhar na construo de conhecimento acerca da literatura negra no Brasil, no entanto vale ressaltar que muito embora o titulo do texto remeta a reflexo sobre o papel da literatura para a construo da identidade do afrobrasileiro, a autora muito mais se prope a falar de escritores que produzem literatura negra do que correlacionar diretamente o papel que esta literatura tem desenvolvido na construo da identidade do afrobrasileiro.

Contexto histrico e literrio


Contexto social demarcado pelo processo de subjulgao do negro e pela hieraquizao social. Escassez de trabalhos criticos e divulgao sobre produo literria de escritores (as) negros(as). Literatura Brasileira: Invisibilizao dos sujeitos e marginalizao dos(as) escritores (as) negros(as) no que diz respeito ao vis etnico e reforo do mito da democracia racial. ( Mirian Alves) Processo de afirmao identitria da populao negra, de acordo Augel se amplia a partir dos processos de transformao socio-econmicas por qual passou a populao brasileira a partir da dcada de 30. Final dos anos 70 - Organizao dos (as) escritores (as) negros (as) a partir da autodenominao Literatura Negra. ( Augel e Alves) Literatura Negra - redesenhamento do territrio das singularidades das falas. (Mirian Alves) Produo literria negra - Marco histrico 1978 ( Cadernos Negros) Emergncia de uma literatura que se constituiu enquanto elemento para resgatar a dignidade negra lesada para herana escravagista da sociedade brasileira. (Augel) Cadernos Negros -quebra de paradigmas no campo literrio - valorizao da experincia negra. O despertar da literatura de expresso negra no Brasil e a articulao de grupos negros impulsionada pela ecloso de diversos movimentos no continente Africano voltados para libertao nacional e combate a segregao racial. A fundao do Movimento Nacional Unificado e a criao dos Cadernos Negros e do grupo de escritores Quilomboje, demarcam o significado da literatura negra enquanto instrumento de um processo de conscientizao e de resgate cultural e moral do povo negro. Augel(1992),problematiza a contradio entre a escassez de trabalhos criticos e de divulgao sobre produo literria de escritores negros, os quais so produzidos desde 1978, em um pas em que a maioria da populao negra, e alerta a possibilidade de que tal situao poderia confirmar a segregao e os preconceitos que marcam historicamente o tratamento dado ao negro no Brasil.

Sujeito-autor
Augel caracteriza os (as) escritores (as) negros (as) como aqueles (as) que em suas produes sobre a literatura negra ou afrobrasileira ressaltam a sua africanidade, as suas origens distantes da ao civilizatria colonizadora, a sua cultura no pautada nos moldes da cultura dominante, para esta autora tais escritores so e se querem intrpretes e porta-vozes dos anseios, das dores, dos sentimentos da grande maioria annima dos brasileiros de origem africana. Para Augel os (as) poetas que optam por expressar-se e assumir-se enquanto negros colocam-se em posio marginal junto com os grupos marginalizados que busca dar voz. Assumem uma posio politica. Segundo a autora, a literatura negra se estrutura como contestao sistemtica dos valores representados pela cultura dominante, desenvolvendo-se numa corrente contrria a do discurso vigente e geralmente aceito" (p.23).

Literatura sobre mulher


Escrita por homens - representao da mulher dicotomizada => mulher do lar e mulher de fora do lar. Heroinas so prostitutas, proclamam independncia, vivem experincias, porm via de regra tem final trgico ou se convertem a moral e "bons costumes" por fora e obra do amor de um homem, sendo enquadradas em "mulher do lar" e no mais "mulher da vida". Mulher subjulgada ao homem ou as regras sociais e representao idealizada da mulher.

O que ser mulher escritora no Brasil?


Romper com o silncio, com a "no-fala" e transpor os espaos que historicamente definiram procederes e funes preestabelecidas. Ultrapassar os limites do lar. Dispensar a mediao da fala do desejo delegada e exercida pelo homem investido do poder falocrtico. (Alves, 2011, p.183) Pautar a autonomia, a superao da dominao masculina e o enfrentamento a valores machistas, sexistas e de hieraquizao de classe.

Literatura feminina e Literatura feminina negra

Compartilha experincias com perfis, contornos e timbres especificos da vivncia feminina. A escrita feminina se institui como uma reflexo a partir da experincia de estar no mundo de maneira diferenciada, marcada pelo gnero, desloca a imagem e a autoimagem da mulher. Impulsionada pelas mobilizaes e transformaes sociais em consolidao com o feminismo, a Literatura feminina se institui enquanto processo de ruptura do processo de subjulgao das mulheres frente os homens no campo literrio, todavia no deixa de existir a opresso entre mulheres brancas x mulheres negras, bem como opresso entre mulheres da classe dominante e mulheres da classe popular. A ocupao do espao pblico no implicou na quebra das regras de comportamento, valores sociais ou libertao de forma igualitria para todas as mulheres. A mulher negra j frequentava o espao pblico e ja realizava jornadas duplas ou triplas e sofria tripla opresso: homem branco, homem negro, mulher branca. Escritoras partem das vivncias cotidianas enquanto mulheres negras para criar textos poticos e ficcionais, constroem personagens negros (as) e enredos trazendo estes(as) a centralidade, ao contrrio da Literatura Tradicional Brasileira onde estes(as) ficaram historicamente em segundo plano e em meio a estorias estereotipadas. Literatura negra escrita por mulheres implica na quebra do silenciamento, na expresso da inconformidade com os espaos reais e literrios relegados as mulheres. A mulher escreve, inscreve, reescreve, enunciando e denunciando e a partir da sua escrita tentar romper, desbloquear, deslocar ou deslocar-se do lugar que a sociedade lhe demarcou. A mulher negra a partir de sua posio de raa e de classe apropria-se da literatura, veiculo que historicamente as oprimiu para atravs desta trazer seu olhar e sua voz sobre os conflitos e contradies da sociedade brasileira. A escrita da mulher negra revela o universo emotivo de suas pares, as quais mal aparecem nos textos literrios das escritoras brancas, nestes mal se pressupe vida, voz, existncia e subjetividade das mulheres negras. Revela os conflitos de raa e cor embricados nas relaes de gnero e raa da sociedade. Traz a tona vozes e rostos reinterpretados em emoes prprias para se registrar e se autorepresentar na literatura. A assuno da voz-mulher das escritoras afro-brasileiras ampliam o significado

da escrita feminina brasileira, revela identidade-mulher e no o "outro" nos discursos, apresenta a singularidade e a subjetividade da experincia unica de ser mulher negra no Brasil constituindo o ser cidad - mulher- escritora onde a vivncia e reao

You might also like