You are on page 1of 7

Doutrinas de Deus

As doutrinas sobre a crena, natureza e atributos de Deus so as seguintes:

Captulo 1 - As Escrituras Sagradas


O antigo e novo testamento constituem as escrituras sagradas e representam a palavra de Deus escrita, e a inspirao do Esprito Santo atravs de homens santos que falaram e escreveram em nome de Deus. Na bblia, DEUS nos deixou seu plano de salvao, e revelou sua vontade. Nela esto escritos os atos fidedignos de Deus na historia do mundo. Os adventistas do stimo dia creem que a Bblia a nica regra de f confivel e infalvel, pois a Palavra e tambm a vontade do Criador,revelada aos profetas e servos de Deus no passado (Hebreu 1:1 e 1 Pedro 1:10 a 13), os quais foram inspirados pelo Esprito Santo de Deus a escrev-la em em linguagem humana (2 Pedro 1:19 a 21). Por isso tudo da Palavra de Deus tem os seguintes (e outros) atributos nossa vida:

Ser a verdade em nossa verdade (Jo 17:17). eterna Nos dar a vida eterna (Joo 5:39). Testificar de Cristo (Joo 5:39). Ensinar, corrigir, instruir na justia, etc (2 Timteo 3:16).

Captulo 2 - A Trindade
Representa uma unidade de trs pessoas coeternas, existentes nas pessoas de Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo. Todos os trs so dignos de culto, de adorao e de prestigio por toda a criao.

Captulo 3 - Deus Pai


o criador, originador, mantenedor de toda a criao. Nos ama com muita fidelidade. Tudo que faz esta em completa harmonia com seu filho Jesus Cristo e o Esprito Santo, e os poderes e adjetivos neles apresentados tambm so manifestos em Deus Pai.

Captulo 4 - Deus Filho


o filho eterno de Deus (Pai). Deus filho desceu ao mundo como Jesus Cristo. Deus filho nosso intercessor perante Deus, o justo juiz. Foi concebido como humano pelo Esprito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu como humano e experimentou todo tipo de tentao que nos enfrentamos. Morreu, ressuscitou e prometeu que vir outra vez.

Captulo 5 - Deus Espirito Santo


O Esprito Santo desempenha parte ativa junto ao Pai e ao Filho. Esteve junto na criao. Inspirou os escritores da bblia revelando-lhes a mensagem de Deus. Concedeu poder a Jesus, quando este esteve aqui na Terra. Sua funo convencer o pecador de seus pecados pela pregao do evangelho. Tem poder e autoridade para transformar qualquer pessoa, desde que receba permisso. Desceu ao mundo aps a morte de Jesus, para ser nosso consolador.

Captulo 6 - A Criao

Foi revelado atravs das escrituras sagradas e da Natureza que Deus o criador de todas as coisas.

Doutrinas do Homem
Captulo 7 - A Natureza do Homem
Os seres humanos, o homem e mulher, foram criados a imagem e semelhana de Deus. Mas receberam do prprio Deus o direito de pensar e agir individualmente. Todo ser humano livre. Aps o pecado a imagem de Deus foi desfigurada e o ser humano ficou sujeito a morte. A partir da todos nascem com fraquezas e com tendncias pecaminosas. Fomos criados para a glria de Deus. E somos chamados para amalo e a amarmos uns aos outros.

Captulo 1 - O Grande Conflito


Esse conflito se originou no cu, quando uma criatura criada por Deus , era um anjo de luz mas por cousa de sua inveja que tinha de Deus, ele se tornou um anjo mal, ele comerou a fazer uma rebelio contra Deus, confrontando o carter de Deus e a sua soberania sobre o universo. Aps a criao, o pecado entrou no mundo e todos nos fomos envolvidos nesse conflito de Deus contra satans.

Captulo 9 - Vida, Morte e ressurreio de Cristo


Quando Jesus veio ao mundo manteve sua vida em total harmonia com a vontade de Deus. Sua morte e substituinte e expiatria, reconciliadora e transformadora. E a sua ressurreio exalta a vitria de Deus, perante as foras do mal e nos d a vitria final sobre o pecado.

Doutrinas da Salvao
Captulo 10 - A Experincia da Salvao
Nessa experincia somos guiados pelo Esprito Santo a sentirmos necessidade de Deus, reconhecemos nossas falhas e pecados e arrependermos de nossas transgresses. Para obtermos essa experincia de salvao, precisamos ter f, guardando sua lei moral e temos domnio sobre o pecado apresentado pelo Esprito Santo. Permanecendo nele, nos tornamos participantes de sua natureza e temos a certeza da salvao.

Captulo 11 - Crescimento em Cristo


Nova crena fundamental aprovada em 4 de julho de 2005, na 58 Assemblia da Associao Geral dos Adventistas do Stimo Dia. Pela sua morte na cruz Jesus triunfou sobre as foras do mal. Ele subjugou os espritos de demnios durante o Seu ministrio terrestre e quebrou o seu poder e tornou certo o seu destino final. A vitria de Jesus d-nos vitria sobre as foras do mal que continuam procurando controlar-nos, enquanto ns caminhamos com Ele em paz, alegria, e a garantia do Seu amor. Agora o Esprito Santo mora conosco e nos d poder. Continuamente comprometidos com Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos livres do fardo dos nossos feitos passados. No mais vivemos na escurido, com medo dos poderes do mal, ignorncia, e a falta de sentido de nosso antigo estilo de vida. Nessa nova liberdade em Jesus, somos chamados a crescer na semelhana de Seu carter, comungando com Ele diariamente em orao, alimentando-nos de Sua Palavra, meditando nisso e em Sua providncia, cantando Seus louvores, reunindo-nos juntos em adorao, e participando na misso da Igreja. Na medida em que nos entregamos ao servio de amor queles ao

nosso redor e ao testemunho da Sua salvao, Sua constante presena conosco atravs do Esprito transforma cada momento e toda tarefa numa experincia espiritual. Razes bblicas: Salmos 1:1, 2; 23:4; 77:11, 12; Colossenses 1:13, 14; 2:6, 14, 15; Lucas 10:17-20; Efsios 5:19, 20; 6:12-18; I Tessalonicenses 5:23; II Pedro 2:9; 3:18; II Corintios 3:17, 18; Filipenses. 3:7-14; I Tessalonicenses 5:16-18; Mateus 20:25-28; Joo 20:21; Glatas 5:22-25; Romanos 8:38, 39; I Joo 4:4; Hebreus 10:25.

Captulo 12 - A Igreja
A Igreja a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo com Senhor e Salvador. Em continuidade do povo de Deus nos tempos do Velho Testamento, somos chamados para fora deste mundo; e nos unimos para prestar culto para comunho, para instruo na Palavra, para a celebrao da Ceia do Senhor, para servio a toda humanidade e para a proclamao mundial do evangelho. A igreja recebe sua autoridade de Cristo, o qual a Palavra encarnada, e das Escrituras, que so a Palavras escrita. A Igreja a famlia de Deus; adotados por Ele como filhos, seus membros vivem com base no novo concerto. A Igreja o corpo de Cristo, uma comunidade de f, da qual o prprio Cristo a Cabea. A Igreja a Noiva pela qual Cristo morreu para que pudesse santific-la e purific-la. Em Sua volta triunfal, Ele a apresentar a Si mesmo Igreja gloriosa, os fiis de todos os sculos, a aquisio de Seu sangue, sem mcula, nem ruga, porm santa, sem defeito. Razes Bblicas|Gn. 12:3; Atos 7:38; S. Mat. 21:43; 16:13-20; S. Joo 20:21 e 22; Atos 1:8; Rom. 8:15-17; I Cor. 12:13-27; Efs. 1:15 e 23; 2:12; 3:8-11 e 15; 4:11-15

Doutrinas da Igreja
Captulo 13 - O Remanescente e Sua Misso
A Igreja universal se compe de todos os que verdadeiramente crem em Cristo; mas, nos ltimos dias, um tempo de ampla apostasia, um remanescente tem sido chamado para fora a fim de guardar os mandamentos de Deus e a f em Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juzo, proclama a salvao por meio de Cristo e prediz a aproximao de Seu segundo advento. Esta proclamao simbolizada pelos trs anjos do Apocalipse 14; coincide com a obra do julgamento no Cu e resulta numa obra de arrependimento e reforma na Terra. Todo crente convidado a ter uma parte pessoal neste testemunho mundial. Razes Bblicas|S. Mar. 16:15; S. Mat. 28:18-20; 24:14; II Cor. 5:10; Apoc. 12:17; 14:6-12; 18:1-4; Efs. 5:22-27; Apoc. 21:1-14)

Captulo 14 - Unidade no Corpo de Cristo


A Igreja um corpo com muitos membros, chamados de nao, tribo, lngua e povo. Em Cristo somos uma nova criao; distines de raa, cultura e nacionalidade, e diferenas entre altos e baixos, ricos e pobres, homens e mulheres, no deve ser motivo de dissenes entre ns. Todos somos iguais em Cristo, o qual por um s Esprito nos uniu numa comunho com Ele e uns com os outros; devemos servir e ser servidos sem parcialidade ou restrio. Mediante a revelao de Jesus Cristo nas Escrituras partilhamos a mesma f e esperana e estendemos um s testemunho para todos. Esta unidade encontra sua fonte na unidade do Deus trino, que nos adotou como Seus filhos. Razes Bblicas|Sal. 133:1; I Cor. 12:12-14; Atos 17:26 e 27; II Cor. 5:16 e 17; Gl. 3:27-29; Col. 3:10-15; Efs. 4:1-6; S. Joo 17:20-23; S. Tiago 2:2-9; I S. Joo 5:1

Captulo 15 - O Batismo
Pelo batismo confessamos nossa f na morte e ressurreio de Jesus Cristo, e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propsito de andar em novidade de vida. Assim reconhecemos a Cristo como

Senhor e Salvador, tornamo-nos Seu povo e somos aceitos como membros por Sua Igreja. O batismo um smbolo de nossa unio com Cristo, do perdo de nossos pecados e de nosso recebimento do Esprito Santo. por imerso na gua e depende de uma afirmao da f em Jesus e da evidncia de arrependimento do pecado. Segue-se instruo na Escrituras Sagradas e aceitao de seus ensinos. Razes Bblicas|S. Mat. 3:13-16; 28:19 e 20; Atos 2:38; 16:30-33; 22:16; Rom. 6:1-6: Gl. 3:27; I Cor. 12:13; Col. 2:21 e 13; I S. Ped. 3:21

Doutrinas da vida crist


Captulo 16 - A Ceia do Senhor
A Ceia do Senhor uma participao nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expresso de f nEle, nosso Salvador e Senhor. Nessa experincia de comunho, Cristo est presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalec-lo. Participando da Ceia, proclamamos alegremente a morte e ressureio do nosso Senhor at que Ele volte. A preparao envolve o exame de conscincia, o arrependimento e a confisso. O Mestre instituiu a cerimnia do lava-ps para representar renovada purificao, para expressar a disposio de servir um ao outro em humildade semelhante de Cristo e para unir nossos coraes em amor. O Servio da Comunho franqueado a todos os crentes cristos. Razes Bblicas|S. Mat. 26:17-30; I Cor. 11:23-30; 10:16 e 17; S. Joo 6:48-63; Apoc. 3:20; S. Joo 13:1-17

Captulo 17 - Dons e Ministrios Espirituais


Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as pocas, dons espirituais que cada membro deve empregar em amoroso ministrio para o bem comum da Igreja e da humanidade. Sendo outorgados pela atuao do Esprito Santo, o qual distribui a cada membro como Lhe apraz, os dons provem todas as aptides e ministrios de que a Igreja necessita para cumprir suas funes divinamente ordenadas. De acordo com as Escrituras, esses dons abrangem tais ministrios como a f, a cura, profecia, proclamao, ensino, administrao, reconciliao, compaixo, e servio abnegado e caridade para ajuda e animao das pessoas. Alguns membros so chamados por Deus e dotados pela Esprito para funes reconhecidas pela Igreja em ministrios pastorais, evangelsticos, apostlicos e de ensino especialmente necessrios para habilitar os membros para o servio, edificar a Igreja com vistas maturidade espiritual e promover a unidade da f e do conhecimento de Deus. Quando os membros utilizam esses dons espirituais como fiis despenseiros da multiforme graa de Deus, a Igreja protegida contra a influncia demolidora de falsas doutrinas, tem um crescimento que provm de Deus e edificada na f e no amor. Razes Bblicas|Rom. 12:4-8; I Cor. 12:9-11, 27 e 28; Efs. 4:8 e 11-16; II Cor. 5:14-21; Atos 6:1-7; I Tim. 2:1-3; I S. Ped. 4:10 e 11; Col. 2:19; S. Mat. 25:31-36

Captulo 18 - O Dom de Profecia


Um dos dons do Esprito Santo a profecia. Este dom uma caracterstica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministrio de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos so uma contnua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientao, instruo e correo Igreja. Eles tambm tornam claro que a Bblia a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experincia. Razes Bblicas|Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10

Captulo 19 - A Lei de Deus

Os grandes princpios da lei de Deus so incorporados nos Dez Mandamentos e exemplificados na vida de Cristo. Expressam o amor, a vontade e os propsitos de Deus acerca da conduta e das relaes humanas, e so obrigatrias a todas as pessoas, em todas as pocas. Estes preceitos constituem a base do concerto de Deus com Seu povo e a norma no julgamento de Deus. Por meio da atuao do Esprito Santo, eles apontam para o pecado e despertam o senso da necessidade de um Salvador. A Salvao inteiramente pela graa, e no pelas obras, mas seu fruto a obedincia aos mandamentos. Essa obedincia desenvolve o carter cristo e resulta numa sensao de bemestar. uma evidncia de nosso amor ao Senhor e de nossa solicitude por nossos semelhantes. A obedincia da f demonstra o poder de Cristo para transformar vidas, e fortalece, portanto, o testemunho cristo. Razes Bblicas|xo. 20:1-17; S,. Mat. 5:17; Deut. 28:1-14; Sal. 19:7-13; S. Joo 14:15; Rom. 8:1-4; I S. Joo 5:3; S. Mat. 22:36-40; Efs. 2:8

Captulo 20 - O Sbado
O bondoso Criador, aps os seis dias da Criao, descansou no stimo dia e instituiu o sbado para todas as pessoas, como memorial da Criao. O quarto mandamento da lei de Deus requer a observncia deste sbado do stimo dia como dia de descanso, adorao e ministrio, em harmonia com o ensino e a prtica de Jesus, o Senhor do sbado. O sbado um dia de deleitosa comunho com Deus e uns com os outros. um smbolo de nossa redeno em Cristo, um sinal de nossa santificao, uma prova de nossa lealdade e um antegozo de nosso futuro eterno no reino de Deus. O sbado um sinal perptuo do eterno concerto de Deus com Seu povo. A prazerosa observncia deste tempo sagrado duma tarde a outra tarde, do por-do-sol ao por-do-sol, uma celebrao dos atos criadores e redentores de Deus. Razes Bblicas|Gn. 2:1-3; xo. 20:8-11; 31:12-17; S. Luc. 4:16; Heb. 4:1- 11; Deut. 5:12-15; Isa. 56: 5 e 6; 58:13 e 14; Lev. 23:32; S. Mar. 2:27 e 28

Captulo 21 - Mordomia
Somos despenseiros de Deus, responsveis a Ele pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, posses, e das bnos da Terra e seus recursos, que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus por meio do fiel servio a Ele e a nossos semelhantes, e devolvendo os dzimos e dando ofertas para a proclamao de Seu evangelho e para a manuteno e o crescimento de Sua Igreja. A mordomia um privilgio que Deus nos concede para o desenvolvimento no amor e para a vitria sobre o egosmo e a cobia. O mordomo se regozija nas bnos que advm aos outros como resultado de sua fidelidade Razes Bblicas|Gn. 1:26-28; 2:15; Ageu 1:3-11; Mal. 3:8-12; S. Mat. 23:23; I Cor. 9:9-14

Captulo 22 - Conduta Crist


Somos chamados para ser um povo piedoso que pensa, sente e age de acordo com os princpios do Cu. Para que o Esprito recrie em ns o carter de nosso Senhor, ns s nos envolvemos naquelas coisas que produziram em nossa vida pureza, sade, e alegria semelhantes s de Cristo. Isto significa que nossas diverses e entretenimentos devem corresponder aos mais altos padres de gosto e beleza cristos. Embora reconheamos diferenas culturais, nosso vesturio deve ser simples, modesto e de bom gosto, apropriado queles cuja verdadeira beleza no consiste no adorno exterior, mas no ornamento imperecvel de um esprito manso e tranqilo. Significa tambm que, sendo o nosso corpo o templo do Esprito Santo, devemos cuidar dele inteligentemente. Junto com adequado exerccio e repouso, devemos adotar alimentao mais saudvel possvel e abster-nos dos alimentos imundos identificados nas Escrituras. Visto que as bebidas alcolicas, o fumo e o uso irresponsvel de medicamentos e narcticos so prejudiciais a nosso corpo, tambm devemos abster-nos dessas coisas. Em vez disso, devemos empenhar-nos em tudo que submeta nossos pensamentos e nosso corpo disciplina de Cristo, o qual deseja nossa integridade, alegria e bem-

estar. Razes Bblicas|I S. Joo 2:6; Efs. 5:1-13; Rom. 12:1 e 2; I Cor. 6:19 e 20; 10:31; I Tim. 2:9 e 10; Lev. 11:1-47; II Cor. 7:1; I S. Ped. 3:1-4; II Cor. 10:5; Filip. 4:8)

Captulo 23 - Matrimnio e Famlia


O casamento foi divinamente estabelecido no den e confirmado por Jesus como unio vitalcia entre um homem e uma mulher, em amoroso companheirismo. Para o cristo, o compromisso matrimonial com Deus bem como com o cnjuge, e s deve ser assumido entre parceiros que partilham da mesma f. Mtuo amor, honra, respeito e responsabilidade constituem a estrutura dessa relao, a qual deve refletir o amor, a santidade, a intimidade e a constncia da relao entre Cristo e Sua Igreja. No tocante ao divrcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cnjuge, a no ser por causa de fornicao, e casar-se com outro, comete adultrio. Conquanto algumas relaes de famlia fiquem aqum do ideal, os consortes que se dedicam inteiramente um ao outro, em Cristo, podem alcanar amorosa unidade por meio da orientao do Esprito e a instruo da Igreja. Deus abenoa a famlia e tenciona que seus membros ajudem um ao outro a alcana completa maturidade. Os pais devem educar os seus filhos a amar o Senhor e a obedecer-Lhe. Por seu exemplo e suas palavras, que Cristo um disciplinador amoroso, sempre terno e solcito, desejando que eles se tornem membros de Seu corpo, a famlia de Deus. Crescente intimidade familiar um dos caractersticos da mensagem final do evangelho Razes Bblicas|Gn. 2:18-25; Deut. 6:5-9; S. Joo 2:1-11; Efs. 5:21-33; S. Mat. 5:31 e 32; 19:3-9; Prov. 22:6; Efs. 6:1-4; Mal. 4:5 e 6; S. Mar. 10:11 e 12; S. Luc. 16:18; I Cor 7:10 e 11
doutrina dos ltimos Eventos

Captulo 24 - O Ministrio de Cristo no Santurio Celestial


H um santurio no Cu, o verdadeiro tabernculo que o Senhor erigiu, no o homem. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessveis aos crente os benefcios de Seu sacrifcio expiatrio, oferecido uma vez por todas, na cruz. Ele foi empossado como nosso grade Sumo-sacerdote e comeou Seu ministrio intercessrio por ocasio de Sua ascenso. Em 1844, no fim do perodo proftico dos 2300 dias, Ele iniciou a segunda e ltima etapa de Seu ministrio expiatrio. uma obra de juzo investigativo, a qual faz parte da eliminao final de todo o pecado, prefigurada pela purificao do antigo santurio hebraico no Dia da Expiao. Nesse servio tpico, o santurio era purificado com o sangue do sacrifcio de animais vivos, mas as coisas celestiais so purificadas com o perfeito sacrifcio do sangue de Jesus. O juzo investigativo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos dorme em Cristo, sendo, portanto, nEle, considerado digno de ter parte na primeira ressurreio. Tambm torna manifesta quem, dentro vivos permanece em Cristo, guardando os mandamentos e a f de Jesus, estando, portanto, nEle, preparado para a transladao ao Seu reino eterno. Esse julgamento vindica a justia de Deus em salvar os que crem em Jesus. Declara que os que permanecem leais a Deus, recebero o reino. A terminao do ministrio de Cristo assinalar o fim do tempo da graa para os seres humanos, antes do Segundo Advento. Razes Bblicas|Heb. 1:3; 8:1-5; 9:11-28; Dan. 7:9-27; 8:13 e 14; 9:24- 27; Nm. 14:34; Ezeq. 4:6; Mal. 3:1; Lev. 16; Apoc. 14:12; 20:12; 22:12

Captulo 25 - A Segunda Vinda de Cristo


A segunda vinda de Cristo a bendita esperana da Igreja, o grande ponto culminante do evangelho. A vinda do Salvador ser literal, pessoal, visvel e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos sero ressuscitados e, juntamente com os justos que estiverem vivos, sero glorificados e levados para o Cu, mas os mpios iro morrer. O cumprimento quase completo da maioria dos aspectos da profecia, bem como a condio atual do mundo, indica que a vinda de Cristo iminente. O tempo exato desse acontecimento no foi revelado, e somos portanto exortados

a estar preparados em todo o tempo. Razes Bblicas|Tito 2:13; S. Joo 14:1-3; Atos 1:9- 11; I Tess. 4:16 e 17; I Cor. 15:51-54; II Tess. 2:8; S. Mat 24; S. Mar. 13; S. Luc. 21; II Tim. 3:1- 5; Joel 3:916; Heb. 9:28

Captulo 26 - Morte e Ressurreio


O salrio do pecado a morte. Mas Deus, o nico que imortal, conceder vida eterna a Seus remidos. At aquele dia, a morte um estado inconsciente para todas as pessoas. Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, os justos ressuscitados e os justos vivos sero glorificados e arrebatados para o encontro de seu Senhor. A segunda ressurreio, a ressurreio dos mpios ocorrer 1000 anos mais tarde. Razes Bblicas|I Tim. 6:15 e 16; Rom. 6;23; I Cor. 15:51-54; Ecles. 9:5 e 6; Sal. 146:4; I Tess. 4:13-17; Rom. 8:35-39; S. Joo 5:28 e 29; Apoc. 20:1-10; S. Joo 5:24

Captulo 27 - O Milnio e o Fim do Pecado


O milnio o reinado de mil anos de Cristo de Seus santos, no Cu, entre a primeira e a segunda ressurreies. Durante esse tempo sero julgados os mpios mortos; a Terra estar completamente desolada, sem habitantes humanos com vida, mas ocupada por Satans e seus anjos. No fim desse perodo, Cristo com Seus santos e a Cidade Santa descero do Cu Terra. Os mpios mortos sero ento ressuscitados e, com Satans e seus anjos, cercaro a cidade; mas o fogo de Deus os consumir e purificar a Terra. O universo ficar assim eternamente livre do pecado e dos pecadores. Razes Bblicas|Apoc. 20; Zac. 14:1-4; Jer. 4:23-26; I Cor. 6; II S. Ped. 2:4; Ezeq. 28:18; II Tess. 1:7-9; Apoc. 19:17, 18 e 21

Captulo 28 - A Nova Terra


Na Nova Terra, em que habita justia, Deus prover um lar eterno para os remidos e um ambiente perfeito para vida, amor, alegria, e aprendizado eternos, em Sua presena. Pois aqui o prprio Deus habitar com o Seu povo, e o sofrimento e a morte tero passado. O grande conflito estar terminado e no mais existir pecado. Todas as coisas, animadas e inanimadas, declaram que Deus amor; e Ele reinar para todo o sempre. Amm. Razes Bblicas|II S. Ped. 3:13; Gn. 17:1-8; Isa. 35; 65:17-25; S. Mat. 5:5; Apoc. 21:1-7; 22:1-5; 11:15

You might also like