You are on page 1of 7

Espiritismo Cristo

Pr Airton Evangelista da Costa

O espiritismo fala em evangelizar, em conscincia crist, em espiritismo cristo. Para sabermos se o espiritismo ou no cristo, nada melhor do que fazermos o confronto de suas doutrinas com as do cristianismo.

Vejamos o que ser cristo.


(1) Cristo [do gr. Christhos, messias] Aquele que vive de conformidade com os ensinamentos de Cristo. No basta crer em Cristo para ser cristo; necessrio, antes de tudo, executar os mandamentos deixados por Ele. Os melhores cristos so os que se parecem com Cristo. Foi em Antioquia que os seguidores de Cristo passaram a ser conhecidos como cristos - At 11.26 (Dicionrio Teolgico, Claudionor C. de Andrade). (2) Cristo [Do lat. Chrstianu] Do, ou relativo ou pertencente ao cristianismo. Que o professa. Aquele que professa o cristianismo, que sectrio dele (Dicionrio Aurlio). Cristo Seguidor de Cristo - At 11.26 (Dicionrio da Bible Online). Em sntese, ser cristo crer que Jesus o Filho de Deus, o Verbo que estava no princpio com Deus e que era Deus, e que se fez homem e habitou entre ns (Jo 1.1,2,14; 3.18); ser obediente aos Seus mandamentos (Jo 14.21); ensinar o Evangelho que Ele nos ensinou (Mt 28.19-20); crer que a Bblia registra com fidelidade o Seu Evangelho (Jo 14.26); crer que a Bblia a nica regra de f e prtica (Jo 17.17; Rm 10.17; 2 Tm 3.16-17). Escolhemos para anlise comparativa os seguintes temas: a divindade de Jesus; Sua ressurreio; Suas aparies; Seu corpo; A Bblia Sagrada, O Esprito Santo, o Juzo Final, a volta de Cristo e o arrebatamento da Igreja.

A Divindade de Jesus
O que ensina o cristianismo: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O Verbo se fez carne, e habitou entre ns (Jo 1.1,14). Quem me v a mim, v o Pai (Jo 14.9; cf. Jo 8.19). Eu e o Pai somos um. Sendo homem, te fazes Deus a ti mesmo (Jo 10.30-33). Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abrao existisse, Eu Sou (Jo 8.58). E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.16; cf Mt 14.33; Lc 1.35; Jo 1.49). O ttulo `O Filho de Deus, no recusado por Jesus, designa uma relao eterna entre o Filho e o Pai na Deidade. O Verbo, isto , o Filho, estava com Deus no princpio e era Deus. Ele considerado `Filho, no porque em certo tempo comeou a derivar Seu ser do Pai (em tal caso, Ele no poderia ser coeterno com o Pai), mas porque Ele e sempre foi a expresso do que o Pai (cf. Jo 14.9). As palavras em Hebreus 1.3: `O qual [Jesus], sendo o resplendor da sua glria [de Deus], e a expressa imagem da sua pessoa [de Deus], so definies do que significa Filho de Deus (Notes on Galatians, de Hogg e Vine, pp.99,100, citado pelo Dicionrio VINE). O que ensina o espiritismo: Esta passagem dos Evangelhos [Jo 1.1,14] a nica que, primeira vista, parece encerrar implicitamente uma idia de identificao entre Deus e a pessoa de Jesus. No exprimem seno uma opinio pessoal [de Joo]. Jesus pode, pois, estar encarregado de transmitir a palavra de Deus sem ser Deus (Obras Pstumas, Alan Kardec, 1993, 1a edio, p. 145 e 146).

Apresentamos acima apenas algumas passagens em que a divindade de Jesus est explcita ou implcita. H outras em que Ele perdoa pecados e garante a salvao (Lc 23.43), aceita a adorao que somente a Deus devida (Mt 4.10; 8.2; 14.33; Jo 9.35-39), no recusa ser chamado de Deus (Jo 20.27-29), e diz que tem direito mesma honra que prestada a Deus (Jo 5.23-24). Qual a prova de que o que o apstolo Joo escreveu foi apenas opinio pessoal? Todos os quatro evangelistas deram opinies pessoais, sem valor? No. A Bblia a palavra de Deus, e foi escrita sob inspirao divina (1 Jo 1.1-3). A sinceridade e a verdade de suas palavras decorrem da condio testemunhas oculares. No emitiram apenas uma opinio pessoal. Eles acompanharam o Mestre em todo o Seu ministrio, do incio da pregao do Evangelho at Sua ascenso. Pedro incisivo: Porque no vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fbulas artificialmente compostas, mas ns mesmos vimos a sua majestade (2 Pe 1.16). Os apstolos no defenderam teses; falaram de fatos reais por eles presenciados.

A Ressurreio de Jesus
O que ensina o cristianismo: Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vs para a Galilia (Mt 26.32; Mc 14.28 = Jesus). E o entregaro [o Filho do homem] aos gentios para que dele escarneam, e o aoitem, e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitar (Mt 20.19 = Jesus). Derribai este templo, e em trs dias o levantarei (Jo 2.19 = Jesus). Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os seus discpulos lembraram-se de que lhes dissera isso (Jo 2.22). Desde ento, comeou Jesus a mostrar aos seus discpulos que convinha ir a Jerusalm, e padecer muito dos ancios, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia (Mt 16.21). Ele no est aqui, porque j ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discpulos que j ressuscitou dos mortos (Mt 28.6-7). Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos (Rm 14.9). Vejam o que o Apstolo diz: E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Co 15.4); Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmos...por Tiago, por todos os apstolos, por mim (vv.6,7,8). Em tom de repreenso, prossegue: Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vs que no h ressurreio de mortos? E, se Cristo no ressuscitou, logo v a nossa pregao, e tambm v a nossa f...mas de fato Cristo ressuscitou entre os mortos e foi feito primcias dos que dormem (vv.12-20). O significado de ressuscitar: Fazer voltar vida. Tornar a viver, aps ter morrido (Mini Dicionrio Aurlio). O que ensina o espiritismo: A reencarnao fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreio.... Designavam pelo termo ressurreio o que o Espiritismo, mais judiciosamente, chama de reencarnao. A ressurreio d idia de voltar vida o corpo que j est morto, o que a Cincia demonstra ser materialmente impossvel, sobretudo quando os elementos desse corpo j se acham desde muito tempo dispersos e absorvidos (O Evangelho Segundo o Espiritismo (E.S.E.), Allan Kardec, cap. IV, item 4). Os fatos comprovam que Jesus ressurgiu dos mortos, ou seja, ressuscitou corporalmente, voltou a viver. Se os discpulos tinham alguma dvida sobre o assunto, aps a ressurreio de Jesus tudo ficou esclarecido. A partir da, passaram anunciar, no o Cristo morto, mas o Cristo vivo: Aos quais tambm [aos apstolos], depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalveis provas, sendo visto por eles por espao de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus (At 1.3). Esses homens falaram com a inquestionvel autoridade de quem viu, ouviu e tocou: O que era desde o princpio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mos tocaram da Palavra da vida, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos... (1 Jo 1.1,3).

As Aparies de Jesus
O que ensina o cristianismo: E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum esprito. E Jesus lhes disse: Por que estais perturbados e por que sobem tais pensamentos aos vossos coraes? Vede as minhas

mos e os meus ps, que sou eu mesmo. Apalpai-me e vede, pois um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Tendes aqui alguma coisa que comer? Ento eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel. O que Ele tomou, e comeu diante deles (Lc 24.37-43). Jesus disse a Tom: Pe aqui o teu dedo, e v as minhas mos; e chega a tua mo, e pe-na no meu lado; e no sejas incrdulo, mas crente (Jo 20.27). O que ensina o espiritismo: As aparies de Jesus depois de sua morte so narradas por todos os evangelistas com detalhes circunstanciados que no permitem duvidar da realidade do fato. Alis, elas se explicam perfeitamente pelas leis fludicas e pelas propriedades do perisprito, e nada apresentam de anmalo... Reconhece-se nelas [nas aparies] todos os caracteres de um ser fludico. Aparece inopinadamente e desaparece da mesma forma; visto por uns e por outros sob aparncia, que no o fazem reconhecido, nem mesmo por seus discpulos. Sua linguagem no tem a vivacidade de um ser corporal; tem o tom breve e sentencioso... Jesus mostrou-se, pois, com seu corpo perispiritual, o que explica no ter sido visto por aqueles a quem desejava mostrar-se; se estivesse em seu corpo carnal, teria sido visto por todos, como quando era vivo (A Gnese, Allan Kardec, 14a edio, 1985, cap XV-61, p. 300/301). Depois de sua ressurreio, quando ele quis deixar a Terra, no morre; seu corpo se eleva, se desvanece e desaparece sem deixar nenhum sinal, prova evidente de que esse corpo era de outra natureza que no aquele que pereceu sobre a cruz; de onde ser foroso concluir que se Jesus pde morrer, que tinha corpo carnal (Ibidem, p. 303-304). No ficou bem clara a posio de Allan Kardec a respeito do corpo carnal de Jesus. Se o corpo ressurreto era de outra natureza, isto , diferente do que foi crucificado, foroso perguntarmos onde foi parar o corpo carnal. Ora, o prprio autor da tese esprita declara que Jesus tinha corpo carnal. Eis suas explicaes: O desaparecimento do corpo de Jesus aps sua morte foi objeto de numerosos comentrios... Uns viram neste desaparecimento um fato milagroso; outros supuseram uma remoo clandestina. Segundo outra opinio, Jesus no teria jamais revestido um corpo carnal, mas somente um corpo fludico...e dizem que assim se explica que seu corpo, retornado ao estado fludico, pde desaparecer do sepulcro, e foi com este mesmo corpo que ele se teria mostrado depois de sua morte. Sem dvida, um fato destes no radicalmente impossvel...A questo , pois, de saber se tal hiptese admissvel, se ela confirmada ou contraditada pelos fatos (Ibidem, cap XV-64, p.302-303). Aps mostrar-se simpatizante da idia segunda a qual Jesus nunca teve um corpo carnal sem dvida, um fato destes no radicalmente impossvel - , o autor de A Gnese conclui que Jesus teve, pois, como todos, um corpo carnal e um corpo fludico, o que confirmado pelos fenmenos materiais e pelos fenmenos psquicos que assinalaram sua vida (Ibidem, cap XV-66, p. 304). Analisemos: O espiritismo afirma que Jesus no foi reconhecido e no foi visto em suas aparies por tratar-se de um ser fludico. O que diz o cristianismo: Abriram-se-lhes os olhos [de dois discpulos a caminho de Emas], e o conheceram... (Lc 24.31). Jesus, aos onze discpulos: Vede as minhas mos e os meus ps, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho (Lc 24.39). Jesus no se declara como um ser fludico, um perisprito ou um fantasma. Jesus foi reconhecido por Maria Madalena (Jo 20.16); reconhecido por Tom: Porque me viste, Tom, creste (Jo 20.27-29); reconhecido por alguns discpulos junto ao mar de Tiberades: E nenhum dos discpulos ousava perguntar-lhe: Quem s tu? sabendo que era o Senhor (Jo 21.12); e foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmos... (1 Co 15.6). O espiritismo diz que a linguagem de Jesus, nas aparies, no tem a vivacidade de um ser corporal; tem o tom breve e sentencioso.... O que diz o cristianismo: Jesus conversou demoradamente com os dois discpulos a caminho de Emas (Lc 24.15-31), com

seus discpulos (Lc 24.36-51), com sete discpulos que estavam pescando, ocasio em que deu vrias orientaes a Pedro (Jo 21.1-23). Em nenhuma hiptese podemos considerar que no houve vivacidade nas palavras de Jesus, ou que seu tom fora breve e sentencioso. O espiritismo diz que Jesus mostrou-se com o seu corpo perispiritual. O prprio Jesus responde: Esprito [ou perisprito] no tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho (Lc 24.39).

O Corpo de Jesus
O que teria acontecido com o corpo carnal de Jesus? O espiritismo afirma que ele tinha um corpo carnal e um corpo fludico, como todos os homens tm. Entendo que isto seja traduzido como corpo e esprito. O esprito, na Sua morte, foi entregue ao Pai (Lc 23.46). O Seu corpo foi guardado no sepulcro (Lc 23.53). O espiritismo no firma uma posio sobre o assunto. Apenas informa que o desaparecimento do corpo de Jesus aps sua morte foi objeto de numerosos comentrios; que os evangelistas declaram que o corpo no foi encontrado no sepulcro; que uns viram nisso um fato milagroso; outros supuseram uma remoo clandestina (A Gnese, cap. XV64, p. 302). O cristianismo afirma que o corpo de Jesus foi muito bem guardado por soldados fortemente armados, e a entrada do sepulcro foi fechada com uma pedra que recebeu o selo imperial romano (Mt 27.64-66). Por se tratar de algo completamente fora de cogitao, no prosperou a mentira dos judeus sobre o furto do corpo (Mt 28.11-15). A resposta para o desaparecimento do corpo simples: (1) Desde ento, comeou Jesus a mostrar aos seus discpulos que convinha ir a Jerusalm, e padecer muito dos ancios, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia (Mt 16.21); (2) O Filho do homem ressuscitar ao terceiro dia (Mt 20.19; Lc 9.22). A ressurreio corporal de Jesus a essncia do cristianismo. Por fim, ouamos o apstolo Paulo: Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi; que Cristo foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmos... Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vs que no h ressurreio de mortos. E, se no h ressurreio de mortos, tambm Cristo no ressuscitou. E, se Cristo no ressuscitou, logo v a nossa pregao, e tambm v a nossa f. Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primcias dos que dormem (1 Co 15.3-20).

A Bblia Sagrada
O que ensina o cristianismo: Santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade (Jo 17.17 = Jesus). Eles [os irmos do rico que estava em tormentos] tm Moiss e os profetas; ouam-nos (Lc 16.29 = Jesus). Jesus validou o Pentateuco e os Livros Profticos. No penseis que vim destruir a Lei ou os profetas; eu no vim destruir, mas cumprir; nem um jota ou um til se omitir da lei, sem que tudo seja cumprido (Mt 5.17,18). Toda a Escritura divinamente inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo e para a instruo na justia, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2 Tm 3.16-NVI). Paulo est dizendo que a Bblia o padro para nossa vida crist, nossa bssola, nossa regra de f. Errais, no conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22.29 = Jesus). Para o cristo fundamental conhecer a Bblia. O Apstolo no deixa por menos: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15). O que ensina o espiritismo: Diremos, pois, que a Doutrina Esprita, ou o Espiritismo, tem por princpio as relaes do mundo material com os Espritos, ou seres do mundo invisvel. Os adeptos do Espiritismo sero os espritas ou, se se quiser, os espiritistas. O Livro dos Espritos contm especialmente a doutrina ou teoria do espiritismo que, num sentido geral, pertence escola espiritualista, da qual apresenta uma das fases (O Livro dos Espritos, Allan Kardec, 1997, Introduo, p. 11). Allan Kardec est ensinando que os adeptos do espiritismo devero ser chamados espritas ou

espiritistas, e que a doutrina esprita est contida em O Livro dos Espritos, isto , no est na Bblia. Continua Kardec: Muitos pontos dos Evangelhos, da Bblia e dos autores sacros em geral so ininteligveis, parecendo alguns at disparatados, por falta da chave que faculte se lhes aprenda o verdadeiro sentido. Essa chave est completa no Espiritismo... As instrues que promanam dos Espritos so verdadeiramente as vozes do cu que vm esclarecer os homens e convid-los prtica do Evangelho (E.S.E. introduo, 90a edio, p. 27,28). A prtica do Evangelho via pregao do espiritismo inteiramente invivel, como se v no confronto das duas doutrinas. A chave para facilitar o entendimento dos evangelhos teria chegado com um atraso de muitos sculos. As Boas Novas foram trazidas pelo Verbo encarnado, e a Igreja recebeu a misso de dar prosseguimento obra (Mt 4.23; Mt 11.5; 24.14; 26.13; Mc 16.15). O Apstolo advertiu os glatas das investidas dos que querem transtornar o evangelho de Cristo. No usa de meias palavras: Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, que seja amaldioado. Porque no o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelao de Jesus Cristo (Gl 1.7,8,12). O esclarecimento do evangelho no teve incio nos tempos modernos atravs dos espritos. Paulo comeou a ensin-lo e a esclarec-lo h quase dois mil anos. At hoje as cartas paulinas so orientao segura para cristos do mundo inteiro. A Bblia foi escrita por homens tementes a Deus e conscientes de suas responsabilidades: A minha palavra e a minha pregao no consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstrao do Esprito e de poder... falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistrio... Deus no-las revelou [as coisas ocultas] pelo seu Esprito, porque o Esprito penetra todas as coisas... falamos, no com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Esprito Santo ensina, comparando coisas espirituais com as espirituais (1 Co 2.4,7,10,13). E prossegue, respondendo aos incrdulos: Porque ns no somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presena de Deus (2 Co 2.17). Jesus comissionou seus apstolos como mestres, considerados por Ele capazes de dar continuidade ao ensino do evangelho: Ide...ensinando...e eis que estou convosco (Mt 28.1920). Os apstolos receberiam o auxlio sobrenatural do Esprito Santo. O Esprito Santo vos ensinar todas as coisas, vos guiar em toda a verdade (Jo 14.26, 16.13). No a verdade cientfica ou filosfica, mas toda a verdade de Cristo. No confundamos Esprito Santo com espritos desencarnados. O ensino do evangelho puro comeou a ser ensinado pelos discpulos logo aps a ascenso de Jesus (At 2.14). Portanto, no foi uma legio de espritos que surgiu em socorro aos discpulos para que melhor entendessem o evangelho.

O Esprito Santo
O que ensina o cristianismo: E rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre (Jo 14.16). A palavra outro, traduzida do grego allon, significa outro da mesma espcie; e consolador, do grego parakletos, tem o sentido de algum chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar. Jesus explica quem o Consolador: Aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Jo 14.26). O Esprito Santo o que nos convence do pecado, da justia e do juzo (Jo 16.8). O Consolador o Esprito de Juzo (Is 4.4); Esprito de Sabedoria, de Conselho, de Inteligncia, de Poder (Is 11.2); Esprito do Senhor (Is 61.1); Esprito de Deus (Mt 3.16); o Esprito da Verdade (Jo 14.17); Esprito de Santidade (Rm 1.4); Esprito de Vida (Rm 8.32); Esprito do Filho (Gl 4.6); Esprito Eterno (Hb 9.14); Esprito de Graa (Zc 12.10). o Esprito da Profecia (Ap 19.10). Seus atributos so os mesmos da Divindade: eternidade (Hb 9.14); onipresena (Sl 139.7-10); onipotncia (Lc 1.35); oniscincia (1 Co 2.10). O que ensina o espiritismo: Jesus promete outro Consolador: o Esprito de Verdade, que o mundo ainda no conhece, por

no estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviar para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo h dito... O Espiritismo vem, na poca predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Esprito de Verdade. Ele chama os homens observncia da lei: ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus s disse por parbolas... O Espiritismo vem trazer a consolao suprema aos deserdados da Terra... Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que est na Terra; atrai para os verdadeiros princpios da lei de Deus e consola pela f e pela esperana (E.S.E., cap. VI, itens 3 e 4, p. 134135). No particular, a palavra do espiritismo destoa totalmente do ensino de Jesus. Se fssemos esperar o ensino esprita para podermos compreender o que Jesus nos revelou, teramos perdido dezenove sculos, levando em conta que O Livro dos Espritos foi publicado em 1857.

O Juzo Final
O que ensina o cristianismo: Aos homens est ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juzo (Hb 9.27). Esta palavra uma pedra no caminho da reencarnao porque contesta a teoria de muitas mortes e muitos nascimentos e assegura que aps a morte segue-se o juzo. (2) O Senhor sabe livrar os piedosos da provao e manter em castigo os mpios para o Dia do Juzo (2 Pe 2.9). (3) Uma certa expectao horrvel de juzo (Hb 10.27). (4) Para a ressurreio da condenao (Jo 5.29). (5) Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem ho de dar conta no Dia do Juzo (Mt 12.36 = Jesus). (6) Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo (2 Co 5.10) (7) E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras (Ap 20.12). No final dos tempos, os mpios ressuscitaro e sero condenados ao castigo eterno (Jo 5.29; Ap 20.5). E aquele que no foi achado escrito no livro da vida [do Cordeiro] foi lanado no lago de fogo (Ap 20.15; 13.8). A salvao ocorre pela graa, mediante a f na Pessoa do Senhor Jesus Cristo (Ef 2.8-9, cf. Jo 3.18 e Rm 10.9). O que ensina o espiritismo: A doutrina de um julgamento final, nico e universal, que coloca fim a toda a humanidade, repugna razo, no sentido em que ela implicaria a inatividade de Deus durante a eternidade que precedeu a criao da Terra, e a eternidade que se seguir sua destruio; No h, pois, falando corretamente, julgamento final, mas h julgamentos gerais, em todas as pocas de renovao parcial ou total da populao dos mundos... (A Gnese, cap. XVII-64, 67, p. 342343). Deus d ao homem oportunidade nas novas existncias, a fim de reparar os erros passados (O Livro dos Espritos, quesito 964, p.318). O fim da reencarnao o melhoramento progressivo da Humanidade (Ibidem, quesito 167). As encarnaes sucessivas so sempre muito numerosas, porque o progresso quase infinito; Depois da ltima encarnao, o Esprito se torna feliz, e considerado um Esprito puro (Ibidem, quesitos 169 e 170, p. 94/95). O Juzo Final no significa extermnio da humanidade. Deus Deus dos vivos. O espiritismo no considera a verdade bblica da ressurreio. Ora, como Jesus disse, os salvos ressuscitaro para viverem eternamente com Deus (Jo 5.29). Como vimos, ao ensinar que todos tero a mesma oportunidade de atingir a perfeio, o espiritismo nega a realidade bblica do Juzo Final. Vale lembrar as palavras do Mestre, em oposio a tal ensino: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41).

A Volta de Cristo e o Arrebatamento da Igreja


O que ensina o cristianismo: O cristianismo ensina que o Senhor Jesus voltar para buscar a sua Igreja, a partir do que tero incio os demais acontecimentos escatolgicos que culminaro com o Juzo Final. Jesus nos garantiu: "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vs tambm" (Jo 14.3). "No vos deixarei rfos; voltarei para vs" (Jo 14.18). "Aquele que testifica estas coisas diz: certamente, cedo venho" (Ap 22.20). Palavras de dois anjos: "Esse Jesus, que dentre vs foi recebido no cu, h de vir, assim como para o cu o vistes ir" (At 1.11). Jesus fala do arrebatamento: "E ele enviar os seus anjos, com

rijo clamor de trombeta, os quais ajuntaro os seus escolhidos..."(Mt 24.31; cf. 1 Ts 4.13-18). O que ensina o espiritismo: Jesus anuncia seu segundo advento [a Sua volta], mas no diz que vir sobre a terra com um corpo carnal, nem que o Consolador ser personificado nele (A Gnese, cap. XVII-45, p.334). Este quadro [Mt 24.15-22; 6-8; 11-14; 29-34; 37-38] do fim dos tempos evidentemente alegrico como a maior parte dos que Jesus apresenta. As imagens que ele contm so, por sua energia, de molde a impressionar as inteligncias ainda subdesenvolvidas. O Filho do homem vindo sobre as nuvens do cu, com grande majestade, rodeado de seus anjos e com o rudo das trombetas, lhes parecia muito mais imponente que um ser investido apenas de poder moral (Ibidem, XVII-54, p. 338). No entender de Kardec, Jesus foi a segunda revelao de Deus (E.S.E., cap I-6, p. 59) e que veio em misso divina nos ensinar a elevada moral evanglica. Logo, Suas palavras tm uma significativa importncia para o espiritismo. Deveriam ter, pois a Sua promessa de retornar inconfundvel. A Sua vinda e o conseqente resgate dos seus so promessas bastante claras: Eu virei outra vez e vos levarei para mim mesmo. As vezes em que Jesus falou em parbolas foi para transmitir atravs delas uma realidade espiritual, e no uma inverdade. O arrebatamento da igreja, incompatvel com a teoria da reencarnao, no uma palavra figurativa. Jesus levaria para Si pessoas que ainda no completaram o ciclo de encarnaes? Como ficariam na vinda de Jesus os espritos ainda sujeitos a novas vidas corpreas para expungir suas impurezas? A verdade do cristianismo que os que morreram em Cristo esto salvos; no dependem de sacrifcios ps-morte (Lc 16.22; cf. 1 Ts 4.16-17). Jesus possui apenas poder moral e por isso teria criado um quadro majestoso, imaginrio e irreal de Seu retorno? Vamos ver se o Seu poder assim limitado: Ele andou sobre as guas; transformou gua em vinho; curou leprosos, cegos e paralticos; perdoou pecados; multiplicou pes e peixes; expulsou demnios; predisse sua prpria ressurreio ao terceiro dia, e ainda afirmou que todo o poder me dado no cu e na terra (Mt 28.18). www.palavradaverdade.com 10.08.2004

Todas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente at 1894, no mximo at a edio IBB-1948, no a SBB1995) so as nicas Bblias impressas que o crente deve usar, pois so boas herdeiras da Bblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/ retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

You might also like