You are on page 1of 46

Lei n 9.

959, de 20 de julho de 2010


Alteraes na legislao urbanstica municipal

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Polticas Urbanas SMURBE Agosto de 2010

Alteraes na Lei de Parcelamento, Ocupao e Uso do Solo, Lei n 8.137/00 e legislao das ADEs

Parcelamento do Solo
reas no parcelveis e no edificveis

As reas no parcelveis so aquelas que, por fora do disposto na Lei Federal n 6.766/79, no podem ser incorporadas parcelamento - no podem ser parceladas, devendo permanecer como terrenos indivisos. As reas no edificveis so aquelas que podem ser parceladas e incorporadas aos lotes, mas que no podem ser ocupadas.

Parcelamento do Solo
reas no parcelveis e no edificveis

A Lei n 9.959/10 introduziu, para as reas no parcelveis, a obrigatoriedade de agregao - vinculao - a um lote ou conjunto de lotes > objetivo: obrigar o proprietrio manter a rea. Estas reas sero indicadas como unidades de preservao nas plantas de parcelamento.

Parcelamento do Solo
Parmetros dos lotes

A rea mxima dos lotes foi ampliada, de 5.000m para 10.000m. S possvel a aprovao de lotes com rea superior a esta por meio de parcelamento vinculado ou em parcelamento para condomnio. Foi prevista a possibilidade de separao de quarteires por meio de espaos livres de uso pblico, nas seguintes hipteses: - inviabilidade tcnica de execuo de via pblica; - ausncia de interesse pblico; - somatrio das testadas dos quarteires separados e do espao livre de uso pblico com extenso de at 400m.

Parcelamento do Solo
Transferncia de rea ao municpio

O percentual de 35% na transferncia foi substitudo por um percentual de 15%, vinculado instalao de equipamentos urbanos e comunitrios e espaos livres de uso pblico. A essa rea deve somar-se aquela destinada implantao do sistema virio.

Parcelamento do Solo
Parcelamento para condomnio

O parcelamento para condomnio foi previsto na modalidade de lote nico, no qual estaro contidas as unidades territoriais, as reas de uso comum e o sistema virio interno do condomnio. No parcelamento para condomnio, as reas transferidas ao municpio devero estar fora da rea condominial. A comunicao entre o sistema virio do condomnio e o sistema virio pblico fica limitada a dois pontos.

Parcelamento do Solo
Parcelamento para condomnio

Ainda que o potencial construtivo possa ser concentrado em parte do terreno, as unidades territoriais devero observar os parmetros urbansticos do zoneamento em que o parcelamento est inserido e sua rea mnima corresponde quota de terreno por unidade habitacional.

Parcelamento do Solo
Parcelamento vinculado
aquele em que ocorre a aprovao simultnea do parcelamento e das edificaes. Obrigatrio nas hipteses de: - empreendimentos que originem lotes com rea superior a 10.000m; - empreendimentos que originem quarteires com mais de 200m de extenso; - empreendimentos em ZP-1; - loteamentos industriais; - glebas em que pelo menos 1/4 da rea tenha declividade entre 30% e 47%;

Uso do Solo
Classificao quanto permissividade de usos
A classificao viria, relativa funo da via no que diz respeito ao trnsito e circulao, no mais define a capacidade de uma rua receber usos no residenciais.

A nova lei cria a classificao relativa permissividade de usos, com o objetivo de desvincular a funo de circulao da via de sua caracterstica de uso.

Uso do Solo
Classificao quanto permissividade de usos
O Executivo tem o prazo de um ano para definir a classificao de todas as vias da cidade a partir da tica da permissividade de usos. At l, fica valendo a correspondncia includa nas disposies transitrias da Lei n 9.959/10.

Uso do Solo
Classificao quanto permissividade de usos
VR: vias preferencialmente residenciais, onde se busca preservar a ambincia residencial; VM: vias de carter misto, onde se busca a conjugao de usos; VNR: vias preferencialmente no residenciais, onde se busca privilegiar o uso no residencial.

Uso do Solo
Classificao quanto permissividade de usos
as vias locais, definidas no Anexo IV da Lei n 7.166/96, ficam classificadas como VR; as vias coletoras e arteriais, definidas no Anexo IV da Lei n 7.166/96, com largura inferior a 10,00m (dez metros) ficam classificadas como VR; as vias coletoras e arteriais, definidas no Anexo IV da Lei n 7.166/96, com largura igual ou superior a 10,00 m (dez metros) ficam classificadas como VM; as vias de ligao regional, definidas no Anexo IV da Lei n 7.166/96, ficam classificadas como VNR; As alteraes na permissividade de usos das vias somente podem ser feitas por lei, com parecer prvio do COMPUR.

Uso do Solo
Classificao quanto permissividade de usos

Constituem exceo regra geral: as vias em ZE, que so classificadas como VNR; as vias na ZCBA e na ZCVN, classificadas como VM; algumas vias do bairro Prado, definidas como VM de acordo como o Anexo XV da Lei n 9.959/10; lista de vias tratadas individualmente e classificadas como VM.

Uso do Solo
Anexo XV - Vias de carter misto - Prado

Uso do Solo
Nova classificao de usos

Grupo I: atividades compatveis com o uso residencial, sem potencial de gerao de repercusses negativas e que no necessitam de medidas mitigadoras para se instalarem; Grupo II: atividades compatveis com o uso residencial, com potencial de gerao de incmodos de pouca significncia, que devem ser mitigados; Grupo III: atividades que se destinam produo de objetos de maior complexidade ou a servios mais impactantes e que, por sua natureza, tm potencial de gerao de incmodos de maior relevncia e maior atrao de veculos e pessoas;

Uso do Solo
Nova classificao de usos

Grupo IV: atividades com alto potencial de gerao de incmodos, que geram riscos sade ou ao conforto da populao ou que no so compatveis com o funcionamento das atividades urbanas na maioria dos locais.

Essas atividades so admitidas apenas nas VNR.

Uso do Solo
Nova classificao de usos

Criao do conceito de atividades auxiliares, definidas como atividades complementares atividade principal. Podem ser licenciadas no mesmo local ou em local diferente daquele no qual ocorre a atividade principal.

Exemplos: escritrios, refeitrio/cozinha, depsito/almoxarifado, garagem de veculos leves.

Uso do Solo
Nova classificao de usos

Uso do Solo
Novo anexo de atividades econmicas

Nova lista de atividades, baseada na CNAE; Incluso das repercusses negativas e das medidas mitigadoras no anexo; Incluso do corte de rea da atividade, quando existente.

Uso do Solo

Uso do Solo
Repercusses Negativas

atrao de alto nmero de veculos leves; atrao de alto nmero de veculos pesados; atrao de alto nmero de pessoas; gerao de risco de segurana;

gerao de efluentes atmosfricos;


gerao de efluentes lquidos especiais; gerao de resduos slidos especiais e de sade; gerao de radiaes ionizantes ou no ionizantes; gerao de rudos e vibraes.

Uso do Solo
Medidas Mitigadoras

implantao de alternativa de estacionamento e controle de acesso de veculo a edificao; realizao de medidas para viabilizar a carga e a descarga; realizao de desembarque; medidas para viabilizar embarque e

realizao de medidas para preveno e combate a incndio, comprovada mediante apresentao de laudo elaborado por profissional habilitado, relativo s condies de segurana, preveno e combate a incndios;

adoo de processo de umidificao;


adoo de sistema de controle de efluentes atmosfricos,;

Uso do Solo
Medidas Mitigadoras

adoo de procedimentos para gerenciamento de resduos slidos, como segregao, acondicionamento, armazenamento, transporte e destinao final adequada de acordo com a legislao especfica, realizao de medidas de controle dos nveis de emisses radiomtricas, comprovado por laudo elaborado por profissional habilitado e, no caso de exerccio de atividades com fontes de radiao ionizante, em medicina nuclear, radioterapia e aplicaes industriais, o laudo dever ser acompanhado da respectiva autorizao emitida pela Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN

Uso do Solo
Medidas Mitigadoras

implantao de medidas de controle de rudo e atenuao da vibrao, tais como proteo ou isolamento acstico e de vibrao, confinamento ou relocalizao de equipamentos e operaes ruidosas, observadas as normas legais de construo, iluminao e ventilao,

Uso do Solo
Observaes

Considera-se rea da atividade ou rea utilizada a rea edificada ocupada pela mesma, acrescida dos espaos no cobertos destinados ao seu exerccio. No clculo da rea utilizada, no so computados os espaos descobertos e os cmodos exigidos para a conformidade da edificao segundo as normas contidas nesta Lei. Nas vias classificadas como VR, so admitidos bares, restaurantes e similares com rea de at 100,00 m (cem metros quadrados), desde que a atividade ocupe somente rea edificada e o passeio no seja utilizado para colocao de mesas e cadeiras.

Uso do Solo
Extenso de usos

No caso de aprovao de projeto em lote ou em conjunto de


lotes com frente para logradouros de permissividade de usos diferentes, poder ser admitido para todo o terreno o uso permitido nos lotes com frente para a via de maior permissividade, desde que: - sejam respeitados os parmetros urbansticos relativos a cada lote; - o acesso se faa pelas vias em que o uso permitido.

Uso do Solo
Extenso de usos

O acesso poder ser feito por via em que o uso no permitido, desde que haja licenciamento urbanstico especial, mediante EIV. No caso em que os lotes ou o conjunto de lotes estiverem situados em rea adjacente a ADE exclusivamente ou predominantemente residencial, no ser admitido, em nenhuma hiptese, o uso permitido na via de maior permissividade para todo o terreno.

Uso do Solo
Direito de Permanncia

Possibilidade de uma atividade em desconformidade com a nova lei poder permanecer no local em que est. condicionado a uma das seguinte situaes:

Possuir ALF anterior publicao da lei; Ser exercida por empresa legalmente constituda e instalada em data anterior publicao da lei; Estar instalada em edificao construda especificamente para o uso qual est destinada.

Uso do Solo
Direito de Permanncia

A edificao na qual se exerce o direito de permanncia passvel de alterao e acrscimo de rea, mediante EIV e aprovao do COMPUR.

As atividades abarcadas pelo Direito de Permanncia ficam sujeitas mitigao de impactos e s demais normas vigentes - ambientais, de posturas, sanitrias, etc.

Uso do Solo
Direito de Permanncia

A edificao na qual se exerce o direito de permanncia passvel de alterao e acrscimo de rea, mediante EIV e aprovao do COMPUR.

As atividades abarcadas pelo Direito de Permanncia ficam sujeitas mitigao de impactos e s demais normas vigentes - ambientais, de posturas, sanitrias, etc.

Uso do Solo
Direito de Permanncia

Substituio no Direito de Permanncia: a atividade que usufruir do direito de permanncia, poder ser substituda por outra, desde que a nova atividade esteja classificada na mesma Tipologia e no mesmo Grupo, ou em Grupo inferior em que se enquadra a atividade a ser substituda.

reas de Diretrizes Especiais


Definio
So reas que, em virtude de suas caractersticas, exigem implementao de polticas especficas, podendo demandar parmetros urbansticos, fiscais e de funcionamento de atividades diferenciados, que se sobrepem aos do zoneamento e sobre eles preponderam.

Encontram-se delimitadas no mapa de zoneamento e identificadas por meio de nmeros.

reas de Diretrizes Especiais


Definio

reas de Diretrizes Especiais


Novas ADEs
ADE Rua da Bahia Viva - prev medidas para o incremento do potencial de turismo, lazer e cultura dentre de um eixo de grande importncia histrico-cultural para o municpio. ADE Plo da Moda - em virtude do potencial relacionado ao setor txtil, de design e produo de moda, demanda medidas para o incremento da gerao de divisas e empregos para o municpio. Corresponde ao centro comercial do Barro Preto.

reas de Diretrizes Especiais


Novas ADEs
ADE Serra do Curral - corresponde delimitao da rea de entorno da Serra do Curral prevista em deliberao do CDPCM-BH e submete os empreendimentos a serem instalados a parmetros urbansticos especiais, somente flexibilizados pelo CDPCM-BH. Novas ADEs de interesse ambiental: - Bacia do Ribeiro do Isidoro (Regional Norte); - Regies do Bairro Liberdade (Regional Pampulha); - Regies do Bairro Belvedere (Regional Centro-Sul); - Regies do Bairro Trevo (Regional Pampulha); - Mata do Morcego (Regional Noroeste).

reas de Diretrizes Especiais


Alteraes nas ADEs
Atualizao dos conceitos e diretrizes das ADEs, facilitando sua posterior regulamentao por lei especfica. Exemplos: Venda Nova, Lagoinha, Arrudas, Savassi, Pampulha, Trevo.

ADES com limites alterados: - Arrudas; - Residencial Central; - Lagoinha; - Pampulha; - Trevo.

reas de Diretrizes Especiais - ADEs


ADE Pampulha
Mudana de limite, incorporando parte da ADE Trevo; Aumento da permissividade em relao aos usos noresidenciais, inclusive na rea predominantemente residencial, com ampliao da listagem de atividades permitidas; Aumento do nmero de vias com maior permissividade aos usos no residenciais, geralmente correspondentes aos centros lineares dos bairros.

reas de Diretrizes Especiais - ADEs

reas de Diretrizes Especiais - ADEs

reas de Diretrizes Especiais - ADEs


ADE Trevo
Reduo da rea > parte incorporada ADE Pampulha. Possibilidade de instalao de equipamentos de uso pblico e habitao de interesse social com limite de altimetria de 12 m e quota de 60m de terreno por unidade habitacional.

reas de Diretrizes Especiais - ADEs


ADE Belvedere
Permisso de instalao de usos no-residenciais em edificaes horizontais em algumas vias selecionadas da ADE.
Nos terrenos voltados para a Avenida Celso Porfrio Machado, entre as ruas Juvenal Melo Senra e Emlio Jacques de Moraes, e para a Avenida Paulo Camilo Pena, entre a Avenida Luiz Paulo Franco e a Rua Jornalista Djalma Andrade, bem como naqueles terrenos localizados na quadra 3675, conforme o Anexo II desta Lei, so admitidas as atividades previstas no Anexo XV desta Lei, desde que instaladas em edificaes horizontais.

Incorporada listagem de atividades regulamentao, nos moldes da listagem geral.

reas de Diretrizes Especiais - ADEs

reas de Diretrizes Especiais - ADEs

reas de Diretrizes Especiais - ADEs


ADE de Interesse Ambiental
Principais regras: - Taxa de permeabilidade de 30%; - Vedada a substituio por caixa de captao; - A rea permevel deve coincidir com os elementos ambientais relevantes existentes.

reas de Diretrizes Especiais - ADEs


ADE de Interesse Ambiental do Isidoro
Principais regras: - Obrigatoriedade de parcelamento vinculado; - Manuteno de crregos em leito natural, com implantao de parques lineares; - calamento intertravado para as vias locais, mistas e de pedestres; - Taxa de Ocupao: 0,5; - Arborizao somente com as espcies arbreas da flora local; - Utilizao simultnea da taxa de permeabilidade e da caixa de captao. - CA=0,5 para empreendimentos no residenciais; - Demais regras das ADEs de Interesse Ambiental.

You might also like