You are on page 1of 2

2010-07-01 19:43 Orix dos mares, das guas salgadas. Responsvel pelos bens materiais, grande provedora e me.

Senhora da Calunga Maior(mar), portanto grande absorvedora de energias negativas. Traduz a sua vibrao em paz e harmonia. Protetora da famlia, dos laos familiares. Reino: mar. Cores: azul claro, cu ou branco transparente. Elemento: gua. Dia da semana de maior vibrao: sexta-feira. Planeta: Vnus Sincretizada no Rio de Janeiro com N. Senhora da Glria tem o seu dia comemorado em 15 de agosto. Caractersticas de seus filhos: dinheiro com facilidade (quando no tem, aparece), no aparentar a idade que tem, "esprito" maternal, gosta do poder.
Conhea um pouco da histria OS CAMINHOS DE YEMANJ! A ME DE TODAS AS CABEAS! Diz-se na Bahia que h muitas qualidades de Yemanj So sete OS "CAMINHOS"as qualidades "MAIS CONHECIDAS"de Yemanj: Mas sabemos que so mais! 1. Yemanj AWOY: A primognita. A mais velha das Yemanj e um dos mais ricos trajes; usa sete saias para danar e defender seus filhos. Ela vive distante no mar e repousa na lagoa; come carneiro e, quando sai a passeio, usa as jias de Olokum e coroa-se com Oxumar, o arco-ris. 2. Yemanj OGUNT (Tambm conhecida por esses nomes OGUT, OKUT ou KUBINI) a guardi de Olokum. a Senhora da Cor azul anil, mas tb adorna-se com verde mar e prata, est nos arrecifes da costa (porteira de Olokum). Encontra-se tanto no mar, no rio, na laguna, quanto na mata. Yemanj Ogunt, mulher do deus da guerra e dos ferros, OGUM ALAGBED Come (recebe sacrifcios) em sua companhia e os aceita tanto no mar quanto no matagal.Tambm esposa de Oxagui, Usa capacete, espada alfange (espada da morte), braceletes, tornozeleiras, peitaa e um abeb, que esconde nas costas.Quando guerreia leva pendentes da cintura o faco e as demais ferramentas de Ogum. Ela trabalha muito, severa, rancorosa e violenta. uma temvel amazona. Senhora do canto mais profundo! 3. Yemanj MAYALEO ou MAYELEWO: Mora nos bosques, em um pequeno poo ou manancial, que sua presena torna inesgotvel. Nesse caminho, assemelha-se sua irm Oxum Ikol, porque feiticeira. Tem estreitas ligaes com Ogum. Tmida e reservada, incomoda-se quando se toca o rosto de sua ia e retira-se da festa. Tem vibraes para a coroa de Ogum e Oxssi. 4. Yemanj AYAB ou ACHAB ou SOB

Nesta qualidade, Yemanj perigosssima, sbia e muito voluntariosa. Usa no tornozelo uma corrente de prata. Numa briga com Ex, ela teve sua perna ferida, por isso suas yas quase se arrastam em sala, numa primeira manifestao, depois mostram toda sua dana.Seu olhar irresistvel e seu ar altaneiro. Foi mulher de Orunmil, e If sempre acata sua palavra e em honra a tal hierrquica entidade, num xir de Sob, sempre entra um Oxal.Para ouvir seus fiis costuma ficar de costas. Suas amarraes jamais podem ser desatadas. a senhora do algodo, todos os seus assentamentos so feitos no algodo. Suas filhas costumam ser videntes ou tem o dom da intuio. E uma filha de Sob, inevitvelmente, trar um Oxal, por ser if, descendente da linhagem de Oxal.

Leia mais: http://a-sabedoria-dos-orixas.webnode.com.br/news/yemanja/ Crie seu site grtis: http://www.webnode.com.br

You might also like