You are on page 1of 10

FESURV Universidade de Rio Verde Curso: Direito Disciplina: Direito Administrativo II Professor: Edirnio Mauro Mendes Jnior 1 Semestre/2012

2 Aula ministrada em 06 de maro de 2012

DIREITO ADMINISTRATIVO II

LICITAO. 1.1 CONCEITO E NORMAS CONSTITUCIONAIS. 1.2 PRINCPIOS DA LICITAO. 1.3 MODALIDADES DE LICITAO. 1.4 TIPOS DE LICITAO. 1.5 FASES DO PROCEDIMENTO LICITATRIO

LICITAO
1.1 CONCEITO E NORMAS CONSTITUCIONAIS o procedimento administrativo formal em que a Administrao Pblica convoca, mediante condies estabelecidas em ato prprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentao de propostas para o oferecimento de bens e servios; A licitao objetiva garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e possibilitar o comparecimento ao certame do maior nmero possvel de concorrentes; A Lei n 8.666, de 1993, ao regulamentar o artigo 37, inciso XXI, da Constituio Federal, estabeleceu normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; As normas que disciplinam as licitaes pblicas devem ser interpretadas em favor da ampliao da disputa entre os interessados, desde que informadas no edital e no comprometam o interesse da administrao, o princpio da isonomia, a finalidade e a segurana da contratao; De acordo com essa Lei, a celebrao de contratos com terceiros na Administrao Pblica deve ser necessariamente precedida de licitao, ressalvadas as hipteses de dispensa e de inexigibilidade de licitao.

OBS: O processo de licitao ser realizado no local onde se situar o rgo ou entidade promotora do certame, salvo em razo de interesse pblico, devidamente motivado e justificado no processo. 1.2 PRINCPIOS DA LICITAO Princpio da Legalidade Nos procedimentos de licitao, esse princpio vincula os licitantes e a Administrao Pblica s regras estabelecidas nas normas e princpios em vigor. Princpio da Isonomia Significa dar tratamento igual a todos os interessados. condio essencial para garantir competio em todos os procedimentos licitatrios. Princpio da Impessoalidade Esse princpio obriga a Administrao a observar nas suas decises critrios objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na conduo dos procedimentos da licitao. Princpio da Moralidade e da Probidade Administrativa A conduta dos licitantes e dos agentes pblicos tem de ser, alm de lcita, compatvel com a moral, a tica, os bons costumes e as regras da boa administrao. Princpio da Publicidade Qualquer interessado deve ter acesso s licitaes pblicas e seu controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todas as fases da licitao. Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio Obriga a Administrao e o licitante a observarem as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio. Nada poder ser criado ou feito sem que haja previso no ato convocatrio. Princpio do Julgamento Objetivo

Esse princpio significa que o administrador deve observar critrios objetivos definidos no ato convocatrio para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critrios no previstos no ato convocatrio, mesmo que em benefcio da prpria Administrao. Princpio da Isonomia Significa dar tratamento igual a todos os interessados. condio essencial para garantir competio em todos os procedimentos licitatrios. Princpio da Impessoalidade Esse princpio obriga a Administrao a observar nas suas decises critrios objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na conduo dos procedimentos da licitao. Princpio da Moralidade e da Probidade Administrativa A conduta dos licitantes e dos agentes pblicos tem de ser, alm de lcita, compatvel com a moral, a tica, os bons costumes e as regras da boa administrao. Princpio da Publicidade Qualquer interessado deve ter acesso s licitaes pblicas e seu controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todas as fases da licitao. Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio Obriga a Administrao e o licitante a observarem as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio. Nada poder ser criado ou feito sem que haja previso no ato convocatrio. Princpio do Julgamento Objetivo Esse princpio significa que o administrador deve observar critrios objetivos definidos no ato convocatrio para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critrios no previstos no ato convocatrio, mesmo que em benefcio da prpria Administrao.

1.3 MODALIDADES DE LICITAO

a forma especfica de conduzir o procedimento licitatrio, a partir de critrios definidos em lei. O valor estimado para contratao o principal fator para escolha da modalidade de licitao, exceto quando se trata de prego, que no est limitado a valores. Vide art. 22 da Lei 8.666/93; para valores, vide art. 23 da mesma lei; Alm do leilo e do concurso, as demais modalidades de licitao admitidas so exclusivamente as seguintes, abaixo listadas: Concorrncia Modalidade da qual podem participar quaisquer interessados que na fase de habilitao preliminar comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo do objeto da licitao. Tomada de Preos Modalidade realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Convite Modalidade realizada entre interessados do ramo de que trata o objeto da licitao, escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs pela Administrao. O convite a modalidade de licitao mais simples. A Administrao escolhe quem quer convidar, entre os possveis interessados, cadastrados ou no. A divulgao deve ser feita mediante afixao de cpia do convite em quadro de avisos do rgo ou entidade, localizado em lugar de ampla divulgao. No convite possvel a participao de interessados que no tenham sido formalmente convidados, mas que sejam do ramo do objeto licitado, desde que cadastrados no rgo ou entidade licitadora ou no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores SICAF. Esses interessados devem solicitar o convite com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas.
O SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal mantido pelos rgos e entidades que compem o Sistema de Servios Gerais - SISG, nos termos do Decreto 3.722, de 9 de janeiro de 2001, alterado pelo Decreto 4.485, de 25 de novembro de 2002, e do Decreto 1.094, de 13 de maro de 1994. Informaes a respeito do SICAF podero ser obtidas junto ao Departamento de Logstica e Servios Gerais do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto ou pelo site www.comprasnet.gov.br.

No Convite, para que a contratao seja possvel, so necessrias pelo menos trs propostas vlidas, isto , que atendam a todas as exigncias do ato convocatrio. No suficiente a obteno de trs propostas. preciso que as trs sejam vlidas. Caso isso no ocorra, a Administrao deve repetir o convite e convidar mais um interessado, no

mnimo, enquanto existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes, ressalvadas as hipteses de limitao de mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, circunstncias estas que devem ser justificadas no processo de licitao.
Quando a licitao for por item, so necessrias trs propostas vlidas por item licitado.

Para alcanar o maior nmero possvel de interessados no objeto licitado e evitar a repetio do procedimento, muitos rgos ou entidades vm utilizando a publicao do convite na imprensa oficial e em jornal de grande circulao, alm da distribuio direta aos fornecedores do ramo. A publicao na imprensa e em jornal de grande circulao confere ao convite divulgao idntica da concorrncia e da tomada de preos e afasta a discricionariedade do agente pblico. Quando for impossvel a obteno de trs propostas vlidas, por limitaes do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, essas circunstncias devero ser devidamente motivadas e justificadas no processo, sob pena de repetio do convite.
Limitaes do mercado ou manifesto desinteresse das empresas convidadas no se caracterizam e nem podem ser justificados quando so inseridas na licitao condies que s uma ou outra empresa pode atender. Para impedir que no convite sempre participem as mesmas empresas, deve ser convidado, no mnimo, mais de um interessado para cada repetio do certame e para convites de objeto idntico ou assemelhado s licitaes anteriores.

Prego Modalidade de licitao instituda pela Lei n 10.520, de 2002, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns feita em sesso pblica. Pode ser presencial ou na forma eletrnica. - A modalidade presencial regulamentada pelo Decreto 3.555, de 2000; - A modalidade eletrnica regulamentada pelo Decreto 5.450, de 2005. A utilizao do prego destina-se, exclusivamente, contratao de bens e servios comuns, conforme disposies contidas na legislao citada. Nessa modalidade de licitao, os licitantes apresentam suas propostas de preo por escrito e por lances - que podem ser verbais ou na forma eletrnica independentemente do valor estimado da contratao. Segundo a legislao vigente, os bens e servios comuns devem ser adquiridos mediante prego. A inviabilidade da utilizao do prego deve ser justificada pelo dirigente ou autoridade competente. Nas contrataes para aquisio de bens e servios comuns para entes pblicos ou privados, realizadas com recursos pblicos da Unio, repassados mediante celebrao de

convnios ou instrumentos congneres, ou consrcios pblicos, ser obrigatrio o emprego da modalidade prego, preferencialmente na forma eletrnica, conforme estabelece o art. 4, 1o do Decreto n 5.504, de 2005.
Prego modalidade de licitao em que a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns feita em sesso pblica. Os licitantes apresentam suas propostas de preo por escrito e por lances verbais, ou via Internet, independentemente do valor estimado da contratao. O prego no se aplica contratao de obras de engenharia, alienaes e locaes imobilirias.

Bens e servios comuns Bens e servios comuns so produtos cuja escolha pode ser feita to somente com base nos preos ofertados, haja vista serem comparveis entre si e no necessitarem de avaliao minuciosa. So encontrveis facilmente no mercado. So exemplos de bens comuns: canetas, lpis, borrachas, papis, mesas cadeiras, veculos, aparelhos de ar refrigerado etc. e de execuo de servios: confeco de chaves, manuteno de veculos, colocao de piso, troca de azulejos, pintura de paredes, etc. O bem ou o servio ser comum quando for possvel estabelecer, para efeito de julgamento das propostas, mediante especificaes utilizadas no mercado, padres de qualidade e desempenho peculiares ao objeto. So inmeros os objetos a serem licitados que no so vistos com clareza pelo gestor com o intuito de definir se o objeto comum ou no. O legislador procurou, por meio de lista anexada ao Decreto n 3.555/00, definir os bens ou servios de natureza comum. No entanto, essa lista foi considerada meramente exemplificativa, em razo da impossibilidade de se listar tudo que comum. Cabe ao gestor, na busca da proposta mais vantajosa para a Administrao, decidir-se pela modalidade prego sempre que o objeto for considerado comum. Quando a opo no recair sobre a modalidade prego, o gestor deve justificar, de forma motivada e circunstanciada, sua deciso. 1.4 TIPOS DE LICITAO O tipo de licitao no deve ser confundido com modalidade de licitao. Tipo o critrio de julgamento utilizado pela Administrao para seleo da proposta mais vantajosa. Modalidade procedimento. Os tipos de licitao mais utilizados para o julgamento das propostas so os seguintes: Menor Preo

Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao a de menor preo. utilizado para compras e servios de modo geral. Aplica-se tambm na aquisio de bens e servios de informtica quando realizada na modalidade convite. Melhor Tcnica Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao escolhida com base em fatores de ordem tcnica. usado exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaborao de projetos, clculos, fiscalizao, superviso e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral, e em particular, para elaborao de estudos tcnicos preliminares e projetos bsicos e executivos. Tcnica e Preo Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao escolhida com base na maior mdia ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preo e de tcnica. obrigatrio na contratao de bens e servios de informtica, nas modalidades tomada de preos e concorrncia. Maior Lance ou Oferta Esse tipo de licitao especfico para os casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso, onde os licitantes vencedores apresentam o maior lance (leilo), ou a maior oferta(convite e concorrncia). Cabe aqui asseverar que, quando o objeto do contrato for uma concesso de direito real de uso, uma compra ou alienao de bens imveis, a concorrncia deve ser a modalidade de licitao a ser adotada, independentemente do valor da contratao ( art. 23, 3). Registre-se, porm, que a alienao de bens imveis, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, poder ser procedida, tambm, por intermdio de leilo (art. 19, III). Apesar de tecnicamente ser possvel a adoo de tomada de preos para a alienao de material, entendemos que referida modalidade no a mais adequada para esse tipo de contrato, justamente por no ser finalidade principal da Administrao alienar seus bens e, por isso mesmo, no se justificar a manuteno de um cadastro de fornecedores para esse fim. Nesses casos, deve a Administrao adotar o convite, o leilo ou a concorrncia, conforme o vulto ou o objeto da licitao.
Melhor Preo no tipo de licitao. terminologia usada para definir Menor Preo conjugado com qualidade, durabilidade, funcionalidade, desempenho etc.

1.5 FASES DO PROCEDIMENTO LICITATRIO Os atos de licitao devem desenvolver-se em seqncia lgica, a partir da existncia de determinada necessidade pblica a ser atendida. O procedimento tem incio

com o planejamento e prossegue at a assinatura do respectivo contrato ou a emisso de documento correspondente, em duas fases distintas: Fase interna ou preparatria Delimita e determina as condies do ato convocatrio antes de traz-las ao conhecimento pblico. Fase externa ou executria Inicia-se com a publicao do edital ou com a entrega do convite e termina com a contratao do fornecimento do bem, da execuo da obra ou da prestao do servio. A FASE INTERNA Durante a fase interna da licitao, a Administrao ter a oportunidade de corrigir falhas porventura verificadas no procedimento, sem precisar anular atos praticados. Exemplos: inobservncia de dispositivos legais, estabelecimento de condies restritivas, ausncia de informaes necessrias, entre outras faltas.
Se na fase interna so possveis as devidas correes, na fase externa, aps a publicao do edital, qualquer falha ou irregularidade constatada, se insanvel, levar anulao do procedimento.

FASES So fases da licitao o edital, a habilitao, a classificao, a homologao e a adjudicao, todas elas com objeto prprio apresentando-se em uma ordem cronolgica que no pode ser alterada. Edital a lei interna das licitaes, pois nele devem estar previstas todas as regras que uma vezpublicadas devem ser seguidas tanto pela administrao quanto pelos licitantes. Da falar-seem princpio da vinculao ao edital. Assim, o edital dever descrever com detalhes o objeto que ser licitado, os documentos que devem ser trazidos para a fase de habilitao, o critrio de julgamento das propostas, entre outros. Habilitao a fase em que o poder pblico procura apurar as condies pessoais de cada licitante, em vista de uma futura contratao. Ateno: No adianta o licitante fazer uma proposta melhor que a dos outros e no apresentara melhor condio de cumpri-la. Assim so exigidos documentos na rea jurdica, tcnica, fiscal e financeira (artigo 195, 3. da CF).Na rea jurdica exige-se dos licitantes a apresentao de CIC, RG, CGC, contrato social, afim de se verificar se tero ou no de celebrar contrato com a administrao pblica.

No campo tcnico exige-se do licitante comprovante de capacitao anterior de execuo de obra ou servio idntico ou similar, como, por exemplo, atestados de desempenho anterior, equipe tcnica, equipamentos, etc. Na parte fiscal sero exigidos documentos que comprovem no estar ele em dbito com a Seguridade Social. No campo financeiro exigem-se balanos, certides negativas de falncia, entre outros documentos que atestem boa condio financeira para suportar a execuo do futuro contrato. Se todas as propostas forem inabilitadas a comisso de licitaes poder abrir prazo para que os vcios sejam eliminados. Classificao a fase em que o Poder Pblico analisa as propostas comerciais dos habilitados na fase anterior. Sendo que subdividida em dois momentos diferentes. No primeiro, temos a desclassificao. Ou seja, a eliminao de dois tipos de propostas, quais sejam: as inexeqveis e as exeqveis em desconformidade com o edital. Nesse contexto, o legislador estabelece duas hipteses em que as propostas comerciais apresentadas devero ser imediatamente desclassificadas pelo poder pblico. Propostas em desacordo com o edital Essa hiptese est prevista no artigo 48, I da Lei 8666/93 e diz respeito s propostas que no atendam s exigncias do edital, porque por melhor que possam ser, sua aceitao no pode ser admitida se o licitante lanou mo de subterfgios no autorizados no ato de convocao.Caso isso fosse possvel, o princpio da isonomia estaria sendo ferido, e conseqentemente, o da livre concorrncia, que deve nortear todas as licitaes e as disposies contidas nos 1. e 2. do art. 44 da Lei 8666/93 Propostas inexeqveis As propostas manifestamente inexeqveis tambm devero ser imediatamente desclassificadas, ainda que elaboradas dentro dos limites previstos no edital. O legislador considera inexeqveis as propostas que no demonstram sua viabilidade por intermdio de documentao, sendo assim, de nada adiantaria ser a melhor proposta dentro dos limites do edital se o responsvel no consegue comprovar as condies para a sua execuo (artigo 48, II, 1. Lei 8.666/93). Cumpre ressaltar que se houver empate entre duas ou mais propostas, ser dada preferncia para bens e servios produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional, produzidos no pas, conforme art. 3., 2., da Lei de Licitaes. ATENO: Essa regra excepciona o princpio da igualdade, pilar das atividades da administrao pblica, e regulamentava o dispositivo constitucional do artigo 171, 2., que foi revogado pela EC n. 6/95. No entanto essa revogao no impede a manuteno do dispositivo legal, que continua gerando seus efeitos. Caso no se verifique a presena de empresas ou produtos brasileiros, o desempate ser feito por sorteio conforme estabelece o artigo 45, 2. da Lei 8666/93. Superada a fase de desclassificao, passe-se ao segundo momento da fase de classificao, onde a administrao ordena as propostas restantes atravs da utilizao de um dos critrios de julgamento previstos no artigo 45 da Lei de Licitaes. Quais sejam: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e o de maior lance ou oferta nos casos de alienao de bens (art. 45 da Lei de Licitaes). Entretanto, a comisso de licitaes no utiliza qualquer um deles ao seu alvitre, mas sim o descrito no edital. Isto porque, este ltimo a lei interna das licitaes, devendo ser respeitado. At

por que, quem participa deve saber qual o respectivo critrio para a elaborao da proposta. Em sendo, portanto, escolhida a melhor proposta, encerra-se a fase de classificao, bem como a licitao para todos os efeitos. Isto porque, ao seu trmino, a comisso j sabe quem tem condies para cumprir as obrigaes do futuro contrato. Entretanto, existem ainda duas ltimas etapas a serem trabalhadas: a homologao e a adjudicao. Que, salvo melhor juzo, no alteram o resultado final obtido na classificao. Homologao A homologao a fase da licitao, na qual os seus autos so encaminhados autoridade que conduziu o procedimento, para a confirmao ou no de todas as decises tomadas. Nela, portanto, temos uma ratificao ou no de todos os atos praticados at aquele momento Adjudicao Como ltima fase, temos a adjudicao. Que nada mais do que a entrega do objeto da licitao ao vencedor. Sendo que possvel se destacar dois efeitos bsicos advindos desta. Ateno: importante ressaltar que, como regra, o exame de ordem costuma indagar a respeito dos efeitos jurdicos da adjudicao. Em primeiro lugar, a adjudicao libera os perdedores das suas propostas. Ou seja, no esto mais obrigados a mant-las. Entretanto, no extremo oposto, vincula o vencedor. Isto significa que, este no pode se esquivar da proposta, alegando que no consegue sustent-la. Sendo que, caso assim o faa, se sujeita penalizao (proibio de contratar com a administrao pblica por um perodo determinado, entre outras). Dessa maneira, o licitante vencedor fica obrigado a manter os termos da sua proposta por sessenta dias. Isto porque, ao contrrio do que se imagina, no existe direito adquirido com relao contratao. H apenas uma expectativa de direito. Portanto, o direito adquirido diz respeito preterio. Em outras palavras, o Poder Pblico no est obrigado a contratar. No entanto, se o fizer, s pode contratar o vencedor. Logo, o prazo serve para evitar irregularidades. Portanto, superada as fases de habilitao e classificao, sendo apurada a proposta vencedora, necessrio adjudicar e homologar. Porm, se a proposta vencedora estiver de alguma forma viciada, impedindo a contratao, ser chamado o segundo colocado ATENO: De acordo com o art. 49 da Lei de Licitaes, o Poder Pblico pode revogar ou anular a licitao. Assim, a anulao ocorre no caso de licitao ilegal. A revogao, por sua vez, se d por razes de convenincia e oportunidade. Sendo que somente na revogao existente o direito indenizao. Isto porque, at ento, a licitao vlida. Ou seja, o licitante no contribuiu para a revogao, tendo direito a ser indenizado

You might also like